domingo, setembro 02, 2012

Petrolândia: Dr. Marquinho recebeu parabéns neste domingo (02)

Dr. Marcos e sua esposa, Janielma
Ele é muito discreto, mas não adiantou esconder a data. No final desta tarde, multiplicaram-se os parabéns no Facebook, denunciando que hoje é aniversário do Dr. Marcos Antonio de Souza, médico do Hospital Municipal e ex-prefeito de Petrolândia.

O Blog de Assis Ramalho deseja ao Dr. Marquinho muito sucesso e felicidades, junto à sua abençoada família.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: arquivo

"adidas Brazuca”: é o nome da bola oficial da Copa do Mundo 2014

A FIFA, o Comitê Organizador Local e a adidas, Parceira da FIFA, revelaram hoje o nome da Bola Oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014™. A bola se chamará adidas Brazuca, nome escolhido após uma votação que contou com a participação de mais de um milhão de torcedores brasileiros, na qual atingiu 70% do voto do público.

A adidas, fornecedora da Bola Oficial da Copa do Mundo da FIFA™ desde 1970, inspirou-se em elementos da cultura brasileira para desenvolver uma lista com três alternativas de nomes para a bola. Além do vencedor Brazuca, ainda havia mais duas opções de nomes: Bossa Nova eCarnavalesca.

Nas últimas três semanas, milhares de torcedores brasileiros votaram nos seus nomes preferidos. Essa foi a primeira vez que os torcedores estiveram diretamente envolvidos na escolha do nome da bola da Copa do Mundo da FIFA™.

Brazuca é um termo informal, utilizado pelos brasileiros para descrever o orgulho nacional pelo estilo de vida do país. Simboliza emoção, orgulho e boa vontade com todos, de forma semelhante à abordagem local ao futebol.

“Estou muito feliz coma participação direta dos torcedores brasileiros na escolha do nome de um dos símbolos mais importantes do evento”, declarou o secretário-geral da FIFA, Jérome Valcke. “Tenho certeza que a bola Brazuca entrará para a história junto com outras famosas bolas de futebol da Copa do Mundo da FIFA™, como a Tango, utilizada em 1978 na Argentina, e a Azteca, que esteve em jogo em 1986 no México.”

O nome foi revelado hoje, como parte do programa televisivo Esporte Espetacular, da TV Globo, e contou com a presença do tetracampeão mundial Cafu.

Apesar da definição do nome, os torcedores terão de esperar um pouco mais pelo lançamento da bola adidas Brazuca. Atualmente, ela está sendo desenvolvida e testada em todo o mundo por vários clubes e federações, antes do seu lançamento para a Copa do Mundo da FIFA 2014™.

Bolas da Copa produzidas pela adidas: Telstar (1970), Telstar Durlast (1974), Tango (1978), Tango España (1982), Azteca (1986) e Etrusco Unico (1990); Questra (1994), Tricolore (1998), Fevernova (2002), Teamgeist (2006), Jabulani (2010) e Brazuca (2014).
Bolas oficiais da Copa do Mundo de 1970 a 2014
Fonte: SECOPA-PE e Blog de Kassio Zirpoli

Serra Talhada recebe seminário da Copa nesta segunda-feira (03), dia 11 é a vez de Petrolândia

Dando continuidade à sua incursão pelo interior pernambucano, o seminário regional Pernambuco na Copa do Mundo da FIFA chega, nesta segunda-feira (3), à cidade de Serra Talhada, a décima das 16 localidades que serão visitadas pela caravana do Governo do Estado até o final de setembro. O município será palco, no Sertão do Pajeú, de discussões sobre o projeto Pernambuco na Copa e de atividades esportivas e culturais com o objetivo de estimular o engajamento da população dessa região de desenvolvimento do Estado para com o Mundial de 2014.

