terça-feira, 30 de maio de 2017

Fortalecimento do turismo regional é tema de encontro em Petrolina

Fotos: Divulgação/PMP 

Representantes de vários municípios do Sertão pernambucano se reuniram nesta terça-feira (30), em Petrolina, em torno de um objetivo em comum: fortalecer o turismo regional. As discussões aconteceram durante o encontro sobre a reestruturação do Programa de Regionalização do Turismo realizado no auditório do Sebrae.

Na oportunidade, o gestor da unidade de destinos e produtos turísticos da Empetur, Gil Marinho, passou orientações quanto à documentação e às adequações dos municípios para participação no Programa de Regionalização do Ministério do Turismo.

A secretária de Cultura, Turismo e Esportes de Petrolina, Maria Elena de Alencar, lembra que a ideia é que todos os responsáveis pelo setor de turismo desenvolvam ações conjuntas pensando o turismo de forma descentralizada e regionalizada.


Petrolândia: Em Carta Aberta, prefeito Ricardo Rodolfo fala sobre motivos para demissões de contratados e comissionados


Em rede social, o prefeito de Petrolândia, Ricardo Rodolfo, lançou na noite desta terça-feira (30), um pronunciamento, denominado "Carta Aberta a todos os que amam Petrolândia", em que apresenta justificativas para os ajustes e demissões na Prefeitura. Leia abaixo o documento, na íntegra. 

CARTA ABERTA A TODOS OS QUE MORAM E AMAM PETROLÂNDIA.

Durante os últimos anos houve cortes nos repasses para todos os municípios do país. Com Petrolândia não foi diferente: Perdemos 70% do nosso ICMS da geração de energia, que até então era a nossa maior receita. Até que esta receita retorne, terei que fazer cortes, ajustes, limitar as despesas para que no meio dessa tempestade que estamos passando possamos fazer o que é possível fazer. Determinei o afastamento de vários funcionários contratados e comissionados, homens e mulheres que estavam contribuindo para nossa gestão. Alguns poderão perguntar: que mal fizeram? Respondo por todos eles: não fizeram absolutamente nada de errado. O grande problema é que não teremos como pagar os seus salários.

Hoje temos dificuldades de manter o número de funcionários que precisamos para a Saúde, Educação, Agricultura, Limpeza, enfim, para que se preste um bom serviço à população. Infelizmente já não temos mais condições de mantê-los, pois tenho que reajustar a máquina pública para o momento atual. Não nego: pensei que seria mais fácil fazer. Hoje entendo a dificuldade dos gestores, não só os atuais, como também aqueles que já passaram por aqui e pelas outras cidades brasileiras nos últimos anos. Todos eles estão angustiados com o momento que passamos, uma grave crise política, moral, ética e econômica, onde a régua que está medindo um político em Brasília, nossa capital, é a mesma que está medindo a todos, e isso não é justo.

Tenho certeza que o desenvolvimento do nosso município será retomado, e estamos correndo contra o tempo para recuperarmos a receita perdida, causada por um fato que foi alheio à nossa vontade. O Congresso Nacional já corrigiu o erro ao aprovar uma Lei proposta pelo Senador Fernando Bezerra Coelho, porém, a receita só retornará em 2019 (parcialmente), com retomada em definitivo apenas no ano de 2020. Espero que nesse meio tempo o município possa conseguir, através de uma ação que já tramita na Justiça Federal, o retorno imediato dos valores perdidos, que foram de 30 milhões de reais em 2015 e 2016, e agora em 2017 serão 20 milhões a menos. Tenham a certeza e a garantia de que ao retomarmos a nossa receita, ampliaremos os nossos serviços e os nossos soldados ocuparão novamente os seus postos, voltando a contribuir na construção de uma Petrolândia melhor.


Mychel Ferrraz participa da abertura da 1° Mostra de Inovação Tecnológica para Agricultura Orgânica, em Brasília


Na manhã desta terça-feira (30), o Coordenador de Produção Sustentável do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Mychel Ferraz, participou da abertura da 1° Mostra de Inovação Tecnológica para Agricultura Orgânica, realizada em Brasília, a Fundação Casa do Cerrado, no setor de Áreas Isoladas Norte, na Asa Norte

"Quero parabenizar nossa equipe em nome do coordenador da COAGRE-MAPA, Rogério Dias, pela organização do evento", declarou Mychel Ferraz em rede social, sobre o evento que integra a XIII Semana Nacional do Alimento Orgânico.

