sábado, 15 de março de 2014

Com voto histórico, TRF4 impede a liberação de milho transgênico


Decisão cria novos paradigmas jurídicos na matéria e também poderá servir para que se reavaliem todas as demais liberações comerciais de transgênicos no Brasil, já que em nenhum caso as empresas fizeram avaliações de riscos em todos os biomas do território nacional.

A reportagem é publicada por Terra de Direitos, 13-03-2014.

Na quinta-feira passada (13), desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região – TRF4 decidiram, por unanimidade, anular a decisão da Comissão Nacional Técnica de Segurança – CTNBio que liberou do milho transgênico Liberty Link, da multinacional Bayer. A decisão se deu sob o fundamento de ausência de estudos de avaliação de riscos advindos do transgênico. A sessão julgou a Ação Civil Pública proposta em 2007 pela Terra de Direitos, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – IDEC e a Associação Nacional de Pequenos Agricultores e a AS-PTA, que questiona a legalidade da liberação comercial do Liberty Link.

O relator da ação, desembargador Federal Cândido Alfredo Silva Leal Junior, leu trechos de seu longo voto por aproximadamente uma hora e meia, sustentando a necessidade de realização de estudos sobre os impactos negativos dos transgênicos em todos os biomas brasileiros. Para Leal Junior, não bastam estudos realizados em outros países, pois a lei obriga que a decisão da CTNBio esteja amparada em estudos que avaliem o impacto dos transgênicos em cada um dos principais biomas do país. Além disso, o desembargador condenou a CTNBio a elaborar normas que permitam à sociedade ter acesso aos documentos dos processos que tramitam na Comissão, possibilitando a uma participação qualificada da população nos processos de liberação comercial.

Cientistas lançam manifesto em defesa dos rios e apontam descontrole na construção de hidrelétricas

Documento manifesta preocupação com a possibilidade de que 100 mil pessoas sejam atingidas no País, nos próximos anos, por hidrelétricas.

Porto Alegre - Um grupo de 100 pesquisadores brasileiros da área do meio ambiente, de universidades e instituições de vários Estados do Brasil, encaminhou sexta-feira (14) à Presidência da República e aos ministros do Meio Ambiente e de Minas e Energia, o Manifesto de Cientistas pela Defesa de Nossos Rios . A data foi escolhida pelo fato de 14 de março ser o Dia Internacional de Ação Pelos Rios. O manifesto resgata a Moção sobre Barramentos, aprovada no X Congresso de Ecologia do Brasil, realizado em São Lourenço (MG), em setembro de 2011.

O objetivo dos pesquisadores é chamar a atenção do governo para a “necessidade de políticas públicas eficientes que garantam a continuidade de manutenção da vida diversa, incluindo aqui as culturas humanas tradicionais dos ribeirinhos, e os remanescentes de ecossistemas fluviais e de sistemas associados, como as matas ciliares, por exemplo, diante do crescimento praticamente indiscriminado de empreendimentos hidrelétricos no Brasil”. O documento manifesta preocupação com a possibilidade de que 100 mil pessoas sejam atingidas no País, nos próximos anos, por hidrelétricas, sendo que 15% dos atingidos seriam integrantes de povos indígenas, especialmente na região amazônica, como é o caso de Belo Monte (PA).

O manifesto cita o trabalho do professor Philip Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, que vem alertando para “o efeito cascata de degradação ambiental, inclusive emanação de gases de efeito estufa nos reservatórios, provocada por empreendimentos em sistemas hídricos altamente complexos, cujos processos ecológicos ainda não são minimamente conhecidos”.

Garis: trabalhadores da saúde


Uma das profissões menos valorizadas em relação ao salário e condições de trabalho, os garis são atores fundamentais para a saúde ambiental de uma cidade, apontam pesquisadores. E isso ficou evidente na recente greve protagonizada por estes trabalhadores no Rio de Janeiro com duração de oito dias, em pleno Carnaval, que terminou com a conquista de aumento salarial e ticket alimentação, além do adicional de insalubridade.

A reportagem é de Viviane Tavares, publicada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 13-03-2014.

