Web Radio Petrolândia

sábado, 1 de março de 2014

Petrolândia: Abertura do Carnaval é marcada por atropelamento de integrantes de bloco durante desfile

Fotos registradas no Hospital Municipal de Petrolândia, após o acidente na avenida

A abertura do carnaval de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, foi marcado por um acidente com vários feridos, sendo que oito deles deram entrada no Hospital Municipal, no início da noite deste sábado (1º). Por volta das 19 horas, um grupo de pessoas acompanhava o tradicional desfile dos bonecos gigantes na Av. Pref. José Gomes de Avelar, próximo à Secretaria de Segurança Cidadã, quando um automóvel em alta velocidade, segundo testemunhas, desgovernou-se e atropelou foliões. Uma das vítimas, Fábio Dantas de Souza, ficou gravemente ferido sob o carro.

O automóvel foi retirado de cima do rapaz e depredado. O motorista foi agredido e houve tentativa, frustrada pela rápida chegada da polícia, de linchamento pelos populares revoltados com o acontecido.

Os feridos foram socorridos por duas ambulâncias ao Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, em Petrolândia, para onde também foi levado o motorista José Damião de Oliveira, conhecido como Dedé, sob proteção da Polícia Militar.

As vítimas atropeladas que deram entrada no Hospital Municipal, foram:

Alexandre Carlindo Nunes
Márcio Batista da Silva
Hywan Alexandre Gomes Araújo
Antônio Carlos Laurindo Alves
Everton Tiago Soares de Oliveira
João Paulo da Silva
Wellington Tiago Torres dos Santos. Fábio Dantas de Souza, vítima que ficou presa sob o veículo, sofreu fratura no fêmur e foi encaminhado para o Recife.

Sob proteção da PM, o motorista foi atendido no Hospital de Petrolândia, em seguida foi encaminhado à Delegacia de Floresta, juntamente com testemunhas do fato, para prestar depoimento.

Nossa reportagem conversou com Regílio, um dos carregadores de bonecos que participava do desfile. O rapaz afirma que foi salvo do acidente ao ser empurrado pelo seu irmão, que percebeu o que estava acontecendo.

''Foi uma cena terrível, que eu jamais vou esquecer. O que eu lembro é que o meu irmão, que estava próximo de mim, percebendo que o carro estava vindo em nossa direção, me empurrou para o lado me livrando de um gráve acidente. Depois disso, o que eu ví foram várias pessoa caídas e gritando pedindo socorro. Lembro que uma delas, ficou debaixo do carro com as pernas quebradas'' disse Regílio, que segundo ele, pela primeira vêz carregava o boneco.

''Desde criança que eu tinha esse sonho, de um dia carregar um dos bonecos de carnaval. Infelizmente aconteceu essa tragédia, mas eu não vou desistir. Eu quero na próxima vêz ser o condutor de um dos bonecos'' finalizou.

Registramos, também, através de testemunhas, a atuação da Guarda Municipal de Petrolândia no atendimento à ocorrência e orientação das vítimas, bem como a rápida intervenção da PMPE, assim como elogiamos a presteza do Hospital Municipal no rápido socorro aos feridos, e agradecemos a gentileza dos seus servidores para com nossa reportagem.


Notícia relacionada (clique para ler):
>Petrolândia: Vídeo divulgado no Facebook exibe momento do acidente durante desfile de bloco

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Escola de Jatobá comemora carnaval em ritmo de Copa do Mundo




A Copa do Mundo no Brasil só terá início no mês de junho, mas na Escola de Jatobá,  no município de Petrolândia as preparações as emoções já começaram, em forma de desfile de carnaval.

Referenciando a competição esportiva mais importante do mundo, alunos e educadores da escola fizeram desfile pelas ruas e avenidas da cidade, onde prevaleceu  a alegria, e muito frevo no pé.
   

Para ver mais fotos, clique aqui>Jatobá na Folia do Carnaval 2014

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Coisas que a gente só vê no carnaval


Foto: Folha de Pernambuco

Multidão e artistas reverenciam o Galo da Madrugada, o maior bloco de carnaval do mundo!