A 1ª Mostra de Inovações Tecnológicas para a Agricultura Orgânica acontece de 30 de maio a 1º de junho, promovida pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), as Centrais de Abastecimento do DF (Ceasa-DF) e o Sindicato de Produtores Orgânicos do DF.

A programação conta com exposição de tecnologias, de equipamentos e de produtos; oficinas técnicas; espaço associativo; estandes institucionais; e mesas de discussões temáticas. O objetivo é apresentar aos agricultores as novidades da produção orgânica.

Programação da 1ª Mostra de Inovações Tecnológicas para a Agricultura Orgânica


Petrolândia: Fabiano Marques recebe lideranças políticas em encontro para debater conjuntura atual



Por meio de sua assessoria, o ex-candidato a prefeito de Petrolândia pelo PTB, Fabiano Jaques Marques, divulgou o encontro de lideranças políticas, ocorrido em sua residência na tarde desta terça (30).

"Hoje à tarde, recebemos a visita em nossa residência do secretário geral do PTB estadual, João Batista Alves e Arthur Neves, presidente do PTB Jovem, ambos assessores do senador e pré-candidato a governador Armando Monteiro. Na oportunidade, reunimos grande parte dos candidatos a vereador no último pleito, o ex-vereador e presidente do diretório municipal Carlinhos, o ex-vereador e companheiro de chapa Rogério Novaes, os vereadores Zé Pezão e Evaldo, o empresário Geraldo Severo, o ex-candidato a prefeito em 2012 e ex-vice-prefeito Cícero Moura, além de lideranças da área urbana e rural do município. Os vereadores Jorge Viana e Louro do Vidro e o ex-vereador Noca não estiveram presentes por motivo de viagem à capital do estado. Foram debatidos vários temas a respeito da conjuntura política municipal, estadual e federal, como também os problemas enfrentados pela nossa população, carente da falta de uma gestão voltada para os mais necessitados, levantamos a carência de políticas voltadas para o desenvolvimento social e econômico de nossa região e por fim, reiteramos o nosso desejo de ver Petrolândia como a cidade mais importante do Sertão de Itaparica", descreve Fabiano.

Assessoria de Fabiano Jaques Marques
Fotos: Divulgação/PTB Petrolândia


Pesqueira sai do colapso de abastecimento de água

Cidade estava há três anos sem abastecimento pela rede de distribuição (Fotos: Divulgação/Compesa)

No Agreste, as chuvas continuam a elevar os níveis das barragens e contribuem para melhorias no abastecimento de água de mais cidades da região. Depois de três anos em colapso, o sistema de abastecimento da cidade de Pesqueira vai voltar a operar na próxima semana. Os três mananciais que fornecem água para cidade, as barragens de Santana, Pedra D'água e Afetos, estão com 30%, 50% e 20% da capacidade de reservação, respectivamente. No momento, a Compesa executa serviços de manutenção e ajustes nas adutoras e Estação de Tratamento de Água (ETA) para colocar o sistema para funcionar. Caso não chova mais na região, o volume de água acumulado nas barragens garante o abastecimento da população de Pesqueira nos próximos dois meses.

A Compesa está se preparando para retomar a operação do sistema de Pesqueira. “Já está sendo elaborado um calendário de abastecimento para a cidade, que será divulgado em breve” informa o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Gilvandro Tito. Em São Caitano, também choveu nas bacias hidrográficas das barragens de Brejo do Buraco, Brejo dos Coelhos e Taquara. Os mananciais integram o sistema de abastecimento de água de São Caetano, que estava há um ano em colapso. A companhia trabalha para restabelecer o funcionamento do sistema até a próxima semana.


Petrolândia: Paulinelly Construções oferece aos clientes consultoria gratuita com a HVC


A Loja Paulinelly Construções em parceria com a equipe HVC projetos residenciais, implantou um sistema de apoio ao cliente para quem pretende construir ou reformar sua casa. Trata-se de uma consultoria para todos os clientes da loja, disponibilizando dois técnicos em edificações habilitados pelo CREA-PE para ter direcionamento sobre esses conceitos.

Perguntas frequentes sobre: quantidade necessária de material, melhores procedimentos técnicos, entre outras dúvidas a cerca de projetos residenciais, podem ser respondidas pelo conhecimento para maior comodidade dos clientes. Essa consultoria não é cobrada, e por isso, facilita mais o diálogo de quem escolhe facilidade e boas informações.

