quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Petrolândia: Irisvânia Vandete de Souza é ganhadora de um Iphone 7 sorteado pela FranckEletro

Irisvânia (no centro) é a ganhadora do Iphone 7 sorteado pela FranckEletro (Fotos: Assis Ramalho)

Moradora da Quadra 06 de Petrolândia, Irisvânia Vandete de Souza foi agraciada na tarde desta quinta-feira, 30 de setembro, com 01 (um) aparelho celular Iphone 7, sorteado pela loja FranckEletro. 

Após o sorteio realizado em live no Instagram da loja, a cliente compareceu à FranckEletro e recebeu seu brinde. 

Confira o momento do sorteio no vídeo abaixo. 


A FranckEletro vai realizar mais dois sorteios entre os clientes da loja em 2021. No dia 31 de outubro o prêmio do sorteio é 01 (um) Iphone 8. Em 24 de dezembro, véspera de Natal, o prêmio será 01 (um) Iphone 11. Compre produtos para renovar o seu lar e participe!

A FranckEletro está localizada na Avenida Auspício Valgueiro Barros, Quadra 10 de Petrolândia, próximo à Lotérica Nogueira.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Empresas têm novas regras para indicar redução no volume dos produtos

Medida vale para mercadorias como refrigerantes e produtos de limpeza

O Ministério da Justiça e Segurança Pública estabeleceu novas regras para que as empresas informem aos consumidores, de forma clara e transparente, eventuais reduções da quantidade de produtos embalados.

A Portaria 392 foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (30) e amplia de três para seis meses o tempo mínimo durante o qual os fabricantes devem, obrigatoriamente, informar qualquer mudança quantitativa nos produtos que comercializam, independentemente da alteração afetar o preço.

De acordo com o texto, eventuais mudanças deverão estar sinalizadas na parte da frente da embalagem, com letras legíveis e grandes, em negrito e em cor contrastante com o fundo do rótulo.

A medida se aplica a itens como, por exemplo, biscoitos, refrigerantes, produtos de higiene pessoal e limpeza, dentre outros adquiridos em estabelecimentos físicos. Além disso, os efeitos da portaria se aplicam também a produtos comercializados por meios eletrônicos.

Centro de Convenções de Pernambuco com novo estacionamento na volta das feiras

Complexo de eventos administrado pela Empetur passa a contar com sistema automatizado de acesso de veículos e motos e dez caixas para pagamento do tíquete (Foto: Matheus Ribeiro)

O Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon) volta a receber feiras de negócios e eventos em seu pavilhão, nesta sexta-feira (1º), com a abertura da XXIII Bienal do Livro de Pernambuco, às 12h. O retorno às atividades se dá com novidades para o público com relação ao estacionamento do complexo. Buscando oferecer mais conforto ao público, o setor passa a operar com sistema automatizado e dez caixas para pagamentos do tíquete, com atendimento pessoal e por meio de totens.

“Estamos muito felizes com a retomada dos eventos no Cecon, especialmente das feiras de negócios. Temos duas feiras neste início de outubro, a Bienal e a Agrinordeste, que são duas iniciativas consolidadas, com público cativo. Poder oferecer mais conforto para o público no nosso estacionamento é muito bom. Temos certeza de que a novidade agradará a todos, participantes e organizadores”, destaca o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

O público poderá acessar o estacionamento por nove catracas localizadas em duas entradas, nas seguintes vias: Av. Agamenon Magalhães (próximo ao Classic Hall) e Av. Professor Andrade Bezerra (após a rampa da Empetur). Já a saída poderá ser por seis catracas instaladas na Av. Professor Andrade Bezerra (próxima ao Mirabilandia) ou outras duas, que funcionarão na Rua Alemanha.