Ainda na próxima semana, o seminário regional Pernambuco na Copa do Mundo da FIFA vai desembarcar no Sertão Central, visitando a cidade de Salgueiro na quarta-feira (5), como mostra o calendário abaixo:

Sertão Central - Salgueiro  - 05/09/12
Sertão de Itaparica  - Petrolândia - 11/09/12
Sertão do Moxotó - Arcoverde - 13/09/12
Agreste Central - Caruaru - 17/09/12
RMR - Território - Fernando de Noronha - 20/09/12
RMR - Centro - Recife - 25/09/12

SERVIÇO
Décimo seminário regional Pernambuco na Copa do Mundo da FIFA
Cidade de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú
Dia 03 de setembro (segunda-feira)
Manhã: Câmara de Vereadores – Rua Inóqui Inácio de Carvalho, 1080
9h – Credenciamento / Café de Boas-vindas
9h30 – Abertura
9h45 – Apresentação do projeto Pernambuco na Copa (Palestrante: Gilberto Pimentel, Secretário Executivo de Relações Institucionais da SECOPA-PE)
10h45 – Plenária
12h15 – Encerramento
Tarde/noite: Praça da Matriz
15h – Campeonato de Futebol de Sabão
19h – Cinema na Praça
Toda a programação é aberta ao público

Fonte: SECOPA-PE

Jatobá: João Gomes faz visita neste domingo ao povoado de Mari


Neste domingo(02) O candidato a Prefeito de Jatobá, pela Frente Popular, João Gomes, junto com militantes faz visita ao Povoado de Mari

O Blog de Assis Ramalho publica gratuitamente as agendas de todos os candidatos a prefeito ou vereador, interessados em divulgá-las, através do e-mail: assis.ramalholeal@gmail.com.


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação

Multidão de mais de 10 mil pessoas acompanha caminhada de Isaac de Carvalho em Juazeiro(BA)

Petrolandense Isaac busca reeleição a prefeitura.

Uma grande multidão acompanhou o prefeito e candidato à reeleição pela coligação “Pra Juazeiro Seguir em Frente”, Isaac Carvalho, acompanhado do seu vice, Irmão Francisco do PT, num ato de apoio do projeto político de transformação social que Juazeiro hoje vive, iniciado pelo ex-presidente Lula, continuando pela presidente Dilma e coordenado pelo Governador da Bahia Jaques Wagner.

levou mais de 10 mil pessoas pelas ruas do bairro Tabuleiro ao bairro Itaberaba, passando pela Avenida Nova Juazeiro, além da presença da deputada estadual do PT, Maria Del Carmen, que deixou sua mensagem de apoio à reeleição de Isaac Carvalho e reafirmou o compromisso do PT com atual prefeito. “Fiz questão de vir dizer ao povo de Juazeiro que o Partido dos Trabalhadores apoia a Isaac, porque reconhecemos o trabalho dele, as ações que vem fazendo em Juazeiro, mudando a vida das pessoas dessa cidade. Se Juazeiro quer continuar com qualidade de vida e quer ver as mudanças, vai continuar com Isaac, porque significa que esse vitorioso projeto vai continuar. Vamos reeleger no dia 7 de outubro, Isaac 65, para a cidade de vocês continuar crescendo”. O Irmão Francisco do PT demonstrou sua confiança na reeleição de Isaac Carvalho. “O PT da presidente Dilma, do Governado Jaques Wagner estar aqui com Isaac Carvalho, por isso, mais 4 anos de melhoras para Juazeiro. Confio plenamente no trabalho deste homem, sei a força que tem para lutar por uma Juazeiro melhor”.