Venha comprar seu material nas Lojas Paulinelly e tenha uma consultoria.

agencia mi/Paulinelly Construções


CREA-PE realiza em Petrolina a primeira Fiscalização Dirigida de 2017

Na ação, foram emitidos 134 autos de infração e mais 97 serão analisados, se procedentes ou não (Fotos: CREA-PE)

A 1ª Fiscalização Dirigida do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), aconteceu na cidade de Petrolina, de 22 a 27 de maio e incluiu todos os municípios que estão sob a jurisdição da Inspetoria Regional do município, exceto a cidade de Santa Cruz do Capibaribe, para a qual será elaborada uma ação diferenciada.

A ação foi coordenada pelo chefe da Fiscalização, Gustavo Correia e contou com a participação dos fiscais Fábio Gilnei, Joseildo dos Santos e Milton Ramos da Silva, todos lotados em Petrolina, além dos agentes Dênio Marcus e Odon Correia, das inspetorias de Salgueiro e Araripina, respectivamente.


Afogados da Ingazeira vai representar nacionalmente Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico de PE

Apesar de não possuir formalmente uma Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Afogados da Ingazeira conduz importantes ações nesse segmento por intermédio da Sala do Empreendedor.

Em reunião com o SEBRAE e representantes de 25 municípios do Estado, incluindo Recife, Olinda e as demais grandes cidades da região metropolitana, Afogados da Ingazeira foi escolhida para representar Pernambuco na Comissão Executiva Nacional dos Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico. A representante será a Secretária Municipal de Administração, que coordena a sala do empreendedor, Flaviana Rosa.

A comissão estadual do segmento ficou assim representada:

Metropolitana – Recife e Vitória de Santo Antão;
Mata Norte – Limoeiro e Condado;
Mata Sul – Cabo e Escada;
Agreste Central – Arcoverde e Santa Cruz do Capibaribe;
São Francisco – Petrolina e Cabrobó;
Sertão Central, Pajeú, Moxotó e Itaparica – Afogados da Ingazeira e Triunfo.


Petrolândia: MedClinic Clínica Especializada informa calendário de atendimento para quinta e sexta-feira, 01 e 02 de junho


MedClinic Clínica Especializada, localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia, informa o calendário de atendimento de seus profissionais médicos para esta semana.

Quinta-feira (1º)
Dr Cleobenysson Cruz (Cardiologista e Clinico Geral -
Parecer Cardiológico, Mapa, Holter, Ecocardiograma e Teste Ergométrico.
Dr Fábio Romão (Geriatra e clínica) e Dr Alexandre Candeia (Endocrinologista e ultrassonografia)

Sexta-feira (02):
Dr Alexandre Candeia (Endocrinologista e ultrassonografia) e Dr Cleobenysson Cruz (Cardiologista e Clinico Geral - Parecer Cardiológico, Mapa, Holter, Ecocardiograma e Teste Ergométrico. Dr Cleobenysson Cruz (Cardiologista e Clinico Geral - Parecer Cardiológico, Mapa, Holter, Ecocardiograma e Teste Ergométrico

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia. Para marcações, o telefone é (87) 3851 1879. Celular (87) 9-96662380. (87)996383333, (87)996302907, (87)38512246.

A Clínica Especializada avisa que aceita cartões de crédito e débito, e que atende usuários do plano Fachesf Saúde.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinic


PE: Chuva aumenta nível de reservatórios, mas região mais seca não é beneficiada


O grande volume de chuvas que caiu em Pernambuco no fim de semana, que causou enchentes e transtornos em mais de 20 municípios, afetou também o sistema de abastecimento de água do estado. Por um lado, reservatórios que estavam baixos tiveram suas reservas aumentadas, enquanto panes provocaram o desabastecimento em grandes regiões. Apesar disso, a área mais afetada pela crise hídrica, o Agreste Central, não foi beneficiada pelos temporais.

Apesar do aumento registrado no volume de diversos reservatórios do estado, na região mais afetada pela crise hídrica, o Agreste Central, o quadro permanece o mesmo. A principal barragem, de Jucazinho, continua em colapso (totalmente seca), já que a chuva não atingiu a bacia do rio Capibaribe, que abastece o reservatório.


