sábado, 9 de outubro de 2021

Petrolândia: Banda Delação Premiada agita a noite deste sábado no Bar e Restaurante Maria Fumaça; confira programação para domingo, segunda e terça


O melhor do final de semana em Petrolândia tem sequência neste sábado (09/102021), com a Banda Delação Premiada, no Bar e Restaurante Maria Fumaça - na Orla Fluvial da cidade.

O agito de amanhã (10) fica por conta do cantor Kadu Monteiro.

Em alusão ao feriado nacional do dia 12, as atrações musicais vai até à terça-feira (12), dia da Criança e da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Confira programação completa acima. O funcionamento deste sábado (9) é das 11h:30) às 24h00.

No Maria Fumaça, além das melhores opções em refeições e petiscos, excelente carta de bebidas, você curte a melhor programação musical.

O funcionamento do Maria Fumaça neste sábado é das 11h30 às 23h00.

Petrolândia: Erem de Jatobá receberá “Medalha Paulo Freire da ALEPE pelo projeto “FREIRIAR AO PÉ DO JATOBÁ – CENTENÁRIO DE PAULO FREIRE”




A Escola de Referência de Jatobá, Petrolândia, sertão de Pernambuco, realizou o projeto “Freiriar ao pé do Jatobá – Centenário de Paulo Freire”.

O projeto, que recebeu destaque na imprensa oficial do Governo do Estado de Pernambuco (veja link ao final), encerrou sua jornada com cerimonial de reinauguração do espaço pedagógico que leva o nome do patrono da educação brasileira.

SOBRE O PROJETO

A Secretaria de Educação de Pernambuco propôs, através de suas gerências regionais, que as escolas promovessem atividades relacionadas ao centenário de nascimento de Paulo Freire. A EREM de Jatobá foi além promovendo semanas de atividades que remetiam tanto ao método freiriano quanto sua história.

As atividades variaram quanto ao formato e conteúdo:

“Um Freire em cada canto”, onde foram espalhados quadros decorativos com citações diversas de Paulo Freire em todos os espaços da escola (murais, biblioteca, salas de aula, dos professores e de leitura, refeitório, secretaria, corredores).

“Freire em Círculos”, os famosos círculos de cultura propostos por Freire foram vivenciados entre estudantes e professores semanalmente durante a jornada. Foram diversos debates sobre temas do cotidiano da comunidade (cidadania, direito à educação, violência contra a mulher, bullying, setembro amarelo, meio ambiente…) que instigaram discussões, análises críticas e produções.

O “Especialmente Freire - Por uma educação inclusiva, por uma educação que liberte”, realizou uma série de atividades culturais relacionadas à educação especial sob a perspectiva freiriana, além de uma produção e exposição artística dos estudantes atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola.

“Esperançar – As violências contra a mulher sob a perspectiva da pedagogia do oprimido”, um bate-papo virtual proposto pelo Núcleo de Estudos de Gênero (NEG) Fridas que teve Ana Geisa como moderadora e a ex-estudante da escola, atualmente estudante de direito, Maria Luiza Basílio, fez um paralelo entre o clássico de Paulo Freire e um tema, infelizmente, ainda atual: machismo, violência contra a mulher.

“Cine Freire”, exibição de documentário sobre vida e obra do mestre.

PETROLÃNDIA E NOSSA HISTÓRIA: Conheça a história de Maria Zizuina dos Santos e da professora Adeilde


História de: ZIZUINA
Autor: Paula Rubens
IGH - Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia

IGH - Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia
·
Mais um brinde de agradecimento entregue pela participação no Concurso Petrolândia e Nossa História. Desta vez os nossos agradecimentos foram para Maria Zizuina dos Santos Nascimento, que nos brindou com sua história de vida e história do Brejinho, local onde nasceu e de onde se originam muitas das famílias tradicionais de Petrolândia.

Este é um dos textos selecionados no Concurso PETROLÃNDIA E NOSSA HISTÓRIA , promovido pelo IGH de Petrolândia por ocasião do seu 7o ano de atividade e dos 112 anos de aniversário da cidade. Nele Zizuina nos conta sobre a formação do Brejinho da Serra, comunidade que formou o povo de Petrolândia.