Adagro intensifica orientação e fiscalização sobre uso e transporte da “cama de aviário”

O produto pode ser usado apenas como adubo orgânico. O tratamento, transporte e a utilização do material na adubação do solo são regulamentados pela Portaria Adagro Nº 31 (maio/2014), que visa combater a ocorrência da praga "Mosca dos Estábulos"

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro/PE), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), intensifica a fiscalização em todo o Estado para evitar que a cama de aviário, mais conhecida como “cama de frango”, seja utilizada como alimento para ruminantes. A prática é proibida pela legislação federal e estadual que regulamentam também o transporte e a utilização correta como adubo orgânico com o objetivo de evitar a incidência da mosca-dos-estábulos em municípios da Mata Sul e Agreste.

Diante da divulgação dos casos recentes de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como “mal da vaca louca”, em Minas Gerais, a Adagro vem recebendo denúncias de comercialização irregular de cama de aviário em feiras de animais, bem como de fornecimento para alimentação dos ruminantes. Ao mesmo tempo, áreas próximas às plantações que usam a cama como adubo, vêm registrando alta concentração da mosca-dos-estábulos. Para garantir que a regulamentação seja cumprida, evitando risco de doenças e infestação das moscas, intensificamos o trabalho de orientação e autuação com vistorias em propriedades e bloqueio nas rodovias”, detalha o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.

Desde maio de 2014, por meio da Portaria Adagro Nº 31, é obrigatória a fiscalização estadual nas granjas que produzem e comercializam a "cama de aviário" e nas regiões que a utilizam para a adubação. O produto pode ser utilizado como adubo desde que o tratamento adequado para inibição da proliferação das moscas e inativação dos agentes patógenos que podem provocar doenças. A legislação torna obrigatória a cobertura completa e imediata da "cama de aviário", com uma camada de solo, quando da sua utilização como adubo orgânico.

Augusto Coutinho e Antônio Fernando anunciam Estação de Tratamento de Água em Ouricuri


Graças ao trabalho de articulação do deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade-PE) e o do deputado estadual Antônio Fernando (PSC), o Governo de Pernambuco autorizou a licitação para a reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água Voluntários da Pátria, em Ouricuri. A obra da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) terá um investimento de R$ 20 milhões. “Essa obra é de fundamental importância para o fornecimento de água para comunidades rurais ao longo do Sistema Adutor do Oeste e de todo Araripe. Nosso mandato luta em Brasília pela melhoria das condições de vida do homem sertanejo”, comemorou Augusto Coutinho.

O deputado estadual Antônio Fernando lembrou, ainda, da parceria com a gestão do governador Paulo Câmara (PSB), que atendeu o pleito dos dois parlamentares. “Essa parceria foi de fundamental importância para o abastecimento do Sertão do Araripe. A reforma e ampliação dessa estação de tratamento vai reduzir a concentração de poluentes na região, tornando a água própria para consumo e abastecimento da população”, destacou Antônio Fernando. A licitação já foi publicada pelo Diario Oficial do Estado de Pernambuco.

Petrolândia: Vereador Evaldo José de Sá (Evaldo da Melancia) solicita ao prefeito Fabiano Marques atualização de cadastros aos moradores da zona rural

Foto: Assis Ramalho/BlogAR

O vereador Evaldo José de Sá (Evaldo da Melancia, do Solidariedade) apresentou em Sessão Oridinária da Câmara Municipal de Petrolândia, realizada na manhã desta quarta-feira (29/09/2021),Indicação dirigida ao prefeito Fabiano Marques (PDT) para solicitar providências do Executivo, efetiva viabilização/atualização de cadastros, aos moradores da agrovila 05 do Limão Bravo, bem como, à Comunidade do Angico e demais agrovilas da região, visando, neste sentido, observar as necessidades e carências decorrentes daquela população local.

