sábado, setembro 12, 2020

Petrolândia: Projeto Apolônio Sales tem o Rei do Sabor; não saia de casa - faça o seu pedido




O Rei do Sabor, o melhor da região, agora está no Projeto Apolônio Sales ao lado do campo enfrente ao mercado de João Paulo. Estamos no local de domingo a domingo.

Não é preciso sair de casa, faça o seu pedido!

Aceitamos cartões.

Contatos: 87 9.8103-3294

87 9.8148‐7902

O rei do sabor - Org. Cíntia

Venha nos visitar.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Cíntia 

Floresta-PE: Missa de 7º dia em memória de Padre Henrique será celebrada hoje na Catedral do Bom Jesus dos Aflitos, às 19:30


"Acreditamos que ao Senhor pertence tudo, o que Ele fez e faz é por amor".

Paróquia de Floresta


Foto: Assis Ramalho/BlogAR

Padre Henrique Schuten

Filho de Bernard Schuten e Maria Gezina Roelfs, Henrique (Henderikus) Schuten nasceu em Lagtuwede (Holanda) aos 26 de novembro de 1929. Professou as primeiros votos aos 08 de setembro de 1954, e foi ordenado presbítero no dia 26 de julho de 1959. Já no final de 1961, embarcou para o Brasil, para se inserir e colaborar na missão desenvolvida pelos Missionários da Sagrada Família na região Nordeste do Brasil.

No decorrer de quase seis décadas de missão, atuou em diversas paróquias do sertão nordestino, e apenas alguns anos nas cidades litorâneas. Trabalhou especialmente em paróquias do Rio Grande do Norte, Ceará e de Pernambuco. Por trinta anos foi pároco de Tacaratu, Diocese de Floresta, de onde estendia sua atenção pastoral a uma vasta região de Pernambuco, Alagoas e Bahia. Ali teve um destacado trabalho social, além de professor de formador de diversas gerações no Colégio Nossa Senhora da Saúde. Por alguns anos, foi professor de teologia no Instituto Franciscano, em Recife.

Na década de 1970, se notabilizou pela luta ao lado das famílias despejadas para a construção de usinas hidrelétricas. Também era muito conhecido pela sua cosmovisão multidisciplinar e progressista, e sua autodidaxia em teologia, bíblia, espiritualidade e pastoral. Isso valeu-lhe críticas de algumas autoridades eclesiásticas, mas era muito benquisto pelo povo. Até um mês atrás, continuava estudando como um jovem universitário, assessorando vários grupos e publicando seu pensamento e suas provocações, que ele chamava “Migalhas Evangélicas”, no seu perfil no face book.

Gostava de dizer que ele não era holandês, nem brasileiro, nem pernambucano, mas sertanejo, pois se identificava com a sina e a luta deste povo. Em 2014, decidiu voltar para sua terra natal. Mas, depois de pouco mais de um ano, pedia insistentemente para voltar ao Brasil, ou melhor, ao sertão. “Quero morrer no sertão!”, dizia ele, com voz emocionada.

Retornando ao Brasil, voltou à sua pobre residência em Floresta/PE, onde vivera muitos anos. Uma casinha simples, ao lado da capela dedicada a Sant’Ana, onde vivia sozinho, sem nenhuma pessoa que o servisse, a não ser o cuidado de fiéis da vizinhança. A partir dali desempenhava sua missão de ser presença e de orientação, especialmente da juventude. Manifestações de carinho e comunhão, especialmente durante sua enfermidade, podem ser vistas no seu perfil no face book (https://www.facebook.com/henrique.schuten).

No dia 9 de agosto, o Pe. Henrique foi encontrado desmaiado na sua casa. O bispo e os fiéis logo providenciaram sua remoção para o hospital de Floresta, onde se constou que ele havia sofrido um AVC. Alguns dias depois, foi transferido a Caruaru, para um hospital com mais recursos. Como não teve melhoras significativas, foi removido para Recife, onde foi acompanhado de perto pelos coirmãos, além de alguns amigos/as fiéis de Floresta. Ali veio a falecer às 16h45 do dia 6 de setembro. Seu corpo será transladado para Floresta, como era seu desejo manifesto. Ali será velado na sua amada comunidade de Sant’Ana. Será sepultado em Floresta amanhã, 7 de setembro, à tarde.

Que o Pe. Henrique descanse no sertão que sempre amou, e viva eternamente na Paz d’Aquele a quem serviu e anunciou!

