quarta-feira, maio 31, 2017

Petrolândia é Instância de Governança Regional da Rota Ilhas e Lagos do São Francisco





Banhado pelo Lago de Itaparica, o município de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, agora é titular em Instância de Governança da Rota Ilhas e Lagos do São Francisco do projeto Revelando Pernambuco. A informação foi passada pela diretora de Turismo de Petrolândia, Mabel Aquino, durante a reunião do Programa de Regionalização do Turismo, realizada em Petrolina nessa terça-feira (30).

Promovida pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), com apoio da Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes. o encontro reuniu representantes de municípios do Sertão de Pernambuco. Os participantes receberam orientações sobre a documentação e as adequações dos municípios para participação no Programa de Regionalização do Ministério do Turismo. Segundo Gil Marinho, gestor da unidade de destinos e produtos turísticos da Empetur, o Ministério do Turismo destina 90% de verbas específicas aos municípios integrantes do Programa de Regionalização do Turismo.

No 'GT Turismo', grupo em app de mensagens, criado como apoio ao Conselho Municipal de Turismo de Petrolândia, houve insatisfação pelo fato de apenas duas vagas terem sido disponibilizadas aos participantes para transporte de participantes à reunião em Petrolina. O GT foi representado por Jailma Félix e Aldenny Bruno.



Revelando Pernambuco - O projeto Revelando Pernambuco nasceu de uma parceria do governo estadual, por meio da Secretaria de Turismo do Estado e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), e a Fundação Assis Chateaubriand, que mapeou as diversas potencialidades turísticas do estado para mostrar que a região tem muito mais a oferecer em opções de diversão, entretenimento e conhecimento histórico e cultural.

O projeto Revelando Pernambuco tem 14 rotas: Rota Forró e Baião de Luiz Gonzaga, Crença e Arte, História e Mar, Costa dos Arrecifes, Águas da Mata Sul, Encostas da Chapada do Araripe, Engenhos e Maracatus, Vinho-Vale do São Francisco, Moda e Confecção, Poesia e Cantoria, Cangaço e Lampião e Ilhas e Lagos do São Francisco, no qual Petrolândia está incluído.

Instância de Governança Regional - De acordo com o Ministério do Turismo, a Instância de Governança Regional é uma organização com participação do poder público e dos atores privados dos municípios componentes das regiões turísticas, com o papel de coordenar o Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil em âmbito regional. Essas Instâncias podem assumir estrutura e caráter jurídico diferenciados, sob a forma de fóruns, conselhos, associações, comitês, consórcio ou outro tipo de colegiado.
Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Mabel Aquino/GT Turismo, Assessoria da Prefeitura de Petrolina e Desenvolvimento PE
Fotos: Mabel Aquino e Jailma Félix

Nenhum comentário:

Postar um comentário