quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Prefeito cassado pela justiça desaparece com a chave da prefeitura no Agreste de Pernambuco


A chave da Prefeitura de São João, no Agreste de Pernambuco, sumiu na manhã desta quinta-feira(13), e não apareceu ninguém para dar notícia e satisfação, em nome de Genaldi Zuma cassado por determinação do Tribunal Regional Eleitoral. O presidente da Câmara, vereador Jamesson Guilherme, não teve como entrar no prédio e assumir suas funções de prefeito interino. O jeito foi contratar um chaveiro em Garanhuns e com ordem do juiz abrir o Palácio Municipal.

Jamesson, acompanhado por um advogado, sete vereadores, amigos e populares, só conseguiu entrar na prefeitura perto das 15h. Por enquanto, ainda não dá para adiantar como foi encontrada a sede do Poder Executivo. A intenção é fazer um levantamento completo e convocar a imprensa para relatar a situação. A eleição para escolha de um novo gestor para São João foi marcada pelo TRE para o dia 6 de abril próximo.

O presidente da Câmara já tinha tomado posse como prefeito - por determinação da Justiça - quando Genaldi foi afastado da primeira vez e desta vez não precisou passar pelo aval do Legislativo novamente.

Fonte: Blog do Roberto Almeida

Deputado Rodrigo Novaes e prefeito de Tacaratu participam de reunião com Secretário Estadual de Infraestrutura


O deputado Rodrigo Novaes (PSD) e o prefeito de Tacaratu, Gerson (PSB), estiveram com o secretário de Infraestrutura do Governo de Pernambuco, João Bosco, na manhã desta quinta-feira (13), para tratar sobre a recuperação da PE-375 (rodovia que liga Traíras a Tacaratu).

Segundo o secretário, a obra teve problemas de irregularidades e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) orientou a abertura de nova licitação, que foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado. De acordo com Novaes, a estrada está em péssimo estado. Além disso, o parlamentar e o prefeito pediram que o trecho da rodovia, que atravessa o bairro do Espinheiro, por dentro da cidade, seja desviado. Vários acidentes fatais já aconteceram no local. João Bosco garantiu que em maio deste ano será emitida a ordem de serviço para a obra.

Na oportunidade, Rodrigo e Gerson também trataram de obras de saneamento básico da cidade.

Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Rodrigo Novaes

Senador Humberto Costa prestigia posse do novo superintendente da Codevasf em Petrolina nesta segunda, dia 17


O senador Humberto Costa participa, nesta segunda-feira (17), da posse do novo titutar da 3ª Superintendência da Codevasf, João Bosco Lacerda de Alencar, em Petrolina, /lem Petrolina. O evento acontece às 10h, no Senai, no Centro da cidade.

Antes da agenda na Codevasf, o senador tem encontro, às 8h, com o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), na sede da Prefeitura. Na ocasião, ambos devem discutir novos investimentos para o município.

“É sempre bom vir a Petrolina. É uma cidade que tenho muito apreço e uma identificação história. A Codevasf é importante para toda a região e tenho certeza que João Bosco, que é uma pessoa que conhece muito bem as necessidades locais, irá contribuir bastante”, afirmou o senador.

Assessoria de Imprensa do Senador Humberto Costa
Foto: Társio Alves

CNEN lança edital para concessão de bolsas de mestrado e doutorado


A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen/MCTI) abriu um processo seletivo para concessão de bolsas de mestrado e doutorado. Para os mestrandos, será repassado um valor mensal de R$ 1,5 mil e R$ 2,2 mil para doutorandos. As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de março.

Para concorrer, os alunos precisam estar matriculados em programas de mestrado com, no mínimo, conceito três emitido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os cursos de doutorado necessitam do conceito quatro.

Alguns dos casos mais bizarros de assédio moral - Artigo de Frederico E. Fernandes Filho

O brasileiro é muito criativo, mas não apenas para o bem, como se vê nesta pequena 
coleção de histórias de horror

São cada vez mais frequentes as ações por assédio moral na Justiça do Trabalho, e os tribunais têm respondido com condenações mais pesadas e até com decisões preventivas.

As denúncias demonstram procedimentos cada vez mais absurdos, como o de exigir que os trabalhadores que não atingissem suas metas fizessem flexões de braço durante as reuniões (em São Paulo), ou o de obrigar uma funcionária gaúcha a vestir-se de galinha, cacarejar e bater as asas em frente aos colegas. Há pouco tempo ficou famoso o caso de uma rede de hipermercados que fazia seus funcionários cantarem e dançarem seu hino motivacional, e inclusive rebolarem durante a música.

Em decisão inédita no início desse ano, atendendo a pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Sorocaba, SP, a justiça determinou o afastamento do diretor de uma faculdade, acusado de ofender regularmente seus subordinados com expressões como “lerdos, meliantes, incompetentes, lesmas, burros, vagabundos e incapacitados para o trabalho”. O afastamento foi determinado para preservar a saúde física e mental dos trabalhadores, pois alguns já apresentavam distúrbios psíquicos.
Gestão por injúria

Assédio moral organizacional ou institucional é como são chamadas as práticas das empresas que se utilizam de gestão de pessoas por injúria (ofensas), estresse ou medo, com a finalidade de obterem vantagens financeiras. Grandes adeptos dessa prática cruel, os bancos brasileiros têm sido alvo de diversas ações propostas pelo MPT.

Conheça a Tarifa Social de Energia da CELPE

Beneficiários dos Programas Sociais de Transferência de Renda têm desconto nas contas de energia elétrica. Confira seus direitos.

O que é a Tarifa Social de Energia?

A Tarifa Social de Energia é um benefício instituído através de Lei Federal que concede desconto na conta de energia elétrica para os clientes residenciais de baixa renda em até 65%, para Indígenas e Quilombolas até 100% e que atendam aos critérios da lei 12.212 de 20/01/2010.

Quem tem direito à Tarifa Social de Energia?

Toda Unidade Consumidora classificada como Residencial com:
1 – Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com renda mensal por pessoa menor ou igual a ½ (meio) salário mínimo

Documentos necessários:
NIS - Número de Identificação Social (o NIS deverá ser atualizado pelo município a cada 24 meses);
CPF;
Carteira de identidade ou outro documento de identificação oficial com foto;
Conta de Energia Elétrica;

2 - Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.

O vilão é o modelo mercantil do setor elétrico - artigo de Heitor Scalambrini Costa

"A culpa pela situação a que chegou o setor elétrico brasileiro hoje, não é de São Pedro, é sim dos homens, da ganância, da dominação do homem sobre ele mesmo."

Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco

Tentar entender o que se passa com o setor elétrico brasileiro, significa conhecer melhor um passado recente em que decisões errôneas foram tomadas, resultando atualmente em tarifas caras, fornecimento e abastecimento precários, e risco crescente de racionamento de energia. Além de um setor sem credibilidade, sem democracia, sem competência.

Em fevereiro de 1995, teve inicio o que ficou conhecido como a Reestruturação do Setor Elétrico, com a aprovação pelo Congresso Nacional da Lei nº 8987, que trata do regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos.

Iniciou assim um modelo “de mercado”. Ou seja: a reestruturação foi baseada no preceito de que a ação empresarial “concorrencional”, motivada pela perspectiva do lucro econômico, a portaria ao setor elétrico, eficiência e qualidade dos serviços prestados e tarifas módicas. A idéia que está por trás desta suposta lógica é que o lucro seria um sinal suficiente para garantir os investimentos. Essa assertiva não é inteiramente verdadeira, pois as empresas do setor andam ganhando “rios de dinheiro” sim (basta acompanhar os balancetes anuais), mas seus investimentos ficam somente nos discursos, já que o BNDES (leia-se: o tesouro nacional, o dinheiros dos impostos) tem sido o “Papai Noel” fora de época para as empresas do setor elétrico.

Petrolândia: Inscrições para cursos do PRONATEC/BSM, ministrados pelo IF Sertão PE, recebem inscrições de 17 a 24 de fevereiro


A Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, divulgou o Edital para “Seleção de Candidatos aos Cursos de Formação Profissional do PRONATEC - BRASIL SEM MISÉRIA”, a serem ministrados neste município pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão Pernambuco), Campus Floresta. 

As oportunidades são destinadas às famílias beneficiárias dos Programas Federais de Transferência de Renda. Os cursos são gratuitos, financiados integralmente pelo Governo Federal através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) - Brasil Sem Miséria.

O Processo Seletivo destina-se ao preenchimento de 180 (cento e oitenta) vagas para os seguintes Cursos de Formação Profissional:

Agricultor Familiar - 1 turma com 30 vagas - 200 horas-aula - pré-requisito: Ensino Fundamental I incompleto;
Ovinocultor - 1 turma com 25 vagas - 200 horas-aula - pré-requisito: Ensino Fundamental I incompleto;
Salgadeiro - 1 turma com 25 vagas - 160 horas-aula - pré-requisito: Ensino Fundamental II Incompleto;
Recepcionista - 1 turma com 20 vagas - 160 horas-aula - pré-requisito: Ensino Fundamental II Incompleto;
Vendedor - 1 turma com 30 vagas - 160 horas-aula - pré-requisito: Ensino Fundamental completo;
Agente de Desenvolvimento Cooperativista - 1 turma com 30 vagas - 160 horas-aula - pré-requisito: Ensino Médio incompleto;
Auxiliar Administrativo - 1 turma com 20 vagas - 160 horas-aula - pré-requisito: Ensino Médio incompleto.

As pré-matrículas ocorrerão no período de 17 a 21 de fevereiro de 2014, no horário das 08h00 às 13h30, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, localizada na Av. Prefeito José Gomes de Avelar s/n, na Quadra 01, vizinho ao Portal Cidadão e ao PETI. 

Para realizar a pré-matrícula o candidato deverá apresentar os originais de seus documentos pessoais (Cédula de Identidade e CPF) e do comprovante de escolaridade, e o Número de Identificação Social- NIS (Cartão do Bolsa Família), e preencher corretamente a ficha de inscrição. Os interessados devem ser residentes e domiciliados na Comarca de Petrolândia ou distritos. A inscrição é gratuita.

Informações adicionais pelo telefone (87) 3851-2321. 

Para ler o Edital IF Sertão Pronatec/BSM Petrolândia, clique aqui>Edital Pronatec Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Prefeitura Municipal de Petrolândia

Armando Monteiro quer discutir Plano Decenal de Energia em audiência pública


Brasília - O senador Armando Monteiro (PTB-PE) anunciou que deverá propor a realização de audiência pública no Senado para discutir a alteração do Plano Decenal de Energia a fim de que seja construído um linhão de corrente contínua partindo da Usina Hidrelétrica de Belo Monte para a Região Nordeste.

Na avaliação dele, a transferência direta de energia de Belo Monte para o Nordeste, durante os meses de alta hidrologia do Rio Xingu, possibilitaria firmar na região mais uma significativa parcela de origem hidráulica reduzindo-se a necessidade de operação de térmicas e a importação de outras fontes mais caras.

Dilma promete a MST estudo para assentar sem-terra em perímetros irrigados no Nordeste

Encontro de Dilma Rousseff com representantes do MST

Durante reunião com 30 representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff determinou hoje (13) que os ministros do Desenvolvimento Agrário e da Integração Nacional se reúnam para avaliar o assentamento de famílias de sem-terra em perímetros irrigados no Semiárido do Nordeste.

No fim do encontro, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, informou que a presidenta também quer que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) chegue aos assentados das reforma agrária.

Pepe Vargas disse que reconhece o número de, aproximadamente, 100 mil famílias acampadas, contabilizado pelo MST, mas que, em 2014, a meta do governo é assentar entre 30 mil e 35 mil famílias. Segundo ele, a confirmação da viabilidade de alocar famílias em perímetros irrigados pode elevar esse número.

Em carta entregue à presidenta durante o encontro, o MST pede que o governo cumpra a promessa de priorizar o assentamento de famílias sem terra nos projetos de irrigação do Nordeste brasileiro. Segundo o movimento, há mais de 80 mil lotes vagos, com água e infraestrutura necessária para os agricultores familiares.

Teste Nat agora é obrigatório em todos os bancos de sangue do país


A partir de hoje (13), é obrigatória a realização do Teste de Ácido Nucleico (Nat) em todas as bolsas de sangue coletadas pelos bancos de sangue públicos e privados do país. O kit Nat já era oferecido em 100% dos bancos públicos brasileiros e agiliza a identificação dos vírus HIV e da hepatite C no sangue de doadores.

O exame reduz em média de 35 para 12 dias a janela imunológica – tempo em que o vírus permanece indetectável – no caso da hepatite C e de 22 dias para dez dias, no caso do HIV. Para o presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), Dimas Tadeu Covas, é importante que os órgãos responsáveis garantam a aplicação do teste em todo sangue a ser usado em transfusões.

“Agora a Vigilância Sanitária, por meio dos órgãos municipais, deve observar essa necessidade. Não seria admissível haver sangue com e sangue sem Nat, após essa portaria. Quem não respeitar a normativa estará fora da lei”, disse o médico.

PE: Rebelião na Penitenciária Agrícola de Itamaracá termina com dois detentos mortos


Dois detentos foram mortos durante rebelião registrada na manhã desta quinta-feira na Penitenciária Agroindustrial São João, mais conhecida como Penitenciária Agrícola de Itamaracá (PAI), na Região Metropolitana do Recife. A informação foi confirmada, no início da tarde, pela assessoria de comunicação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Igarassu, onde os presos já teriam chegado sem vida, ambos feridos à bala. Outro ferido, também socorrido para a UPA, foi transferido para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, onde ao todo seis presos deram entrada nesta manhã. Um boletim sobre os estados de saúde ainda não foi divulgado pela unidade de saúde.

A Secretaria Estadual de Ressocialização (SERES), no entanto, ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso. Depois de deixar o interior do prédio, o promotor da Vara de Execuções Penais (VEP), Marcellus Ugiette, confirmou as mortes e disse que o cenário é de destruição. Atualmente, a unidade abriga 1.870 presos, mas tem capacidade para 650. O Batalhão de Choque realiza uma vistoria no presídio e as unidades do Corpo de Bombeiros já deixaram o local.

Durante o tumulto, os presidiários ergueram o corpo de um homem sujo de sangue, informando, com gestos, que ele estaria morto. Em seguida, voltaram a erguer o homem, desta vez, coberto por um lençol. Os presos também exibiriram faixas e cartazes, exigindo a saída do diretor da unidade e melhoria na qualidade das refeições. Os detentos mostravam porretes e facões. A situação foi tensa. Enquanto os presos atiravam pedras, os policiais disparavam tiros de balas de borracha.

Fernando Ferro está preocupado com fim do convênio Chesf-Codevasf para atender atingidos pela Barragem de Itaparica

Deputado federal Fernando Ferro (PT-PE) (Foto: Assis Ramalho)

O deputado federal Fernando Ferro (PT-PE) tem manifestado sua preocupação com perspectiva de interrupção do convênio da CHESF com a CODEVASF para atendimento das comunidades atingidas pela barragem de Itaparica, no Sertão de Pernambuco. Na Câmara Federal, o parlamentar proferiu o seguinte discurso, abaixo reproduzido na íntegra.

"Sr. Presidente, eu queria expressar a minha preocupação com uma reunião que fiz hoje, Deputado Amauri Teixeira, com representantes da CODEVASF, na qual recebi um documento dando conta de que a CHESF comunica à CODEVASF que interrompe o convênio de assistência ao projeto de irrigação da Usina de Itaparica, dos atingidos pela barragem de Itaparica.

Esse fato é extremamente grave para nós, primeiro porque se trata de mais de 6 mil famílias que trabalham nesse perímetro irrigado, envolvendo diretamente mais de 35 mil pessoas e afetando uma população de 100 mil habitantes daqueles Municípios que hoje são beneficiários desses programas de irrigação que dinamizaram a economia do Submédio São Francisco com a produção agrícola de frutas e que se constituem em alternativa econômica importante.

Ao sermos comunicados pela CODEVASF, é evidente que a nossa preocupação aumenta e nós vamos tomar providências sobre isso, porque, em primeiro lugar, está sendo rompido um acordo que existe entre a CHESF e a CODEVASF para que esse programa de assistência técnica rural e o programa de apoio a essa irrigação sejam efetivados. A CHESF financia a CODEVASF para esse trabalho de acompanhamento dos perímetros irrigados daquela região.

Ondas de calor que país enfrenta poderão ser mais frequentes, diz Carlos Nobre, do MCTI


O calor excessivo registrado em 2013 e neste início de 2014 pode acontecer com mais frequência nos próximos anos se o país não conseguir reduzir o impacto do aquecimento global no meio ambiente, explicou o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Carlos Nobre.

A reportagem é de Andreia Verdélio, publicada pela Agência Brasil, 12-02-2014.

Em entrevista à Agência Brasil, o secretário explicou que episódios isolados de períodos muito secos ou de muitas chuvas já ocorreram no passado, e alguns são típicos das estações do ano, como as ondas de calor. “Um fenômeno extremo isolado não permite que alguém imediatamente aponte o dedo e diga que é culpa do aquecimento global”, disse.

No entanto, explicou que o aquecimento global aumenta o número de ondas de calor. “Cem anos atrás, esse calor extremo acontecia a cada dez ou 20 anos. Com o aquecimento da Terra, vamos viver isso com mais frequência, e daqui a 100 ou 200 anos, esse vai ser o clima do dia a dia”.

Segundo ele, diferentemente do que ocorre com a espécie humana, um grande número de espécies não consegue acompanhar essas mudanças, principalmente as vegetais. “A extinção é rápida e a reconstituição da biodiversidade é lenta. Devemos esperar uma perturbação e uma extinção em massa, se isso não mudar”.

Paróquia de Petrolândia realiza Semana Missionária do Dízimo de 17 a 22 de fevereiro


Entre os dias 17 e 22 de fevereiro, na Paróquia de Petrolândia, será realizada a SEMANA MISSIONÁRIA DO DÍZIMO, em atendimento ao convite do papa Francisco: "Vão às periferias do mundo".

Missionários e missionárias estarão visitando as famílias com o intuito de aproximar-se e sensibilizar para a gratidão a Deus através do Dízimo. Abra a sua porta, o seu coração, acolha com alegria aqueles que são mensageiros da Palavra de Deus.


Irmã Talita Angélica

Frases do dia 13/02/2014: Coletânea IHU On-Line

À queima-roupa

“O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência só informou ontem o Planalto sobre o iminente protesto do MST. Avisada, Dilma Rousseff decidiu despachar do Palácio do Alvorada à tarde, quando milhares de sem-terra marcharam sobre a praça dos Três Poderes. A presidente deve receber hoje de manhã uma comissão encabeçada por João Pedro Stédile. Em entrevista recente, Stédile apontou crescimento de Eduardo Campos (PSB) entre os militantes do movimento” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 13-02-2014.

Paulistas devem se vacinar contra sarampo antes de ir para Pernambuco e Ceará


Todos os paulistas que forem viajar para os estados de Pernambuco e do Ceará devem tomar a vacina contra o sarampo pelo menos 15 dias antes do embarque. Esse é o alerta que a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo está fazendo em virtude do registro de casos da doença nos estados. Crianças e adolescentes devem tomar duas doses, entretanto tomando apenas a primeira já é possível viajar. Para os adultos, uma dose é suficiente.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, entre março de 2013 e o último dia 4, foram notificados 857 casos de sarampo no estado, dos quais 173, confirmados. Os casos suspeitos de sarampo estão distribuídos em 63 municípios, mas em 54 deles não há casos confirmados nos últimos 90 dias. Além disso, nos últimos 30 dias, não houve nenhum novo caso confirmado da doença.

Já no Ceará foram registrados 62 casos, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. A maioria ocorreu na capital, entre 1º de janeiro até a última sexta-feira (7). A secretaria está vacinando crianças entre 6 meses e 5 anos, de 19 municípios, sendo que em 12 a meta de 95% de imunização já foi concluída.

MPPE atua em busca da implantação da Transparência nos municípios


Conforme definido pela Lei Complementar (LC) n° 131/2009, o Governo Federal, os Estados e os municípios deve obrigatoriamente liberar ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em *tempo real, informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público. Essas informações devem estar disponíveis na rede mundial de computadores, internet. Visando atender à disposição da LC, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) vem atuando para que todos os 184 municípios pernambucanos implantem seus respectivos Portais de Transparência.

Por meio do acompanhamento do Centro de Apoio Operacional às Promotorias em Defesa do Patrimônio Público (Caop Patrimônio Público), entre 2013 e 2014, o MPPE já expediu 67 documentos, entre portarias (19), recomendações (46), Termo de Ajustamento de Conduta (1) e ação civil pública (1), cobrando a implantação dos referidos portais, divulgações de salários e publicações de informações.

Autoescolas fazem manifestação na Esplanada dos Ministérios


Proprietários de autoescolas do Distrito Federal organizam na manhã de hoje (13) manifestação na Esplanada dos Ministérios contra resolução do Detran que obriga, desde o início deste ano, o uso de simuladores em aulas de direção.

A queixa dos proprietários de autoescolas se refere ao preço de cada simulador – cerca de R$ 40 mil –, superior à capacidade financeira das empresas do setor, segundo o presidente do Sindicato dos Proprietários de Autoescolas do DF, Francisco Joaquim Loyola.

Os organizadores da manifestação, que esperam reunir pelo menos 800 veículos, querem a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1263/13, do deputado Marcelo Almeida (PMDB-PR), que susta a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Como parte da manifestação, os organizadores assarão um boi na área reservada ao evento.

Por que “juventude” é um mito desatualizado


“Mesmo quando o número de adolescentes em diversos países ocidentais está rapidamente diminuindo e podem logo se tornar ‘um pingo’, o mito de que a “cultura jovem” é ainda a força motriz de nosso mundo permanece largamente não questionado, escreve Ted Polhemus , antropólogo, em artigo publicado no sítio de debates antropológicos PopAnth, 22-01-2014. A tradução é de Caio Fernando Flores Coelho.

Eis o artigo.

A segunda metade do século XX foi caracterizada por um triunfo sem precedentes da cultura popular sobre o elitismo do Velho Mundo. A emergência e subsequente desenvolvimento dos boomers teve um profundo impacto sobre os valores, atitudes e crenças não somente dos boomers, mas de toda a cultura que os envolvia – o ciclo de vida desta geração em particular afetou como um grande tsunami cada etapa e lugar, distorcendo e metamorfoseando toda cultura ocidental.

O verdadeiro impacto aconteceu no começo dos anos 60, quando os boomers começaram a entrar em seus anos de adolescência. Não foram somente seus números absolutos que contaram, mas o fato de que os adolescentes de então tinham poder capital. Esta combinação de demografia e economia foi irresistível demais e as companhias que pretendiam vender qualquer coisa, de refrigerantes a música pop, moda a automóveis, bilhetes de cinema a maquiagem, gravações musicais a revistas, ajustaram seus produtos e seu marketing e publicidade para fazer apelo a estes gostos, desejos e sonhos desse novo grande nicho de mercado, os adolescentes da geração dos Baby Boomers.

Assim, acabou por acontecer que não somente a “cultura jovem” tornou-se um fenômeno reconhecido e estabelecido, mas, de forma mais ampla, toda cultura ocidental foi submetida a um processo do que pode ser nominado como“juvenilização”. Em 1947 (assim como através de toda sua história prévia), a moda conforme a oferecida por Dior em Paris não demonstrava absolutamente interesse nenhum no estilo de vestimenta de garotas adolescentes (que naturalmente seguiam o modelo de suas mães).

No começo dos anos 60, no entanto, em parte resultado da já estabelecida falta de habilidade parisiense de conversar com os jovens, a capital mundial da moda mudou-se para Londres, onde uma nova geração de jovens designers como Mary Quant usaram modelos magras e adolescentes como a reconhecida Twiggy (nascida em 1949, foto acima) para mostrar roupas que ficavam perfeitas em adolescentes mas, como foi descoberto por mães de adolescentes da forma mais dura, ficavam ridículas em mulheres com uma idade mais adequada ao (neste momento, totalmente passé) estilo New Look.

Telexfree questiona Justiça do Espírito Santo


Ympactus Comercial, mais conhecida como Telexfree, partiu para o ataque contra a Justiça do Espírito Santo. Em mais um de seus vídeos para as milhares de pessoas que apostaram na empresa, paralisada desde junho do ano passado, o sócio e diretor da Ympactus, Carlos Costa, criticou uma decisão do Tribunal de Justiça capixaba de negar o pedido de recuperação judicial da empresa, antiga concordata. Costa alega querer pagar os divulgadores. Porém, tratou-se de mais uma tentativa de desbloquear R$ 29 milhões para a chamada Telexfree Internacional, registrada nos Estados Unidos em nome de sócios do próprio Carlos Costa.

O diretor jogou dúvidas sobre a decisão judicial. “O Tribunal do Espírito Santo, de maneira estranha, negou o pedido de recuperação judicial”, se queixou. “A obrigação da Justiça é a sobrevivência da empresa, principalmente pensando nos credores, os divulgadores”, afirmou.

Banco do Brasil prorroga prazo de validade de concurso até abril de 2015

O Banco do Brasil prorroga a validação para até o dia 16 de abril de 2015 da seleção 2012/003, realizada para formação de cadastro de reserva para os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.

A prorrogação, segundo o banco, reforça o compromisso e o respeito da entidade para com os candidatos que aguardam convocação e visa manter um cadastro de reserva vigente em todas as regiões do país, permitindo ao Banco prover as vagas de escriturário de acordo com o seu planejamento estratégico e orçamentário. Esse concurso apresentou novidades a 339 mil candidatos, como prova de redação, raciocínio lógico, técnicas de vendas e cultura organizacional. A aplicação das provas ocorreu em janeiro de 2013.

Os candidatos empossados poderão ter a chance de ascensão e desenvolvimento profissional, participação nos lucros ou resultados, nos termos da legislação pertinente e acordo sindical vigente e possibilidade de participação em planos assistenciais e previdenciários complementares.

  Diário de Pernambuco - Diários Associados

Petrolândia: Erenita Soares procura sua filha Gilvani Soares de Almeida, possivelmente residente nesta cidade

Sra. Erenita Soares (foto) procura sua filha Gilvani Soares
A sra. Erenita Soares dos Santos (foto), casada com o sr. José Aluízio Cruz Almeida, residiu na antiga Petrolândia. Na época, eram vizinhos do sr. Nozinho eletricista e da sra. Dudu da pousada. Atualmente, mora em Salgueiro (PE).

A Sra. Erenita está à procura da sua filha Gilvani Soares de Almeida, de quem perdeu o contato quando a filha ainda era pequena e que, segundo informações, estaria morando em Petrolândia.

Quem tiver informação sobre Gilvani Soares de Almeida, por favor, entrar em contato com os números (87) 3871-3912, (87) 3871-0971 ou com o Blog de Assis Ramalho (contato@assisramalho.com.br).

Informações: Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude de Petrolândia

Danilo Cabral pode ser a carta na Manga de Eduardo Campos para 2014

Danilo Cabral, Secretário Estadual das Cidades, em entrevista a Assis Ramalho
Foto: Lúcia Xavier

Presidente estadual do PSB, Sileno Guedes deu alguns telefonemas estratégicos para correligionários, orientando-os a não “fulanizar” o debate sobre a escolha do candidato à sucessão do governador Eduardo Campos. Em outras palavras, quer os socialistas tratando de projetos e não de nomes.

Procura evitar repeteco da combustão interna que se deu, recentemente, quando as opções Paulo Câmara e Tadeu Alencar foram testadas. O secretário da Casa Civil, a propósito, participou da reunião da executiva estadual. Além dele, o deputado federal Fernando Filho, herdeiro do pré-candidato Fernando Bezerra Coelho, e a deputada estadual Raquel Lyra, filha do vice-governador, João Lyra Neto, outro que tem o nome na lista da sucessão, também marcaram presença.

Há uma corrente no PSB que não aceita um “ex-petista” no páreo e já anda rejeitando a opção Maurício Rands. Devido a tal cenário, o nome do secretário das Cidades, Danilo Cabral, teria voltado a ganhar força.

Fonte: Folha

Universidade Federal de Pernambuco abre concurso com 109 vagas para professores


Mais uma oportunidade de estabilidade surgiu para professores universitários no Estado. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abriu concurso público para provimento de 109 vagas de docentes. As inscrições começaram nesta quarta-feira (12) e seguem até o dia 14 de março, 30 dias após a publicação do processo seletivo, conforme determina o edital do certame. O prazo pode ser prorrogado por mais 30 dias, caso não haja nenhum candidato inscrito.

O cadastro dos interessados, cuja taxa de participação é de R$200, deve ser feito presencialmente na diretoria do respectivo Centro Acadêmico, através da entrega de documentos. O procedimento ocorre de segunda a sexta-feira.

As oportunidades são para doutores e as remunerações podem chegar a R$ 8049,77, em regime de dedicação exclusiva. São várias as áreas contempladas. Para mais informações, acesse: http://zip.net/bympL6 ou www.cin.ufpe.br.

A Universidade de Pernambuco (UPE) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) também estão com concursos abertos para o magistério superior. São 23 e 47 vagas ofertadas respectivamente.

Fonte: Blog dos Concursos

Paciente reage a assalto e mata ladrão em clínica; tiroteio deixou mais duas pessoas baleadas

Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas durante uma tentativa de assalto na tarde desta quarta-feira (12) em uma clínica de urologia em Salvador-BA.  De acordo com a 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), a vítima fatal foi um dos assaltantes.

Três homens armados invadiram a clínica por volta das 15h e anunciaram o assalto. Um dos pacientes reagiu e atingiu um dos assaltantes, que morreu no local. Seguiu-se uma troca de tiros e mais duas pessoas foram baleadas. Uma delas foi outro assaltante, identificado como Rafael Silva Bonfim, e o paciente Tiago Alves Sá Barreto, 21 anos, atingido na perna esquerda e no tórax, quando aguardava para ser atendido.

O jovem foi encaminhado para o Hospital do Subúrbio e o suspeito foi levado para o Hospital Geral Ernesto Simões Filho. O outro assaltante fugiu. O ladrão que morreu no local ainda não foi identificado.

Fonte: Correio da Bahia

Acidente com van no município de Penedo-AL resultou em oito mortos e 13 feridos


Devido ao impacto, parte da lataria do veículo foi arrancada. Cinco homens e duas mulheres morreram no momento da colisão. Socorrido, o condutor da van, José Lins, faleceu na UPA de Penedo.

Oito pessoas morreram no grave acidente com uma van que aconteceu na manhã desta quarta-feira (12), na estrada próxima à Fazenda Canavieira, localizada na zona rural de Penedo. Segundo informações da Unidade de Emergência (UE) do Agreste, em Arapiraca, e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Penedo, 13 pessoas ficaram feridas. No total, haviam 21 pessoas na van.

O condutor do veículo, José Lins, que tinha 70 anos, morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Penedo. Também faleceram cinco moradores da zona rural de Igreja Nova: Erivaldo da Silva, Claudeci Vieira Barboza, Geane Vicente dos Santos, Marinez Melo dos Santos, e Antônia Quaresma dos Santos, do povoado Pescocinho, além de Vanessa da Cruz Reis, moradora da Rua Nova, Penedo; e José Geraldo de França, do povoado Sucupira, Teotônio Vilela.

Entre os feridos, sete, deram entrada na UE do Agreste. As vítimas são dos municípios de Igreja Nova, Teotônio Vilela e São Sebastião. Entre eles, José Rivaldo Costa, 36 anos, de Igreja Nova, que precisou passar por procedimento cirúrgico. Segundo o setor de Atendimento Social da UE do Agreste, seu quadro é estável. Também deu entrada na Unidade a jovem Katiele dos Santos Lira, 21, de São Sebastião, que sofreu traumatismo craniano e está a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Flamengo e Cruzeiro estreiam na Taça libertadores com derrota

O Flamengo começou sua caminhada na Libertadores 2014 com derrota. Atuando com dez jogadores praticamente em toda a partida - Amaral foi bem expulso por jogada violenta logo aos 12 minutos -, o time carioca perdeu nesta quarta-feira para o León, por 2 a 1, no México, na abertura do grupo 7. Emelec e Bolívar, os outros times da chave, estreiam nesta quinta, em Guayaquil.

O próximo compromisso pela Libertadores será dia 26, contra o Emelec, no Maracanã. Até lá, o Flamengo voltará suas atenções para o Carioca: domingo, o time vai disputar o clássico contra o Vasco, pela oitava rodada, tentando se recuperar de duas derrotas seguidas. Antes do León, a equipe havia perdido para o Fluminense, por 3 a 0.

LEÓN 2 X 1 FLAMENGO
Local: Nou Camp, em León (MEX)
GOLS: Boselli, 30'/1ºT (1-0), Cáceres, 43'/1ºT (1-1) e Arizala, 22'/2ºT (2-1)
FLAMENGO: Felipe, Léo Moura, Wallace, Samir e André Santos; Amaral, Cáceres, Elano (Muralha, 28'/2ºT) e Mugni (Alecsandro, 37'/2ºT); Everton (Paulinho, 20'/1ºT) e Hernane. Técnico: Jayme de Almeida.
 Cruzeiro sai na frente, mas sofre virada do Garcilaso na estreia da Libertadores: 2 a 1
O Cruzeiro não começou bem a Copa Libertadores da América de 2014. Na altitude de 3.200 metros de Huancayo e em um estádio em condições precárias, o clube celeste foi derrotado pelo Real Garcilaso, do Peru, por 2 a 1, de virada. Depois de sofrer com o apagão de luz no treino de reconhecimento do gramado, na terça-feira, a Raposa teve que jogar a partida sem água em seu vestiário e com ofensas racistas da torcida local.

Bruno Rodrigo abriu o placar para o Cruzeiro, aos 19 minutos do primeiro tempo. Britez e Rodríguez viraram a partida para a equipe de Cuzco, com gols na etapa final. O próximo compromisso celeste pela Libertadores é no Mineirão, em 25 de fevereiro, terça-feira, às 17h30, contra a Universidad de Chile.  Pelo Estadual, a equipe de Marcelo Oliveira entra em campo neste domingo, para enfrentar o rival Atlético, às 16h, no Independência.

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Souza e Lucas Silva; Everton Ribeiro, Ricardo Goulart (Tinga) e Dagoberto (Willian); Marcelo Moreno (Júlio Baptista).
Técnico: Marcelo Oliveira.

Fonte: Jornal O Globo e Estado de Minas