quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Prefeito de Petrolândia, Lourival Simões é cotado para Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina ao concluir seu governo


Segundo informações do Blog do Banana, o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões (PSB), poderá assumir o comando da 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf em Petrolina no lugar do atual titular, Aurivalter Cordeiro. O atual ocupante da pasta poderá ser secretário de Planejamento na gestão de Miguel Coelho à frente da Prefeitura de Petrolina.

Segunda a mesma fonte, as conversas nos bastidores sobre a ascensão de Lourival Simões ao órgão federal é tida como certa e atenderia indicação feita ao senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), por Guilherme Coelho (PSDB-PE).

Durante a recente visita do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, aos produtores de Petrolina, no dia 22 do mês passado, o prefeito Lourival Simões esteve presente, a convite do atual superintendente da instituição que atende a 69 municípios do interior de Pernambuco.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do Blog do Banana


I Semana da Advocacia Pro Bono Recife prepara advogados para mutirão jurídico gratuito

Evento, que vai acontecer nesta sexta-feira (9) no auditório da OAB-PE, será um preparatório para ação jurídica na Ilha de Santa Terezinha, no bairro de Santo Amaro

Prestar serviços jurídicos gratuitamente para entidade sem fins lucrativos do terceiro setor. Este o objetivo do projeto Pro Bono - presente em várias cidades do Brasil -, que juntamente com a Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE) está promovendo a I Semana da Advocacia Pro Bono Recife 2016. O evento acontece nesta sexta, 9 de dezembro, das 14h às 18h, no auditório da OAB-PE, e objetiva tirar dúvidas e preparar os advogados interessados para um mutirão jurídico que acontecerá no terceiro domingo de dezembro, na Ilha de Santa Terezinha, no bairro de Santo Amaro, em Recife (PE). Os advogados interessados em participar do mutirão deverão se inscrever durante o encontro, que funcionará como uma espécie de treinamento para o dia da ação comunitária.

O evento será dividido em três momentos. No primeiro, o diretor Executivo do Instituto Pro Bono de São Paulo, Marcos Fuchs, fará uma palestra a respeito das nuances, regulamentação e experiências do projeto a nível nacional. Também participarão do debate os coordenadores do Pro Bono Recife Fernanda Oriá e Fábio Augusto Sampaio. Às 15h30 está marcada a segunda palestra, que abordará o funcionamento de um mutirão jurídico. A explanação será facilitada pelo defensor público do Estado de Pernambuco Fabrício Lima, que explicará as formas de diálogo com os assistidos e os modos de auxílio aos problemas jurídicos, como ingresso com ações judiciais, providência de documentos, regularização em cartório, esclarecimento sobre consequências criminais, dentre outros.


Tacaratu: Paróquia de Nossa Senhora da Saúde realiza quermesse nesta sexta (09) no Romeirão. Colabore!

Divulgação/Santuário e Paróquia de Nossa Senhora da Saúde de Tacaratu


Ator Rômulo Neto grava cenas em Nova Jerusalém e fala sobre sua vida pessoal: amor, religião e trabalho​


O ator Rômulo Neto começou a gravar, na tarde da terça-feira (6), as imagens para os filmes de divulgação do espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, que acontecerá na Semana Santa, de 8 a 15 de abril de 2017, no município do Brejo da Madre de Deus (PE), a 160 km do Recife. Interpretando o papel de Jesus, ele dividirá os nove palcos da cidade-teatro com Letícia Birkheuer, (Maria), Rafael Viana, (Herodes), Joaquim Lopes (Pilatos), além da jovem atriz Adriana Birolli (Madalena), da modelo Aline Riscado (Herodíades) e do modelo e ator Jesus Luz (apóstolo João).


As cenas com os demais atores serão gravadas ao longo desta semana, finalizando no domingo. Na terça, Rômulo gravou cenas da tentação de Jesus no deserto. Na quarta-feira, ele, Letícia Birkheuer, Adriana Birolli e Jesus Luz rodam os ​trecho​s​ do filme mostrando a via crucis e o calvário. Antes das gravações, Rômulo Neto abriu o coração e falou sobre amor, religião e trabalho. Veja a seguir os trechos da entrevista:

O CONVITE ​PARA FAZER JESUS​


Supremo mantém Renan Calheiros na presidência do Senado


Por 6 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (7) manter o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no cargo. A Corte decidiu derrubar a decisão individual do ministro Marco Aurélio, que determinou o afastamento do senador.