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: INSS reabre a partir da próxima segunda-feira (14); confira as medidas de prevenção que deverão ser adotadas

Agência do INSS em Petrolândia/PE - Foto: Assis Ramalho/BlogAR
Neemias Damasceno, gerente da Agência da Previdência Social-APS em Petrolândia, em entrevista ao programa "Acordando com as Notícias", transmitido pela Web Rádio Petrolândia, com o radialista e blogueiro Assis Ramalho

Depois de meses fechadas por conta da pandemia, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a reabrir para atendimento presencial na próxima segunda-feira (14), incluindo a agência do INSS em Petrolândia-PE. 

As informações foram passadas a nossa reportagem por meio de Neemias Damasceno, gerente da Agência da Previdência Social-APS em Petrolândia.

Para a reabertura, uma portaria publicada nesta sexta-feira (11) no Diário Oficial da União estabelece as medidas de prevenção que deverão ser adotadas.

Em um primeiro momento, o atendimento será retomado em pouco mais de 500 das 1,5 mil agências do país. O horário de funcionamento será das 7h às 13h.

Só será atendido quem agendar antes o atendimento. O objetivo é evitar aglomerações dentro e fora das agências. O agendamento deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. O INSS também pede que os segurados não cheguem com muita antecipação ao horário marcado, para evitar aglomerações, haja em vista que os agendados só terão acesso ao interior das agências no horário. Ao realizar o agendamento, o segurado será orientado em relação à agência onde será atendido.

Quem for às agências deverá usar máscaras e será terá sua temperatura medida antes de entrar no local.

Se a temperatura estiver dentro da normalidade (menor que 37,5°C), o funcionário deverá orientar o segurado sobre:

A necessidade do uso de álcool em gel para higienização das mãos;

Importância de manter o distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas; e

A obrigatoriedade o uso de máscara durante todo o período em que permanecer nas dependências do INSS. Se o segurado estiver usando máscara úmida, suja ou rasgada, deverá receber uma máscara descartável.

Se a temperatura se mantiver indicativa de febre (mais que 37,5°C), o acesso do segurado será negado e ele será orientado a procurar uma unidade de saúde ou um médico. O funcionário orientará o cidadão a realizar o reagendamento do serviço pelos canais remotos.

Reabertura terá restrição de serviços:

Estarão disponíveis para atendimento presencial na APS Petrolândia os serviços de:

cumprimento de exigência e exigência expressa;

justificação administrativa ou judicial; e

apresentação defesa - MOB

Solicitações de aposentadoria, pensão, salário maternidade, auxílio-doença, continuarão sendo feitos remotamente.

O atendimento presencial está sendo retomado devido a uma forte demanda relativa a cumprimento de exigências por parte do segurado. Esses pedidos são aqueles em que é verificada a necessidade de outros documentos para concessão do benefício.

"A principal atividade nessa retomada é o cumprimento de exigências", disse o presidente do INSS Leonardo Rolim. Embora essa entrega possa ser feita pelo Meu INSS, "grande maioria das pessoas não conseguiu utilizar esses instrumentos. Vai conseguir entregar esses documentos na agência", explicou.

O INSS tem hoje 906 mil requerimentos em exigência, aqueles que dependem de informação complementar.

As agências que reabrirem atenderão todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. Os locais de perícia passarão ainda por verificações periódicas de segurança, o que pode fazer com que varie o número de locais com atendimento presencial.

Informamos ainda que as dúvidas serão esclarecidas localmente pelo plantão INSS no telefone 87 3851-3893, das 08h00 as 13h00 e das 15h00 as 17h30. Pedimos que só procurem a agência para serviço agendado.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Sabadão é dia de saborear uma boa pizza em família: Faça seu pedido sem sair de casa a Pizzaria Delivery C&J [Delivery Gratis]


Neste sabadão,  12  de setembro/2020 é dia de saborear uma boa Pizza em família!

Fique em casa e faça seu pedido pelo telefone (87) 9 9802-3309 (Zap) - preço R$ 10,00, Delivery Gratis!

A Pizzaria Delivery C&J avisa que aceita cartão de credito, debito e refeição.