Rodrigo Novaes pede transferência de posto fiscal do Ibó para novo local

Rodrigo Novaes (Foto: Roberto Soares/Alepe)

Em pronunciamento durante a Reunião Plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta terça (30), o deputado Rodrigo Novaes (PSD) defendeu a mudança da localização do posto fiscal do Ibó, situado em Belém do São Francisco (Sertão de Itaparica), às margens da BR-316, no limite com a Bahia. A unidade é subordinada à Secretaria Estadual da Fazenda. Na avaliação do parlamentar, a transferência para uma área mais próxima da Vila de Ibó, a cinco quilômetros da rodovia, permitiria organizar melhor o trânsito e favoreceria a economia local.

De acordo com Novaes, as grandes filas de caminhões de carga geradas no meio da estrada criam situações de perigo para os motoristas. O deputado também argumentou que o comércio que existia no local foi comprometido após a construção de uma ponte conectando Abaré, na Bahia, a Belém do São Francisco e o deslocamento do posto fiscal para a rodovia federal.


Operação erradica quase 5 mil pés de maconha em Cabrobó, no Sertão de PE

Três roças de plantação de maconha são erradicadas em Cabrobó (Foto: Divulgação/ PMPE)

As polícias Militar e Civil de Pernambuco e do Piauí desencadearam nesta terça-feira (30) uma operação integrada que resultou na identificação de três roças de maconha. Com isso, foi possível a erradicação de 4.604 mil pés da erva na Fazenda Cachoeirinha, Zona Rural de Cabrobó, no Sertão pernambucano.

Durante a operação, foram presos em flagrante um casal, de 49 anos e 20 anos e apreendidas também 6,890 Kg de maconha pronta para o consumo, dois celulares, uma moto e dois capacetes, além de R$500 em dinheiro.

Os envolvidos e material foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil de Cabrobó.

G1 Petrolina


Apresentado no Sport, Luxemburgo promete título e briga por Libertadores


A sala de entrevistas do Centro de Treinamento do Sport estava lotada para a apresentação oficial do técnico Vanderlei Luxemburgo. Após desembarcar no Recife no início da tarde desta terça-feira (30), o novo treinador rubro-negro falou com a imprensa e chegou mirando título. Disse também que não precisa provar a sua capacidade e minimizou a cobrança em cima do seu trabalho. 

“Nos últimos anos, me cobram muito. Acho isso bom. Se estão me cobrando é porque eu tenho valor. Todos querem quer você ganhe sempre (títulos). Quero voltar a ganhar. Fico incomodado quando esquecem minha história. Chego motivado para ganhar. Querem título? Então eu vim para o Sport”, declarou.


Prefeitura de Itacuruba divulga atrações do São João

A Prefeitura Municipal de Itacuruba divulgou hoje (30) a programação das festividades juninas. O Forró na Feira acontecerá durante quatro domingos consecutivos, quando terão apresentações culturais e shows musicais.

Sempre iniciando às 9h, as festividades prometem muito forró e animação. “Há muito Itacuruba não tinha uma festa nessa grandiosidade. O povo pedia investimentos em lazer, e estamos atendendo mais essa solicitação, valorizando, ao mesmo tempo, nossa cultura local, mas dando a oportunidade para os itacurubenses aproveitarem também artistas destaques no momento no Estado e até mesmo no país”, destacou o Prefeito Bernardo Maniçoba.


Produtores de orgânicos de Água Preta recebem certificação do Ministério da Agricultura

Foto: IPA/Divulgação

No dia 23 deste mês, agricultores e agriculturas que participam do Processo do Orgânico do Município da Água Preta receberam as certificações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), emitidas por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). A solenidade aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento Rural da Água Preta.

Na primeira reunião do Processo do Orgânico do Município da Água Preta, com participação de 25, dos 29 agricultores beneficiados com a certificação, foram explicados todos os processos que serão exigidos, a partir da certificação, para manutenção do certificado.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA


Pastor evangélico é preso suspeito de abusar de 7 meninos em Petrolina, no Sertão de PE


Foram apreendidos computadores e maconha no gabinete do pastor (Foto: Aracelly Romão/TV Grande Rio )


Um pastor evangélico, de 38 anos, foi preso na tarde desta terça-feira (30) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Segundo a Polícia Civil, ele é suspeito de abusar sexualmente de 7 meninos em uma Igreja Pentecostal, localizada na Rua 21 do bairro Loteamento Recife, na Zona Leste da cidade.