Votaram pelo afastamento de Renan do cargo o relator, Marco Aurélio, e os ministros Edson Fachin e Rosa Weber. Celso de Mello, Dias Toffoli, Teori Zavascki, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski e a presidente do STF, Cármen Lúcia, foram contra. A decisão mantém Calheiros na presidência do Senado, mas ele não pode ocupar mais a linha sucessória presidencial.

Voto do relator

O ministro Marco Aurélio votou para manter sua decisão liminar que determinou o afastamento de Renan da presidência do Senado. Em seu voto, Marco Aurélio criticou o descumprimento da sua decisão pelo Senado e determinou envio da cópia do processo para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para que investigue os integrantes da Mesa do Senado que se recusaram a receber a intimação e a cumprir a decisão.

Votos contrários


Pensões por morte poderão ser menor que um salário mínimo, denuncia Humberto


A partir da nova reforma da Previdência, as pensões por morte poderão ter valor abaixo do salário mínimo. O alerta foi feito pelo líder do PT no Senado, Humberto Costa, para quem a medida é “desumana e irresponsável”.

“Temer enviou uma reforma completamente absurda para o Congresso Nacional. Ele quer acabar com o piso do salário mínimo para a concessão de pensões por morte. A partir de agora, teremos pensionistas que não chegarão a receber nem um salário mínimo. Essa é uma mudança desumana para com aqueles que sobrevivem da pensão por morte”, criticou Humberto.


Odacy Amorim pede ação do Dnit em área supostamente invadida em Petrolina

Odacy Amorim (Foto: João Bita/Alepe)

O deputado Odacy Amorim (PT) fez, durante a Reunião Plenária desta quarta (7), um apelo ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para que atue na resolução de um conflito na área do Loteamento Jardim Guararapes, em Petrolina (Sertão do São Francisco). De acordo com o parlamentar, uma área comprada pelo órgão para implantação da Ferrovia Transnordestina estaria sendo invadida com intenção de ser vendida.

“Peço ao Dnit que envie técnicos para avaliar a situação. É preciso saber quem está cercando, por que está fazendo, se tem algum documento. Os empreendedores que compraram sabendo que seria uma área pública estão sendo prejudicados”, manifestou Amorim. “Espero que se possam ouvir as partes e intermediar para se chegar a uma solução pacífica, e que a coletividade e o interesse público prevaleçam acima do interesse individual”, emendou.

Alepe


Petrolina: Michel Ferraz, representante do Ministério da Agricultura, analisa assistência técnica a agricultores familiares

Michel Ferraz, coordenador geral de produção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento visitou nesta terça-feira (6) lotes de pequenos agricultores em Petrolina

O coordenador geral de produção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Michel Ferraz, visitou nesta terça-feira (6) a Casa do Mel e os lotes de pequenos agricultores em Petrolina, Sertão de Pernambuco. Ferraz esteve na cidade para estudar a aplicação da assistência técnica aos agricultores familiares, que é uma das reivindicações do sindicato da categoria (Sintraf).


A visita do coordenador é resultado da conversa entre a diretoria do Sindicato dos Agricultores Familiares e o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, em novembro. Na ocasião, Maggi se comprometeu em atender a demanda da categoria. “O agricultor precisa de assistência técnica que oriente sobre a plantação, adubação e colheita, além do combate às pragas. Portanto, se não tivermos essa apoio, a produção em Petrolina não alcançará seu potencial”, analisa a presidente do Sintraf, Isália Damacena.

Segunda ela, como resultado da visita, o Ministério da Agricultura criará um grupo para explicar sobre as melhores formas e condições de manejo na plantação orgânica.

Durante o encontro, o secretário de políticas agrícolas do Sintraf e presidente da Associação de Apicultores do Município de Petrolina (Ascamp), Natalício Luíz, apresentou a Ferraz a situação da Casa do Mel, no Projeto Senador Nilo Coelho. “Ele está levando o caso para Brasília e esperamos que essa visita possa trazer melhorias para a Casa do Mel”, disse.

Fonte/foto: Ascom


Verbas extras nas prefeituras devem ser direcionadas para quitar folha dos servidores, alerta TCE-PE


O Tribunal de Contas do Estado (TCE), por proposição do Ministério Público de Contas (MPCO), em sessão desta quarta-feira (7), aprovou uma recomendação aos atuais prefeitos, sobre a aplicação de verbas extras que estão sendo recebidas pelos municípios neste final de mandato.

