terça-feira, 24 de março de 2020

COVID-19: Período de isolamento de infectados é suficiente, mas requer cuidados

Médicos ensinam a evitar risco de contaminar outras pessoas em casa. As pessoas costumam confundir quarentena com isolamento.

O isolamento por 14 dias é, em geral, suficiente para garantir que alguém que tenha sido infectado pelo novo coronavírus não contamine pessoas próximas. A garantia fica ainda maior quando embasada por exames laboratoriais, explicam especialistas consultados pela Agência Brasil. Eles, no entanto, alertam para cuidados que se deve ter nos casos em que o doente isolado mora com outras pessoas e, principalmente, quando entre eles há um idoso.

“O prazo de 14 dias corresponde ao tempo de transmissão do vírus”, explica a presidente da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal, Heloísa Ravagnani. Segundo a médica, após esse período, o paciente pode voltar às atividades normais. “A princípio, sem restrições, desde que esteja se sentindo bem, sem sintomas e com os exames voltando à normalidade.”

De acordo com Heloísa, as pessoas costumam confundir quarentena com isolamento. Enquanto a primeira medida é determinada pelo governo, estabelecendo um prazo necessário para que todos fiquem afastados socialmente de forma a evitar a disseminação do vírus, o isolamento é diferente, por ser voltado a pessoas com suspeitas ou que, de fato, estejam contaminadas.

Aneel suspende cortes no fornecimento de energia elétrica motivados por falta de pagamento


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta terça-feira (24) suspender os cortes no fornecimento de energia elétrica motivados por falta de pagamento dos consumidores.

A medida vale por 90 dias, pode ser alterada e foi adotada em razão da crise na economia provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Pela decisão, a suspensão vale para todas as residências urbanas e rurais e para os serviços considerados essenciais, como hospitais.

A medida já vinha sendo defendida por entidades de proteção dos direitos dos consumidores como uma forma de ajudar as famílias.

O relator do processo, o diretor Sandoval Feitosa, destacou que a medida não isenta os consumidores do pagamento, mas serve para garantir a continuidade do fornecimento para quem não tiver condição manter as faturas em dia.

“Rogo a todos brasileiros que possam pagar no prazo a suas faturas que o façam. Isso permitirá que possamos abraçar as pessoas que não possam pagar as contas de energia”, afirmou.

No voto, Feitosa afirmou ainda que o fornecimento de energia elétrica é essencial para manter os brasileiros em suas casas. O processo foi votado em reunião extraordinária.

A resolução da Aneel também prevê outras medidas, entre as quais:

suspensão da entrega mensal da fatura impressa;
entrega pessoal de faturas;
suspensão do descadastramento de famílias da tarifa social;
suspensão de atendimento presencial ao público;
entrega pessoal de faturas;
suspensão do descadastramento de famílias da tarifa social;
elaboração de planos de contingência específicos para atender hospitais e locais usados para o tratamento da população.

Segundo a Aneel, os consumidores residenciais respondem por quase 47,5% do faturamento das distribuidoras de energia e hoje o nível de inadimplência é de 5%.

"Caso as medidas de vedação à suspensão do fornecimento resultem em aumento da inadimplência, o Órgão Regulador certamente terá que adotar medidas alternativas para garantia da sustentabilidade do setor elétrico", informou a agência.

Sobre a suspensão do corte de inadimplência, Feitosa afirmou ainda que a decisão também dá uniformidade ao tratamento dado às distribuidoras já que alguns estados e municípios têm publicado decretos proibindo o corte no fornecimento.

Por G1

Em pronunciamento na TV, Bolsonaro pede reabertura de comércio e escolas e fim do 'confinamento' - Veja íntegra do discurso

O presidente Jair Bolsonaro em pronunciamento oficial Foto: Reprodução

Contrariando tudo o que especialistas e autoridades sanitárias do país e do mundo inteiro vêm pregando como forma de evitar que o novo coronavírus se espalhe, o presidente Jair Bolsonaro criticou, em pronunciamento na noite desta terça-feira (24) em rede nacional de televisão, o pedido para que todas aqueles que possam fiquem em casa.

Bolsonaro culpou os meios de comunicação por espalharem, segundo ele, uma sensação de "pavor". E disse que, se contrair o vírus, não pegará mais do que uma "gripezinha".

Consultado, o Ministério da Saúde informou que não vai se posicionar sobre o pronunciamento do presidente.

"O vírus chegou, está sendo enfrentado por nós e brevemente passará. Nossa vida tem que continuar. Os empregos devem ser mantidos. O sustento das famílias deve ser preservado. Devemos sim voltar à normalidade. Algumas poucas autoridades estaduais e municipais devem abandonar o conceito de terra arrasada, a proibição de transportes, o fechamento de comércios e o confinamento em massa. O que se passa no mundo tem mostrado que o grupo de risco é o das pessoas acima dos 60 anos. Por que fechar escolas?", declarou.

Segundo o presidente, "raros são os casos fatais de pessoas sãs com menos de 40 anos de idade. 90% de nós não teremos qualquer manifestação caso se contamine. Devemos sim é ter extrema preocupação em não transmitir o vírus para os outros, em especial aos nosso queridos pais e avós, respeitando as orientações do Ministério da Saúde".

"No meu caso particular, pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado com o vírus, não precisaria me preocupar. Nada sentiria ou seria, quando muito, acometido de uma gripezinha ou resfriadinho, como disse aquele famoso médico daquela famosa televisão. Enquanto estou falando, o mundo busca um tratamento para a doença."

No pronunciamento, Bolsonaro disse que os meios de comunicação espalharam "pavor" e provocaram "histeria" no país.

"Grande parte dos meios de comunicação foram na contramão. Espalharam exatamente a sensação de pavor, tendo como carro chefe o anúncio do grande número de vítimas na Itália. Um país com grande numero de idosos e com o clima totalmente diferente do nosso. O cenário perfeito, potencializado pela mídia, para que uma verdadeira histeria se espalhasse pelo nosso país", afirmou.

De acordo com o presidente, "percebe-se que, de ontem para hoje, parte da imprensa mudou seu editorial, pedem calma e tranquilidade. Isso é muito bom. Parabéns, imprensa brasileira. É essencial que o bom senso e o equilíbrio prevaleçam entre nós".

Íntegra

Leia abaixo e veja no vídeo acima a íntegra do pronunciamento:

Boa noite.

