segunda-feira, março 07, 2022

Mais de 1,7 milhão de pessoas já fugiram da Ucrânia, a maioria é de mulheres e crianças


Mais de 1,7 milhão de ucranianos fugindo da invasão da Rússia cruzaram até agora para a Europa Central, disse a agência de refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta segunda-feira (7), enquanto outros milhares cruzavam as fronteiras.

A Polônia - que tem a maior comunidade ucraniana da Europa Central-- recebeu mais de 1 milhão de refugiados ucranianos desde o início do conflito em 24 de fevereiro, com o marco ultrapassado no domingo.

"Hoje, às 20h, o número de pessoas que escaparam da Ucrânia para a Polônia ultrapassou um milhão", tuitou o serviço de guarda de fronteira polonês na noite de domingo (6).

"Este é um milhão de tragédias humanas, um milhão de pessoas expulsas de suas casas pela guerra."

Um total de 1.735.068 civis - a maioria mulheres e crianças, já que os homens ficaram no país para lutar- cruzaram a fronteira para a Europa Central, disse o Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

Petrolândia: Dr. Paulo Sobreira (Pediatra) atende na Climagem às terças e quintas-feiras a partir das14h; agende já a sua consulta

 

A CLIMAGEM - Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem, informa que Dr. Paulo Sobreira (Pediatra) atende às terças e quintas-feiras a partir das14 horas.

As consultas podem ser agendadas no local ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164.

Em meio à guerra exemplos incríveis de amor e dedicação se destacam, dono de abrigo se nega a deixar Ucrânia para cuidar de seus 450 animais e ‘prefere morrer’ do que deixá-los


Um homem na Ucrânia foi chamado de “herói” por escolher ficar com os 400 animais em seu abrigo em Kiev, apesar da invasão russa ao país. Andrea Cisternino, um fotógrafo que se tornou dono de resgate de animais de Roma, Itália , disse que “prefere morrer” do que deixar os animais, que incluem cães, gatos, ovelhas e cabras, no refúgio.

Em seu Facebook, Cisternino vem compartilhando atualizações sobre sua situação para seus mais de 70 mil seguidores. Em um post ele disse: “Vou morrer aqui pelos meus animais … Tenho que pensar em salva-los, são 400 animais que merecem ser protegidos a qualquer custo.”


Apesar de ver helicópteros militares russos voando perto de seu abrigo, Cisternino permaneceu e vem postando atualizações regulares sobre ele e seus animais. Em um post da primeira noite da invasão, ele disse: “Aqui é toque de recolher das 22h às 19h, está tudo desligado, abrigo no escuro, casas com pouca luz, escuro aqui, mais explosões há pouco, vamos ter esperança de uma noite tranquila.”

Ele foi descrito como um “herói” por seus apoiadores. Um usuário disse: “Toda nossa solidariedade, sua dor é nossa e esperamos que todo esse absurdo cesse por respeito às vidas humanas”.

De acordo com uma atualização de outro usuário do Facebook, Cisternino, sua esposa e outras três pessoas que buscam refúgio no santuário estão “bem” apesar das batalhas ao redor e têm suprimentos para si e seus animais.

Por IstoÉ

Guerra continua: Reunião entre russos e ucranianos termina sem acordo para cessar-fogo



A terceira reunião entre russos e ucranianos terminou, mais uma vez, sem acordo de cessar-fogo. Negociadores dos países, no entanto, concordaram em “organizar” melhor os “corredores verdes”, que são rotas de fuga humanitárias.

O porta-voz da delegação ucraniana, o conselheiro presidencial Mykhailo Podoliyak, afirmou que há uma “pequena e positiva” melhora.

“Continuamos com as consultas intensivas sobre o bloco político básico dos regulamentos, juntamente com um cessar-fogo e garantias de segurança”, disse.

O encontro ocorreu em Belarus, país aliado do presidente russo, Vladimir Putin. A conversa começou pouco depois do meio-dia desta segunda-feira (7/3), pelo horário de Brasília.

Tropas russas

Petrolândia e região: Motorista de caminhão procura emprego

Informação: Andreilson Flávio de Souza
Contato: 87 9900-9405

Petrolândia: Procura-se carteira de habilitação (CNH) em nome de Agripino Lima Silva


Procura-se uma carteira de habilitação (CNH)  pedida em Petrolândia.

O proprietário solicita a quem encontrou ou encontrar, por gentileza, entrar em contato pelo fone: 87 9.9928-5238

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Agripino Lima Silva

Lei do deputado Fabrizio Ferraz garante mais segurança ao consumidor na realização de serviços automotores



Nesse final de semana, publicada em diário oficial a lei n° 17.694/2022, que assegura ao consumidor o direito de acompanhar a realização dos serviços de revisão e manutenção veicular. O deputado estadual Fabrizio Ferraz foi o autor do projeto de lei que deu origem à legislação.

“ Essa iniciativa surgiu de uma experiência pessoal, quando pude identificar que havia falta de transparência com o consumidor no momento em que se realiza algum serviço veicular. É mais do que justo que o cidadão, se assim o quiser, possa acompanhar de perto a execução do trabalho”, afirmou Ferraz.

De acordo com o texto da lei “é direito do consumidor acompanhar a realização dos serviços de revisão e de manutenção veicular, desde que sejam observadas integralmente as orientações de segurança e de circulação apresentadas pelo profissional responsável do estabelecimento”. Em caso de impossibilidade, a norma também prevê a viabilidade de remarcação do serviço sem que haja nenhum ônus às partes envolvidas. A medida entra em vigor após 45 dias da data de sua publicação.

Sargento da Polícia Militar é assassinado a tiros na BR-101, em Sergipe


O 3º sargento da reserva remunerada da Polícia Militar de Sergipe, Roberto Carlos Bio, de 57 anos, foi morto a tiros e o filho dele ficou ferido, no quilômetro 122, da BR-101, no município de Itaporanga D’Ajuda, na noite de domingo, 6.

 A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Secretaria de Segurança Pública.

As vítimas passavam pela rodovia quando teriam parado para ajudar um motociclista que estava no acostamento. O condutor teria efetuado quatro tiros de pistola 9 mm na região do tórax da vítima.

O homem também atirou contra o filho do policial, que correu para a vegetação e foi atendido posteriormente pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em seguida. Ele não corre risco de morte.

O Instituto Médico Legal (IML) recolheu o corpo do policial, que já foi liberado para o sepultamento. O velório e o enterro serão realizados no município de Lagarto.

Após o crime, o homem abandonou o veículo e fugiu. As buscas continuam para localizá-lo. Informações e denúncias podem ser repassadas pelo Disque-Denúncia (181). O caso será investigado pela Polícia Civil.

Por g1 SE

Prefeito de cidade vizinha a Kiev é morto pelos russos na guerra



O conselho municipal da cidade de Hostomel (ou Gostomel, em outra tradução), que fica no subúrbio da capital ucraniana, Kiev, informou nesta segunda-feira (7/3) que o prefeito local, Yuri Illich Prylypko, foi morto pelas tropas russas na guerra.

De acordo com a página oficial da cidade, que fica a poucos minutos da capital, o prefeito “foi morto distribuindo pão aos famintos e remédios aos doentes”.

Outras duas pessoas que estavam com o prefeito no momento de sua morte, identificados como Ruslanom Karpenkom e Ivan Zorya, também foram baleados e não resistiram, informou a página do conselho.

O maior avião do mundo

Foi no Aeroporto de Hostomel que os russos bombardearam e destruíram o Antonov An-225. O avião cargueiro era o maior do mundo e foi atingido durante um bombardeio no domingo da semana passada 

Por R7 Brasil


Barril de petróleo supera US$ 130 e gás na Europa tem alta de 79%

Funcionário em um poço de gás no campo de petróleo, gás e condensado da Gazprom, na Rússia Foto: Andrey Rudakov / Bloomberg

Os preços do petróleo operam em forte alta, a cotação do gás disparou na Europa e as Bolsas de Valores europeias e asiáticas operam em queda diante de o temor de uma escalada nas sanções ocidentais à Rússia pela invasão da Ucrânia. O barril do tipo brent chegou a US$ 139 na madrugada desta segunda-feira, um recorde.

Os Estados Unidos informaram no domingo que estão negociando com a Europa um bloqueio ao petróleo russo. A compra de petroleo e gás da Rússia não foi alvo das sanções iniciais justamente pelas consquências que tal medida teria nos preços internacionais.

A Rússia responde por cerca de 8% do fornecimento mundial de petróleo.

Confira manchetes dos principais jornais do país desta segunda-feira 07 de março de 2022

Laudos do exame do corpo de Paulinha Abelha apontam morte por meningoencefalite



Os laudos da morte da cantora Paulinha Abelha, artista da banda 'Calcinha Preta', apontam que uma das possíveis causas do falecimento da sergipana seria uma meningoencefalite, segundo informou matéria do "Domingo Espetacular" da TV Record.

Até então, a família da cantora ainda não havia informado quais as causas diagnosticadas nos exames conduzidos pela equipe médica que acompanhou o caso de Paulinha. "É muito difícil chegar aqui, olhar, querer deitar e lembrar dela. Eu não consigo mais, não durmo direito", revelou o marido da artista, Clevinho Santos, que lamentou o falecimento da cantora.
INFLAMAÇÃO GENERALIZADA

Segundo os laudos, um processo inflamatório generalizado em múltiplos órgãos foi o que levou Paulinha a ser entubada e levada a uma Unidade de Tratamento Intensiva (UTI). Após dias de internação, a morte dela foi confirmada no último dia 23 de fevereiro.