A principal verba a ser distribuída aos municípios, no final de 2016, no valor de quase 100 milhões de reais, refere-se à cota-parte do ICMS, decorrente do programa de recuperação fiscal do Governo do Estado. Há ainda possibilidade de novos recursos de "repatriação" do Governo Federal.

Segundo o procurador geral do MPCO, Cristiano Pimentel, há reclamação, por parte de algumas comissões de transição, de que estas verbas serão aplicadas para pagar contratos e fornecedores, em detrimento das folhas atrasadas, do décimo-terceiro e da folha de dezembro.


TJPE designa juízes substitutos da 1ª e 2ª Varas de Petrolândia


Magistrados e servidores reunidos na Presidência do TJPE para designação de novos juízes. Altino Conceição da Silva e Osvaldo Teles Lôbo Junior foram nomeados para Petrolândia (Foto: Francisco Shimada/Ascom TJPE)

Os 46 novos juízes substitutos do Poder Judiciário estadual foram designados às comarcas onde passarão a atuar a partir de 2017. A escolha foi feita por cada um dos magistrados e respeitou a ordem de classificação do concurso. A ata da reunião, homologada durante encontro realizado no Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), no Recife, em 5 de dezembro, está disponível na edição 222/2016 do Diário de Justiça eletrônico (DJe) desta terça-feira (6/12).

Os magistrados foram designados paras as seguintes comarcas e unidades vinculadas às circunscrições judiciárias: Altinho, Cabrobó, Petrolândia, São Bento do Uma, Brejo da Madre de Deus, Lagoa do Ouro, Iati, Macaparana, Palmeirina, Itapissuma, Afrânio, Santa Maria do Cambucá, Tracunhaém, Rio Formoso, Exu, Betânia, Buíque, Tabira, Ipubi, Itaíba, Belém do São Francisco, Trindade, Santa Maria da Boa Vista, Serrita, Toritama, Custódia, Bodocó, Ibimirim, Orocó, São José do Belmonte, Mirandiba, Tacaratu, Lajedo, Inajá, Floresta, Araripina, Arcoverde, Ouricuri, São José do Egito, Serra Talhada e Sertânia. Vinte e seis juízes iniciarão as atividades em janeiro próximo; outros 20, a partir de março do ano que vem.


Petrolândia: Aniversário de 15 anos de Eduarda é celebrado com muita alegria na sede do Lions Clube


Fotos: MouraLab

Em nossa sociedade, o aniversário de 15 anos é um momento especial na vida de uma mulher. A tradição vem do tempo em que a menina-moça debutava, estreava na vida social, em grande estilo, ao completar o 15º aniversário. Hoje, provavelmente a festa mais importante na vida de qualquer jovem, homem ou mulher, seja a de graduação, mas nem por isso as festas de debutantes perderam o brilho. Pelo contrário.

Em Petrolândia, a debutante Eduarda, a Duda, filha de Araújo e Edna, recebeu familiares, parentes e amigos em uma festa belíssima para comemorar seus 15 anos de idade com muita animação. O evento aconteceu na sede do Lions Clube de Petrolândia, na avenida da Orla Fluvial, na noite do último sábado (03).

Edna Carvalho declarou seu amor a Eduarda, em palavras comoventes, como só uma mãe consegue fazê-lo.

'Você sabe que eu sua MÃE. Não só sou sua MÃE, mas também SUA AMIGA! Conte comigo para tudo! Quero sempre estar ao seu lado em todos os seus momentos, bons ou ruins! Siga sempre um caminho buscando a Deus em primeiro lugar, pois tudo que fazemos na PRESENÇA DE DEUS certamente será bem sucedido! Sei que tem planos para o seu futuro, por isso peço sempre a Deus que ilumine seu caminho para que você possa concretizar seus sonhos, e sei que se for da vontade de DEUS você chegará na realização de todos eles. Foque sempre no seu futuro, no hoje e no amanhã, escolhendo as amizades que queiram algo promissor, como você quer. Sei que hoje terá que ter mais maturidade e responsabilidade para, lá na frente,  por em prática tudo que queres para a sua vida. DUDA, SEUS SONHOS SÃO OS MEUS SONHOS E ORO A DEUS PARA QUE SEJA O DELE TAMBÉM. MAMÃE TE AMA! E toda sua familia: Painho, Sabrina e Joãozinho.

Sua mãe, Edna Carvalho".

Blog de Assis Ramalho
Fotos/Gentilmente cedidas por MouraLab


Celso de Mello reformula voto e altera placar sobre afastamento de Renan


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello, decano na Corte, esclareceu hoje (7) que não votou em julgamento anterior pelo afastamento do presidente do Senado, Renan Calheiros, quando a Corte começou a decidir se réus podem ocupar a linha sucessória da presidência da República.

Com a decisão, não há maioria para que o entendimento seja aplicado ao caso de Renan. O critério da maioria foi usado pelo ministro Marco Aurélio para determinar liminarmente o afastamento de Renan do cargo. A Corte julga nesta tarde se mantém a decisão do ministro.

Na ação original, o partido Rede Sustentabilidade pediu ao STF que declare réus – pessoas que respondem a ação penal – impedidos de ocupar cargos na linha de substituição do presidente da República, formada pelos presidentes do Senado, da Câmara dos Deputados e do STF.


Petrolândia: Franqueados da Rede Banorte esclarecem à população fechamento do Banco Matriz na cidade



Os empresários Cid e Márcia, proprietários da Farmácia Central e da franquia Rede Banorte Matriz Multisservicos Ltda em Petrolândia, informam aos seus clientes que a sede do Correspondente, em Recife, fechou suas lojas sem comunicado prévio, motivo pelo qual a loja local não está em funcionamento.

O antigo Banco Matriz, depois renomeado Rede Banorte Matriz Multisserviços, funcionou na Farmácia Central, situada na rua Aureliano Menezes, no centro comercial de Petrolândia, ao lado do Mercado Público, com grande movimento e bons serviços prestados como correspondente bancário. 

Veja abaixo a nota da Rede Banorte - Correspondente Petrolândia.

Comunicado

A Rede Banorte de Petrolândia informa aos seus clientes que a sua sede em Recife, sem nenhum comunicado, fechou suas lojas de correspondente. Por esse motivo, não estamos funcionando.

Salientamos que já estamos tomando as providências jurídicas, pois sendo franquia regularizada, não podemos prejudicar a população da região.

Já estamos buscando nova franquia para atender aos clientes e amigos de Petrolândia.

Agradecem,

Cid e Márcia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho


FIEPE realiza em Petrolina curso ‘Como prevenir problemas ambientais?’


Empresários do setor industrial e profissionais responsáveis pela gestão ambiental de várias organizações do Vale do São Francisco participaram nesta quarta-feira (7) em Petrolina, do curso ‘Como prevenir problemas ambientais?’.

Realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco, através do Programa de Desenvolvimento Associativo – PDA em parceria com o Sebrae e os sindicatos filiados à FIEPE, o curso começou respondendo as perguntas mais comuns sobre as vantagens que a regularização ambiental proporciona às empresas.


É necessário afastar Renan imediatamente da presidência do Senado, diz Janot


O procurador-geral da República Rodrigo Janot afirmou em sustentação oral no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) que “se faz necessário afastar de imediato o senador Renan Calheiros do exercício da nobilíssima função de presidente do Senado da República”.

Janot participa do julgamento em que o plenário do STF decide se deve ser mantida a liminar expedida pelo ministro Marco Aurélio na segunda-feira (5), em que ele determinou o afastamento de Renan da presidência do Senado.

O procurador-geral da República rebateu ainda a hipótese de que Renan Calheiros pudesse ser mantido no cargo, mas fosse impedido somente de assumir o cargo de presidente da República em caso de vacância. Tal possiblidade foi aventada nos corredores do Senado e do STF nas horas que antecederam ao julgamento, nesta quarta-feira.


Oposição cobra reabertura de diálogo com as Associações de Policiais e Bombeiros Militares


A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) cobraram hoje (7), do Governo do Estado e da base governista na Casa, a reabertura de diálogo com as associações de policiais e bombeiros militares, por acreditar que o tensionamento das relações entre a categoria, o comando da corporação e o Poder Executivo não interessa ao Estado, aos servidores, nem tão pouco à sociedade Pernambucana, principalmente num momento de crescimento da violência.

Vice-líder da Oposição, Joel da Harpa (PTN) propôs ao Estado o resgate da mesa permanente de negociação com a categoria e a criação de uma frente parlamentar. “É preciso que o Governo reabra diálogo com a participação das associações e dos comandos da corporação, como sempre funcionou, e sinalize até a próxima sexta-feira (9) como se darão as negociações para evitar um impasse”, explicou.


