sábado, 28 de abril de 2018

Petrolândia: Documentos perdidos de Erivaldo José Ferreira dos Santos


Erivaldo José Ferreira dos Santos perdeu todos os seus documentos em Petrolândia. Ele pede a quem encontrou ou encontrar, por favor, deixar no estabelecimento comercial de Lulão, na Avenida Auspício Valgueiro de Barros, na Quadra 17.

O Blog de Assis Ramalho publica notas de utilidade pública gratuitamente.

Celular (87) 9.9955-1186
E-mail: contato@assisramalho.com.br
WhatsApp (87) 9628-5351 - (87) 9.99551186


Petrolândia: Orla Fluvial recebe novas ações de revitalização na véspera do Dia Nacional da Caatinga






Na manhã dessa sexta-feira (27), a Prefeitura de Petrolândia, com a participação de alunos da Escola São Francisco, do Projeto Apolônio Sales, fizeram o plantio de mudas de árvores nativas da caatinga, como caraibeira, jatobá, ameixa-da-caatinga, ouricuri e outras, numa área reservada ao bosque da orla fluvial. Ao todo, 28 árvores foram plantadas. Na oportunidade, a Prefeita Jane autorizou o início de reparos para manutenção das pistas de cooper e ciclovia.

Estiveram presentes, além de servidores municipais e alunos, a Diretora e o Professor da Escola Estadual São Francisco, Lucicleide Souza e Evaldo Nascimento, respectivamente, Rogério Viana, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Lira, Gerente Regional do Sebrae, e o Vereador Nilson Pescador.

A Prefeita Jane enalteceu a importância do comprometimento dos jovens alunos nesse ato de cidadania, representado pela arborização e o cuidado com a orla fluvial, o qual, é uma responsabilidade não só da Prefeitura, mas de toda a sociedade.

O gerente do Sebrae, Pedro Lira, parabenizou a iniciativa de todos, sobretudo dos alunos, chamando a atenção de que o cuidado é fundamental para garantir água potável para as próximas gerações.

A ação foi também alusiva ao Dia Nacional da Caatinga, celebrado neste sábado (28). Oficializada pelo Decreto Federal de 20 de agosto de 2003, a data foi escolhida em homenagem ao professor, engenheiro agrônomo e ecólogo pernambucano João Vasconcelos Sobrinho (1908-1989), um dos pioneiros em estudos ambientais no país. Além de homenagear, data tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação da Caatinga, bioma unicamente brasileiro, no qual  Petrolândia está inserida.

A orla vem recebendo reparos e a atenção da Prefeitura. Entre as providências do Município, está o reparo no sistema de esgotamento sanitário, com a instalação de motobomba, para evitar que dejetos sejam despejados no Lago de Itaparica. Também estão em andamento a limpeza da área e a retirada de baronesas, além de instalação de bomba para irrigação das plantas e remoção de palmeiras mortas, para plantio de novas mudas.


Assessoria da Prefeitura de Petrolândia



Petrolândia: Balneário Roça de Maria de Biu avisa que funcionará na terça-feira, feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador


A direção da Chácara e Balneário Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida como roça de Maria de Biu, localizada no Sítio Brejinho, na BR-110, a aproximadamente 20 km da cidade, entre Petrolândia e Jatobá, informar a todos os seus clientes que o estabelecimento estará aberto na treça-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

Balneário Maria de Biu funciona normalmente aos sábados, domingos e feriados. Trata-se de um lugar aconchegante, com muitas mesas ao ar livre, com muita arborização e à beira do rio São Francisco. A culinária também é de primeira, com variados pratos de tira-gostos, e, claro, a especialidade é o peixe, servido com o tradicional baião-de-dois.

Conheça a Chácara e Balneário Nossa Senhora da Conceição (Roça de Maria de Biu), conheça as belezas de Petrolândia. A Roça de Maria de Biu, no Sitio Brejinho, é um verdadeiro paraíso ao alcance de todos.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Balneário Maria de Biu
Fotos: Facebook/Balneário Maria de Biu


Petrolândia: Confraternização marca encerramento do Curso de Boas Práticas no Manuseio de Alimentos promovido para feirantes


Nessa sexta-feira (27) foi realizado o encerramento do primeiro curso oferecido aos feirantes que comercializam na feira livre de Petrolândia. O Curso de Boas Práticas no Manuseio de Alimentos foi  oferecido pelo Sebrae, em parceria com Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. 

