quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Campanha nacional de mobilização contra o Aedes começa neste mês

Dia Nacional de Combate ao Mosquito acontece em 25 de novembro

O governo federal retoma no dia 20 deste mês as mobilizações para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, chikungunya e zika. O objetivo é conscientizar a população para a importância da eliminação do inseto transmissor das doenças, um ano após a epidemia que surpreendeu o Brasil ao relacionar o vírus Zika em grávidas a bebês nascidos com microcefalia.

Com a esperança de que o auge das transmissões de zika tenha ocorrido em 2015, o governo estima que neste ano o número de casos seja menor. A confirmação da expectativa, segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, vai depender da participação da sociedade na eliminação dos focos do mosquito e em um trabalho articulado entre o governo federal, os estados e municípios.


Especialistas debatem na Codevasf revitalização de bacias e desertificação do semiárido


Seminário promovido em parceria com o Sinpaf vai até sexta-feira (04) com palestras e debates sobre solo e água (José Luiz Oliveira/Codevasf)

A revitalização do rio São Francisco e a desertificação no semiárido brasileiro foram os temas principais na manhã dessa quinta-feira (03) durante a primeira parte do II Seminário "Solo e água no contexto do desenvolvimento em bacias hidrográficas", que vai até esta sexta (04) no auditório da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Brasília.

A palestra "Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco" foi proferida pelo diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, Inaldo Guerra. O especialista em ciência do solo, Orlando Pereira, conduziu a palestra "Solos e desertificação na região semiárida da Bacia do Rio São Francisco" – na qual falou sobre medidas que estão sendo realizadas pelo Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA) em dois desertos no Brasil, o Gilbués (PI) e o Irauçuba (CE).

Na abertura do evento, a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino (foto), ressaltou que este é um momento muito bom para discussão e troca de informações, metodologias e experiências para o uso sustentável de água e solo. "É oportuno esse debate neste momento em que passamos por uma crise hídrica, com demandas de toda a natureza tanto para a produção energética quanto para o consumo humano e produção de alimentos. É uma pauta muito importante", ressaltou.


Justiça federal nega pedido de suspensão do Enem 2016


A Justiça Federal no Ceará negou nesta quinta-feira o pedido de liminar feito pelo Ministério Público Federal (MPF) para suspender a realização do Enem, que acontece neste fim de semana, dias 5 e 6 de novembro, quando cerca de 8,7 milhões de candidatos são esperados em locais de prova de todo o país.
O pedido de suspensão do exame foi protocolado nesta quarta-feira pelo procurador Oscar Costa Filho, do MPF no Ceará, motivado pelo adiamento da avaliação para cerca de 191 mil participantes, que terão de fazer a prova nos dias 3 e 4 de dezembro devido a ocupações de estudantes em 303 escolas que seriam locais do Enem neste fim de semana. Costa Filho sustentava que não deve haver provas diferentes de redação num mesmo ano, já que, segundo ele, não se pode garantir que uma prova não será mais difícil que a outra.


Fernando Bezerra e Miguel Coelho recebem secretário Nacional de Atenção à Saúde em Petrolina


O secretário nacional de Atenção à Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, visitou nesta quinta-feira as principais unidades hospitalares de Petrolina, os hospitais de Traumas e o Dom Malan. A viagem até a capital do Sertão atendeu um pedido do senador Fernando Bezerra e do prefeito eleito Miguel Coelho a fim de mostrar a situação dos dois equipamentos públicos que atendem milhares de moradores da região.

Esta foi a primeira visita do secretário nacional à capital sertaneja. Na oportunidade, o gestor teve acesso a informações sobre a infraestrutura, fornecimento de medicamentos e quadro de profissionais. "Nosso objetivo foi conhecer melhor a rede de saúde para identificar de perto quais as ações que o Governo Federal pode tomar para melhorar a situação dos cidadãos de Petrolina", resumiu Figueiredo após as visitas.


Bolsa Família: 13 mil beneficiários devem atualizar dados após doação eleitoral

Quem não apresentar justificativa nesse prazo terá o benefício cancelado e quem não se enquadrar mais nos critérios do programa será desligado

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário anunciou hoje (3) a convocação de 13 mil beneficiários do Bolsa Família que tiveram o pagamento suspenso em outubro após cruzamento de dados do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que identificou doações eleitorais incompatíveis com a renda declarada por eles.

