quinta-feira, 25 de julho de 2013

Polícia Federal prende acusada de tráfico internacional de mulheres em Olinda


A Polícia Federal prendeu a dona de uma agência de turismo em Olinda, acusada de aliciar mulheres para prostituição em países da Europa. Claudete do Nascimento Bandeira, de 60 anos, foi presa na sua empresa na manhã da última quarta-feira (24), mas sua detenção só foi divulgada nesta quinta (25). A Polícia Federal chegou até a acusada através de uma das vítimas, que denunciou que foi aliciada por Claudete e seus filhos.

Segundo a mulher, ela teria sido contratada para trabalhar como babá na Espanha, mas acabou sendo obrigada a se prostituir em um cassino naquele país. As investigações começaram em fevereiro de 2004.

Petrolândia: Garota de 4 anos ganha automóvel da Promoção de Aniversário do Grupo Paulinelly

Maria Clara, feliz ao lado do seu automóvel 0 Km

No final da tarde desta quinta-feira (25), dia em que as lojas Paulinelly, do empresário Daniel, comemoram 20 anos de atividade, foi realizado o aguardado sorteio de 51 prêmios da Promoção de Aniversário Paulinnelly.

O sorteio dos prêmios foi realizado em frente ao Magazine Paulinelly, na Av. Manoel Borba, com a animação de Ururay Barros, a voz inconfundível de Petrolândia.

O prêmio mais cobiçado era um automóvel zero Km e a felizarda foi a pequena Maria Clara de apenas 4 anos, filha de Jilian e Luciana, residentes na Quadra 05 de Petrolândia.

Nesta sexta-feira o Blog de Assis Ramalho divulga a relação completa dos ganhadores com os respectivos prêmios.

Para ver as fotos do sorteio, clique aqui>Sorteio Paulinelly 20 anos

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

500 famílias que ocupavam a Estação do IPA em Arcoverde serão atendidas pelo Programa Minha Casa Minha Vida 2

Aldo Santos, Secretário Estadual de Agricultura e Reforma Agrária
Um total de 500 famílias que ocupavam a Estação Experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Arcoverde, serão atendidas pelo Programa Minha Casa Minha Vida 2. A solução para o relocamento foi discutida com os moradores, na manhã desta quarta-feira (24), naquele município do Sertão do Moxotó, sob a coordenação do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos

Participaram da discussão o presidente da Companhia Habitacional de Pernambuco (Cehab-PE), Flávio Figueiredo, a prefeita Madalena Brito, o coordenador do Movimento Pró-Arcoverde, que foi prefeito do município e também ex-deputado, Israel Guerra, além do presidente do Conselho Promocional das Associações de Moradores de Arcoverde, Alberto Estevo. 
 

Semas divulga edital de preservação de Mata Atlântica


A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) reuniu no auditório do Condepe/Fidem, na manhã desta quarta-feira (24), público representante de Organizações não Governamentais (ONGs) e prefeituras. O evento ocorreu para divulgação do edital que beneficia projetos de preservação da Mata Atlântica.
e
A iniciativa do governo é pioneira e destina, inicialmente, R$ 320 mil de incentivo aos municípios – recursos do Fundo Estadual de Meio Ambiente (FEMA). O sócio fundador da ONG SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani que, na ocasião, realizou palestra sobre o tema, disse que “Pernambuco deu um salto de qualidade e funcionalidade na questão da preservação da Mata Atlântica com essa iniciativa pioneira”.

Para o secretário executivo da Semas, Helvio Polito, o saldo do evento foi positivo com a presença de representantes de diversos municípios que possuem fragmento do bioma. A partir de agora, a expectativa é de que as prefeituras participem e criem os planos de preservação e proteção da Mata Atlântica.

Blog de Notícias do Governo de Pernambuco

Gestores municipais podem participar de cursos internacionais de descentralização e governabilidade local


A rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) promove, de 25 de setembro a 20 de dezembro, a quarta edição do Curso de Descentralização e Governabilidade Local. Ministrado à distância, o curso é destinado ao corpo técnico e político das Prefeituras e de outros níveis de governos.

A iniciativa tem por objetivo promover o debate sobre a governabilidade local democrática e fortalecer os processos de descentralização e de autonomia local mundialmente. O curso divide-se em duas linhas: uma com enfoque em temas relativos à América Latina, ministrada em espanhol; e outra que trará uma perspectiva mais global, sendo ministrada em inglês.

