quarta-feira, 21 de abril de 2021

Tacaratu: Confira escala e nomes de médicos que atenderão nesta quinta-feira (22/04) na Clínica e Laboratório Jaques; ligue e marque sua consulta



A Clínica e Laboratório Jaques, situada em Tacaratu na Rua Cavalcante Nozinho, 253, informa atendimento para esta quinta-feira, 22 de abril de 2021. Confira abaixo!

Telefone para marcação de consultas:

(87) 3843 - 1106 - Cel. 87 - 9.9931-45
Atende na Clínica e Laboratório Jaques de Tacaratu nesta quinta-feira (22/04/2021)


Atende na Clínica e Laboratório Jaques de Tacaratu nesta quinta-feira (22/04/2021)


Atende na Clínica e Laboratório Jaques de Tacaratu nesta quinta-feira (22/04/2021)



Atende na Clínica e Laboratório Jaques de Tacaratu nesta quinta-feira (22/04/2021)





Blog de Assis Ramalho
Informação:/Clínica e Laboratório Jaques

Cantora e influencer é assassinada a tiros pelo namorado, que se suicida em João Monlevade (MG)


Lívvia Bicalho ao lado do namorado, Rafael Ribeiro — Foto: Reprodução/ Redes sociais
A cantora e influenciadora digital Lívvia Bicalho, de 37 anos, e o namorado, Rafael Ribeiro, de 39 anos, foram encontrados mortos na tarde desta quarta-feira (21) em um apartamento, no bairro JK, em João Monlevade, na Região Central de Minas Gerais.

De acordo com informações iniciais da Polícia Militar (PM), o homem teria matado a mulher a tiros e se suicidado na sequência.

A PM foi acionada por volta de 13h por testemunhas que ouviram barulhos de tiro após uma briga do casal. O crime ocorreu no apartamento que pertence à família do namorado da cantora. No local, os militares encontraram o homem, Rafael Ribeiro, de 39 anos, e a mulher mortos. Segundo a Polícia Militar, o namorado estava com um revólver calibre 38 em uma das mãos.

Lívvia Bicalho foi encontrada morta pela Polícia Militar nesta quarta-feira (21) — Foto: Reprodução/ Redes sociais

A hipótese é que ele atirou no próprio ouvido após dar um tiro na cabeça da namorada. Ela deixa dois filhos.

Um irmão do rapaz conversou com a reportagem da TV Globo, mas não quis gravar entrevista. Segundo ele, o casal discutiu horas mais cedo e Livvia chegou a procurar a PM para registrar uma queixa, mas deixou o local sem fazer o boletim de ocorrência.

A PM disse à TV Globo que ela alegou não querer se expor, porque era uma pessoa pública na cidade. A PM orientou que ela não voltasse para casa. Pouco depois, uma viatura chegou a ser enviada ao apartamento onde estavam, mas o casal disse aos militares que estava tudo bem. Ela ainda disse que um caminhão buscaria os móveis e pertences dela na próxima segunda-feira (26).

Lívvia Bicalho tinha mais de 90 mil seguidores nas redes sociais, onde compartilhava fotos com o namorado. No ano passado, ela se candidatou ao cargo de vereadora em João Monlevade.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que esteve no local para os primeiros levantamentos periciais e que as investigações estão em andamento. Os corpos foram encaminhados para o Posto Médico Legal, em João Monlevade, onde passam por exames.

A Polícia Civil disse que trabalha com a hipótese de eventual feminicídio, seguido de suicídio, o que vai ser confirmado durante as investigações.

Por Patrícia Fiúza, Rafaela Mansur e Ricardo Soares, G1 Minas — Belo Horizonte

Petrolândia: Loja & Salão Fashion, um local onde você encontra a junção da beleza e moda para se sentir bem - Veja fotos de lançamento por meio da beleza de modelos petrolandens


Em Petrolândia, Beleza e moda têm nome: Loja & Salão Fashion, 

O Salão e Loja Fashion, organização de Rita de Cássia Gomes Fonsêca, está localizado na Quadra 04, pertinho do centro da cidade, e oferece aos clientes variadas opções em confecções masculinas e femininas, bolsas e carteiras, cosméticos e bijuterias de bom gosto e qualidade, como as marcas Zigurat e Niran jeans.

O Salão e Loja Fashion, organização de Rita de Cássia Gomes Fonsêca, (Ritinha)

No salão, que funciona no mesmo ambiente, o cliente tem à disposição, entre outros procedimentos: cortes, inclusive com navalha, escova, hidratação, progressiva, cauterização, balaiagem, design da sobrancelha, chapinha, luzes. Além disso, Rita de Cássia também faz penteados e maquiagens para as as mais diversas ocasiões. Rita de Cássia está sempre atualizada com as tendências para oferecer o melhor à sua clientela.

Beleza e moda têm nome: Salão e Loja Fashion. Pagamentos também nos cartões de crédito.

O Salão e Loja Fashion, funciona na Rua Pedrina Gomes Barbosa, 48 - Quadra 04 de Petrolândia. Contatos: 87-3851-2362 e 87-9926-5580.

Veja abaixo, fotos do lançamento por meio da beleza das modelos petrolandenses
















Câmara aprova PL que prorroga auxílio para o trabalhador cultural


A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei (PL) 795/2 que prorroga o auxílio emergencial de trabalhadores do setor da cultura em razão da pandemia da covid-19. O projeto, que reformula a Lei Aldir Blanc, prorroga os prazos de utilização de recursos repassados a título de apoio ao setor cultural em decorrência da pandemia de covid-19. A matéria será enviada à sanção presidencial.

Criada no ano passado, a Lei Aldir Blanc destinou R$ 3 bilhões para minimizar o impacto da pandemia sobre o setor cultural, com benefícios para artistas, produtores, técnicos e espaços culturais e também para manutenção de espaços artísticos e culturais, micro e pequenas empresas, como forma de auxiliar um dos setores mais afetados pela covid-19.

Os recursos começaram a ser repassados no segundo semestre de 2020. Contudo, artistas, dirigentes culturais e secretários de cultura afirmam que o período para o repasse e execução dos projetos aprovados foi muito curto, dificultando a realização das atividades.

Agora, com o novo projeto, os estados, municípios e o Distrito Federal terão até 31 de dezembro de 2021 para usar o saldo remanescente do dinheiro transferido para ações emergenciais de renda e projetos culturais.

De acordo com o secretário especial de Cultura, Mário Frias, os recursos remanescentes da lei, aqueles que não chegaram a ser utilizados, somam cerca de R$ 770 milhões.

Quem for contemplado, terá um prazo de 180 dias, contados do reinício de suas atividades, para apresentar as contrapartidas, a exemplo realização de lives, entre outras interações artísticas.

Além disso, o projeto também diz que poderão ser novamente repassados aos municípios recursos que foram devolvidos ao fundo estadual de cultura porque as prefeituras não os utilizaram em projetos culturais. O texto reabre até 31 de outubro de 2021 o prazo para que esses recursos sejam aplicados, sob pena de terem de devolver ao fundo.

O projeto também permite aos municípios concederem novos subsídios mensais para manutenção de espaços artísticos e culturais e de organizações culturais comunitárias.

De acordo com o relator do projeto, Danilo Cabral (PSB-PE), mesmo com a dificuldade, no ano passado, para executar os recursos aprovados, a Lei Aldir Blanc conseguiu contemplar boa parte do segmento artístico.

“Mesmo prejudicada, especialmente, pelo atraso na regulamentação e definição do cronograma de desembolso estabelecido pelo governo federal, a Lei Aldir Blanc contemplou 40 mil projetos de editais somente nos estados e no Distrito Federal”, disse no relatório.

Decreto
Na terça-feira (20), o governo já havia publicado, em edição extra do Diário Oficial da União, um decreto para alterar os prazos do Decreto 10.464, de agosto do ano passado, que regulamentava a Lei Aldir Blanc. A medida prorroga os prazos para a realização de atividades e a prestações de contas de recursos aprovados da Lei Aldir Blanc, no ano passado.

O prazo que venceu no final de março foi estendido até 31 de dezembro de 2021. De acordo com o decreto, serão pagas apenas as verbas inscritas em restos a pagar (recursos autorizados em 2020 para execução em 2021).

O decreto diz anda que o Distrito Federal, estados e municípios terão até o dia 31 de março de 2022 para apresentar o relatório de gestão final de atividades, permitida a prorrogação por até 90 dias, “mediante justificativa dos entes federativos e autorização da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo."

Agência Brasil

Petrolândia: Prefeito Fabiano Marques agradece empenho do Senador Fernando Bezerra Coelho para pavimentação da reta de Ibimirim



PETROLÂNDIA NOS TRILHOS DO DESENVOLVIMENTO.

Agradecemos o empenho do Senador Fernando Bezerra Coelho, que com muita satisfação atendeu nossa reivindicação que foi realizada no período eleitoral, para pavimentação da reta de Ibimirim.

Uma nova história de desenvolvimento para nossa região.

Prefeito: Fabiano Marques
Vice: Rogerio Novaes




Divulgação/Prefeitura de Petrolândia

Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, tem piora e é diagnosticado com líquido nos pulmões e no abdômen


O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), apresentou uma piora no quadro de saúde e foi diagnosticado com líquido nos pulmões e no abdômen.

A presença do líquido ocorreu por conta de uma inflamação provocada pelo câncer que ele enfrenta na região da cárdia, localizada na transição entre o estômago e o esôfago, com metástase em outras áreas do corpo.

A informação foi dada na tarde desta quarta-feira (21) em coletiva de imprensa da equipe médica que assiste o prefeito.

Covas foi internado na última quinta-feira (15) para a realização de exames de controle, que descobriram novos focos de tumores nos ossos e no fígado.

De acordo com os médicos, o prefeito poderia receber alta e continuar com o tratamento oncológico, mas na sexta-feira (16) foi constatada a presença do líquido no abdômen e nos dois pulmões, e um tratamento com drenos foi iniciado no dia seguinte.

"O prefeito veio fazer uma avaliação rotineira e os exames de imagem mostraram avanço da doença, tanto nos ossos, quanto no fígado. Isso fez com que os oncologistas adotassem uma nova proposta terapêutica", disse o médico David Uip.

"Havia previsão de alta para o início da semana, mas houve este fato novo - a inflamação do tumor causou acúmulo de líquido no abdômen e nos pulmões, entre as pleuras" continuou .

O prefeito também começou a receber alimentação parenteral (por meio de uma sonda) durante as madrugadas para auxiliar no ganho de peso. De acordo com a equipe médica, ele emagreceu um pouco, mas a complementação visa especialmente prepará-lo para o novo tratamento.

Ainda de acordo com a equipe médica, Bruno Covas responde bem ao tratamento e permanecerá despachando do hospital.

Em boletim médico publicado na sexta, os médicos haviam anunciado que o prefeito teria alta no início da semana. No entanto, em comunicado divulgado na terça-feira (20), a equipe médica declarou que "ainda não há previsão de alta hospitalar".

Nas redes sociais, Bruno Covas agradeceu o apoio que vem recebendo.

"A luta continua e o trabalho não pode parar. O apoio e o carinho que recebo todos os dias me dão cada vez mais força. Seguirei como sempre: de cabeça erguida e cumprindo, junto com minha equipe, nossos compromissos com São Paulo", disse Covas nas redes sociais.

O tucano está sendo acompanhado pelas equipes médicas coordenadas por David Uip, Artur Katz, Tulio Eduardo Flesch Pfiffer e Roberto Kalil Filho, no Hospital Sírio Libanês, na capital paulista.

Por Livia Machado, Marina Pinhoni e Vivian Reis, G1 SP — São Paulo

Grêmio anuncia oficialmente Tiago Nunes como novo técnico


O gaúcho Tiago Nunes, de 41 anos, é o novo técnico do Grêmio. O anúncio foi feito pelo clube nesta quarta-feira (21). O treinador deve chegar a Porto Alegre amanhã (22) para acompanhar a estreia do Tricolor na Copa Sul-Americana, contra o La Equidad, da Colômbia. Ele substituirá o treinador Renato Portaluppi, que deixou o clube no últimos dia 15, após comandar o time por quatro anos e sete meses.

A previsão é de que o novo técnico assine contrato até dezembro do ano que vem. Em 2019 Nunes estava à frente do Athletico-PR que derrotou o Tricolor na semifinal da Copa do Brasil, e depois conquistou o título diante do Internacional. O técnico assumiu a equipe principal do Furacão um ano antes, e logo faturou a Copa Sul-Americana. Na última temporada, Nunes foi treinador do Corínthians.

A apresentação oficial de Nunes ocorrerá na sexta-feira (23), pela manhã. O novo treinador já revelou que levará para o clube os auxiliares técnicos Evandro Luís Fornari e Kelly Guimarães, e um analista de desempenho, cujo nome ainda não revelou.