HISTÓRIA COMPLETA

No Brejinho da Serra,em 28/10/1965 eu, Maria Zizuinados Santos nasci. Sou filha de Maria das Graças dos Santos e José Manoel dos Santos ambos nascidos e criados no Sitio Brejinho da Serra.

Aos 5 anos de idade eu sai do Brejinho da Serra para acompanhar minha família meus pais e 2 irmãos, em busca de melhores condições de vida. Meu pai foi trabalhar em Paulo Afonso na empresa DNR e por vários anos mudávamos de cidade em cidade devido sua profissão. Moramos em várias cidades, Salgueiro, Petrolina, Recife, Floresta e por fim ele se aposentou e então nos anos 70 voltamos para morar na velha Petrolândia eu já com 14 anos de idade e meus 6 irmãos.

Em Petrolândia já residiam alguns parentes, minha família foi morar em uma casa na rua, Marquês de Olinda próximo da igreja São Francisco de Assis. Víamos todo o movimento que acontecia na igreja: casamentos, batizados e os festejos da festa de São Francisco de Assis em 04 de outubro.

Na cidade estudei na escola de Jatobá até a sexta série. Com 19 anos me casei com Zacarias Batista do Nascimento morador do sítio Brejinho da Serra e fomos morar na cidade livre, hoje jatobá, tive 03 filhos e aos 26 anos voltei a morar novamente no Brejinho da Serra onde vivo até hoje.

Sou funcionária da Escola Municipal Elvira Pereira onde atuo como merendeira hà 25 anos, aqui vivendo muitas e lindas histórias com as crianças e jovens que crescem, formam suas famílias e trazem seus filhos para estudarem na mesma escola que eles estudaram.

Há alguns anos venho me interessando em conhecer melhor a história da minha família e do lugar onde vivo. Na história de Petrolândia faz-se uma referência ao Brejinho da Serra como a primeira fazenda do lugar, e não se encontra mais nenhum relato sobre esta comunidade que é de grande importância histórica para o município, pois desta fazenda, hoje sítio, descende a maioria da população que vivia na velha cidade.

Pesquisando sobre a história da comunidade descobri que na época da colonização no século XVII chegaram aqui quatro portugueses, José Correia Mauricio, Joaquim de Almeida Leal, Joaquim Rodrigues e André de Souza. José Correia Mauricio casou-se com a filha da índia Juliana, Jussarana e dessa união surgiu a população do Brejinho da Serra. Joaquim de Almeida Leal ficou no Brejinho de Fora e Joaquim Rodrigues, segundo alguns relatos foi morar na várzea redonda. De acordo com relato de alguns idosos da comunidade os portugueses vieram a procura de nascentes de água para fazer suas habitações próximas e fazer bebedouro para o gado.

Ainda estou pesquisando a história desta comunidade que é tão importante para cultura do nosso município. Já encontrei os livros dos petrolandenses, José Isidoro da Silva que escreveu “ A serra e o rio” que conta alguns causos do Brejinho e de sua família, este filho do Brejinho da Serra. E Gilberto Meneses que escreveu o livro "De Jatobá A Petrolândia", que conta a historia de Petrolândia e traz alguns relatos do Brejinho e falas dos Brejinheiros.

O Brejinho teve três nomes, Brejo das taboas, Brejinho de fora e por fim Brejinho da Serra, segundo relatos de alguns idosos da comunidade, esta foi fundada no dia 20 de janeiro de 1783, completando no ano de 2021 seus 238 anos.

Hoje aos meus 55 anos de idade, continuo morando nesta maravilhosa comunidade do nosso município com meu espos. Meus filhos Sheila Batista do Nascimento, Shirleide Batista do Nascimento e Diego Batista do Nascimento residem na sede da cidade com suas famílias, e eu com certeza quero aqui viver para o resto da minha vida. Cada dia procurando saber mais da sua história.

