segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Dilma tem 52%, e Aécio, 48% dos votos válidos, aponta Datafolha


Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (20) aponta os seguintes percentuais de votos válidos no segundo turno da corrida para a Presidência da República:
- Dilma Rousseff (PT): 52%
- Aécio Neves (PSDB): 48%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".

De acordo com o Datafolha, na reta final da eleição, os candidatos continuam empatados, no limite da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, mas Dilma aparece pela primeira vez numericamente à frente de Aécio em um levantamento feito após o primeiro turno.

No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 15, Aécio tinha 51% e Dilma, 49%.

Votos totais
Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:

- Dilma Rousseff (PT): 46%
- Aécio Neves (PSDB): 43%
- Em branco/nulo/nenhum: 5%
- Não sabe: 6%

Coordenadora do SAMU em Petrolândia, Luciana Brasil divulga nota de esclarecimento sobre o serviço

Em Serra Talhada, Luciana Brasil recebeu chaves das ambulâncias do SAMU das mãos de Eduardo Campos, em março deste ano.

Caro Assis,

A respeito do SAMU no município de Petrolândia, venho através deste prestar esclarecimentos sobre o assunto a seus leitores.

- O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no estado de Pernambuco é dividido através de MACRORREGIÕES. A III MACRO será implantada no município de Serra Talhada, onde irá funcionar a Central de Regulação do SAMU atendendo e regulando a demanda de 25 Bases Descentralizadas nos municípios da região, incluindo Petrolândia.

- Sendo assim, a Base Descentralizada do SAMU em Petrolândia somente terá a permissão de funcionar após a Central de Regulação em Serra Talhada ser inaugurada, pois todas as 25 bases da III MACRORREGIÃO serão reguladas por ela.

- O município recebeu 02 veículos do SAMU, sendo 01 Unidade de Suporte Básico (USB) e 01 Unidade de Suporte Avançado (USA). De todos os municípios da VI Regional de Saúde somente Arcoverde e Petrolândia receberam uma USA. No entanto, esta Unidade de Suporte Avançado que ficará aqui no município irá atender a demanda de 05 municípios (Petrolândia, Jatobá, Tacaratu, Inajá e Manari), de acordo com pactuação estabelecida previamente.

- Vale salientar que Petrolândia cumpriu com TODAS AS ETAPAS, dentro dos prazos estipulados, para que o mesmo esteja apto a receber habilitação necessária ao seu funcionamento, como exemplo:

1. Local destinado à base descentralizada devidamente adaptado com estacionamento coberto, sala de estar, repousos masculino e feminino, banheiros feminino e masculino, copa/cozinha, local de limpeza de materiais/equipamentos (sala de utilidades), depósito de material de limpeza, farmácia e almoxarifado, de acordo com legislação vigente.

2- Equipe selecionada e treinada, totalizando 28 socorristas, sendo 10 condutores de emergência, 05 técnicos de enfermagem, 05 enfermeiros, 07 médicos e 01 coordenador.

3- Todo o mobiliário da base descentralizada já foi adquirido.

4- Fardamento completo padronizados.

5- Sala de Estabilização no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima equipada adequadamente, com aquisição de novos materiais e novos aparelhos, pois a mesma será utilizada como unidade de retaguarda para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.

6- Materiais e equipamentos das unidades móveis também já adquiridos.

- A única pendência deste e dos demais municípios é a compra dos instrumentos de rádio comunicação, pois os mesmos devem ser compatíveis com os da Central de Regulação, os quais ainda não foram informados a esta coordenação para aquisição.

- Informo ainda que as ambulâncias estão guardadas no Transporte Municipal, ao abrigo do sol e vigiadas 24 horas pela Guarda Municipal no local.

- Antes do início das atividades do SAMU em Petrolândia a população será informada sobre o seu funcionamento através da mídia local, palestras nas unidades de saúde, escolas, panfletagem, etc.

Só resta ao município de Petrolândia e aos demais que serão cobertos pela III MACRORREGIÃO, aguardarem a data de inauguração da Central de Regulação do SAMU em Serra Talhada para que o mobiliário, os equipamentos e as ambulâncias sejam dispostas em seu devido lugar para início das atividades.

Peço, encarecidamente, que estas informações sejam publicadas em seu blog.

Sem mais para o momento, coloco-me a disposição para quaisquer esclarecimentos.