Na ampla cobertura que a greve teve na imprensa, as montanhas de lixo que tomara conta na cidade eram apontadas como focos de problemas de saúde. De fato, as doenças relacionadas ao lixo formam uma extensa lista, que inclui cisticercose, cólera, disenteria, febre tifoide, filariose, giardíase, leishmaniose, leptospirose, entre muitas outras. Mas o reconhecimento de quem cuida do lixo como um trabalhador importante para a saúde não é tão óbvia para a maioria das pessoas.

O professor-pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) Alexandre Pessoa defende que a discussão dos garis deve ser mais ampla, e que este é o momento de reconhecê-los como trabalhadores da saúde ambiental. "O gari é um trabalhador de limpeza urbana. O manejo dos resíduos sólidos, que é a sua função, é um dos componentes do saneamento básico, junto ao sistema de esgotamento sanitário, abastecimento de água, controle de vetores e pragas, e o manejo das águas pluviais. O fato de o resíduo sólido ser considerado parte do saneamento básico já mostra a importância desses trabalhadores na infraestrutura sanitária das cidades", explica o professor, que completa: "Cuidar dos esgotos e resíduos é cuidar das veias das cidades, e se elas são interrompidas, assim como no corpo humano, entram em colapso".

Ônibus tomba e sete pessoas morrem na BR-242, no interior da Bahia

 


Um ônibus tombou e sete pessoas morreram na madrugada deste sábado (15), por volta de 0h, na BR-242, próximo ao município de Ibotirama. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o veículo, da empresa Real Expresso, seguia do município de Luís Eduardo para Salvador com 37 pessoas a bordo.

O motorista do ônibus perdeu o controle do veículo e capotou. As vítimas, entre elas um bebê recém-nascido, morreram no local e 30 pessoas ficaram feridas. Mais dois bebês e uma mulher grávida também ficaram feridos. Segundo informações do Hospital Regional de Ibotirama, todos os sobreviventes deram entrada na emergência do hospital e sete foram transferidos para Hospital Oeste de Barreiras (HOB).

O hospital informou também que um dos bebês está inconsciente e que também foi transferido para o HOB e tem estado de saúde grave. A mãe dele está entre os mortos. A mulher grávida, identificada como Carla Almeida Queiroz, 21 anos, tem estado de saúde estável e continua em observação.

O veículo já foi retirado do local e a polícia agora aguda o laudo técnico para comprovar a causa do acidente. 
Fonte: Correio da Bahia

Cabrobó, no sertão pernambucano, realiza primeira Parada Gay


A força do arco-íris contra a homofobia’. Este é o tema da primeira parada da diversidade sexual da cidade de Cabrobó, no Sertão pernambucano. O evento vai acontecer neste sábado (15), a partir das 19h.

De acordo com a organizadora da parada, Bárbara Teles, a expectativa é reunir cerca de 3 mil pessoas, entre gays, lésbicas, transexuais e simpatizantes. “A passeata é uma forma de conscientização. Todas as cidades vizinhas já tiveram, e chegou a hora do público GLS de Cabrobó combater a homofobia”, relata.

A concentração será no portal da cidade, localizado no centro do município. O trajeto passará pela avenida principal, seguindo até a praça municipal. O encerramento da parada será na concha acústica, onde se apresentarão Djs, drag queens, gogo boys e haverá um show musical ao vivo.

G1 Petrolina e Região
Fotos: Assis Ramalho

Notícia relacionada(clique para ler)
>Petrolândia: 2a. Edição da Parada Gay foi realizada 

 
Turma alegre de Ibimirim(PE), em parada Gay realizada em Petrolândia em julho de 2012

Juiz de Montes Claros-MG nega pedido de transferência do ex-goleiro Bruno


O juiz da Vara de Execuções Penais de Montes Claros, Francisco Lacerda de Figueiredo, deu resposta negativa, na noite desta sexta-feira, ao pedido de transferência do ex-goleiro Bruno Fernandes para a cidade. O magistrado alega que o presídio regional da cidade não tem como receber o detento devido à superlotação. Condenado a 22 anos e três meses de reclusão pela morte da ex-amante Eliza Samudio, o ex-goleiro está preso, desde julho de 2010, na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A transferência para a cidade do Norte de Minas foi solicitada pelos advogados de Bruno, visando tentar a liberação dele para jogar no Montes Claros Futebol Clube, time que disputa o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, com o qual o ex-goleiro, mesmo preso, assinou um contrato de cinco anos.