Desde quando resgatamos nosso irmãos em Wuhan na China numa operação coordenada pelos ministérios da Defesa e Relações Exteriores surgiu para nós o sinal amarelo. Começamos a nos preparar para enfrentar o coronavírus, pois sabíamos que mais cedo ou mais tarde ele chegaria ao Brasil.

Nosso ministro da Saúde reuniu-se com quase todos os secretários de Saúde dos estados para que o planejamento estratégico de enfrentamento ao vírus fosse construído.

E, desde então, o doutor Henrique Mandetta vem desempenhando um excelente trabalho de esclarecimento e preparação do SUS para o atendimento de possíveis vítimas.

Mas o que tínhamos que conter naquele momento era o pânico, a histeria e, ao mesmo tempo, traçar a estratégia para salvar vidas e evitar o desemprego em massa. Assim fizemos, contra tudo e contra todos.

Grande parte dos meios de comunicação foram na contramão. Espalharam exatamente a sensação de pavor, tendo como carro-chefe o anúncio do grande número de vítimas na Itália, um país com grande número de idosos e com o clima totalmente diferente do nosso. O cenário perfeito, potencializado pela mídia, para que uma verdadeira histeria se espalhasse pelo nosso país.

Percebe-se que, de ontem para hoje, parte da imprensa mudou seu editorial, pedem calma e tranquilidade. Isso é muito bom. Parabéns, imprensa brasileira. É essencial que o bom senso e o equilíbrio prevaleçam entre nós.

O vírus chegou, está sendo enfrentado por nós e brevemente passará. Nossa vida tem que continuar. Os empregos devem ser mantidos. O sustento das famílias deve ser preservado. Devemos, sim, voltar à normalidade.

Algumas poucas autoridades estaduais e municipais devem abandonar o conceito de terra arrasada, a proibição de transportes, o fechamento de comércios e o confinamento em massa.

O que se passa no mundo tem mostrado que o grupo de risco é o das pessoas acima dos 60 anos. Por que fechar escolas? Raros são os casos fatais de pessoas sãs com menos de 40 anos de idade. Noventa por cento de nós não teremos qualquer manifestação caso se contamine.

Devemos sim é ter extrema preocupação em não transmitir o vírus para os outros, em especial aos nosso queridos pais e avós, respeitando as orientações do Ministério da Saúde.

No meu caso particular, pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado com o vírus, não precisaria me preocupar. Nada sentiria ou seria, quando muito, acometido de uma gripezinha ou resfriadinho, como disse aquele famoso médico daquela famosa televisão.

Enquanto estou falando, o mundo busca um tratamento para a doença. O FDA americano e o hospital Albert Einstein, em São Paulo, buscam a comprovação da eficácia da cloroquina no tratamento do Covid-19. Nosso governo tem recebido notícias positivas sobre esse remédio fabricado no Brasil e largamente utilizado no combate à malária, ao lúpus e à artrite.

Acredito em Deus, que capacitará cientistas e pesquisadores do Brasil e do mundo na cura dessa doença. Aproveito para render minha homenagem a todos os profissionais de saúde: médicos, enfermeiros técnicos e colaboradores que na linha de frente nos recebem nos hospitais, nos tratam e nos confortam.

Sem pânico ou histeria, como venho falando desde o princípio, venceremos o vírus e nos orgulharemos de viver nesse novo Brasil que tem, sim, tudo para ser uma grande nação. Estamos juntos, cada vez mais unidos.

Deus abençoe nossa pátria querida.


Por G1

Petrolândia [COVID-19): Boletim informativo da prefeitura desta terça (24)

Prefeitura de Petrolândia

[BOA NOTÍCIA] Pernambuco não registra novos casos de coronavírus nesta terça (24)

Coletiva de Imprensa sobre Covid-19 com o Secretário de Saúde André Longo

Pela primeira vez desde o dia 12 de março, quando foram confirmados os primeiros casos de Covid-19 no Estado, Pernambuco não teve aumento no número de exames com resultados positivos para a doença. Em boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Pernambuco na tarde desta terça-feira (24), o gestor da pasta André Longo disse que o laboratório local analisou 108 amostras biológicas nas últimas 24 horas, tendo todos os resultados negativos.

Pernambuco, então, segue com 42 casos confirmados, dos quais oito estão em internação hospitalar, sendo três deles em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) - dois no Hospital Português e um no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, ambos no Recife -, e 29 em isolamento domiciliar. O número de pacientes curados aumentou de três para cinco.

“O Lacen analisou amostras de 108 pessoas nas últimas 24 horas, a maioria delas internadas em estado grave (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e outras que estão em isolamento domiciliar. Desses casos, nenhum testou positivo. Vale ressaltar que, diante de uma epidemia como a do novo coronavírus, o resultado de um dia de análise é primitivo, já que a crise deve durar muitos meses, o cenário muda diariamente”, comentou André Longo, reforçando que as medidas de combate à disseminação do vírus não devem ser flexibilizadas por conta desse cenário.

"As orientações seguem as mesmas que temos dito em sucessivos pronunciamentos. É um apelo que as pessoas fiquem em casa, para evitar estar na rua de forma desnecessária. O Estado e as prefeituras estão vigilantes para superar esses dias difíceis, mas precisamos da ajuda de todos para que possamos retardar o pico dessa epidemia. Pernambuco precisa desse esforço de todos nós para que a gente possa salvar vidas e se preparar para enfrentar isso da melhor forma", completou o secretário.

Longo reforçou ainda as orientações para quem apresentar sintomas equivalentes aos da Covid-19. "Em caso de sintomas leves, ficar de repouso e em isolamento, diminuindo o contato com outras pessoas da família, em especial idosos, pessoas que tenham doenças crônicas e pessoas que fazem tratamento de quimioterapia ou radioterapia. Devem procurar um posto de saúde ou UPA aqueles casos em que haja dificuldade para respirar.”

O chefe de Infectologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Demetrius Montenegro, fez questão de reforçar as recomendações e disse que o fato de a maioria dos casos estar em um hospital particular não significa falta de estrutura da rede pública. "O fato de os números de Pernambuco não estarem tão altos como o de outros estados não significa que não temos de nos preocupar. De forma alguma. As pessoas têm que continuar mantendo o isolamento e as medidas de higiene. Acontece que os primeiros casos notificados foram de pessoas que retornaram de viagem e procuraram a rede privada, que foi onde primeiro recebeu esses pacientes. Mas, à medida que a epidemia avança, é natural que pessoas que não viajaram passem a também se infectar", explicou.