TCE-PE assina convênio com prefeituras referente a dados previdenciários


A presidente do Tribunal de Contas, conselheira Teresa Duere, assinou convênio hoje com sete prefeituras de Pernambuco mediante o qual elas vão se obrigar a enviar ao TCE por meio eletrônico dados dos respectivos servidores públicos municipais referentes a aposentadorias e pensão por morte.

Os municípios conveniados são Recife, Caruaru, Garanhuns, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Itacuruba e Cortês. Comparecerem os prefeitos José Ivaldo Gomes (Cabo), Jorge Alexandre (Camaragibe) e José Genivaldo Santos (Cortês) e o vice de Caruaru, Jorge Gomes. Os outros enviaram representantes.

Ao explicar as razões do convênio, a presidente declarou que o TCE vai enviar um projeto de lei à Assembleia Legislativa, assim que se encerrar o recesso parlamentar, propondo que o envio desses dados sejam obrigatórios por parte dos 143 municípios pernambucanos que possuem fundos próprios de previdência.

Ela pediu a colaboração dos prefeitos para enfrentar o problema do déficit atuarial na maioria desses fundos dizendo que se nada for feito para que eles se tornem superavitários os grandes prejudicados, no futuro, serão os servidores municipais.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 25/07/2013

Empresários repudiam veto à extinção de multa extra do FGTS


O veto da presidenta Dilma Rousseff ao projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional, no último dia 3, que extinguia a multa extra de 10% sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para demissões sem justa causa foi repudiado por várias entidades empresariais e sindicais. O veto foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (25).

A contribuição adicional de 10% foi incorporada à multa de 40% do FGTS para funcionários demitidos sem justa causa em 2001, devendo ser paga pelo empregador ao governo e não ao empregado. A contribuição extra foi criada para ajudar a corrigir o desequilíbrio existente entre a correção dos saldos das contas individuais do FGTS, resultante dos Planos Verão e Collor I, e o patrimônio do fundo. A lei, entretanto, não estabeleceu prazo para o fim da cobrança dos 10%, nem o vinculou à solução do desequilíbrio do fundo.

Corpo de Dominguinhos é sepultado em Paulista


O corpo do músico Dominguinhos, velado durante a manhã e parte da tarde desta quinta-feira (25) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), foi sepultado no cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife. O sanfoneiro recebeu as últimas homenagens de familiares, amigos e artistas antes de ser sepultado. Os últimos grandes nomes da música nacional e ex-parceiros que passaram para homenagear Dominguinhos na Alepe, antes de o corpo seguir para o cemitério, foram Geraldo Azevedo e Elba Ramalho.

De acordo com gravação da Rádio Jornal, exaustivamente repetida desde sua morte, em quase todos os programas da emissora, a vontade de Dominguinhos era ser enterrado em sua terra natal, Garanhuns. Essa declaração ele fez em entrevista ao comunicador Geraldo Freire. Porém, por desentendimentos familiares, o corpo do sanfoneiro foi sepultado no cemitério particular Morada da Paz, em Paulista. 

Enquanto Luiz Gonzaga, seu amigo, descansa no solo de Exu, Dominguinhos, também um símbolo de nossa cultura e tão merecedor de homenagens quanto o Velho Lua, não teve respeitado sequer o direito ao sono eterno em sua própria terra. Dominguinhos, tão grande em sua humildade, volta ao pó, espoliado, condenado ao esquecimento numa terra estranha, quiçá mal recebida, relegado à distância dos fãs, amigos, parentes e conterrâneos. 

Dominguinhos, a terra lhe seja leve e sua alma volte breve a Garanhuns, onde possa descansar em paz, alheia à disputa de despojos.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do Jornal do Commercio e Rádio Jornal

Projeto São Francisco promove oficinas de saúde em 17 cidades no interior do Nordeste


O Ministério da Integração Nacional tem capacitado agentes comunitários de saúde, de combate às endemias e lideranças comunitárias para atuarem como multiplicadores de ações educativas de prevenção a doenças e cuidados com a saúde.

As atividades de capacitação estão ocorrendo, até sexta-feira (26), nos municípios cearenses de Jati, Penaforte e Brejo Santo, em Monte Horebe, na Paraíba, e em Verdejante, em Pernambuco. Desde fevereiro deste ano, mais de 700 pessoas já participaram das atividades em Pernambuco, Ceará e Paraíba. A ação faz parte do conjunto de estratégias ambientais desenvolvidas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco. 
 