Maria Luciana Brasil de Lima Souza
Cooordenação SAMU-192
Petrolândia/PE

Matéria relacionada:

Garanhuns: Vereadora Nelma Carvalho solicita Patrulha Maria da Penha para o município


Infelizmente os tempos atuais são caracterizados por constantes situações em que a sociedade é obrigada a presenciar humilhações e agressões físicas e morais contra as mulheres nas mais diferentes camadas sociais. Muitas vezes, tais agressões decorrentes do uso abusivo de álcool, drogas ou da mera supremacia física são realizadas dentro dos próprios lares, na presença de filhos e familiares.

Neste sentido, para proporcionar um acompanhamento aproximado da situação familiar em que vive tanto a vitima das agressões, quanto os seus eventuais dependentes que venham a compartilhar o mesmo teto: filhos, pais etc... foi que a vereadora Nelma Carvalho (PR), solicitou através de requerimento endereçado a Secretaria da Mulher de Garanhuns, que seja implantada no nosso município a Patrulha Maria da Penha.

A parlamentar destaca o excelente trabalho realizado pela coordenadora da mulher, Eliane Simões, que junto com o Governo Municipal, tem como premissa, o desafio de garantir a implantação de políticas para as mulheres, que possam contribuir com o processo de fortalecimento da autonomia pessoal e financeira da mulher e a superação das desigualdades.

Agenda de Lula e Dilma em Pernambuco nesta terça


O ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff (PT) participam de agenda em Pernambuco nesta terça-feira (21). Os dois chegam ao Estado por volta das 13 horas e seguem para o município de Goiana, na Zona da Mata. O primeiro compromisso de Lula e Dilma é uma visita à fábrica da Fiat. De lá, seguem para um comício no Centro da cidade (ver roteiro) com representantes de movimentos sociais e entidades sindicais, como a CUT e a Fetape. Às 17 horas, eles participam de caminhada no Recife. A expectativa da organização deve atrair mais de 10 mil pessoas.

“A vinda dos dois num momento tão importante da campanha mostra o comprometimento de Lula e Dilma com Pernambuco e com o Nordeste, que, aliás, não é de hoje. Foi por decisão do ex-presidente Lula que saiu a Medida Provisória que garantiu a instalação da fábrica em nosso Estado. Quem foi em Goiana recentemente sabe: a fábrica está mudando a realidade local. E vai gerar 15 mil empregos diretos e indiretos. Além disso, tem muitas outras ações que vieram por decisão dos governos do PT. Foi assim com a Hemobras, o Estaleiro e a Refinaria”, afirmou o senador Humberto Costa, coordenador da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff, em Pernambuco.

Assessoria


Petrolândia recebe Dia de Educação Ambiental do Projeto Innovate

Feira de conhecimentos do Projeto Innovate (Fotos: Alexandre Sertão)
Profª Niedja, da ARBio, e Fábio Menezes, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Petrolândia
Escolas engajadas na educação ambiental
 
Na tarde desta segunda-feira (20), o Projeto Innovate trouxe para a Praça da Matriz, no centro de Petrolândia, a feira de conhecimentos "Dia de Educação Ambiental". A ação foi realizada ontem em Itacaruba e na manhã de hoje no centro comunitário do Icó-Mandantes, zona rural de Petrolândia.

O evento gratuito é um compartilhamento os resultados da pesquisa desenvolvida no Sertão de Itaparica pelo Projeto Innovate, em seus três anos de estudos na região.

A feira de conhecimentos está sendo reforçada, em Petrolândia, com a participação da campanha Salve o Rio São Francisco, que mobiliza escolas e sociedade civil. O evento tem previsão de encerramento às 20h00.

O Dia de Educação Ambiental é realizado com apoio da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- IF/PE, Prefeitura Municipal de Petrolândia, Prefeitura Municipal de Itacuruba e Prefeitura Municipal de Floresta.

Redação do Blog de Assis Ramalho com informações do Projeto Innovate e fotos de Alexandre Sertão

TSE corta tempo de propagandas de Aécio na TV e de Dilma no rádio


O ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu neste domingo (19) reduzir o tempo de propaganda eleitoral gratuita do candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, e da candidata do PT, Dilma Rousseff, em punição por terem utilizado o horário eleitoral gratuito para fazer "ataques" um ao outro.

A decisão atende a uma mudança de entendimento do TSE, fixada na semana passada, em que o tribunal estabeleceu que o programa eleitoral em cadeia de rádio e TV deve ser utilizado para debater ideias e apresentar propostas.