Uma multidão e dezenas de artistas como Fafá de Belém, Marcelo D-2, Elba Ramalho, Silvério Pessoa, Seu Jorge,Gustavo Travassos, Sérgio Loroza , Joelma e anda Calypso foram às ruas do bairro de São José, na manhã deste sábado para reverenciar o Galo da Madrugada.

Sua majestade, a maior agremiação do mundo, famosa por reunir cerca de um milhão de pessoas, homenageou, por sua vez, Ariano Suassuna e Reginaldo Rossi.

O escritor paraibano inspira o tema do 37º desfile da agremiação, que traz o tema Frevo no Auto do Reino de Ariano, que lembra duas das obras mais conhecidas do escritor, o Auto da Compadecida e a Pedra do Reino.

Ariano Suassuna, chegou por volta das 9h ao camarote oficial da agremiação, na Praça Sérgio Loreto,no bairro deSão José, no Recife. "Se eu sou o homenageado do maior bloco do mundo, eu sou o maior escritor do mundo", concluiu Ariano, bem humorado e disposto.

Vestindo vermelho e acompanhado pela esposa, Ariano seguiu direto para o camarote, sem passar pelo café da manhã, servido no Forte das Cinco das Pontas.

Jatobá-PE: Amanda Sartório concorre ao Look Mais Fashion da Revista Glamour, da Globo

 
A edição de aniversário da conceituada revista “GLAMOUR” da Globo estará premiando o look mais fashion, onde a selecionada estará em uma das páginas da revista Glamour Brasil. 
 
A Jatobaense Amanda Sartório, está concorrendo a uma destas vagas, e conta com o apoio de toda a região do Sertão de Itaparica. Pois o look que receber mais votos irá pousar para a revista.

Eduardo Campos iniciará na próxima semana um roteiro de visitas por 40 cidades de Pernambuco


O governador Eduardo Campos iniciará depois do carnaval um roteiro de visitas por 40 cidades de Pernambuco para despedir-se dos pernambucanos, inaugurar obras e apresentar o secretário da Fazenda, Paulo Câmara, como candidato à sua sucessão.

O governador vai renunciar ao mandato no dia 4 de abril próximo para se candidatar a presidente da República.

A candidatura será lançada no Rio de Janeiro na segunda quinzena do mês de março. E o vice da chapa deverá ser a ex-senadora Marina Silva.

As 40 cidades que o governador pretende visitar neste mês de março representam aproximadamente 70% do eleitorado pernambucano.

As outras 144 serão visitadas pelos candidatos majoritários sem a companhia dele: Paulo Câmara (governador), Raul Henry (vice) e Fernando Bezerra Coelho (senador).

A agenda será fechada logo após o carnaval porque a partir de 5 de abril o já então ex-governador vai cuidar exclusivamente de sua candidatura presidencial.

Petrolândia: Turma do Tacho completa 34 carnavais neste domingo com encontro de amigos


Neste domingo,02 de março de 2014,  a Turma do Tacha completa 34 anos de fundação, e de amizade. Cá pra nós, algo um pouco raro nos tempos de hoje. O bloco Turma do Tacho foi criado em 1980, na Velha Petrolândia, para animar o carnaval de um grupo de amigos. Naquela ocasião, participaram da fundação da Turma do Tacho: Assis Ramalho, Edson Madera, Juracy (Galego), Zé Roberto (Magrão), Adalberto (Carioca) e Arnaldo (Dé).

Tudo começou quando naquele dia 17 de fevereiro de 1980, domingo de carnaval, estávamos tomando uns gorós no Bar de Rosa, nos preparando para ir ao encontro do Bloco de Pantaleão, no centro da cidade. De repente, tivemos a ideia maluca de ''roubar'' um pote que existia no Bar de Rosa. Esse pote servia água aos clientes do bar, que também vendia cocada no seu estabelecimento comercial. Vale dizer que a nossa turma era freguesa assídua do Bar de Rosa, que era nossa amiga.