Rio Branco decreta estado de emergência ambiental


A prefeitura de Rio Branco (AC) decretou hoje (25) estado de emergência ambiental em decorrência da "ameaça iminente de queimadas urbanas". De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Sílvia Brilhante, é uma medida de prevenção, para tornar mais simples a contratação de agentes ambientais temporários, caso haja necessidade.


Petrolândia: Cantor e poeta Evânio Barbosa no Maria Fumaça nesta sexta-feira (26)

O cantor e poeta Evânio Barbosa, apresenta-se nesta sexta-feira (26) no Bar e Restaurante Maria Fumaça, a partir das 20 horas. 

O show tem participação especial dos irmãos de Evânio, Ery Vieira e Ed Percussa, além de seu filho, Márcio Rivânio.


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Secretaria Municipal de Educação comemora Dia do Motorista com homenagem ao transporte escolar


Cecília, Bernadete, Paulo Pires, Araci e Cida
Cida Rodrigues declama poema em homenagem aos motoristas

Neste dia 25 de julho comemora-se o Dia do Motorista e, com o objetivo de homenagear tão prestativos funcionários que transportam com responsabilidade e cuidado os nossos alunos, foi preparado pela Secretaria Municipal de Educação e a Direção do Transporte Escolar, uma homenagem, com direito a bolo, salgados e refrigerantes.

Foi escolhido este dia (25), com muito carinho, a fim de proporcionar uma manhã de confraternização agradável a todos.

Na ocasião, a Secretária de Educação do Município, Araci Fernandes Barbosa, parabenizou aos motoristas pelo seu empenho e colaboração no sucesso de sua administração e pediu que zelassem com carinho pelas pessoas que estão transportando.

O Diretor de Transporte Escolar, Paulo Pires, prestou homenagem aos motoristas do Setor de Transporte Escolar, dizendo da importância de cada um, pois deve ser valorizada a classe que transporta vidas, levando e trazendo no dia a dia o desenvolvimento e o futuro de Petrolândia.

Tanto a Secretária de Educação como o Diretor de Transporte Escolar externaram o reconhecimento dessa tão valorosa classe de profissionais. A reunião contou ainda com a presença de Cida Rodrigues, poetisa que declamou e emocionou com um Soneto em Homenagem aos Motoristas.

Também presentes Bernadete Matias Alcântara e Cecília, ambas fazendo parte dessa grandiosa homenagem.

A reportagem do Blog de Assis Ramalho, presente ao evento, registrou o depoimento do Sr. José Arnaldo, motorista do Centro Beethoven de Educação Especial. O motorista afirmou que, em 60 anos de profissão, nunca aprendeu tanto quanto está aprendendo com as crianças especiais do Centro Beethoven.

Para ver as fotos, clique aqui>Homenagem aos motoristas de transporte escolar

SONETO DE HOMENAGEM AO MOTORISTA

Nossos caminhos se cruzam todos os dias
A cada esquina do nosso caminhar...
Encontramos VOCÊ!
Um motorista que está a nos guiar, conduzir... Assim, como Meu Pai,
motorista por vocação e devoção!

Muitas são as alegrias e também tristezas da vida de um Ser Humano,
mas nem lágrimas nem decepções, deixam o Motorista descrente, afinal,
eles têm luz e a luz ilumina as estradas da Vida!
E é olhando aos céus
Que rogo a nosso Senhor Jesus Cristo que livre
os motoristas de todos os perigos e males.
Que os abençoe com saúde e paz ao lado da família
E amigos.
E que a esperança esteja
Em Vossos corações!

Despeço-me, de vocês...
Amigo motorista!
Deixando um abraço de admiração
Um cheiro no , na certeza que vocês merecem
ternura e consideração.
Motoristas... que vocês sejam felizes
Sempre e Sempre!

(Cida Rodrigues)
25 de Julho de 2013 -Dia Nacional do Motorista


 
Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Paulo Pires - Diretor de Transporte Escolar da Sec. Municipal deEducação
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Restaurante Café com Arte abre com espetinhos e sushis nesta sexta-feira

imagem ilustrativa
A administração do Restaurante e Lanchonete Café com Arte, organização de Diego e Patrícia, comunica que em atendimento aos inúmeros pedidos, volta a servir shushi (salmão, atum, tilápia, kani e outros sabores), com direito ao saquê, nas noites de duas sextas-feiras de cada mês, a partir desta sexta-feira (26).

Outra novidade é que o Restaurante e Lanchonete Café com Arte abre, a partir desta semana, às sextas e sábados à noite, a partir das 19 horas, servindo espetinhos e cerveja gelada. Na próxima semana, a happy hour começará na quinta-feira.  
 