Priscila Krause vai ao TCE solicitar informações sobre as 921 obras inacabadas

Audiência da deputada Priscila Krause com o presidente do TCE, conselheiro Carlos Porto (Foto: Cecilia Sá Pereira)


A deputada estadual Priscila Krause (DEM) visitou o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) para buscar em audiência com o presidente do órgão, conselheiro Carlos Porto, mais informações a respeito de levantamento divulgado na última semana sobre obras inacabadas em Pernambuco. A parlamentar vai enviar ofício ao Tribunal solicitando informações adicionais a respeito de obras estruturadoras do governo estadual e da Prefeitura do Recife.

“Nós estamos debruçados sobre essa lista divulgada à sociedade na última semana e estive aqui com o presidente Carlos Porto para buscar o caminho para podermos nos aprofundar mais sobre a situação de obras fundamentais a Pernambuco e ao Recife. Decidimos priorizar algumas delas e enviar um ofício ao TCE para que nos apresente, na medida do possível, as informações já apuradas sobre cada uma”, explicou Priscila.


Governo de PE antecipa calendário de pagamento do IPVA 2017


O governo do estado anunciou nesta quarta-feira o adiantamento no prazo de recolhimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos usados de fabricação nacional e estrangeira, relativo ao exercício de 2017. O decreto 43.866 foi assinado ontem pelo governador Paulo Câmara e publicado na edição de hoje do Diário Oficial do estado e entra em vigor no dia 1º de janeiro.

Com a medida, os veículos com placas terminadas em 1 e 2 terão data de pagamento da primeira cota ou cota única do imposto marcado para o dia 17 de janeiro e não mais em março, como acontecia até este ano. O cronograma de prazo de quitação segue calendário de acordo com o último dígito da placa do carro. Todos os veículos deverão ter o tributo pago até março e não mais até maio.


Petrolândia: Homem morre afogado no lago de Itaparica na Vila dos Pescadores, Distrito do Icó-Mandantes


Nessa terça-feira (06), foi registrado um caso de afogamento no lago de Itaparica, em Petrolândia. A morte aconteceu na Vila dos Pescadores, no Distrito do Icó-Mandantes. A vítima, Geraldo Lourentino Pereira, tinha 77 anos e morava em Custódia, Sertão de Pernambuco. Geraldo estava a passeio em Petrolândia, onde tem parentes.

O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil de Petrolândia, mas há suspeita que Geraldo foi vítima de mal estar. Segundo informações de parentes da vítima, ele teria entrado no rio após fazer uma refeição.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Caruaru e, de acordo com informações apuradas pela nossa reportagem com parentes da vítima, o corpo deverá chegar a Petrolândia por volta das 16h00 desta quarta-feira (07), onde será velado em residência de parentes, na Avenida Clara Otília Ferraz, na Quadra 07 de Petrolândia.

O sepultamento deverá ocorrer nesta quinta-feira (08), em horário a ser anunciado.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Arquivo/família


Governo Federal lança edital das obras do Eixo Norte do Projeto São Francisco

O documento estará disponível para consulta das empresas interessadas nesta quinta-feira (8) no DOU e no portal do Ministério

O Ministério da Integração Nacional vai publicar, nesta quinta-feira (8), o edital de licitação das obras da primeira etapa (1N) do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco que não foram executadas pela empresa Mendes Júnior. O documento estará disponível no Diário Oficial da União (DOU) e no portal do Ministério. O modelo definido em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) é o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) e as propostas estão previstas para serem abertas na primeira quinzena de janeiro do próximo ano. Já a contratação das obras deverá ocorrer em fevereiro de 2017.

O edital contempla a realização de serviços nesta etapa de 140 quilômetros de extensão, que atravessa os municípios pernambucanos de Cabrobó, Salgueiro e Verdejante e pela cidade cearense de Penaforte. Com a conclusão das estruturas necessárias para a passagem de água, a expectativa do Ministério é beneficiar o reservatório Jati, localizado em Jati (CE), em agosto próximo e, em setembro, a população da Região Metropolitana de Fortaleza. O estado do Rio Grande do Norte será atendido em dezembro de 2017. Com 91,2% de avanço no Eixo Norte, os outros dois trechos (2N e 3N) estão em fase final de construção.