Veja abaixo a íntegra da indicação Nº 100/2021 do vereador Evaldo José de Sá (Evaldo da Melancia, do Solidariedade)
Atual quadro de vereadores de Petrolândia (legislatura 2021/2024) - Imagem/Câmara de vereadores

Por Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Ass/Câmara Municipal de Petrolândia

Tacaratu recebe visita do governador Paulo Câmara nesta sexta (1º/10) com anúncio de ações para a cidade


Foto: Arquivo Assis Ramalho

Na tarde desta sexta-feira (1º), o governador Paulo Câmara e comitiva visitarão o município de Tacaratu, no Sertão de Itaparica, para anúncio de novas ações para o município. O evento será realizado na Praça da Igreja Matriz e a previsão de início é às 14h30.

Antes do compromisso em Tacaratu, o governador participará do evento Governo Presente em Petrolândia, no início da manhã, e se dirigirá ao vizinho município de Jatobá, onde também serão anunciadas várias ações.

Confira abaixo a agenda do evento em Tacaratu.

1. Assinatura de Autorização de Licitação de Projeto da PE-375 (Entrada BR-316/Inajá - Caraibeiras/Tacaratu - Entrada BR-110 para Petrolândia);
2. Assinatura de Autorização para Execução do Projeto para Ampliação do Sistema Produtor Integrado Jatobá - Tacaratu;
3. Assinatura de Autorização de Liberação de Recursos para Implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário na Sede de Tacaratu;
4. Assinatura de Autorização de Liberação de Recursos para Abastecimento das Comunidades Rurais;
5. Anúncio da Oferta de Oficinas Profissionalizantes para Pessoas em Situação de Vulnerabilidade;
6. Anúncio da Disponibilização de Veículo com Motorista, para atender as crianças do Programa "Olhas para as Diferenças";
7. Assinatura de Ordem de Serviço para Construção de Quadra Coberta na Escola Indígena Princesa Isabel;
8. Assinatura Autorização de Licitação para Construção de 3 Quadras Cobertas (Escola Estadual Sérgio Magalhães, Escola Juazeiro e EREM Júlia Gomes de Araújo);
9. Autorização de Licitação para Reforma e Ampliação da Escola João Batista Vasconcelos;
10. Assinatura de Autorização para Execução das Obras do Campinho Pernambuco;
11. Anúncio da Emenda do Deputado Estadual Fabrizio Ferraz no valor de R$ 200 mil para Aquisição de Ambulância.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Assessoria do Governo de Pernambuco

Petrolândia: Prefeitura promove Festival da Terceira Idade com grande participação





EVENTO ACONTECEU NESTA QUARTA-FEIRA (29) NO ESTÁDIO MANOEL ANÍSIO DA MOTA ''O GALEGÃO''

Festival da Terceira Idade 

Mais um importante evento foi promovido pela gestão municipal. Nossos idosos participaram de uma tarde bastante alegre nesta quarta-feira (29).

O prefeito Fabiano Marques esteve presente no evento, ressaltou a importância de promover políticas sociais e de inclusão para os idosos de Petrolândia.

Aqui tem cuidado, trabalho e alegria! Uma nova história. 

Divulgação: Prefeitura de Petrolândia

Brasil registra 1,4 milhão de novos negócios de maio a agosto de 2021


O Brasil alcançou a marca de 1,4 milhão de novos negócios abertos, de maio a agosto de 2021. Nesse período, o saldo positivo de empresas em funcionamento no país chegou a 936.229. O saldo é a diferença entre todos os negócios abertos (1.420.782) e fechados (484.553) no período. O total de empresas ativas no Brasil é de 18.440.986. Os dados são do Boletim do Mapa de Empresas do Ministério da Economia, divulgado nesta quinta-feira (30).

De acordo com o boletim, o último quadrimestre segue a tendência já observada nos períodos anteriores, em que o número de empresas abertas ultrapassou a marca de 1 milhão. O crescimento registrado nos meses de maio a agosto de 2021 representa aumento de 1,9% em relação ao quadrimestre anterior e de 26,5% em comparação com o mesmo período de 2020.