Restaurante e Lanchonete Café com Arte, localizado na Av. Pref. José Gomes de Avelar, esquina com a rua Benedito José da Silva, em frente à Praça dos Três Poderes, no centro de Petrolândia, serve diariamente no almoço delicioso churrasco (frango, picanha e toscana), entre outros apetitosos pratos de seu variado cardápio. 

Restaurante e Lanchonete Café com Arte trabalha com self-service com balança, prato feito, quentinhas (R$ 8,00 e R$ 10,00) e marmitas. Atende a pedidos com entrega em domicilio. Pedidos através dos números: (087) 9941-9355 ou (087) 9170-5539.


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Café com Arte

Frases do dia 25/07/13: Coletânea IHU On-Line

Pároco

“Em sua primeira missa pública no país, celebrada ontem em Aparecida (a 180 km de São Paulo), o papa Francisco confirmou sua vocação de atuar como pároco de todos os católicos numa homilia simples, que poderia ter sido pronunciada por qualquer padre na missa de domingo” – Fabiano Maisonnave e Reinaldo José Lopes, jornalistas –Folha de S. Paulo, 25-07-2013.

Torcedora do Atlético-MG, presidente Dilma Rousseff parabeniza equipe por conquista da Libertadores ''O Brasil acordou alvinegro''


“O Brasil acordou alvinegro”. As palavras são da presidente Dilma Rousseff, comemorando o título da Libertadores do Atlético-MG. Nascida em Belo Horizonte, onde passou infância e adolescência, a presidente é torcedora do Galo. Nesta quinta-feira ela divulgou nota oficial parabenizando o time mineiro pela conquista inédita.

Na nota, Dilma lembra que costumava ir ao Mineirão para acompanhar os jogos do Atlético-MG. A presidente cumprimenta os jogadores, a comissão técnica e a torcida atleticana pelo título, que veio após vitória nos pênaltis diante do Olimpia, depois de um triunfo por 2 a 0 no tempo normal.


Petrolândia: Empresário Jadilson Ferraz anuncia realização do "Trupé de Cultura" nos dias 03 e 04 de agosto


Jadilson de Souza Ferraz, empresário do Grupo Trupé, anuncia a inauguração do primeiro museu particular de Petrolândia, o Trupé Cultural, localizado na Av. Milvernes Cruz Lima, na Orla Fluvial da cidade, que será aberto oficialmente, em evento marcado para os dias 03 e 04 de agosto, o Trupé de Cultura.

O evento é comemorativo, também, aos 16 anos de atividade do grupo Grupo Trupé (Trupé Calçados, Corpo Vestido e Bolsa Sport).

Durante os dois dias haverá apresentações culturais, exposições sobre Luiz Gonzaga e Lampião e shows do cantor Gean Ramos (dia 03), as bandas Sakaradda (dia 03) e Caninana do Forró (04).

Parabéns a Jadilson Ferraz pela organização deste grande evento cultural.

Gean Ramos apresenta-se em Petrolândia no dia 03 de agosto
Foto: Assis Ramalho
Mais informações sobre a organização do evento, clique aqui>www.facebook.com/Jadilson Ferraz

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Embrapa utiliza bactérias, vírus e fungos para desenvolver medicamentos e cosméticos


As armas biológicas, com seus efeitos devastadores e desconhecidos pela maioria dos pesquisadores e cientistas, podem ser consideradas as mais temidas existentes. Ao serem transformados geneticamente em laboratórios, vírus e bactérias tornam-se mais resistentes aos tratamentos médicos. Ao mesmo tempo, esses micro-organismos podem matar ou incapacitar pessoas, animais e plantas.

A história mostra que o uso desse tipo de arma não é recente. Na Antiguidade, exércitos usavam cadáveres em estado de putrefação para contaminar o abastecimento de água de uma cidade ou jogavam por cima das muralhas inimigas cadáveres de vítimas de varíola ou de peste bubônica.

O aspecto mais sombrio e negativo de micro-organismos foi mostrado no filme Anthrax – A Arma Terrorista. A bactéria antrax é roubada de um laboratório de pesquisas agrícolas deixando uma comunidade aterrorizada, já que uma pequena dose do bacillus anthracis – nome científico - é suficiente para devastar a população de uma cidade inteira.

