segunda-feira, 18 de maio de 2015

Petrolândia: Com ausência de representantes da Prefeitura, Audiência Pública sobre a educação no município é realizada na Câmara


Fotos: Assis Ramalho


Na manhã de sexta-feira passada (15), foi realizada na Câmara Municipal de Petrolândia, Audiência Pública para debater problemas da área de educação do município, entre eles falta de merenda, fardamento e transporte escolar. A reunião foi proposta pelo presidente da Casa Legislativa, Fabiano Jaques Marques.

Participaram da audiência os vereadores Fabiano Marques, Carlinhos, Noca, Dona Santa, Jorge Viana, Zé Pezão, Rogério Novaes, Dr. Eudes e Silvio Rogério. Também presente representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB - Subseção Petrolândia), Dr. Luiz Antônio.

Moradores de várias comunidades do município participaram e alguns deles usaram a palavra para descrever a situação em que se encontravam.

"Há vários dias o Projeto Apolônio Sales está sem transporte escolar, e isso tem prejudicado muito os alunos", disse Cícero Edézio, morador daquela comunidade.

No uso da palavra, a senhora Josilda, funcionária da Prefeitura de Petrolândia, residente na Quadra 14, acusou o gestor do município, Lourival Simões, de demorar a fazer as licitações.

"Eu sou funcionária da Prefeitura, mas hoje eu vim aqui à Câmara de Vereadores como convidada e como mãe de aluno. Eu estou achando um descaso muito grande o que está acontecendo em Petrolândia. Eu já trabalhei na licitação (Comissão Permanente de Licitação) e entendo mais ou menos. Quando lá estive, essa licitação de merenda escolar, transporte escolar, eram as primeiras licitações a serem feitas (no início do ano). Hoje, nós estamos chegando ao meio do ano, e os alunos estão sem merenda, sem farda, porque o prefeito está deixando muito a desejar, porque não está se preocupando com o município", disse.

Entre outras colocações, o presidente do Conselho Municipal do Fundeb, Evaldo Nascimento, cobrou a realização de concurso público para professores.

"Seria muito importante que a Prefeitura realizasse concurso público para professores, para que todos tivessem segurança em seus empregos, e que a Prefeitura acabasse com o quadro de contratados temporariamente", disse, 

Residente da Quadra 01 de Petrolândia, o cidadão conhecido como Irmão Cau, declarou ter um filho, que estuda na Escola Jatobá, e que tem voltado para casa sem a alimentação da merenda.

''Meu filho vai pra escola e volta sem se alimentar. E se não bastasse isso, tenho que comprar roupa para ele ir para a escola, já que não tem fardamento", reclamou.

Em suas palavras, Ivanilda de Almeida, residente do Assentamento Januário de Oliveira, denunciou a falta de transporte escolar.

"
"Estamos abandonados, sem transportes, e as crianças estão indo para a escola em cima de carroças, carregadas por animais. Também estamos sem água, porque o prefeito prometeu (colocar água) e não cumpriu", acrescentou.

Representando o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), Ronald denunciou o fechamento de escolas no Assentamento Antônio Conselheiro.

"Fecharam duas escolas no Assentamento Antônio Conselheiro 01 e 02, e os alunos tiveram que ser transferidos para uma escola na Agrovila 08, que é um lugar muito distante''.

A professora Érica Gomes, moradora do Projeto Icó Mandantes, disse que a escola daquela comunidade está funcionando de maneira precária, inclusive com alunos tomando água salobra.

"A escola não tem porteiro, não tem disciplinário, está faltando merenda, os alunos estão tomando água salgada, e tudo isso acaba sobrando para os professores. Por várias vezes, temos que acalmar pais de alunos, que chegam alterados, pensando que a culpa é nossa", desabafou a professora.

Residente no Bairro Nova Esperança, na periferia da cidade, Dona Marleide reclamou de corte no transporte escolar e da falta de água naquela comunidade.

"Eu tenho uma criança especial, e está faltando transporte para levar ela na escola. Recentemente a minha residência passou quatro dias sem água, e tive que tirar dinheiro da criança para comprar água", ressaltou ela.

Após os depoimentos da população, vereadores fizeram uso da palavra, Jorge Viana criticou a falta de merenda nas escolas e disse que o município tem dinheiro, e que só não compra merenda por falta de compromisso do gestor com o povo.

"Se todas as escolas estão sem merenda, pra onde está indo o dinheiro da merenda? Na verdade, a Prefeitura tem dinheiro, mas não compra por falta de compromisso com o povo. Também, as escolas estão em situações precárias, precisando de verdadeiras reformas. Dizem que vereador não faz nada, mas quem não faz nada é o prefeito, que só não veio para essa audiência porque tem medo do povo."

Por sua vez, o vereador José Luiz (Zé Pezão) também criticou a falta de merenda e a falta de água na Agrovila 01 do Bloco 01 do Projeto Barreiras.