O juiz da Vara de Execuções Penais de Contagem, encaminhou o ofício ao seu colega, responsável pelo mesmo órgão em Montes Claros, perguntando se o Presídio Regional da Cidade poderia receber o detento. Em seu despacho, emitido na tarde desta sexta-feira, o juiz Francisco Lacerda de Figueiredo respondeu que o presídio, localizado no bairro Jaraguá II, tem capacidade para 592 presos e conta atualmente com 1.036 detentos. Após a resposta de Figueiredo caberá ao juiz de Contagem analisar a situação e tomar uma decisão sobre o caso.

Ouvido nesta sexta-feira à noite pelo Estado de Minas, o advogado de Bruno, Tiago Lenoir, disse que ainda não tinha conhecimento da manifestação do juiz da Vara de Execuções Penais de Montes Claros. “Mas, se realmente, o juiz argumentou que o Bruno não pode ser transferido por causa da superlotação, quem tem que responder é o Estado, é a Secretaria de Estado de Defesa Social. Afinal, um detento está sendo impedido de buscar o seu direito de poder trabalhar por causa da superlotação de um presídio”, declarou o defensor.

A assinatura do contrato com Montes Claros Futebol Clube provocou muita polêmica porque o ex-goleiro cumpre pena no regime fechado. Segundo o Tribunal de Justiça, somente depois de 2018 o goleiro entrará em regime semiaberto, quando poderá sair para trabalhar. Os advogados do ex-goleiro alegam que a Lei de Execuções Penais possibilita a saída para o trabalho mesmo por detentos do regime fechado, sendo necessária escolta. Porém, a legislação prevê que neste caso a saída seja permitida somente para a atividade em obras públicas.

Estado de Minas

Pernambucano Rivaldo anuncia sua aposentadoria: 'Deixo uma história, talvez um exemplo'


“Com lágrimas nos olhos hoje gostaria de primeiramente agradecer a Deus, minha família e a todos pelo apoio, pelo carinho que recebi durante esses 24 anos como jogador. Hoje venho comunicar a todos os torcedores do mundo que minha história como jogador chegou ao fim.

O meia Rivaldo, ex-Palmeiras, Corinthians, Barcelona, Seleção, entre outros, anunciou neste sábado sua aposentadoria. Aos 41 anos, ele vinha atuando no Mogi Mirim, clube do qual também é presidente. O jogador publicou em sua conta no Instagram uma carta de despedida.
Campeão da Copa de 2002 e eleito melhor jogador do mundo em 1999, quando atuava pelo Barça, Rivaldo afirmou estar emocionado e agradeceu à família pela trajetória brilhante.
- Entre troféus, medalhas, premiações e títulos, em uma terra onde tudo se consome, deixo aqui uma história, talvez um exemplo, mas com certeza um testemunho de que vale a pena crer e lutar - escreveu.

Veja a íntegra carta:
“Com lágrimas nos olhos hoje gostaria de primeiramente agradecer a Deus, minha família e a todos pelo apoio, pelo carinho que recebi durante esses 24 anos como jogador. Hoje venho comunicar a todos os torcedores do mundo que minha história como jogador chegou ao fim.

Somente tenho que agradecer pela linda carreira que construí durante esses anos. Foram muitos os obstáculos, os desafios, renúncias, saudades, decepções, porém foram muito maiores as alegrias, as conquistas, crescimentos, mudanças. Algumas vezes ensinando, outras aprendendo, mas nunca perdi meu foco, sempre com dedicação, determinação e direção de Deus.
Nesta longa jornada, muitas pessoas passaram pela minha vida, alguns por um período, outros amigos que permanecem até hoje. Construí minha carreira em cima de um milagre, saindo de Paulista (Pernambuco), sem nenhum recurso financeiro, sem empresário, incentivos apenas familiares. Desacreditado por médicos e técnicos, vi um sonho distante se tornar realidade. Com persistência, dedicação e principalmente com a mão de Deus, cheguei a ser reconhecido como melhor jogador do mundo, pentacampeão mundial, entre muitos outros títulos importantes na história do futebol.