Segundo o Ministério da Economia, o Mapa de Empresas aponta ainda que a Região Norte é um dos destaques na abertura de empresas no país no período de maio a agosto, com quatro estados entre os cinco primeiros no ranking que mede o crescimento percentual de negócios abertos. O Acre foi o estado que apresentou o maior crescimento percentual no período, com aumento de 26,6% em relação aos primeiros meses de 2021 e de 41,7% quando comparado com o segundo quadrimestre de 2020. Em seguida, no ranking estão os estados do Amapá, Rondônia, Alagoas e Roraima.
Setores

Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta sexta (1º) a partir das 08h00; Confira novos serviços em ortopedia e agende sua consulta

 

A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta sexta-feira 1º de outubro de 2021, a partir das 08h00.

Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.

DR. Érico Herbert também atende na Policlínica às quartas-feiras a partir das 14h;00 horas.

Petrolândia recebe Paulo Câmara em agenda do Governo Presente nesta sexta (1º/10) com anúncio de ações no município

 

Governador Paulo Câmara em evento na EREM Maria Cavalcanti Nunes, em março/20017 (Foto: Arquivo Assis Ramalho)

Em agenda de dois dias no Sertão do Moxotó e Sertão de Itaparica, o governador de Pernambuco visitará Petrolândia, na manhã desta sexta-feira (1º/10), onde participará do evento Governo Presente.

Paulo Câmara estará presente no evento que vai acontecer na EREM Maria Cavalcanti Nunes, a partir das 9 horas da manhã. Na ocasião, o governador fará o anúncio de várias ações destinadas ao município. Confira abaixo a pauta do Governo Presente em Petrolândia.

1. Assinatura de Ordem de Serviço para Construção de Quadra Coberta da Escola Indígena Logradouro;
2. Assinatura de Autorização para Reforma e Ampliação da Escola Icó Mandantes (Educação Integrada);
3. Assinatura de Autorização de Implantação do Programa "Espaços 4.0" (Centro de Tecnologia e Inovação);
4. Assinatura de Autorização de Licitação para Construção de 2 Quadras Cobertas (Escola Estadual São Francisco e EREM Jatobá);
5. Assinatura de Autorização de Liberação de Recursos para Expansão de Rede de Abastecimento de Água da Comunidade Lagoa Velha;
6. Assinatura de Autorização de Liberação de Recursos para Implantação do Sistema de Abastecimento de Água no Bairro Novo Horizonte;
7. Anúncio da Oferta de Oficinas Profissionalizantes para Pessoas em Situação de Vulnerabilidade;
8. Anúncio de Repasse de Recursos de Cofinanciamento para Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no valor de R$ 10 mil;
9. Anúncio da disponibilização de veículo com motorista, para atender as crianças do Programa "Olhar para as Diferenças"
10. Anúncio de Autorização para Formalização de Convênio para Pavimentação ou Calçamento de Ruas no Município (R$ 1 Milhão);
11. Força Local (AD Diper): Assinatura de Convênio com a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Petrolândia - ASCCOPETERO (vai beneficiar associados e demais produtores de Petrolândia, Jatobá e Tacaratu);
12. Anúncio de Emenda do Deputado Estadual Rodrigo Novaes no valor de R$ 180 mil para Aquisição de Ambulância;
13. Assinatura de Autorização de Licitação da Obra de Requalificação da Orla.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Assessoria do Governo do Estado

Petrolândia: Criminosos usam WhatsApp falso em nome do prefeito Fabiano Marques para aplicar golpes

Criminosos tentam se passar por prefeito para aplicar golpes pela internet

Atenção!

Os números (87) 9 8152-5370 e (87) 9 9954-5655 estão sendo utilizados por criminosos em nome do prefeito Fabiano Marques, para aplicar golpe.

NÃO RESPONDA A NENHUMA MENSAGEM DESSE NÚMERO, A JUSTIÇA JÁ FOI ACIONADA.