Os responsáveis dos sete meninos procuraram a delegacia. As vítimas são meninos entre 13 e 14 anos de idade. Os abusos aconteciam dentro do gabinete do pastor e na casa dele. As vítimas relatam que ele pedia para eles tirarem a roupa alegando que precisava cuidar da saúde deles.


Ministério da Integração garante apoio federal para cidades afetadas pelas chuvas em Alagoas e Pernambuco

Recursos poderão ser liberados ainda esta semana, após análise dos planos de trabalho enviados pelos estados com levantamento dos danos registrados (Fotos: Adalberto Marques/MI)




O Ministério da Integração Nacional reconheceu nesta terça-feira (30) a situação de emergência em municípios de Alagoas e Pernambuco e assegurou que haverá repasse de recursos para ações emergenciais nos estados. O reconhecimento federal será publicado por procedimento sumário no Diário Oficial da União de amanhã (31) e o aporte financeiro poderá ser liberado ainda esta semana. O pacote de medidas foi anunciado pelo ministro Helder Barbalho durante reunião com os governadores de Pernambuco, Paulo Câmara, e de Alagoas, Renan Filho na sede da Pasta, em Brasília.

Entre as ações previstas estão recursos para a instalação de hospitais de campanha do Exército Brasileiro, aquisição de kits de ajuda humanitária, auxílio às famílias desabrigadas, contratação de maquinários para limpeza das vias públicas e ações de recuperação de danos nas regiões mais afetadas pelas fortes chuvas. Cerca de R$ 30 milhões devem ser aplicados nas medidas de apoio federal.


Petrolândia: Demissões atingem Secretaria de Educação; Prefeitura convoca população para Audiência Pública nesta quarta (31)


No início da noite desta terça-feira (30), por meio de postagem em rede social e divulgação em carro de som, a Prefeitura de Petrolândia convida a população do município para Audiência Pública que será realizada nesta quarta-feira (31), às 08h00 da manhã, na Câmara Municipal de Petrolândia. 

O tema da Audiência Pública não foi antecipado. 

Conforme informações colhidas por este Blog, no dia de hoje houve demissão de contratados da Secretaria de Educação.

Recebemos informações sobre o possível anúncio, nessa audiência, sobre a união de novas secretarias, a exemplo do que foi feito com a Secretaria de Educação e do Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, realizada na posse do prefeito Ricardo Rodolfo e equipe. Segundo informações à nossa reportagem, o titular da Secretaria de Segurança Cidadã, Alexandre Matias, pretende se desligar da Prefeitura nesta quarta (31), em virtude de a Guarda Municipal passar a ser subordinada à Secretaria de Governo, que tem Luana Santos como titular.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Cantora serra-talhadense que saiu da XCalypso é xingada por Ximbinha

Vestido usado no Programa do Porchat foi o estopim da discussão. Foto: Record/Reprodução

A cantora pernambucana Leya Emmanuelly fez declarações sobre a relação conturbada que tinha com Ximbinha durante o período em que integrou a XCalypso no programa Balanço geral. Ela foi a segunda vocalista da banda criada após a separação entre o guitarrista e Joelma - a primeira foi Thábata Mendes - e o rompimento foi anunciado em abril. "Você chegou a ter medo do Ximbinha?", pergunta a repórter Letícia Gil, ao que ela responde afirmativamente.

A artista de Serra Talhada exibiu uma ligação de telefone com Ximbinha gravada por ela. "O (que incomodava era) jeito que falava comigo. Era uma forma que eu me sentia muito inferior nas vezes em que ele falava. Muitas situações que às vezes a gente não tem como comprovar, mas tem as situações do dia a dia. Eu estava na casa dele, então 24 horas por dia eu era funcionária. Então você não vai estar à vontade na casa do seu patrão, não tem como", contou.


Festa do Cavalo começa nesta quarta-feira (31) em Gravatá

Foto: Divulgação

A Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), com apoio do Sebrae e Senar-PE, promove a décima primeira Festa do Cavalo de Gravatá, de 31 de maio a 04 de junho, no Haras Dr. Luiz Ignácio. O evento reúne criadores das raças Mangalarga Marchador, Campolina e Quarto de Milha de todo o Brasil. “O objetivo é fomentar o turismo equestre, incrementar a economia local e permitir a troca de informações e experiências, entre os setores produtivos ligados à equinocultura”, explica o presidente da Faepe, Pio Guerra.

