Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 16, 2016
Publicidade

Ministro acha prudente restrição de turismo de grávidas onde tem vírus Zica

Imagem
“Eu já estou neurótico. Ando com um radar ligado. Vou vendo o tempo todo, se tiver um copo, uma garrafa, qualquer coisa solta na rua já vou pegando para botar na lixeira. Todos nós temos que ter este sentimento, porque se o mosquito vier a ser criado e sair voando é um terror”, declarou o ministro da Saúde (Foto: Cristina Índio/Agência Brasil) 
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, considerou que a recomendação do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, para que mulheres americanas grávidas avaliem a ida para países onde há circulação do vírus Zica, entre eles o Brasil, não se trata de uma determinação para que não viagem para esses locais. Na avaliação dele, é uma recomendação para tomar os devidos cuidados, da mesma forma que o ministério vem fazendo no país.

“Acho uma decisão prudente [do CDC dos Estados Unidos]. Aqui no Brasil as pessoas estão se precavendo e nós estamos recomendando todos os cuidados que o CDC está recomendando”, disse, durante a apres…

Tacaratu: 2ª Romaria dos Vaqueiros e Missa do Vaqueiro acontecem neste domingo (17); confira programação

Imagem
Comissão organizadora da 2ª Romaria dos Vaqueiros (Reprodução Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Saúde)
Serão realizadas em Tacaratu, no Sertão de Itaparica, neste domingo (17), a 2ª Romaria dos Vaqueiros e a tradicional Missa do Vaqueiro. Os eventos fazem parte da programação da Festa em louvor da Padroeira do município, Nossa Senhora da Saúde.

A concentração dos vaqueiros acontece no Sítio Lagoa, às 8h00, com saída às 9h00, em cavalgada até o Santuário de Nossa Senhora da Saúde, no centro da cidade.

A Missa do Vaqueiro será celebrada às 10h00.

Após a missa, haverá entrega de prêmios e shows. As atrações musicais são Geninho Batalha, João Neto e Fabinho, Zé de Almeida, Olavo Silva e Manoel Cruz, com participação de Chameguinho & Nininho e de aboiadores da região.

Camisetas à venda na Secretaria da Paróquia de Tacaratu. O preço é R$ 40,00.
Informações/fotos: Facebook Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Saúde

Rodrigo Novaes anuncia aquisição de balança de grande porte para servir produtores de Petrolândia

Imagem
Neste sábado (16) o deputado Rodrigo Novaes anunciou em sua página do facebook aquisição de uma balança de grande porte, através de emenda de sua autoria, por parte da Secretaria de Agricultura do Estado de Pernambuco para servir os produtores de Petrolândia . Veja nota abaixo

Executando emenda de nossa autoria, a Secretaria de Agricultura do Estado adquiriu a balança para servir aos produtores da região.

Todos os dias milhares de quilos são perdidos na comercialização em razão da impossibilidade de a carga ser pesada. O prejuízo todos os anos é enorme.

Compartilho dessa alegria com todo o povo de Petrolandia, com todos os vereadores de nosso grupo, notadamente o meu primo vereador Rogerinho e nosso companheiro Fabiano Marques, que fizeram a solicitação.

Essa semana o equipamento chega ao IPA. Vamos providenciar a instalação o mais rápido possível.


Rodrigo Novaes

4ª CIPM prende assaltante em Petrolândia e apreende motos roubadas

Imagem
De acordo com o comandante da 4a.CIPM-Petrolândia, Major PM, Damião Laecio  silva é  natural de Serra Talhada e é acusado de varios roubos com emprego de arma de fogo na sua cidade natural, inclusive pego pelas câmeras de filmagens do correspondente bancário do Banco do Brasil, da mesma cidade, sendo preso em Petrolandia com 02 motos roubadas. 01 moto CG 150 , cor preta, placa KAH 7683 Serra Talhada e 01 moto XRE 300 , cor vermelha , placa PGS 0224, Triunfo; veja nota abaixo