Em liminar (decisão provisória) assinada neste domingo (19), Admar Gonzaga mandou cortar 2 minutos e 30 segundos no próximo bloco de inserções televisivas da coligação de Aécio Neves. De acordo com o ministro, as inserções (propagandas curtas na TV) veiculadas pela campanha do tucano no dia 18 de outubro atribuem a Dilma Rousseff a prática de "condutas ilícitas". A peça publicitária fala das denúncias de corrupção na Petrobras e questiona a conduta da presidente no episódio.

"Por que a Dilma não explica o motivo de não ter feito nada contra a corrupção da Petrobras? Dilma, o Brasil quer saber a verdade", diz a narradora. Para Admar Gonzaça, a propaganda não se adequa à nova jurisprudência do Supremo, de que o horário gratuito não pode ser usado para ataques ao adversário.

Inscrições para o 16º FestCine terminam na quinta-feira, 23

Até o próximo dia 23, realizadores poderão inscrever suas obras, nas categorias ficação, documentário, experimental animação e videoclipe. São R$ 66 mil em prêmios.

Estão abertas, desde a última quinta (16), as inscrições para a 16ª edição do FestCine – Festival de Curtas de Pernambuco. O evento acontece de 23 de novembro a 3 de dezembro, no Cinema São Luiz, e irá reunir grande parte da recente produção audiovisual pernambucana nas áreas de ficção, documentário, videoclipe, animação e experimental. A convocatória foi lançada no último dia 1º, pela Secretaria de Cultura de Pernambuco/Fundarpe e Prefeitura do Recife. Realizadores interessados em participar têm até a próxima quinta-feira (23) para se inscrever. Acesse AQUI a convocatória e formulário de inscrição do FestCine 2014.

O material inscrito deve estar nos formatos HD, HDV, MOV H264 ou em DVD. Serão aceitos curtas com até 20 minutos de duração, feitos em película de 35 mm ou formato digital, que tenham sido finalizados a partir de 2012. As propostas podem ser entregues pessoalmente no Protocolo Geral da Fundarpe, situado na Rua da Aurora, nº 463/469, andar térreo – Boa Vista, ou pelos correios (via Sedex), dirigido diretamente à FUNDARPE no endereço indicado na convocatória. Cada proponente poderá inscrever um número ilimitado de filmes, no entanto, no serão até três (3) por proponente, na mostra competitiva geral, desde que em categorias diferentes (animação, documentário, experimental, ficção e videoclipe), e até dois filmes na mostra competitiva de formação, desde que em categorias diferentes (documentário e ficção).

Por que pancadaria?


Ontem, o ataque no segundo debate entre os candidatos à Presidência assustou a todos. Mas há uma explicação em relação à estratégia dos dois candidatos. O comentário é de Rudá Ricci, sociólogo, em seu blog, 17-10-2014.

Eis o comentário.

Comecemos pela noção da palavra estratégia. Trata-se de uma palavra empregada em manobras militares, nascida na Grécia antiga (strategos), que significaria, numa tradução livre, a arte do general. Se é do general, já temos claro que estamos falando de algo que não tem a ver com ação concreta do soldado, mas a lógica da movimentação de todo exército. Portanto, o pensamento estratégico seria uma movimentação geral, pensada de cima, do jogo armado por uma candidatura (no caso em questão) para assumir a dianteira na campanha eleitoral. Obviamente que isto significa que toda estratégia busca atingir o adversário ao mesmo tempo em que toca no coração (e mente) do eleitor.

Teoria à parte, vamos ao que ocorre.

A estratégia da campanha de Dilma. Na quinta, o Datafolha indicou que sua campanha tem o dobro de chance de conquistar os indecisos que a campanha de Aécio. O que você faria se fosse da coordenação da campanha de Dilma e soubesse disto? Se respondeu que gostaria de saber quem são os indecisos, acertou. Sabe quem são, na sua maioria? Mulheres. Pois bem, atacar o que faz parte do currículo pessoal de Aécio em relações conflitivas com mulheres parece um bom caminho, não? Pois, foi o que Dilma e o PT começaram a fazer desde ontem.

Banco do Nordeste vai investir R$ 3 milhões em projetos de combate à desertificação e de convivência com o Semiárido

Projeto da UFPE sobre uso veterinário do óleo de semente de abóbora foi um dos pré-selecionados em Pernambuco

Cinco projetos pernambucanos foram pré-selecionados no edital de Apoio à Pesquisa e Difusão de Tecnologia de Combate à Desertificação e/ou Convivência com o Semiárido, cujo resultado acaba de ser divulgado pelo Banco do Nordeste na sua página na internet (www.bnb.gov.br). Em todos os estados da Região, e ainda em São Paulo e Minas Gerais, foram aprovados 23 projetos, que serão beneficiados com um montante de R$ 3 milhões.