Após a capacitação, realizada durante toda a semana, os empreendedores do comércio informal de hortifrutigranjeiros participaram de confraternização no auditório do Centro Cultural Hildebrando Menezes, com presenças da Agente de Desenvolvimento Silvânia França e do instrutor do Sebrae/PE Torquato.

Assessoria da Prefeitura de Petrolândia


Prefeitura de Curitiba reitera pedido de transferência de Lula da PF

Foto: Alex Silva/Estadão

Após ataque a tiros ao acampamento de apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na madrugada de hoje (28), em Curitiba, a Procuradoria-Geral do Município reiterou pedido à Justiça Federal do Paraná para que o ex-presidente seja transferido da Superintendência da Polícia Federal. Lula está preso no local desde o dia 7 de abril.

No pedido, a procuradoria cita o tiroteio que deixou dois integrantes do acampamento feridos, fato que motivou uma manifestação com barreira de fogo na Rua Mascarenhas de Morais e interrompeu por horas o trânsito na região.

Em 13 de abril, a Procuradoria-Geral do Município já havia solicitado a transferência. Os motivos alegados foram os transtornos causados aos moradores do Bairro Santa Cândida, onde fica a sede da Polícia Federal, além de problemas de segurança devido a manifestações pró e contra Lula nas ruas próximas ao local, o que tem resultado em reclamações dos moradores da região.


Petrolândia: Em sessão da Câmara, vereador Jorge Viana lamenta ausência da PM, MPPE e Celpe em Audiência da Iluminação, e faz críticas ao vereador Toinho de Eugênio


Críticas à Celpe, à Polícia Militar e ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que não enviaram representantes à audiência pública sobre a iluminação pública de Petrolândia, realizada no dia 20 deste mês, além de divergência do pronunciamento do vereador Toinho de Eugênio (SD), foram alguns dos temas de discurso do vereador Jorge Viana (PSL), na sessão ordinária da Câmara Municipal, ocorrida na quarta-feira (25).

Entre outras cobranças, o vereador Toinho de Eugênio pediu ao presidente da casa, Delano Santos, para realizar leilão das duas motos da Casa Legislativa. Segundo o vereador, as viaturas estavam sem nenhuma serventia, gerando apenas despesas à Câmara. Delano Santos pediu a palavra para explicar que, quando assumiu a presidência da Câmara, já existiam as duas motos e que elam servem para os servidores da casa executarem serviços externos.

Veja abaixo, na íntegra, o pronunciamento de Jorge Viana e Toinho de Eugênio.

Sob a presidência do vereador Delano Santos (PSB), a sessão também registrou a presença dos vereadores Dedé de França (PSB), Joilton Pereira (PTB), Dr. Eudes Fonseca (PV), Sílvio Rogério (SD), Louro do Vidro (PC do B), Zé Pezão (PTB), Professor Evaldo (PSD) e Nilson Pescador (PSDC).





Notícias relacionadas a reunião ordinária da Câmara realizada na quarta-feira, 25/04/2018.
>Petrolândia: Vereador Evaldo faz desabafo durante reunião da Câmara.“O povo paga os impostos mas não tem os serviços executados pelo município" (vídeo)
>Petrolândia: Em reunião da Câmara, Vereador Silvio Rogério faz discurso de trégua e pede empenho dos colegas para melhorar credibilidade da Casa; ''as pessoas nos observam"
>Petrolândia: Vereador Zé Pezão questiona gastos da prefeitura com iluminação pública

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto e vídeo: Assis Ramalho


Agricultores acusam prejuízos devido ao corte de água em 20 comunidades próximas ao Projeto Pontal, em Petrolina



Agricultores familiares das zonas de sequeiro já amargam prejuízos com a falta de água em 20 comunidades rurais próximas ao Projeto Pontal, em Petrolina, no interior de Pernambuco. O revés mais recente veio da 3ª SR Codevasf, que cortou o abastecimento hídrico há pelo menos 70 dias.

Os mais atingidos pela ação foram os agricultores dos distritos de Cumprida, Lajedo, Lagoa da Pedra, Welson Maciel, Amargosa, Rio Pontal, Lagoa dos Cavalos, Manga Nova e Federação, após representantes da Codevasf iniciarem uma luta na Justiça contra acampados do Pontal, requerendo a desocupação das terras. Embora não estejam dentro da área ajuizada, os moradores dessas comunidades passaram a sofrer com o corte d’agua.

