segunda-feira, 28 de abril de 2014

Humberto Costa visita obras do hospital para tratamento e transplantes de fígado


O senador Humberto Costa visitou na manhã desta segunda-feira o canteiro de obras onde está sendo construído o Hospital Luiz Felipe Brennand, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. A unidade de saúde vai ser o primeiro hospital do fígado e transplantes do Brasil com atendimento exclusivo SUS e é ligado ao Instituto do Fígado e Transplantes de Pernambuco (IFP). O senador foi recebido pela presidente do Instituto, a médica Leila Beltrão. Participou do encontro o empresário Ricardo Brennand, presidente do conselho deliberativo do instituto. A obra conta com recursos do Governo Federal.

Criado há oito anos, o IFP é referência nacional e internacional com ações humanizadas no tratamento, pesquisa e ensino da gastrohepatologia e transplantes. Com a conclusão da obra, prevista para 2016, o novo hospital contará com 27.850 m² e 248 leitos de internação, além de auditórios, laboratórios, pronto-atendimento, ambulatórios, diagnóstico por imagem, centro cirúrgico de oncologia, UTI, espaço para cuidados psicológicos, nutricional e assistência social. Uma brinquedoteca, com projeto de contação de histórias, e uma equipe multidisciplinar para tratamento, ensino e pesquisa de doenças gastro-hepáticas e transplantes em diversas especialidades.

"Este hospital será referência para o tratamento e transplante. Importante lembrar que será de atendimento exclusivo ao Sistema Único de Saúde", disse Humberto Costa. "Levará um atendimento humanitário e prestará um serviço único para pesquisa contínua de novas tecnologias", citou.

Informações: Assessoria do senador

Projeto de Integração do Rio São Francisco ultrapassa a marca de 10 mil trabalhadores


O Projeto de Integração do Rio São Francisco atingiu esta semana um efetivo de 10.100 trabalhadores atuando ao longo dos 477 km de extensão das obras. Com 3.140 equipamentos em operação, novas frentes de serviço em período integral também foram criadas para dar mais celeridade ao empreendimento. Em um ano, o Ministério da Integração Nacional reforçou em mais de 50% as atividades na obra do São Francisco.

Do total de mão de obra, mais de 750 profissionais trabalham diretamente na fiscalização, supervisão e gerenciamento do projeto. Os trechos das obras que passam pelos municípios pernambucanos de Salgueiro e Cabrobó; de Brejo Santo, Jati e Mauriti, no Ceará; e pela cidade paraibana de São José de Piranhas estão com atividades 24 horas por dia. Estas cidades estão inseridas nas três metas de execução do Eixo Norte.

De janeiro a abril deste ano, houve um acréscimo de mais 1.300 profissionais no maior empreendimento hídrico do país. O Ministério da Integração Nacional também prevê a ampliação dos trabalhos noturnos no São Francisco. “No Eixo Norte, em quase todas as frentes, nós estamos trabalhando em dois turnos. A partir de maio isso ocorrerá também no Eixo Leste, com mais frentes de serviço 24 horas”, assegura o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira.

Floresta: Prefeitura inicia obras de abastecimento de água para famílias da Ponta da Serra

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Floresta

Caraibeiras-Tacaratu: Amado Batista é a grande atração da festa de Padroeira nesta quarta-feira (30)


A festa da Padroeira Santa Cruz de Caraibeiras, distrito da cidade de Tacaratu no sertão de Pernambuco, que teve início na última quinta-feira(24) terá como grande atração na noite da próxima quarta-feira (30), o cantor Romântico Amado Batista.

Na mesma noite, além do cantor das multidões, a dupla Paulinho e Nininho também estará animando a noite dos festeiros.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Clique e conheça a biografia de Amado Batista
>Historia de vida de Amado Batista

Petrolândia: Veja resultados da pelada da Avepe deste domingo(27)



Neste domingo, 27de abril/2014, a Avepe (Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia) realizou a sua tradicional pelada no Estádio Municipal ''O Galegão''. Confira abaixo os resultados:

1ª Pelada (das 6 às 7 hs da manhã):
Camisa Azul 5 x 2 Camisa Amarela
Gols do Camisa Azul: Zé Epifanio (3), Eraldo e Jadir
Gols do Camisa Amarela: Deilton (2)

Camisa Azul: Junior Camaleão, Aparecido, Pedão, Eraldo, Vavá, Renato Epifânio, Mauricio, Zé Epifânio, Dinho, Joilton e Carlos Sarafim

Camisa Amarela: Convidado, Vieira, Aldenir de Nenéo, Jadir, Bonir, Dimas, Deilton, Tatá, Louro, Tuí e Euclides.