Organização: Carlos.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Floresta/Recife: Presidente da ASSIESPE, professora Ana Gleide de Souza Leal debate Projeto de Doutoramento e Programa de bolsa de estudo para estudantes das Autarquias em reunião com Secretário Lucas Ramos


Nessa sexta-feira (11/09), a presidente da ASSIESPE, profa. Ana Gleide de Souza Leal Sá, esteve reunida com o Secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Lucas Ramos, o presidente da Facape, Antonio Habib, a Diretora Acadêmica da Facape, Vânia Lasalvia, e o professor da FACAPE e da UPE, Genivaldo do Nascimento.⁣⁣

Em pauta, o projeto de Doutoramento para, em parceria com a Secretaria de Ciências e Tecnologia, ser ofertado aos professores da UPE, de Secretaria de Educação do Estado e da Assiespe.⁣⁣
Também foi discutido com o secretário o Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe), programa do Governo do Estado de Pernambuco, criado em 2011, que promove a interiorização do Ensino Superior como política de desenvolvimento regional.

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Blog de Assis Ramalho
Por: Assessoria da profa. Ana Gleide de Souza Leal Sá

Pernambuco inicia cadastramento de profissionais de cultura para benefício oferecido pela Lei Aldir Blanc


O Governo de Pernambuco inicia, nesta segunda-feira (14.09), o cadastramento de profissionais, artistas e demais trabalhadores da área de cultura que buscam a Renda Básica Emergencial prevista pela Lei Aldir Blanc. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (11) pelo secretário estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto, no Palácio do Campo das Princesas.O Governo do Estadoficará responsável por aplicar R$ 74 milhões na destinação da renda emergencial aos profissionais do setor, e no fomento a atividades culturais. As prefeituras dos 184 municípios pernambucanos vão gerenciar o repasse de outros R$ 69 milhões aos espaços culturais, coletivos e empresas culturais que comprovarem terinterrompido as atividades durante a pandemia da Covid-19, e também serão responsáveis pelo fomento a projetos culturais.

O cadastro, que ficará disponível até o dia 14 de outubro, exige alguns requisitos. O preenchimento do formulário pode ser feito dentro da plataforma Mapa Cultural de Pernambuco, no link www.lab.mapacultural.pe.gov.br. Também estão disponíveis no site informações atualizadas sobre a Lei 14.017/2020, que podem auxiliar os trabalhadores da cultura na solicitação do benefício. Neste primeiro momento, o cadastro e o preenchimento do formulário serão exclusivos para solicitação da Renda Emergencial, voltada às pessoas físicas. Nos próximos dias, a Secretaria Estadual de Cultura (Secult) vai divulgar informações sobre a convocatória que envolverá editais, chamadas públicas e prêmios.

A estimativa da Secult – responsável pelo envio do Plano de Ação da Lei Aldir Blanc em Pernambuco – é de que cerca de 16 mil profissionais do segmento da cultura no Estado acessem o benefício da Renda Emergencial, e aproximadamente 2,5 mil agentes culturais recebam recursos por meio de editais e prêmios.De acordo com o secretário Gilberto Freyre Neto, a hora é de unir esforços da administração estadual e dos municípios para aplicação dos recursos. “A iniciativa dispõe de R$ 143 milhões. É preciso dar velocidade aos procedimentos burocráticos para que a Renda Emergencial da Lei Aldir Blanc chegue o mais rápido possível ao setor cultural”, afirmou.

QUEM PODE RECEBER – O benefício de Renda Básica Emergencial é voltado às pessoas físicas que comprovem atuação no setor cultural ou artístico nos últimos 24 meses e que, decorrente da crise sanitária, tiveram as atividades profissionais interrompidas. Serão pagas três parcelas de R$ 600 – retroativas ao mês de junho, quando a lei foi aprovada – para até duas pessoas da mesma família. A mulher provedora de família monoparental receberá o valor em dobro, R$ 1.200, também em três parcelas.

É necessário atender aos requisitos do auxílio, previstos no inciso I, do art. 2º da Lei 14.017/2020, como estar cadastrado no Mapa Cultural de Pernambucoe preencher o formulário disponível no hotsite da Lei Aldir Blanc, ambos no link www.lab.mapacultural.pe.gov.br, criado especificamente para esse período. O andamento da análise do cadastro poderá ser acompanhado no perfil criado no Mapa Cultural de Pernambuco. Atualmente, cerca de 10 mil pessoas já possuem esse perfil.