Petrolândia: Aniversariante do dia, Reginaldo Souza recebe parabéns especiais

Assis Ramalho, o aniversariante Régi, Andréa e seu filho Reinaldo

Nesta quarta-feira (07) é aniversário de nosso amigo Reginaldo Souza, o Régi mototaxista e proprietário do Bar do Régi, na Quadra 01 - onde se encontra a cerveja mais gelada da cidade.

Feliz aniversário, Régi! Deus o abençoe e conceda muitos anos de saúde, harmonia, paz, amor e prosperidade em sua vida! 

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia Classificados: VENDE-SE um terreno no Bairro Nova Esperança


VENDE-SE um terreno situado no Bairro Nova Esperança, em Petrolândia, medindo, 08 metros de frente por 50 metros de comprimento.

Interessados, por favor, tratar pelo cel. (87) 9.9648-6910

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Proprietário do terreno


Queda de avião mata criança e mais 4 em Manaus

Aeronave ficou destruída após explosão (Foto: Ive Rylo/G1 AM)

Uma aeronave de pequeno porte caiu em uma área de floresta no Bairro da União, na Zona Centro-Sul de Manaus, na manhã desta quarta-feira (7). Houve explosão e cinco pessoas morreram no acidente ocorrido por volta de 8h. Entre os mortos há uma criança de 4 anos. As informações foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros. Ainda não se sabe as causas do acidente.

O tenente João Filho, do Corpo de Bombeiros, informou ao G1 que a aeronave era um taxi aéreo e decolou de Manaus com destino ao município de Novo Aripuanã, a 227 km da capital, por volta das 7h45. A aeronave caiu pouco depois da decolagem."O piloto foi arremessado do avião e encontrado a cerca de 10 metros do local do acidente", disse o tenente.


Pernambuco tem uma média diária de 71 denúncias de não pagamento de 13º


De acordo com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco (SRTE-PE), apenas nos primeiros cinco dias de dezembro foram registradas 358 denúncias relacionadas ao não pagamento da primeira parcela do 13º salário no estado. Por lei, a primeira parte do benefício deveria ter sido paga até o último dia útil do mês de novembro. Em média, até agora, foram registradas 71,6 denúncias por dia.

Nos próximos dias, o número deve aumentar exponencialmente, se comparado à progressão dos anos anteriores. O número já registrado representa um aumento de, no mínimo, 38% em relação à média registrada em 2015, que chegou a 51,7 denúncias diárias. Entre os dias 1º e 18 de dezembro do ano passado, foram 879 denúncias, contra 343 empresas, todas referente à primeira parcela do 13º.


Queda de avião mata todas as 48 pessoas a bordo no Paquistão

Atualizado as 15:02

Um avião da Pakistan International Airlines caiu pouco após decolar nesta quarta-feira, segundo autoridades locais, em uma zona montanhosa no Norte do Paquistão. Todas as 48 pessoas a bordo da aeronave, que partiu de Chitral a Islamabad, morreram.

Antes de desaparecer, o piloto emitiu um pedido de ajuda. A companhia aérea, que já havia sido acusada de cometer falhas no passado, foi proibida de voar para a Europa em 2007 por preocupações de segurança da União Europeia (UE). Trinta e seis corpos já foram recuperados.

O voo PK661 saiu de Chitral às 15h30 (horário local) e tinha chegada prevista para 16h40 em Islamabad. Mas, pouco depois da decolagem, o avião perdeu contato com a torre de controle.

Os corpos estão queimados e, por isso, talvez não seja possível reconhecer as vítimas. O pop star paquistanês Junaid Jamshed havia embarcado no voo, disse seu assessor à CNN. Ele ficou famoso por ser cantos, personalidade da televisão, designer de moda, ator e compositor. Posteriormente, se tornou clérigo muçulmano.

O Globo


Ministro do STF diz que mulher não é "útero a serviço da sociedade"

De acordo com o ministro, como se trata de direito fundamental da mulher, a questão não pode ficar subordinada ao Legislativo e a grupos contrários ao tema. 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso afirmou ontem (6), que a interrupção da gravidez, nos três primeiros meses de gestação, está relacionada à autonomia da mulher e à igualdade de gênero, além de ser um direito fundamental ou natural, de liberdade de escolha.

“Ter ou não ter um filho se situa dentro dessa esfera de escolhas existenciais que uma mulher tem que ter o direito de escolher. Uma mulher não é um útero a serviço da sociedade, que deve deixar uma gravidez crescer contra a sua vontade. Porque isso seria a sua funcionalização, seria você violar a autonomia, transformar essa mulher em um meio para a realização de fins que não são os dela, caso ela não esteja desejando ter o filho”.