2ª Pelada( das 7 as 8 hs)
Camisa Azul 5 x 0 Camisa Amarela
Gols do Camisa Azul: Justo (1), Pantera(1), Dimas(2) e Léa (contra)

Camisa Azul: Junior, Legal, Aparecido, Valmir, Dinho, Gilvan, Apio, Pantera, Dimas, Justo e Célio da Lealdade

Camisa Amarela: Dodinha, Zé Sandes, Assis Ramalho, Zé Inácio, Léa, Zé Osvaldo, Hiran, Loró, Nona, Mauricio e Lenilson

Clique e veja mais fotos>Pelada da AVEPE - 27 de abril de 2014


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Maguila é internado e está em estado muito delicado


Adilson Maguila Rodrigues, de 55 anos, está novamente internado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e segundo a esposa, seu estado de saúde é "muito delicado. O ex-boxeador sofre de mal de Alzheimer e no ano passado chegou ficar três semanas internado na ala psiquiátrica do Hospital das Clínicas, em São Paulo.

"Precisamos de oração para o Maguila. (Ele) está internado, recebendo alimentação por sonda, estado muito delicado. Por favor, quem sempre torceu agora ore", pediu Irani Pinheiro, em postagem na sua página pessoal no Facebook. A assessoria de imprensa da Santa Casa não soube informar a causa da internação e prometeu um boletim médico para a tarde.

Petrolândia; Escola 7 de Setembro realiza Passeata em defesa do meio ambiente





Antecipando ao 'Dia Mundial do Meio Ambiente', que oficialmente é comemorado no dia 5 de junho, alunos, professores e gestores da Escola Municipal 7 de Setembro, localizada em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco realizaram, na última sexta-feira(26), passeata de conscientização e defesa do meio ambiente com o tema" Sede, fome e calor!".

Os estudantes da Escola percorreram ruas e avenidas com cartazes e faixas abordando temáticas como '' O meio ambiente pede socorro, nossas matas, nossos rios, nosso planete grita por paz''.

O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972 com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Renan Filho confirma licitação do trecho Carié-Inajá da BR 316 para o dia 12 de maio


Quem mais sonha com o asfaltamento da BR 316, trecho Carié/AL-Inajá/PE, são aqueles que dela se utilizam para ir e vir diariamente. Na noite do último sábado, 27, o deputado federal Renan Filho (PMDB) esteve no Sítio Campo Grande, Zona Rural do município de Canapi, para anunciar que a licitação do único trecho de rodovia federal não asfaltado no país, sai dia 12 de maio.

Por uma alteração de valores no projeto da obra, o edital de licitação não foi lançado em janeiro deste ano, como divulgado anteriormente nos meios de comunicação. Desta vez, confirmou o parlamentar, que “o asfalto da BR vai sair”.

“Esta estrada não é apenas fundamental para interligar os municípios, mas para interligar os Estados de Alagoas e Pernambuco. Extremamente importante para o desenvolvimento econômico da região”, explicou Renan Filho.

Petrolândia: Grêmio Petrolândia goleia a Ponte Preta de Floresta e levanta a taça da Copa dos Campeões

 
 


Neste sábado(26) foi realizado no Estádio Municipal Manoel Anízio da Mota "O Galegão" a grande final da Copa dos Campeões, competição organizada pela Lidepe-Liga Desportiva de Petrolândia, com apoio da Prefeitura Municipal. A taça de campeão foi disputada entre Grêmio Petrolândia e Ponte Preta da cidade de Floresta.

Com uma equipe mais qualificada tecnicamente, o Grêmio Petrolândia goleou a Ponte Preta por 4 x 0, sagrando-se campeão da Copa dos Campeões de 2014.

Com muita catimba por parte dos dois times, o primeiro tempo foi bastante equilibrado, com as duas equipes sempre buscando o gol. Quando tudo parecia que o placar do primeiro tempo iria ficar no zero, o Grêmio Petrolândia fez o seu gol aos 40 minutos através do atleta Cosme, em uma falta bem batida, no contra-pé do goleiro.

Se o 1º tempo foi bastante equilibrado, não podemos dizer o mesmo do 2º, onde o Grêmio Petrolândia sobrou em campo, marcando mais três gols através  Gleydson, que marcou dois gols, e o outro marcado por Fabinho.