Para ter acesso ao Auxílio de Emergência Cultural, os requisitos são os seguintes: 1 - Cadastro no Mapa Cultural e comprovada atuação no setor cultural ou artístico há pelo menos 24 meses; 2 - ter mais de 18 anos; 3- possuir renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 522,50) ou renda familiar mensal totalde até três salários mínimos (R$ 3.135,00); 4 - Ter apresentadono ano de 2018 rendimentos tributáveis abaixo de R$ 28.558,70 (IRPF da Receita Federal); 5 - Não ter recebido nem estar recebendo o Auxílio Emergencial Geral, pago pelo Governo Federal. Também não poderá receber o auxílio cultural quem tiver emprego formal ativo; receber benefício previdenciário ou assistencial (com exceção do Bolsa Família); receber parcelas de seguro-desemprego; ter renda familiar mensal por pessoa ou familiar total superior ao exigido na Lei; e quem teve rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 no ano de 2018 (IRPF).

Após o cadastro, os lotes de inscrições serão encaminhados à DataPrev para validação das informações. “Pernambuco está trabalhando de forma integrada com a Secretaria da Controladoria Geral do Estado para realizar essa dupla verificação, de modo a tornar elegível o pedido. Quando o cadastro for validado e homologado, segue para o pagamento, por depósito na conta bancária do próprio beneficiário”, explicou Silvana Meireles, secretária Executiva da Secult.

Para execução da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, a gestão cultural reuniu esforços e aproximou diversas entidades. Participam dessa construção todos os Estados que integram o Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Cultura; a Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE); o Conselho Estadual de Políticas Culturais (CEPC); Conselho Consultivo do Audiovisual (CAudv); e Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC).

Também se engajaram nos esforçospela execução da lei diversas entidades estaduais, como a Secretaria da Fazenda (SEFAZ), Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), Secretaria da Administração (SAD), Agência Estadual de Tecnologia de Informação (ATI), Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude(SDSCJ), Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (SETEC), Secretaria de Política de Prevenção às Drogas (SPPD), Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE) e Procuradoria Geral do Estado (PGE).

ENTENDA A LEI ALDIR BLANC – A Lei 14.017/2020 foi regulamentada pelo Governo Federal pelo Decreto 10.464, de 18 de agosto de 2020. O objetivo é auxiliar trabalhadores da cultura e da arte, além de espaços, empreendimentos, organizações, cooperativas, pontos de cultura e iniciativas do setor que tiveram as suas atividades interrompidas pela pandemia da Covid-19. O texto definiu as ações emergenciais e o valor de R$ 3 bilhões para todo o País, abrangendo, conforme o art. 2º, três categorias: auxílio financeiroa pessoa física – como o benefício da renda básica emergencial; subsídio aos espaços e às organizações;e editais, chamadas públicas e prêmios para propostas realizadas e transmitidas, preferencialmente, em meios digitais e online. Os governos estaduais ficam responsáveis pelos pagamentos às pessoas físicas, deixando os pagamentos do subsídio mensal aos espaços culturais e aos coletivos a cargo das prefeituras. Já os editais para apoio e fomento à cadeia produtiva da cultura ficarão sob a responsabilidade conjunta de Estados e municípios.

Enviado ao Ministério do Turismo (MTur) no começo de setembro, o Plano de Ação do Governo de Pernambuco para execução da Lei Aldir Blanc já foi aprovado pelo Governo Federal. De acordo com o cronograma estabelecido pelo MTur, os recursos deverão chegar nesta sexta-feira (11). Serão R$ 74 milhões enviados ao Governo do Estado e mais R$ 69 milhões destinados aos municípios pernambucanos, totalizando R$ 143 milhões. Os valores correspondentes aos municípios serão repassados diretamente aos cofres das prefeituras.

Para mais informações sobre a Lei Aldir Blanc em Pernambuco, acesse: www.cultura.pe.gov.br/leialdirblanc.

Sérgio Montenegro
Gerente de Produção de Conteúdo

Vice-prefeito de Uberaba morre de COVID-19 aos 59 anos


O vice-prefeito de Uberaba, João Gilberto Ripposati, morreu de COVID-19 na tarde desta sexta-feira (11). Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Domingos, em Uberaba, onde lutou pela vida durante 14 dias.

Segundo informações de sua assessoria de imprensa, este ano, Ripposati, que não tinha comorbidades, teve dengue e chikungunya, mas havia feito exames recentemente e estava bem de saúde, até ser infectado pelo novo coronavírus.

A assessoria de imprensa do político destacou que durante a sua vida pública, Ripposati atuou na defesa das comunidades com responsabilidade e transparência.

Emocionado, o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, gravou vídeo demonstrando condolências a toda a família de Ripposati e ressaltou a amizade deles, anterior à política.