Usamos alguém para entreter Rosa no pé do balcão, enquanto praticávamos o ''furto'' do pote. A partir dali, com o pote cheio de ''goró'' (uma mistura de cerveja, Montilla, cachaça e Deus sabe mais o que), saímos pelas ruas, acompanhando o bloco carnavalesco de Pantaleão e distribuindo a ''garapa'' para o povão. O sucesso do pote foi tanto, que não faltou quem patrocinasse (e não foi a prefeitura) a bebida quando o mesmo ficava vazio. O pote, que roubou a cena daquele domingo de carnaval não sobreviveu à folia, mas Rosa ganhou um pote novo. Tivemos que pagar o preço, no mínimo triplicado por exigência da dona do bar.

A partir daquele ano, foi fundado oficialmente o Bloco Turma do Tacho, já com maiores proporções, inclusive com camisetas. Substituímos o pote pelo tacho, por ser mais fácil de locomover. Para a alegria de Adalberto, o carregador oficial do pote, que ainda hoje diz que o seu pescoço dói depois de carregar durante toda aquela festa o pote na cabeça.

Atualmente, Sílvia Barbosa (do PETI) e Vicente do Banco do Brasil, que atualmente trabalha fora do município mas não perde um carnaval em Petrolândia, são os organizadores oficiais da Turma do Tacho. Como agremiação informal, nunca teve diretoria. Talvez por isso nunca tenha se desfeito, pois o encontro não é uma obrigação de estatuto e sim uma alegre confraternização.

Nossa tradicional reunião carnavalesca ainda hoje é realizada anualmente para fortalecer os laços de amizade e promover reencontros com amigos que trabalham em outras cidades e visitam Petrolândia no feriadão do carnaval.

Neste domingo (02), nosso tradicional encontro vai ser realizado a partir das 10 horas da manhã na residência de Sílvia Barbosa, na Quadra 01, na rua Engenheiro Brandão Cavalcante, esquina com a avenida da Orla Fluvial.

O cardápio, como sempre, é o tradicional caldo de mocotó, acompanhado de diversas bebidas. E, claro, não pode faltar a estrela: o tacho. Viva a Turma do Tacho, viva a amizade.

Para ver fotos das festas mais recentes, clique abaixo;
Clique>Carnavais da Turma do Tacho

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: 1989 - Arquivo pessoal, 2011/2012 - Lúcia Xavier


Petrolândia; Zé Epifânio e Zelminha vão alegrar o carnaval na Roça de Maria de Biu, neste domingo(02)

Zelminha e Zé Epifânio
Balneário Nossa Senhora da Conceição(Roça de Maria de Biu); um verdadeiro paraíso em meio ao Sertão pernambucano


Neste feriadão de carnaval, uma das opções em Petrolândia para quem gosta de curtir o carnaval em meio a natureza é a Chácara e Balneário Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida como roça de Maria de Biu, localizada no Sítio Brejinho, na BR-110, a aproximadamente 20 km da cidade, entre Petrolândia e Jatobá.

Sendo assim, Maria e Biu, proprietários do estabelecimento, avisa aos seus clientes que neste domingo(12 de marça de 2014), os cantores Zé Epifânio e Zelminha, estarão animando a galera com muito frevo a partir das 13 horas.

A Roça de Maria de Biu, sem dúvidas é um verdadeiro paraíso. Trata-se de um lugar aconchegante, com muitas mesas ao ar livre, com muita arborização e à beira do rio São Francisco. O local também é super apropriado para quem aprecia a natureza.

A culinária também é de primeira, com variados pratos de tira-gostos, e, claro, a especialidade é o peixe, servido com o velho e bom baião-de-dois.

Conheça a Chácara e Balneário Nossa Senhora da Conceição (roça de Maria de Bio), conheça as belezas de Petrolândia. Vá curtir o carnaval de 2014 na roça de Maria de Biu, um paraíso em meio ao Sertão pernambucano.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Escola EREM Mª Cavalcanti Nunes leva alegria do carnaval às ruas da cidade






Em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, alunos da Escola EREM Maria Cavalcanti Nunes, não deixam o carnaval passar em branco e brincam para valer, numa das festas mais esperadas pelos pernambucanos.