Atenciosamente
Fabiano Jaques Marques

Policial militar, natural de Salgueiro, fica preso às ferragens e morre após viatura bater em poste e capotar na rodovia PE-60

O policial militar Cleibson Kilmen Oliveira de Souza, 25 anos, natural de Salgueiro, morreu em acidente de trânsito na noite dessa quarta-feira, 29, no município de Cabo de Santo Agostinho, próximo ao Porto de Suape, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Ele dirigia uma viatura da PM quando colidiu num poste e capotou o veículo.  -Foto/Blog do Alvinho Patriota

Viatura da Polícia Militar colide contra poste, e PM morre preso às ferragens - Foto: Reprodução NE10

Um policial militar, natural de Salgueiro, morreu e outro ficou ferido após a viatura que ocupavam capotar e colidir com um poste na PE-60, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, na noite dessa quarta-feira (29). De acordo com a Polícia Militar de Pernambuco, o acidente aconteceu durante uma operação policial.

Segundo Corpo de Bombeiros, acionado para a ocorrência por volta das 22h, o policial que morreu, identificado pela PM como Cleibson Kilmen Oliveira de Souza, de 25 anos, foi encontrado na viatura preso às ferragens já sem os sinais vitais.

O acidente aconteceu nas proximidades do Grupo de Energia Suape. De acordo com a PM, Cleibson estava na corporação há três anos e era lotado no 18º Batalhão, cuja área de atuação é nas cidades do Cabo e de Ipojuca.

O outro policial ocupante da viatura foi socorrido por uma equipe do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati). O nome dele não foi divulgado.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que ele foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cabo de Santo Agostinho - ainda não há informações sobre o estado de saúde.

Os bombeiros retiraram o corpo do PM morto das ferragens da viatura. Instituto de Criminalística (IC) e Instituto Médico Legal (IML) também foram acionados para o local do acidente.

Informações sobre velório e sepultamento do PM Cleibson serão divulgas posteriormente, de acordo com a corporação.

Por Redação do Folha de Pernambuco


Boletim desta quinta-feira [30]: Pernambuco confirma mais oito casos da variante delta da Covid-19 e totaliza 44 infecções pela cepa mais contagiosa


Pernambuco confirmou, nesta quarta (29), mais oito casos da variante delta da Covid-19. Com isso, subiu para 44 o número de pessoas infectadas com essa linhagem, que é mais contagiosa.

Esses registros foram feitos em moradores do Grande Recife e do Agreste, a partir do sequenciamento genético de amostras do novo coronavírus.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Instituto Aggeu Magalhães sequenciou 13 novas amostras do novo coronavírus. Oito foram identificadas como sendo da delta. Outras cinco foram da variante gama, identificada inicialmente no Brasil.

No novo boletim, o número de casos da variante delta representa quase o dobro da quantidade de registros da variante gama, que era predominante no estado até o último relatório da Fiocruz, divulgado no dia 17.

Havia, até então, 36 casos da variante originária da Índia entre moradores de Pernambuco, incluindo a morte de um idoso do Recife. Outro óbito foi registrado em um tripulante filipino de um navio que já deixou o estado.

Os pacientes com a delta são 61,5% do total, enquanto a gama representa 38,5% das 13 amostras. Os pacientes infectados com a delta são moradores do Recife (3), Olinda (1), Cabo de Santo Agostinho (1) e Caruaru (3). Todos eles foram notificados como casos leves, que não precisaram ser internados.

As pessoas infectadas pela variante gama são de Caruaru (4) e do Recife (1). "As coletas das amostras avaliadas nessa rodada foram realizadas entre os dias 28 de agosto e 10 de setembro", afirmou o governo estadual, por meio de nota.