O levantamento revelou indícios de contradição em doações de campanha feitas por 16 mil beneficiários. Desse total, o ministério identificou 3 mil pessoas que já haviam sido excluídas do programa por não se enquadrarem mais nas regras. Os demais 13 mil terão agora que atualizar os dados cadastrais para ter o benefício desbloqueado.


Exposição Nordestina de Animais chega à 75ª edição

Foto: Divulgação/SARA

Um dos maiores eventos agropecuários da região, a Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados – ENAPD chega este ano à sua 75ª edição, e abre as portas para o público a partir do próximo sábado (05). Fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, e a Sociedade Nordestina dos Criadores (SNC), a tradicional Exposição de Animais será realizada até o dia 13 de novembro, no Parque de Exposição do Cordeiro, no Recife.

Este ano, a expectativa é que aproximadamente 300 mil pessoas circulem pela feira durante os nove dias de evento, dentre pecuaristas de todo o Brasil e de países vizinhos, grandes empresários e profissionais liberais, além do público em geral, movimentando negócios da ordem de R$ 30 milhões, incluindo leilões de animais, compras diretas aos pecuaristas e comercialização de produtos em estandes.


Antônio Campos confirma avaliação da oposição, diz Armando


O senador Armando Monteiro (PTB) avalia que as declarações de Antônio Campos sobre o PSB, esta semana, reforçam a percepção anteriormente exposta por lideranças da oposição. “O advogado Antônio Campos confirma que esse grupo hegemônico do PSB não tem um projeto para Pernambuco, mas um projeto de manutenção do poder a qualquer custo”, afirma o petebista.

De acordo com Armando, Antônio Campos deu uma clara indicação da subordinação do governador a alguns membros família Campos, sobretudo no que toca à administração e à orientação política. “O pronunciamento contribuiu para fortalecer a imagem de que o governador Paulo Câmara é tutelado pela família”, assinala o senador.


Justiça condena PSB a indenizar família de piloto que levava Eduardo Campos


A Justiça do Trabalho de São Paulo condenou o PSB e os empresários João Carlos Lyra e Apolo Santana Vieira a pagarem débitos trabalhistas, mais indenizações por danos morais e materiais à família do piloto Marcos Martins, que comandava a aeronave em que morreu o candidato à presidência Eduardo Campos, em agosto de 2014.

Além do candidato e do piloto, morreram no acidente o copiloto e quatro assessores. Já a AF Andrade Empreendimentos e Participações foi condenada a pagar somente indenização por danos morais e materiais. A decisão é do juiz Samuel Batista de Sá e saiu em 21 de outubro.

A Justiça declarou a existência de vínculo de emprego entre o piloto e os réus – PSB e os empresários – entre 28/04/2014 até 13/08/2014, na função de comandante de aeronave e com remuneração mensal de R$ 28 mil. “São os reais e verdadeiros empregadores do falecido, pois tais réus possuíam a posse da aeronave, remuneraram o comandante Marcos Martins e dirigiram a prestação de serviços dele”, disse o juiz na decisão.


“Bebê Prefeito” de Petrolândia nasce no Hospital Dr. Francisco Simões


Nasceu na última terça-feira (1º), no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, em Petrolândia, a bebê prefeita. O evento faz parte da programação da Semana do Bebê 2016. Filha de Carla Tatiane e Edivar Cícero, moradores do Sítio Serrinha, área indígena do município, Sofia nasceu em parto normal, com 3.975 Kg e 52 cm.

Na tarde dessa quarta-feira (2), Sofia recebeu a visita da diretora do Hospital Municipal, Dra. Fabiana Simões, da vice-prefeita e articuladora da Semana do Bebê no município, Janielma Souza, da Primeira Dama Anna Tereza, da coordenadora do Selo Unicef, Adriana, e da madrinha da bebê prefeita, Socorro Cruz. O nascimento da bebê prefeita foi celebrado com bolo e presenteada com enxoval de recém-nascido.

Pré-requisito para a escolha do bebê prefeito, a mãe de Sofia realizou todos procedimentos de acompanhamento da gravidez, com as consultas do pré-natal, vacinas e exames.

Ver fotos>Nasce o Bebê Prefeito de Petrolândia 2016

Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Assessoria do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima


Web Rádio Petrolândia: Enfermeiras Eluá e Naide debatem importância da amamentação em entrevista ao vivo nesta sexta (04)

Incentivo à amamentação é um dos temas da Semana do Bebê em Petrolândia

Durante toda esta semana, os profissionais do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima participam da IV Semana do Bebê de Petrolândia, ação conjunta das secretarias municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, Cidania e Juventude (SEDES). A importância do aleitamento materno para a saúde da criança é um dos temas do evento realizado em Petrolândia, dentro da programação de Município Aprovado com o Selo Unicef.

A estimulação e incentivo do aleitamento materno será debatido, na manhã desta sexta-feira (04), pelas enfermeiras do Hospital Municipal de Petrolândia, Eluá e Naide, em entrevista, ao vivo, no programa "Acordando com as Notícias", apresentado por Assis Ramalho na Web Rádio Petrolândia.

Na entrevista, que deverá ter início a partir das 07h00, o ouvinte pode participar e enviar suas dúvidas, via WhatsApp, para o número (87) 99955-1186.

Para você começar o dia bem informado, com as notícias que serão notícias o dia todo, o programa 'Acordando com as Notícias' é transmitido de segunda a sábado, das 5h30 às 8h30, com apresentação e comentários de Assis Ramalho, na Web Rádio Petrolândia, sua melhor companhia.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu smartphone ou tablet, escolha a opção desejada
>app Android
>app iOS (iPhone)

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Secretaria Municipal de Saúde reduz horário de atendimento

Foto: Lúcia Xavier

As pessoas que aproveitam a facilidade de deslocamento para o centro de Petrolândia no dia de feira livre, a sexta-feira, a fim de resolver assuntos na Secretaria Municipal de Saúde, devem ficar atentas para o novo horário de atendimento da instituição, situada na rua Cecília Delgado, no centro da cidade.

Devido à redução no número de servidores do órgão, desde a última segunda-feira (31) foi alterado o horário de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia. O órgão abre às 7h30 e o atendimento na maior parte dos setores termina ao meio dia.

Funcionam normalmente, sem redução do horário, o TFD (Tratamento Fora do Domicílio), entrega de exames e marcação de consultas, que atendem das 7h30 às 13h30.

Redação do Blog de Assis Ramalho


MPPE lança projeto de apadrinhamento de idosos abrigados em instituições de longa permanência em Paulista


Vidas que se transformam é o nome do projeto do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) lançado pela 3ª Promotoria de Justiça de Defesa de Cidadania do Paulista,com atuação na Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e dos Direitos da Assistência à Saúde e da Saúde. O projeto do MPPE, centrado no perfil constitucional de fortalecer seguridade social, busca estimular o apadrinhamento das pessoas idosas, para que sejam desenvolvidos vínculos afetivos e proporcione a vivência de atividades lúdicas e prazerosas, promovendo uma vida saudável, em condições de liberdade e dignidade para os idosos. Serão cadastrados os idosos que, por diversas razões, não possuem mais vínculos familiares, com a finalidade de permitir ao Ministério Público o acompanhamento do trabalho da assistência social, desenvolvido pela Instituições de Longa Permanência, fiscalizadas, também, pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Toda pessoa maior de 18 anos e com capacidade civil pode se tornar um padrinho ou madrinha das pessoas idosas acolhidas nas Instituições de Longa Permanência do município do Paulista. O padrinho ou madrinha atua como um prestador de serviço voluntário e vai desenvolver com seu afilhado um contato por meio de visitas, passeios, atividades como música, leitura e conversas. As atividades sempre vão contar com a presença de representantes da instituição que abriga o idoso,e serão acompanhadas também pelas entidades que compõe o SUAS, com a fiscalização da coordenação do Núcleo do projeto do MPPE.


Primavera: atenção às doenças pulmonares em idosos devem ser redobradas

Primavera: atenção às doenças pulmonares em idosos devem ser redobradas. Sintomas sazonais da estação podem ser reflexo de patologias mais graves.