Nilton Mota apresenta balanço de ações da agricultura em seminário da Amupe


Nessa terça-feira (06/12), o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, realizou uma apresentação das ações e projetos de maior relevância da pasta nos exercícios de 2015 e 2016, durante realização do seminário “Novos Gestores - Planejando uma gestão de qualidade”. O governador Paulo Câmara realizou a abertura do evento, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no Hotel Canariu's, em Gravatá, reunindo gestores, secretários e assessores municipais.

“Apesar do momento de adversidade que estamos enfrentando e dos muitos desafios, a agricultura alcançou resultados bastante expressivos nos dois últimos anos, avançando em programas de grande importância para o Estado, que estão fazendo diferença na vida das pessoas. Sobretudo graças ao apoio, articulação e compromisso do governador Paulo Câmara", pontuou o secretário, que destacou ainda a constante interlocução com os municípios, além dos convênios e parcerias com o Governo Federal.

As obras hídricas, a inclusão produtiva do homem no campo, o incentivo à produção e à comercialização, além do acesso a terra, foram temas abordados.

Gerência de Comunicação/Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco


Descumprir ordem judicial é crime ou golpe de Estado, diz ministro do STF


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou hoje (7) à Agência Brasil que “deixar de cumprir uma decisão judicial é crime de desobediência ou golpe de Estado”.

O comentário foi feito em referência ao posicionamento da Mesa Diretora do Senado, que ontem (6) decidiu aguardar a decisão do plenário do STF antes de cumprir uma medida cautelar expedida na segunda-feira (5) pelo ministro Marco Aurélio Mello, na qual afastou, com efeito imediato, o senador Renan Calheiros da presidência do Congresso Nacional.

Ontem, após esperar por horas no Senado, um oficial de justiça deixou o Congresso sem que Renan assinasse a notificação que o informava da decisão de Marco Aurélio.


Produtores de Alagoas discutem qualidade do arroz no auditório da Codevasf

Rizicultura no baixo São Francisco é atividade agrícola tipicamente familiar; objetivo foi discutir estratégia conjunta para melhorar qualidade (Foto: Codevasf/Divulgação)

“Qualidade de grãos de arroz no Baixo São Francisco alagoano” foi o tema do seminário que reuniu, no auditório da 5ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Penedo (AL), os segmentos que formam a cadeia produtiva da rizicultura na região. O objetivo foi discutir uma estratégia conjunta para melhoramento da qualidade do produto.

“É a oportunidade de criarmos uma força-tarefa para enfrentamento do problema e para a construção de soluções conjuntas e coletivas dos diversos atores que integram a cadeia produtiva da rizicultura na região”, resumiu o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nelson de Azevedo. Representantes do segmento industrial da cadeia produtiva apontam dificuldades na aquisição de um arroz na região que atenda aos padrões de qualidade esperados pelo consumidor final.


Jatobá: Projeto do Natal em Família acontece no próximo sábado (10)


Os organizadores do projeto Natal em Família, antes intitulado Natal Solidário, realizado há 8 anos pelas Pastorais e Movimentos da Paróquia de Jatobá, será realizado no próximo sábado (10), na Praça Governador Eduardo Campos, no centro da cidade, a partir das 18h00. Com show de talentos e feira da família, o evento terá música, dança, poesia, teatro, venda e exposição de artesanato, além de venda de comidas típicas. 

A comunidade jatobaense é convidada a, quem puder colaborar, doar alimentos não perecíveis, brinquedos, roupas em boas condições ou seminovas, para serem vendidas em bazar, e também comidas típicas (bolo, torta salgada e doce, caldos, xerém com galinha, entre outras) que serão vendidas no evento para captação de recursos que serão transformados em donativos, para distribuição às famílias carentes de Jatobá.

Para doar, por favor, entre em contato com a equipe do Natal em Família ou entregue sua doação na Casa Paroquial (das 8 às 13h00), próximo à Praça Eduardo Campos, no centro de Jatobá, ou no bairro de Itaparica, na loja Victor Magazine, localizada no Centro Comercial (8 às 12h00).

Divulgação/Facebook


Petrolândia Classificados: VENDEM-SE duas motos Honda. Interessados devem procurar Euclides Modas

Bros 2012 ES ( R$ 6.400, documentada e com tanque cheio)
Titan 2014 EX 

VENDEM-SE duas motos Honda (fotos acima). Preço a combinar. Interessados devem procurar Euclides Modas pelos telefones: (87) 3851-1212 ou 3851-2160 Celular: (87) 9.9992-6350.