Cidades com casos da variante delta

Petrolândia: Vereador Gil da Cesta Básica solicita ao prefeito Fabiano Marques abertura de Posto de Saúde no Mercado Público

 Vereador Gilberlanio Felizardo (Gil da Cesta básica - Foto: Assis Ramalho


O vereador Gilberlanio Felizardo (Gil da Cesta Básica - PSL) apresentou, nesta quarta-feira, 29 de setembro de 2021, em Sessão Oridinária da Câmara Municipal de Petrolândia, Indicação (nº 98/2021) dirigida ao prefeito Fabiano Marques (PTB) no sentido de abertura de um Posto de Saúde na área livre do Centro Comercial Abel Henrique de Souza (Mercado Público) de Petrolândia.


De acordo com o vereador, considerando os espaços e boxes disponíveis do 2º andar do Mercado Público, é de extrema importância a criação e instalação de um Posto de Saúde com a tendimento médico no 2º andar do Centro Comercial Abel Henrique de Souza (Mercado Público) de Petrolândia.

Veja  abaixo a íntegra da indicação do vereador Gilberlanio Felizardo (Gil da Cesta Básica - PSL)

Atual quadro de vereadores de Petrolândia (legislatura 2021/2024) - Imagem/Câmara de vereadores

Por Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Assessoria da Câmara Municipal de Petrolândia

GRUPO MAIS BRASIL traz diversos cursos de capacitação profissional para Petrolândia; Capacite-se para o mercado de trabalho

 

Reconhecida com uma das empresas que mais coloca alunos no mercado de trabalho a MAIS BRASIL traz diversos cursos de capacitação profissional para Petrolândia, no centro cultural de Petrolândia, com aulas somente aos sábados, os interessados não pagarão mensalidade.

Com a chegada de provas e seleção para os próximos concursos públicos que abrange diversas áreas para preparar e qualificar a população e além disso o crescimento de várias oportunidades de emprego que necessita de profissionais qualificado.

Os certificados da MAIS BRASIL são válidos em todo Brasil para ratificar experiência e qualificação profissional em concursos públicos, concorrência de vagas em empresas privadas e demais atividades. As aulas já começam a partir deste sábado (02) e ao final do curso os estudantes terão direito a concorrer em uma seleção de trabalho com 20 vagas na própria empresa.

Confira abaixo as opções de cursos e horários das aulas.

Petrolândia: É Hoje! FranckEletro sorteia um Iphone 7 nesta quinta (30) às 18h

 

LIVE! FranckEletro sorteia um Iphone 7 nesta quinta (30/09/2021) às 18h


FranckEletro está com uma sequência de Sorteios imperdíveis. São 3 Iphones para você concorrer até o final de dezembro; saiba como participar

IBGE: desemprego cai para 13,7% no trimestre encerrado em julho



A taxa de desocupação caiu 1 ponto percentual no trimestre encerrado em julho, indo para 13,7% na comparação com o trimestre finalizado em abril. Mesmo com a queda, o país tem 14,1 milhões de pessoas em busca de um trabalho. Os dados foram divulgados hoje (30), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que produziu a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.

Segundo o instituto, houve aumento de 3,6% no número de pessoas ocupadas, com mais 3,1 milhões no período analisado, chegando a 89 milhões de pessoas.

A analista da pesquisa, Adriana Beringuy, disse que, com isso, o nível de ocupação subiu 1,7 ponto percentual, para 50,2%, primeira vez acima de 50% desde o início da pandemia de covid-19, em março de 2020.

“Essa é a primeira vez, desde o trimestre encerrado em abril de 2020, que o nível de ocupação fica acima de 50%, o que indica que mais da metade da população em idade para trabalhar está ocupada no país”, afirmou.

Prefeitura de Petrolândia realiza Ação do Setembro Amarelo em alusão ao mês de prevenção do suicídio nas UBS’s Limão bravo e Mandantes



Ação do Setembro Amarelo em alusão ao mês de prevenção do suicídio para os pacientes atendidos nas UBS’s Limão bravo e Mandantes. 