Natural de Santa Maria (RS), Tiago Nunes começou a carreira de técnico aos 25 anos, por clubes do interior gaúcho. Passou pelas categorias de base do Juventude e do próprio Grêmio, em 2013. Teve passagens ainda pelo São Paulo, Ferroviária-SP e Veranópolis (RS)

Por Agência Brasil

Batida entre caminhão e motocicletas deixa dois mortos e um ferido em Abaré (BA)

Foto: Reprodução/Redes sociais

Uma batida entre um caminhão e três motos deixou duas pessoas mortas (Nandinho e Jonatan) e uma ferida, na noite de terça-feira (20), na BR-116, trecho de Abaré, norte da Bahia.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caso ocorreu por volta das 21h, contudo ainda não há informações sobre as circunstâncias do acidente.

As três vítimas foram os motociclistas e, ainda segundo a PRF, a pessoa ferida teria sido levada para o Hospital de Abaré, mas o estado de saúde dela não foi divulgado.

Equipes da PRF seguem no local, na manhã desta quarta-feira (21), fazendo o atendimento à ocorrência.

Por PA4


Boletim desta quarta-feira (21/04/2021): Pernambuco confirma mais 2.480 casos de Covid e 63 mortes; estado totaliza 388.507 infectados e 13.380 óbitos

 

Pernambuco confirmou, nesta quarta-feira (21), mais 2.480 casos de Covid-19. O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde também registrou novas 63 mortes.

Com isso, o estado passou a totalizar 388.507 infectados pelo novo coronavírus, desde março de 2020, quando teve início a pandemia. O número de óbitos chegou a 13.380.

Do total de novos casos, 134 (5,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Esses diagnósticos são de pessoas que precisaram ser internadas ou, ainda, de pacientes que morreram com a doença. Eles totalizam 39.094 ocorrências desde a chegada dos primeiros doentes ao estado.

Outros 2.346 (94,5%) tiveram formas leves da Covid-19 e não precisaram ser internados. Esses casos englobam, também, pessoas que foram assintomáticas ou que descobriram a doença depois de curadas, por meio de testes sorológicos. Pernambuco tem, ao todo, 349.413 ocorrências desse tipo.

A SES informou, ainda, que os 63 óbitos confirmados nesta terça-feira ocorreram entre a terça-feira (20) e o dia 25 de novembro de 2020, cinco meses atrás.

"Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde", disse o governo, por meio de nota .

Por G1 PE

Desconstruindo um mito! "vereador não pode legislar gerando despesas para o município" Por Éder Rodrigo, vereador de Jatobá-PE


DESCONSTRUINDO UM MITO

Você já deve ter ouvido falar em algum momento a seguinte frase:

"vereador não pode legislar gerando despesas para o município".

Isso é um MITO que, ao longo do tempo, alastrou-se praticamente pela totalidade das câmaras municipais Brasileiras. Esse pensamento equivocado impede o vereador de legislar, reduz o campo de atuação do poder legislativo e limita a quase nada as funções do vereador, fazendo das câmaras municipais meras expectadoras das decisões tomadas no âmbito municipal.

No livro "destruindo o mito que impede os vereadores de legislar", o professor e advogado Hamilton Valeriote Júnior observa que essa invencionice absurda decorre de "uma construção histórica, criada pela supremacia do Poder Executivo sobre o Poder Legislativo, sustentadas muitas das vezes pelos próprios vereadores que compõe a 'tropa de choque' do Prefeito e, ainda, pelos advogados das câmaras que, em sua maioria, possuem vínculo precário, cargos comissionados, nomeados pelo Presidente da Casa, que quase sempre é aliado do chefe do Poder Executivo".

Esse "MITO" atrapalha o mandato do vereador e prejudica o desenvolvimento dos municípios, pois o palarmentar fica impedido de exercer uma das principais funções da Câmara Municipal que é LEGISLAR.

Para o professor Valeriote, esse "MITO", que impede o vereador de legislar gerando despesas para o município, é fruto "da dominação histórica do Poder Executivo sobre o Poder Legislativo, da falta de conhecimento de muitos vereadores e advogados no momento em que foram elaboradas as Leis Orgânicas Municipais, vem da má-fe de muitos técnicos das Câmara municipais que andam mancomunados com prefeitos, vem da falta de interesse da maioria dos vereadores em estudar, para conhecer mais as suas funções...".

Por fim, para refutar de vez essa MENTIRA, historicamente difundida nas câmaras municipais de todo o Brasil, de que vereador não pode LEGISLAR gerando despesas para o município, o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, órgão judiciário que detém a palavra final em matéria de interpretação constitucional, ENTENDE, categoricamente, que o vereador pode sim legislar gerando despesas para o Poder Executivo Municipal.

Portanto, essa ideia de que vereador não pode legislar gerando despesas é um verdadeiro "MITO" e deve sempre ser rechaçada por todos nós. Precisamos, sim, é atuar cada vez mais para construir um Poder Legislativo Municipal forte, que tenha sempre independência e capacidade para agir em defesa dos interesses do POVO, e não ficar refém de crendices que tornam a Câmara de Vereadores um "puxadinho" subordinado a interesses outros que não sejam aqueles voltados, única e exclusivamente, para o bem coletivo da sociedade.
 


Éder Rodrigo vereador por Jatobá-PE




Cantor romântico Augusto César morre no Recife diagnosticado com Covid-19


Cantor romântico, Augusto César foi diagnosticado com Covid-19 e morreu, no Recife, aos 61 anos de idade — Foto: Reprodução/TV Globo

O cantor pernambucano Augusto César morreu, no Recife. Diagnosticado com Covid-19, o artista tinha 61 anos de idade, sendo 35 de carreira. A informação foi confirmada por Elton Luna, um dos filhos dele, na manhã desta quarta-feira (21) (veja vídeo acima).

Ainda segundo o filho do cantor, a morte ocorreu por volta das 22h de terça-feira (20), no Hospital da Hapvida, na Zona Oeste da capital pernambucana, onde ele estava internado desde segunda (19).

Segundo Elton, por causa da Covid, ele apresentou insuficiência respiratória. Augusto César era diabético e sofria de insuficiência renal grave. O novo coronavírus, de acordo com a família, agravou o estado de saúde dele.

Na tarde de terça-feira, o artista tinha sido intubado. À noite, o cantor teve várias paradas cardiorrespiratórias, de acordo com o filho dele

A família de Augusto César informou que o enterro está previsto para as 19h desta quarta, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.

Por causa do diagnóstico de Covid, não está previsto velório. O cantor deixou quatro filhos e duas netas.

Conhecido por músicas românticas, ele também era compositor, tendo assinado pelo menos 100 canções. Gravou dez CDs, cinco LPs e dois compactos, além de dois DVDs.

Entre as músicas mais conhecidas do público estão "Escalada", "Ela acabou comigo", "Ela vai ter que decidir" e "Como posso te esquecer"

Por G1 PE

Petrolândia: Dr Luiz Henrique (Neurologista) atende na Petroclínica no dia 20 de maio; marque já sua consulta


A Petroclínica, situada na na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), no centro de Petrolândia, informa que Dr Luiz Henrique ( Neurologista) atenderá no dia 20 de maio/2021.

Marque já sua consulta!

O neurologista é o médico especialista que dedica-se ao estudo, diagnóstico e tratamento das doenças que comprometem o sistema nervoso (cérebro, medula espinhal, raízes nervosas e nervos) e músculos (doenças musculares, miopatias).

A Petroclínica respeita você e sua saúde!! Consultas com horário marcado para sua segurança e conforto ! Agende já a sua!

Fones : 87 3851-2333 / 87 998050774


SAIBA MAIS SOBRE A PETROCLÍNICA EM PETROLÂNDIA-PE
Petroclínica também tem filial no Bairro Nova Esperança, situada nas margens da BR-316, em frente ao Condomínio Dr Francisco Simões.

Petroclínica, situada na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), no centro de Petrolândia, 

A Petroclinica conta com uma equipe totalmente qualificada para cuidar da sua saúde:


Veja abaixo a relação dos demais profissionais que atendem na Petroclínica.

*Dr Rommel Alencar ( fisioterapia em geral)
* Dra Cicera Elisane ( fisioterapia em geral)
* Dra Nubia Lopes ( ginecologia e ultrassonografia)
* Dra Socorro Carvalho ( ginecologia e ultrassonografia)
* Enf Joane Barboza ( preventivo com câmera, Depilação a luz intensa pulsada, pré natal e drenagem linfática)
* Dr Marcos Bispo ( Gastroendoscopia)
* Dr Italo Porto ( psicólogo)
* Dra Andreza carvalho ( Psicóloga)
* Dr Valmir Mizio ( Psicólogo)
* Dr Emílio Araújo ( Psiquiatra)
* Dr Igaro Cordeiro ( cirurgião dentista- Canal em sessão Única)
* Dra Rubinara Dória ( cirurgiã dentista)
* Dra Edilene Oliveira ( Nutricionista)
* Dra Bárbara Lopes ( dermatologia Clínica e estética)
* Dr Cleovan Almeida ( oftalmologista)
* Dr Ebenone ( Ortopedista)
*Dra Janaína Madeiro ( Endocrinologista)
*Dr Antonio Jatobá ( Urologista)
*Thaís Thesly ( especialista em Estética Podal e Feridologia Humana)
*Dr Luiz Henrique ( Neurologista)
*Rita Fonseca ( Psicopedagoga)
*Dr Esaú Cardoso ( Pediatra
Realizamos também Mamografia Digital.Blog de Assis Ramalho
Informação: Petroclínica

Petrolândia: Polícia Militar registra ocorrência de furto e receptação e recupera celular roubado no Bairro Novo Horizonte

Foto: 4ªCIPM

OCORRÊNCIA DE FURTO E RECEPTAÇAO E CELULAR ROUBADO/RECUPERADO EM PETROLÂNDIA-PE.

LOCAL: Bairro Nova Horizonte.

De acordo com informações da Seção de Comunicação da 4ªCIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo (Vanguarda do Itaparica), nessa terça-feira [20/04/2021], por volta das 19h:30, .quando em rondas e abordagens, A ROCAM foi acionada pela central para averiguar uma ocorrência de furto no Bairro Novo Horizonte.

Ao chegar no local, a vítima afirmou que o suspeito  teria furtado um celular de sua propriedade. Em ato continuo, guiou o efetivo até o local onde se encontrava o suspeito, tendo informado que o mesmo elemento havia furtado duas bermudas, um par de tênis e dois perfumes.

Ao ser indagado pelo policiamento a respeito dos produtos furtados, o suspeito disse que teria escondido em um barraco. O efetivo seguiu ao local onde o suspeito havia deixado as roupas e os referidos perfumes, e na residencia que fica na frente da sua, ele indicou uma outra pessoa  que teria comprado o celular, produto de furto. Diante dos fatos narrados, as partes envolvidas foram encaminhadas a Delegacia para serem tomadas as medidas cabíveis.

INFORMAÇÃO - SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO
4ª CIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo

Ministério Público Eleitoral pede nova eleição em Joaquim Nabuco (PE) vídeo flagrou vice-prefeito jogando dinheiro para eleitores, diz MP


O Ministério Público Eleitoral decidiu pedir uma nova eleição em Joaquim Nabuco, Mata Sul de Pernambuco. A decisão foi tomada porque o então vice-prefeito eleito foi flagrado jogando dinheiro para os eleitores logo após a confirmação do resultado das Eleições 2020, na noite de 15 de novembro de 2020, conforme informou o MP. (Veja vídeo acima)

De acordo com o MP Eleitoral, testemunhas relataram que "muita gente pegou dinheiro" e que "teve gente que pegou R$ 200, R$ 150". O MP informou que as cédulas de R$ 50 e R$ 100 "foram arremessadas da varanda da residência do vice-prefeito, Eraldo de Melo Veloso (MDB)".

Por meio de nota, a defesa dos gestores informou que "o prefeito Neto Barreto lamenta a judicialização das eleições 2020 ao passo que promove com ímpeto e muita serenidade sua defesa, confiando na justiça".

"Ele [Eraldo de Melo] e o prefeito, Antônio Raimundo Barreto Neto (PTB), eleitos pela 'Coligação União por Joaquim Nabuco', também ofereceram R$ 200, terreno e emprego a duas eleitoras em troca de votos. Ambos podem perder o mandato, o que resultaria em nova eleição no município", informou o Ministério Público.

O MP Eleitoral explicou que, em ação proposta pela coligação adversária, Eraldo de Melo Veloso e Neto Barreto, como o prefeito é conhecido, "foram condenados em primeira instância, pela 38ª Zona Eleitoral de Pernambuco, por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio (compra de votos)".

Por causa da condenação, o prefeito e o vice receberam pena de cassação do registro de candidatura, de inelegibilidade por período de oito anos e multa de R$ 20 mil reais para cada um. Ambos recorreram ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) para tentar reverter a decisão.

No parecer apresentado ao Tribunal, o Ministério Público Eleitoral defende a manutenção da cassação dos diplomas eleitorais de Eraldo Veloso e Neto Barreto, confirmação da perda dos cargos e realização de nova eleição direta no município, pois os votos obtidos pela chapa seriam considerados inválidos, segundo o MP.

"Os atos são altamente reprováveis e mancham profundamente a legalidade do processo eleitoral em Joaquim Nabuco; por isso deve a Justiça Eleitoral realizar novas eleições", disse o procurador regional eleitoral Wellington Cabral Saraiva.

Por G1 Caruaru