" A escola na Agrovila 01 tem deixado de fazer a refeição para os alunos por falta de água, o que é uma vergonha. Tem escola que tem o alimento básico, que é o feijão, o arroz, mas falta as complementações. Também é uma vergonha o município passar sete anos com apenas um fardamento para os alunos", disse.

O vereador Silvio Luiz, da bancada governista, disse estar otimista de que, em breve, o problema da falta da merenda estará solucionado no município.

''Fico feliz em saber que o entrave judicial tenha chegado ao fim, e que possivelmente na próxima semana tudo já esteja normalizado, com as escolas recebendo a merenda dos alunos".
'

A vereadora Dona Santa disse ter ficado surpresa com algumas denúncias de situações que, segundo ela, não sabia estarem existindo no município.

"A nossa educação sempre foi elogiada lá fora, por ser uma das melhores da região, mas que hoje eu fiquei sabendo de coisas que eu não sabia, não tinha conhecimento. Também acho que nem tudo é culpa do prefeito, porque a Secretária de Educação do município poderia muito bem estar hoje aqui, esclarecendo para a população todas essas reclamações. Mas eu tenho certeza que essa Casa vai dar a resposta ao povo sobre o que foi debatido hoje nesta audiência pública", ponderou a vereadora.

Em breve pronunciamento, o vereador Raimundo Paulo (Noca) afirmou que o professor só pode preparar bem o aluno se o município der as condições necessárias, e finalizou com a frase ''educação não é tudo, mas sem educação não somos nada''.

Rogério Novaes declarou que o município de Petrolândia vive uma calamidade pública e lamentou a ausência do prefeito Lourival Simões, que teria sido convidado, mas não compareceu à audiência.

"Vivemos uma calamidade pública em nosso município, e seria muito bom que o gestor estivesse aqui para ouvir tudo que está sendo denunciado. Não quero culpar ninguém, e sim o prefeito. O município tem em caixa R$ 16 milhões e os alunos estão sem merenda. Também as escolas estão em situação precárias e as reformas que a Prefeitura está fazendo, não é reforma e sim uma faxina. O prefeito, que tem agido como ditador, deve satisfação à sociedade", frisou o vereador.

Carlos Alberto (Carlinhos) iniciou seu discurso tecendo críticas ao gestor pelo atraso na licitação da merenda e disse que esperava mais participação da comunidade na audiência.

"O dinheiro que entra no município é, de aproximadamente, sete a oito milhões. E se tem o dinheiro, por que não fez a licitação a tempo? Também tem o problema das creches, em que as crianças eram para entrar às 7h30 e sair às 16h00, mas estão sendo liberadas às 11h30. Como os pais que estão trabalhando podem pegar suas crianças nesse horário, e ainda por cima sem (a criança) estar alimentada'. '

O vereador disse também que o povo quer mudança na política de Petrolândia.

"O povo precisa saber votar, o povo quer uma renovação política no município de Petrolândia", finalizou o vereador.

O último pronunciamento foi do vereador Fabiano, que inicialmente lamentou a ausência do prefeito Lourival Simões na audiência.

''Lamento muito a ausência do gestor, assim como também a ausência da Secretária (de Educação), mas isso já vem se tornando rotina, a sua ausência em eventos como esse. O pior é que não mandou sequer um representante. Eu agradeço aos vereadores que compareceram, assim como também agradeço a presença do todos que estiveram aqui, nos prestigiando''.

Após a reunião, a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia entrevistou Dr. Luiz Antônio. O advogado afirmou que a ata da reunião seria encaminhada ao Poder Judiciário e à OAB, para que o povo receba respostas em relação ao que foi debatido na audiência, e considerou positivo o evento.

"Eu considero que foi de grande validade essa audiência, que contou com a participação do povo e das autoridades municipais, mas a verdadeira resposta que o povo queria saber, seria dada pelo Poder Executivo (Prefeitura), que deveria se fazer presente, por ter sido convidado."

Procedimentos a ser tomados após a Audiência Publica

Em prosseguimento aos trâmites burocráticos, a Câmara Municipal vai encaminhar ata da audiência pública, assinada pelos vereadores que estiveram presentes, às autoridades competentes do Poder Judiciário. Segundo o vereador Fabiano, esse procedimento é necessário para obter as respostas que o povo quer, de forma mais concreta, obrigando-se o Município a cumprir o seu papel de oferecer educação à população'.

Para ver fotos, clique>Audiência Pública sobre Educação em Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Secretária de Saúde do município é a entrevistada do ''Acordando com as Notícias'' desta terça-feira (19); na Web Rádio Petrolândia

 

Na manhã desta segunda-feira (18), a nossa reportagem fez entrevista com a Secretária de Saúde do Município de Petrolândia, Dra. Andreza Carvalho.

A entrevista irá ao ar na manhã desta terça-feira (19), no programa ''Acordando com as Notícias'', transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

A Web Rádio Petrolândia apresenta de segunda a sábado das 05h10 às 08h10 o programa ''Acordando com as Notícias'', com Assis Ramalho.