Em Jaguariúna (SP), ao contrário do roteiro do filme, vírus e bactérias tem a capacidade de tornar-se produtos benéficos para o ser humano. Corantes, cosméticos para clarear a pele, herbicidas, antibióticos para combater bactérias resistentes e remédios para tratamento de câncer são alguns dos produtos que podem ser desenvolvidos a partir de fungos, bactérias, vírus e leveduras, itens da primeira coleção de micro-organismos implementada pela Embrapa Meio Ambiente.

Depois da Libertadores, Atlético(MG) agora sonha ter o mundo em suas mãos

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press e REUTERS/Eddie Keogh
Com título da Libertadores, Galo mira Bayern,
 campeão da Liga dos Campeões, no Mundial 

Depois da heroica conquista da América, o Atlético agora sonha ter o mundo em suas mãos. O título da Copa Libertadores garantiu a presença do Galo no Mundial de Clubes do Marrocos, de 11 a 21 de dezembro. O objetivo desta vez promete ser ainda mais desafiador: o adversário em provável decisão deve ser o temido Bayern de Munique, vencedor de todos os títulos possíveis na última temporada europeia.

Além de Atlético e Bayern, outros cinco times disputarão a competição. Três já estão definidos: o mexicano Monterrey (campeão das Américas do Norte e Central), o neozelandês Auckland City (Oceania) e o marroquino Raja Casablanca (campeão do país-sede). As vagas da Ásia e da África ainda estão em disputa.


Na luta contra o câncer, Oscar Schmidt recebe a bênção do Papa

Papa Francisco abençoa o atleta Oscar Schmidt (Foto: Reprodução GloboNews
O Papa Francisco abençoou esportistas brasileiros na manhã desta quinta-feira (25) em cerimônia fechada no Palácio da Cidade, na Zona Sul do Rio. O Papa recebeu uma camisa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) das mãos do presidente da entidade, Carlos Arthur Nuzman, e deu a bênção a atletas como o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt, que luta contra um câncer no cérebro (assista ao lado).

Ao encontrar Francisco, Oscar lhe deu a mão e se ajoelhou. O Papa então tocou em sua cabeça e lhe deu uma bênção. "Se não resolver desta vez, não resolve mais", disse Oscar. "A maior bênção que você pode ter é a bênção do Papa. Ele veio em um momento muito importante para o Brasil. O povo brasileiro é muito sofrido. A vinda dele é a cereja do bolo."

Oscar ainda brincou: "Eu nunca pensei que fosse gostar de um argentino. Ele é humilde demais!". Em seguida, emocionado, Oscar falou por telefone ao vivo no programa Encontro com Fátima Bernardes: "O Papa pode me dar a bênção, mas quem cura é a fé", disse Oscar, chorando muito. 

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Globo.Com

Ex-prefeito de Glória-BA é assaltado e tem Corola roubado em Paulo Afonso

O ex-prefeito da cidade de Glória-BA e atual funcionário da 6ª CRETRAN de Paulo Afonso, Ademir Vieira Barros, esteve na delegacia de polícia informando que por volta das 18:00 da segunda-feira(22), parou o seu veículo, um Toyota-Corola XEI 2.0, cor prata, placa NYO-0200, ano 2011, no estacionamento da Igreja São Francsico-Chesf para comprar pão na Panificadora Boa Massa.

Ao retornar, quando ia entrando no referido veículo, foi surpreendido por um indivíduo com uma arma em punho anunciando um assalto, exigindo que ele não se mexesse e que entregasse a chave, alegando que só queria o carro para fazer uma ‘parada’ e que em seguida o abandonaria em algum lugar.

Ademir disse que só foi levado o veículo e nada mais e que o indivíduo logo evadiu-se do local tomando destino ignorado. Segundo o Boletim de Ocorrência o assaltante estava de rosto limpo, aparentando uns 20 anos, cor morena, altura mediana.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Blog de Ozildo Alves
Foto: Ilustrativa

AL: Índios e sem-terra fecham rodovias no interior e pistas em Maceió

Vários protestos liderados por trabalhadores rurais sem-terra e comunidades indígenas interditaram trechos de diferentes rodovias federais e estaduais em Alagoas, na manhã desta quinta-feira (25). Protestos também fecharam pistas em Maceió, nos bairros do Centro e Bebedouro.

Neste Dia do Trabalhador Rural, 25 de julho, líderes sem-terra prometeram interditar trechos de rodovias nos municípios de Novo Lino, Maragogi, Porto Calvo, Barra de Santo Antônio, Rio Largo, Capela e Jequiá da Praia.