A ação foi realizada no projeto Icó mandantes, com a presença da médica psiquiatra Dra. Cristiane Jaques, psicóloga e com a equipe do Caps que realizou alongamento, roda de conversa com os pacientes, danças e dinâmicas.

Uma nova história de trabalho em todos os locais da cidade.

Divulgação: Prefeitura Municipal de Petrolândia

Câmara de Vereadores de Petrolândia divulga nota de esclarecimento sobre notícias acerca de salários dos servidores


A Câmara Municipal de Petrolândia, através da Mesa Diretora, torna público e faz saber que:

Em conformidade com os últimos acontecimentos, em que se veicula na mídia, notícia envolvendo área Administrativa da Câmara Municipal de Petrolândia, no que compete aos salários dos servidores, cumpre ressaltar, que todo procedimento referente à pagamento e consequente publicação no portal da transparência da Casa, obedece aos ditames legais, sem qualquer infringência legal, que macule a imagem da gestão vigente.

Neste contexto, vale ressaltar, que no setor público, não se fala em salário, mas sim, em vencimento e remuneração. O Vencimento é fixado por lei, não havendo nenhum caso, nesta Casa, que ultrapasse o Subsídio do Vereador, conforme dispõe Lei Municipal nº 1.326/2021. Por sua vez, a remuneração, é o conjunto de todos os direitos adquiridos pelo funcionário ao longo dos exercícios trabalhados, que somando-se, resultam no valor contido em folha de pagamento.

Nesta senda, a Lei 8.112/1990 estabelece ainda que:

“ Vencimento é definido como sendo “a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei (Art. 40) e Remuneração como “o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei (art. 41).”

Os dispositivos legais aqui ressaltados, ainda encontram inseridos no Estatuto do Servidor Público Municipal, Lei 707/93, vigentes no Capítulo I, arts. 44 e 45.

Outrossim, em se tratando de funcionários efetivos, temos aqui um quadro de servidores, com quase 28 anos de trabalho, e que em folha fazem jus a 05 quinquênios o qual já eleva ( 25% por cento da remuneração do servidor ) sem contar, com licença-prêmio, férias, décimo-terceiro, incorporações, etc.

Urge salientar ainda, que todos esses direitos nada que desabone a conduta de qualquer servidor ali inserido.

Desta forma, na condição Gestor desta Casa, cumpre-me informar a quem interessar possa, que os valores contidos no portal da transparência deste Poder Legislativo, objeto do presente esclarecimento, referem-se tão somente à remuneração (neste caso, variável) do servidor, estando nestas, inseridos todos os direitos aos quais lhes são inerentes, referente ao mês vigente.

É o entendimento.

Erinaldo Alencar Fernandes

PRESIDENTE

Paulo Câmara sanciona lei que institui o Programa Chapéu de Palha Eventual Emergencial




O governador Paulo Câmara sancionou, nesta quarta-feira (28.09), a lei que garante o pagamento de auxílio para mais de quatro mil famílias de trabalhadores da cana-de-açúcar e pescadores artesanais desempregados em virtude da entressafra. São quatro parcelas, no valor de até R$ 271,10, a serem pagas àqueles que ainda não são beneficiários do Programa Chapéu de Palha, mas que possuem os requisitos para estarem cadastrados e não conseguiram se inscrever por conta do cancelamento do cadastramento presencial, adotado como medida de prevenção à Covid-19 no Estado. A assinatura aconteceu na sede da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape), no Recife.

A iniciativa chegará a 58 municípios do Estado, por meio do Cartão Social Emergencial. O crédito total investido pelo Governo de Pernambuco gira em torno de R$ 3,6 milhões. “Esse auxílio poderá ser usado para comprar alimentos, produtos de higiene e limpeza, e é mais uma ajuda para minimizar os efeitos desse período de crise. O valor é correspondente ao da bolsa do Programa Chapéu de Palha. Assim, vamos dar mais um passo importante, com mais um instrumento de apoio aos trabalhadores rurais”, destacou Paulo Câmara.