Os temas e linhas de pesquisa destes projetos contribuem para o desenvolvimento do semiárido brasileiro e para a mitigação de riscos de operações de crédito realizadas nessa região prioritária para as aplicações do Banco. Os recursos, não reembolsáveis, são oriundos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci), que é gerido pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão vinculado ao BNB.

Conheça os cinco projetos pré-selecionados em Pernambuco:
· Potencial nanobiotecnológico do óleo de semente de abóbora no desenvolvimento de formulações de ivermectina para uso veterinário (Fundação Universidade de Pernambuco);
· Indicação de cultivares de amendoim rasteiras para a região semiárida do Nordeste brasileiro (Centro Nacional de Pesquisa do Algodão - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária);
· Inserção de produtores de queijo de coalho artesanal do Agreste Meridional do Estado de Pernambuco na IN 30 como fonte de renda agregada (Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco);

TCE-PE: Repasses do ICMS ecológico de setembro


O valor dos repasses do ICMS Ecológico, referentes ao mês de setembro, já está disponível no Portal do Cidadão do TCE. Essas informações são atualizadas a cada mês, via internet.

No mês passado os municípios receberam R$ 6.253.574,62, atingindo a quantia, este ano, de R$ 54.304.115,03. Ao todo são 38 municípios aptos a receber a parcela ambiental do ICMS em 2014. Para ter direito ao benefício, eles precisam atender aos requisitos estabelecidos na Lei 13.368/2007 e no Decreto 33.797/2009, a exemplo de possuírem, no mínimo, licença prévia de projeto, junto à CPRH, de sistemas de tratamento ou de destinação final de resíduos sólidos, mediante, respectivamente, unidade de compostagem ou de aterro sanitário.

Você pode acompanhar a atualização desses dados na página no Portal do Cidadão do Tribunal de Contas. As informações estão disponíveis sempre após o dia 15.

>Acesse aqui para saber se o seu município está recebendo o benefício em 2014 e o valor repassado
>Para mais informações clique aqui
TCE-PE/Gerência de Jornalismo (GEJO)

Petrolândia tem Espaço Verde, a primeira loja de produtos naturais da cidade


Espaço Verde, a primeira loja de produtos naturais de Petrolândia e região, com produtos apropriados para  hipertensos, diabéticos, atletas, idosos, pessoas acima do peso, com colesterol alto, e para pessoas de todas as idades que desejam manter uma dieta saudável.

Petrolândia e Tacaratu recebem o projeto Mascate Cultural de 21 a 23 de outubro

Artistas e produtores de Petrolândia e Tacaratu recebem capacitação em empreendedorismo (Foto: Assis Ramalho)

Acontecerá nos dias 21, 22 e 23 nas cidades de Petrolândia e Tacaratu, no Sertão de Pernambuco, o Projeto Mascate Cultural, que tem como objetivo promover a qualificação e formalização dos produtores da cadeia cultural com base em noções de empreendedorismo e captação de recursos.

Iniciado no dia 23 de setembro, em Salgueiro e Serrita, o Mascate Cultural já percorreu as cidades de percorrerá as cidades de Tuparetama, Tabira, Afogados da Ingazeira e São José do Egito. Após Petrolândia e Tacaratu, o projeto será realizado em Floresta (28 a 30 de outubro) e termina em Ibimirim (04 a 06 de novembro).

O objetivo é o fomento ao empreendedorismo dos setores criativos de Pernambuco, através de palestras e capacitações, voltadas para a qualificação da gestão de projetos, produtos e negócios de micro e pequenos empreendimentos criativos. A metodologia é do SEBRAE.

O projeto, uma parceria entre a Secretaria de Trabalho Qualificação e Emprego (STQE), o SEBRAE e as prefeituras municipais envolvidas, se destina a artistas, produtores e técnicos que atuam como autônomos ou MEI, Associações, Grupos Informais, Cooperativas, Micro e Pequenas Empresas.

Petrolândia: Fiação de cabos telefônicos é consertada pela Telemar

Resolvido

Fiação danificada foi consertada ontem (Fotos: Assis Ramalho)

Na última sexta-feira (17) postamos matéria neste meio de comunicação sobre um fio de uma operadora de telefonia que caiu na Avenida Auspício Valgueiro de Barros. Segundo testemunhas, um caminhão baú teria batido na fiação, que caiu e durante vários dias representou risco aos motoristas que por ali trafegam.