Municípios que não contam com corpo de bombeiros poderão ter brigadas de incêndio


Proposta de Emenda à Constituição (PEC) prevê a criação de brigadas de incêndio nos Municípios que não tem unidades do corpo de bombeiros. Na forma da PEC 19/2013, a medida está pronta para entrar na pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal.

De acordo com o texto, as brigadas terão caráter civil e serão formadas por voluntários ou por servidores, para atuação exclusivamente em operações de salvamento e combate a incêndio. A proposta reconhece a carência do serviço de bombeiros na maioria dos Municípios, e prevê amenizar ou suprimir a demanda.

Após cirurgia de emergência, Genoino segue internado na UTI em SP


O deputado federal José Genoino (PT-SP), 67 anos, passou por uma cirurgia de correção de um rompimento da artéria aorta, na madrugada desta quinta-feira (25). O procedimento, feito em caráter de emergência no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, começou por volta da meia-noite e só terminou às 5h.

Segundo a assessoria do deputado, a cirurgia foi bem-sucedida e seu estado de saúde é considerado estável. Genoino segue internado na unidade de terapia intensiva (UTI) e deverá ficar em observação por 24 horas.

Municípios devem enviar alvarás e 'habite-se' à Receita Federal mensalmente


Os Municípios têm a obrigatoriedade de enviar, mensalmente, o relatório de alvarás e documentos de 'habite-se', e os de regularização e demolição emitidos, até o dia 10 do mês subsequente. O envio deve ser para a Receita Federal do Brasil (RFB). Essa obrigatoriedade está prevista no artigo 50 da Lei 8.212/1991.

Caso ocorra atraso ou o não envio, o dirigente municipal competente pagará multa de R$ 636,17. Penalidade prevista no artigo 92 da lei citada, combinado com o artigo 283, inciso I, alínea “f” do Decreto 3.048/1999. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que as informações deverão ser prestadas pelos gestores de forma consistente, pois elas serão alvo de inspeções periódicas promovidas pelos Tribunais de Contas.

Inscrições para o concurso do Lafepe com 315 vagas foram liberadas


As inscrições do Lafepe finalmente foram liberadas no site do Instituto de Apoio a Universidade de Pernambuco (IAUPE- Conupe). O concurso oferece 315 vagas, sendo 58 de nível superior e 257 de nível médio/técnico. A prova objetiva está prevista para o dia 22 de setembro e será aplicada no Recife e nos municípios de Petrolina, Garanhuns, Caruaru e Palmares. Ainda haverá prova de títulos para o cargo de farmacêutico industrial.

Quem possui nível médio/técnico pode concorrer ao cargo de técnico na área comercial, contábil, administrativa, vendas, edificações, enfermagem do trabalho, informática, manutenção elétrica industrial, manutenção hidráulica industrial, manutenção mecânica industrial, óptica, qualidade industrial, segurança do trabalho, utilidade de caldeira, utilidade e tratamento de efluentes. Ainda há vagas para operador de produção industrial e auxiliar de laboratório.


Vendem-se instrumentos musicais Quinto e Conga

Instrumentos musicais à venda
Foto: Thiago Duarte
O músico Thiago Duarte, residente em Olinda, Região Metropolitana de Recife, tem interesse em vender dois instrumentos musicais: 01 Quinto Lp"11(sem bojo) e 01 Conga "13 (com bojo). O valor é de apenas R$ 1.000,00 (um mil reais). 

Interessados em adquirir os instrumentos, por favor, entrar em contato através do Facebook>Facebook/Thiago Duarte

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Amélia Parahym

Itacuruba, no Sertão de Pernambuco, entra na rota da astronomia mundial

Coordenadora do observatório disse que equipamento
 já monitorou mais de 30 asteroides

Situado na cidade de Itacuruba, a 466 quilômetros do Recife, o Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (Oasi), em funcionamento desde 2011, começa a colher os frutos dos investimentos milionários. No início deste ano, o telescópio – segundo maior em solo brasileiro – recebeu da União Astronômica Internacional (IAU), instituição máxima da área de astronomia, o código único de identificação: o Y28. Com isso, entra na rota mundial dos programas de busca por corpos que têm risco de colidir com a Terra. Os programas, em sua maioria, estão concentrados no Hemisfério Norte.

As conquistas recentes do projeto Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteroides nas Cercanias da Terra no Observatório Nacional (Impacton), do qual o observatório faz parte, estão expostas no estande do Observatório Nacional, na ExpoT&C, durante a 65ª SBPC.