Uma inflamação no cérebro e nas membranas que o revestem também foi apontada pelos relatórios, o que, segundo especialistas, pode indicar infecções fúngicas, bacterianas e até parasitárias. Entretanto, nenhuma infecção desse tipo foi vista no corpo de Paulinha.

Além da meningoencefalite, a cantora também teve hipertensão craniana, insuficiência renal aguda e hepatite.

TEMPESTADE MEDICAMENTOSA

Os laudos da morte de Paulinha também vieram acompanhados de exames toxicológicos realizados no corpo da cantora.

Junto com as prescrições médicas da artista, foi vista a presença do Venvanse, remédio utilizado para Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH). Entre os efeitos adversos do medicamento, está a perda do apetite.

"Ela tinha uma verdadeira psicose com a questão do emagrecimento, até porque ela tinha essa questão da retenção líquida", comentou Bell Oliver, companheiro de banda de Paulinha na 'Calcinha Preta'.

Segundo os médicos, então, Paulinha pode ter passado por uma hepatite medicamentosa. Porém, ainda não se sabe qual problema teria se manifestado primeiro, o neurológico ou hepático.

Por Diário do Nordeste
 

Petrolândia: MedClinic informa agenda de atendimento da semana; confira e marque a sua consulta


A MedClinic - Clínica Especializada informa atendimento para essa semana, de 07 a 11/03/2022; CONFIRA ABAIXO!

Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879

A MedClinic está localizada em Petrolândia na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.

Bombeiros fazem buscas por Mailson Fernandes, desaparecido de Paulo Afonso /BA há 12 dias

 

Equipes do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar procuraram por Mailson Fernandes que desapareceu desde o último dia 22 de fevereiro, após sair do local de trabalho, no Centro de Paulo Afonso. As buscas começaram às 9:50 da manhã e seguiram até 13:40 e foram realizadas por duas equipes.


“Uma equipe observou trechos do rio São Francisco nas proximidades da Usina Piloto, do Grande Hotel na Vila Nobre e na Prainha. Outra equipe observou áreas da Usina PA4, da Ponte Metálica e da Queda do Ventura”, informou o relatório da corporação.

Segundo o grupamento, “apesar da grande área percorrida nada foi encontrado”. Participaram das buscas o Ten BM Aragão, Sgt BM Dos Anjos, Sgt BM Trindade, Sd BM Rondineli, Sd BM Aristóteles, Sd BM Alisson e Sd BM Cruz.

Mailson Fernandes é casado e pai de dois filhos. Quem tiver informações sobre o paradeiro dele, pode ligar para a irmã, Márcia Fernandes, que é sargento da Polícia Militar pelo WhatsApp (75) 98865-1631.

“Deus não irá perdoar”, Não hoje. Não amanhã. Nunca. E em vez de perdão, haverá julgamento.”diz presidente da Ucrânia



Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, fez pronunciamento via redes sociais destacando o período de QuaresmaReprodução/Facebook

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, publicou novo vídeo no Facebook neste domingo (6), o último antes da Quaresma. Na mensagem, o líder fala sobre perdão, mas diz que Deus não irá perdoar a Rússia pela invasão ao seu país.

“Hoje é o Domingo do Perdão. Mas não podemos perdoar as centenas e centenas de vítimas. Nem os milhares e milhares que sofreram”, disse. “E Deus não perdoará. Não hoje. Não amanhã. Nunca. E em vez de perdão, haverá julgamento.”

Zelensky acusou a Rússia de planejar “assassinato deliberado” no bombardeio do território ucraniano.

“Para amanhã, a Rússia anunciou oficialmente o bombardeio de nosso território, nossas empresas. A maioria foi construída décadas atrás pelo governo soviético, construída nas cidades. E agora eles estão no meio de um ambiente urbano comum”, disse Zelensky. “Milhares de pessoas trabalham lá. Centenas de milhares vivem nas proximidades.”

Ele acrescentou: “Isso é assassinato. Assassinato deliberado.”

Um vídeo publicado nas redes sociais no sábado (5) mostrou partes de uma fábrica de tanques ucraniana nos arredores de Zhytomyr, na Ucrânia (cerca de 140 quilômetros a oeste da capital Kiev) que foi destruída após ataques militares russos.

Zelensky disse que não teve notícias de nenhum aliado no domingo. “E eu não ouvi uma reação de nenhum líder mundial hoje. De nenhum político ocidental. Não há reações a este anúncio. Pense na sensação de impunidade dos ocupantes: eles anunciam as atrocidades planejadas. Por que?”

O Ministério da Defesa do Reino Unido disse no domingo que a Rússia está mirando em áreas povoadas na Ucrânia “prováveis” como um esforço para quebrar o moral do país.

Via Metrópoles