quarta-feira, 29 de março de 2017

Petrolândia: Procura-se cachorrinho desaparecido na manhã desta quarta; tem recompensa


O cachorrinho da foto desapareceu hoje de manhã e sua proprietária está à sua procura. O nome dele é BEL e quem tiver informações sobre o animalzinho, por favor, entrar em contato pelo celular/whatsapp 9.9810-2342; será bem gratificado


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e foto da proprietária do animal


Domingo na Arena tem atrações voltadas à mulher pernambucana

Karina Spinelli marca presença no encontro de mais de 50 artistas pernambucanas

O Domingo na Arena do próximo dia 02/04 terá uma homenageada mais do que especial: a mulher pernambucana. Em parceria com a Secretaria da Mulher, que completa 10 anos de fundação, a Arena de Pernambuco terá atrações e eventos voltados completamente para a mulher de Pernambuco. Ações diversificadas, muita música e o melhor: de graça para a população.

Durante o evento, que vai de 9h às 17h, o público pernambucano terá a oportunidade de acompanhar uma apresentação de hip hop composta exclusivamente por mulheres. E a música não para por aí. O Domingo na Arena terá a presença da rainha do carnaval pernambucano, Nena Queiroga, que fará uma apresentação conjunta com a Orquestra 100% Mulher. Nena Queiroga Começou a cantar desde muito nova, aos 12 anos passou a ser a voz infantil mais requisitada para os jingles da cidade e, mesmo com a pouca idade, começou a cantar no grupo Quarto Crescente, liderado por seu irmão mais velho, o cantor e compositor Lula Queiroga.


Rodrigo Novaes repercute na Alepe debates de audiência sobre efeitos da Transposição em Floresta

Rodrigo Novaes (Foto: João Bita/Alepe)

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) repercutiu na tribuna da Casa Joaquim Nabuco, nesta quarta-feira (29/03), a audiência pública realizada na Câmara de Vereadores do município de Floresta no último dia 28. O objetivo da reunião foi para tratar os efeitos da transposição do Rio São Francisco na área. Participaram da ocasião o diretor de Extensão Rural do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Albérico da Rocha; o coordenador Estadual em Pernambuco do Departamento Nacional Contra as Secas (Dnocs), Marcos Rueda e o gerente regional da Compesa, Sérgio Bruno de Sá.

O parlamentar destacou o problema com a escassez de água na localidade. “Floresta é nascedouro do canal leste da transposição do Rio São Francisco. Vemos a água passar na nossa frente e ser levada para Campina Grande e Monteiro. O povo tem passado sede”, relatou. O deputado fez, também, um apelo para que liberem água da Barragem do Muquém para a Barragem da Barra do Juá. A distância entre as duas é de apenas oito quilômetros. “Se conseguirmos liberar 10% da capacidade da barragem, será um grande alento para milhares de famílias ao longo de 72 Km do Riacho do Navio.


Sebastião Oliveira firma importantes parcerias para PE com ministro dos Transportes


O secretário o estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, teve um importante encontro com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, nesta quarta-feira (29), em Recife. Acompanhado de Ricardo Ferraz e Eudes Tenório, prefeitos de Floresta e Venturosa, respectivamente, o gestor conseguiu firmar relevantes parcerias que vão trazer benefícios para estes dois importantes municípios pernambucanos. O encontro também contou com a presença do superintendente regional do DNIT, Cacildo Cavalcante.

Para Floresta, Maurício Quintella, garantiu ao prefeito Ricardo Ferraz que o DNIT realizará a execução da obra de duplicação do trecho de 1,4 quilômetro que dá acesso ao município pela BR-316. Antes disso, o DNIT realizará ações de conservação no trecho.

Para Venturosa, o ministro se comprometeu em alargar a ponte localizada na BR-424, atendendo um desejo antigo dos usuários da via. A iniciativa vai garantir mais fluidez no deslocamento e reforço na segurança dos usuários.