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O vice-prefeito de Uberaba foi internado em 28 de agosto, quando sentiu dores no estômago e dificuldades para respirar. Segundo a sua assessoria, ele começou a sentir os primeiros sintomas da COVID-19 10 dias antes.

“Já no dia 19, esteve em pronto socorro de hospital particular, onde passou por exames e foi medicado. No dia 22, recebeu a confirmação da testagem positiva e foi no dia 28, com dores no estômago e dificuldades para respirar, que foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital São Domingos, onde permaneceu até seu óbito, na tarde de hoje (sexta-feira, 11)”, diz nota da assessoria de imprensa de Ripposati.

Ripposati era filho do servidor aposentado da Epamig João Ripposati e de Adélia de Carvalho Ripposati (in memoriam). Foi casado com Marilene Fernandes de Freitas Ripposati e teve três filhos, Gleidson, Kelly e Vinícius. Ele deixa também quatro netos: Alice, Francisco, Melissa e Elisa.

O velório segue os protocolos exigidos pela pandemia. O sepultamento acontece às 20h desta sexta-feira (11) no Cemitério São João Batista.

Emocionado, prefeito de Uberaba grava vídeo e falou sobre o amigo

“Ele foi um grande companheiro. O meu relacionamento com Ripposati e sua família vem de muito tempo. Nós fomos companheiros de serviço na Fazenda Experimental Getúlio Vargas, na Fazenda Modelo e na Epamig. Nosso abraço de consternação a toda a sua família. Uberaba está de luto e um luto muito sincero porque João Gilberto foi uma pessoa maravilhosa, reta, digna e de caráter excepcional. Portanto, Uberaba perdeu um grande filho, que Deus o tenha. E que a gente continue aqui fazendo as orações pela família do João Gilberto Ripposati. Vai com Deus amigo”, disse emocionado, o prefeito de Uberaba, Paulo Piau.

Assim como seu pai, João Gilberto Ripposati foi funcionário público da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e, antes de ser político, sempre esteve à frente de vários trabalhos comunitários.

Em 1998, pelo PDT, concorreu a deputado federal alcançando 7.278, o que lhe garantiu uma suplência, na ocasião. Em 2016, foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por Paulo Piau, com 75.251 votos. Já em 2018, pelo PTB disputou a eleição para deputado estadual e obteve 6.735 votos, não conseguindo eleger-se.

Esteve por quatro mandatos como vereador (1997 a 2000; 2001 a 2004; 2009 a 2012 e de 2013 a 2016). Foi autor de leis importantes no município de Uberaba que são referência nacional como o Projeto de Lei 7.058/99 Programa Plantando e Colhendo Saúde (Hortas Urbanas); Mutirão das escrituras que já atendeu a quase dois mil mutuários; Lei 9.638/2005 que instituiu o Casamento Comunitário, onde a cada ano mais de 100 casais se unem em matrimônio; Projeto de Lei 11.528/2013 quecriou a Farmácia Viva/ Fitoterápica; Programa de incentivo da soja na alimentação humana; Educação Alimentar (conscientização obesidade), entre vários outros voltados à comunidade.

"Teve papel fundamental na luta para instituir o Plano Diretor de Peirópolis desde 1997. Ripposati teve importante atuação na defesa da duplicação e melhorias na BR-050, especialmente no trecho urbano, em Uberaba”, diz nota da assessoria de imprensa de Ripposati.

Estado de Minas
 

Covid-19: Petrolândia termina sexta-feira (11/09) com 16 casos ativos e 25 casos suspeitos; Confira números e localidades


Foto: Assis Ramahlho/Arquivo BlogAR

O boletim informativo da sexta-feira (11/09) sobre a situação do novo coronavírus (Covid-19) em Petrolândia foi divulgado na madrugada deste sábado (12/09). Mais 7 pessoas foram testadas com o vírus, e 1 pacîente foi recuperado. A cidade tem 295 casos confirmados, sendo 16 ativos, com 13 pessoas em isolamento domiciliar e 3 em internamento.

Há 25 casos suspeitos e 449 descartados. O número de pacientes recuperados subiu para 273.

O município registra 6 óbitos, o último ocorrido na quinta-feira (10/09).

Confira abaixo os números divulgados do boletim de sexta-feira (11/09) e a localização dos casos ativos.

Confira abaixo quadro comparativo com o (último) boletim divulgado na quinta-feira, 10/09/2020




Redação do Blog de Assis Ramalho