Entre troféus, medalhas, premiações e títulos, em uma terra onde tudo se consome, deixo aqui uma história, talvez um exemplo, mas com certeza um testemunho de que vale a pena crer e lutar.

"Todo atleta que está treinando aguenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre". 1 Corintios 9:25'

Por São Paulo

Petrolândia: Câmara homenageia Vera Ferraz em Moção de Pesar pelo seu falecimento

Vera Ferraz

Vera Lúcia Gomes Ferraz, Agente Comunitária de Saúde do PSF Dr. José Hermínio, falecida no final de janeiro passado, foi homenageada na Câmara Municipal de Petrolândia em Moção de Pesar apresentada pelo Presidente da Casa, vereador Fabiano Marques. 

Moção de Pesar nº 003/2014

A Câmara Municipal de Petrolândia, através do Vereador Fabiano Jaques Marques, manifesta votos de profundo pesar pelo falecimento da querida Vera Lúcia Gomes Ferraz, ocorrido no dia 22 de janeiro de 2014, nesta cidade.

Justificativa

É com extremo pesar que externo minhas condolências, pelo lamentável falecimento de nossa amiga Vera Lúcia, mulher batalhadora, prestativa com o próximo, dedicada ao trabalho, e muito admirada pelo seu caráter transparente e generoso.

Conhecida por muitos, sempre desempenhou um ótimo trabalho em prol da saúde no nosso município, Vera tornou-se uma amiga da população e passou a ser cada vez mais presente na comunidade, afinal, foram 19 anos atuando como agente de saúde, numa fiel dedicação.

Deixou para sua família um exemplo de filha, irmã, esposa, mãe, amiga, e nunca mediu esforços para honrar com seus compromissos aqui na terra.

Vera nos deixou e partiu para uma dimensão superior, porém será sempre lembrada, e jamais cairá no esquecimento dos que tiveram a honra e a felicidade de conhecê-la, principalmente dos que acompanharam seus esforços na luta contra os problemas de saúde que vinha enfrentando.

Neste momento de saudades e recordações, este Poder Legislativo, deixa externado sua imensa gratidão pela cidadã exemplar e pessoa especial que fostes, desejando que descanse em paz, ao lado do nosso bom Deus.

Transmita-se o teor desta à família enlutada, por intermédio do esposo Valdemar, das filhas Elaine e Vanessa, demais familiares e amigos.

Sala das Sessões, em 12 de Março de 2014.

Fabiano Jaques Marques
Presidente

Assessoria da Câmara Municipal de Petrolândia
Foto: Reprodução Facebook

Petrolândia: CFEPP Cursos promove aula inaugural do Pré-Vestibular com sistema Positivo de ensino

O CFEPP Cursos oferece a melhor estrutura e, agora, também o melhor material didático do país, como o sistema Positivo de ensino




Na noite de quinta-feira, 13 de março, a equipe do CFEPP Cursos, dirigido por Alan Rodrigues, realizou a aula inaugural do Pré-Vestibular, com palestra de Marcelo Lobo, Diretor Comercial da Positivo, empresa sediada em Curitiba (PR).

As aulas do pré-vestibular serão iniciadas no dia 25 de março, terça-feira, e o CFEPP Cursos avisa que as matrículas ainda estão abertas. Os alunos tem à sua disposição a melhor estrutura, inclusive com salas climatizadas, os melhores professores e, agora, o melhor material didático do Brasil, com o sistema de ensino Positivo.

Venha fazer parte desse time de vencedores. Seja fera! Faça o Pré-Vestibular CFEPP. Quem faz, aprova.