Vereadores de Salgueiro realizam audiência pública sobre débitos da Mendes Júnior após sair da Transposição


A Câmara de Vereadores de Salgueiro, realizou nesta quarta (29), em sua sede, uma Audiência Pública para tratar dos débitos deixados aos credores do município e região, pela empresa Mendes Júnior (MJ), sob a presidência do Vereador Auremar Carvalho.

Fizeram-se presentes todos os vereadores, exceto Ednaldo Barros e Hercílio de Alencar, que tiveram ausências justificadas. E também estiveram presentes e convidados a compor a Mesa o Deputado Estadual Clodoaldo Magalhães, Sr. Fábio Alencar, representante do Município, Sr. Antônio Ribeiro Júnior, representante da empresa Mendes Júnior, Major Itamar, representando do 8º BPM, Sr. Kleber Barros, representante dos credores, entre outras autoridades. Ao mesmo tempo todos lamentaram a ausência de um representante do Ministério da Integração Nacional que não encaminhou nenhuma justificativa. 


Empresa usa drones e atendimento porta a porta para auxiliar moradores com o IPTU

Após perceber a dificuldade da população com dívidas relacionadas a órgãos públicos, empresa cria atendimento personalizado (Foto: Vinicios de Oliveira)

Muitos donos de imóveis residenciais e/ou comerciais não sabem que têm o dever de custear o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e outros tributos municipais. Além disso, as prefeituras encontram grandes dificuldades para monitorar e recadastrar em todos os estados do Brasil. Esse foi um dos principais motivos que fez Paulo Resende junto a sócios criar a Crescite, uma das maiores empresas especializadas em recadastramento de imóveis e arrecadação do Brasil.

A Crescite é destinada para auxiliar a população sobre cobranças feitas pelo Estado. “Os nossos colaboradores vão até os imóveis, casas e pontos comerciais, orientam os seus proprietários sobre as diversas possibilidades de regularizar seus pagamentos” destaca o CEO da empresa, Paulo Resende.


Integração Nacional envia auxílio humanitário para atender regiões afetadas por enchentes no Peru

Aeronave da Força Aérea Brasileira decola nesta quinta-feira (30) levando barracas que acomodarão famílias desabrigadas

O Ministério da Integração Nacional vai compor a força-tarefa do governo federal para atender as famílias vítimas de enchentes que atingem diversas comunidades peruanas. O auxílio emergencial, composto por 75 barracas, contemplará 750 pessoas e será enviado nesta quinta-feira (30), em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Uma equipe da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) acompanhará a entrega do material de ajuda humanitária.

A aeronave Hércules C130 da FAB vai decolar do Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba (PR), onde os equipamentos já se encontram disponíveis. A previsão de chegada à base aérea de Callao, no Peru, é na sexta-feira (31).


CPRH interdita lavanderias em Caruaru e Toritama

Ação de fiscalização no polo têxtil do Estado foi reforçada a partir de denúncias na Ouvidoria Ambiental (Foto: Divulgação/CPRGH)

Subiu para nove o número de lavanderias têxteis interditadas pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), este ano, nos municípios de Caruaru e Toritama, Agreste do Estado. Em nova investida, três lavanderias foram interditadas e os proprietários de outras sete foram intimados a regularizar a situação no órgão ambiental.

O monitoramento das lavanderias no polo têxtil do Estado está sendo desenvolvido de forma mais acentuada, em virtude de denúncias registradas pela Ouvidoria Ambiental da Agência.


Petrolândia recebe II Rota Contábil promovido pelo CRC-PE















A contadora Vanúsia Santos, representante do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PE) em Petrolândia, divulga nota de agradecimento aos participantes do evento, realizado na última sexta-feira (24), com grande sucesso.

Neste momento em que acontece o magno encontro dos profissionais da contabilidade, Petrolândia entrega, com muita honra e alegria a sua “chave” ao inteligente “time” Exmo. Sr. Jose Campos, presidente e a sua comitiva do CRC-PE; que aqui se encontram para abraçar a bandeira do nosso primeiro Rota Contábil aqui em nossa cidade, enchendo-nos de orgulho por ter sido a cidade contemplada em se tornar palco desse grandioso protejo realizado pelo CRC - PE. Levou à Petrolândia, nesta sexta-feira (24) de março do corrente ano, uma comitiva composta pelo presidente, vice-presidentes e conselheiros da entidade.