No inicio da tarde de hoje (16) , após levantamento realizado pelo efetivo do Núcleo de Inteligência, Malhas da Lei da 4° CIPM com o apoio do Núcleo de Inteligência do 14° BPM. Em operação integrada com o efetivo do GATI e Gt de Operacoes, prenderam o induviduo de alta periculisidade, Damião Laecio silva , natural de Serra Talhada acusado de varios roubos com emprego de arma de fogo na sua cidade natural, inclusive pego pelas câmeras de filmagens do correspondente bancário do Banco do Brasil, da mesma cidade, send…

IPA realiza planejamento do Mãe Coruja 2016

Imagem
A equipe de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) realizou a primeira reunião de planejamento do programa Mãe Coruja 2016, na manhã da quinta-feira passada (14). O encontro foi na sede do Instituto e contou com a participação de 12 extensionistas, que articulam o Programa no Estado.

Durante a reunião, foi apresentado um instrumento de acompanhamento do Programa e reforçado a importância dos articuladores para assegurar a prestação dos serviços de Ater às famílias cadastradas no programa Mãe Coruja. Na ocasião, Eveline Cruz, foi a representante da coordenação do Mãe Coruja, e realizou um balanço do Programa e os desafios para este ano.

Juiz da Comarca de Petrolândia tem residência arrombada por menor na madrugada deste sábado

Imagem
De acordo com informações do comandante da 4a.CIPM-Petrolândia, Major PM Lenildo, o menor já foi preso mais de uma dezena de vezes pela 4ª CIPM
(Foto/arquivo: Lúcia Xavier).

Na madrugada deste sábado (16), o Juiz da Comarca em Petrolândia, Dr. Adriano teve sua residência arrombada por um menor; a informação foi publicada pelo Major PM Lenildo no grupo de whatsapp Polícia Amiga da 4a.CIPM-Petrolândia. Veja abaixo:

Na madrugada desta data (16), o Dr. Adriano, Juiz da Comarca em Petrolandia, informou ao comandante da 4 CIPM de possível arrombamento da residência do mesmo, naquela cidade. Imediatamente, foi acionado o Oficial de Operações, Núcleo de Inteligência e Malhas da Lei. Foi verificado que a residência havia sido violada e um aparelho Micro ondas subtraído. Diligências foram viabilizadas, conseguindo localizar o adolescente conhecido como "De menor" (contumaz em realizar furtos e roubos na cidade - e já foi preso mais de uma dezena de vezes pela 4 CIPM). O adolescente e o …

Compesa vai ampliar abastecimento de água em Porto de Galinhas e outras praias de Ipojuca

Imagem
A praia de Porto de Galinhas, um dos destinos mais procurados do Litoral Sul, terá o sistema de abastecimento de água ampliado. A obra, executada pela Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa, vai permitir um incremento de 800% na produção de água para o balneário. Além de Porto de Galinhas, o empreendimento também irá melhorar a distribuição de água nas praias de Muro Alto, Maracaípe e Nossa Senhora do Ó, todas localizadas no município de Ipojuca, e abrirá perspectiva para outras praias próximas que não contam com o atendimento da Compesa.

Com investimentos na ordem de R$ 32,8 milhões, a obra foi iniciada em outubro do ano passado e tem prazo de 12 meses para a sua conclusão. O empreendimento irá beneficiar cerca 60 mil pessoas e conta com recursos da Caixa Econômica Federal, com contrapartida do Governo do Estado de Pernambuco. “O aumento da oferta de água nessas praias irá impulsionar o turismo das localidades, gerando emprego e renda, além de melhorar a qualidade de vid…

Zika: Estados Unidos alertam gestantes a evitarem viagem ao Brasil

Imagem
O Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos emitiu um alerta para que mulheres grávidas evitem viajar ao Brasil e outros países onde há circulação do vírus Zika. A medida considerou os relatos do governo brasileiro de que há risco de as gestantes infectadas pelo vírus virem a ter filhos com microcefalia, uma malformação irreversível no cérebro. O vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

O alerta é direcionado a mulheres em qualquer estágio da gestação. Para as que não podem evitar o deslocamento e as que estão tentando engravidar, a orientação é que consultem um médico e sigam rigorosamente os conselhos sobre como evitar as picadas do mosquito.