Os pequenos agricultores dizem estar perdendo a plantação e tendo de racionar água para produção e consumo. Eles protestaram na quinta-feira (26) diante da prefeitura, dentro da Câmara Municipal e na 3ª SR Codevasf. Cerca de 150 pessoas participaram do ato.


Policial federal é preso após descumprir medida protetiva contra ex-mulher e ameaçá-la de morte


Um policial federal reformado foi detido na manhã deste sábado (28), no Recife, por descumprir a medida protetiva que o afastava de sua ex-esposa. A prisão ocorreu quando o homem, de 68 anos, foi à casa da ex-mulher, no Espinheiro, na Zona Norte, e efetuou cinco disparos para arrombar a porta do apartamento da vítima.

Na ocasião, ele ameaçou a vítima de morte e também tirar a própria vida. Ao todo, 28 policiais militares participaram da operação e conseguiram desarmar o homem, que estava com dois revólveres calibre 38, com 12 munições. Ninguém ficou ferido.

Segundo a PM, todos foram encaminhados para a Central de Plantões da Capital, em Campo Grande, também na Zona Oeste do Recife. 


Kaio Maniçoba fecha parceria com Antônio Fernando, em Ouricuri


Foto: Assessoria/Divulgação

O deputado federal e pré-candidato à reeleição Kaio Maniçoba (SD) fechou uma parceria com o pré-candidato a deputado estadual Antônio Fernando, filho de Ouricuri, no Sertão. Com isso e mais os apoios das cidades de Bodocó, Araripina, Trindade, Exu e Santa Cruz, Kaio Maniçoba será um dos deputados majoritários da região.

Na manhã deste sábado (28), Kaio Maniçoba e Antônio Fernando caminharam por Ouricuri e conversaram com a população. Foram à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, ouvir as demandas dos comerciantes locais. Para Kaio, a nova parceria vai render bons frutos para o povo de Ouricuri.


Trio é preso após usar perfume falso para roubar idoso em Salvador

Vítima cheirou frasco com 'perfume' e ficou inconsciente (Foto: Divulgação/SSP-BA)

Três homens foram presos depois de tentar aplicar um golpe em um idoso usando um falso perfume, no Centro. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o idoso contou que o trio ofereceu um frasco que teria perfume para que ele cheirasse, mas ao aspirar o líquido, ele passou mal e ficou inconsciente.

Depois disso, os suspeitos tentaram roubá-lo. Após a situação, o idoso acionou policiais do 18° Batalhão de Polícia Militar (BPM/Centro Histórico), que faziam rondas na região.

"Algumas denúncias de casos semelhantes estavam circulando no WhatsApp e ampliamos o patrulhamento na região. Com a grande circulação de pessoas, no Centro da cidade, alguns golpistas tentam se aproveitar, principalmente dos idosos. Estamos atentos", declarou o comandante do 18° BPM, tenente-coronel Arnaldo Neto.

Os três foram apresentados na 1ª Delegacia (Barris).

Correio24Horas


Lula vai receber visita de comissão do Mercosul, diz Humberto Costa

Senador Humberto Costa (PT) em entrevista a Assis Ramalho (Foto arquivo/Blog de Assis Ramalho)

O líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), anunciou que a Comissão de Direitos Humanos do Parlamento do Mercosul (Parlasul) marcou uma visita ao ex-presidente Lula na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, para o próximo dia 9 de maio, quarta-feira.

Humberto, que é membro da comissão e está em missão oficial no Uruguai para participar da 54ª sessão ordinária do Parlasul, articulou a ida dos parlamentares dos países vizinhos à capital paranaense.

Não está descartada a aliança do PT com PSB em 2018, diz Humberto Costa, em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia, (vídeo)

“O isolamento a que Lula está submetido é inaceitável. Não podemos aceitar que ele seja tratado de uma forma tão covarde. Queremos que o presidente tenha os seus direitos como preso estabelecidos”, afirmou o senador.


Bar Seguro: Operação policial interdita bares, apreende motos e detém oito pessoas no Grande Recife


Foto: PMPE/Divulgação

Uma operação do Corpo de Bombeiros (CBMPE), em conjunto com a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) realizada na madrugada deste sábado (28) em Camaragibe, no Grande Recife, resultou no encaminhamento de oito pessoas para a delegacia, na apreensão de uma arma e na interdição e no fechamento de três bares. A ação, denominada Bar Seguro, teve o objetivo de prevenir homicídios e combater o tráfico de drogas e outras atividades ilícitas.

Durante a operação, feita das 0h às 4h, policiais e bombeiros circularam em três bares de Camaragibe com grande aglomeração de pessoas, fazendo averiguações dos locais e buscando possíveis traficantes de drogas ou pessoas fazendo uso das substâncias ilícitas. Outro grupo de policiais cercou as rotas de fuga e realizou as abordagens. Nos estabelecimentos, os bombeiros verificam a regularidade de funcionamento, com inspeção de licenças e extintores.

Ao todo, 600 pessoas foram revistadas durante a operação. O balanço feito pela PM também contabilizou um revólver apreendido, três motocicletas recolhidas, 28 notificações de trânsito, um flagrante por tráfico de drogas e um flagrante por alcoolemia. Durante a operação, oito pessoas foram encaminhadas para uma delegacia.


Humorista Agildo Ribeiro morre aos 86 anos no Rio de Janeiro

Agildo Ribeiro morreu neste sábado (28), aos 86 anos, em sua casa no Leblon, no Rio de Janeiro. Ele sofria de problemas cardíacos.

O humorista Agildo Ribeiro morreu neste sábado (28/4), aos 86 anos. Ele estava em casa, no Rio de Janeiro, e aguardava para fazer cirurgia para tratar problema vascular.

Conhecido como Capitão do Riso entre os colegas, Agildo da Gama Barata Ribeiro Filho teve longa carreira no teatro e na televisão, na qual passou pelas principais emissoras do país e participou de inúmeros programas humorísticos.

Entre as atrações que integrou, estão Mister Show, no qual contracenava com o ratinho de pano Topo Gigio, nos anos 1970; Balança, mas não cai; Planeta dos Homens, que durou de 1976 a 1982; e mais recentemente, Escolinha do Professor Raimundo.


Petrolândia: Hoje tem Forró das Antigas, com Wallisson Branco (ex-Noda de Caju) no Maria Fumaça


Nesse final de semana venha pro Maria Fumaça curtir as melhores atrações musicais acompanhadas dos melhores petiscos da cidade!

Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor, fica localizado na Orla Fluvial de Petrolândia.

Divulgação/ Bar e Restaurante Maria Fumaça


Petrolândia: Quadra 02 vence Quadra 01 nos pênaltis em jogo dramático e levanta a taça de Campeão Interquadras/2018

Quadra 02 - Campeão

Time do Bairro Nova Esperança ficou com o terceiro lugar
Quadra 01 - vice-campeão


Quadra 17 ficou com o 4º lugar

Na noite desta sexta-feira (27), os times da Quadra 01 e Quadra 02 fizeram o jogo da grande decisão do Campeonato Interquadras de Futsal 2018.  Com o Ginásio de Esportes lotado, as duas equipes proporcionaram um jogo dramático, onde terminou empatado no tempo normal pela placar de 3 x 3 .

Nas cobranças de penalidades máxima o time da Quadra 02 se deu melhor e levantou a taça de Campeão, para delírio de sua grande torcida.

O time do Bairro Nova Esperança conquistou o prêmio do 3º lugar, ficando a Quadra 17 com a 4ª colocação.

Na decisão do Campeonato de futsal feminino também deu Quadra 01, que venceu o time da Quadra 02 pelo placar de 3 x 1.

O Blog de Assis Ramalho parabeniza as equipes campeãs, junto com as demais equipes que participaram do campeonato. Os parabéns também vão para os torcedores que proporcionaram bonita festa no Ginásio de Esportes Dr. Francisco Simões de Lima, em Petrolândia.

Time feminino da Quadra 02 - Campeão
Time feminino da Quadra 01 - vice-campeão

Ver fotos >> Quadra 02 campeã da Copa Interquadras 2018 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Pedro Santos


Cartão de crédito: veja o que muda com as novas regras

Empresas terão que praticar taxa de juros única no rotativo e regra de pagamento mínimo de 15% da fatura foi extinta. Regras valem a partir de 1º de junho.

O Conselho Monetário Nacional (CMN), que é formado pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento além do Banco Central, anunciou nesta semana novas medidas para o mercado de cartões de crédito.

As mudanças entram em vigor em 1º de junho e a expectativa do governo é que haja impacto nas taxas de juros dos cartões. Para economistas ouvidos pelo G1, no entanto, o efeito da mudança nas taxas de juros será limitado.

A principal alteração é o fim da regra que fixou o pagamento mínimo das faturas em 15% do valor total. A partir de agora, cada banco ou empresa (lojistas e empresas de seguro, por exemplo, que também emitem cartões) poderá definir um percentual de pagamento mínimo para cada cliente, de acordo com o perfil dele e relacionamento com a instituição.

Outra determinação acaba com a possibilidade de cobrança de duas taxas de juros diferentes para quem deixa de pagar a fatura total: a do rotativo "regular" e a do rotativo "não regular".


Amorela ensina receita de Esfihas de Queijo

Rápido e prático, o lanche é ideal para saborear com a família e os amigos

Já imaginou fazer esfihas em casa, com praticidade e rapidez? A Margarina Amorela, marca da M. Dias Branco, mostra como é superfácil preparar para curtir a qualquer momento do dia: Esfiha Prática de Queijo.

Com ingredientes que normalmente temos em casa, estas esfihas vão deixar a cozinha cheirando e vai fazer qualquer um ficar com curiosidade de experimentar. Ah! Você pode também optar por outros recheios, como de carne, frango, legumes e até doces.

Encha a casa com muita alegria, receba os amigos e a família com este salgado saboroso de dar água na boca!

Veja o modo de preparo abaixo:


Redução do excesso de peso e da obesidade pode evitar 15 mil casos de câncer por ano no Brasil

Os pesquisadores associam o aumento do sobrepeso na população ao consumo crescente de alimentos ultraprocessados (Foto: Arquivo/EBC)

Estima-se que pelo menos 15 mil casos de câncer por ano no Brasil, ou 3,8% do total, poderiam ser evitados com a redução do excesso de peso e da obesidade. E esse número deve ainda crescer até 2025, quando se estima que mais de 29 mil novos casos de câncer atribuíveis à obesidade e sobrepeso devam surgir por ano, índice que vai representar 4,6% de todos os novos casos da doença no país.

Os dados são de um estudo epidemiológico feito no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em colaboração com a Universidade de Harvard (Estados Unidos).

“O problema principal é que vem ocorrendo um aumento nas prevalências de excesso de peso e obesidade no Brasil e, com isso, os casos de câncer atribuíveis a essas duas condições também devem crescer. Fora isso, espera-se que haja um aumento nos casos de câncer como um todo, pois a população do país vai aumentar e envelhecer”, acredita o doutorando na FMUSP, Leandro Rezende.


PT afirma que acampamento de movimento pró-Lula foi alvo de tiros em Curitiba; Homem foi baleado


Acampamento fica a 800 metros da PF (Foto: Fábio Gomes/RPC)


Um homem de 39 anos foi baleado no pescoço na Rua Padre João Wislinski no bairro Santa Cândida, em Curitiba, na madrugada deste sábado (28), de acordo com a Polícia Militar (PM). O acampamento pró-Lula fica nesta rua.

A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, afirmou em uma publicação na rede social que o acampamento foi alvo de um atentado. A vítima, segundo ela, chama-se Jeferson e é moradora de São Paulo. Representantes do acampamento dizem que duas pessoas ficaram feridas.

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF), que fica no Santa Cândida, desde 7 de abril. Ele foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, na Operação Lava Jato.


MPPE recomenda que Prefeitura e Câmara Municipal de Pesqueira não usem a administração pública para promover pré-candidatos a eleição de 2018


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à prefeita do município de Pesqueira, Maria José Castro Tenório; aos secretários municipais; aos ocupantes de cargos de confiança, comissionados e aos vereadores da cidade que se abstenham, desde já e até o término das eleições de 2018, de usar a administração pública para fins político-eleitorais do pleito de outubro de 2018. Este tipo de conduta pode ser configurada como ato de improbidade administrativa, conforme previsto no artigo 11 da Lei Federal nº 8.429/92.

Chegou ao conhecimento do Ministério Público que vêm sendo veiculadas nas mídias sociais e blogs da região de Pesqueira notícias que indicam pré-candidatos ao cargo de deputado estadual ou federal, os mesmos sendo ocupantes de cargos públicos do município. Estas notícias ferem o princípio do equilíbrio que norteia o processo eleitoral, pois estas condutas afetam a igualdade de oportunidades entre os candidatos nas eleições.