Ficha do Jogo: Grêmio Petrolândia 4 x 0 Ponte Preta de Floresta
Local: Estadio Municipal Manoel Anízio da Mota '' O Galegão''
Cidade; Petrolândia
Arbitro: Paulinho da Sulanca
Auxiliares: Samyr e Cinho
Público: Aproximadamente 1.000 torcedores

Ponte Preta: Marcilio, Aleilson, Marcio, Ronaldo, Savoca, Kleiton, Filho, Douglas, Diego, Crisan e Paiakan.

Atletas suplentes da Ponte Preta: Kaio Cezar, Tulio, Kelbe, Jeferson, Renan e Jorge.

Grêmio Petrolândia: Fabiano, Advanio, Evair, Buldogue, Nícolas, Cal, Augusto, Roberto, Fabinho, Gleidson e Cosme.

Atletas suplentes do Grêmio Petrolândia: Kleberton, Álisson, Marcelo, Léo, Niverton, Aliano, Marcelo Pariconha, Nickson e Taislan.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Para ver mais fotos da decisão, clique aqui> Grêmio, campeão da Copa dos Campeões 2014

Cerca de 150 concursos oferecem mais de 36 mil vagas em todo o país



Cerca de 150 concursos estão com inscrições abertas e somam pelo menos 36.550  vagas em todos o Brasil.  Há concursos para diversas áreas e a remuneração chega a R$ 23,9 mil, como é o caso da seleção para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, no Rio Grande do Sul.

De acordo com o Folha Dirigida, existem 16.786 vagas para cargos de nível superior, 12.158 vagas para profissionais de nível médio,  3.276 para nível técnico e 4.330 de nível fundamental. Além das vagas abertas, há também concursos para formação de cadastro de reserva, e os aprovados serão chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso. Mas fiquem atentos! Algumas oportunidades encerram o prazo de inscrição nesta semana.

Um final de semana de troca-troca nos apoios a Paulo Câmara e Armando Monteiro


O final de semana em Pernambuco ficou marcado pela infidelidade partidária, o que só ressalta a fragilidade dos partidos brasileiros. Integrante do PSB, a prefeita de Afrânio, Lúcia Mariano, declarou apoio ao senador Armando Monteiro Neto (PTB) para a disputa do governo do estado. Já o pré-candidato do PSB ao pleito estadual, Paulo Câmara, recebeu a adesão da prefeita de Arcoverde, Madalena Brito (PTB) e do deputado estadual Betinho Gomes (PSDB), que era integrante da bancada independente na Assembleia Legislativa até o início deste mês.

Ontem, cerca de mil pessoas prestigiaram o segundo evento do Pernambuco 14, em Petrolina, para discutir os problemas estaduais e elaborar o programa de governo do PTB. Na ocasião, prestigiada pelo pré-candidato ao Senado pelo PT, João Paulo, Lúcia Mariano explicou os motivos de não seguir o PSB nesta eleição.

“Se tem uma coisa que deu certo em Pernambuco, foi a parceria com o governo federal, que precisamos continuar. Não podemos investir num projeto presidencial, resultado de uma ambição pessoal”, atacou Lúcia Mariano, criticando o rompimento de Eduardo Campos (PSB) com a presidente Dilma Rousseff (PT). A declaração da prefeita veio um dia depois de Armando acusar o governo estadual, sem citar nomes, de fazer cooptação de lideranças do PT e do PTB com promessas de obras e liberação de recursos “sem transparência”, nos salões do Palácio das Princesas.

Já o pré-candidato ao Senado do PSB, Fernando Bezerra Coelho, defendeu a mudança de lado da prefeita de Arcoverde. “Ninguém pode criticar Madalena por sua decisão. Ela está defendendo os interesses de sua gente”, destacou o socialista. Ele mesmo, inclusive, teria articulado a aproximação de Betinho Gomes com Paulo Câmara. Betinho estava relutante em apoiar Câmara, mas conversou com ele e recebeu a garantia de que não sofreria interferência do prefeito do Cabo, Vado da Farmácia (PSB), na sua campanha de deputado federal.

Fonte; Jornal de Pernambuco

Petrolândia: Presidente da Câmara, Fabiano Marques, reúne grupo político para discutir futuro do município


Várias lideranças políticas do município de Petrolândia se reuniram na sexta-feira passada (25), durante um café da manhã na casa do presidente da Câmara de Vereadores, Fabiano Jaques Marques, para declarar apoio ao pré-candidato a deputado federal pelo PTB, Zeca Cavalcanti, e à reeleição do deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD). Foram também discutidos vários assuntos em relação ao município.

Entre outras lideranças, estiveram presentes, além de Zeca Cavalcanti, Rodrigo Novaes e Fabiano Marques, os vereadores Carlinhos, Noca, Zé Pezão, Jorge Viana e Rogério Novaes.

Em discurso, todos firmaram acordo com as candidaturas de Zeca Cavalcanti e Rodrigo Novaes para as eleições de outubro, com exceção do vereador Jorge Viana, que afirmou ser Rodrigo Novaes seu amigo, mas que já teria compromisso de apoio a reeleição do candidato a deputado estadual Everaldo Cabral. No mais, o vereador afirmou compromisso de apoiar aos candidatos do grupo, Armando Monteiro (PTB) para o governo do Estado, João Paulo (PT) para o Senado e Zeca Cavalcanti (PTB) para deputado federal.

Em discurso, Fabiano agradeceu aos que compareceram ao encontro, afirmando que ali não era apenas ele quem estava tentando resolver os problemas do município e sim todos ali presentes. Fez questão de dizer que não comungava com a palavra  oposição e situação. Lembrou que o atual gestor do município, Lourival Simões (PR), é seu amigo e que tem muito respeito por ele, mas  dentro da política municipal tem pontos com os quais seu atual grupo não concorda.
 "A gente acha que tem como fazer melhor, que tem alguns pontos em que a gente pode melhorar e, por isso, essa é a razão de, hoje, a gente estar com outros candidatos". Fabiano lembrou que em junho de 2013, ele, juntamente com os vereadores Carlinhos, Zé Pezão e Noca, resolveram, de comum acordo, mudar um pouco sobre o que vinha acontecendo na política, não só em Petrolândia, mas em outros municípios do estado. "Antes, os líderes políticos viajavam para a Capital, e lá faziam os seus acordos, e lá definiam os rumos dos municípios sem ouvir a base, sem ouvir os representantes principais, que são os vereadores, que são os políticos mais próximos do povo. Hoje tem um prefeito na cidade, mas vereadores são onze. E na hora que o eleitor procura alguma pessoa para resolver o problema dele, ele procura o vereador, porque ele acha onze. Então nós procuramos, não sei se vamos conseguir, mudar um pouco isso. Então nasceu a ideia de a gente procurar pessoas para apoiar, que tivessem  compromisso com os nossos ideais, com o que a gente pensa para o nosso município". (Veja entrevista completa com Fabiano Marques em matéria que será postada em breve).

O veredor Rogério Novaes ressaltou a importância do encontro, destacando a importância de apoiar candidatos (Zeca Cavalcanti e Rodrigo Novaes) que são sertanejos e conhecem o verdadeiro Sertão. Lembrou que, em outras eleições, quando apoiou Rodrigo Novaes, muita gente dizia que ele estava apoiando um candidato que não ia ter futuro, mas que hoje Rodrigo Novaes está provando toda a sua competência, se destacando em busca de melhorias para o povo da região. Rogério Novaes também lembrou da importância da audiência pública promovida por Rodrigo Novaes no Projeto Icó Mandantes, no ano passado. Segundo Rogério, após a audiência, houve melhoras que beneficiaram os produtores daquela região.

O vereador Noca lembrou ter entrado na política em 1983, na época de Dr. Simões. O vereador destacou a importância de Dr. Simões para o município, mas que agora estava livre para voar. "Sempre lutei por uma Petrolândia para todos, mas não é o que estamos vendo. A gente sente que o povo de Petrolândia está querendo mudanças, e essa renovação começa com Zeca Cavalcanti e Rodrigo Novaes. Eu estou feliz e satisfeito com esse grupo", disse.

O vereador Carlinhos afirmou que é preciso dar um basta na continuidade política de Petrolândia, e cobrou de Rodrigo Novaes que lute na ALEPE (Assembleia Legislativa de Pernambuco) para trazer assistência técnica para os agricultores do município de Petrolândia. "Petrolândia nunca teve assistência técnica, porque o IPA nunca deu assistência técnica aos produtores do município", disse Carlinhos.

O vereador Zé Pezão fez criticas a pessoas, que segundo ele, andam dizendo por aí, que o grupo foi formado por causa de dinheiro. "Muitos dizem que estamos aqui por dinheiro, o que não é verdade. Eu só não votei em Rodrigo Novaes em 2010 porque eu tinha compromisso com o prefeito. Mas agora estamos junto com esse grupo", disse o vereador.

O vereador Jorge Viana destacou a coragem dos vereadores, que antes eram do grupo do prefeito, e que agora passaram a fazer parte de um outro grupo. "Agora eles estão vendo a situação do município", disse Jorge, lembrando que não votava em Rodrigo Novaes, por ter compromisso com um outro candidato, mas que exaltava o bonito trabalho do deputado.

Foto
Zeca Cavalcanti  se disse muito satisfeito com o apoio do grupo que o estava recebendo naquele momento. "Cada vez que você tem lideranças tão distintas ao nosso lado, como suplentes de vereadores, vereadores, são seis vereadores, inclusive o presidente da Casa, e todo esse grupo que a gente está vendo reunido aqui, então a gente fica extremamente com a responsabilidade cada vez maior com esse município, para que eu possa honrrar cada voto da confiança dessas pessoas para com a minha pessoa."

Rodrigo Novaes destacou a força do grupo. "Hoje é um grande dia. É um dia em que a gente pode reunir esse novo grupo, e a gente começa a desenhar uma caminhada muito próxima para esse grupo político, e para o município de Petrolândia. Pra mim é uma honrra poder fazer política em Petrolândia ao lado dessas pessoas. O que uniu essas pessoas, que aqui estão em torno de um grupo político, foi justamente o nosso sentimento de que Petrolândia precisa melhorar, e que as pessoas possam viver de uma maneira mais justa e motivada por um futuro mais próximo para essa gente", disse Rodrigo lembrando da bravura dos vereadores que deixaram a base do gestor municipal.

Após o café da manhã, o grupo e sua comitiva se dirigiram para visita ao Mercado Público de Petrolândia, onde ocorria a feira livre. No corpo a corpo realizado na feira, os políticos cumprimentaram os feirantes e ouviram demandas, em conversa com as pessoas que passavam pelo local.

O almoço foi realizado na chácara do empresário Joilton e o encerramento da visita do grupo ao município aconteceu à noite, no Sítio Umbuzeirão, onde as lideranças políticas reuniram-se com produtores daquela região no salão do Bar e Lanchonete Taciana. Em discurso, todos firmaram compromissos de melhorias para os agricultores.

No Sítio Umbuzeirão, Zeca Cavalcanti se disse encantado com a região. "Vocês moram em um dos lugares mais ricos e, ao mesmo tempo, um dos lugares mais esquecidos de Pernambuco. É um absurdo a gente ficar sabendo que os produtores dessa região não têm assistência técnica. Eu me comprometo a trazer recursos e implementos agrícolas para esta região. Petrolândia tem que ser uma Petrolina", disse Zeca.

Foto
Em seu discurso no Sítio Umbuzeirão, Rodrigo Novaes fez duras criticas à Codevasf, empresa que, segundo ele, só leva as coisas boas para Petrolina. "Tudo de bom vai para Petrolina, 95% dos investimentos da Codevasf vão para Petrolina. Eu faço um apelo ao meu amigo Zeca Cavalcanti que, se eleito, olhe para o povo de Petrolândia", disse Rodrigo Novaes, que encerrou o seu discurso fazendo críticas também à gestão do prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, e prometeu voltar após a eleição, juntamente com o mesmo grupo, para fazer o forró da vitória no salão do Bar e Lanchonete Taciana, local do encontro.

A reportagem do Blog de Assis Ramalho realizou entrevistas que serão postadas em breve. Entrevistamos o pré-candidato a deputado federal e ex-prefeito de Arcoverde por dois mandatos, Zeca Cavalcanti, o deputado estadual e candidato a reeleição Rodrigo Novaes, e o presidente da Câmara de Vereadores de Petrolândia, Fabiano Jaques Marques.

Para ver fotos dos eventos, clique abaixo:

Caminhão bate em carroça e mata agricultor em Ibimirim-PE; em Custódia, um outro acidente deixou vítima


Um agricultor morreu após a carroça em que ele se deslocava ser atingida por um caminhão na zona rural de Ibimirim, no Sertão de Pernambuco. O acidente ocorreu no quilômetro três da rodovia PE-360, na tarde desse domingo (28).
A vítima, que não teve a identidade revelada, seguia em uma carroça puxada por um jumento sentido Floresta - Ibimirim quando houve a colisão. O motorista do veículo fugiu sem prestar socorro ao agricultor.

O corpo da vítima foi levado o Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru, no Agreste.

Outro acidente, desta vez em Custódia: 
SÍTIO CARDOSO - Já em uma estrada na zona rural de Custódia, ainda no Sertão, na manhã do mesmo dia um homem de nome e idade não revelados que trafegava em uma bicicleta foi atropelado por uma moto. Ele chegou a ser socorrido pelo motociclista, mas não resisitiu e morreu. O corpo da vítima foi levado ao hospital local e a Polícia Militar não soube informar a causa do acidente.


NE 10 - Interior

Conta de luz dos pernambucanos vai subir nesta terça-feira-feira(29)


Economizar vai ser a única saída se o consumidor quiser diminuir o impacto que o próximo aumento terá na conta de energia, que vai entrar em vigor na próxima terça-feira. Amanhã, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definirá o reajuste da conta de luz dos pernambucanos. A expectativa é de que seja um percentual de dois dígitos como ocorreu com outras distribuidoras do Nordeste que tiveram reajustes que variaram de 11% a 18%.
“O desperdício de energia tem a ver com hábitos, que podem ser alterados sem custo para o consumidor”, lembra o coordenador geral de Eficiência Energética do Ministério de Minas e Energia, Carlos Alexandre Principe Pires. Ele está se referindo a atitudes simples (veja dicas ao lado).
A outra forma de economizar é bancar um investimento que reduza o consumo de energia. Entre os clientes residenciais, um dos grandes vilões é o chuveiro elétrico, que chega a consumir 18% da energia do Brasil entre as 18h30 e 20h30. Um aquecedor a gás ou a energia solar pode ser uma das soluções para diminuir o impacto do eletrodoméstico na conta. Em média, um investimento desse tipo é compensado em três anos.

Petrolândia: Psicanalista Vera Carvalho, atendimento psicológico especializado, atende às terças, quartas e quintas com hora marcada

Psicanalista Vera Maria Souza de Carvalho

A Clínica Psicanalítica de Vera Maria Souza de Carvalho, situada no centro comercial de Petrolândia, oferece atendimentos psicológicos especializados na área de Psicanálise, Arteterapia e Psicopedagogia.
Atendimento com hora marcada às terças, quartas e quintas-feiras, das 08h00 às 12h00.

Clínica Psicanalítica
Vera Maria Souza de Carvalho
ABEPE - 2.515 - 50200335
Rua Cecília Delgado, nº 11 - 1º andar (próximo à loja Donna K)
Centro - Petrolândia (PE)
Contato: (87) 9991-2871
Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Copa pode dar em zebra nas eleições


 (Greg/DP)
Evento que prometia dar um "banho de cuia" nos adversários do PT e fechar com chave de ouro a gestão da presidente Dilma Rousseff (PT), a Copa do Mundo de 2014 transformou-se na variável mais imprevisível da eleição. A pouco mais de um mês para início do Mundial, a preocupação é visível entre os articuladores políticos da presidente, que temem ver transformados em "zebra" todos os esforços extracampo feitos pelo ex-presidente Lula para trazer, ainda em 2006, o torneio ao Brasil. A "ola" pode ser dada fora das arquibancadas, com previsão de várias manifestações de rua nas 12 cidades-sede, contrariando toda a cultura de que o Brasil é o país do futebol.

Em meio aos riscos de Dilma chutar "a bola quadrada", a orientação dada pelo Palácio é para que os petistas saiam da inércia e comecem a massificar os efeitos positivos que a competição garantirá ao país. Nesta última semana, ficou decidido que o próprio Lula vai enfrentar os adversários até meados de julho e depois repassar a bola à aliada. Ele vai comandar o "bateu levou" e contar com a ajuda de ministros com inserção junto aos movimentos sociais, como Gilberto Carvalho (ministro-chefe da Secretaria-geral da Presidência da República).

Petrolândia: Em longa sessão, Câmara de Vereadores discute gestão do prefeito Lourival Simões e encaminha demandas do Projeto Icó Mandantes


Na noite da quarta-feira passada, 23, a Câmara Municipal de Petrolândia realizou uma Sessão Ordinária que entrou para a história da Casa Legislativa Aureliano de Menezes. Iniciada às 19h20, aproximadamente, a sessão terminou a poucos minutos das 23 horas. A demora para concluir a reunião se deve a projetos de lei, requerimentos, moções ou indicações, mas à discussão em torno de ações da administração do prefeito Lourival Simões (PR).

O grande público que compareceu à sessão, em parte interessado em presenciar a votação dos projetos de lei para reajuste dos professores e técnicos/auxiliares em enfermagem do município, antes de demonstrar cansaço pela prolongada reunião, divertiu-se em vários momentos, e é certo que, pelo menos até o mês de outubro próximo, a comunidade terá mais algumas oportunidades de apreciar a digladiação entre seus representantes na Câmara Municipal.

Os vereadores de Petrolândia estão declaradamente divididos em dois grupos, pró e contra a gestão atual. Cada um defende sua posição com unhas, dentes e pronunciamentos. Paladino da gestão Lourival Simões, Eudes Fonseca foi sabatinado na tribuna, como se fosse o próprio prefeito. Nem mesmo Sílvio Rogério (PR), líder da bancada governista na Câmara, foi tão incisivamente inquirido quanto o colega, apesar de também ter apresentado relatório com realizações da Prefeitura Municipal. Leia abaixo o relato da reunião.

Compareceram à Sessão os vereadores Fabiano Marques (Presidente), Carlos Alberto (Vice-Presidente), Rogério Novaes (Secretário em substituição a Juarez Patriota, ausente), Eudes Fonseca, Dona Santa, João Vicente, Jorge Viana, José Luiz (Zé Pezão), Raimundo Paulo (Noca) e Sílvio Rogério.

Declarada aberta a Sessão, a servidora Claudivânia leu a ata da Sessão Ordinária de 09/04/2014. Em seguida, foram apresentados os Projetos de Lei para reajuste salarial dos Conselheiros Tutelares e criação do Conselho Municipal do Idoso, a serem analisados pelas Comissões.                                                                                                                                                               Na sequência, foram apresentadas as seguintes Indicações:

Indicação de nº 010 de 2014: Ao Prefeito Lourival Simões, solicita o retorno das ambulâncias que atendem ao Projeto Icó-Mandantes;
Indicação de nº 011 de 2014: Ao Prefeito Lourival Simões, solicita agilizar o conserto do carro-fossa para coleta de dejetos no Projeto Icó-Mandantes;
Indicação de nº 012 de 2014: Ao Prefeito Lourival Simões, solicita a coleta de lixo com mais frequência no Projeto Icó-Mandantes;
Indicação de nº 013 de 2014: Ao Prefeito Lourival Simões, solicita a manutenção das estradas vicinais de acesso ao Projeto Icó-Mandantes.

Na sequência, foram votados os seguintes Requerimentos:
Requerimento nº 004/2014: Ao Prefeito Lourival Simões, solicita informação sobre a construção de Quadra Esportiva na Agrovila 05 do Bloco 04, obra inacabada - Aprovado por unanimidade;
Requerimento nº 005/2014: Ao Prefeito Lourival Simões, solicita informação sobre a linha de ônibus escolar que atende às Agrovilas do Projeto Icó-Mandantes - Aprovado por unanimidade;

Após a votação dos Requerimentos, o Presidente da Casa, Fabiano Marques, informou o recebimento, naquele momento, do Projeto de Lei que trata do reajuste e das gratificações dos professores da rede municipal, e esclareceu que não seria votado naquela mesma sessão, mas analisado no dia seguinte, em reunião marcada para o meio dia, e votado em sessão extraordinária da Casa, com a devida urgência. Fabiano elogiou o grande público presente à reunião e esclareceu que a totalidade das Indicações e Requerimentos apreciados naquela Sessão faziam referência à Câmara Itinerante, sessão realizada na Agrovila 04 do Bloco 03 do Limão Bravo, no dia 11 de abril, com a presença de quase 200 pessoas daquela comunidade para discutir os problemas locais, escutando de perto a população. Na sequência Fabiano justificou algumas das Indicações apresentadas, em resposta aos anseios da comunjidade da citada agrovila:

A melhoria das estradas de acesso ao Projeto Icó-Mandantes é justificada pela necessidade de escoamento da produção local das propriedades, por meio de estradas vicinais, ressaltando que algumas vias não são mais transitáveis por veículos, em face das condições precárias. Quanto à coleta de lixo, além da coleta normal que já está um pouco atrasada, é preciso realizar uma coleta no entorno das agrovilas, pelo menos a cada dois meses. O conserto do carro limpa-fossas é solicitado para fazer a limpeza das fossas das casas e da escola da comunidade, sendo registrado que o carro já não estava mais fazendo coleta nas agrovilas há algum tempo. No tocante às ambulâncias, outra reclamação da população da zona rural, havia certo número de veículos nas agrovilas, mas foram pouco a pouco sendo retiradas para conserto e a população está prejudicada pela falta de transporte para os doentes. 

Quanto aos Requerimentos, Fabiano explicou que a Quadra de Esportes foi iniciada há mais de seis anos e está abandonada, sem conclusão, e foram recebidas informações de que a a linha de ônibus que opera dentro do Projeto Icó Mandantes, tem veículo em condições precárias, sem condições de estar em funcionamento, e motorista sem habilitação. Fabiano agradeceu a colaboração dos vereadores na aprovação dos requerimentos por unanimidade.

Em continuidade à Sessão, a servidora Claudivânia leu a Ata da Sessão da Câmara Itinerante, realizada no dia 09 de abril de 2014.

Encerrada a leitura da ata, Fabiano informou os presentes que fez questão de que o documento fosse lido perante todos, para desfazer comentários distorcidos sobre o que foi tratado na reunião do programa Câmara Itinerante. Antes de facultar a palavra aos companheiros vereadores, Fabiano lembrou que, em sessão anterior, a vereadora Dona Santa disse que não fazia parte da Comissão de Saúde e Educação, dúvida que não pôde ser dirimida naquele momento, e posteriormente esclarecida. Fabiano afirmou que conforme de Portaria de 2014, Dona Santa preside referida comissão. [Nota: no site da Câmara Municipal, a Comissão de Saúde e Educação é composta por João Vicente da Silva Filho (Presidente), Eudes José da Silva Fonseca (Relator) e Jorge Lino Viana (Membro)]. Na sequência, Fabiano passou a palavra para o vereador João Vicente.

PSFs Dr. José Hermínio e Renascer promovem 1ª Ação em Saúde na Academia das Cidades

Academia das Cidades em Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

Os PSF's Dr. José Hermínio e Renascer, localizados nas quadras 14 e 16 de Petrolândia, respectivamente, convidam os hipertensos e diabéticos das quadras 8,12,13,14,15,16 e 17 para participar da 1ª Ação em Saúde na Academia das Cidades. O evento acontecerá nesta terça-feira (29), das 07 às 12h00.

Serão realizadas as seguintes Ações:
Teste de glicemia capilar
Aferição de Pressão Arterial
Medidas antropométricas (peso, altura, circunferência abdominal)
Avaliação para IMC (Índice de Massa Corporal)
Avaliação com Nutricionista
Consulta médica
Consulta de enfermagem
Avaliação com dentista
Prática de exercícios de Educação Física
Vacinação.

Obs: Leve o cartão do HiperDia, use roupas leves e vá em jejum, pois será servido café da manhã.

Informação: Jardel Vital Lisboa

Veja os resultados deste domingo do Campeonato Brasileiro e dos estaduais com crônica tabela e lances em vídeo

Jogadores do Corinthians comemoram o gol de Gil, o segundo
 na vitória sobre o Flamengo.
Foto:  Agência O Globo

Na despedida do Pacaembu, Corinthians bate o Flamengo. Botafogo com gol de Sheik empata com o Inter, e Goias, Sport, Bahia e Grêmio vencem na 2ª rodada do brasileiro. Confira os resultados com crônica, tabela e lances em vídeo.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (2ª rodada)
Botafogo 2 x 2 Internacional CRÔNICA / VÍDEO
Cruzeiro 1 x 1 São Paulo CRÔNICA / VÍDEO
Vitória 2 x 2 Atlético-PR CRÔNICA / VÍDEO
Corinthians 2 x 0 Flamengo CRÔNICA / VÍDEO
Goiás 1 x 0 Criciúma CRÔNICA / VÍDEO
Sport 2 x 1 Chapecoense CRÔNICA / VÍDEO
Figueirense 0 x 2 Bahia CRÔNICA / VÍDEO
Grêmio 2 x 1 Atlético-MG CRÔNICA / VÍDEO
VEJA A TABELA COMPLETA

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE C 2014 (1ª RODADA)
Mogi Mirim 1 x 0 Guaratinguetá CRÔNICA
Tupi 1 x 1 Macaé CRÔNICA
Cuiabá 3 x 1 Crac CRÔNICA
São Caetano 1 x 0 Guarani CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA

CAMPEONATO PARAIBANO 2014 (segundo turno - 12ª rodada)
Campinense 4 x 1 CSP CRÔNICA
Atlético-PB 4 x 1 Santa Cruz-PB CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA

CAMPEONATO SERGIPANO 2014 (segunda fase - 14ª rodada)
 Canindé 3 x 0 Olímpico - W.O
Socorrense 3 x 1 Coritiba-SE
Sergipe 3 x 3 Lagarto CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA