quarta-feira, julho 25, 2012

Novas homenagens aos 100 anos de d. Maria do Carmo

O Blog recebeu novas mensagens para dona Maria do Carmo, aniversariante do dia.



Maria do Carmo Santos nasceu em 25/07/1912, na Fazenda Nunes, município de Tacaratu. Filha de João Duque e Ana Maria, seus avós paternos são José Gonçalves Correia Duque e Maria Porfíria de Sá e tendo como irmãos José Duque, Zélia Duque, José Narcísio, Bezeca, Antonio, Assis, João Maria Elizabete e Antônio Carlos.

Para estudar, mudou-se para Tacaratu, onde foi acolhida como filha pelo Sr. Noé Faceiro e educada com seus filhos legítimos: Antônia, Socorro, Blandina, Margarida, Alberto, José, Jurandir, Paulo, Antenor, Rosália, Inês, João Noé e Manu.

Do Carmo, assim tratada na intimidade, casou-se aos 15 anos com João Matias, militar natural do Ceará, residente em Tacaratu, falecido em 1972. Dessa união nasceram Gilberto, Davino e Bernadete e Tereza, esta adotada como filha legítima. Nasceram também Aguimar e Heronildo, já falecidos. 

Em 1956 a família mudou-se para Petrolândia, onde Maria do Carmo exerceu a atividade de parteira, atendendo a domicílio e na Maternidade Santa Inês.  Aos cuidados de suas mãos abençoadas, muitos vieram à vida e nenhuma vida se perdeu, nem de mãe nem de bebê .

Mulher religiosa, atuante e participativa na sociedade, completamente lúcida aos 100 anos de idade, dona Maria do Carmo recebe hoje as homenagens de seus filhos, das noras Jacinta e Luci, do seu genro Geraldo, dos seus dezoito netos e dezoito bisnetos. O número de amigos não se conta. Pela sua popularidade, generosidade e anos vividos, formariam uma miríade. 

Mensagem em nome dos netos:

Vovó, 
Hoje é um dia mais que especial. É um dia de agradecimento que jamais será esquecido.
Conviver com uma pessoa tão abençoada quanto a minha avó é ter a certeza de como Deus nos ama. Tenho o privilégio de conviver todos os dias com essa maravilhosa pessoa.
Nos meus 33 anos de vida, posso dizer o quanto ela é querida e amada não só por nós, seus familiares.
São 100 anos de uma história linda de mãe amorosa, esposa zelosa, parteira competente , avó dedicada e bisavó extremamente cuidadosa.
Venho, em nome dos seus netos, prestar esta pequena homenagem a essa grande mulher que nós amamos e admiramos.
Parabéns, Vovó!

Liliana Matias

Mensagem em nome dos bisnetos:

Parabéns, vó, pelos seus anos de idade.
Te desejo muita paz, carinho e fraternidade.
Gosto muito da sua presença ao meu lado, das nossas conversas, das histórias do passado. A senhora é uma mãe que eu amo e sempre amarei, e saiba que, na hora da alegria ou tristeza, ali eu estarei. Te amo!
Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário