12 setembro 2020

Petrolândia: Projeto Apolônio Sales tem o Rei do Sabor; não saia de casa - faça o seu pedido




O Rei do Sabor, o melhor da região, agora está no Projeto Apolônio Sales ao lado do campo enfrente ao mercado de João Paulo. Estamos no local de domingo a domingo.

Não é preciso sair de casa, faça o seu pedido!

Aceitamos cartões.

Contatos: 87 9.8103-3294

87 9.8148‐7902

O rei do sabor - Org. Cíntia

Venha nos visitar.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Cíntia 

Floresta-PE: Missa de 7º dia em memória de Padre Henrique será celebrada hoje na Catedral do Bom Jesus dos Aflitos, às 19:30


"Acreditamos que ao Senhor pertence tudo, o que Ele fez e faz é por amor".

Paróquia de Floresta


Foto: Assis Ramalho/BlogAR

Padre Henrique Schuten

Filho de Bernard Schuten e Maria Gezina Roelfs, Henrique (Henderikus) Schuten nasceu em Lagtuwede (Holanda) aos 26 de novembro de 1929. Professou as primeiros votos aos 08 de setembro de 1954, e foi ordenado presbítero no dia 26 de julho de 1959. Já no final de 1961, embarcou para o Brasil, para se inserir e colaborar na missão desenvolvida pelos Missionários da Sagrada Família na região Nordeste do Brasil.

No decorrer de quase seis décadas de missão, atuou em diversas paróquias do sertão nordestino, e apenas alguns anos nas cidades litorâneas. Trabalhou especialmente em paróquias do Rio Grande do Norte, Ceará e de Pernambuco. Por trinta anos foi pároco de Tacaratu, Diocese de Floresta, de onde estendia sua atenção pastoral a uma vasta região de Pernambuco, Alagoas e Bahia. Ali teve um destacado trabalho social, além de professor de formador de diversas gerações no Colégio Nossa Senhora da Saúde. Por alguns anos, foi professor de teologia no Instituto Franciscano, em Recife.

Na década de 1970, se notabilizou pela luta ao lado das famílias despejadas para a construção de usinas hidrelétricas. Também era muito conhecido pela sua cosmovisão multidisciplinar e progressista, e sua autodidaxia em teologia, bíblia, espiritualidade e pastoral. Isso valeu-lhe críticas de algumas autoridades eclesiásticas, mas era muito benquisto pelo povo. Até um mês atrás, continuava estudando como um jovem universitário, assessorando vários grupos e publicando seu pensamento e suas provocações, que ele chamava “Migalhas Evangélicas”, no seu perfil no face book.

Gostava de dizer que ele não era holandês, nem brasileiro, nem pernambucano, mas sertanejo, pois se identificava com a sina e a luta deste povo. Em 2014, decidiu voltar para sua terra natal. Mas, depois de pouco mais de um ano, pedia insistentemente para voltar ao Brasil, ou melhor, ao sertão. “Quero morrer no sertão!”, dizia ele, com voz emocionada.

Retornando ao Brasil, voltou à sua pobre residência em Floresta/PE, onde vivera muitos anos. Uma casinha simples, ao lado da capela dedicada a Sant’Ana, onde vivia sozinho, sem nenhuma pessoa que o servisse, a não ser o cuidado de fiéis da vizinhança. A partir dali desempenhava sua missão de ser presença e de orientação, especialmente da juventude. Manifestações de carinho e comunhão, especialmente durante sua enfermidade, podem ser vistas no seu perfil no face book (https://www.facebook.com/henrique.schuten).

No dia 9 de agosto, o Pe. Henrique foi encontrado desmaiado na sua casa. O bispo e os fiéis logo providenciaram sua remoção para o hospital de Floresta, onde se constou que ele havia sofrido um AVC. Alguns dias depois, foi transferido a Caruaru, para um hospital com mais recursos. Como não teve melhoras significativas, foi removido para Recife, onde foi acompanhado de perto pelos coirmãos, além de alguns amigos/as fiéis de Floresta. Ali veio a falecer às 16h45 do dia 6 de setembro. Seu corpo será transladado para Floresta, como era seu desejo manifesto. Ali será velado na sua amada comunidade de Sant’Ana. Será sepultado em Floresta amanhã, 7 de setembro, à tarde.

Que o Pe. Henrique descanse no sertão que sempre amou, e viva eternamente na Paz d’Aquele a quem serviu e anunciou!

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: INSS reabre a partir da próxima segunda-feira (14); confira as medidas de prevenção que deverão ser adotadas

Agência do INSS em Petrolândia/PE - Foto: Assis Ramalho/BlogAR
Neemias Damasceno, gerente da Agência da Previdência Social-APS em Petrolândia, em entrevista ao programa "Acordando com as Notícias", transmitido pela Web Rádio Petrolândia, com o radialista e blogueiro Assis Ramalho

Depois de meses fechadas por conta da pandemia, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a reabrir para atendimento presencial na próxima segunda-feira (14), incluindo a agência do INSS em Petrolândia-PE. 

As informações foram passadas a nossa reportagem por meio de Neemias Damasceno, gerente da Agência da Previdência Social-APS em Petrolândia.

Para a reabertura, uma portaria publicada nesta sexta-feira (11) no Diário Oficial da União estabelece as medidas de prevenção que deverão ser adotadas.

Em um primeiro momento, o atendimento será retomado em pouco mais de 500 das 1,5 mil agências do país. O horário de funcionamento será das 7h às 13h.

Só será atendido quem agendar antes o atendimento. O objetivo é evitar aglomerações dentro e fora das agências. O agendamento deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. O INSS também pede que os segurados não cheguem com muita antecipação ao horário marcado, para evitar aglomerações, haja em vista que os agendados só terão acesso ao interior das agências no horário. Ao realizar o agendamento, o segurado será orientado em relação à agência onde será atendido.

Quem for às agências deverá usar máscaras e será terá sua temperatura medida antes de entrar no local.

Se a temperatura estiver dentro da normalidade (menor que 37,5°C), o funcionário deverá orientar o segurado sobre:

A necessidade do uso de álcool em gel para higienização das mãos;

Importância de manter o distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas; e

A obrigatoriedade o uso de máscara durante todo o período em que permanecer nas dependências do INSS. Se o segurado estiver usando máscara úmida, suja ou rasgada, deverá receber uma máscara descartável.

Se a temperatura se mantiver indicativa de febre (mais que 37,5°C), o acesso do segurado será negado e ele será orientado a procurar uma unidade de saúde ou um médico. O funcionário orientará o cidadão a realizar o reagendamento do serviço pelos canais remotos.

Reabertura terá restrição de serviços:

Estarão disponíveis para atendimento presencial na APS Petrolândia os serviços de:

cumprimento de exigência e exigência expressa;

justificação administrativa ou judicial; e

apresentação defesa - MOB

Solicitações de aposentadoria, pensão, salário maternidade, auxílio-doença, continuarão sendo feitos remotamente.

O atendimento presencial está sendo retomado devido a uma forte demanda relativa a cumprimento de exigências por parte do segurado. Esses pedidos são aqueles em que é verificada a necessidade de outros documentos para concessão do benefício.

"A principal atividade nessa retomada é o cumprimento de exigências", disse o presidente do INSS Leonardo Rolim. Embora essa entrega possa ser feita pelo Meu INSS, "grande maioria das pessoas não conseguiu utilizar esses instrumentos. Vai conseguir entregar esses documentos na agência", explicou.

O INSS tem hoje 906 mil requerimentos em exigência, aqueles que dependem de informação complementar.

As agências que reabrirem atenderão todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. Os locais de perícia passarão ainda por verificações periódicas de segurança, o que pode fazer com que varie o número de locais com atendimento presencial.

Informamos ainda que as dúvidas serão esclarecidas localmente pelo plantão INSS no telefone 87 3851-3893, das 08h00 as 13h00 e das 15h00 as 17h30. Pedimos que só procurem a agência para serviço agendado.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Floresta/Recife: Presidente da ASSIESPE, professora Ana Gleide de Souza Leal debate Projeto de Doutoramento e Programa de bolsa de estudo para estudantes das Autarquias em reunião com Secretário Lucas Ramos


Nessa sexta-feira (11/09), a presidente da ASSIESPE, profa. Ana Gleide de Souza Leal Sá, esteve reunida com o Secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Lucas Ramos, o presidente da Facape, Antonio Habib, a Diretora Acadêmica da Facape, Vânia Lasalvia, e o professor da FACAPE e da UPE, Genivaldo do Nascimento.⁣⁣

Em pauta, o projeto de Doutoramento para, em parceria com a Secretaria de Ciências e Tecnologia, ser ofertado aos professores da UPE, de Secretaria de Educação do Estado e da Assiespe.⁣⁣
Também foi discutido com o secretário o Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe), programa do Governo do Estado de Pernambuco, criado em 2011, que promove a interiorização do Ensino Superior como política de desenvolvimento regional.

SIGA A ASSIESPE NO INSTAGRAM https://www.instagram.com/p/CFA2m4wjlaB/?igshid=6h9hcmk38c3g

Blog de Assis Ramalho
Por: Assessoria da profa. Ana Gleide de Souza Leal Sá

Covid-19: Petrolândia termina sexta-feira (11/09) com 16 casos ativos e 25 casos suspeitos; Confira números e localidades


Foto: Assis Ramahlho/Arquivo BlogAR

O boletim informativo da sexta-feira (11/09) sobre a situação do novo coronavírus (Covid-19) em Petrolândia foi divulgado na madrugada deste sábado (12/09). Mais 7 pessoas foram testadas com o vírus, e 1 pacîente foi recuperado. A cidade tem 295 casos confirmados, sendo 16 ativos, com 13 pessoas em isolamento domiciliar e 3 em internamento.

Há 25 casos suspeitos e 449 descartados. O número de pacientes recuperados subiu para 273.

O município registra 6 óbitos, o último ocorrido na quinta-feira (10/09).

Confira abaixo os números divulgados do boletim de sexta-feira (11/09) e a localização dos casos ativos.

Confira abaixo quadro comparativo com o (último) boletim divulgado na quinta-feira, 10/09/2020




Redação do Blog de Assis Ramalho