O programa é recheado de notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública e muito mais,

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, através do site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu celular ou tablet, clique aqui>app Web Rádio Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho

Internet de graça chega a 84 mil escolas públicas


O Programa Banda Larga nas Escolas, assumido pelas prestadoras do serviço, com metas contratuais de universalização dos serviços de telecomunicações, contabiliza 84 mil escolas públicas com internet gratuita, informou hoje (18) a Associação Brasileira de Telecomunicações.

De acordo com a entidade, do total, 66 mil são escolas públicas de ensino fundamental e médio localizadas em áreas urbanas e 18 mil ficam nas áreas rurais dos municípios. Entre as instituições, há escolas municipais, estaduais e federais.

A infraestrutura de banda larga fixa foi fornecida pelas concessionárias de telefonia, conforme previam os editais de licitação do serviço. O programa começou a ser implantado em 2008, quando a meta era conectar 55 mil instituições de ensino – número ampliado para alcançar as novas escolas públicas de ensino identificadas pelo Censo Escolar.

Agência Brasil

Miguel Coelho discute ações para segurança com secretário de Defesa Social

Durante o encontro, o secretário Alessandro Carvalho informou que o Sertão terá um reforço de 420 novos policiais do Ciosac (Foto: Ivaldo Reges)

Dias após participar de uma audiência pública que tratou sobre o aumento da violência no Sertão, o deputado estadual Miguel Coelho (PSB) reuniu-se com o secretário estadual de Defesa Social, Alessandro Carvalho. No encontro ocorrido nesta segunda-feira (18), no Recife, o parlamentar levou algumas propostas para reforçar a segurança nos municípios sertanejos que tiveram aumento na criminalidade.

Uma das ideias apresentadas pelo deputado foi o aumento do efetivo da Polícia Militar em Petrolina, Afrânio e Dormentes, locais onde foram registrados 52 homicídios nos últimos meses. “O secretário nos adiantou que a segurança no Sertão vai ser intensificada com um acréscimo de novos 420 policiais à Ciosac (Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Caatinga). Também fui informado sobre a instalação de 40 novas câmeras de monitoramento e da transferência do IML de Petrolina para um prédio com maior estrutura”, disse o socialista após a reunião.

Miguel também defende a criação de um batalhão exclusivo da Polícia Militar para Petrolina e companhias independentes para cobrir Afrânio e Dormentes. “O secretário Alessandro Carvalho está monitorando e investigando com afinco os casos apresentados. Saio com a certeza de que o Governo está empenhando em reverter a situação e evitar que se crie um clima de insegurança no Sertão”, afirmou o socialista.

Brasileiros vencem Olimpíada de Matemática do Cone Sul


Uma equipe de estudantes brasileiros conquistou hoje (18) o primeiro lugar geral na 26ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul. A delegação brasileira obteve uma medalha de ouro e três de prata, totalizando 201 pontos. A competição ocorreu em Temuco, no Chile, e reuniu delegações de sete países, além do Brasil.

Na olimpíada, a competição é individual. Os estudantes fizeram duas provas teóricas para resolver problemas de matemática propostos pelos países participantes e selecionados por um júri internacional. Os problemas envolveram conteúdos como álgebra, teoria dos números, geometria e análise combinatória.

O medalhista de ouro brasileiro foi Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, de Vinhedo (SP). Os estudantes André Yuji Hisatsuga, de São Paulo, Guilherme Goulart Kowalczuk, de Porto Alegre, e Vitor Carneiro Porto, de Fortaleza, receberam as medalhas de prata.

Júlio Cavalcanti destaca insegurança nas estradas de Pernambuco


Em aparte a um pronunciamento sobre os números da violência no Estado de Pernambuco nesta segunda-feira (18) o deputado Júlio Cavalcanti falou sobre a necessidade de investir na segurança e requalificar o Pacto Pela Vida, que apresenta sinais de fadiga. O parlamentar destacou a falta de segurança nas estradas pernambucanas. De acordo com o Júlio, a insegurança não vem apenas da má conservação das vias. Vem, também, dos constantes assaltos que acontecem pelas pistas do interior do Estado. “Não apenas aos carros de passeio, mas também aos ônibus que circulam pelo interior. Foram dois assaltos a ônibus apenas na semana passada. Essa insegurança tem que acabar”, disse Júlio.

Assessoria de Comunicação do deputado Júlio Cavalcanti

Inscrições para o Enem de 2015 estarão abertas a partir do dia 25 de maio



O edital com as regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 está publicado na edição de hoje (18) do Diário Oficial da União. A partir das 10h de segunda-feira (25) até o dia 5 de junho, os estudantes poderão se inscrever para o exame, pela internet. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. O Ministério da Educação (MEC) espera que mais de 9 milhões de estudantes se inscrevam no exame deste ano.

A taxa de inscrição teve reajuste e será de R$ 63. Desde 2004, o valor pago era R$ 35. Ficam isentos da taxa os estudantes que encerraram o ensino médio na rede pública e os que apresentarem declaração de carência socioeconômica. Quem não for isento deverá pagar a taxa até o dia 10 de junho.