Durante a caminhada, as pessoas cantavam um dos jingles da coligação Pra Juazeiro Seguir em Frente “Isaac fez, Isaac faz, Isaac fez e vai fazer muito mais”, ecoando por todas as ruas que passavam, as pessoas utilizaram a voz para demonstrar a força da Militância 65, como o vendedor Marcos Aurélio, que declarou a importância da reeleição de Isaac para Juazeiro. “É um grande homem, que trabalhou muito por Juazeiro, trouxe grandes negócios para a cidade. Foi o ícone da educação, da geração de emprego, do comércio. Estou surpreso, porque nunca vi tanta gente em uma caminhada, os políticos antigos eram grupos formados que só pensavam em seu próprio interesse, para impressionar o povo, e essa população aqui presente, realmente acredita no trabalho de Isaac Carvalho. Isaac é povo do povo, é da gente, merecedor de gerenciar nossa cidade, tanto é bom, que o resultado está na quantidade de gente aqui”.

O atual prefeito e candidato, Isaac Carvalho, agradecido pelo carinho de todos que o acompanharam na grande caminhada, de um bairro a outro, ainda ressaltou a importância de continuar administrando Juazeiro. “Foi uma caminhada contagiante, vocês tem uma energia ótima. Agradeço a presença de todos e todas. Obrigado pela confiança, por todos vocês que saíram das suas casas para poder acompanhar nossa grande caminhada. Foi um desafio, uma caminhada de 4 km, mas foi marcada com muita animação. Quero continuar crescendo junto com Juazeiro, temos um compromisso muito grande com essa cidade e nossos projetos não podem ser colocados em risco, vamos melhorar nossa cidade e continuar seguindo em frente”, declarou o prefeito.

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Blog do Geraldo José

Velha Petrolândia: Uma saudade que não passa

Neste domingo mostramos fotos da procissão de São Francisco de Assis, padroeiro de Petrolândia, celebrado no dia 04 de outubro.

Naquela época, o evento costumava arrastar grande número de pessoas pelas ruas da cidade. As fotos abaixo são da procissão de 1982.
Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Facebook/Grupo Petrolândia Ontem, Hoje e Sempre

Petrolândia: Túnel do Tempo Jornal Gazeta Regional - edição 44

Clique na imagem para ampliar. Logo após, clicando pela 2a vez, a ampliação será ainda maior.
Criado em março/2002 com o nome de Jornal Gazeta Esportiva, o periódico Jornal local idealizado por Assis Ramalho e Pedro dos Santos (Pedro Pé de Prancha) teve boa receptividade. Aos poucos, foram inseridos novos assuntos e novos colaboradores passaram a colaborar com o impresso. Menos de um ano após sua estreia, passou a chamar-se Jornal Gazeta Regional, com notícias de Petrolândia, Jatobá, Tacaratu, Paulo Afonso e região.

O periódico, que evoluiu a partir de um mero noticiário esportivo, passou a englobar todos os  assuntos de interesse da comunidade, com status de jornal impresso. O Jornal Gazeta Regional era usado também para divulgar atos da Câmara de Vereadores e notas do Executivo e Legislativo.

A edição reproduzida neste domingo, número 44 de fevereiro/2003, pode ser considerada histórica por vários motivos. Um deles é a imagem das palmeiras da orla de Petrolândia na capa. Essa imagem serviu de capa em muitas edições do Jornal Gazeta Regional, e a mesma paisagem é usada, ainda hoje pelo Blog de Assis Ramalho.

Outro motivo de importância dessa edição é a expressão, criada na época, "Minha cidade é linda", junto à imagem da orla, mostrando que desde sempre sentimos orgulho da nossa cidade.

Também naquela edição encontramos o anúncio da 1ª Gincana de Bicicletas, evento precursor da tradicional corrida de bicicletas, patrocinada pela Comercial Rocha anualmente.

Já entre as notícias policiais, a edição do jornal informava que  Dr. Roberto Fonseca, delegado de Petrolândia, acabara de desvendar um caso: o crime da piçarreira do Chevette. Por coincidência, Dr. Roberto Fonseca está, novamente, no comando da Delegacia de Polícia Civil de nossa cidade.

Clique sobre as figuras e mergulhe no túnel do tempo.