O secretario de Saúde do Recife, Jailson Correia, fez outra ponderação sobre o momento, alertando os jovens sobre a importância de respeitar as medidas impostas. "Quero fazer um apelo aos jovens. É muito importante lembrar que quando a gente diz que a doença é mais grave em pessoas de 60, 70 anos, a gente não diz que os jovens são invencíveis. A doença pode se desenvolver de forma séria também entre os jovens. E é fundamental que vocês fiquem em casa para proteger a vocês mesmos e a quem vocês amam."

Por Folha de PE

CFMV reforça importância da manutenção de serviços veterinários


Divulgada hoje (24) aos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) e com o objetivo de reforçar os termos estabelecidos pelo Decreto Presidencial nº 10.282, de 20 de março de 2020, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) elaborou Nota Técnica sobre a importância da manutenção dos serviços veterinários considerados essenciais ante à pandemia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2).

Em alguns estados, como Alagoas e Pernambuco, os serviços veterinários já foram explicitamente mencionados nos decretos que tratam da restrição à realização de atividades comerciais e industriais consideradas não essenciais. No Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão e no Paraná houve atuação direta dos conselhos regionais para a inclusão, enquanto os demais CRMVs, Roraima e São Paulo, por exemplo, articulam localmente para que, assim como na nota técnica e no decreto presidencial, fique clara a necessidade de não se interromper serviços essenciais à saúde da população, entre os quais estão inspeção de alimentos, produtos e derivados de origem animal e a vigilância sanitária, entre outros. Confira, a seguir, íntegra da nota técnica do CFMV.

NOTA OFICIAL

Importância da manutenção dos serviços veterinários ante à pandemia do SARS-CoV-2

Os serviços veterinários e de nutrição animal, na linha do que foi publicado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e pela Associação Mundial de Veterinária (WVA), são essenciais para a saúde pública, especialmente na prevenção de doenças, no gerenciamento de emergências e enfrentamento de pandemias, como a que ocorre atualmente com o novo coronavírus (SARS-Cov-2), causador da Covid-19.

Como profissão e profissionais da saúde única (animal, ambiental e humana), a Medicina Veterinária e os médicos-veterinários:

  • atuam diretamente para a segurança sanitária da sociedade, mediante o controle de zoonoses, o monitoramento e o tratamento da saúde dos animais;
  • prestam assistência técnica e sanitária aos animais em todos os momentos de sua produção;
  • inspecionam os produtos de origem animal destinados à alimentação da população;
  • atuam no campo e na indústria para garantir a segurança sanitária aos alimentos de origem animal.
Não por outro motivo que o Decreto Presidencial nº 10.282, de 20/3/2020, definiu não poderem ser interrompidos os seguintes serviços:
  • vigilância sanitária;
  • prevenção, controle e erradicação de pragas e de doença dos animais;
  • inspeção de alimentos, produtos e derivados de origem animal;
  • vigilância agropecuária internacional;
  • cuidados com animais em cativeiro;
  • atividades acessórias, de suporte à cadeia produtiva;
  • disponibilização dos insumos necessários à cadeia produtiva.
Como se vê, são imprescindíveis:

  • a garantia do fornecimento de alimentos, medicamentos e insumos, tanto aos animais de produção, quanto aos de estimação, mediante a manutenção do funcionamento das indústrias, distribuidoras e comércio destes produtos;
  • o atendimento e o tratamento aos animais;
  • a manutenção do funcionamento dos estabelecimentos médico-veterinários (consultórios, clínicas e hospitais), que devem priorizar o atendimento a urgências e emergências e, ainda, incrementar as medidas sanitárias já usuais, com o fim de mitigar a possibilidade de contágio, inclusive com a limitação de pessoas no ambiente acompanhando os animais;
  • a aplicação das medidas de mitigação aos animais internados até a alta médico-veterinária;
  • a garantia da manutenção dos serviços relacionados à agroindústria e à produção animal, de forma a não comprometer o abastecimento de alimentos à população.
Assim, neste momento de crise sanitária decorrente da Covid-19, esperamos das autoridades governamentais das três esferas a adoção das medidas necessárias à não interrupção dos referidos serviços e atividades, de modo a reduzir e conter os prejuízos sanitários aos animais, ao meio ambiente e, sobretudo, à população.

Brasília, 20 de março de 2020.

Francisco Cavalcanti de Almeida
Presidente do CFMV
CRMV-SP nº 1012.

Assessoria de Comunicação do CFMV

Petrolândia: Após pequena pausa, Programa''Acordando com as notícias'' volta ao ar na manhã desta quarta (25/03) na Web Rádio Petrolândia


Por motivo superior não foi possível apresentar o programa ''acordando com as notícias'' pela Web Rádio Petrolândia nos últimos dez dias. Pedimos desculpas aos ouvintes que durante esse  período nos enviaram inúmeras mensagens, procurando saber o por que do programa está fora do ar.

Agradecemos pelas carinhosas mensagens -  nos reencontraremos amanhã!.

Programa 'Acordando com as Notícias', é o seu despertador das manhãs desde março de 2008, data de início de nossas atividades. Idealizado por Assis Ramalho, foi o primeiro programa jornalístico de rádio da cidade, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras

É o programa que acorda os ouvintes com as notícias que serão notícias durante todo o dia.

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:30 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar. O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Durante o programa, o ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br.


Defensoria Pública ajuíza ação junto ao TJPE para impedir cortes de água pela Compesa durante pandemia


A Defensoria Pública de Pernambuco ajuizou ação civil pública junto ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), nesta terça-feira (24), para impedir cortes de água pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em casos de inadimplemento do consumidor, enquanto durar o período de pandemia decorrente do coronavírus.

De acordo com o Subdefensor de Causas Coletivas, Rafael Alcoforado, responsável pela ação, o corte de água coloca os pernambucanos mais vulneráveis em risco. “São pessoas que não têm condições de pagar suas contas”, diz Alcoforado, acrescentando que o fornecimento de água é um serviço público essencial para a saúde individual e coletiva e um dos meios de combate à prevenção à covid-19, já que é preciso lavar as mãos com frequência e manter a higienização. “Negar o serviço neste momento, é colocar o lucro acima de saúde e do bem estar da sociedade”, completa o Subdefensor.

No último dia 18 de março, antes de entrar com a ação, a Defensoria Pública expediu recomendação à Compesa pedindo que a companhia encontre meios menos gravosos de fazer a cobrança das dívidas. A concessionária teve 48h para responder. “No entanto, diante da falta de retorno da companhia, decidimos entrar na Justiça pedindo para que seja determinado judicialmente que não aconteçam os cortes”, finaliza Rafael Alcoforado.