Para esta edição do Enem, o MEC anunciou que será rigoroso com os estudantes isentos que não comparecerem para fazer o exame. Quem não apresentar uma justificativa para a ausência terá de pagar pela inscrição no exame seguinte. O ministério vai definir ainda quais serão as justificativas aceitas.

O edital do Enem detalha como deve ser feita a solicitação de atendimento especializado às pessoas com deficiências e de atendimento específico como o destinado a lactantes, sabatistas, idosos e pessoas em classe hospitalar.

Neste ano, serão mantidos os critérios de correção da redação. As provas com inserções inadequadas serão zeradas.

Armando busca fortalecer relações Brasil-China


O ministro Armando Monteiro, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), foi o único ministro convidado para o jantar oferecido pelo Conselho Empresarial Brasil-China, na noite desta segunda-feira (18), em Brasília, ao Ministro do Comércio da China, Gao Hucheng, que integra a delegação oficial do país asiático em visita ao Brasil, acompanhando o primeiro-ministro chinês.

Monteiro promove também, nesta terça-feira (19), no Mdic, a assinatura de um memorando de entendimento entre a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o grupo chinês BYD – que vai investir R$ 150 milhões para produzir células fotovoltaicas e painéis solares em Campinas (SP). A nova fábrica deve ser inaugurada em janeiro de 2016 e a produção pode chegar a 400 MW/ ano, com a criação de 200 empregos. A empresa faz parte do Grupo BYD, gigante chinês que emprega 180 mil pessoas em 15 unidades instaladas em várias partes do mundo.

Ascom Armando Monteiro

Prefeitura de Jatobá inicia construção do centro comunitário da Igreja católica matriz

Foto: Ascom PMJ

A prefeitura municipal de Jatobá por meio da secretaria de infraestrutura e obras iniciou neste mês de maio a construção do centro comunitária da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida.

A obra está sendo executada com recursos próprios, e está orçada em R$ 224mil, 68 reais e 46 centavos e está sendo realizada pela empresa Barbosa e Serafim Construções e Serviços LTDA.

A obra é composta por três etapas: limpeza do terreno, locação e construção. A primeira fase, de limpeza da área onde será construído o Centro Comunitário, já foi realizada. Atualmente, a empresa está desenvolvendo a segunda etapa, a locação, que consiste na marcação, definição de tamanho e localização do prédio dentro do terreno.

O Centro Comunitário está localizado ao lado da igreja católica e servirá como espaço para encontros, reuniões e todas as atividades ligadas a igreja.

A construção do centro comunitário faz parte de compromisso da administração do Prefeito Robson Leandro com a comunidade católica.

A obra tem prazo para conclusão de 06 meses podendo ser prorrogada.

Redação Portal Jatobá/Ascom Prefeitura Municipal de Jatobá

Transmissão de doenças através de alimentos e água é tema de capacitação em Garanhuns‏


Aconteceu na última sexta-feira (15) um encontro com coordenadores de Vigilância Epidemiológica dos 21 municípios que fazem parte da V GERES - Gerência Regional de Saúde - para atualização de Investigação de Doenças Transmitidas através de alimentos e água. A capacitação foi ministrada por Viviane Andrade e Erlândia Oliveira, da Secretaria Estadual de Saúde.

O encontro aconteceu no auditório da FUNASA, sob a coordenação local da V GERES, sob a supervisão de Gésika Silva, da Vigilância Epidemiológica, e de Michelle Paschoal, apoiadora geral de Vigilância em Saúde.

Luiz Melo, da V GERES, afirma que a capacitação pretende atualizar conhecimentos e práticas, e que os representantes dos municípios fazem o papel de multiplicadores regionais. "O objetivo é continuarmos no enfrentamento às doenças transmitidas através de alimentos contaminados e água, geralmente não tratada. A oficina oferece esta atualização para que as atividades de controle sejam eficazes", afirma o gestor.

Assessoria de Imprensa V GERES

Petrolândia: CRAS e SEDES realizam festa de homenagem às mães da Terceira Idade


O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Petrolândia, em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, realizou na tarde de ontem (15) ás 16:00 uma homenagem a Mães do Grupo "Idosos em Ação", homenagem esta em comemoração ao Dias das Mães que aconteceu no último dia 10 de Maio. A comemoração teve apresentação de dramatização com o tema: O valor de uma Mãe, ainda houve sorteio de brindes, apresentação em vídeo, além de um bom arrasta pé. O ponto culminante sem dúvida foi o relato das mães com diversas mensagens relatando não só suas experiências como também o trabalho prestado pelo CRAS a elas e suas famílias.

"A comemoração foi bastante animada. em dedicação, a esta data especial houve participação da maioria das mães do grupo de terceira idade isto pra nós que fazemos parte do CRAS é gratificante ", afirmou a coordenadora Socorro. O prefeito Lourival Simões registrou a importância dos investimentos feitos: "Vermos a alegria, a força de vontade e principalmente o rejuvenescimento destes jovens experientes que estão não na terceira idade, estão sim na melhor idade é gratificante não só para mim como tenho certeza que para as famílias delas que estão mais ativas, felizes e de bem com a vida".


Texto e fotos: Petrolândia Notícias/Assessoria Prefeitura Municipal de Petrolândia

Prefeitura de Petrolina divulga nota à imprensa sobre programação do São João no Vale 2015

Foto: Prefeitura Municipal de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, esclarece a todos que até o momento não efetuou a divulgação da grade de atrações do São João do Vale 2015. A mesma deverá ser divulgada em breve, no site institucional da Prefeitura e encaminhada a toda imprensa regional.

Como órgão público, a Prefeitura tem o cuidado de só divulgar tais informações após o cumprimento de todos os procedimentos legais necessários.

Desde já, o prefeito Julio Lossio, que se encontra no Exterior para uma solenidade oficial do Vaticano, assegura a todos que o São João do Vale será de excelente qualidade, assim como os demais festejos do Circuito Junino de Petrolina. 

Assessoria da Prefeitura Municipal de Petrolina

Petrolândia: Prefeitura e Sebrae promovem Semana do Empreendedor de 25 a 29 de maio

Evento marca a inauguração da Sala do Empreendedor na Sedetur-Petrolândia

A Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), convida para a Semana do Empreendedor SEBRAE, a ser realizada em Petrolândia no período de 25 a 29 de maio. O evento promove oficinas, palestras e consultoria direcionadas empreendedores que desejam iniciar ou melhorar seu negócio. 

No dia 25, às 16 horas, será inaugurada a Sala do Empreendedor, no prédio em que funciona a Sedetur (Esquina da Rua Dom Pedro II com Av. Auspício Valgueiro Barros, 1º andar). No espaço de atendimento do Sebrae no município, um consultor ficará à disposição dos empreendedores, para esclarecer dúvidas e oferecer soluções para instalação e incremento de empresas da região.

As palestras e oficinas serão realizadas no Centro Cultural, a partir do dia 26, com início às 19h00. Participe e coloque seu negócio no caminho do sucesso.
Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Assessoria Sedetur/Petrolândia

Afogados da Ingazeira realiza caminhada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


18 de Maio é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, vítimas sempre tão vulneráveis à violência, muitas vezes praticada dentro do próprio lar, por quem a elas deveria dar abrigo, carinho, amor, proteção.

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, em parceria com o Conselho Tutelar, Diaconia, Grupo Mulher Maravilha e CREAS Regional, promove uma grande caminhada, a partir das 16 horas, pelo combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A concentração ocorre no início da Avenida Rio Branco. A caminhada seguirá em direção à Praça de Alimentação e vai envolver alunos da rede municipal de ensino e representantes de entidades que atuam na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Durante toda a semana passada foram realizadas entrevistas em rádios, palestras e oficinas nas escolas e unidades de saúde do município. No último sábado, as entidades fizeram panfletagem na feira livre de Afogados, buscando alertar e sensibilizar a sociedade para o combate a esse grave crime.

A Secretaria Municipal de Educação está promovendo um concurso de redação sobre o tema com alunos do 5º e 6º ano. O vencedor ganhará um tablet. O resultado sai nesta terça (19).

Prefeitura de Afogados da Ingazeira/Núcleo de Comunicação Social

Petrolândia: Familiares e amigos do Grupo Sanfrancisco felicitam Armando Rodrigues, aniversariante do dia



O empresário Armando Rodrigues de Almeida, a força da Região, comemora nesta segunda-feira (18) mais um ano de vida e recebe carinhosas felicitações de seus filhos, esposa, familiares e amigos do Grupo Sanfrancisco, desejando-lhe muita saúde, paz e harmonia e ainda mais sucesso em sua disposição para grandes realizações profissionais. Feliz Aniversário, Armando Rodrigues!

Assessoria do Grupo Sanfrancisco

Frases do dia 18/05/2015: Coletânea IHU Online


Porco

“Não adianta colocar perfume em porco” - Paulo Pimenta, deputado (PT-RS), em conversa entre os deputados petistas Chico D’angelo (RJ), Paulo Teixeira (SP), Alessandro Molon (RJ) e Maria do Rosário (RS), diante da tentativa de minimizar o estrago por terem aprovado as MPs 664 e 665 – O Globo, 17-05-2015.