Para ver mais fotos, clique aqui>Aula inaugural pré-vestibular CFEPP Cursos

CFEPP CURSOS
Av. dos Três Poderes, 58 - 1º andar - Centro
Petrolândia (PE)
Telefones: (87) 3851-1532 ou 9616-0600

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

No centenário de Abdias Nascimento, luta contra racismo ainda é desafio


No dia em que se comemora os 100 anos de Abdias Nascimento, debates e apresentações culturais prestaram homenagem ao ativista precursor da luta pela igualdade racial no país. Pela manhã, o Clube de Engenharia promoveu o debate Democracia Racial: Atingimos os Objetivos?, onde foram discutidos a democracia racial no Brasil, nos Estados Unidos e na África do Sul.

Na parte da tarde, um grande evento no Centro Cultural Ação da Cidadania reuniu professores, intelectuais e artistas para lembrar o legado deixado pelo escritor em mais de 80 anos de luta contra o racismo. A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, destacou que Abdias foi crucial nessa luta.

“É uma pessoa que viveu muito tempo, então ele viveu e acompanhou a luta antirracista desde os anos 40. De uma certa forma, ele colocou quais eram as principais questões do racismo no Brasil, entre elas a questão da violência policial, que foram temas que permaneceram ao longo do tempo e que permanecem até hoje como desafios importantes a serem superados naquilo que se refere à discriminação contra negros”.

Ela lembra que Abdias foi o primeiro parlamentar a fazer uma proposta de ações afirmativas no Brasil, em 1983, e que apenas 20 anos depois os princípios apresentados por ele começaram a ser utilizados nas políticas públicas, como as cotas raciais nas universidades.

Frases do dia 15/03/2014: Coletânea IHU On-Line

No mais

“É como disse Lucélia Santos, no Twitter, sobre a repercussão causada pela divulgação de uma foto sua andando de ônibus: “O Brasil é o único país que conheço em que andar de ônibus é politicamente incorreto!!!!!!! Vai entender...” Tem razão” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 15-03-2014.

Rico e generoso, Cristiano Ronaldo doa R$ 197 mil a bebê com problema de saúde

 
 
Dentro de campo ele é fora de série. Eleito o melhor do mundo no início de 2014, Cristiano Ronaldo também chama a atenção pelo que faz longe dos gramados. O craque virou notícia depois de marcar um golaço fora de campo ao doar € 60 mil (cerca de R$ 197 mil) para o tratamento de um bebê de dez meses, que possui displasia cortical, uma doença que pode provocar até 30 ataques de epilepsia por dia.

De acordo com o jornal “As”, o menino, que se chama Erik Ortiz Cruz, torce pelo Real Madrid e também recebeu presentes de CR7, como uma camiseta, chuteiras, um pôster e duas fotos, tudo autografado pelo jogador.

Cristiano soube do caso de Erik ao decidir doar materiais esportivos usados por ele para instituições de caridade.

- Cristiano Ronaldo soube da notícia e quis saber mais. Depois, perguntou o que era preciso para fazer a cirurgia e disse que queria ajudar. Não tenho como agradecer. Muito obrigado – disse a mãe do bebê em entrevista ao jornal português “A Bola”.

Esta não é a primeira vez que o atleta do Real Madrid doa dinheiro com fins filantrópicos. Em 2012, CR7 bancou o tratamento de um menino de nove anos, que lutava contra um câncer.

Fonte: globoesporte

Charge do dia: É preciso rir pra não chorar


Confira resultado das loterias da Caixa desta sexta-feira(14); em Petrolândia as apostas são realizadas na Loteria Styllus

 
Confira resultado das Loterias da Caixa Econômica Federal realizadas nesta sexta-feira(14). Em Petrolândia, as apostas são realizadas na Loteria Styllus, no centro da cidade.

Quina (Concurso 3439):
03 15 25 35 47

Dupla Sena (Concurso 1263):
Primeiro Sorteio
03 04 11 35 48 50

Segundo Sorteio
13 24 31 35 41 43

Lotofácil (Concurso 1030):

01 02 03 04 08
09 10 11 15 16
17 18 19 20 23

>Veja os últimos resultados

Decreto presidencial confirma Codevasf como operadora do Projeto de Integração do São Francisco



A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) é, a partir desta sexta-feira (14), operadora oficial do sistema de gestão do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF). O decreto presidencial número 8.207 foi publicado no Diário Oficial da União e, além de ratificar o novo papel da Codevasf, delimita a chamada região de integração, determina a composição do conselho gestor que vai gerir o PISF e aponta as diretrizes das atribuições do conselho.