Por Diário de Pernambuco

A Pisebem Petrolândia agora está com descontos On-Line! - Você não precisa sair de casa para comprar seu piso ou Revestimento


Ei, se liga.

A Pisebem Petrolândia agora está com descontos On-Line!

Você não precisa sair de casa para comprar seu piso ou Revestimento, basta entrar em contato através dos números que estão na imagem para obter descontos de até 40%, que legal essa novidade, e o melhor, fazemos entregas em toda Região.

Então Corra, pegue o telefone e entre em contato com a gente, porque promoção como essa, só a Pisebem tem pra você!

Pagamento nos cartões em até 10X

Pisebem Revestimentos, sempre presente na realização dos seus sonhos.

Brasil ultrapassa 2 mil casos de Covid e tem 34 mortos em SP e RJ - Veja casos confirmados em todos os estados até às 15h30 desta terça (24)


As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 15h50 desta terça-feira (24), 2.016 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil.

A Paraíba e o Rio Grande do Norte registraram novos casos. Sergipe registrou mais cinco infectados e chega a 15 no total, 12 deles na capital, Aracaju. Já na Bahia o número chegou a 76 casos e o Amazonas registra 47 casos confirmados. O Distrito Federal já passou dos 160 infectados pelo novo coronavírus. Roraima registrou mais seis casos confirmados e agora registra um total de oito.

O Ministério da Saúde atualizou seus números na tarde desta segunda-feira, informando que o Brasil registra 1.891 casos confirmados do novo coronavírus e que já foram registradas 34 mortes, 30 no estado de São Paulo e quatro no Rio de Janeiro.

Veja abaixo casos confirmados do novo coronavírus no Brasil

AC 17 11
AL 8 7
AP 1 1
AM 47 32
BA 76 63
CE 164 163
DF 161 133
ES 33 29
GO 23 23
MA 8 2
MT 6 2
MS 21 21
MG 128 128
PA 5 5
PB 3 2
PR 60 56
PE 42 42
PI 6 6
RJ 233 233
RN 14 13
RS 96 86
RO 3 3
RR 8 2
SC 86 68
SP 745 745
SE 15 10
TO 7 5
Total 2016 1891

Fonte: Secretarias estaduais da Saúde e Ministério da Saúde

Editais para área da Saúde abrem 844 vagas em ação contra o coronavírus; Ganhos de até R$ 15 mil


Com o objetivo de ampliar o atendimento à população em consequência da pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Salvador, capital da Bahia, e a Fundação Municipal de Saúde de Niterói (FMS), no Rio de Janeiro, abriram editais de processos seletivos.

Os documentos somam 844 vagas distribuídas entre cargos de níveis médio/técnico e superior. Acompanhe, a seguir, quais são as carreiras contempladas, a remunerações, veja como se inscrever nas seleções e tenha acesso aos editais:
Prefeitura de Salvador BA

São 388 vagas em novo edital de processo seletivo para a área da Saúde. As chances são para os cargos de técnico em laboratório (15) e técnico em enfermagem, 40 horas (16) e 30 horas (204), ambos exigência nível médio/técnico e têm ganhos de R$ 2.253,22 (40h) e R$ 1.689,95 (30h).

Também são oferecidas 153 vagas para os cargos de médico infectologista (4), médico clínico (40); sanitarista (12); enfermeiro (70), fisioterapeuta; fisioterapeuta (8); e farmacêutico bioquímico (3). Nestes casos, os cargos são de nível superior e as remunerações variam entre R$ 3.379,93 e R$ 6.942,48.

Inscrições: já estão abertas e seguem até esta quarta-feira,25, pelo site redasmscoronavirus012020.salvador.ba.gov.br
Taxa de inscrição: gratuita
Provas: análise curricular. Durante a inscrição é necessário anexar os documentos exigidos. Os títulos necessários estão relacionados no edital

Edital processo seletivo Salvador BA 2020 – saúde
Fundação de Saúde de Niterói RJ

São 456 vagas temporárias em caráter emergencial de início imediato e em cadastro de reserva. As oportunidades são para assistente social (sete + CR), enfermeiro (46 + CR), enfermeiro coordenador (três + CR), enfermeiro rotina (oito + CR), fisioterapeuta coordenador (três + CR), fisioterapeuta respiratória (42 + CR), médico clínico (99 + CR), médico coordenador (quatro + CR), médico intensivista (31 + CR), médico pediatra (14 + CR), médico rotina (12 + CR), psicologia (sete + CR) e técnico em enfermagem (180 + CR).

A remuneração varia de R$ 1.800 a R$ 15 mil, de acordo com o cargo, com rotina de trabalho de 20h, 24h e 30 horas por semana, a depender da função.

Inscrições: até a próxima quinta-feira,26, pelo site da FMS Niterói
Taxa de inscrição: gratuito

Avaliação: no momento da inscrição encaminhar currículo com documentos relacionados no edital
Edital processo seletivo FMS Niterói RJ 2020 – saúde

Por Edital Concursos Brasil

 

Deputado Fabrizio Ferraz destina R$ 1,8 milhão em emendas para atender demandas da Saúde


O deputado estadual Fabrizio Ferraz remanejou suas emendas parlamentares para atender as demandas mais urgentes da Saúde. Com a mudança, Ferraz chega ao montante de R$ 1,8 milhão, valor máximo previsto para cada parlamentar, destinado ao cuidado com os pernambucanos. Um parte dos recursos, que estava destinada para infraestrutura e outras áreas, foi realocada para a compra de equipamentos e insumos para o Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães – Hospam, em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. A unidade será referência no atendimento aos pacientes vítimas da Covid-19 e dará suporte aos municípios sertanejos.

Diante da pandemia do novo coronavírus, o parlamentar afirmou que se viu preocupado com a possibilidade de avanço da contaminação pelo interior do Estado e decidiu alterar as emendas impositivas, a que tem direito, para atender as prioridades da Saúde. Em viagem pelo Sertão, onde tem base, Ferraz disse estar acompanhando de perto toda a situação.

“Estive em reunião com lideranças da nossa região, ouvindo também a população, e a preocupação é enorme. Estamos monitorando quais as principais demandas e nos preparando para atender a todos da melhor forma possível. O remanejamento das nossas emendas foi necessário e irá atender quem mais precisa nesse momento difícil. Agora é hora de unir esforços e cuidar da nossa gente”, pontuou. “Estamos empenhados em garantir boas condições de trabalho aos profissionais da Saúde e assegurar o bem-estar de todos os pernambucanos”, finalizou Ferraz.

Por Dianely
Assessoria do deputado Farízio Ferraz

Polícia Militar registra ocorrência de tentativa de homicídio em Petrolândia-PE


De acordo com informações da Seção de Comunicação da 4ªCIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo (Vanguarda do Itaparica), nesta segunda-feira (23/03) a CGT 4012 foi acionada pela Central de Operações para fazer deslocamento até o hospital municipal da cidade de Petrolândia para verificar uma tentativa de homicídio.

Ao chegar no local, tomou conhecimento da veracidade do fato, onde a vítima, do sexo masculino, informou que o imputado, também do sexo masculino, já tinha lhe ameaçado de morte e quando foi no dia de hoje, ao chegar na sua residência de cabeça baixa, pois estava olhando o celular, o imputado veio por trás e o golpeou no pescoço com uma faca. 

A vítima correu para casa da vizinha e o imputado lhe seguiu para esfaquear mais uma vez, ocasião em que foi surpreendido pelo cachorro da vizinha que avançou em suas pernas fazendo com que o imputado fugisse. Fizeram o socorro da vítima para o hospital local e em seguida o mesmo foi transferido para o hospital na cidade de Paulo Afonso. Foram feitas inclusões no local para prender o acusado, mas sem êxito.

Informação:
SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO
4ª CIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo - 15 Anos

Petrolândia [covid-19]: Concursados da Guarda Municipal reivindicam convocação ''Será que não somos necessários nesse momento de tantas restrições?

Foto: Assis Ramalho/BlogAR

O combate contra o covid-19 no município de Petrolândia observamos a junção de esforços principalmente das secretarias de saúde e segurança pública, sabendo que, esses agentes são a linha de frente deste problema social. É notório que os profissionais da areá da saúde são fundamentais nesse enfrentamento, porém os agentes da segurança pública também exercem importantes atividades, visto que, fazem o controle social.

Nesse momento é fundamental um quantitativo razoável de servidores para desempenhar funções essenciais de prevenção contra a propagação do coronavírus. No município de Petrolândia foi realizado um concurso público para Guardas Municipais com 25 vagas e esse certame se encontra homologado desde 04 de abril de 2018 e até o presente momento não foram realizadas as devidas nomeações.

Mas por que não nomeá-los? Será que não somos necessários nesse momento de tantas restrições?

É obvio que esses 25 aprovados seriam fundamentais na luta contra esse mal público, já que, poderiam realizar o controle de aglomerações, fiscalização de pessoas que saem e entra no município e conscientização das pessoas, como os servidores efetivos existentes vem desempenhando na cidade. Além disso, a Guarda Municipal deve continuar realizando suas competências inerente ao cargo como: a proteção da população, de bens, serviços e instalações do município.

Grupo dos Concursados da Guarda Municipal de Petrolândia

Município de Petrolândia inicia o pagamento da 1ª parcela do Garantia Safra do mês de março


Secretaria de Agricultura - Prefeitura de Petrolândia

Petrolândia: Dr. Cleobenysson Cruz atende na MedClinic nesta quinta-feira (26/03); agende sua consulta

Cardiologista Dr. Cleobenysson Cruz

A MedClinic Clínica Especializada informa que o Cardiologista Dr. Cleobenysson Cruz atenderá na Medclinic Clínica Especializada nesta quinta-feira, 26 de março de 2020.

Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879

Dr. Cleobenysson Cruz também atende na sexta-feira (27/03/2020), juntamente com Dr. Alexandre Torres Candeia (Endocrinologista e Ultrassonografia).


A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.

Orla da cidade.


Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinic

Petrolândia: Em vídeo, secretária de saúde fala sobre paciente com suspeita de coronavírus que está internado no Hospital Oswaldo Cruz, no Recife


Por Didi Galvão

Foi enviado ao Blog do Didi Galvão um vídeo com o depoimento da secretária de saúde do município de Petrolândia, Lívia Leite, onde a mesma faz um alerta à população do sertão sobre o registro de um atendimento com um motorista de transporte alternativo que estaria com sintomas parecidos com o do Coronavírus e que teria sido assistido pela equipe de saúde do município sertanejo.


O Blog do Didi Galvão entrou em contato com nosso parceiro da cidade de Petrolândia, o Blog do Assis Ramalho, o mesmo confirmou a veracidade dos fatos e a preocupação do município para esse caso. Assis Ramalho também construiu a ponte entre o Blog do Didi Galvão e as autoridades de Petrolândia, principalmente com a secretária de saúde, Lívia Leite.

Conversamos por telefone com a secretária de saúde, Lívia Leite, fomos informados de que o rapaz foi atendido por sua equipe e de que todos os procedimentos foram adotados. A mesma informou ainda, que o motorista de transporte alternativo que não teve a identidade revelada, o mesmo se encontra internado no Hospital Oswaldo Cruz no Recife aguardado resultado do exame.

Esse tipo de situação só reforça a ideia de que todos obedeçam às orientações das autoridades, não saiam de casa, fiquem na quarentena é a melhor forma de se prevenir contra o Coronavírus. Só saia de casa para resolver o que for extremamente essencial, mesmo assim siga todas as orientações dos profissionais de saúde. É melhor pra você e pra sua família, com sua colaboração vamos evitar novos casos.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Texto: Blog de Didi Galvão

Petrolândia: Moradores de rua acolhidos pela prefeitura abandonam o local sem dar satisfação. ''Deixaram o local hoje pela manhã não esperando se quer o café da manhã''


Apesar de todo o esforço da equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Petrolândia, os moradores em situação de rua que foram abrigados nesta segunda-feira (23), deixaram o local hoje pela manhã não esperando, inclusive, o café da manhã.

Como foi informado à toda a população, a equipe responsável pela busca ativa desses moradores não mediu esforços para que eles aceitassem a situação de isolamento social e cumprissem o período de quarentena. Para isso, todos os itens básicos foram disponibilizados para atendê-los da melhor forma possível.

Lamentavelmente não tiveram a compreensão da importância de ficarem isolados nesse momento delicado.

Nesse caso, cabe ao Governo Municipal apenas a insistência para o convencimento, não podendo obrigá-los a permanecer no espaço disponibilizado.

Em meio a tantos desencontros nas informações que circulam, esperamos a compreensão da população petrolandense sobre a importância de permanecer em casa.

Inclusive para que os agentes públicos que estão nas ruas ou repartições, realizando os seus respectivos trabalhos para enfrentar essa pandemia, possam estar menos susceptíveis à contaminação pelo COVID-19.

Prefeitura de Petrolândia

Decreto suspendendo serviço de mototaxi em Pernambuco atinge mais de 800 só em Petrolina; vereador líder da oposição pede auxílio financeiro para a categoria


O governador Paulo Câmara, PSB-PE, anunciou nesta segunda-feira, 23, novas medidas para evitar que o Covid-19 se alastre em Pernambuco. Entre as novas restrições para combater o Coronavírus, há a suspensão do serviço de mototaxi em todo o estado.

Só em Petrolina, maior cidade do sertão do estado, a medida atinge mais de 800 desses profissionais. Alguns vivem única e exclusivamente do serviço.

Nossa reportagem esteve ontem à noite conversando com alguns mototaxistas para saber como seria com a interrupção da atividade. A maioria estava bastante preocupada, sem saber o que iria ocorrer com o sustento de casa, mas iria cumprir a determinação diante da gravidade da situação.

AUXÍLIO FINANCEIRO

Em função da medida anunciada pelo governo estadual que suspende o transporte de passageiros via mototáxis para conter o avanço do Coronavírus, e do Decreto Municipal nº 18/2020 que suspende a atividade do mototáxi em Petrolina, o vereador Paulo Valgueiro, líder da oposição na Câmara Municipal, encaminhou ofício ao Governador Paulo Câmara e ao Prefeito Miguel Coelho, solicitando auxílio financeiro para a categoria.

O objetivo da solicitação de Valgueiro é garantir os direitos básicos desses profissionais para o enfrentamento à crise, bem como a suspensão do pagamento de taxas e impostos devidos por esses profissionais. Ele diz que a proibição atinge 812 permissionários, além dos condutores auxiliares, que atuam como mototaxistas no município que dependem exclusivamente do seu trabalho para manter o sustento da família.

“Eles foram surpreendidos com essa medida que suspenderá os serviços no Estado e em Petrolina, ficaram desemparados. A situação já está difícil para estes profissionais desde o início da quarentena, já que houve o registro de uma queda brusca na circulação de pessoas nas ruas e, consequentemente, da procura pelos serviços de mototáxis com o surgimento do Coronavírus. A suspensão do serviço deixará pais e mães de família sem meios de subsistência, sentindo-se abandonados pelo poder público, a ermo”, avalia o vereador.

Valgueiro espera que os Chefes do Executivo Estadual e Municipal se sensibilizem com a situação dos mototaxistas e tomem providências urgentes para reduzir o impacto negativo decorrente da suspensão de suas atividades.

APELO

Num vídeo, uma representante da categoria fez um apelo às autoridades para ajudar os profissionais mototaxistas que vivem apenas da atividade, já que não poderão estar trabalhando.

Num cálculo rápido, alguns informaram que tinham uma média diária de ganho girando em torno de R$ 100,00. Sem o ganho, a situação ficaria complicada.

Por Tribunna Nordeste em Pauta

Confederação Nacional dos Municípios (CNM) defende adiamento de eleições/2020 e votação única a cada cinco anos


Além de defender o adiamento das eleições municipais, sob o argumento de que é preciso dar prioridade para o combate ao coronavírus, prefeitos e dirigentes partidários passaram a pregar também a ideia de realizar a escolha para todos os cargos do País de uma única vez. A proposta envolve, ainda, acabar com a reeleição para o Executivo.

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) defende uma disputa única no País a cada cinco anos, sem reeleição. Atualmente, prefeitos, governadores e o presidente da República podem ser eleitos para dois mandatos consecutivos, cada um deles de quatro anos.

Duas propostas de realização de eleições únicas no mesmo ano tramitam na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

A presidente do colegiado, Simone Tebet (MDB-MS), porém, afastou a possibilidade de discutir o adiamento do pleito.

EXAME

Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) abre seleção pública simplificada para 2.077 vagas; inscrições começam hoje e vai até sexta


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) abre seleção pública simplificada para 2.077 profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnico de enfermagem) para atuação nos hospitais da rede estadual de saúde e central de regulação. O objetivo é reforçar as escalas das unidades para o atendimento dos casos de coronavírus do Estado de Pernambuco. O período de inscrição inicia hoje 24/03 e segue até a próxima sexta feira dia 27/03/2020. Os interessados devem acessar o site ead.saude.pe.gov.br.

Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE)

Jatobá: Secretaria de Saúde através da Vigilância Sanitária fecha Casa Lotérica



Seguindo determinações expressas em decretos emitidos pelo Governo do Estado de Pernambuco, alguns estabelecimentos começaram a contingenciar o atendimento ao público para evitar aglomerações de pessoas desde o domingo(22) na cidade de Jatobá no sertão.

O motivo é prevenir a propagação do coronavírus.

No município foram percebidas mudanças em supermercados, Postos de Gasolina, Farmácias, etc., contudo, na manhã desta terça-feira (24) foi percebido um grande agrupamento de pessoas em frente à Casa Lotérica, a Vigilância Sanitária foi acionada juntamente com a equipe de Polícia Militar, e por não seguirem as orientações dos decretos Estadual e Municipal o estabelecimento foi fechado por tempo indeterminado.

Vale ressaltar que a própria população não estava seguindo as orientações de combate ao Covid-19 (Coronavírus), o que obrigou por medidas de segurança fechar o estabelecimento.

Por  Portal Jatobá

Petrolândia: Pousada França fecha temporariamente por conta do coronavírus


Por conta da pandemia o novo coronavírus (Covid-19), diversos hotéis, resorts e pousadas pelo Brasil estão suspendendo temporariamente suas operações por pelo menos 15 dias.

Em Petrolândia, no Sertão de Itaparica, a POUSADA FRANÇA - localizada ao lado da BR-316, avisa aos seus clientes que suspendeu temporariamente sua operação.

Agradecendo e nos desculpando de todos clientes e amigos...

ATÉ BREVE!!

Mais informações ligue: 87 -9. 9939-5569

Blog de Assis Ramalho
Informação: Pousada França 

Carnaíba (PE) - pessoas "sem noção" - Prefeitura denuncia circulação de imagem falsa na internet


A Prefeitura de Carnaíba informa a população que a imagem que está circulando em grupos de WhatsApp e Redes Sociais é fake news.

Na imagem acima, percebe-se que matéria publicada no site Bem Estar do G1 foi alterada por algum criminoso virtual. Em respeito aos carnaibanos e combatendo às notícias falsas, informamos que já foram tomadas medidas legais cabíveis para identificar e punir os responsáveis.

Pedimos aos carnaibanos que fiquem atentos aos meios de comunicação oficiais da Prefeitura de Carnaíba, através das Redes Sociais (Instagram e Facebook), e sítio eletrônico: www.carnaiba.pe.gov.br , para recepção de informações corretas e atualizadas.

Fonte de informação: Blog do Nill Júnior

Novo coronavírus não é transmitido por cães e gatos, diz veterinário


Estúdio do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia - 'Eles quem mandam'

Muita gente anda preocupada com a possibilidade de contaminação pelo coronavírus de animais de estimação ou transmissão da doença. Antes de mais nada, é preciso esclarecer que há vários tipos de coronavírus. Esses microorganismos ganharam esse nome porque se parecem com uma coroa, quando vistos pelo microscópio. Algumas cepas - que são mutações genéticas desses microorganimos - infectam seres humanos, outras só animais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, eles "são uma grande família de vírus que causam doenças, que variam do resfriado comum a enfermidades mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio, Mers, e a Síndrome Respiratória Aguda Grave, Sars."

Ainda segundo a OMS, "investigações detalhadas descobriram que o Sars-CoV foi transmitido das civetas (um mamífero carnívoro de origem asiática) para humanos na China em 2002, e o Mers-CoV de camelos dromedários para humanos na Arábia Saudita em 2012."

A cepa que está provocando a atual pandemia no mundo é o Covid-19. E não se tem notícia de que animais de estimação domésticos, como cães e gatos, sejam afetados por ele ou que possam transmitir a doença. 'Cães e gatos não transmitem a doença', afirma o membro da Comissão de Medicina Veterinária do Coletivo do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais, José Lasmar.

Segundo o veterinário, pode haver risco de contaminação no caso, por exemplo, de uma pessoa infectada pelo Covid-19 espirrar sobre um cachorro, por exemplo. E outra pessoa abraçar o animal e colocar a mão na boca, tendo contato com a secreção do doente. Mas o risco de contaminação é o mesmo de alguém pegar numa maçaneta, por exemplo. E é preciso ter os mesmos cuidados, como evitar o contato com pessoas contaminadas, lavar as mãos, usar álcool. Mas cães e gatos não transmitem a doença.

Aqui no Brasil, há um tipo de coronavírus que que provoca peritonite em gatos e não há vacina. Outra variação do vírus causa gastroenterite em cães, que têm de ser vacinados anualmente, explica o veterinário. Mas esses dois tipos de corona vírus não afetam seres humanos.

Membro da Comissão de Medicina Veterinária do Coletivo do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais, José Lasmar diz que novo coronavírus não é transmitido por cães e gatos — Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

Por Luciane Amaral, TV Globo — Belo Horizonte

Banco do Brasil restringe atendimento nas agências por causa do coronavírus


Agência do Banco do Brasil de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho/BlogAR))

O Banco do Brasil (BB) decidiu seguir a estratégia da Caixa Econômica Federal e restringir o atendimento nas agências. Para evitar a aglomeração de clientes, o BB vai reforçar a triagem no atendimento e permitir pagamentos na boca do caixa somente em situações especiais, como desbloqueio de senha, de cartões e saques de benefícios sociais sem cartão.

Nos demais casos, os correntistas terão que efetuar as operações nos terminais eletrônicos, aplicativo de celular ou internet. Os gestores das unidades com atendimento voltado ao público foram orientados a priorizar a abertura da salas de autoatendimento, abastecimento e funcionamento de todos os terminais eletrônicos. O BB também pretende abrir as agências uma hora mais cedo para atender idosos, estão entre os grupos mais acometidos por complicações do coronavírus.

Por Extra

Ministro do STF proíbe cortes no Bolsa Família do Nordeste; decisão atende ao pedido dos governadores


Nesta segunda-feira (23) o ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), proibiu os cortes no Bolsa Família do Nordeste após um pedido dos sete governadores. Os governos de Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte entraram com uma ação para exigir a proibição dos cortes.

O corte foi realizado pelo Governo Federal no início de março, em meio ao avanço do novo coronavírus no País. Ao todo, foram atingidos 158.452 bolsas em todo o Brasil. Além da suspensão dos cortes, os Estados ainda pediram, na Ação Cível Ordinária (ACO) 3359), a liberação de recursos para que hajam novas inscrições no programa social, observando a proporcionalidade da média de novas inscrições liberadas para os demais estados brasileiros. O ministro ainda determinou que a liberação de recursos para novas bolsas do programa deve ser 'uniforme' para todos os estados.

Na decisão, o ministro do STF levou em consideração que "não se pode conceber tratamento discriminatório da União em virtude do local onde residem os brasileiros".

"A postura de discriminação, ante enfoque adotado por dirigente, de retaliação a alcançar cidadãos - e logo os mais necessitados -, revela o ponto a que se chegou, revela descalabro, revela tempos estranhos. A coisa pública é inconfundível com a privada, a particular. A coisa pública é de interesse geral. Deve merecer tratamento uniforme, sem preferências individuais. É o que se impõe aos dirigentes. A forma de proceder há de ser única, isenta de paixões, especialmente de natureza político-governamental", pontuou Marco Aurélio.

Por Jornal do Commercio

Liminar que proíbe Celpe suspender fornecimento de energia vale durante o período de emergência ao coronavírus


Como forma de manter a orientação de isolamento social indicada pelo governo no combate à propagação do coronavírus, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) não poderá suspender ou interromper o fornecimento de energia elétrica de usuários residenciais. A medida foi comunicada pela Defensoria Pública de Pernambuco, que obteve uma liminar, ontem, com a decisão.

A liminar vai valer durante o período de emergência de saúde em relação ao coronavírus. Ainda segundo a Defensoria, a decisão judicial garante que a Celpe restabeleça o fornecimento de energia elétrica para os consumidores residenciais que tiverem sofrido corte por inadimplência, tudo isso sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil por consumidor afetado, além da possibilidade de responsabilização criminal.

Para o juiz Julio Cezar Santos da Silva, da 3ª Vara Cível da Capital, que concedeu a liminar, a medida “foi proposta diante da essencialidade do serviço perseguido, da necessidade de isolamento domiciliar de toda a população e do impacto econômico-social sofrido pelos trabalhadores, sobretudo os autônomos e os em situação de informalidade, tudo isso decorrente do coronavírus”.


O Defensor Público-Geral José Fabrício afirma que a liminar deferida pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) é importante na defesa da população mais vulnerável. “A população necessita estar em casa, cumprindo o isolamento social. Por outro lado, haverá um grande impacto na renda dos profissionais liberais devido à paralisação de inúmeras atividades. Estamos atuando em diversas frentes na defesa dos pernambucanos”.

De acordo com o Subdefensor de Causas Coletivas, Rafael Alcoforado, responsável pela ação, o pedido da Defensoria Pública permitirá manutenção de um serviço essencial e indispensável nesse momento de isolamento social. “É uma decisão que vai garantir a manutenção da saúde e da vida do indivíduo e da coletividade, assegurando que as pessoas possam cumprir a determinação de permanecerem em suas residências, o que seria impossível com o corte de energia elétrica”, diz o Subdefensor.

Procurada, a Celpe disse que não iria se manifestar publicamente sobre o assunto.

Por Folha de PE

São João 2020 de Campina Grande é adiado devido ao novo coronavírus


O São João 2020 de Campina Grande foi adiado para evitar aglomeração de pessoas e prevenir possíveis novos casos de infecção por coronavírus. A decisão foi anunciada na noite desta segunda-feira (23) pelo prefeito da cidade, Romero Rodrigues. Com a medida, o evento está previsto para acontecer entre os dias 9 de outubro e 8 de novembro deste ano.

Programação completa do São João 2020 de Campina Grande
Coronavírus: saiba o que fazer se apresentar sintomas de contaminação na Paraíba
Serviços afetados pelo coronavírus na Paraíba
Curva de contágio do coronavírus na Paraíba: veja evolução de casos suspeitos e confirmados

Na última segunda (16), a programação do evento havia sido mantida pela prefeitura. De acordo com Romero, é a primeira vez que a festa é adiada. A montagem da estrutura no Parque do Povo foi suspensa a partir desta segunda.

A programação da 37ª festa junina conta com shows de artistas da música sertaneja, forró e apresentações religiosas. Shows privados, que seriam realizados durante o período junino na cidade, também serão adiados. Novas datas serão anunciadas pelas organizações de cada um.

Homenagem a Gabriel Diniz

O palco principal da edição 2020 do São de Campina Grande, localizado na arena de shows do Parque do Povo, vai homenagear o cantor Gabriel Diniz, que morreu após a queda de um avião, no dia 27 de maio, em Sergipe.

Por G1 PB

Medidas de Prevenção em Paulo Afonso, BA


Como medida de prevenção ao Coronavírus e de preservação da saúde dos empregados em atuação na atividade essencial de geração e transmissão de energia elétrica, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), desde o último dia 21/03, restringiu, por tempo indeterminado, o acesso às usinas Apolonio Sales e Paulo Afonso IV, no município de Paulo Afonso (BA).

A medida está em consonância com o decreto 5.766, da prefeitura, com data de 20/03.

Somente serão autorizados a atravessar pelo acesso da Chesf, os empregados que trabalham nessas instalações ou que utilizam como passagem para outras áreas da Companhia; além dos trabalhadores de empresas terceirizadas em serviço, autorizados pelo respectivo fiscal do contrato.

As forças de segurança em serviço, as ambulâncias em transporte de pacientes e os ônibus de transporte urbano com linha regular permanecerão livres ao acesso, não sendo permitida, em nenhuma hipótese, parada nas instalações da Chesf.

Toda a sociedade brasileira deve estar solidária para prevenir o coronavírus e também para proteger aqueles que precisam manter as atividades essenciais.
Resultados da pesquisa

Resultado da Web com links de sites

Por Portal Corporativo da Chesf

Mortos por Covid-19 no Brasil chegam a 34; 1.960 são infectados


As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 21h00 desta segunda-feira (23), 1.960 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 26 estados e no Distrito Federal. Os números são os mesmos apresentados pelo Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde atualizou seus números na tarde desta segunda-feira, informando que o Brasil registra 1.891 casos confirmados do novo coronavírus e que já foram registradas 34 mortes, 30 no estado de São Paulo e quatro no Rio de Janeiro.

Nesta segunda, o Pará notificou mais um caso, o Rio Grande do Norte chegou a 13 confirmados, e a Paraíba registrou o segundo caso. O Amazonas registrou mais seis casos confirmados, totalizando 32 infectados no estado. No fim da noite de domingo (22), o Rio Grande do Sul alcançou 85 casos, e o Distrito Federal contabilizou 134 pessoas com coronavírus até o momento. Já o número de casos no Paraná chegou a 60. Em Minas Gerais, agora são 128 casos da doença confirmados e o Rio de Janeiro alcançou 233 casos. O Acre teve um aumento de casos, de 11 para 17. O Rio Grande do Sul registra 90 casos da doença.

Por G1

Petrolândia [COVID-19]: Coleta de lixo domiciliar passa a ser feita após as 18h00


Entre as medidas para reduzir a exposição dos servidores públicos ao Coronavírus (COVID-19) na cidade de Petrolândia, os servidores da limpeza pública, subordinados à Secretaria de Serviços Urbanos, a Prefeitura anunciou nesta segunda-feira (23) a mudança no horário de coleta do lixo domiciliar na área urbana. Antes realizada a partir das 7h00 da manhã, a coleta de toda a cidade será feita à noite, a partir das 18h00. O comunicado foi feito pelo titular da Sesurb, Marcos Rogério Viana, em vídeo divulgado na página da Prefeitura no Instagram.



Também em vídeo, servidores da linha de frente da limpeza urbana (garis) deixaram um recado à população sobre o acondicionamento adequado do lixo e pedem respeito, pois, para manter a cidade limpa, eles não vão poder cumprir as medidas de isolamento social determinadas à sociedade em geral.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Central de Adubos doa equipamentos de proteção à Secretaria de Saúde



Nesta segunda-feira (23), o empresário Cézar Cavalcante, sócio da Central de Adubos, empresa do ramo de produtos agropecuários, com uma das filiais em Petrolândia, visitou a secretária de Saúde do município, Lívia Leite, para entregar doação de EPIs (equipamentos de proteção individual) a serem usados por profissionais da Saúde, na prevenção ao Coronavírus (Covid-19).

Sem nenhum caso confirmado da doença e um caso suspeito encaminhado para exames no Recife, o município se prepara para o possível crescimento da demanda por atendimento na rede pública de saúde.

O vídeo foi divulgado na página da Prefeitura de Petrolândia no Instagram.


Redação do Blog de Assis Ramalho