MPPE e SES articulam ações de enfrentamento ao Aedes na região de Limoeiro e Nazaré da Mata

Imagem
Na próxima segunda-feira (18), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) vai promover um Fórum Regional de Enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, com a finalidade de estimular a criação de medidas emergenciais de combate à Dengue, Zika Vírus e Febre Chinkungunya, na escola Técnica Estadual de Limoeiro, às 9h. A iniciativa do MPPE reúne as 10ª e 11ª Circunscrições Ministeriais com sedes em Nazaré da Mata e Limoeiro, nas quais se encontram alguns municípios que são atendidos pela II Gerência Regional de Saúde (II Geres).
Foram convidados promotores de Justiça, prefeitos, secretários municipais, representantes das Câmaras de Vereadores, coordenadores dos agentes de endemias e de Saúde dos municípios Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Paudalho, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Nazaré da Mata, João Alfredo, Orobó, Surubim, Casinhas, Vertente do Lério, Tracunhaém, Passira, Salgadinho, Cumaru, Machados, Vicência e Feira Nova.

Câmara Técnica de Enfrentamento da Violência contra a Mulher realiza 1ª reunião de 2016

Imagem
A Câmara Técnica de Enfrentamento da Violência contra a Mulher do Pacto pela Vida realizou a primeira reunião de 2016, na última quinta-feira, 14 de janeiro, nas dependências do Conselho Estadual do Direito da Mulher, no Bairro do Recife. Participaram da reunião a Secretária Estadual da Mulher Sílvia Cordeiro e equipe, os membros da Câmara Técnica, o Secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco Pedro Eurico, e os representantes dos demais poderes presentes na ocasião.

Durante a reunião foram discutidos o ajuste do fluxo do 190-Mulher, e as competências dos atores envolvidos e o planejamento do Comitê para a Construção da Política Estadual de Atenção a Mulher em situação de privação de liberdade e egressas do sistema prisional, cujo objetivo de reformular as praticas vigentes no sistema prisional é contribuir para a promoção e garantia dos direitos das presas e reeducandas.

Plantas da Caatinga podem ajudar a combater Aedes aegypti

Imagem
Umburana
Duas plantas comuns na Caatinga – a cutia e a umburana – estão sendo estudadas por um grupo de pesquisadores do Instituto Nacional do Semiárido por terem compostos que funcionam como biopesticidas no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, do vírus Zika e da chikungunya. Os testes mostraram que os compostos dessas plantas são capazes de exterminar até 50% das larvas dos mosquitos, valor de referência para que sejam classificados como eficazes.

O coordenador da pesquisa, Alexandre Gomes, contou que desde 2011 um grupo de pesquisadores do Núcleo de Bioprospecção e Conservação da Caatinga vem estudando plantas desse bioma em busca de substâncias com propriedades larvicidas contra o mosquito. “Já sabíamos que os compostos aromáticos, ou terpenoides, reconhecidos a partir do cheiro forte de certas plantas, são inseticidas. Se eu pegar a folha da pitanga e amassar, por exemplo, vou sentir o cheiro da pitanga. O mesmo ocorre com o cravo da índia. Essas plantas têm um…

Receita Finna: Filé de peixe com molho bechamel de laranja

Imagem
Informe publicitário

Se você pensa que farinha de trigo serve apenas para fazer bolo, pão e pizza, você vai ficar surpreso com a receita de hoje. Trouxemos essa aqui, bem fácil, que com uma mãozinha da farinha de trigo Finna fica mais do que especial! Quer fazer algo diferente? Vai de filé de peixe!