A Festa do Cavalo conta com ampla programação, incluindo leilão, palestras e oficinas profissionalizantes. Tudo sob o comando de especialistas do setor. Entre os destaques está a Final do Campeonato Nordestino do Cavalo Mangalarga Marchador, consolidada como a segunda maior prova da raça no Brasil.


Como os tentáculos do Facebook alcançam mais longe do que você imagina

"O que é mais impressionante é o senso de resignação, a importância da regulação, a falta de opção, a apatia do público. Que situação extraordinária para uma entidade que tem o poder da informação - não há poder maior, na verdade."

A gama de informações que armazena faz do Facebook umas das organizações mais influentes do mundo. Com base nisso, a Share Lab, empresa de pesquisa e mapeamento de dados, decidiu destrinchar os algoritmos e as conexões gigantes da rede social para entender melhor as relações de poder e a estrutura social dentro da companhia.

Há cerca de dois anos, Vladan Joler e seus amigos nerds começaram a investigar de Belgrado, capital da Sérvia, o funcionamento interno de uma das corporações mais poderosas do globo.

A reportagem é de Joe Miller, publicada por BBC Brasil, 29-05-2017.

O grupo, que inclui especialistas em análises forenses cibernéticas e visualização de dados, já havia feito pesquisas sobre o que chamam de "diferentes formas de estruturas invisíveis" por trás dos provedores de internet sérvios.

Mas Joler e seus colegas, agora trabalhando no projeto do Share Lab, já estavam de olho em um alvo maior.

"Se o Facebook fosse um país, seria maior do que a China", disse Joler, que também é professor na Universidade Novi Sad, na Sérvia.


Klabin participa do evento Ação Global em Goiana-PE

Além de doar mudas de citronela, a empresa promoveu oficinas de reciclagem de papel e atividades de pintura para crianças durante o evento (Fotos: Divulgação/Klabin)

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, participou no último sábado (27) da 26ª edição da Ação Global, mobilização de responsabilidade social promovida pela Rede Globo e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), que oferece serviços gratuitos de cidadania, qualidade de vida e prevenção de doenças à população. Esta é a primeira vez que Goiana (PE) recebe o evento, que foi realizado na unidade do Sesi, localizada no centro da cidade.

Instalada em Goiana desde 1973, onde tem uma unidade industrial para produção de papéis reciclados, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais que conta com mais de 1.100 colaboradores, a Klabin marcou presença na Ação Global com um estande em que promoveu atividades de cunho social e de conscientização ambiental. A companhia realizou oficinas de reciclagem de papel e disponibilizou brinquedos produzidos à base de papelão ondulado para que as crianças interagissem e pintassem. A empresa também doou mil mudas de citronela para o combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, e ainda distribuiu 150 kits de coletores de resíduos feitos de papelão ondulado, para o descarte de papel, plástico e itens orgânicos utilizados durante o evento.


Petrolândia: CRAS promove abertura do curso de Corte e Costura com mães do Programa Bolsa Família


Através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, realizou no dia 22 deste mês a abertura do curso de corte e costura com as mães do Programa Bolsa Família -PBF. 

O curso, que terá a duração de 4 meses, faz parte de um dos projetos do CRAS. PROJETO GERANDO TRABALHO E RENDA, onde 25 mulheres são acompanhadas pelo serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família -PAIF.

Foi entregue blusas para todas as participantes, como também o material do curso que será totalmente disponibilizado para todas. A coordenadora Socorro Fernandes falou da importância do curso para as participantes e apresentou os serviços que são ofertados no CRAS.

A assistente Social do Programa Acessuas Daiane Chaves apresentou as demais participantes a importância do ACESSUAS Trabalho. Ela estará acompanhando as participantes durante o curso.

A oficina possibilita espaços de vivência e troca de experiências, fortalecendo a convivência familiar, favorecendo a geração de renda e até o ingresso no mercado de trabalho, ressalta a coordenadora do CRAS.

O CRAS está localizado na avenida Marieta Cavalcante de Souza, número 186. Quadra 17. Fica de frente a praça da quadra 17.

Ver todas as fotos > Abertura do curso de corte e costura promovido pelo CRAS

Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Centro  de Referência de Assistência Social - CRAS


Rodrigo Novaes promove reunião com familiares de crianças com leucemia

Foto: Jarbas Araújo

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) conversou, nesta segunda-feira (29), com familiares de crianças em tratamento para leucemia sobre as dificuldades diárias de quem enfrenta a doença e possíveis soluções para melhorar o atendimento e acolhimento dos pacientes. O encontro aconteceu durante a Comissão Especial da Pessoa com Câncer, que irá elaborar um Estatuto Estadual.