Petrolândia no 'Espaço Pernambuco': Criação de tilápia e artesanato da Associação Café com Arte são destaques em programa de TV

Jornalista Márcio Bonfim esteve em Petrolândia no início de abril para registrar o processo produtivo da tilapicultura no município, dos tanques no Lago de Itaparica ao ateliê de artesanato (Reprodução TV Globo)
Fotos: Associação Café com Arte

Sábado passado (16) foi exibida, pela TV Globo Nordeste, a edição do Espaço Pernambuco gravado em Petrolândia no início de abril passado. O jornalista Márcio Bonfim esteve no município no dia 9 do mês passado e registrou as etapas da criação de tilápia, no processo produtivo adotado pela Associação Café com Arte, que trabalha desde os tanques redes, a comercialização dos filés e a fabricação de peças de artesanato com a pele do peixe. De acordo com a reportagem, produzida antes dos impactos esperados pela redução da vazão do rio São Francisco no Lago de Itaparica, cerca de 150 toneladas de peixe saem da região anualmente. Confira:

Os peixes se multiplicam nos cinquenta tanques, no meio do Lago de Itaparica, que esconde as ruínas da antiga cidade de Petrolândia. Aos 23 anos, Romário José da Cruz aprendeu com o pai a vocação para buscar na água a fonte de renda da família. “As famílias tinham uma renda precária, que vinha da agricultura. Como era a agricultura que dependia da chuva. Essa é uma área muito seca. E também os filhos iam crescendo, não tinham oportunidade de emprego aqui na região. Só comércio e agricultura. Um comércio muito pequeno, aqui, nas cidades”, explica a assistente social da Secretaria de Aquicultura e Pesca de Petrolândia, Jarcilene Barbosa.

Todo mês, os pescadores gastam mais de R$ 50 mil reais, apenas com a associação. Romário participa da associação dos criadores de peixes da Serra, que reúne outras doze famílias da vizinhança, desde 2006.” O lago de Itaparica tem uma qualidade água muito boa, que propicia a produção de peixes. E o espelho de água é bastante extenso podendo ainda ser bastante aproveitado”, aponta o engenheiro de pesca do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Ivo Thadeu Mendonça.

Crise hídrica: Vazão do Reservatório de Sobradinho vai ser reduzida para evitar uso do volume morto

O ONS declarou que o volume de água que hoje passa pela barragem de Sobradinho tem de ser reduzido imediatamente, ou a principal caixa d'água do Rio São Francisco verá seu volume útil chegar a zero até setembro deste ano.

Depois de o Sistema Cantareira expor a situação agonizante da crise hídrica em São Paulo e em toda a Região Sudeste, agora é a vez do reservatório de Sobradinho, na Bahia, o maior do País em área alagada, correr o risco de ter de usar o "volume morto" para abastecer a população da Região Nordeste. O cenário de "extrema gravidade" já alertado pela Agência Nacional de Águas (ANA) foi reforçado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em carta encaminhada ao Ibama, o órgão declarou que o volume de água que hoje passa pela barragem de Sobradinho tem de ser reduzido imediatamente. Caso contrário, a principal caixa d'água do Rio São Francisco verá seu volume útil chegar a zero até setembro deste ano.

"Acompanhamos a Bacia do São Francisco há 84 anos. Nunca vimos nada assim. Os primeiros meses deste ano conseguiram ser ainda piores que os do ano passado", diz João Henrique Franklin, superintendente de operação e contratos de transmissão e energia da Chesf, estatal responsável pela barragem. "Temos de reduzir a vazão. Não se trata mais de preservar só o setor elétrico, até porque a região pode recorrer à geração de outras fontes. Estamos falando de água para consumo. A questão fundamental é o abastecimento humano", fala.

Sobradinho conta hoje com apenas 21% da água total que consegue acumular, um mar de até 28 bilhões de metros cúbicos, espalhado em 4.200 km quadrados. Um ano atrás, a água armazenada no reservatório chegava a 54% da capacidade total. Com um ano de chuvas ainda mais minguadas e menos da metade do armazenamento que tinha em maio de 2014, a previsão é a pior possível.

Redução

Petrolândia está bem mais perto de você


A cidade de Petrolândia, situada às margens do Lago de Itaparica, no Sertão de Pernambuco, tem um novo canal de comunicação e entretenimento para quem reside na cidade, na zona rural ou em outras cidades. A Web Rádio Petrolândia chegou para levar informações, utilidade pública, entretenimento e música.

Para acessar nossa programação, basta ter acesso à internet, com a facilidade de poder levar o som da Web Rádio Petrolândia bem pertinho de você, no smartphone ou tablet (por enquanto só para dispositivos Android).

Para baixar gratuitamente o aplicativo Android no Google Play Store, clique aqui>app Web Rádio Petrolândia

Programação
De segunda a sábado, a madrugada na Web Rádio Petrolândia é puro romantismo, com músicas internacionais das décadas de 1960 a 1990.

O clima de nostalgia antecede a programação ao vivo, iniciada às 5h10 da manhã, de segunda a sábado, com o radialista e blogueiro Assis Ramalho (editor do Blog de Assis Ramalho) no Acordando com as Notícias, informativo que leva até você o que aconteceu, o que vai acontecer e o que está acontecendo em Petrolândia, no Brasil e no mundo. O programa vai até as 8h10.

Edson Rosa também já está no ar com o Show do Brega, de segunda a sexta (exceto terça), das 17 às 19 horas, programa popular de variedades, com repertório dedicado aos amantes de uma boa 'sofrência'.

Josilda Marques apresenta, às terças, das 18 às 20 horas, o programa Falando com Deus, e aos sábados, das 18 às 20 horas, apresenta Socializar é Preciso, com informações e orientações sobre assistência social.