Petrolândia: Clínica Jaques informa especialistas que atendem nesta quinta-feira (30); agende a sua consulta

 

A Clínica e Laboratório Jaques, situada em Petrolândia na AV. Djalma Wanderley, informa informa a relação de especialistas que atendem quinta-feira (30/09/2021): VEJA NO QUADRO ACIMA

Telefone para marcação de consultas:

(87) 3843 - 1106 - Cel. 87 - 9.9931-4556

Tacaratu: Clínica Jaques informa especialistas que atendem nesta quinta-feira (30); agende a sua consulta


A Clínica e Laboratório Jaques, situada em Tacaratu na Rua Cavalcante Nozinho, 253, informa informa a relação de especialistas que atendem nesta quinta-feira (30/09/2021): VEJA NO QUADRO ACIMA

Telefone para marcação de consultas:

(87) 3843 - 1106 - Cel. 87 - 9.9931-4556

Petrolândia: Maria Fumaça divulga programação musical para o próximo final de semana, e feriado do dia 04 (segunda-feira); Funcionamento desta quinta é das 11:30 às 23:00

Em Petrolândia-PE, o Bar e Restaurante Maria Fumaça, fazendo cada vez melhor na avenida da Orla Fluvial, já divulgou a agenda de apresentações musicais para o final de semana. Confira acima.

O funcionamento desta quinta-feira (30/09) é das 11:30 às 23:00.

Com promoção do Clone de Caipirinha, amanhã tem Quinta do Clone. A animação musical é do cantor Marcinho Ferreira, a partir das 19h00.

Sobe para 12 nº de mortos em acidente entre ônibus, van e caminhão que transportava eucalipto na BR-101


Acidente entre caminhão que carregava eucalipto, ônibus e van deixa ao menos oito mortos na BR-101, na Bahia

Leandro Assunção dirigia o ônibus que foi atingido no acidente — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Subiu para 12 o número de mortos em um acidente envolvendo um caminhão bitrem que carregava eucalipto, um ônibus e uma van, na noite de quarta-feira (29), na BR-101, trecho da cidade de Mundo Novo, no sul da Bahia.

A pista só foi liberada na manhã desta quinta-feira (30). Segundo a polícia, entre as vítimas estão os motoristas do ônibus e da van, e uma criança, que não teve idade divulgada. A única vítima identificada até esta manhã foi o condutor do ônibus, Leandro Assunção.

Outras 22 pessoas ficaram feridas, sendo que seis delas estão em estado grave. Três foram levadas para o Hospital Regional de Eunápolis e as outras três foram encaminhadas ao Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. Uma delas tem estado mais delicado, e está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

O acidente aconteceu no Km 703, por volta das 20h de quarta. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caminhão bitrem ia em direção a Itabuna. Em uma curva, o ultimo vagão do veículo tombou, desprendeu e rodou na pista.

Petrolândia: É HOJE! Secretaria de Saúde aplica no Ginásio de Esportes 2ª dose de vacina contra a Covid-19 das 14h às 17h

 


É HOJE! Secretaria de Saúde aplica no Ginásio de Esportes 2ª dose de vacina contra a Covid-19 das 14h às 17h - Confira abaixo

SEGUNDA DOSE CONTRA COVID-19

Zona Urbana

Data: 30/09

Local: Ginásio de Esportes

Horário: 14h às 17h

Vacinas disponíveis:

• Pfizer;
• SinoVac (CoronaVac).

A vacina AstraZeneca continua indisponível.

Atenção! Se você foi vacinado com a primeira dose (AstraZeneca) e a segunda dose está atrasada há mais de 90 dias, você poderá ser vacinado com a segunda dose da Pfizer.

Blog de Assis Ramalho
Divulgação/Secretaria de Saúde de Petrolândia

Confira manchetes dos principais jornais do país desta quinta-feira 30 de setembro de 2021