Uma das principais críticas foi sobre o remédio Leuginase, usado no combate a leucemia. De acordo com o professor Geraldo Maia, o medicamento está sendo usado nos hospitais públicos há dois meses e não existe estudos sobre o seu efeito em humanos. “O Ministério da Saúde trocou o antigo laboratório fornecedor. Sabemos que existem drogas superiores que podem ser utilizadas, a exemplo da asparaginase. Mas, por questões de se reduzir custos, põe-se em risco a vida de crianças”, ressaltou.


TCEndo Cidadania realiza Fórum em Tacaimbó

Foto: TCE/Divulgação

O TCEndo Cidadania promoveu, no último dia 25 de maio, a primeira edição do “Fórum TCEndo Cidadania 2017”. O evento aconteceu no município de Tacaimbó, na Região do Agreste, e contou com a participação de estudantes e representantes dos sindicatos, prefeituras e conselhos municipais.

O objetivo do Fórum é despertar nos cidadãos a sua co-responsabilidade no acompanhamento e fiscalização dos recursos públicos e das políticas implementadas pelos Poderes Executivo e Legislativo, fomentando melhores práticas de gestão e estimulando o controle social.

Entre os temas abordados, o papel do Tribunal de Contas, da Escola de Contas, das Inspetorias Regionais, do Tome Conta, da Ouvidoria e a importância da transparência nos sites dos municípios para o exercício do controle social. Como palestrantes, Ana Alaíde Pinheiro, coordenadora do Programa TCEndo, Maria Elza Barros Galliza, diretora do Departamento de Controle Municipal (DCM), Paulo Ricardo Lins, inspetor na Inspetoria Regional de Bezerros, e Fausto Stepple, do Núcleo de Auditorias Especiais.


Campanha de vacinação contra aftosa termina amanhã (31); A partir de 1º de junho, produtor paga multa para comprar a vacina

A partir do dia 1º de junho a vacina só pode ser vendida om autorização da Adagro, após o pagamento de multa de R$ 60 a R$ 1.500.

Termina nesta quarta-feira (31), a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, no Sertão de Pernambuco. Cerca de 58 mil bovinos devem ser vacinados em Petrolina, Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó e Santa Maria da Boa Vista. Segundo a unidade regional da Agência de Defesa e Fiscalização de Pernambuco (Adagro), a meta é imunizar 90% do rebanho para que a região permaneça com o selo de zona livre da aftosa.

De acordo com a gerente regional do órgão em Petrolina, Maria do Carmos Freitas, as vacinas só podem ser comercializadas até a quarta-feira (31). “Os criadores têm até amanhã para comprar porque a partir do dia 1º de junho só será permitida a venda com autorização da Adagro e após o pagamento de multa, que pode variar de R$ 60 a R$ 1.500, dependendo se o criador é reincidente ou não na infração”, explica.


Em Petrolândia, a vacina pode ser adquirida na Agroshop Farmácia e Petshop, localizada no centro da cidade.
Resultado de imagem para assis ramalho + agroshop gif


Prefeitura de Petrolina participa de reunião do Programa Água Doce em Recife

Foto: Núcleo de Comunicação do IPA

O secretário executivo de Desenvolvimento Rural e Irrigação, André Jackson de Holanda, participou na última sexta-feira (26), do 1º Encontro Estadual do Programa Água Doce (PAD), em Recife.

O encontro sediado no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) teve como objetivo avaliar o programa no estado e escutar as demandas dos municípios, além de alinhar os próximos passos que serão executados pelos envolvidos na ação.

“Esse encontro foi muito produtivo, tivemos a oportunidade de articular para ampliação do programa em Petrolina, com vistas ao aproveitamento de água de poços na produção de forrageiras nativas e frutíferas conforme proposta contida no programa “Rural Mais”, que estamos desenvolvendo através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário”, comentou o secretário executivo, André Jackson de Holanda.