Nos intervalos entre os programas ao vivo, enquanto novos apresentadores se preparam para estrear na Web Rádio Petrolândia (aguarde!), você curte músicas nacionais e estrangeiras, 90% delas selecionadas entre as mais tocadas no Brasil e no mundo.

Chegando e abalando, a Web Rádio Petrolândia está com você 24 horas por dia!

Redação do Blog de Assis Ramalho

Campeonato Alagoano Sub-20: Murici FC é derrotado pelo ASA em Arapiraca


Na tarde de ontem (17), o time do ASA recebeu o Murici FC em Arapiraca, em partida que decidia a liderança do grupo C do Campeonato Alagoano 2015. As equipes entraram no Estádio Dr. Coaracy da Mata Fonseca com 100% de aproveitamento cada uma.

Como era de se esperar, o jogo foi difícil. O único gol da partida foi marcado pelo ASA aos 30 minutos do segundo tempo.

Na véspera do confronto, Sílvio Ferreira, jogador petrolandense do Murici FC, afirmou que todos os atletas estavam focados para esse jogo. "É um clássico, vale a liderança do Campeonato. Com fé em Deus, vamos fazer uma boa partida e sair com a vitória." De fato, os rapazes mostraram garra no jogo, principalmente no segundo tempo. Infelizmente, a vitória não se concretizou nessa partida, mas o campeonato segue e novas oportunidades virão. Sucesso ao nosso jovem atleta Sílvio.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Sílvio Ferreira, FAF e ASA

Explosão causa destruição em apartamentos no RJ


Uma forte explosão causou a destruição de apartamentos em um prédio da Rua General Olímpio Mourão Filho, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, por volta das 5h40 desta segunda-feira (18). Vários apartamentos foram danificados e pelo menos duas pessoas ficaram feridas, uma com gravidade — ela teria sido achada dentro de um dos apartamentos e foi encaminhada para o Hospital Miguel Couto, no Leblon. A outra foi retirada do edifício em uma maca. Bombeiros ainda procuravam por outras vítimas por volta das 8h20.

O edifício tem 19 andares e 72 apartamentos. A área foi isolada e bombeiros dos quartéis da Gávea e de Copacabana trabalhavam no local. Pedaços de concreto, de janelas e madeiras ficaram espalhados até por edifícios vizinhos. O Globocop flagrou também vazamento de água. Lojas ao redor do prédio também ficaram danificadas.

Segundo o subsecretário de Defesa Civil, coronel Márcio Motta, tudo indica ter sido uma explosão provocada por gás. Ele afirmou para a GloboNews que há risco de desabamento. Mas uma avaliação mais detalhada da situação ainda estava sendo realizada, afirmou Motta. Segundo ele, o prédio foi evacuado. Moradores desceram com os pertences mais importantes e animais de estimação.

Mulher casa com sogro em estado grave e perde pensão após sua morte


Mulher casa com sogro em estado grave e perde pensão após sua morte

Com as mudanças com as novas regras do pagamento de pensão por morte do INSS, o Governo quer combater os chamados "viúvos profissionais". Como é o caso de uma mulher que foi condenada no Paraná porque se casou com o próprio sogro, que estava à beira da morte.

Aposto que vocês nunca ouviram uma história como esta que o Fantástico vai contar. Então, vamos começar pela árvore genealógica de uma família. Natalino teve um filho com a Ana Carolina, o Rhuan. O Rhuan é neto do Seu Missilino e da Dona Georgina, que são pais do Natalino. Quando o Rhuan tinha dez anos, ele ganhou um irmão. Ou seja, a Ana Carolina teve mais um filho, que segundo ela não é do Natalino e, sim, do Seu Missilino, seu próprio sogro dela. Estranho né? Pois é, a Justiça também achou essa história muita suspeita.

“Esse caso, ele chamou, particularmente, a atenção pela riqueza de situações que eu chamaria de esdrúxulas que envolvem todo o caso”, destaca o juiz Edilberto Barbosa Clementino.

Tudo começou em Guarapuava, no Paraná, onde hoje fica um prédio, em 2007, era uma casa. Nela, segundo a Justiça, Ana Carolina e Natalino levavam uma vida de casal. Os vizinhos confirmam isso.

Petrolândia: Município convive com a dengue e surgem casos suspeitos de Vírus Zika


Além da dengue, a população de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, já convive com casos suspeitos de febre pelo Vírus Zika. Supostamente um dos legados da Copa 2014, o vírus Zika encontrou no Brasil o principal vetor da doença, o Aedes aegypti, mosquito que há décadas transmite a dengue e, em recente upgrade no país, passou a transmitir também o vírus da febre chikungunya. 

Procurada pelo Blog de Assis Ramalho, a Secretária de Saúde de Petrolândia, Dra. Andreza, informa que ainda não há casos confirmados da doença no município. Ela orienta a população a procurar o posto de saúde mais próximo no caso de aparecerem os sintomas dessas doenças. Não tome remédios sem orientação médica. Ácido acetilsalicílico (AAS) e anti-inflamatórios não são indicados, devido ao risco elevado de complicações hemorrágicas.

Os sintomas do Zika Vírus normalmente se iniciam com febre acima de 38ºC e manchas vermelhas na pele do rosto, mas que, após algumas horas, podem ser acompanhados de dor de cabeça constante, manchas vermelhas em outros locais do corpo, como braços, abdômen e pernas, vermelhidão e hipersensibilidade nos olhos (conjuntivite), dor nas articulações, especialmente nas mãos e pés, dor nos músculos, cansaço excessivo, dor na barriga e náuseas, diarreia ou prisão de ventre.

A febre Zika Vírus é a mais branda das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e tem tratamento sintomático. Mas isso não é motivo para relaxar diante dos sintomas. Pelo contrário, recomenda-se procurar atendimento médico, pois as doenças são clinicamente muito parecidas e a dengue, a mais perigosa delas, pode levar ao agravamento do quadro e até à morte, se não for tratada.

Não há vacina contra o Zika vírus, febre chikungunya ou dengue. A prevenção é feita pelo controle da população de mosquitos, com a eliminação de possíveis criadouros. Portanto, mantenha sua casa limpa e colabore com a limpeza da sua cidade. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fontes: Agência Saúde/Tua Saúde e BiblioFarma

Petrolândia: Dia do Assistente Social é comemorado com café da manhã na SEDES


Fotos: Lúcia Xavier

O Dia do Assistente Social, celebrado em 15 de maio, foi comemorado pela Prefeitura Municipal de Petrolândia com encontro de profissionais de Serviço Social do município. A reunião em homenagem às profissionais aconteceu no gabinete da Secretária de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude (SEDES), Anna Tereza. Antes do lanche, as assistentes sociais receberam brindes da loja DBrum, com cartão de agradecimento da Prefeitura e Conselho Municipal de Assistência Social.

O Prefeito Lourival Simões participou do encontro e fez um breve pronunciamento em felicitação às assistentes sociais pela passagem da data. Ele disse que são profissionais importantes e indispensáveis, e que é preciso trabalhar nessa área para conhecer, de fato, o que acontece no município. Elogiou a atuação das profissionais e adiantou que, mesmo sabedor das muitas atribuições do cargo, vai lhes dar mais uma tarefa, que consiste na seleção de beneficiários de programa do município para distribuição de material de construção. As doações seriam procedentes do recolhimento de materiais depositados irregularmente nas vias públicas. O programa está em elaboração.      

Profissionais falaram sobre sua experiência no exercício do Serviço Social. Foram enfáticas em dizer que a profissão só deve ser escolhida por pessoas que têm preocupação com o próximo, e que as situações com que se deparam, presenciando o sofrimento alheio, às vezes provocam comoção.

O Blog de Assis Ramalho participou do evento a convite da SEDES Petrolândia.

Ver mais fotos>Comemoração do Dia do Assistente Social na SEDES

O profissional do curso superior de Serviço Social é responsável por planejar e colocar em prática políticas públicas e programas sociais dedicados ao bem-estar coletivo e a integração das pessoas na sociedade. O Dia do Assistente Social faz referência a 15 de maio de 1962, data de publicação do Decreto Federal n° 994, que regulamentou a profissão no Brasil. No entanto, em sete de junho de 1993, foi aplicada uma nova Lei de Regulamentação da Profissão. 15 de maio é também o Dia Internacional das Famílias ou, simplesmente, o Dia Internacional da Família, data comemorativa definida em 20 de setembro de 1993, por deliberação da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Procuradora do Trabalho alerta sobre situação degradante de jovens atletas e clubes defendem mudanças na Lei Pelé

Geny Barroso: inspeção mostrou jovens amontoados em alojamentos de escolinhas, em condições precárias de higiene (Fotos: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados)
João Feijó: "Eu fiz uma visita ao Esporte Clube Bahia e fiquei abismado. O Departamento Amador tinha mais de 40 atletas ganhando entre R$ 20 e R$ 30 mil sem fazer nada. Aí esses atletas não viraram nada. Está aí a razão de o Bahia, que foi campeão nacional, estar falido."

Em audiência da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, a procuradora Geny Helena Fernandes Barroso, do Ministério Público do Trabalho, alertou sobre situações degradantes a que são submetidos jovens atletas no Brasil e lembrou que não há uma legislação que os ampare.

A procuradora mostrou aos deputados fotos de escolinhas de futebol em vários pontos do País, visitadas pelo Ministério Público e pelo Ministério do Trabalho. A inspeção mostrou jovens amontoados em condições precárias de higiene.

"Não dá para fechar os olhos e pensar numa contrapartida ao clube, sendo que a prioridade absoluta é da criança e do adolescente, e não do clube", afirmou.

A coordenadora-geral de convivência familiar e comunitária do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Maria Izabel da Silva, reforçou o que disse a procuradora. Segundo ela, muitos jovens recrutados por essas escolinhas são impedidos de visitar as famílias e não têm direito a assistência médica.