Durante o dia a comitiva realizou visitas onde foi recebido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, através do gerente, Adeilton Nunes Bezerra; pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ), através do gerente Giovani Carvalho; pela Junta Comercial de Pernambuco (JUCEPE), através da gerente Eliane Carlenildo; pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), através do presidente Alessandro Gonçalves Leal. O prefeito de Petrolândia Ricardo Rodolfo Leal, também deu as boas-vindas à comitiva do II - Rota Contábil - 2017.

Durante as atividades o presidente José Campos, concedeu entrevistas ao radialista João Júnior, da Rádio Aliança e também à TV WEB de Petrolândia, onde esclareceu as informações sobre o Protejo Rota Contábil.

Na noite de sexta-feira, foi realizada uma palestra sobre Simples Nacional, no Centro Cultural Hildebrando Menezes, onde tivemos mais 100 (cem) participantes, composto de contadores, estudantes, empresários e profissionais da área.


Compesa acelera ritmo da obra da Adutora do Moxotó em Sertânia

Seis frentes de trabalho simultâneas, atuando com jornada estendida, dão ritmo acelerado às obras do Sistema Adutor do Moxotó. Compesa quer antecipar a conclusão do empreendimento (Fotos: Ronaldo Vasconcelos)

Na cidade de Sertânia, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciou os serviços de terraplanagem para a construção da Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) 1 do Sistema Adutor do Moxotó. A obra é a primeira ligação do canal do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco com o Agreste pernambucano, e foi a alternativa encontrada pela companhia e governo do Estado para antecipar a chegada das águas do 'Velho Chico' na região, a mais castigada pela seca que já perdura seis anos consecutivos.

Após a visita do governador Paulo Câmara a cidade de Arcoverde, na última sexta-feira (24) - durante o programa Pernambuco em Ação - as obras ganharam celeridade com seis frentes de trabalho simultâneas e jornada de trabalho estendida - de domingo a domingo.


Diego Souza 'contrata' Neymar, Marcelo, Paulinho e Thiago Silva para o Sport

Diego Souza dá camisa do Sport a Neymar, Marcelo, Paulinho e Thiago Silva: ‘Reforços para o Leão’ brinca Diêgo Souza

O meia Diego Souza aproveitou a convocação para a seleção brasileira para presentear alguns companheiros com o uniforme do Sport. A camisa 87, seu número na equipe pernambucana, foi entregue ao atacante Neymar, ao lateral-esquerdo Marcelo, ao volante Paulinho e ao zagueiro Thiago Silva ainda na concentração do Brasil.

Liberado após a vitória do Brasil por 3 a 0 em cima do Paraguai, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para Copa de 2018, na Rússia, o craque postou a imagem com os parças e brincou pelas redes sociais:


Ministro dos Transportes garante obra de duplicação do acesso ao município de Floresta, PE



O prefeito do município de Floresta, Ricardo Ferraz, e o secretário estadual de Transportes de Pernambuco, Sebastião Oliveira, estiveram nesta quarta-feira (29) em uma reunião com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella. Um dos assuntos da pauta foi a obra de duplicação do trecho de 1,4 quilômetro que dá acesso ao município pela BR-316.

De acordo com uma nota divulga pela assessoria de Sebastião Oliveira, o ministro garantiu a realização da obra em Floresta. O Blog do Elvis solicitou aos órgãos competentes cópias das imagens em perspectivas e do projeto de duplicação, mas até o momento não obteve resposta.

Confira abaixo a nota do secretário Sebastião Oliveira na íntegra:


Governadores do Nordeste se reúnem em Fortaleza


Governadores do Nordeste estão reunidos, nesta quarta-feira (29), em Fortaleza (CE), no Palácio da Abolição. Como de praxe, os chefes do Executivo devem elaborar a "Carta Fortaleza", que será endereçada ao Palácio do Planalto com as principais demandas da região. Entre elas, deverão ser incluídas as mudanças no sistema previdenciário. O governador Paulo Câmara (PSB) participa do fórum regional.