Fiscalização do trânsito em Afogados da Ingazeira é intensificada com parceria da Prefeitura, Detran e PMPE

Guarda Municipal foi capacitada pelo Detran-PE para atuar na fiscalização e orientação do trânsito do município (Fotos: PMA/Divulgação)

Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Afogados, DETRAN-PE e PMPE, tem intensificado a fiscalização de veículos e condutores no município. A Prefeitura disponibilizou veículos (uma caminhonete S-10 e duas motos) para o trabalho da Guarda Municipal.

Entre a última sexta-feira (26) e segunda (29), foram 18 atuações e 05 remoções de veículos para o pátio da Ciretran. A Prefeitura também conseguiu junto ao DETRAN a capacitação da guarda municipal para atuar na fiscalização e orientação do trânsito do município. O Prefeito de Afogados, José Patriota, entregou pessoalmente os certificados de conclusão do curso aos guardas municipais participantes da operação.


Gaeco cumpre mandado de busca e apreensão de material de pedofilia em Petrolina a partir de investigação deflagrada no Estado de Goiás

Mandado de busca e apreensão foi cumprido em Petrolina (Foto: Divulgação / Ministério Público)

Foi realizada, na manhã desta terça-feira (30), o cumprimento de mandado de Busca e Apreensão na cidade de Petrolina, bairro de São Gonçalo, na casa de um adolescente de 17 anos, suspeito de participar de uma rede de pedofilia. O Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (GAECO), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), atuou de forma colaborativa com a Operação 241 deflagrada pelo Gaeco, do Ministério Público de Goiás (MPGO), que investiga inicialmente no Estado do Centro-Oeste do País, os crimes de prostituição infantil e pedofilia.


Nível da Barragem do Prata atinge 50% de sua capacidade

Barragem do Prata no dia 29/05/2017 (Foto: Divulgação/Compesa)

As chuvas do fim de semana mudaram o cenário de seca em Caruaru, na região Agreste. A Barragem do Prata, localizada na cidade de Bonito, que estava com 9,8% de sua capacidade há exatos oito dias, hoje (29), saltou para 50%, e registra agora 21 milhões de metros cúbicos de água acumulados. A capacidade total do reservatório é de 42 milhões. “Ainda é cedo para falarmos sobre diminuição do rodízio em Caruaru. Vamos fazer os estudos para tomarmos as decisões com prudência, mas a tendência é conseguirmos aumentar os dias com água na casa dos moradores, até porque as pessoas vão precisar limpar as casas inundadas”, informou o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Mário Heitor Filho.

Os técnicos da Compesa estão, desde o domingo (28), trabalhando para corrigir as panes elétricas ocorridas nas Estações Elevatórias (sistema de bombas) do Prata e do Pirangi, que foram provocadas pelas chuvas. O Sistema do Prata voltou a funcionar, na tarde de hoje (29), apenas atender os caminhões-pipa, hospitais e as áreas de Caruaru que foram atingidas pela enchente do Rio Ipojuca. Já as Estações Elevatórias do Pirangi, ainda não há previsão de retorno da operação, uma vez que o local onde ocorreram as panes elétricas é de difícil acesso. “Estamos em contato permanente com a Celpe para assim que chegarmos ao Pirangi, possamos restabelecer o sistema o mais rápido possível”, informou Mário Heitor.


Araripina e Ipubi participam do Dia do Desafio

Sesc Ler coordena ações a partir da 0h do dia 31/5, com atividades esportivas gratuitas em diversos locais dos dois municípios.

Os municípios de Araripina e Ipubi serão os representantes do Sertão do Araripe na 23ª edição do Dia do Desafio, que acontece na próxima quarta-feira (31/5). Coordenado pelo Sesc, com iniciativa da The Association for International Sport for All, o projeto é realizado pelas prefeituras municipais. As atividades terão início à 0h nos dois municípios, com várias modalidades esportivas distribuídas em espaços públicos, escolas, academias e no Sesc. Todas as atividades são gratuitas e não é necessário se inscrever previamente.

Com o tema “Você se mexe e o mundo mexe junto”, mais de 3,4 mil cidades em 18 países das Américas participarão desta edição do projeto, cuja dinâmica sorteia municípios de porte semelhante para uma competição saudável, mobilizando a população contra o sedentarismo. Araripina vai disputar com a cidade de Bobures, na Venezuela. Ipubi compete com a cidade de El Consejo, também na Venezuela. No Brasil, participam do Dia do Desafio 1.886 cidades. Para contabilizar sua participação, é necessário que a pessoa ligue para o número o 0800 321 1688, após a prática de atividades.