A Redação do Blog de Assis Ramalho, lembra que esta série será mostrada somente aos domingos.
Clique na imagem para ampliar. Logo após, clicando pela 2a vez, a ampliação será maior.
Clique na imagem para ampliar. Logo após, clicando pela 2a vez, a ampliação será maior.
Clique na imagem para ampliar. Logo após, clicando pela 2a vez, a ampliação será ainda maior.

Aquela câmera... Crônica de Luís Fernando Veríssimo

Até hoje tem gente que duvida que o homem chegou na Lua. Teria sido tudo encenação, tudo feito em estúdio. Em vez de um triunfo da Nasa e do programa espacial americano, um triunfo de Hollywood e seu poder de criar ilusões. Tudo propaganda, encomendada pelo governo americano para camuflar o atraso do país em relação à União Soviética na exploração do espaço. Um golpe de relações públicas, não uma conquista científica.

A teoria não se aguenta, claro. Uma trapaça deste tamanho demandaria uma teia de segredos e cumplicidades difícil de imaginar. A ilusão teria sido denunciada há tempo e a farsa desmascarada - pelos próprios americanos, que gostam de uma revisãozinha histórica como ninguém. Mas nenhuma versão séria da teoria da encenação apareceu. Não houve uma conspiração. A conquista aconteceu mesmo e foi admirável. Homens caminharam mesmo na superfície da Lua e até trouxeram suvenires. Mas...

Mas tem a questão daquela câmera. A que registrou a descida do Neil Armstrong de dentro do módulo espacial, pela escadinha, para dar o primeiro passo da humanidade num corpo celeste que não era o seu. Foi o momento mais emocionante da aventura, e a câmera estava lá, registrando tudo. Como a câmera estava lá, montada no lugar certo para não perder nada?

A explicação oficial foi que a câmera tinha sido ejetada de dentro do módulo e caído a alguns metros de distância na posição ideal para gravar a descida de Armstrong. Uma explicação plausível: afinal, para quem coloca um módulo na Lua com aquela precisão, colocar uma câmera de pé no lugar desejado não seria nada de mais. Mas em vez de imaginar a câmera sendo expelida do módulo com tripé e tudo, dando uma cambalhota no ar e caindo no lugar certo, imaginemos uma alternativa.

Imaginemos Neil Armstrong, que morreu na semana passada, com 82 anos, de problemas com o coração, usando seus últimos alentos para confessar "Foi tudo mentira..."

- O que é isso, comandante?

- A descida na Lua. Foi mentira.

- Como, mentira? Foi verdade. O senhor foi o primeiro homem a pisar na Lua e...

- A câmera. Fui eu que montei. Desci do módulo, montei a câmera no seu tripé, acertei o foco, e voltei para dentro do módulo. Depois, desci a escadinha, fingindo que era pela primeira vez. Era mentira.

- Não, comandante. Aquele foi o momento mais bonito de todos. Sem a câmera ali, a emoção não seria a mesma. Foi a mentira que tornou a verdade espetacular.

Crônica de Luís Fernando Veríssimo para o Estadão

Desertificação atinge 15% do solo brasileiro

Com aproximadamente 1,3 milhão de quilômetros quadrados do seu território sob risco de se transformar em deserto, pensar o uso correto da terra é cada vez mais urgente ao Brasil. Dados do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, mostram que a área suscetível chega a 15% do território nacional e envolve 1.488 municípios em nove estados da Região Semiárida do Nordeste brasileiro, do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

De acordo com o coordenador da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), Naidison Batista, a conscientização dos agricultores sobre o manejo adequado da terra somada à difusão de tecnologias adaptadas ao Semiárido são elementos fundamentais para combater o processo de desertificação no país. Para isso, Batista defende o uso das técnicas agroecológicas no combate e prevenção à desertificação.


“O enfrentamento desse processo tem que ser feito por meio da prevenção e não remediando [o problema]. E nessa luta, a aplicação das práticas da agroecologia são fundamentais, porque elas preconizam o cuidado com a terra, a compreensão de que é preciso usufruir dela sem esgotá-la, sem objetivar apenas o lucro”, argumentou.