Filé de peixe com molho bechamel de laranja

Ingredientes

Para o filé de peixe
500g de filé de peixe
Sal e pimenta do reino branca a gosto
Suco de ½ limão
A parte branca de 1 alho-poró cortado em rodelas bem fininhas
3 colheres de sopa de azeite de oliva

Petrolândia: Agora é só comemorar! Gabriela Carvalho foi aprovada em Medicina

Imagem
Não foram apenas as aptidões pessoais que motivaram Gabriella Carolina de Carvalho Gomes (16) a conquistar sua vaga no curso de Medicina da FMO (Faculdade de Medicina de Olinda), foi também um olhar para o mercado de trabalho, além do sentimento de tudo o que a profissão representa e proporciona à sociedade, que fez a aluna egressa do Ensino Médio+ (2015) alcançar, com êxito, o tão concorrido vestibular.

O caminho não foi fácil. Focada em fixar os assuntos vistos em sala de aula e contando com um ótimo suporte de ensino, Gabriella seguiu confiante em seu objetivo. “O Colégio Sete de Setembro forneceu grande incentivo e estrutura para que a aprovação pudesse ocorrer, em especial os professores Osman Ramalho, Ricardo Nogueira e Glória Aline por serem sempre proativos”, contou.

Gabriela Carvalho agradece, também, o apoio da família e dos amigos por sempre acreditarem em seu potencial, bases que, para ela, são essenciais na vida de qualquer estudante. Ao final da entrevista, a caloura ai…

Escorpiões e mosquitos entre as pragas urbanas mais perigosas é tema do 'Saúde com Ciência' veiculado pela Web Rádio Petrolândia

Imagem
Nova série do Saúde com Ciência, a ser apresentado de 18 e 22 de janeiro de 2016, completa trilogia sobre problemas relacionados ao contato com animais que frequentam zonas rural e urbana. O programa Saúde com Ciência é veiculado de segunda a sexta pela Web Rádio Petrolândia (http://webradiopetrolandia.com.br/), durante a programação. 

A quantidade de lixo produzida pelos seres humanos, a falta de predadores naturais e a existência de ambientes que servem de proteção, como terrenos baldios, são alguns fatores que facilitam a presença das chamadas pragas urbanas. Mais comuns em cidades de médio e grande porte, elas se proliferam com rapidez e oferecem riscos à saúde humana.

Um desses animais é o escorpião amarelo, habitante mais frequente das regiões Sudeste e Centro-Oeste e um dos principais causadores de acidentes domésticos graves no país. O coordenador do Serviço de Toxicologia do Hospital João XXIII, Délio Campolina, lembra que o escorpião teve facilidade na adaptação ao ambiente u…

Tacaratu: Decisão do 13º Campeonato Municipal acontece neste sábado (16)

Imagem
Decisão das duas divisões serão realizadas no Estádio Piçarrinha de Tacaratu (Fotos: Assis Ramalho)

Será realizado neste sábado (16) no Estádio Piçarrinha, em Tacaratu, no Sertão de Pernambuco, a grande decisão do 13º Campeonato Municipal. As emoções da competição começarão mais cedo, a partir das 13:30h com a decisão do Campeonato Tacaratuense da 2ª divisão entre as equipes do Internacional e Cruzeiro.
Logo após, acontecerá a tão esperada decisão da 1ª divisão onde o Santa Cruz de Caraibeiras enfrentará a equipe do Nova Geração. Pela importância das duas decisões, é esperado um grande público que deverá lotar o charmoso e lendário Estádio O Piçarrinha. 
O curioso da competição, que teve início no ano passado, é que duas das mais tradicionais equipes do futebol de Tacaratu, Canarinho e Palmeiras, ficaram no meio do caminho e sequer chegaram a final do 13º Campeonato de futebol da charmosa e histórica cidade Serrana.
O Campeonato tem o apoio da Secretaria de Esportes do Município.

Notí…

MPPE recomenda que Conselho Tutelar de Ibimirim adote medidas para adequar funcionamento e prestar melhores serviços às crianças e adolescentes

Imagem
Para os casos que forem considerados urgentes, o representante do MPPE recomendou que os interessados sejam atendidos pelo Conselho Tutelar a qualquer momento.
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao Conselho Tutelar do município de Ibimirim, representado por seus cinco integrantes, que adote uma série de medidas relativas ao bom funcionamento do órgão e à eficiência na assistência que é prestada às crianças e adolescentes na cidade.

De acordo com o promotor de Justiça Filipe Wesley Leandro Pinheiro da Silva, os conselheiros tutelares deverão atender às crianças e adolescentes com absoluta prioridade, além de não se negar a orientar e aconselhar os pais e responsáveis. Além disso, o atendimento prestado deve ser desjudicializado e desburocratizado, de modo a permitir a atuação do órgão assim que a situação de risco seja conhecida.

Nove pessoas são detidas durante operação desencadeada em cinco cidades do Sertão de AL

Imagem
Delegacia de Delmiro Gouveia - AL
Uma megaoperação envolvendo as forças de segurança pública de Alagoas foi realizada durante todo o dia e o início da noite desta sexta-feira (15), nos municípios de Inhapi, Mata Grande, Delmiro Gouveia, Água Branca e Pariconha. Nove pessoas foram detidas, entre elas duas por embriaguez ao volante, uma por porte ilegal de arma de fogo e outra por ser foragida da Justiça do estado de São Paulo.

Durante a ação, denominada “Operação Presença”, foram realizadas abordagens a pedestres e condutores de automóveis em vários pontos das cidades, principalmente naqueles considerados críticos. Dos presos, apenas um teve o nome divulgado, que é Daniel das Neves Nascimento Santos, 27, foragido da Justiça do estado de São Paulo.

Os trabalhos fazem parte de uma recomendação do governador Renan Filho e foram comandados pessoalmente pelo secretário de estado da segurança pública, Alfredo Gaspar de Mendonça. A ação foi coordenada pelo delegado Rodrigo Rocha Cavalcanti, t…

Zika e gravidez: tire dúvidas sobre a relação entre o vírus e a microcefalia

Imagem
Apenas uma em cada quatro pessoas apresentam sintomas de infecção por zika. As gestantes que viajarem para áreas onde circula o Zika devem mencionar isso durante suas consultas pré-natais.
No fim do ano passado, o Ministério da Saúde estabeleceu a relação entre o aumento da microcefalia no Nordeste do país e a infecção pelo vírus Zika. Essa associação levou a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) a emitir um alerta epidemiológico, atualizando as recomendações sobre a vigilância do vírus.

Neste momento, as autoridades de saúde brasileiras, com apoio da OPAS/OMS, estão investigando o efeito que o Zika poderia ter sobre os fetos. Confira abaixo respostas às principais dúvidas sobre o vísrus Zika e microcefalia elaboradas pela OPAS/OMS:

1. Como o vírus Zika afeta mulheres grávidas e fetos?

As grávidas têm o mesmo risco que o resto da população de serem infectadas com o vírus Zika, que é transmitido pela picada de um mosquito contaminado. Muitas delas pod…

Barbie, “brinquedo” tirano

Imagem
"Com a chegada da Barbie as meninas passaram a experimentar, em suas brincadeiras, a falsa ideia de que as mulheres adultas podiam ser o que desejassem: médicas, astronautas, bailarinas – desde que fossem magras e belas. A boneca parece ter virado o jogo, passando a ditar não só as regras das brincadeiras como também os desejos das meninas, esgotando em seu corpo magro, oco e de plástico as possibilidades de ser e de brincar. A Barbie diz para as meninas que para ser é preciso ter… carro conversível, coleção de sapatos, namorado sarado e muitos acessórios", escreve Lais Fontenelle Pereira, psicóloga, em artigo publicado por Outras Palavras, 14-01-2016.
Eis o artigo.