Euclides compra e vende motos, novas ou usadas, e automóveis, com garantia de procedência.


Cordelândia apresenta o espetáculo “Minha Pequena África” na Torre Malakoff neste domingo (11)

Leve e lúdico, o espetáculo autoral mostra o legado africano através da música afro-brasileira, contos, lendas e cordéis (Foto: Rafaella Ribeiro)

Sabemos muito pouco ou quase nada sobre a África, este continente lindo e cheio de histórias incríveis. Histórias que narram a vida, o pensamento e que nos brindam com mitos que nunca imaginamos existir. Para comemorar este lugar abençoado, raro e belo, nasceu o “Minha Pequena África”. Um espetáculo para toda a família e que traz à tona a influência da cultura de matriz africana sobre nós. A realização é da Banda Cordelândia e do AfroKoletivo. Neste domingo (11/12), o espetáculo será apresentado na Torre Malakoff (Praça do Arsenal, S/N, Bairro do Recife – Recife). A entrada é gratuita.

Criado e desenvolvido pela musicista Camila Ribeiro e pelo produtor e educador social Danilo Carias, o “Minha Pequena África” foi pensado com base na Lei 10.639, que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Assim, durante uma hora de duração, o espetáculo apresenta o Brasil que herdou da Mãe África uma infinidade de costumes, sons, palavras, comidas, danças, instrumentos, religiões que necessitam ser difundidos para permanecerem vivos.


Novos gestores municipais conhecem as ações do DETRAN-PE

Evento em Gravatá reuniu novos gestores, entidades municipalistas e Governo de Pernambuco, entre outros órgãos (Fotos: Paulo Maciel/Detran-PE)

O Governador Paulo Câmara esteve nessa terça (06) no Hotel Canariu’s, em Gravatá, Agreste do Estado, onde participou do Encontro de Prefeitos, realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE. Sob o tema “Novos Gestores – Planejando uma gestão de qualidade”, o encontro reuniu durante dois dias cerca 150 prefeitos eleitos e reeleitos de todo o Estado. Na oportunidade, o Governador prestou contas das ações do biênio 2015/2016 e destacou as que deverão ser executadas em 2017.

No evento realizado com apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Caixa Econômica Federal e Sebrae, além das Secretarias do Estado, com as presenças de gestores eleitos, secretários e assessores municipais, foram abordados temas primordiais para as gestões que se iniciam em 2017. Boas práticas de gestão previdenciária; desenvolvimento local e as compras governamentais; os cuidados da manutenção das patrulhas mecanizadas e máquinas do PAC, foram discutidos no encontro.


Caruaru deve vistoriar veículos do Conselho Tutelar e providenciar cobertura previdenciária aos conselheiros


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Caruaru, José Queiroz, que providencie imediatamente a vistoria dos veículos utilizados pelo Conselho Tutelar do município, com o fim de verificar se estão em boas condições e se possuem os equipamentos obrigatórios exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro.

A mesma recomendação prevê que, no prazo de 30 dias, o município aprove a previsão orçamentária necessária para implementar, em 2017, as equipes de assessoria técnica dos Conselhos Tutelares e efetuar o reajuste anual dos vencimentos dos conselheiros tutelares. Por fim, o MPPE recomenda que seja providenciada, no prazo de 90 dias, a cobertura previdenciária dos conselheiros tutelares de Caruaru.


Petrolândia: Rooshow Piscinas é seu espaço de lazer na estrada da Reta


O clima nas últimas semanas em Petrolândia tem sido 'quente-pegando-fogo'. Assim, procurar locais com sombra e água fresca para aliviar o calor destes dias de verão - que ainda nem começou oficialmente - é instinto de sobrevivência. A Rooshow Piscinas, localizado na estrada da Reta, a apenas 400 metros da entrada da cidade, é um desses pontos.

A Rooshow Piscinas, com piscinas para crianças e adultos, bar e estacionamento, funciona aos sábados e domingos, a partir das 9h da manhã. O espaço também pode ser reservado para confraternizações e outros eventos, como casamentos, batizados e competições esportivas (em área de vôlei).

Mais informações pelo número (87) 99939-3558.

Ver mais fotos>Rooshow Piscinas - Petrolândia-PE

Informações e fotos/Divulgação Rosário/Rooshow Piscinas