MPT consegue indenizações para trabalhadores venezuelanos resgatados em Roraima


Em um dos locais, havia até mesmo animal morto no poço em que trabalhadores bebiam água. Além dos resgates, que incluiu três venezuelanos e um brasileiro, foram reconhecidos 37 vínculos trabalhistas (Foto: Reprodução Internet)

Três trabalhadores venezuelanos e um trabalhador brasileiro foram resgatados de situação análoga à escravidão no estado de Roraima, em operação do Grupo Especial de Fiscalização Móvel, do qual o Ministério Público do Trabalho faz parte. A operação percorreu os municípios de Boa Vista, Cantá e Mucajaí, com ações fiscais inclusive à noite, com representantes do MPT, da Defensoria Pública da União, do Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério do Desenvolvimento Social, da Polícia Rodoviária Federal e professores da Universidade Federal de Roraima, para facilitar a comunicação com os estrangeiros.

"Em um dos casos, não havia energia elétrica e o trabalhador estava até acidentado, sem falar nas condições degradantes de higiene e de alojamento flagradas", destaca a procuradora do MPT Priscila Moreto de Paula, que participou da operação. "No local onde o brasileiro foi resgatado, havia até mesmo um animal morto no poço de onde os trabalhadores bebiam água", revela, ainda.


Waldemar Borges repercute audiência pública sobre a ADPF que questiona o registro profissional de artista

Foto: Roberto Soares/Alepe

O deputado Waldemar Borges repercutiu, na quinta-feira (26), a audiência pública realizada pela Frente Parlamentar de Cultura, do Congresso Nacional, presidida pela deputada federal Luciana Santos, quando foi discutida a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – ADPF 293, apresentada pela Procuradoria Geral da República – PGR junto ao Superior Tribunal Federal – STF, questionando a obrigatoriedade de diploma ou de certificado de capacitação para registro profissional (DRT) no Ministério do Trabalho, como condição para o exercício das profissões de artista e técnico em espetáculos de diversões.

“O que nos preocupa é que, com essa medida, as relações trabalhistas fiquem fragilizadas, sobretudo entre artistas ou técnicos e as empresas, algumas de grande porte, contratantes de seus serviços. Por outro lado, deve-se manter a garantia da livre manifestação artística, sem tolher qualquer artista, sobretudo os que se encontram fora desse raio das relações trabalhistas de cunho empresarial. O assunto merece a reflexão e o aprofundamento proposto pela Frente Parlamentar e, aqui em Pernambuco, por nossa riqueza e diversidade cultural, bem como pelo nível de organização dos profissionais da área, temos que acompanhar bem de perto o debate promovido a partir de Brasília”, declarou Waldemar Borges.

Assessoria de Imprensa deputado estadual Waldemar Borges


Parceria entre prefeitura e Conab garante 700 toneladas de milho a preço baixo em Petrolina

Foto: Divulgação/PMP

Mais 700 toneladas de milho chegaram para beneficiar os produtores de Petrolina e região com a venda do produto a preços mais acessíveis.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário e a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

Em funcionamento no porto fluvial há 10 meses, a operação do programa de ‘Vendas em Balcão da CONAB’, já comercializou cerca de 2.300 toneladas de milho para mais de 700 criadores de Petrolina e micro região.


Compaz do Coque revela o Pernambuco de Verdade, denuncia Oposição

Foto: Divulgação

Uma das principais promessas do governador Paulo Câmara na área da segurança pública em Pernambuco, o Centro Comunitário da Paz do Coque (Compaz), na área central do Recife, está em situação crítica. Com 70% das obras concluídas, o serviço de construção do equipamento, de responsabilidade do governo estadual, foi interrompido e até agora a obra não foi retomada. A condição do local só comprova a falta de prioridade do executivo estadual com um instrumento extremamente importante para a socialização da comunidade do entorno. O que deveria ser um ambiente de ações de inclusão social, fortalecimento da cidadania e atividades educativas, esportivas e culturais está como várias outras obras do governo: esquecidas. Os problemas foram constatados durante visita da bancada de Oposição da Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta quinta-feira (26).

O cenário que se encontra no local é de abandono, a exemplo da piscina com água parada, que se tornou foco do mosquito transmissor da dengue; sujeira em todo terreno, estrutura deteriorada, o que fez o espaço se tornar um ponto de consumo de drogas e prostituição. Durante as eleições de 2014, em seu programa de governo, o governador Paulo Câmara prometeu entregar 20 Compaz em todo o Estado, mas até agora não entregou nenhum, a exemplo da unidade do Coque.