Barbie: uma imagem que aprisiona. Esse é o título do meu trabalho de conclusão de curso de Psicologia, há quase duas décadas. Essa boneca sempre chamou minha atenção. Não pelos modelitos que exibia ou por seus 10 cm de quadril e 12,5 de busto, mas pelo que ela representa para várias gerações de meninas ao redor …

Juazeiro: Vereador Caffé credita ao empenho da comunidade as realizações no João Paulo II

Imagem
“Não me venham falar ou perguntar quem é o pai da criança. Todos os ex-vereadores deste bairro trabalharam pelo seu desenvolvimento” – disse na manhã de hoje (sexta, 15/01/16), o Vereador Antônio Tibúrcio Caffé na solenidade de inauguração da Rua da Saudade no Bairro João Paulo II, principal base eleitoral do vereador, quando discursou representando a Câmara de Juazeiro.

A Rua da Saudade é a via de acesso ao cemitério local e era objeto de reivindicação de todos os vereadores e líderes comunitários do bairro e foi calçada, sinalizada e urbanizada pelo atual prefeito Isaac que também mereceu elogios do Vereador Caffé: “Nunca é demais afirmar que o prefeito Isaac foi o prefeito que mais fez pelo João Paulo II” – citando as creches, o saneamento, o asfalto da Avenida Manoel Borges e creches poliesportivas. Para Caffé “não interessa se foi Biriba, Mozaniel ou Jane (ex-vereadores do bairro); não interessa se foi o Presidente da Associação, o que vale mesmo é a voz do povo, que pediu, recl…

Disque-Denúncia oferece R$ 5 mil por pista sobre morte de menina em Petrolina

Imagem
A menina estudava no colégio onde foi morta e era filha de um professor da instituição (Foto: Reprodução/Internet)
Uma recompensa de R$ 5 mil está sendo oferecida pelo Disque-Denúncia de Pernambuco para quem repassar informações sobre a morte da menina Beatriz Angélica Mota, 7 anos, assassinada a facadas no último dia 10 de dezembro durante uma festa no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Petrolina, no Sertão pernambucano.

Na última quarta-feira (13), o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Antônio Barros, foi até Petrolina, onde comandou uma reunião com todos os responsáveis pela investigação do caso no município. Pouco mais de um mês após o crime, ninguém foi preso. Um morador de rua chegou a ser detido durante a apuração do caso, mas foi liberado por falta de provas.

Confira as manchetes dos principais jornais do país neste sábado, 16 de janeiro de 2016

Imagem
O Blog de Assis Ramalho apresenta as manchetes dos principais jornais do país neste sábado, 16 de janeiro de 2016; Confira
Diário de Pernambuco: Detran-PE reajusta preços de todos os serviços
Folha de Pernambuco: Suspeito de estupro em Fernando de Noronha é preso Tribuna Hoje-AL: Sargento da Polícia Militar de Alagoas é assassinado durante assalto em IgaciGazeta de Alagoas: Municípios criam sites fantasmasDiário do Nordeste-CE; Chuvas recarregam açudes do CearáCorreio da Bahia: Ladrão aproveita Lavagem do Bonfim para furtar computador de deputada na AssembleiaTribuna da Bahia: Ex-integrante da Bando de Teatro Olodum é morto a tiros
O Globo: De olho nas eleições em 2018, Alckmin se aproxima do MSTO Dia-RJ: Decisão do Carioca pode ser realizada em outro estadoExtra-RJ: PMs e ex-PM são acusados de envolvimento com roubo de cargas no Rio
Folha de São Paulo; Alckmin prevê menos investimentos em 2016 e retomada até 2019O Estado de São Paulo: Brasil registra três mortes por chikungunyaCorreio Bra…

Confira resultado das loterias da Caixa de sexta-feira (15); Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira

Imagem
Clique>Veja loterias da Caixa sorteadas na sexta (15), e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira
, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.

Publicidade