Nesta segunda-feira (20), o leitor Paulo Júnior envia nota de agradecimento por o problema ter sido resolvido.

"Assis Ramalho, obrigado pela matéria. Ontem (19) a Telemar fez o conserto e deixou tudo pronto.'' 
Paulo Junior - funcionário da Guarda Municipal.

O Blog de Assis Ramalho agradece aos servidores da TELEMAR pela execução do serviço.

Notícia relacionada (clique para ler)

Redação do Blog de Assis Ramalho

SESI inaugura academia de ginástica em Petrolina

Entidade também oferece aulas de natação e futebol society na cidade (Foto: SESI-PE/Divulgação)

O Serviço Social da Indústria em Pernambuco (SESI/PE) inaugurou sua academia de ginástica em Petrolina. Com isso, a entidade triplica a oferta de práticas esportivas para os trabalhadores industriais e seus dependentes na localidade. Agora, além de futebol society e natação, eles passam a contar com 480 novas vagas de musculação. Pessoas da comunidade também podem participar. Mais informações: (87) 3861-1369.

A academia dispõe de professores qualificados e equipamentos de última geração. O horário de funcionamento é das 6h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, no sábado. Podem se inscrever pessoas a partir de 14 anos.

As crianças e os jovens de 5 a 17 anos também tem a oportunidade de fazer a escolinha de futebol society, que possui 60 vagas distribuídas em duas turmas, sendo uma na segunda e quarta-feira, das 17h às 18h, e outra na terça e quinta, de 18h às 19h. Já os adultos também podem se inscrever nas já consagradas aulas de natação, que além de ensinar as bases do esporte levou seus alunos a conquistar várias medalhas em competições pelo país a fora.

SESI Pernambuco/Assessoria de Imprensa

Trabalhador já pode sacar abono salarial do PIS a partir desta terça-feira (21), avisa Caixa


Os trabalhadores com aniversário no mês de maio vão receber nesta terça-feira (21) o pagamento do Abono Salarial do Programa de Integração Social (PIS). Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), o crédito disponível no banco corresponde a um salário-mínimo, R$ 724. Segundo dados do Ministério do Trabalho, mais de 23 milhões de pessoas no País têm direito ao benefício.

Os depósitos desta fase final foram iniciados no dia 14 para aqueles que nasceram em abril. O dinheiro pode ser sacado até o dia 30 de junho de 2015. O cronograma de pagamento do PIS referente ao período 2014-2015 será concluído no próximo dia 31 de outubro, com o pagamento do benefício para os nascidos no mês de junho.

Os trabalhadores correntistas da Caixa nascidos nos meses de abril, maio e junho tiveram o PIS creditado em conta corrente no primeiro dia do cronograma, na terça-feira (14). Para os que não são clientes, o benefício pode ser sacado nos terminais de autoatendimento, nos correspondentes bancários Caixa Aqui, nas casas lotéricas ou nas agências do banco. Os funcionários de companhias que têm o convênio Caixa PIS-Empresa recebem o benefício diretamente no contracheque do mês.

Quem tem direito ao abono

Homem morre em acidente na zona rural de Ibimirim, no Sertão de PE


Um homem morreu em um acidente nesse domingo (19) em Ibimirim, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar, Flávio Bezerra Félix, de 22 anos, conduzia uma motocicleta quando teria perdido o controle do veículo em uma estrada na zona rural do município. O passageiro do veículo, Bruno José Martins, de 28 anos, caiu e bateu com a cabeça no chão.

Ainda segundo a polícia, ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O condutor do veículo teve apenas ferimentos leves. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru, no Agreste. (NE 10)

Notícia relacionada:
> Petrolândia: Grave acidente de trânsito deixa quatro vítimas na avenida da Orla, uma em estado desesperador

Ministério autoriza pagamento do Garantia-Safra a agricultores


A Secretaria de Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, autorizou o pagamento dos benefícios relativos à safra 2013/2014 aos agricultores que aderiram ao programa de incentivo à área do governo federal em cidades da Bahia, do Ceará, da Paraíba, de Minas Gerais, de Pernambuco e do Piauí.

A lista das cidades beneficiadas pode ser conferida na edição do Diário Oficial da União desta segunda-feira (20). Os pagamentos serão realizados a partir deste mês de outubro, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.

O programa é um benefício social que pretende garantir renda mínima para a sobrevivência de agricultores de localidades atingidas sistematicamente por situação de emergência ou calamidade pública por causa de estiagem ou excesso hídrico.

Os recursos para o pagamento do benefício são constituídos das contribuições dos próprios agricultores (taxa de adesão), dos municípios, dos estados e da União. Essas contribuições formam um fundo administrado pela Caixa econômica desde 2003.

Quem pode se beneficiar?

Dilma tem 50,5%; Aécio, 49,5%, diz pesquisa CNT


Pesquisa CNT/MDA divulgada na manhã desta segunda-feira, 20, mostra a candidata à reeleiçãoDilma Rousseff (PT) em situação de empate técnico com o tucano Aécio Neves. De acordo com o primeiro levantamento da entidade sobre a disputa no segundo turno, a petista aparece numericamente à frente, com 50,5% das intenções de votos válidos contra 49,5% do candidato do PSDB à Presidência da República.

Em votos totais, Dilma aparece com 45,5% e o candidato do PSDB tem 44,5%. O levantamento mostra que os votos brancos e nulos somam 5,7% e que os eleitores que não sabem ou não responderam são 4,3%.

A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento realizou 2.002 entrevistas entre os dias 18 e 19 de outubro em 137 municípios de 25 unidades da federação das cinco regiões. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-01139/2014.

Em Pernambuco, ponto facultativo do Dia do Funcionário Público foi transferido para o dia 31 de outubro


Por determinação do governador João Lyra Neto, o ponto facultativo do dia 28 de outubro, em que se comemora o Dia do Funcionário Público, foi transferido para a sexta-feira (31/10). Esta nova data será considerada ponto facultativo nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta, com exceção dos serviços cujo funcionamento seja indispensável, a juízo do chefe do respectivo órgão.

Secretaria da Casa Civil de Pernambuco/Núcleo de Jornalismo

Blog de Assis Ramalho bate novo record, e atinge a marca de mais de 220 mil acessos em apenas um mês



Em contagem regressiva para alcançarmos o nosso 3º ano de fundação (31 de outubro), O Blog de Assis Ramalho divide com os seus leitores mais uma conquista. Fechamos o mês de setembro com mais de duzentos e vinte mil acessos (221.815), batendo mais um record e atingindo a média de mais de 7 mil acessos/dia. 

Como sempre, fazemos questão de agradecer ao nosso todo poderoso Deus, e a todos os nossos queridos leitores e anunciantes pela confiança e credibilidade no nosso trabalho. Junte-se conosco, e vamos comemorar os 3 anos do Blog de Assis Ramalho no dia 31 deste mês.

Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Ebola: Organização Mundial da Saúde declara Nigéria livre do vírus


A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou hoje (20) oficialmente a Nigéria livre do ebola, após 42 dias – ou dois períodos de incubação – sem qualquer novo caso confirmado do vírus. “O vírus desapareceu. O surto na Nigéria foi derrotado. Esta é uma história de sucesso que mostra ao mundo que o ebola pode ser contido”, disse o representante da OMS no país, Rui Gama Vaz, em Abuja, capital nigeriana.

O ebola, que se transmite por contato direto com o sangue, líquidos ou tecidos de pessoas ou animais infectados, foi identificado pela primeira vez em 1976. Não existe vacina, nem tratamentos específicos e a taxa de mortalidade é elevada. O período de incubação da doença pode durar até três semanas.

Segundo o último balanço da OMS, o ebola causou mais de 4,5 mil mortos em cerca de 9 mil casos registrados na Libéria, em Serra Leoa e na Guiné-Conacri, os mais afetados. Também houve registros na Nigéria, no Senegal, na Espanha e nos Estados Unidos.

A chegada do vírus ebola à Nigéria, a mais populosa nação africana, a principal economia e o maior produtor de petróleo, provocou receios da sua rápida disseminação pelo país de 170 milhões de pessoas.

Balanço parcial das contas de 2013 julgadas pelo TCM-BA


O Tribunal de Contas dos Municípios iniciou no segundo semestre deste ano o julgamento das contas de prefeitura, câmaras e entidades descentralizadas, todas relativas ao exercício de 2013, primeiro ano de mandato de muitos gestores.

Em relação às 417 prefeituras do estado, até esta segunda-feira (20/10), 130 contas foram julgadas pelo pleno do TCM, sendo 115 aprovadas com ressalvas e 15 rejeitadas. Entre os motivos mais recorrentes para reprovação das contas estão a abertura de créditos adicionais sem a existência de recurso ou autorização legislativa e a sonegação de processos licitatório ou irregularidades nos procedimentos.

Quanto às contas das 417 câmaras, um total de 154 já foram julgadas, resultando em cinco aprovadas na íntegra, 141 aprovadas com ressalvas e oito rejeitadas. A maioria dos gestores reprovados descumpriram o art. 29-A da Constituição Federal, ultrapassando o limite para despesa total. Por outro lado, receberam quitação plena os gestores de Filadélfia (Sival Moreira da Silva), Itaguaçu da Bahia (Antônio Ribeiro de Souza), Jussara (Ademar Lopes de Carvalho), Mulungu do Morro (João Batista Alves Neto) e Souto Soares (Josemario da Silva Lopes).

Frases do dia 20/10/2014: Coletânea IHU Online


Falta uma semana

"A única coisa certa é que o próximo presidente da República nasceu em Belo Horizonte" – Ancelmo Gois, jornalista –O Globo, 19-10-2014.

Assaltante de veículos é morto na BR-428, no Sertão de PE


Um assaltante dos veículos foi morto neste domingo (19) quando ele e outros dois criminosos roubavam motoristas na BR-428, no Sertão de Pernambuco. A informação era de que o grupo estava atuando próximo a um lixão, às margens da rodovia.

Segundo a Polícia Militar de Santa Maria da Boa Vista, o homem foi morto por um disparo de arma de fogo que atingiu o pescoço. Ele morreu no local. A PM não soube informar de onde teria partido o disparo. Com o bandido morto, os policiais encontraram, além de uma arma de grosso calibre, aparelhos celulares e tablets, materiais frutos do roubo.

Os outros dois assaltantes conseguiram fugir. A Polícia Rodoviária Federal também estava no local para tentar conter a ação dos bandidos. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML).

G1 Petrolina

Corte de água já atinge 60% dos paulistanos, diz pesquisa Datafolha

Cantareira ‘seca’ já deixa 60% dos paulistanos sem água (Foto: Luis Moura/O Globo)

Pesquisa Datafolha mostra que 60% dos paulistanos ficaram sem água em algum momento nos últimos 30 dias. Três em cada quatro atingidos dizem que a interrupção no fornecimento durou mais de seis horas. O corte afeta 65% da população mais pobre e 32% dos que têm renda superior a 10 salários mínimos. Do total dos que relataram ter ficado sem água pelo menos uma vez, 67% moram em casa e 26% em apartamentos. Com medo do desabastecimento, 66% já afirmam que planejam estocar água — o percentual dos que estão estocando água atualmente é de 34%.

Mais da metade (56%) afirma que o corte no fornecimento ocorreu à noite e 40% dizem que foi durante o dia.

De acordo com a pesquisa, 89% dos mais pobres dizem ter deixado de lavar calçadas, 82% dizem estar reutilizando água, 54% pararam de lavar o carro e 51% que deixaram de usar máquina de lavar roupa. Entre os mais ricos, 76% não lavam mais o carro, 68% não lavam calçadas, 59% estão reutilizando água e 28% deixaram de usar a lavadora de roupas.

Prefeitos dos municípios alagoanos protestam com paralisação por maior repasse do FPM


Os prefeitos dos municípios alagoanos resolveram paralisar as atividades administrativas nesta segunda-feira (20) para cobrar aumento nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Os gestores dizem que enfrentam uma crise financeira e que estão com dificuldade em honrar compromissos com fornecedores e funcionários porque os valores estão defasados.

De acordo com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), a paralisação é de 24 horas. Apenas os serviços essenciais irão funcionar, como atendimento médico em unidades públicas e segurança.

O FPM é uma transferência constitucional da União para os Estados e o Distrito Federal, composta de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A distribuição dos recursos aos municípios é feita de acordo com o número de habitantes.

Petrolândia: AVEPE recebe amigos da Associação Pó de Serra de Itaparica para jogo de confraternização

Ivaldo, Foguinho, Duda, Tuí, Edson Madera, Assis Ramalho e Tico

Na manhã deste domingo (19), os sócios da AVEPE - Associação de Desportistas Veteranos de Petrolândia receberam os amigos da Associação Pó de Serra de Itaparica  para duas partidas amistosas (1º e 2º Quadro). Os jogos foram disputados no Estádio Manoel Anísio da Mota, o Galegão, em Petrolândia,

No primeiro encontro, apesar dos dois times terem jogado em busca da vitória, ninguém conseguiu abrir o placar, finalizando em 0 x 0. Já no segundo jogo da manhã, as redes foram balançadas, mas ninguém saiu de campo vitorioso.

Ainda no primeiro tempo o time da Avepe abriu o placar através de Naldinho Cancão, e no final da segunda etapa a Associação Pó de Serra chegou ao empate através de uma penalidade máxima batida por Sapatão.

Mas o melhor que acontece em jogos amistosos entre amigos de longas datas, é justamente quando o juiz dá o apito final. Aí é chegada a hora da confraternização entre os atletas das duas Associações, pois nada melhor do que um chopp gelado para botar o papo em dia.

Apesar de não ter entrado em campo para participar do amistoso, destacamos a presença de Duda, um dos maiores, se não o maior craques da história do futebol de Paulo Afonso, que veio matar a saudade de amigos de Petrolândia. 

Ver fotos, clique >Avepe e Associação Pó de Serra de Itaparica fazem amistoso no Galegão

Foguinho, Ivaldo e Tonho
Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Sete meses após entrega de ambulâncias, Central do SAMU em Serra Talhada ainda não funciona

Central do SAMU Regional em Serra Talhada

Volta e meia, quando acontece um acidente grave em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, volta à baila o velho tema que se tornou a implantação do SAMU-Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no município. Foi o que aconteceu neste domingo (19), após o acidente registrado na avenida da Orla Fluvial, com quatro vítimas. Uma delas, em estado gravíssimo, foi removida em helicóptero do SAMU de Petrolândia para Paulo Afonso, na Bahia, e de lá para o Recife.

No dia 20 de março deste ano, o município foi contemplado com duas ambulâncias para o SAMU, sendo uma Unidade de Suporte Básico de vida (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). As chaves foram entregues pelo então governador Eduardo Campos, durante a inauguração da UPAE em Serra Talhada. Além de Petrolândia, receberam ambulâncias os municípios de Tacaratu, Jatobá, Inajá, Manari, Floresta, Arcoverde, dentre outras cidades de nossa região, totalizando 34 ambulâncias. Segundo informações da mesma época, Petrolândia dispõe da equipe de profissionais para assumir o serviço e de local para funcionamento da unidade do SAMU. Desde então, aguarda-se o início da operação do serviço.

A central regional do SAMU vai funcionar em Serra Talhada, no prédio que, como pode ser visto nas fotos desta matéria, está praticamente pronto. Porém, passados exatamente sete meses da entrega das ambulâncias, a Prefeitura de Serra Talhada, responsável pela implantação da central, ainda não concluiu as etapas necessárias para o início do atendimento do SAMU na região.

De acordo com informações colhidas pelo Blog de Assis Ramalho, a Prefeitura de Serra Talhada ainda não adquiriu o equipamento de rádio-base, a partir do qual os municípios centralizados também vão comprar os seus, no mesmo padrão.


Notícias relacionadas:
>Petrolândia: Grave acidente de trânsito deixa quatro vítimas na avenida da Orla, uma em estado desesperado
>Petrolândia: Blog de Assis Ramalho disponibiliza áudio da entrevista do Prefeito Lourival Simões, concedida neste domingo (23)
>Petrolândia: Eduardo Campos entrega duas ambulâncias do SAMU ao município
>Petrolândia: Em longa sessão, Câmara de Vereadores discute gestão do prefeito Lourival Simões e encaminha demandas do Projeto Icó Mandantes
>Petrolândia: Prefeito Lourival Simões rebate críticas de vereadores à sua gestão

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Divulgação

Mídias sociais estão no radar das empresas, diz especialista


As mídias sociais entraram definitivamente no radar das empresas e gestores, pequenas, médias ou globais. A opinião é do especialista Robson Santos, que atua com projetos de Tecnologia e Educação na Diretoria Técnico-Cientifica do Itep, coordena ações da Rede Tecnológica de Pernambuco e do Portal Educacional. Ele realizou palestra na terça-feira passada (14), a convite do Peiex Núcleo Operacional Recife, sobre o tema "Estratégias em Mídias Sociais nas Empresas".

A palestra teve como objetivo apresentar conceitos e estratégias sobre mídias sociais nas empresas, a importância das mídias sociais na divulgação da marca, na comunicação com os clientes e colaboradores e na geração de negócios através das principais redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin etc.).

“As mídias sociais entraram definitivamente no radar das empresas e gestores, pequenas, médias ou globais, não importa, se antes havia um fenômeno exclusivo para relacionamentos e trocas de mensagens com o extinto Orkut e Msn. Com a chegada do Facebook, Twitter, Linkedin e outras redes, o cenário mudou e mudou muito. Redes sociais hoje são representadas em várias formas e funções: fóruns, blogs, wikis, microblogs, podcasts etc.”, explica o especialista.