Depois de vivenciar por toda a semanao o Projeto “Do sagrado ao profano – arte e tradição integrando a historiografia dos antigos carnavais”, onde realizaram pesquisas, relatos e fotos do carnaval na velha Petrolândia e Barreiras, confeccionando estandartes, organizando os blocos carnavalescos, elaborando fantasias, os alunos, junto com os educadores da Escola, caíram na folia durante o dia de sexta-feira(28) em desfile pelas principais ruas e avenidas da cidade.

O desfile, que teve início por volta das 9 horas da manhã, teve duração aproximadamente, até as 14 horas, onde a alegria e as velhas tradições dos carnavais antigos foram resgatados, principalmente através das famosas, e imortais marchinhas dos bons tempos de carnavais de outrora.

O Blog de Assis Ramalho parabeniza a direção da Escola EREM Maria Cavalcante de Petrolãndia pelos dois bonitos eventos.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Assis Ramalho

Para ver mais fotos, clique aqui>Carnaval EREM Mª Cavalcanti em Petrolândia

Notícia relacionada(clique para ler)
>Petrolândia: EREM Mª Cavalcanti Nunes resgata história e revive antigos carnavais da cidade

Petrolândia: 1º Cair na Folia acontece neste domingo às 17 horas no antigo Pátio da Sulanca

Alexandre Sertão, Diretor Executivo de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Petrolândia, informa à comunidade a realização do 1º Cair na Folia, evento a ser realizado na tarde deste domingo, 2 de março, a partir das 17 horas. 

A concentração dos foliões ocorrerá na Vila Dr. Francisco Simões de Lima (Vila dos Pescadores), com os blocos nas ruas com os bonecos de Walney Araújo. 

Após desfile, o ponto de animação é o largo da Av. Prefeito José Gomes de Avelar, antigo Pátio da Sulanca, em frente ao Comercial JS, onde se apresentarão Kinho Pankadão e Banda Bleck Cit de Petrolândia.


Informações e fotos: Alexandre Sertão/Depto. de Cultura da Prefeitura Municipal de Petrolândia

Petrolândia: Missa de 7º dia de Ilza Brasil é realizada na manhã deste domingo, dia 02

dona Ilza Brasil 

Enlutada, a família convida parentes e amigos para a Missa de 7º dia em memória de dona Ilza Brasil, a ser realizada neste domingo, dia 2, às 8h30 da manhã, na Igreja Matriz em Petrolândia.

A família agradece a todos que comparecerem a este momento de solidariedade

"A saudade existe não porque estamos longe, mas por que um dia estivemos juntas.
Tia Ilza... mulher guerreira,simbolo de fortaleza, sei que todos ao lembrarem de sua pessoa sempre virá na mente suas palavras de ensinamentos, embora muitas delas sempre com brincadeiras, que nos descontraia e muitas risadas em nosso rosto se estampava,seus gestos, seus beijos na testa sempre vamos guardar em nossos corações...
A morte realmente é muito triste, mas a senhora sempre levou essa palavra como se não tivesse medo de morrer e sempre dizia: quando eu morrer não quero choro, quero muita musica, pois estou indo para o lado do senhor e achava que era motivo de alegria, meio anormal essa sua opinião, mas agora entendo por que... sempre que vamos lembrar da senhora vem sempre o riso na frente, pois os momentos aqui na terra quase sempre era só de alegrias.
Descanse em paz... Ilza Brasil."
Janes Franks.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Lucineia Brasil

Escolas da Série A do carnaval carioca superam com garra a falta de recursos


Sem o mesmo glamour das escolas do Grupo Especial, que desfilam nas noites de domingo e segunda-feira, as escolas de samba da Série A, o antigo Grupo de Acesso, superam com garra e criatividade a falta de recursos. Nas alas é fácil perceber a diferença entre as agremiações do Especial e da Série A.