Vereadores serão representados no governo das oposições, afirma Armando

 Foto: Leo Caldas/Divulgação

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) informou, nesta sexta-feira (27), que no futuro governo liderado pelo movimento “Pernambuco Quer Mudar” vai ser criado o Conselho de Articulação Municipal, no qual a União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), de forma institucionalizada, vai contribuir na formulação de políticas públicas para todas as regiões de Pernambuco. A anúncio foi feito durante o Congresso da UVP, que segue até o domingo (29), no município de Belo Jardim, no Agreste do estado.

“Em nome do Grupo das Oposições, quero afirmar que se chegarmos ao governo de Pernambuco através de uma das lideranças do bloco assumiremos o compromisso de criar o Conselho de Articulação Municipal, com a presença institucionalizada da UVP para que as políticas públicas que ajudem os municípios possam contar com a participação, o apoio e a visão dos vereadores. Eles conhecem verdadeiramente as demandas da população”, afirmou Armando, na abertura do congresso.


Em meio a investigação, Temer decide por reajuste maior para Bolsa Família


O presidente Michel Temer voltou atrás sobre anúncio do reajuste no Bolsa Família. 

Sob pressão da equipe política, o presidente Michel  decidiu conceder um reajuste maior ao Bolsa Família. Em reunião, no Palácio do Alvorada, ele definiu que o aumento médio do programa social deve ficar entre 5% e 6%, maior que os 3% inicialmente discutidos. A inflação do ano passado ficou em 2,95%.

O Palácio do Planalto temia que uma simples correção inflacionária pudesse ser usada por candidatos adversários como argumento de que o MDB faz pouco pela área social. No ano passado, o programa social não teve reajuste. Em busca de uma agenda positiva, o presidente chegou a afirmar que o aumento seria anunciado nesta sexta-feira (27). Na reunião, contudo, ele recuou e preferiu deixar a divulgação para a terça-feira (1), Dia do Trabalhador.

O valor maior é uma tentativa do Palácio do Planalto de construir uma marca social em ano eleitoral. Com uma reprovação de 70%, o presidente articula uma candidatura à reeleição para ficar em evidência e evitar que seu mandato perca apoios político e econômico antes do final do ano.


Sustentabilidade do bioma é foco da celebração do Dia Nacional da Caatinga


Um seminário vai marcar a comemoração do Dia Nacional da Caatinga e promover a sustentabilidade do bioma na quarta-feira (2) em Recife. O evento é organizado pelo Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga de Pernambuco, com participação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), entre outras instituições que integram o comitê. A programação ocorre das 13h30 às 18h30 no auditório da Pró-Reitora de Extensão da UFRPE.

O chefe do Escritório de Representação da Codevasf em Recife, Marcelo Teixeira, ressalta que o foco do evento deste ano – a sustentabilidade – vai enfatizar a proteção do bioma e das áreas já conquistadas, favorecendo maior visibilidade à atuação do comitê e às iniciativas exitosas da região. "Estamos felizes com os esforços que estão sendo feitos para criação de novas Unidades de Conservação no Bioma Caatinga. Insistimos que o perfil da conservação nesse bioma passa também pelas categorias de uso sustentável que vão permitir fazer a difusão do potencial da Caatinga para a socioeconomia regional. Ainda é importante destacar a atuação do governo estadual, que vem fortalecendo o sistema de áreas protegidas", explica.

Segundo Teixeira, a Codevasf tem papel importante na divulgação e na preservação da Caatinga, presente em boa parte da área de atuação da empresa, e no fomento à participação da juventude rural engajada no Projeto Amanhã e no incremento de Arranjos Produtivos Locais típicos da região.


Temer assina decreto que prorroga Luz Para Todos


O presidente Michel Temer assinou nesta sexta (27) o decreto que prorroga o programa Luz Para Todos até dezembro de 2022. Lançado em 2003, o programa tem como objetivo levar energia elétrica para as populações sem acesso à energia elétrica, em diferentes regiões do país. O decreto será publicado no Diário Oficial da próxima segunda-feira (30).

A prorrogação por mais quatro anos, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), possibilita a conclusão das obras e dos contratos em andamento. De acordo com a pasta, com a nova data, a universalização plena do acesso à energia elétrica no país deve alcançar mais de 2 milhões de brasileiros no meio rural.