Na primavera, nos meses de outubro a dezembro, são comuns doenças como rinite, bronquite e asma. O motivo destas complicações são as mudanças de temperatura ao longo do dia e o aumento das substâncias irritantes no ar, provenientes das flores da estação. Embora os sintomas sejam mais comuns em crianças, é necessária uma atenção especial ao idoso, que tende ao longo da velhice desenvolver mais problemas respiratórios.

Para a médica Cláudia Henrique da Costa, Coordenadora da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, os sintomas de doenças da primavera são também de problemas crônicos e até mais graves nos idosos. “Tosse seca, falta de ar, maior frequência de resfriados e indisposição são sintomas que devem ser investigados, preferencialmente por pneumologistas. Eles podem esconder doenças crônicas que devem ser tratadas para evitar complicações”, reforça a especialista.


Informação é a palavra de ordem contra o diabetes


Ação promovida pela Linha Confirme, que incentiva a prevenção e o monitoramento do diabetes – Dra. Adriana Juliani fala sobre: Quais os sintomas do diabetes, tipo 1, 2 e gestacional - Diagnósticos e exames - alimentação - monitoramento da doença - tratamentos e cuidados, por quê o pé do diabético tem que ter cuidados especiais e as perguntas mais frequentes sobre a doença.

No próximo dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes e a empresa, líder e pioneira em autotestes, que disponibiliza o Confirme Glicose+Corpos Cetônicos, entende que a informação e monitoramento da doença são fundamentais para a saúde global.

Mais de 16 milhões de brasileiros adultos (8,1%) sofrem de diabetes e a doença mata 72 mil pessoas por ano no Brasil, revela um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), mas somente a metade é diagnosticada, quadro que pode ser melhorado com monitoramento e conscientização da doença.

Portanto, entender os riscos, prevenir e monitorar são medidas muito importantes à saúde dos brasileiros.


Rio São Francisco é tema da 2ª Bienal do Livro de Paulo Afonso de 09 a 11 de novembro


A 2ª Bienal do Livro de Paulo Afonso vai acontecer no período de 09 a 11 de novembro no Memorial Chesf de Paulo Afonso. O tema é o rio São Francisco.

Promovida pelo jornal Folha Sertaneja, em parceria com a Academia de Letras de Paulo Afonso (ALPA) e o Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso (IGH), a II Bienal estará também reunindo escritores de toda a região do São Francisco, dos Estados da Bahia Alagoas, Pernambuco e Sergipe e contará este ano também com escritores de outros estados.

Duas novidades deste ano; a realização da Manhã Sergipana, coordenada e com a participação de escritores da Academia de Letras do Alto Sertão Sergipano - ALAS e a Tarde de Alagoas, reunindo escritores alagoanos e professores da UFAL, sob a coordenação do professor Edvaldo Nascimento, de Delmiro Gouveia.


Tacaratu: Decisão do Campeonato Municipal acontece neste sábado (05)

Foto:
Um grande público deverá lotar o charmoso e lendário Estádio O Piçarrinha (Fotos: Assis Ramalho).
Foto:
Foto:

Será realizado neste sábado (05) no Estádio Piçarrinha, em Tacaratu, no Sertão de Pernambuco, a grande decisão Campeonato Municipal. As emoções da competição começarão mais cedo, a partir das 13:30h com a decisão do Campeonato Tacaratuense da 2ª divisão entre as equipes Náutico e Canarinho de Caraibeiras.

Logo após, acontecerá a tão esperada decisão da 1ª divisão onde o Liverpool enfrentará a equipe do Canarinho de Caraibeiras. Pela importância das duas decisões, é esperado um grande público que deverá lotar o charmoso e lendário Estádio O Piçarrinha.

O Campeonato tem o apoio da Prefeitura de Tacaratu, por meio da Secretaria de Esportes do Município.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Silvério; Secratário de Esportes da prefeitura de Tacaratu



Humberto defende diálogo entre entidades sobre vaquejada

Foto: Moreira Mariz/Agência Senado

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, reafirmou, nessa quinta-feira (03), que defende o diálogo entre grupos que defendem a vaquejada e as entidades de defesa dos animais. O senador esclareceu que não votou contra o projeto de lei da Câmara (PLC 24/2016) que dá à vaquejada, ao rodeio e expressões artístico-culturais similares o status de manifestações da cultura nacional e os eleva à condição de patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Para Humberto, é indiscutível a importância da figura do vaqueiro na cultura nordestina. Mas questões como os direitos trabalhistas dos profissionais da vaquejada e o cuidado com os animais precisam ser consideradas.
Segundo o senador, esse é um debate importantíssimo e que não pode dividir a sociedade. “Precisamos encontrar um denominador comum para que a gente possa garantir as vaquejadas sem maus tratos aos animais e com a garantia de segurança aos vaqueiros. É um debate que precisar ser amplo e com todas as partes”, afirmou o parlamentar, que se reúne ainda esta semana com grupos de apoio aos vaqueiros.