De acordo com publicação no Facebook do governador do Ceará, Camilo Santana (PT), estão em debate pautas como Previdência e a retomada do crescimento da economia da Região Nordeste.


Petrolândia: III Copa dos Campeões tem início nesta quinta-feira (30) com clássico no Estádio Municipal 'O Galegão'


Vai começar em Petrolândia a III Copa dos Campeões - 2017. Nesta quinta-feira ( 30) a bola vai rolar no Estádio Manoel Anísio da Mota ''O Galegão'' para Palmeiras e Fluminense as 19h45.

A competição será disputada por nove equipes, divididas em dois grupos. Os dois primeiras de cada chave se classifica para as semifinais da competição.

Chave A: Vila Nova, Vasco, Palmeiras, Fluminense e Compare
Grupo B: Canarinho, Chapecó, Juventus e Reta

Data     Hora      Dia dos jogos
30/03    19h45   Quinta-feira      Palmeiras x Fluminense
01/04    19:45    Sábado             Compare x Vila Nova
02/04    16h00   Domingo          Juventude x Reta
02/04    18h00   Domingo          Vasco x Fluminense
06/04    19h45   Quinta-feira      Canarinho x Juventus
09/04    16h00   Domingo          Chapecó x Reta
09/04    18h00   Domingo          Compare x Vasco
15/04    19h45   Quinta-feira      Vila Nova x Palmeiras
16/04    16h00   Domingo          Canarinho x Chapecó
16/04    18h00   Domingo          Vila Nova x Vasco
20/04    19h45   Quinta-feira      Vasco x Palmeiras
23/04    16h00   Domingo          Chapecó x Juventus
23/04    18h00   Domingo          Fluminense x Vila Nova
30/04    16h00   Domingo          Reta x Canarinho
30/04    18h00  Domingo          Compare x Palmeiras

Apoio: Prefeitura de Petrolândia, Comercial Rocha, Rocha Moto Peças, Atenize Pousada, Banco Bradesco, Vereador Louro do Vidro, Loteria Styllus, MV Transportes, Vereador Dedé de França, Vereador Joilron, Mercadinho Expresso, Juarez Patriota, Luiz Placas, Turma da Gelada, Mercadinho Cavali e Blackson Publicidade.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho


Tacaratu: Rádio Perfil FM promove show com Ciel Rodrigues, Balanço do Papai e Rodrigo Silver nesta sexta (31)


Blog de Assis Ramalho
Informação: Ésio Torres, diretor da Rádio Perfil FM de Tacaratu


Tentativa de assalto na BR 428 proximo a Cabrobó deixa feridos após choque envolvendo dois caminhões


Medo e terror na altura do Km 13 da BR 428, proximo a entrada de Cabrobó, no sertão de Pernambuco. Tudo isso aconteceu por volta de 1:30 da madrugada desta quarta-feira (29), quando os ocupantes de um caminhão Ford cargo placa de Petrolina(PE), que retornava da cidade de Belém do São Francisco, foi interceptado por assaltantes e obrigados a adentrarem na caatinga.

De acordo com informações de uma das vitimas, eles passaram quase duas horas sob a mira de armas de fogo, e ouvindo ameaças a todo o momento. Quando retornaram para a BR, foram obrigados pelos assaltantes a estacionarem o caminhão no meio da pista para forçar a parar outro caminhão que tambem trafegava pela BR, sendo que o motorista do outro caminhão, assuntado, ao perceber que se tratava de um assalto atingiu de forma violenta o caminhão Ford Cargo, que estava parado.

Com o choque dos dois caminhões os assaltantes fugiram e os ocupantes do Ford Cargo, bastante feridos, foram socorridos para o hospital de Cabrobó. Dois deles com ferimentos mais leves foram encaminhados para exames na cidade de Salgueiro, sendo encaminhado para o hospital de Cabrobó.


PMI divulga Ranking de Presença Feminina no Parlamento 2017 nesta quinta-feira (30/3/2017)

Projeto Mulheres Inspiradoras divulga estudo exclusivo a partir de base de dados do Banco Mundial

O Projeto Mulheres Inspiradoras divulga nesta quinta-feira (30/03/2017) o Ranking de presença feminina no Parlamento 2017, estudo que quantifica a participação da mulher no legislativo de 1990 a 2017.
Para a ativista da causa feminina há 20 anos e diretora-executiva do PMI Marlene Campos Machado, "apesar de ser notório que a participação feminina no parlamento brasileiro ainda é pequena, chama-nos atenção o fato de mais de 90% das mulheres que se candidataram não terem sido eleitas e em algumas regiões, em algumas regiões mais de 40% delas tiveram apenas 10 votos nominais" [...] buscamos analisar e quantificar isso regionalmente.


Petrolina: abertas inscrições gratuitas para o 1° Encontro sobre orientação de vigilância sanitária


Estão abertas, em Petrolina, as inscrições para o ‘1° Encontro sobre orientação de vigilância sanitária e o seu poder de transformação’. O evento, promovido pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), acontece nos dias 03, 04 e 05 de abril, das 18h30 às 22h, no auditório do SEST/SENAT.

Segundo o diretor da agência, Anderson Miranda, o evento tem o objetivo de levar orientações aos comerciantes petrolinenses de todas as áreas, principalmente saúde e alimentícia, sobre as normas da vigilância sanitária dando mais segurança aos consumidores.


Web Rádio Petrolândia transmite Sessão da Câmara Municipal a partir das 19:30 desta quarta-feira (29)


A Câmara de Vereadores de Petrolândia realiza reunião ordinária nesta quarta-feira 29 de março de 2017, a partir da 19h30. A Sessão será transmitida ao vivo pela Web Rádio Petrolândia.

A transmissão é um serviço de utilidade pública da Web Rádio Petrolândia em prol da sociedade petrolandense.

A Sessão também será destaque no programa Acordando com as Notícias desta quinta-feira (30) na Web Rádio Petrolândia, apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado, das 06h00 às 08h30.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu celular ou tablet, clique aqui>app Web Rádio Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho


Seminário no IFPE-Barreiros debate o papel da mulher na vida pública

Evento será realizado nesta quinta-feira (30) no Auditório Central do IFPE-Barreiros. A entrada é gratuita e aberta a toda comunidade

As mulheres representam a maioria da população do país. Segundo uma pesquisa recente do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, esse número chega a 51,4% do total da população. Elas também estão mais presentes nas universidades. De acordo com esse mesmo estudo, 12,5 % das mulheres terminaram a faculdade, contra apenas 9,9% dos homens. Só que essas estatísticas não são suficientes para garantir as mesmas oportunidades profissionais, nem os mesmos salários. Além da luta por melhores condições no mercado de trabalho, as mulheres ainda travam batalhas diárias contra o preconceito de gênero, de raça, e a violência doméstica.


Deputado Zeca assume 1ª Vice-Presidência da Comissão de Fiscalização e Controle


O deputado federal Zeca Cavalcanti foi indicado para assumir a 1ª Vice-Presidência da Comissão de Fiscalização e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados, que possui competência fiscalizatória ampla, abrangendo toda a gestão orçamentária, financeira, contábil e patrimonial dos órgãos da administração direta e indireta do Governo Federal.

A atuação da comissão não está restrita, portanto, a uma área específica da Administração. Também são atribuições da CFFC, o acompanhamento de planos e programas de desenvolvimento nacional ou regional; a tomada de contas do Presidente da República e, a apreciação de representações do Tribunal de Contas da União (TCU) que objetivem a sustação de contratos irregulares.

Segundo o deputado Zeca Cavalcanti, para exercer seu papel, a CFFC dispõe de quatro principais instrumentos: as Propostas de Fiscalização e Controle (PFC), os Requerimentos de Informação, as Audiências Públicas e as Representações.


'Amamentação é uma questão da sociedade', diz especialista


Ganhador de um dos prêmios mais importantes no mundo na área de ciências e saúde por estudos sobre o aleitamento materno, o epidemiologista Cesar Victora enfrenta dificuldades para conduzir suas pesquisas no Brasil. Diante do atraso no repasse de recursos federais, ele precisou de auxílio da Pastoral da Criança para não interromper um estudo de anos de duração.

A entrevista é de Lígia Formenti, publicada por O Estado de S. Paulo, 29-03-2017.

Sem a etapa realizada no prazo correto, contou, o trabalho de anos poderia ir por água abaixo. O problema imediato foi contornado, mas o risco persiste. "Nossas coortes (grupos de pessoas acompanhadas desde o nascimento) estão ameaçadas."

Professor da Universidade Federal de Pelotas, Victora ressaltou a necessidade de não se culpar a mulher por eventuais problemas na alimentação ou amamentação e criticou a estratégia defendida pelo ministro Ricardo Barros para se reduzir a obesidade infantil, de se ensinar nas escolas crianças a descascar alimentos. "É muito mais importante taxar os alimentos ruins e proibir a propaganda do que ensinar uma criança a descascar uma maçã."

Eis a entrevista.


Prefeitura e IF Sertão PE avaliam viabilidade de projeto de capacitação em ervas medicinais para agricultores familiares de Petrolina

Ação visa diminuir os riscos à saúde decorrentes do manejo inadequado das ervas medicinais.

Produtores e comerciantes de ervas medicinais de Petrolina estão mais próximos da oportunidade de participar de uma capacitação sobre a atividade aqui na região. É que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) se reuniram para discutir a implementação de um projeto de capacitação destinado a pequenos produtores de ervas medicinais. O objetivo da ação é difundir o conhecimento científico existente a fim de otimizar o plantio, colheita, venda e consumo de ervas medicinais já que o manejo inadequado dessas plantas pode resultar em prejuízos à saúde da população.

Participaram do encontro, realizado na manhã desta terça-feira (28), o diretor de Projetos Ambientais e Captação da AMMA, Marcos Victor do Carmo, os professores do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, Vitor Prates e José Batista da Gama (que também responde pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Petrolina), além do pró-reitor de Extensão e Cultura, Ricardo Bitencourt e a reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras.

Texto: Felipe Pereira - AsCom Prefeitura de Petrolina
Foto: AsCom IF Sertão-PE/Divulgação


PF destrói 362 mil pés de maconha e 159 mil mudas no Sertão de Pernambuco


A Polícia Federal (PF) em Pernambuco divulgou hoje (29) o balanço da Operação Baraúna, realizada entre os dias 15 e 22 deste mês, que destruiu 362 mil pés de maconha e 159 mil mudas da planta em 97 áreas. Os plantios ilegais foram encontrados em ilhas do Rio São Francisco localizadas nos municípios de Orocó, Cabrobó e Belém do São Francisco.

Segundo nota, uma tática descoberta é a mistura de pés de mandioca e maconha no mesmo local, para ocultar a planta proibida dos helicópteros que fiscalizam a região. A PF diz ainda que foi aguardado o período de colheita para ação dos policiais. Caso os 362 mil pés fossem colhidos, seria possível fazer 120 toneladas de maconha, de acordo com a Polícia Federal.


Petrolândia: Presidente da Chesf recebe comitiva petrolandense para discutir pendências do Projeto Apolônio Sales


Estiveram, ontem (28), reunidos com o Presidente da CHESF, Dr. Sinval Zaidan Gama, e sua equipe, juntamente com lideranças do Projeto Apolônio Sales, Lourival Simões, ex-prefeito do Município de Petrolândia, e o vereador Dedé de França (PSB), para tratar das pendências existentes no PASA. A ideia é chegar a um consenso sobre a entrega definitiva dos lotes e quitar todas as pendências existentes, inclusive as judiciais.

Seu Bezinho, liderança do Projeto Apolônio Sales, comentou o encontro. "Temos quase 30 anos de pendências que precisam ser resolvidas, nossa geração não verá os resultados, porém devemos continuar a luta e o momento é de conversar e firmarmos um acordo que seja bom para todos os lados."

O Presidente da CHESF destacou que, apesar das dificuldades da empresa, tem toda a disposição em dialogar e chegar a um entendimento onde o resultado será sim para esta geração, quer ver os resultados com brevidade.

Lourival Simões, ex-prefeito do município e morador do PASA, agradeceu a intervenção do Senador Fernando Bezerra e do Ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, que intercederam para que o encontro acontecesse. "Antes de mais nada, devemos agradecer ao Senador Fernando Bezerra e ao Deputado Federal e hoje Ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, que intercederam para que esse encontro acontecesse e que pudéssemos ter uma agenda propositiva e positiva. Queremos que as coisas andem, estamos aqui para dizer que é possível ter um acordo para ambas as partes, onde o PASA possa ser o primeiro perímetro a ter suas pendências sanadas e que assim possamos tocar nossa vida produzindo. Não pedimos para sair de onde estávamos e as pendências só existem porque houve demora no que foi pactuado para ser executado dentro do PASA".

"Fiquei feliz em participar e ver que há boa vontade por parte da CHESF em corrigir as pendências que hoje temos no Projeto Apolônio Sales", afirmou o vereador Dedé de França.

Renato de Dêta também se pronunciou. "Presidente, queremos apenas o que nos foi negado ao longo dos anos, caso a CHESF corrija as pendências todos nós tocaremos nossa vida, queremos produzir mais e melhor", declarou.

Advogado que representa o PASA há anos, Dr. Rômulo avaliou como positiva a reunião, que serviu principalmente para quebrar o "gelo" entre as partes. Segundo ele, foi percebido que há disposição para chegar a um acordo para que seja dada fim à ação judicial, hoje pendente.

Estiveram presentes ainda Cicero Moura, José Galdino e Socorro Moura.

Assessoria Lourival Simões


Tacaratu: Prefeito José Gerson toma posse como membro da diretoria da AMUPE

 

Eleito este ano como membro da nova diretoria da AMUPE (Associação Municipalista de Pernambuco), o prefeito de Tacaratu José Gerson participou nesta terça-feira (28/03/17), na sede da entidade no Recife, da posse da nova diretoria da casa.

Além do prefeito Gerson, estiveram presentes à solenidade o excelentíssimo Governador Paulo Câmara e o presidente reeleito José Patriota.

Ser membro diretor de uma entidade de renome como a AMUPE, reforça o compromisso sério, ético e promissor do prefeito José Gerson com o desenvolvimento de Tacaratu, e a satisfação de seus munícipes.

Prefeitura Municipal de Tacaratu


Petrolândia: Rua no centro da cidade é interditada para obra da Compesa


A rua Manoel Rodrigues de Almeida, em Petrolândia, onde fica localizada a antiga delegacia de polícia, está interditada desde o início da manhã desta quarta-feira (29) pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

O motivo do bloqueio é uma obra de reparo em tubulação danificada, que deverá ser finalizada no decorrer desta tarde, de acordo com informações passadas a nossa reportagem pelos feitores da obra.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho


Na Comissão de Educação, Danilo Cabral aprova moção de apoio à aposentadoria especial dos professores


Por iniciativa do deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade uma moção de apoio pela manutenção da aposentadoria especial dos professores nos termos da lei vigente. Dessa forma, o colegiado se manifesta favorável à manutenção da idade mínima de 55 anos de idade para homens e 50 anos para mulheres, além de 30 e 25 anos de tempo de contribuição para homens e mulheres respectivamente. Essa regra é válida para quem contribui pelo regime geral da Previdência.

O requerimento 55/2017, de Danilo Cabral, foi apresentado extra-pauta durante a reunião da Comissão de Educação realizada na manhã desta quarta-feira (29). Como foi aprovado por unanimidade, foi subscrito por todos os integrantes do colegiado. “Diante do avanço na tramitação da Reforma da Previdência na Casa, essa moção é uma forma de chegar ao relator da matéria e ao Governo nossa preocupação com a situação dos educadores”, justifica Danilo Cabral.


Criminosos fazem reféns durante assalto a Correios de Angelim, PE

Agência foi arrombada em Angelim (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Seis criminosos assaltaram na madrugada desta quarta-feira (29) a agência dos Correios de Angelim, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Federal, os homens estavam em uma caminhonete e teriam feito seis moradores reféns.

Ainda segundo informações da PF, os moradores foram feitos de escudo humano para que os criminosos pudessem arrombar a porta principal e levar o cofre. Os suspeitos conseguiram fugir e ninguém ficou ferido durante a ação. Investigação será realizada pela Polícia Federal de Caruaru.

G1 Caruaru


Petrolândia: Leitora reclama de escuridão na rua Juscelino Kubistchek, na Quadra 10

Rua Juscelino Kubistchek, na Quadra 10, na noite desta terça-feira (28) - Foto: Ediane Alves

A escuridão na rua Juscelino Kubistchek, na Quadra 10 de Petrolândia, em frente a Escola Ângela Maria, faz com que a população reclame da situação. Uma das moradoras, Ediane Alves, também reclama e pede providências da Prefeitura. Segundo Ediene, no último domingo aconteceu um assalto nas proximidades da rua.

''Assis Ramalho, aqui na rua Juscelino Kubistchek, na Quadra 10,  é uma escuridão só. Já fui na Prefeitura duas vezes, por que a Celpe disse que é com a prefeitura, e até agora nada. Somos usuários, pagamos todos os meses a taxa de iluminação pública e não usufruímos. A rua é em frente à Escola Ângela Maria e os postes estão todos apagados. No último domingo, tivemos um assalto aqui bem próximo, por motivo da escuridão. Não podemos mais sentar em frente às nossas calçadas''.

Ediane Alves, em nome de todos moradores da rua Juscelino Kubistchek, na quadra 10 de Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Nota Pública - Em Defesa do Povo Kariri Xocó de Paulo Afonso (BA)


"Para os Kariri Xocó, os últimos dias têm sido de grande tensão, pois no local encontraram condições dignas de sobrevivência plantando a própria comida, pescando nas águas do Velho Chico e atendendo a uma dimensão que infelizmente a Justiça Federal não costuma incluir em suas decisões: o Sagrado.", destaca nota pública assinada por uma série de entidades e movimentos.
Eis a nota.

A decisão da Justiça Federal pela reintegração de posse de área retomada pelos Kariri Xocó de Paulo Afonso (BA), na base das cachoeiras sagradas dos povos indígenas do rio São Francisco, silenciadas pelo complexo hidrelétrico construído na década de 1950, gerou profunda indignação de povos e organizações indígenas, entidades e movimentos sociais. O despejo está marcado para o próximo dia 30/03/2017.

Há dez meses, 67 famílias Kariri Xocó - dispersas entre municípios do Submédio e Baixo São Francisco – atenderam o desejo dos mais velhos: o reencontro em comunidade no território tradicional onde pudessem viver de forma plena as práticas e costumes do povo; da mesma forma, garantir condições dignas para os 168 indígenas sobrevivendo sob severas privações nas periferias das cidades.


Petrolândia: Moradores da Agrovila 05 do Icó-Mandantes reclamam estar sem água para consumo


Na manhã desta quarta-feira (29), moradores da Agrovila 05, do distrito do Icó-Mandantes, na zona rural de Petrolândia, entraram em contato com a nossa reportagem para informar que aquela comunidade está sem água nas torneiras. 

''Assis Ramalho, sem pagamento dos bombeiros estamos sem água para consumo. Queremos saber como a prefeitura vai resolver. Disseram que a mesma sugeriu que a comunidade pagasse ao bombeiro. Mas isso não tem cabimento. Se querem que a gente pague, coloque uma empresa pra tomar conta. Coloque contador e cobre a água que for utilizada''. A declaração é de uma das moradoras da agrovila.


Alegando falta de recursos, o prefeito Ricardo Rodolfo, até o momento, ainda não renovou o contrato dos operadores de bombas d'água do município.

Blog de Assis Ramalho