“Mais do que nunca, nossa responsabilidade aumenta e nos impõe agilidade, dedicação e eficiência para mais este desafio”, disse o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, que nas últimas semanas já vinha se dedicando a conhecer as áreas inseridas no sistema de gestão: ele fez visitas técnicas às obras do Eixo Norte e do Eixo Leste do PISF, além de reuniões técnicas com o objetivo de acompanhar o avanço das obras em canais, unidades de bombeamento, aquedutos e reservatórios distribuídos ao longo dos cerca de 620 quilômetros nos dois eixos.

Com uma comitiva de técnicos e assessores da Codevasf, Elmo Vaz percorreu os aproximadamente 400 quilômetros do Eixo Norte, passando pelo município pernambucano de Salgueiro, onde a Companhia está instalando um escritório do PISF. No Eixo Leste, a comitiva visitou o Reservatório de Areias, próximo à captação de água no lago da barragem de Itaparica, em Floresta (PE), passando por Custódia (PE), Sertânia (PE) e Monteiro (PB).

O decreto assinado pela presidenta Dilma Roussef estabelece que a região de integração, cujo sistema de gestão a Codevasf vai operar, compreende o conjunto de municípios abastecidos pelas estruturas hídricas interligadas aos eixos Norte e Leste do PISF e aos seus ramais, inseridos nas bacias e sub-bacias receptoras nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Petrolândia: Patos, gansos e ovos de codornas a venda na Granja Santa Inês

Vende-se pato, ganso e ovos de codorna. Interessados procurar a Granja Santa Inês fica localizada no Projeto Apolônio Sales, zona rural de Petrolândia. Telefone: (087) 3851-1076.

Notícia relacionada(clique para ler)
>Petrolândia: Granja Santa Inês se destaca em produção de ovos de codorna

Inocêncio Oliveira decide ser candidato à reeleição e atrapalha os planos políticos do primo Sebastião


Assis Ramalho entrevista Inocêncio Oliveira(PR)

O deputado federal Inocêncio Oliveira (PR) comunicou hoje (14) aos amigos mais próximos que vai disputar a reeleição.

Em agosto do ano passado, ele deu uma entrevista coletiva na sede do partido para anunciar solenemente que encerraria a vida pública quando concluísse o atual mandato e apresentou o primo, Sebastião Oliveira, seu primo em segundo grau, como seu herdeiro político.

Sebastião, de imediato, celebrou um acordo político com o ex-prefeito de Belmonte, Rogério Leão (PR), para ficar com a sua cadeira na Assembleia Legislativa.

Rogério montou direitinho sua eleição mas com a desistência de Inocêncio de encerrar a vida pública vai ter que rever seus planos, a menos que Sebastião decida concorrer também à Câmara Federal.

Inocêncio alega que sua candidatura foi uma “exigência” do governador e que a maioria dos prefeitos do seu grupo não quer votar em Sebastião, o que é contestado por este.

Fonte: Blog de Inaldo Sampaio

Prefeitura de Arcoverde suspende edital do concurso após ação do TCE

Tribunal questionou a idoneidade da empresa responsável pelo concurso.
Assessoria do governo municipal afirma que as inscrições serão reabertas.

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) questionou a idoneidade da empresa responsável pelo concurso público da Prefeitura de Arcoverde, no Sertão. Diante de medida cautelar da instituição, o governo municipal resolveu suspender nesta sexta (14) o edital publicado na quarta-feira (12).

De acordo com a assessoria da prefeitura, "na próxima terça-feira, 18, está agendada audiência para esclarecimentos perante o TCE-PE, já tendo sido providenciado todos os documentos necessários". O departamento afirma a "reabertura das inscrições o mais breve possível".

Edital publicado na quarta-feira
Aquele edital informava que seriam oferecidas 411 vagas, sendo 57 reservadas para pessoas com deficiência. As oportunidades seriam para pessoas com os níveis médio, técnico e superior.