“Sua Consciência é sua Voz”: Campanha de combate ao racismo marca programação do mês da Consciência Negra em PE

No ato, foram apresentadas a programação oficial do mês de novembro e peças da campanha institucional do Estado

Na tarde da última terça-feira (1º), o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento, esteve presente à solenidade de lançamento do Mês da Consciência Negra, que traz o tema “Sua Consciência é sua Voz”, desenvolvida para o estado de Pernambuco, com peças publicitárias e mídias digitais. No ato, que aconteceu no Centro de Artesanato de Pernambuco (Recife Antigo), também foi apresentada a programação oficial de todo o mês de novembro – que conta com atividades como rodas de diálogo, seminários, capacitações, com o propósito de trabalhar o combate a todas as formas de racismo. “Momentos como este nos ajudam a trabalhar a questão do negro, como forma de empoderamento desta população que, ainda nos dias de hoje, sofre com desigualdades em relação aos salários, tratamentos que recebem na esfera social e que tem uma representação de suma importância no trabalho de construção da igualdade social”, comentou o secretário.


Mau atendimento à vítima e impunidade comprometem denúncias de estupro, diz ONG


Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado hoje (3), apontam uma leve retração do número registrado de estupros em 2015 em relação ao ano anterior, de 50.438 para 45.460. No entanto, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, responsável pelo estudo, alerta que a redução pode estar ligada à subnotificação, quando nem todos os crimes são comunicados às autoridades. O Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea) faz a mesma avaliação e destaca o fato de que muitas mulheres não denunciam o estupro.

“Tem sido cada vez mais difícil sustentar as denúncias de estupro no Brasil por conta de uma onda de retrocesso bastante conservadora”, disse a assessora técnica do centro, Jolúzia Batista. Em entrevista à Agência Brasil, ela citou a revitimização de mulheres durante o processo jurídico, a péssima qualidade do atendimento das vítimas, o constrangimento a que são submetidas e a impunidade de agressores como agravantes do quadro no país.


Tacaratu: Missa é realizada no Cemitério de Caraibeiras no Dia de Finados


A missa do Dia de Finados reuniu fiéis no Cemitério de Caraibeiras, distrito de Tacaratu, nesta quarta-feira (2). À comunidade da 'capital da rede' se reuniu no cemitério para participar da missa que foi  celebrada pelo páraco local, padre Domingos e lembrar de entes queridos.

A Origem do dia de finados
O dia de finados é celebrado pela igreja católica no dia 2 de novembro. Neste dia os cristãos costumam ir visitar o túmulo de seus entes queridos e rezar pela alma deles, assim como também participam de missas para rezar por aqueles que dessa vida já partiram.

Nada de errado existe quando, movidos pelas saudades dos parentes ou pessoas conhecidas falecidas, se faz nesse dia visita os cemitérios e até mesmo se enfeitam os túmulos de pessoas saudosas e caras para nós. Entretanto, proceder como o faz a maioria, rezando pelos mortos e acendendo velas em favor das almas dos que partiram tal prática não encontra apoio bíblico.



Enem pode ser adiado em mais locais; lista atualizada sai nesta sexta (04)


O Ministério da Educação vai divulgar na sexta-feira (4) uma lista atualizada das escolas ocupadas onde o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será adiado. Nenhuma escola que já foi apontada na lista será excluída, mesmo que já tenha sido desocupada, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O MEC só vai manter a prova neste fim de semana, nos dias 5 e 6 de novembro, nas escolas que foram desocupadas até segunda-feira (31), prazo limite que foi dado para a liberação dos colégios. Por isso, mesmo que estejam vazias neste momento estarão na lista do ministério como locais inviáveis para realização das provas neste fim de semana.


Petrolândia será beneficiada pelo Governo do Estado com caminhão baú de câmara fria e caminhão com carroceria gaiola

Foto ilustrativa

A Secretaria de Administração do Governo do Estado de Pernambuco lançou edital para aquisição de caminhão com carroceria gaiola e caminhão com baú de câmara fria, veículos novos, zero Km, para o Município de Petrolândia. O Processo Nº 415.2016.III.PE.309 atenderá demanda da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA).

As propostas devem ser entregues até 18/11/2016, às 10h00. A disputa terá início em 18/11/2016, às 10h15min, no horário de Brasília.

O edital na íntegra está disponível nas páginas eletrônicas: www.compras.pe.gov.br e www.licitacoes.pe.gov.br. Outras informações pelo e-mail: ccple3@sad.pe.gov.br. 

Redação do Blog de Assis Ramalho


IFPE prorroga inscrições do Vestibular 2017.1

Prazo para candidatos se inscreverem vai até o dia 08 deste mês; procedimento pode ser feito na página da Cvest

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) prorrogou até o dia oito de novembro as inscrições para o vestibular 2017.1. São ofertadas 4.746 vagas, divididas entre cursos técnicos e superiores. As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, através do site da CVEST.

A seleção é válida para os 16 campi do Instituto e sete polos de Educação a Distância, e conta com 1.299 vagas em cursos na forma de articulação Integrada, que unem a formação técnica às disciplinas do Ensino Médio; 2.060 na Subsequente para quem já concluiu o Ensino Médio; e 144 na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), para quem tem mais de 18 anos e não concluiu o Ensino Médio. Além disso são oferecidas 1.243 vagas para cursos superiores.

As inscrições custam R$ 25 para quem tenta uma vaga em cursos técnicos e R$ 50 para interessados nos cursos superiores. O prazo para pagamento da taxa de inscrição também foi prorrogado até o dia nove deste mês. O pagamento deve ser realizado somente nas agências do Banco do Brasil.


Petrolândia: Igreja Adventista do Sétimo Dia promove solidariedade e conforto espiritual no Cemitério São Francisco


Equipes de voluntários da Igreja Adventista do Sétimo Dia em Petrolândia estiveram presentes, nessa quarta-feira (02), no Cemitério Municipal São Francisco, com o objetivo de promover um ato de serviço às centenas de pessoas que visitaram os túmulos de seus entes queridos no dia de Finados. 

Sob uma tenda armada para melhor atender à população, os voluntários distribuíram, gratuitamente, garrafas de água mineral, sucos, literatura com mensagens de fé e esperança, além de aferir a pressão arteral de quem passava pela tenda para receber sombra e água fresca, num dia de muito calor. 

Com o slogan "Deus espera mais de você", o ato também trouxe uma mensagem de conscientização de que a vida nos é dada por Deus para que possamos servir e consolar uns aos outros.

Igreja Adventista do Sétimo Dia em Petrolândia 


Danilo Cabral defende candidatura do PSB para Presidência em 2018

Deputado reitera a posição de independência adotada pelo partido no início do Governo Michel Temer. 

Um dos nomes do PSB na Câmara Federal, o deputado Danilo Cabral (PE) defende que o partido lance candidatura própria à Presidência da República em 2018. O PSB foi a terceira legenda que mais recebeu votos em todo Brasil – elegeu 418 prefeitos – e se consolida como uma alternativa de esquerda diante da crise político-econômica que vive o País.

“A defesa da candidatura própria, além da afirmação política do partido e de uma alternativa para o Brasil, nos protege de ‘ataques políticos especulativos’ que nos diminui”, afirma Danilo Cabral. Para o deputado, ou o PSB se impõe como uma força política ou será tratado como “puxadinho” político de forças conservadoras. “Rejeitamos ser e nunca fomos puxadinho do PT. Não é admissível sermos agora puxadinho do PSDB/PMDB”, frisa.


Petrolândia: CFEPP Cursos realiza hoje (03) palestra e Aulão do Pré-ENEM na Câmara de Vereadores

CFEPP Cursos: quem faz aprova (Foto: Divulgação)

O CFEPP CURSOS de Petrolândia convida todos os petrolandenses que irão prestar a prova do ENEM 2016, neste fim de semana, para um aulão e palestra a serem realizados nesta quinta (03) na Câmara Municipal de Vereadores, das 19h às 22h00. A palestrante Dra. Jalane Moura Maia é Psicóloga Clínica e Escolar, formada pela Universidade Federal da Bahia. Com capacitação em orientação profissional e em Psicologia Escolar, pós-graduada em Psicossomática, ela é psicóloga do Colégio Montessori, em Paulo Afonso-BA.

Além da palestra de Dra. Jalane, serão repassadas dicas sobre várias disciplinas, pelos professores do Pré-ENEM CFEPP, equipe coordenada pela Diretora Administrativa Jaqueline Rodrigues e o Diretor Geral do CFEPP Alan Rodrigues.

Professor/Disciplina
Janailson – Matemática e Física
Cássio – História e Filosofia
Valéria – Português e Redação
Adriana- Química
Ramom - Biologia
Pedroso – Geografia e Sociologia
Jorge Monteiro – Inglês e Espanhol

Entrada Solidária: A entrada para o evento é 1 Kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão convertidos em doações para famílias carentes.

PRÉ-ENEM CFEPP CURSOS QUEM FAZ, APROVA!

CFEPP CURSOS 
Avenida dos Três Poderes, 1º andar (acesso entre as lojas Top 10 e Top 30)
Centro - Petrolândia (PE)
Telefone 87 99954-1287 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do CFEPP Cursos


Prefeitos pernambucanos eleitos e reeleitos participam de Seminário da CNM em Brasília


De 09 a 11 de novembro os novos e os reeleitos prefeitos pernambucanos terão encontro em Brasília, promovido pela CNM, dentro do Seminário Novos Gestores. A expectativa é de que todos os prefeitos eleitos para o pleito 2017-2020 do Nordeste participem, assim como aconteceu com as demais regiões. O evento acontece no CICB (Centro Internacional de Convenções do Brasil) – SCES Trecho 2, Conjunto 63, Lote 50 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-002 em Brasília/DF.

A CNM vai custear as despesas dos gestores participantes durante os dias de evento.

Por ser de extrema importância a participação dos executivos municipais, a entidade recomenda àqueles que ainda não fizeram inscrição para a agenda, que garantam presença mais rápido possível. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, reforça também que diante do difícil cenário a ser enfrentado pelos gestores no próximo pleito, a participação no seminário se faz ainda mais indispensável.


Tacaratu: Dia de finados levou centenas de pessoas à missa no cemitério local

Missa foi celebrada pelo pároco local, Padre Domingos

O Cemitério de Tacaratu, no Sertão de Itaparica, recebeu nessa quarta-feira (2), Dia de Finados um grande número de pessoas que foram visitar seus entes queridos. Durante todo o dia, a movimentação de pessoas foi intensa no cemitério.

A missa foi celebrada pelo pároco local, padre Domingos.

Durante todo o dia, a população pôde visitar os túmulos, onde acenderam velas e rezaram para seus entes, além de rever amigos e familiares que ali estavam com o mesmo destino.

Vendedores ambulantes também aproveitaram a data para faturar com a venda de velas, água e flores.

Ver todas as fotos> Dia de finados levou centenas de pessoas à missa no cemitério de Tacaratu

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Saúde



Oficina capacita técnicos estaduais para preenchimento de dados sobre águas subterrâneas no CNARH


Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro a Agência Nacional de Águas (ANA) promoveu a Oficina de Capacitação sobre o Cadastramento de Dados de Águas Subterrâneas. O evento aconteceu em Brasília com a finalidade de capacitar servidores estaduais para o preenchimento adequado das informações sobre águas subterrâneas no Cadastro Nacional de Usuários de Recursos Hídricos (CNARH). A oficina faz parte das ações para aperfeiçoamento do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (PROGESTÃO).

Para cumprirem a meta 1.2 do PROGESTÃO, que é “compartilhamento de informações sobre águas subterrâneas”, é necessário que os técnicos dos órgãos gestores estaduais de recursos hídricos estejam aptos a preencher corretamente os campos do CNARH que dizem respeito a águas subterrâneas. Este tema foi escolhido para a capacitação em virtude das dificuldades identificadas em alguns estados no cumprimento da meta 1.2.