quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Homem é multado em R$ 5 mil por lavar carro no rio São Francisco, em Petrolina


O proprietário de um veículo de passeio foi multado pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) por liberar resíduos no rio São Francisco. O veículo estava sendo lavado na altura da Porta do Rio na última terça-feira (31).

O condutor infringiu o artigo 61 que penaliza aquele que causar poluição de qualquer natureza, que possam resultar em danos à saúde humana, animal ou a biodiversidade. Também foi enquadrado no inciso 5º do artigo 62, que fala especificamente da poluição das águas e pune quem lançar resíduos sólidos, líquidos, gasosos, sejam eles oleosos ou não. Ambos fazem parte do Decreto Federal 6.514 que regulamenta as infrações e sanções administrativas referentes ao meio ambiente.


Pesquisa promovida por UFPE e UFRPE avalia percepção de moradores de Fernando de Noronha sobre qualidade de vida e gestão pública

Foto: Antônio Melcop

A população de Fernando de Noronha em sua maioria está satisfeita com os serviços oferecidos pela gestão pública. Este foi o resultado do estudo “Qualidade de vida de Fernando de Noronha segundo a percepção de seus moradores”, que avaliou a qualidade de vida no arquipélago e a prestação dos serviços em Educação, Saúde, Segurança Pública, fornecimento de água e coleta de lixo, entre outros.

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 22 de setembro por nove estudantes universitários, que atuaram como pesquisadores voluntários, e teve coordenação das professoras Andrea Sales Soares de Azevedo Melo, do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco e Poema Isis Andrade de Souza, do Departamento de Economia da Universidade Federal Rural de Pernambuco.Foram analisados 395 questionários colhidos em 14 bairros do Distrito Estadual.


Homem apontado como suspeito de matar menina Beatriz estava preso no dia do crime

Beatriz foi encontrada morta com 42 facadas em sala desativada da escola

Após a Polícia Civil ter apontado um suspeito de ter matado a menina Beatriz Angélica Mota, de sete anos, o caso voltou à estaca zero nesta quarta-feira. De acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), Jailson José João de Sá foi preso em flagrante e recolhido à Cadeia Pública de Santa Maria da Boa Vista no dia 02 dezembro de 2015. Ele permaneceu na unidade carcerária até 10 de maio de 2016. A menina foi encontrada morta com 42 facadas durante uma festa de formatura, no Instituto Maria Auxiliadora, em Petrolina, no dia 10 de dezembro.

Jailson José foi detido por suspeita de matar um servidor da Prefeitura de Lagoa Grande, no último sábado, e foi apontado pela polícia como suspeito de ter assassinado a garota. Nessa terça, a Polícia Civil colheu o depoimento dele, e a Polícia Científica fez a coleta da saliva para confronto com o material genético encontrado no corpo de Beatriz. O homem foi preso preventivamente pela Polícia Militar após a morte do servidor Jean da Silva Santos.



Cidades do Sertão de PE devem ficar em estado de alerta por causa de baixa umidade

Temperatura elevada faz umidade relativa do ar baixar (Foto: Taísa Arruda/G1)

Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu uma nota informando que as cidades do Sertão do estado devem ficar em estado de alerta por conta da baixa umidade. Petrolina e Ouricuri registraram apresentaram umidade relativa do ar abaixo de 20% esta semana, segundo a Apac.

Em Petrolina a umidade relativa do ar chegou a 16% no dia 29 de outubro. Já em Ouricuri a umidade chegou a 19%. A agência alertou para oque a situação poderia ficar complicado nos dias seguintes. O nível aceitável, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), deve estar acima dos 50%.

Umidades muito abaixo deste percentual podem causar problemas na saúde das pessoas, como complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele; Irritação dos olhos eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens.


Superintendências do MTE intensificam combate ao trabalho infantil no Dia de Finados


Foco dos auditores do Ministério do Trabalho será a retirada de crianças e adolescentes de tarefas comuns, mas proibidas para menores, como limpeza de lápides e túmulos e venda de flores e velas (Foto: MTE/Divulgação/Arquivo)

O combate ao trabalho infantil no Dia de Finados (02/11) será intensificado pelos grupos de fiscalização das superintendências regionais do Trabalho em todo país. Eles visitarão cemitérios para retirar crianças e adolescentes de tarefas comuns, porém proibidas para menores, como limpeza das lápides e túmulos e comércio de flores e velas.

As fiscalizações ocorrerão em conjunto com conselhos tutelares e prefeituras todo país. O trabalho em cemitérios é proibido para o menores de 18 anos, figurando no rol das piores formas de trabalho infantil, a chamada Lista TIP, conforme estabelecido na Convenção 182 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata da proibição das piores formas de trabalho infantil e ação imediata para sua eliminação.


Cerca de 60% dos alimentos da mesa dos brasileiros têm veneno


Uma análise de 12 alimentos comuns nas dietas dos brasileiros revelou resíduos de pesticidas em 60% das amostras e vestígios do uso ilegal de agrotóxicos em mais de um terço do material. A lista de itens contaminados inclui arroz, feijão, banana, mamão, laranja, tomate, café e pimentão. O estudo foi uma iniciativa do Greenpeace. A organização adquiriu 113 quilos de 12 variedades de alimentos, entre os dias 11 e 13 de setembro, em centrais de abastecimento de São Paulo e de Brasília. As amostras obtidas foram analisadas pelo Laboratório de Resíduos de Pesticidas (LRP) do Instituto Biológico de São Paulo, ligado ao governo do estado.

Os 113 quilos de alimentos foram divididos em 50 amostras, das quais 30 continham resíduos de agrotóxicos. Desse total, 18 apresentavam algum tipo de irregularidade, como a presença de agrotóxicos proibidos no Brasil, que não são permitidos para determinadas culturas, ou em concentrações superiores à máxima estipulada pela legislação. No total, 13 amostras apresentavam agrotóxicos proibidos para aquela cultura específica. Três amostras continham agrotóxicos permitidos, mas em nível superior ao máximo permitido.



Serra Talhada sedia oficina de diagnóstico sobre o rio Pajeú e educação ambiental

O rio Pajeú passa por Serra Talhada

Representantes das comunidades no entorno do Rio Pajeú participaram, durante esta terça-feira (31 de outubro), da segunda oficina de capacitação e educação ambiental promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). O encontro aconteceu na unidade acadêmica da Universidade Federal Rural de Pernambuco, em Serra Talhada, a 415 km da capital pernambucana, Recife.

As oficinas fazem parte do projeto de elaboração de diagnóstico ambiental e plano de ação em trechos da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú, em Pernambuco. Após o seminário inicial e a aplicação de questionários e coleta de amostras de água, sedimentos e solo, as oficinas cumprem o objetivo de integrar as comunidades no entorno do rio para a construção do plano de ações, que busca controlar a erosão e proteger nascentes no alto curso – em São José do Egito; no médio curso – em Serra Talhada; e no baixo curso – entre os municípios de Itacuruba e Floresta, todos no estado de Pernambuco.



Petrolândia: Cemitério Municipal está pronto para receber visitantes no Dia de Finados, nesta quinta (2)

O servidor público Arlindo João Santana  realiza os últimos acabamentos de limpeza no Cemitério São Francisco (Fotos: Assis Ramalho/Blog AR)
De acordo com o administrador do Cemitério, Ernesto Estêvão, cerca de dez servidores públicos realizaram os últimos retoques de limpeza nesta quarta-feira (1º)
Tenda sendo montada para a celebração da missa que será realizada a partir das 7 horas da manhã, presidida pelo Pároco local, Padre Luiz. À noite, às 19h30,

O Cemitério Municipal São Francisco, em Petrolândia, está pronto para a celebração do Dia de Finados, nesta quinta-feira, dia 2. A expectativa é que centenas de pessoas passem pelo local para visitar e rezar próximo aos túmulos dos entes queridos.

Na manhã de hoje (01), nossa reportagem visitou o local e constatou a presença dos zeladores, nos últimos retoques de limpeza do cemitério.

No final da tarde, em frente à capela, uma tenda era montada para a celebração da missa que será realizada a partir das 7 horas da manhã, presidida pelo Pároco local, Padre Luiz. À noite, às 19h30, será realizada missa na Igreja Matriz.

Ambulantes que trabalham no comércio de flores, velas e outros itens religiosos, estarão presentes a partir das primeiras horas da manhã.

''O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca, pois a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre''(Mons. Arnaldo Beltrami – vigário episcopal de comunicação).

Ver fotos >> Cemitério de Petrolândia pronto para receber visitantes no Dia de Finados

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Petrolândia: Chuva rápida alivia temperatura na cidade na tarde desta quarta-feira (1º)

Avenida Auspício Valgueiro de Barros (Fotos: Assis Ramalho/Blog AR)

Na semana em que estão sendo registradas altas temperaturas em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, uma chuva rápida de aproximadamente trinta minutos caiu sobre as ruas da cidade no início da tarde desta quarta-feira (17) deixando o tempo mais agradável, aliviando o forte calor que vinha castigando os petrolandenses.

Fotos enviadas por Paulo Júnior mostram outros pontos da cidade
 
Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Fisioterapeuta Dra.Luana Fernandes promove treinamento funcional na Orla Fluvial


Dra. Luana Fernandes, fisioterapeuta, pós-graduanda em fisioterapia dermatofuncional, realizou nessa terça-feira (31) treinamento funcional na Orla Fluvial de Petrolândia. O tratamentos na área de fisioterapia dermatofuncional na Orla aconteceu no início da noite.

O treinamento funcional é um método de trabalho ainda mais dinâmico que os treinos convencionais. Ele é caracterizado por mesclar diferentes capacidades físicas em um único exercício. Assim, o foco passa de um grupo muscular isolado para todo o corpo - os movimentos trabalham a força muscular, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio.


Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 06 a 10 de novembro de 2017

Secretaria de Saúde de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR)

Segunda-feira (06): Neurologista, Exames Laboratoriais, Raio X, Eletrocardiograma e Nutricionista
Terça-feira (07): Raio X, Eletrocardiograma, Nutricionista e Exames Laboratoriais
Quarta-feira(08): Exames Laboratoriais, Raio X, Eletrocardiograma e Nutricionista
Quinta-feira (09): Exames Laboratoriais, Raio-X, Eletrocardiograma e Nutricionista
Sexta-feira (10): Ginecologista, Exames Laboratoriais, Raio X, Eletrocardiograma e Nutricionista


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Paulo Júnior/Secretaria de Saúde de Petrolândia


Serra Talhada recebe novo leilão com oferta de 377 motos e 25 carros usados; saiba como participar

O evento deve ocorrer às 9h do próximo dia 10, no pátio da Coliseum Leilões, às margens da BR-232 em frente ao Sertão Iate Clube.

Serra Talhada recebe, na próxima semana, um novo leilão organizado pelo Detran-PE com a oferta total de 402 veículos, entre modelos usados e sucatas.

O evento deve ocorrer às 9h do próximo dia 10, no pátio da Coliseum Leilões, às margens da BR-232 em frente ao Sertão Iate Clube.

Todos os veículos são oriundos de infrações de trânsito não quitadas junto ao Detran. A condição de pagamento para aquisição é somente à vista.


Lojas de atendimento da Compesa não funcionam no feriado de Finados

Expressos Cidadão também não abrem amanhã (2); mas na sexta-feira (3) e sábado (4), lojas e Expressos funcionarão normalmente (Foto: Divulgação/Compesa)

As lojas de atendimento da Compesa e os Expressos Cidadão não funcionam amanhã (2), feriado nacional em celebração ao Dia de Finados. O atendimento ao cliente será realizado pelo call center (teleatendimento) que funciona 24 horas, por dia. As reclamações sobre extravasamento de esgoto e vazamentos devem ser feitas pelo telefone 0800 081 0185. Para os demais serviços e informações, os clientes devem ligar para o número 0800 081 0195. Na sexta-feira (3) e sábado (4), as lojas de atendimento abrem normalmente - no horário das 8h às 17h, e das 8h às 12h, respectivamente – assim como os Expressos que ficam no Parque de Exposições do Cordeiro e no Shopping Riomar, no Recife, no Centro da Moda, em Olinda, além das unidades localizadas no interior: River Shopping (Petrolina), Expresso Cidadão de Garanhuns e Caruaru Shopping (Caruaru). Mais informações: www.compesa.com.br.

Assessoria de Imprensa Compesa


Petrolândia: Casa de Carne J&R Carne & Cia anuncia preços especiais para o feriado desta quinta (2); confira


A Casa de Carne J&R Carne & Cia, agora com mais espaçoanuncia preços especiais para este feriado de finados (2). Também avisa que estará comercializando frango assado no sábado. No domingo, além de frango assado, o cliente tem como opção a carne assada na brasa.

Confira preços
Coxa/sobrecoxa fresca 8.49kg
Peito de frango fresco 8.49kg
Cupim bovino 15 .99kg
Acém 17.90kg
Fraldinha 13.99kg
Alcatra 21.90kg
Coxão mole 20.99kg
Bisteca suína 11.89kg
Bisteca bovina 14.49kg
Costela 12.49kg
Carne suína 11.99kg
 
Além de frios e congelados.

Para maior comodidade dos clientes, a J&R Carnes & Cia realiza sua entrega em domicílio. Contato pelo celular (87) 99993-8885.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Frigorífico J&R.


Petrolândia: Bar & Balneário Roça de Samyr funciona no feriado desta quinta-feira (02)

Foto: Assis RamalhoArquivo BlogAR

Nesta quinta-feira (04), feriado de Finados, em temporada de verão e calor forte, o Bar e Balneário Roça de Samyr, localizado na estrada do Mirante da Serrota, em Petrolândia, estará aberto, com bar e restaurante, acesso ao Lago de Itaparica e amplo espaço para guardar com segurança os veículos e reboques dos proprietários de motos aquáticas e lanchas.

O Bar e Balneário Roça de Samyr, em Petrolândia, é o ponto ideal para quem deseja desfrutar de lazer no Lago de Itaparica sem preocupações com acesso ao rio, estacionamento e alimentação. 

Os mergulhadores também encontram no Bar e Balneário Roça de Samyr um ponto de apoio para conhecer as ruínas submersas no Lago de Itaparica, como a Igreja do Sagrado Coração de Jesus e o prédio da Charqueada..


O restaurante serve as delícias preparadas pela cozinha da tia Leni, com saborosos pratos como peixe frito, arribacão (baião-de-dois típico da região) e buchada de bode. 

O Bar e Balneário do empresário e mergulhador Samyr Oliveira está localizado na estrada para o Mirante da Serrota, a menos de 10 minutos do centro de Petrolândia. O local já é ponto de referência para os esportistas náuticos, além de possuir campo de paintball que funciona aos sábados e domingos.

Então, prepare o seu equipamento e aproveite horas de lazer, aventura, esporte e diversão no Lago de Itaparica, em Petrolândia. Contato com o Bar e Balneário Roça de Samyr: 87 99967-2849.

O Bar e Balneário Roça de Samyr está no Google Maps. Escolha a melhor rota e divirta-se no Lago de Itaparica.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Samyr Oliveira


No 500º aniversário de nascimento de Brites de Albuquerque, Pernambuco ainda não elegeu governadora nem senadora



Brites de Albuquerque (★Portugal, 1517 ✝Pernambuco, 1584) foi a esposa do primeiro capitão-donatário da Capitania de Pernambuco, Duarte Coelho. Ela assumiu o governo da Capitania durante a ausência do marido e dos filhos. Irmã de Jerônimo de Albuquerque, o "Adão Pernambucano", Dona Brites - ou Beatriz - é considerada pelos especialistas como uma das mais ilustres pernambucanas e é chamada de Mãe dos Pernambucanos. Durante seu governo, manteve a ordem e a paz da Capitania, combatendo as insurreições indígenas, legislando e controlando os assuntos dos colonos e construindo e urbanizando núcleos, como Olinda, onde faleceu, provavelmente entre junho e outubro de 1584. Hoje, 500 anos após o nascimento da primeira mulher a governar Pernambuco, o Estado não tem governadoras nem senadoras eleitas.

Frente à cultura machista e patriarcal ainda predominante no País, na Assembleia Legislativa (Alepe), nessa terça (31), a deputada Simone Santana (PSB) defendeu a ampliação da participação de mulheres na política e no Judiciário. Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a deputada enfatizou que a Comissão da Mulher está desenvolvendo a Ação Formativa Mulheres na Tribuna – Adalgisa Cavalcanti para incentivar a participação feminina na política, por meio de atividades de instrução sociopolítica.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da Alepe, Fundação Joaquim Nabuco e Wikipedia


Petrolândia: Jovens bailarinos petrolandenses conquistam vaga no Summer School of Excellence 2018 em Nova Iorque

Ana Clara é aluna do 9° ano da EREFAF Municipal João Rodrigues de Almeida. Iverson Ferreira concluiu o Ensino Médio na EREM Maria Cavalcante Nunes. 

Ana Clara Novaes (13 anos, filha de Sydcleide e Roberto) e Iverson Ferreira (18 anos, filho de Sueli e Benício) participaram da audição da American Academy of Ballet (AAB), escola de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, realizada no dia 23 de outubro, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e foram selecionados para o Summer School of Excellence 2018, que acontecerá no período de junho a agosto.

Sob o olhar do Diretor Executivo da AAB New York, Laurence Kaplan, e da bailarina representante no Brasil, Vitória Almeida, bailarinos de 11 a 23 anos concorreram a uma vaga num dos cursos mais almejados no universo da dança. As audições do AAB-New York percorrem, uma vez a cada ano, vários países do mundo, reunindo talentos de diferentes etnias. A cidade de Petrolina sediou pelo segundo ano consecutivo a seletiva na Escola de Ballet Valdete César.

Descoberta e incentivada pela professora Alcileide Márcia, que coordenava o Projeto de Ballet da Escola Municipal 1º de Maio, Ana Clara demonstrou desde muito pequena sua desenvoltura e paixão pela dança. Atualmente é aluna da Escola Ballet & Cia de Paulo Afonso-BA, fazendo suas aulas duas vezes por semana. Já participou de competições nacionais (Ballace 2016, em Camaçari-BA e FAC 2017, em Campina Grande-PB). No FAC 2017 foi selecionada para apresentar-se no Passo de Arte-SP.

Extremamente talentoso, Iverson Ferreira fez aulas na Escola Ballet & Cia de Paulo Afonso-BA, participou do Ballace 2016, em Camaçari-BA, sendo medalha de bronze na categoria em que concorreu. Atualmente, ganhou uma bolsa de estudos na Escola de Dança José Enoch, na PB.

As famílias dos jovens estão muitos felizes com a conquista e, ao mesmo tempo, preocupados em obter os recursos necessários para arcar com o custo da viagem dos jovens ao Exterior.

Ver fotos>Jovens petrolandenses selecionados para o Summer School of Excellence 2018

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Procura-se cadela pinscher prenhe desaparecida da Quadra 09, desde domingo (29)



Na manhã do último domingo (29), a pequena Emili, uma cadela pinscher de pelo marrom com manchas amarelas, grávida, fugiu de casa, na rua Maria Souza de Menezes, 75, nas imediações da Praça da Quadra 09, em Petrolândia. Dona Severina, tutora do animalzinho, está muito triste e preocupada com seu desaparecimento.

Pede-se a quem a encontrou ou encontrar, por favor, entrar em contato pelos números 99818-8058 ou 99820-3329. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Fernanda


Lucas Ramos debate privatização da Chesf na Câmara de Vereadores de Caruaru


A Câmara Municipal de Caruaru realizou, nesta segunda-feira (30), uma audiência pública que abordou a proposta de privatização da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco. O debate foi uma iniciativa do vereador Marcelo Gomes (PSB) e contou com a presença do deputado estadual Lucas Ramos (PSB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf na Assembleia Legislativa de Pernambuco, que reafirmou seu posicionamento contra a venda da estatal.

Em seu discurso, Lucas criticou a ausência de representantes da União nas discussões. “A falta de disposição do (des)governo Temer para o debate sobre a privatização da Chesf é a prova de que querem vender as empresas do sistema elétrico nacional para tapar uma parte do rombo nas contas públicas”, afirmou o deputado, lembrando que a falta de membros do governo federal nos debates é recorrente. “Já são 15 encontros para discutir a situação da estatal e nenhum defensor da desestatização compareceu para expressar seus argumentos, dando apenas o silêncio como resposta ao povo”, declarou. “É preciso debater o assunto para tomar uma posição bem fundamentada”, frisou o vereador Marcelo Gomes.


Petrolândia: Aniversariante do dia, Maria clara completa 7 aninhos e recebe mensagem da madrinha Dejani França (Dida)


Por meio do Blog de Assis ramalho, Dejani França (Dida), residente na  Rua Tancredo Neves, na quadra 01 de Petrolândia, envia mensagem para sua afilhada Maria Clara, residente da quadra  17, pelo dia do seu aniversário de 7 aninhos.

Parabéns minha afilhada!

Hoje meu feliz aniversário vai para uma pessoa muito especial. Minha linda afilhada Maria Clara que hoje completa seus sete aninhos.

Feliz aniversário!!!
É o que te deseja sua madrinha Dida


Petrolândia: Finados: A morte como realidade e mistério - por Fernando Batista


O dia 02 de Novembro tem para os cristãos o título de “Comemoração de todos os fiéis defuntos”. É um dia no qual são intensificadas as orações pelos que já morreram. Seja como for, o dia de finados nos coloca diante de uma questão fundamental para a nossa existência: a questão da morte. Nosso modo de enfrentar a vida depende muito do modo como encaramos a morte e vice versa.

Há aqueles (e não são poucos) que cinicamente a ignoram. Vivem como se um dia não tivessem que morrer. Preocupam-se tão somente com esta vida: “Comamos e bebamos”! São pessoas que nunca pararam de verdade para se perguntar sobre o sentido da vida e, por isso mesmo, não vivem;sobrevivem apenas. Estas, quando tiverem que enfrentar a própria morte, que vazio, que absurdo encontrarão. Isto é triste porque quando o homem não pensa na morte, esquece que é finito, passageiro, fugaz.

Há aqueles que diante da morte se angustiam, apavoram-se. A morte os amedronta, parece-lhes uma insensatez, pois é a negação de todo o desejo de vida, de felicidade e de eternidade que cresce no coração do homem. Estes sentem-se esmagados pela certeza de um dia ter que encarar frente a frente tão fria, tirana e poderosa adversária.

Mas há ainda um outro modo de encarar a morte tipicamente cristão. A morte existe sim! E dói! E machuca! Não somente existe, como também marca toda a nossa existência. Vivemos feridos por ela, em cada dor, em cada doença, em cada derrota, em cada medo, em cada tristeza. Não se pode fazer pouco caso dela. Ela nos magoa e nos ameaça, frustra nossas expectativas sem pedir permissão. Ela continua dolorosa. Ela nos desrespeita, mas se, no dia-a-dia aprendermos a vivenciar e valorizar cada sopro de vida, sobretudo diante das pequenas coisas, estaremos nos preparando melhor para o dia em que adormeceremos definitivamente.

Por tudo isso, o dia de finados é sempre ocasião excelente não somente para orar por nossos falecidos, mas também para pensarmos a nossa vida, pois “Tal vida, tal morte”!

Fernando Batista


Floresta: Explosão em oficina mata menina de 4 anos, fere pai e deixa irmão em estado grave


Na noite desta terça-feira dia (31), por volta das 20:15, uma explosão em uma pequena oficina que fica localizada na Rua Kleper Lafayette no Bairro Santa Rosa, na cidade de Floresta, no Sertão pernambucano, matou uma menina de 4 anos, deixou seu irmão em estado greve, e feriu o pai.

Segundo informações preliminares da Polícia Civil, um botijão de gás pequeno explodiu causando a morte da pequena Geovânia Vitória da Silva Santos, de 4 anos, e deixando seu irmão de iniciais E.M.S.S., em estado grave. O pai das crianças identificado como João Eric Manoel da Silva Santos, também ficou ferido, mas não corre risco de morte.


Dezenas de desempregados caem no golpe do falso emprego em Paulo Afonso

Vítimas compareceram na Delegacia de Polícia Civil de Paulo Afonso onde registraram o BO;  chegaram a pagar até R$ 400 . (Foto: PA4.COM.BR)


O repórter Tony César, do programa Radar 89′ (Rádio Delmiro FM), entrevistou na manhã desta quarta-feira, na delegacia de Paulo Afonso, uma das vítimas da mulher que se apresentou como a ‘engenheira’ Carla Simone, se dizendo representante de uma empreiteira que tem sede no município.
As vítimas, dezenas de pessoas de cidades dos Estados de Alagoas, Sergipe e Bahia, estiveram na delegacia para tentar recuperar o dinheiro empregado, os relatos são impressionantes.

“Tem pai de família que vendeu até um bujão que tinha na esperança de ter um emprego, ela fez reuniões com a gente e acreditamos que iríamos trabalhar em obras que seriam realizadas no BTN e na Vila Moxotó em Paulo Afonso”, disse Edielson, que em seguida acrescentou o nome verdadeiro da suposta engenheira: “Simone Lima dos Santos.”

Ainda segundo Edielson, eles ficaram sabendo dessas vagas através de amigos, um foi levando o outro. “Porém, uma pessoa nossa foi até a empresa para fiscalizar e viu que não existia nada, nunca!, então ficamos com o pé atrás, foi quando eu estive com ela (a suposta engenheira), e disse que muitos queriam desistir e que era para ela devolver o dinheiro, ela viu que era muita gente, e caiu no mundo, fugiu.”


Petrolândia em foco: Fotos de noivos em igreja parcialmente submersa é destaque em reportagem do Jornal Folha de São Paulo





Por Dani Braga - Jornal Folha de São Paulo

Imagine você e seu par em um barquinho sob a luz do amanhecer em um cenário paradisíaco. Acrescente ruínas de uma igreja parcialmente submersa e alguém para registrar todos os momentos.
Parece filme, não é? Mas é o ensaio pré-casamento de Nayara e Gustavo, de Toritama, Pernambuco. Eles foram fotografados por Priscila Fontinele, uma profissional de Caruaru que sempre sonhou em fazer um trabalho na cidade do sertão pernambucano engolida em 1989 para a construção de uma represa.

O cenário arrebatador é o entorno da antiga igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrolândia. Em 2013, conforme relato publicado na Folha, só o telhado do templo ficava à mostra. Agora é possível vê-lo quase inteiro devido à baixa do rio.

“Eu já tinha um desejo muito forte de realizar um ensaio lá na região da igreja. Quando o casal me procurou, querendo algo bem diferente, eu sugeri viajarmos até lá e a noiva topou na hora”.

Priscila conta que, quando o ensaio se tornou conhecido na região, até os moradores ficaram “chocados”, porque muita gente nunca tinha ido conhecer a igreja ou pensado em tirar fotos no local (a mais de 400 km de Recife).


Noivos e fotógrafa se empolgaram tanto que ampliaram o roteiro até a cidade de Piranhas, onde posaram nos cânions e trocaram o figurino. As belas imagens estão na galeria a seguir:


 
 

Por Dani Braga  - Jornal Folha de São Paulo