Amo minha Petrolândia, amo meu Brejinho da Serra e minha origem.

Blog de Assis Ramalho
Por: Paula Francinete Rubens de Menezes - Educadora, Escritora e Presidenta do IGH - Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia


NOTÍCIA RELACIONADA - VEJA TAMBÉM

A MAIS NOVA APOSENTADA DO EREM DE JATOBÁ foi um dos textos selecionados no Concurso PETROLÂNDIA E NOSSA HISTÓRIA. Conheça a história da professora Adeilde

Petrolândia: Missa de 7º dia pela alma de Geni Leal acontece neste domingo (10), às 19h30, na Igreja Matriz



A família de Geni Leal Rodolfo Martins, falecida no dia 04/10/2021, informa que a missa de 7º dia será realizada neste domingo, 10 de outubro de 2021, na Igreja Matriz de São Francisco de Assis.

Os familiares, parentes e amigos agradecem a todos que comparecerem a esse ato de fé e solidariedade.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Belém do São Francisco (PE): Falcão Engenharia emite Nota de esclarecimento sobre morte de funcionário


Elias Souza Filho - Foto/divulgação rede social

A Falcão Engenharia vem à público esclarecer que, na manhã desta quinta-feira (7) (entre 5h e 6h horas), o encanador Elias de Souza Filho, de 54 anos, natural de Belém do São Francisco - PE, veio a óbito quando, após desequilibrar na balsa de captação d'água para abastecimento do município de Belém do São Francisco, caiu nas águas do rio São Francisco, morrendo no local do acidente.

O profissional, que é funcionário da Falcão Engenharia desde junho de 2018, na hora do acidente, não estava a serviço da empresa.

A Falcão Engenharia informa que vem prestando toda a assistência necessária aos familiares nesse momento de dor, lamenta profundamente a morte do funcionário e colaborador Elias de Souza Filho e presta as mais sinceras condolências, rogando a Deus que conforte seus amigos e familiares, pela inestimável perda.

Falcão Engenharia 

Petrolândia tem CL Extintores - Vendas, recargas, manutenções, Instalações, Projetos e Atestado de Regularidade

 

 Empresário Lucena, Sargento Reformado do Corpo de Bombeiros


Com cada vez mais incidentes de incêndio em residências e pontos comerciais nos últimos anos, a atenção vem sendo redobrada para um item de segurança muito presente e importante no combate ao fogo: os extintores de incêndio.

Vale lembrar que o equipamento deve ser recarregado anualmente - apenas o de CO2 deve ser inspecionado a cada seis meses, e recarregado se houver necessidade.

Para isso, o município de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, conta com os competentes serviços da CL Extintores, sob a adminstração de Lucen - Sargento Reformado do Corpo de Bombeiros.

CL EXTINTORES - Vendas, Recargas, Manutenção, Instalações, Projetos e Atestado de Regularidade.

A CL Extintores fica situada na Rua Maria Francisca da Conceição, Quadra 04, próximo a Policlínica, no no centro de Petrolândia.

Contato: Cel. (87) 9.9670-2530 - (81) 9.9747-5795

CL EXTINTORES é nova parceria comercial do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia

Confira manchetes dos principais jornais do país deste sábado 09 de outubro de 2021

 


Sargento de 37 anos da PM é morto por criminosos no RJ


O sargento da Polícia Militar, Bruno dos Santos Barbosa, de 37 anos, foi morto a tiros por criminosos, no bairro de Quintino, na Zona Norte do Rio, na tarde desta sexta-feira (08).

Ele chegou a ser levado para o Hospital Salgado Filho, no Méier, também na Zona Norte, porém não resistiu aos ferimentos.

De acordo com as informações da PM, os agentes foram ao local por causa de uma denúncia sobre dois criminosos armados que estavam praticando assalto na Rua Pedro Reis. Durante a abordagem, houve confronto e os dois ficaram feridos.

Os policiais faziam o isolamento do local para o trabalho da perícia, quando foram alvos de bandidos armados que estavam na parte alta do Morro da Caixa D’água, e Bruno Barbosa foi baleado.