Projeto prevê ressarcimento a Municípios por serviços de competência da União e dos Estados


Tramita na Câmara dos Deputados projeto que prevê o ressarcimento às prefeituras dos gastos com serviços de responsabilidade constitucional da União e dos Estados. De acordo com o Projeto de Lei 5163/2013, a restituição deverá ser feita pelos dois entes federados.

O autor do projeto, deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), destacou que, só em 2011, os Municípios brasileiros gastaram mais de R$ 19 bilhões para oferecer serviços à população que deveriam ser custeados pela União e pelos estados, dentre os quais: manutenção do posto dos Correios, da unidade municipal de cadastramento dos imóveis rurais e da junta de alistamento militar.

Dilma veta fim da multa de 10% sobre saldo do FGTS para demissões sem justa causa


A presidenta Dilma Rousseff vetou o Projeto de Lei Complementar nº 200 de 2012 que extinguia a multa de 10% sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de trabalhadores, em casos de demissão sem justa causa. A decisão está na edição de hoje (25) do Diário Oficial da União. O texto foi aprovado no dia 3 pela Câmara.

De acordo com as explicações publicadas ao Congresso Nacional, os ministérios do Trabalho e Emprego, do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Fazenda manifestaram-se em favor do veto. Um dos motivos é que a extinção da cobrança geraria impacto superior a R$ 3 bilhões ao FGTS.

Presidente Nacional da OAB apresenta no TCE-PE o projeto “Eleições Limpas”

O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coelho, participou ontem no auditório do Tribunal de Contas do lançamento da campanha da entidade em defesa da reforma política e do projeto "Eleições Limpas".

O evento foi organizado pela seccional local da OAB e contou com a presença da presidente do TCE, conselheira Teresa Duere, dos desembargadores Fausto Campos e Roberto Moraes, do presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reinaldo, da Defensora Pública Geral Marta Freire, do deputado estadual Tony Gel (representando a Assembleia Legislativa), do vereador Jayme Asfora (representando a Câmara Municipal), do ex-deputado federal Aldo Arantes (da comissão reforma política da entidade) e da presidente da UNE Virgínia Barros.

Após queda na aprovação, Dilma diz crer que PT governará mais dez anos

Em seminário no qual o PT celebrava dez anos à frente do governo federal, a presidente Dilma Rousseff, que enfrenta queda na popularidade, disse ontem, em Salvador, "ter certeza" de que "mais dez anos virão".

"O que nós fizemos é apenas o começo. Nossa estratégia de desenvolvimento exige mais. Isso é o que nos diferencia. Por isso podemos ter certeza de que 10 anos virão. Mais dez anos de transformação são possíveis", afirmou Dilma, ao lado do antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva.

O evento do partido foi o último da série, inaugurada em fevereiro com o lançamento da candidatura de Dilma à reeleição pelo ex-presidente Lula.

Dilma reafirmou que sua proposta de consulta popular, por meio de um plebiscito, é "a resposta mais evidente que podemos dar às manifestações". Apesar das tentativas, o governo enfrenta resistência até mesmo em sua base de sustentação.


Reprogramação de células-tronco pode ajudar pacientes com esquizofrenia


A reprogramação de células-tronco tem combatido os sintomas de pacientes com esquizofrenia. Após constatar que neurônios de pacientes com a doença consomem mais oxigênio que as células saudáveis do sistema nervoso, a equipe coordenada pelo pesquisador biomédico Stevens Rehen tem testado um tipo de medicamento capaz de reverter o problema.

A técnica da reprogramação celular, usada em laboratório pelo pesquisador, foi criada em 2007 pelo ganhador do Prêmio Nobel de Medicina, Shynia Yamanaka. Com o método, é feita uma biópsia do paciente com um pedaço da pele, de onde é extraída uma célula que posteriormente criará um tecido saudável.

Músicos regionais serão beneficiados pela nova lei do Ecad, diz Humberto

Senador Humberto Costa (PT-PE) à direita
(Foto: Divulgação)
O senador Humberto Costa (PT-PE) disse hoje que a nova lei do direito autoral, aprovada no Congresso Nacional no início desse mês, vai favorecer os artistas regionais. A declaração foi dada durante o evento promovido pelo ciclo de debates Ambiente Criativo. A agenda faz parte das atividades do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) .

De acordo com Humberto, que foi relator do projeto no Senado, a mudança nos critérios de arrecadação e distribuição vai ajudar os compositores locais a receberem valores mais justos pela divulgação de suas obras. “Hoje a cobrança de direitos autorais é feita a partir de uma amostragem do que é executado em grandes emissoras de rádio e televisão do Brasil. Mas agora todos que utilizarem música terão que informar que fizeram o uso, de modo que cantores e compositores que não fazem sucesso nacionalmente, mas que fazem sucesso regional poderão ser identificados nesses levantamentos e receber os seus direitos autorais”, avaliou.

Petrolândia: Aniversariante do dia, ex-parteira Maria do Carmo Santos, comemora 101 anos de idade

Lúcida e bem-humorada, dona Maria do Carmo completa 101 anos nesta quinta-feira
Fotos: Assis Ramalho

Há 101 anos, no dia 25 de julho de 1912, nascia na Fazenda Nunes, zona rural do município de Tacaratu (PE), Maria do Carmo Santos. Residente em Petrolândia desde 1956, dona Maria do Carmo foi costureira e uma das parteiras mais solicitadas da cidade, realizando inúmeros partos dos quais nasceram, também, grandes amizades. 

Mãe de 6 filhos, 19 netos e 18 bisnetos, dona Maria do Carmo é dona de uma lucidez invejável. 



Nesta data mais que importante, Bernadete Matias, filha de dona Maria do Carmo, presta esta homenagem, em nome de toda a família. 

"Nós, familiares, agradecemos a Deus por nos permitir conviver com uma bênção de pessoa que é minha mãe. É um aprendizado que nos faz crescer diariamente", diz Bernadete. 

Pegar menino era como se chamava, em nossa região, o ofício da parteira. A importância dessa figura indispensável à saúde pública naquela época era tão grande que, entre as famílias mais humildes, a criança "pegada" passava a ter um vínculo com aquela que ajudava a trazê-la ao mundo, referindo-se a ela como "mãe". Dentre as muitas crianças que dona Maria do Carmo "pegou" em Petrolândia, ao longo de sua vida de parteira, estão o médico e ex-prefeito de Petrolândia. Dr. Marcos Antônio de Souza (Marquinhos) e o pastor Ricardo Rodolfo, da IBM-Igreja Batista Missionária.

No início da noite de ontem, a reportagem do Blog de Assis Ramalho visitou dona Maria do Carmo. Com muita simpatia, bom-humor e lucidez, a ex-parteira contou que se iniciou no ofício de parteira quando, ainda residindo em Tacaratu, um vizinho procurou parteira para realizar o parto de sua mulher e não encontrou. Nessa ocasião foi ela quem ajudou no parto e, desde então, não parou mais. Pelas suas contas foram mais de 100 partos realizados, sem nenhum registro de morte de mãe nem de criança durante o parto.

Nossa reportagem perguntou a dona Maria do Carmo se havia algum segredo em sua alimentação para manter sua longevidade. Para nossa surpresa, ela afirmou que come de tudo: buchada, feijoada, churrasco e munguzá salgado, prato que adora. Além disso, muito vaidosa, dona Maria do Carmo não abre mão de cuidar dos cabelos e manter em dia a manicure e pedicure. Podemos, talvez, desconfiar que sua invejável idade, alcançada com saúde e lucidez, é garantida pelo bom humor, fé inabalável e atitudes positivas. Mas podemos desconfiar, também, que tantos aniversários são apenas uma bênção divina, concedida à razão de um ano de vida para cada criança que dona Maria do Carmo ajudou a vir ao mundo.

Tacaratuense, a Sra. Maria do Carmo Santos foi homenageada em 2012 com o Título de Cidadania Petrolandense, conferido pela Câmara Municipal de Petrolândia em sessão solene, registrada pelo Blog de Assis Ramalho, em 27/07/2012, durante reunião que contou com a ilustre participação do Procurador-Geral do Ministério Público de Pernambuco, Dr. Aguinaldo Fenelon de Barros.

Bernadete Matias e sua mãe, Maria do Carmo Santos, na cerimônia
de entrega do Título de Cidadania Petrolandense em 2012
Dr. Marcos Antônio (Marquinhos), Sra. Maria do Carmo e Fabiano,
Presidente da Câmara Municipal de Petrolândia
Dona Maria do Carmo e Assis Ramalho
Para ver notícias relacionadas, clique abaixo:
>28/07/12: Câmara de Petrolândia concede Títulos Honorários de Cidadania
>25/07/12: Novas homenagens aos 100 anos de d. Maria do Carmo
>25/07/12: Dona Maria do Carmo recebe parabéns pelo 100º aniversário


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho