sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Festa do Padroeiro de Petrolândia: Confira a programação completa deste sábado e domingo


Tem início neste sábado (24) a Festa em louvor de São Francisco de Assis, padroeiro de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. No primeiro dia dos festejos é realizada a procissão de abertura, seguida por celebração na Igreja Matriz. 

Quem gosta de festa, há duas opções neste primeiro final de semana, com shows de Edson Lima & Gatinha Manhosa e Cavaleiros do Forró  no pátio de eventos, em frente à Praça da Matriz, e a tradicional Festa dos Filhos e Amigos de Petrolândia, em estilo baile, na Casa de Shows Velho Chico. 

No dia seguinte, será realizada a Missa do Vaqueiro no Parque João Pernambuco, antecedida pelo desfile de vaqueiros. As atrações musicais da noite são Caninana do Forró e Geninho Batalha, também no Parque.

Às 19h30, na Igreja Matriz, acontecerá a primeira noite da Novena em louvor do padroeiro.

24 de setembro (sábado)

Programação Religiosa


ABERTURA E HASTEAMENTO DA BANDEIRA
19h00: PROCISSÃO de abertura da Festa em louvor de São Francisco de Assis
Saída: Em frente ao Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima
19h30: CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
Preside a celebração: Padre Edycarlos da Silva, Vigário de Floresta
Serviços Litúrgicos: Coral Vozes do São Francisco e Pastoral Litúrgica Paroquial
Local: Igreja Matriz
Quermesse: Movimento da Mãe Rainha e Grupo CJJUP.

Programação Festiva


EDSON LIMA & GATINHA MANHOSA
CAVALEIROS DO FORRÓ
Local: Pátio de Eventos


FESTA DOS FILHOS E AMIGOS DE PETROLÂNDIA
22h00: Lançamento/Sessão de autógrafos do livro "O Jatobá que virou mar", de Paula Rubens
23h00: Os Menezes (abertura) e SUPER OARA
Local: Casa de Shows Velho Chico

25 de setembro (domingo)

Programação Religiosa
08h30: CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
Preside a celebração: Padre Pedro Paulo, Pároco de Petrolândia
Serviços Litúrgicos: Grupo Servos de Jesus e Maria - RCC
Local: Igreja Matriz


DESFILE DOS VAQUEIROS
Igreja Matriz ao Parque João Pernambuco


MISSA DO VAQUEIRO
10h00: Celebração com os Vaqueiros
Preside a celebração: Padre Luiz Augusto, Vigário de Petrolândia
Serviços Litúrgicos: Coral Vozes do São Francisco e Equipe dos Vaqueiros
Local: Parque João Pernambuco


NOVENA EM LOUVOR A SÃO FRANCISCO
19h30 - NOITE DAS COMUNIDADES RURAIS
Tema: Consolar os aflitos
Preside a celebração: Padre Luiz Augusto, Vigário de Petrolândia
Serviços Litúrgicos: Comunidades Rurais
Ofertório: Feijão
Local: Igreja Matriz
Quermesse: Grupo Filhos de Dom Bosco - RCC e Movimento do Terço dos Homens
Recepção aos Noiteiros: Casais do ECC e Pastoral Familiar

Programação Festiva


GENINHO BATALHA
CANINANA DO FORRÓ
Local: Parque João Pernambuco

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Paróquia de Petrolândia e Prefeitura de Petrolândia


Petrolina: Miguel faz grande caminhada em bairros da Zona Oeste neste sábado (24)


Com a chegada da última semana de campanha, o candidato a prefeito de Petrolina Miguel Coelho vai intensificar o corpo a corpo com os eleitores. Neste sábado (24), o socialista promove duas grandes caminhadas. Pela manhã, Miguel promete arrastar uma multidão em vários bairros como Rio Corrente, São Gonçalo e Cohab Massangano. No fim da tarde, o compromisso será em Rajada com mais uma caminhada. Miguel ainda fará reuniões com professores e empresários, além de acompanhar o desfile de aniversário do bairro Cosme Damião.


Petrolândia: Confira seu local de votação nas Eleições 2016


Neste sábado (24) têm início os festejos em Petrolândia em louvor do padroeiro São Francisco de Assis e as eleições vão coincidir com o período de festas, encerradas no dia 04 de outubro, data de celebração do santo. 

Falta pouco mais de uma semana para a eleição, hora de começar a procurar o Título de Eleitor e informar-se onde será o seu local de votação. 

Confira abaixo a localização das Seções Eleitorais em Petrolândia, com informações do Cartório da 70ª Zona Eleitoral.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Claudemir Xavier/Cartório Eleitoral Petrolândia/Jatobá


Petrolândia: Lágrimas, comoção e aplausos no adeus a Dona Magal, comerciante ambulante dos eventos da cidade

Mulher de fibra, batalhadora, sempre animada, simpática e com disposição impressionante para o trabalho, Dona Magal se preparava para participar do comércio nas festas do Padroeiro, que começam neste sábado (24) - Foto; Assis Ramalho

O corpo de Dona Magal chega ao Cemitério sob aplausos à sua memória, em um momento de reconhecimento, dor e emoção

O último adeus a Margarida Ester da Conceição, foi marcado por forte comoção de familiares e amigos no Cemitério São Francisco, em Petrolândia, na manhã desta Sexta-feira (23). Após o velório realizado na residência, na Quadra 05, o cortejo funerário dirigiu-se ao campo santo local. O corpo de Dona Magal, como popularmente era conhecida, foi sepultado sob aplausos à sua memória, em um momento de muita dor e emoção.

Bastante querida pela população de Petrolândia, Dona Magal era comerciante ambulante de presença obrigatória nas festas da cidade. Magal faleceu após sentir-se mal em sua residência de onde foi socorrida ao Hospital Municipal, mas infelizmente sucumbiu a um provável enfarte.

Petrolândia perdeu uma mulher de fibra, batalhadora. Sempre animada, simpática, com disposição impressionante para o trabalho, Magal se preparava para participar do comércio nas festas do Padroeiro, que começam neste sábado (24).

Apresentamos nossos pêsames à família, surpreendida pela repentina partida de dona Magal.

Ver fotos > O Adeus a Dona Magal

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Assis Ramalho


Combate ao Aedes aegypti deve ser redobrado na primavera, alerta Fiocruz

De acordo com a Fiocruz, uma inspeção semanal de dez minutos é suficiente para eliminar os criadouros domésticos, que representam cerca de 80% do total.

Com a chegada da primavera e o começo da estação chuvosa em boa parte do país, os locais propícios para a criação do mosquito Aedes aegypti se multiplicam e a população deve se mobilizar para eliminar os focos. O alerta é do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O mosquito é o vetor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.

De acordo com a pesquisadora do Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus do IOC/Fiocruz Denise Valle, a elevação da temperatura é outro fator que favorece a proliferação do Aedes aegypti nesta época do ano. “Não só a chuva, mas também a temperatura, que começa a aumentar. O Aedes aegypti é sensível a essas duas coisas. Quando tem chuva aumenta a oferta de criadouros e quando a temperatura aumenta, aumenta a velocidade do desenvolvimento dele”, explicou.


Decreto com mudanças no Bolsa Família será publicado até outubro, diz ministro


O Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, disse nesta sexta-feira (23/09) que o governo vai publicar até o mês que vem o decreto que modifica as regras do Bolsa Família. A principal mudança será a manutenção do benefício por dois anos para as pessoas que conseguirem emprego formal.

Segundo Terra, o beneficiário continuará recebendo a assistência do programa, junto com o salário. Após esse período, seu cartão ficará "hibernando" para que, no caso de perda do emprego, ele volte a receber o benefício. O objetivo do Planalto é induzir um salto na formalização do emprego, já que, para não perder o benefício, parte dos beneficiados pelo Bolsa Família se recusa a ter a carteira de trabalho assinada.

Com a transferência de beneficiários ao mercado de trabalho formal, o governo aposta que, no médio prazo, conseguirá reduzir o número de famílias assistidas pelo programa, embora não tenha traçado uma meta para isso. Terra, porém, pondera que essa diminuição dependerá da capacidade da economia de gerar mais empregos.


Eleições: ONU Mulheres e TSE lançam plataforma digital para igualdade de gênero

Atualmente, as mulheres ocupam 10% das prefeituras e representam 12% dos vereadores nas câmaras municipais, de acordo com a ONU Mulheres (Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)

A ONU Mulheres, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Instituto Patrícia Galvão e o Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades da Universidade de Brasília (Demodê/UnB) lançaram hoje (23) a plataforma online Cidade 50-50: Todas e Todos pela Igualdade.

Por meio da plataforma digital, candidatas e candidatos dos 5.568 municípios brasileiros poderão se cadastrar e assumir, publicamente, compromissos com a promoção dos direitos das mulheres, durante a campanha eleitoral deste ano. Para isso, deverão preencher o formulário disponível no site Cidade 50-50 (www.cidade5050.org.br) e enviar sua proposta de candidatura à ONU Mulheres.

Os eleitores, ao acessarem a plataforma digital, poderão identificar as propostas de suas candidatas e candidatos para o tema da igualdade de gênero e, depois, cobrar a realização destes compromissos, caso sejam eleitos.


Humberto diz que a MP do ensino médio é uma lambança e que o problema da educação não se resolve por decreto

Segundo o senador, o governo tem feito uma gestão “temerária” na educação. Humberto ainda questiona a adoção do modelo que priva os estudantes de contato amplo com as mais variadas disciplinas, sonegando conhecimento escolar a milhões de estudantes brasileiros” (Foto: Alessandro Dantas/ Liderança do PT no Senado)

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, fez duras críticas à Medida Provisória (MP) que muda a estrutura do ensino médio no Brasil. A proposta do governo Michel Temer (PMDB) flexibiliza as disciplinas e, entre outras coisas, possibilita que profissionais sem licenciatura sejam contratados. Outra parte do material divulgado pela gestão de Temer sobre a MP dizia ainda que disciplinas como artes, educação física, filosofia e sociologia deixariam de ser obrigatórias. Mas essa parte foi retirada, posteriormente, do texto final.

“O que fizeram foi uma lambança. Eles escrevem e apagam qualquer coisa com a mesma velocidade. Primeiro propõem o fim de disciplinas que vão da sociologia à educação física. Estão sugerindo uma mudança, que pode implicar no futuro do nosso País, sem que aja nenhum debate. Isso é inadmissível”, afirmou o senador.


Semana Nacional do Trânsito é comemorada com ação educativa da Operação Lei Seca em escolas de Garanhuns


O Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Motos e a Operação Lei Seca promoveram diversas atividades em escolas públicas de Garanhuns, em alusão à Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro. Palestras educativas, apresentação de vídeos e debates sobre a violência no trânsito foram realizadas em escolas na cidade e da zona rural, para crianças a partir dos quatro anos de idade, adolescentes e adultos, nos três turnos dos educandários.

A gestora da V GERES - Gerência Regional de Saúde, Catarina Tenório, que preside o CRPAM, registra que o objetivo das atividades junto à comunidade escolar é conscientizar as pessoas para os perigos da direção de veículos automotores por pessoas sob efeito de bebidas alcoólicas. As apresentações também previnem para a importância do uso de equipamentos de segurança, a exemplo de capacetes, em motocicletas, e cintos de segurança nos automóveis. A gestora confirma que a ação será intensificada nos municípios que compõem a Regional de Saúde.


Medida Provisória de "flexibilização" do Ensino Médio é publicada em edição extra do Diário Oficial


Após de ter anunciado ontem (22) a medida provisória (MP) que reestrutura e flexibiliza o ensino médio no país – e depois de ter dito que sua publicação só sairia na semana que vem – o governo federal acaba de publicá-la em edição extra do Diário Oficial da União de hoje (23). Sobre a polêmica de acabar com a obrigatoriedade das disciplinas de sociologia, filosofia, arte e educação física, a questão não será decidida pela lei, mas pela Base Nacional Comum Curricular, que ainda está sendo definida.A Base Nacional Comum Curricular é um documento que, desde o ano passado, está sendo definido, com o objetivo de nortear e definir o conteúdo que os alunos deverão aprender a cada etapa de ensino. A Base específica para o ensino médio começará a ser discutida no próximo mês, de acordo com o Ministério da Educação (MEC) e deverá ser finalizada até meados do ano que vem.

Ao publicar nesta sexta-feira (23) a MP 746/2016, o governo torna obrigatória para os três anos do ensino médio apenas o ensino de português e matemática. Inglês também torna-se obrigatório, mas não necessariamente para os três anos.

Os demais conteúdos serão definidos pela Base. A fim de possibilitar que isso seja feito, o governo exclui a obrigatoriedade do ensino de arte, filosofia, sociologia e educação física no ensino médio.


Sebrae-PE promove Festival de Negócios em Petrolândia


Nesta semana, de 20 a 22 de setembro, o Sebrae-PE promoveu o Festival de Negócios de Petrolândia, na cidade localizada no Sertão do Estado. Durante os três dias de atividades, empreendedores participaram de exposição, rodas de negócios, palestras, oficinas e seminários.

O mágico Marco Zanqueta ministrou a palestra magna "A arte de sair do lugar comum", para abertura do evento, no auditório do Centro Cultural Hildebrando Menezes, na noite de terça-feira (20).

O pavilhão da Festival de Negócios foi instalado na Praça dos Três Poderes, junto à Praça de Alimentação, no centro da cidade, e as palestras foram realizadas no Centro Cultural Hildebrando Menezes, segmentadas em salas Empreendedorismo 1, Empreendedorismo 2 e Agronegócios.

O Festival de Negócios foi encerrado na noite dessa quinta-feira (22) com Seminário de Economia Criativa, realizado no Restaurante Museu Trupé Cultural, na avenida da Orla Fluvial, com as palestras Sertão Criativo e Música e Negócios. 

A programação foi realizada pelo Sebrae-PE, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Sedetur Petrolândia


Petrolândia: Equipe do Posto Rical felicita Aparecida pelo seu aniversário nesta sexta (23)


Nesta sexta-feira (23), a empresária Aparecida Lima comemora nova primavera e recebe os parabéns dos seus familiares e da Equipe do Posto Rical e Ricall Combustíveis.

Informações/fotos: Vânia/Posto Rical


Como se preparar para o ENEM faltando apenas 30 dias


Faltando pouco mais de um mês para as provas do Enem 2016, mais de 8,6 milhões de estudantes estão na reta final dos preparativos. Muitos estão se perguntando se ainda há tempo de fazer mais alguma coisa ou como deve ser a rotina dos próximos dias para tirar o máximo proveito do tempinho que ainda resta.

Neste ano, as provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro e, no primeiro dia, será a vez das questões de ciências humanas e de ciências da natureza. No domingo, serão as perguntas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação.


Petrolândia: II Trupé de Cultura acontece nesta tarde no Restaurante Museu Trupé Cultural

Fachada do Restaurante Museu na 1ª edição do Trupé de Cultura (Foto: Assis Ramalho)

Quem aprecia a legítima cultura matuta e está em Petrolândia, deve se apressar para assistir ao II Trupé de Cultura, horário de início marcado para as 14h00 desta sexta-feira (23). O evento é realizado na véspera da abertura dos festejos do Padroeiro de Petrolândia, São Francisco de Assis, no Restaurante Museu Trupé Cultural, organização de Jadilson Ferraz, situado na avenida Milvernes Cruz de Lima, na Orla Fluvial da cidade, próximo ao Terminal Rodoviároi.

Confira a programação do II Trupé de Cultura:

14h00 - Palestra sobre João Pernambuco
* Professor Múcio Procópio, pesquisador, jornalista e filósofo. Bacharelado na UFRN em 1976, instrutor do PBQP (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade) 90/DF, professor da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) 92/DF.

16h00 - Declamação e Poesia Matuta
* Poeta e declamador Iponax Vila Nova 
Radialista e ativista da poesia matuta que leva sua arte aos mais distantes grotões do país.

19h00 - Show de Repentistas
* Ivanildo Vilanova 
Repentista pernambucano, coautor da célebre canção-manifesto "Nordeste Independente" (Imagine o Brasil ser dividido)
* Gilberto Alves
Repentista, compositor e radialista, participante de grandes festivais

Notícia relacionada
>Abertura do Trupé de Cultura movimenta Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Ket's tem música ao vivo nesta sexta (23) com Eternos Amigos


Nesta sexta-feira (23), o Ket's Buffet e Restaurante oferece aos seus clientes o melhor da música com os "Eternos Amigos", grupo de Paulo Afonso-BA.

Curta e compartilhe excelentes momentos nesta sexta no Ket's e antecipe o saber da Festa do Padroeiro de Petrolândia.

O Ket's abre diariamente para almoço e de quinta a sábado para happy hour, a partir das 19h00. O Ket's está localizado na Av. Pref. José Gomes de Avelar, em frente à clínica de Dr. Eudes Fonseca, no centro da cidade.

Informações/fotos: Ket's Buffet e Restaurante


Confira o sorteio dos mata-mata das quartas de final da Copa do Brasil


Oito times, 18 títulos em 27 edições disputadas. Em sorteio realizado na manhã desta sexta-feira, na sede da CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, foram conhecidos os confrontos de uma inédita quartas de final da Copa do Brasil: pela primeira vez esta fase do mata-mata conta apenas com clubes que já foram campeões, mas as bolinhas deixaram de lado os clássicos estaduais. Juventude, Internacional, Palmeiras e Cruzeiro decidem em casa contra Atlético-MG, Santos, Grêmio e Corinthians, respectivamente. Confira os duelos e os mandos de campo – os jogos de ida acontecem no dia 28 de setembro, e os de volta, em 19 de outubro. Locais e horários ainda serão confirmados pela CBF:

IDA (28/09)
. Atlético-MG x Juventude
. Santos x Internacional
. Grêmio x Palmeiras
. Corinthians x Cruzeiro

VOLTA (19/10)
. Juventude x Atlético-MG
. Internacional x Santos
. Palmeiras x Grêmio
. Cruzeiro x Corinthians

Por GloboEsporte.com
Rio de Janeiro


Petrolândia: Calendário de marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 26 a 30 de setembro de 2016


Secretaria de Saúde de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

Confira abaixo as especialidades médicas e exames disponíveis para marcação no período de 26 a 30 de setembro de 2016, na sede da Secretaria de Saúde de Petrolândia, situada na rua Cecília Delgado, no centro da cidade, em frente ao Supermercado + Barato.

Segunda-feira (26): Dentista, Canal Dentário, Colposcopia, Nutricionista, Raio X, Exames Laboratoriais
Terça-feira (27): Pediatra, Neurologista, Ortopedista, Nutricionista, Raio X, Exames Laboratoriais
Quarta-feira (28): Clinico Geral, Psicólogo, Nutricionista, Raio X, Exames Laboratoriais
Quinta-feira (29): Nutricionista, Dentista, Ginecologista, Eletrocardiograma, Raio X, Exames Laboratoriais
Sexta-feira (30): Nutricionista, Preventivo, Eletrocardiograma, Raio X, Exames Laboratoriais


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Paulo Jr/Secretaria de Saúde de Petrolândia


MP do Ensino Médio sai na próxima semana e MEC nega corte de disciplinas

Anúncio de reforma no ensino médio gerou polêmica e memes

A Medida Provisória (MP) anunciada ontem (22) com o objetivo de reestruturar e flexibilizar o ensino médio, de forma a torná-lo mais atrativo, só será publicada na segunda (26) ou terça-feira (27). A informação foi dada à Agência Brasil pela Casa Civil do Palácio do Planalto, que não entrou em detalhes sobre a justificativa do atraso.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), alguns ajustes técnicos ao texto, em especial relativos a prazos a serem cumpridos, vinham sendo feitos até o início da noite de ontem, após o anúncio da MP.

Em nota publicada ontem após o anúncio da MP, o ministério informou que não haverá corte de nenhuma disciplina na proposta que o presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciaram para o Novo Ensino Médio, a maior mudança na educação nos últimos 20 anos, desde a Lei de Diretrizes e Base da Educação. É o que informa a nota publicada no site do MEC.


Petrolândia: Candidato a prefeito Dr. João e vice Antônio Bila visitam moradores da Quadra 06

 
 
 
 
 

Na noite desta quinta-feira (22), o candidato a prefeito de Petrolândia, João Lopes, da coligação Muda Petrolândia, acompanhado do vice Antônio Bila, realizaram visita aos moradores da Quadra 06, zona urbana do município.

De porta em porta, o médico conversou com vários moradores e ouviu demandas da população que sugeriu diversas melhorias.

Informação e fotos: Assessoria da Coligação Muda Petrolândia


Codevasf participa de “blitz” ambiental pelo Dia da Árvore em Alagoas

Fotos: Codevasf/Divulgação

Uma blitz de educação ambiental movimentou Penedo, Baixo São Francisco alagoano, no Dia da Árvore, celebrado na quarta-feira, 21 de setembro. A ação foi uma iniciativa conjunta da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A blitz contou com a participação de professores e estudantes da Ufal e do Ifal e técnicos da Codevasf e do IMA/AL, que abordaram os veículos nos arredores da praça São Judas Tadeu, em Penedo, para oferecer a doação de mudas de espécies nativas da região do Vale do São Francisco, a exemplo da espécie craibeiras.


DER-PE realiza serviços de conservação na rodovia PE-555 entre Parnamirim e Lagoa Grande

Foto: DER-PE/Divulgação

Mais uma importante rodovia sertaneja é beneficiada com serviços de conservação. Desta vez é a PE-555, que liga os municípios de Parnamirim e Lagoa Grande, que recebe benfeitorias ao longo dos seus 128 quilômetros de extensão. A ação, que é realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Pernambuco, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Transportes, vai melhorar as condições de trafegabilidade e reforçar a segurança dos usuários.

A primeira etapa dos trabalhos, já concluída, contemplou o trecho de 72,8 quilômetros, ligando o distrito de Urimamã ao centro urbano de Lagoa Grande. Atualmente, a iniciativa acontece nos 55,3 quilômetros mais danificados da via, situados entre Parnamirim e Urimamã. A ação contempla capinação, roço, limpeza dos dispositivos de drenagem e dos acostamentos, além de uma operação tapa-buracos.


Petrolândia: Caminhada da Paz é realizada hoje pela coligação 'A Esperança se renova'


A coligação "A Esperança se renova", de apoio aos candidatos Ricardo e Jane, convidam a comunidade petrolandense para participar da Caminhada da Paz, que será realizada nesta sexta (23), com concentração a partir das 17h00 da Praça da Quadra 13, bairro visitado pelos candidatos e militância ontem.

Os participantes são convidados a vestirem-se de branco pela paz em Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Coligação A Esperança se renova