Enquanto as escolas da elite do carnaval atraem um grande número de turistas, que pagam caro pelas fantasias, mas não sabem sambar e nem cantar o samba enredo, as da Série A são formadas por gente da própria comunidade, que sabe de cor a letra e costuma ter mais intimidade com o ritmo.

A primeira escola a desfilar na noite de sexta-feira (28) foi a Em Cima da Hora, que trouxe para a Marquês de Sapucaí o clássico Os Sertões, de Euclides da Cunha, reeditando o carnaval de 1976 da escola. Na comissão de frente, além dos bonecos de pau da tradição nordestina, um grupo de retirantes chamou a atenção, merecendo muitos aplausos. Em seguida, um carro alegórico com uma grande imagem de Padre Cícero retratou a religiosidade característica do povo nordestino.

Petrolândia: Missa de 7º dia de Vera Lúcia acontece neste domingo na Igreja Matriz


A família enlutada comunica a parentes e amigos que a missa de 7º dia em intenção de Vera Lúcia Gomes Ferraz será realizada neste domingo, dia 02 de março, às 8h30 da manhã, na Igreja Matriz de Petrolândia.

Vera Lúcia, falecida no dia 22 de fevereiro, era Agente Comunitária de Saúde no PSF Dr. José Hermínio, na Quadra 14. 

A família agradece a todos que comparecerem ao ato de fé e solidariedade.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Andréa Queiroz

Confira resultado das loterias da Caixa desta sexta-feira(28); em Petrolândia as apostas são realizadas na Loteria Styllus


Confira resultado das Loterias da Caixa Econômica Federal realizadas nesta sexta-feira(28). Em Petrolândia, as apostas são realizadas na Loteria Styllus, no centro da cidade.

Quina (Concurso 3429):
18 28 38 55 75

Dupla Sena (Concurso 1259):
Primeiro Sorteio
05 13 15 44 45 50

Segundo Sorteio
09 10 20 35 38 50

Lotofácil (Concurso 1025):
01 02 07 09 11
13 14 15 16 17
18 19 22 23 25

>Veja os últimos resultados
















Charge do dia: é preciso rir pra não chorar



Petrolândia: Groove Styllo e Seduzyr animam Carnaval no Bar e Balneário Roça de Samyr


O Bar e Balneário Roça de Samyr (Bar do Nego), localizado no Sítio Serrota, às margens do Lago de Itaparica, vai ser um ponto de animação durante o Carnaval de Petrolândia.

No domingo, dia 2, a partir do meio dia, a atração é a banda Groove Styllo e na terça-feira de Carnaval quem agita os frequentadores do Bar do Nego é o grupo Seduzyr.


Os shows têm início ao meio dia e o preço do ingresso é camarada: homem paga R$ 5,00 e mulheres têm entrada gratuita.

O Bar e Balneário Roça de Samyr abre aos sábados, domingos e feriados. No feriadão mais que prolongado de Carnaval em Petrolândia, que este ano vai até a quinta-feira (06), feriado municipal, aproveitar para curtir, relaxar e se refrescar do calor no Bar e Balneário Roça de Samyr, uma das melhores opções de lazer, próximo ao Mirante da Serrota, ponto turístico do município.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Samyr Oliveira
Cartaz: Beto Design

Notícias relacionadas(clique para ler) 
>Petrolândia: Confraternização do Exército é realizada no Bar e Balneário Roça de Samyr
>Petrolândia: Balneário e Bar Roça de Samyr tem primeiro domingo do ano com música ao vivo, casa cheia, alegria e muita descontração
>Petrolândia: Bar e Balneário de Samyr tem terça-feira de carnaval com o agito do grupo Seduzyr
>Petrolândia: Bar do Nego, na roça de Samyr, excelente opção no fim de semana
>O domingão chegou. Bar do Nêgo, na roça de Samyr é boa opção de lazer
>Petrolândia: Bar e Balneário Roça de Samyr, sua opção de lazer
>Petrolândia: Domingão de Carnaval é sucesso na Roça de Samyr 

Ex-prefeitos de Itaíba-PE terão que devolver mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos


A Justiça Federal em Pernambuco condenou por improbidade administrativa, Brás José Nemézio Silva e Claudiano Ferreira Martins, ex-prefeitos de Itaíba, no Agreste. Eles terão que devolver aos cofres públicos aproximadamente R$ 1,43 milhão. Os valores podem ser atualizados. A ação foi ajuizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério Público em Federal (MPF) em Pernambuco, que é favorável à condenação, "os dois foram condenados pela Justiça Federal em razão de fraudes praticadas entre 2001 e 2004, envolvendo recursos que deveriam ter sido destinados aos programas de Alimentação Escolar, Educação de Jovens e Adultos, Fazendo Escola/ Brasil Escolarizado, Toda Criança na Escola e Transporte Escolar".

Petrolândia: Retiro de Carnaval da juventude católica acontece na Escola São Francisco

A juventude católica de Petrolândia vai aproveitar os feriados do início de março no Retiro de Carnaval. Este ano o encontro será organizado na Escola São Francisco, no Projeto Apolônio Sales.
Na Quarta-feira de Cinzas, dia 5, têm início os trabalhos da Campanha da Fraternidade 2014, que traz o tema "Fraternidade e Tráfico Humano" e o lema "É para a liberdade que Cristo nos libertou".



Notícia relacionada (clique para ler):
>Tráfico de pessoas é tema da Campanha da Fraternidade de 2014 (contém vídeo com o hino da Campanha da Fraternidade 2014)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Facebook Coroinhas de Petrolândia 

Parte dos municípios do Ceará cancela Carnaval após recomendação da Justiça e do Ministério Público


O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) poderá determinar Tomadas de Contas Especiais em 44 municípios do Ceará para analisar os recursos públicos investidos em festas de Carnaval. São prefeituras que decidiram manter a realização das festas de Carnaval, apesar das recomendações do Ministério Público do Ceará (MP-CE) e do Tribunal de Contas dos Municípios.

Dos 44 municípios para os quais foram instaurados processos, cinco municípios - Catunda, Jaguaretama, Quixadá, Santa Quitéria e Solonópole - informaram ao Tribunal de Contas dos Municípios o cancelamento de patrocínio oficial das festividades por iniciativa da administração municipal ou por determinação da Justiça e do Ministério Público. O TCM diz ainda que colheu informações por meio da imprensa de que outras oito cidades haviam cancelado a festa.

As contratações para a realização das festas de Carnaval nesses municípios somam R$ 23,3 milhões, segundo o TCM. Se forem detectadas irregularidades, representações podem ser encaminhadas ao Minisatério Público e às Câmara Municipais para o julgamento das contas da Prefeitura pelo Poder Legislativo.

Polícia prende gerente do Maikai pela morte do empresário Guilherme Brandão em Alagoas

Gerente financeiro estava desviando dinheiro da
casa de shows e foi descoberto por Guilherme Brandão.
(Foto: Arquivo pessoal)

O delegado Cícero Lima, designado oficialmente na manhã desta sexta-feira (28) para investigar o assassinato do empresário Guilherme Paes Brandão, 39, proprietário da Choparia e Show Bar Maikai, no bairro de Jatiúca, confirmou a prisão temporária do suspeito no crime. De acordo com a polícia, o gerente financeiro do estabelecimento, identificado como Marcelo Santos Carnaúba, que até então era apontado como testemunha no caso, foi o autor do disparo.

A informação também foi confirmada pela Secretaria de Estado da Defesa Social (SEDS). De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, o gerente financeiro da casa de shows estava desviando dinheiro dos negócios e foi descoberto por Brandão, que ameaçava denunciá-lo à polícia. Pressionado, o gerente armou a morte do patrão de forma a parecer que seria um assalto.

Segundo as investigações, a arma do crime teria sido comprada a um conhecido de um guardador de carros daquela região. Após uma discussão entre vítima e suspeito, no escritório do Maikai, o gerente teria ligado o gerador da casa para evitar que alguém ouvisse o disparo e retornado ao escritório. Neste momento, Brandão tentou empurrá-lo para fora da sala, quando recebeu o disparo.