quinta-feira, 16 de novembro de 2017

O mundo virtual é tão perigoso quanto o real - os brasileiros precisam se conscientizar sobre segurança digital


Por Francisco Camargo, presidente da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software)*

Brasileiro adora novidade, estamos entre os países que adotam mais rapidamente novas tendências, principalmente tecnológicas. Se por algum tempo houve temor e resistência em aderir a novos dispositivos ou aplicativos, a realidade hoje é muito diferente - estamos abertos a mudar nossos hábitos com a utilização de tecnologias inovadoras, principalmente na Internet.

Essa postura moderna, no entanto, camufla a deficiência da população em entender os perigos e os riscos do mundo virtual. Estamos mais do que nunca expostos a ataques cibernéticos, já que o nosso interesse por novidades tecnológicas não é acompanhado pela preocupação com os riscos e a segurança digital.

A falta de conscientização no país para compreender as ameaças presentes no mundo virtual (web, redes sociais) faz-nos expormos nossas vidas, dados pessoais e privacidade, pois avaliamos muito superficialmente as informações que recebemos e não nos preocupamos em clicar sem saber a procedência de um link.


Mobilização para acelerar tramitação da PEC do SUAS acontece no dia 5, em Brasília


A garantia constitucional de recursos para o Sistema Único de Assistência Social depende da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 383, apresentada pelo deputado federal Danilo Cabral (PSB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do SUAS, neste mês. O parlamentar acredita que a matéria será um fator de mobilização da Conferência Nacional da Assistência Social, que será realizada no próximo dia 5 de dezembro, em Brasília (DF). A PEC destina 1% das receitas correntes líquidas da União para a gestão do Sistema.

“Nós nos incorporamos à luta do SUAS após o governo federal tentar cortar mais de 90% dos recursos de 2018 para a área. Tivemos uma primeira vitória, que foi devolver o orçamento para a assistência social no próximo ano. Agora, iniciamos uma nova batalha, a de assegurar recursos constitucionalmente à gestão do SUAS de maneira a dar estabilidade ao programa”, afirmou Danilo Cabral durante o Encontro dos Conselheiros Tutelares do Agreste de Pernambuco, realizado em Taquaritinga do Norte nesta quinta-feira (16).


Grave acidente é registrado na BR-316 entre Floresta e Petrolândia


Na manhã desta quinta-feira (16), o Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militares, situado na Orla Fluvial de Petrolândia, foi acionado, por volta das 6h30 da manhã, para atendimento de ocorrência no km 316 da BR 316, no trecho entre Floresta e Petrolândia, com o registro do capotamento de um automóvel Chevrolet Classic. O acidente aconteceu próximo à torre, a 10 km de Floresta.

Livino Cordeiro de Castro Neto, 26 anos, motorista do veículo que seguia de Serra Talhada para Delmiro Gouveia (AL),  após receber os primeiros socorros no local do acidente, foi encaminhado pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Coronel Álvaro Ferraz, em Floresta. Com suspeita de lesão na coluna cervical, o condutor foi encaminhado para o Recife.

A Polícia Militar esteve no local do acidente e registrou a ocorrência.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Posto Avançado do Corpo de Bombeiros de Petrolândia


Sesc Ler Bodocó realiza Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos


Chás, temperos, ervas aromáticas, brinquedos para locação, sabão, desinfetantes, alimentos doces e salgados, são alguns dos produtos que estarão à venda na primeira feira do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) em Bodocó. O evento, aberto à comunidade, acontece sexta-feira (17/11), a partir das 18h, na quadra do Sesc Ler Bodocó.

Realizada em parceria com a Unidade do Sebrae no Sertão do Araripe, a feira do JEPP é uma oportunidade para os estudantes colocarem em prática o que aprenderam com o programa, que tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora e orientar para o plano de negócios, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores, incentivando-os à prática do empreendedorismo e o protagonismo infanto-juvenil.


Força no Foco realiza mais de 400 abordagens só no 1º dia de ação em Barreiros


Ação reúne policiais civis, militares e Corpo de Bombeiros

Teve início, nesta quinta-feira (16/11), a Operação Força no Foco no município de Barreiros, na Mata Sul do Estado. Só no primeiro dia de ação, os policiais militares realizaram mais de 400 abordagens. Ao todo, foram 153 automóveis abordados e 258 motocicletas, além de cinco estabelecimentos comerciais. No total, 598 pessoas foram abordadas pelos profissionais da PM, que montaram blitz em áreas consideradas quentes da cidade, ou seja, locais com alta incidência de criminalidade.

O objetivo é coibir os homicídios e tráfico de drogas na cidade, assim como as diversas modalidades de crimes ligadas a esse tipo de ocorrência. Essas abordagens contaram com o apoio de um helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria de Defesa Social, que prestou apoio à Operação durante todo o dia.


Raciocínio Lógico/Concurso Guarda Municipal Petrolândia: Número de linhas tabela verdade


AULA 6: 5.2 Número de linhas tabela verdade

Olá, pessoal!
Hoje teremos Número de linhas tabela verdade!
Este tópico é bastante cobrado em prova de concursos públicos.


Para reforçar os seus estudos, adquira a apostila digital para o concurso da Guarda Municipal de Petrolândia-PE. Temos mais de 1000 questões sobre legislação de trânsito! Tudo atualizado! Apostila multimídia: Apostila de Raciocínio Lógico, Língua Portuguesa, Informática e legislação de trânsito. Só vai ser aprovado quem estiver bem preparado e adquirir material completo para estudar. Abraços, Roberto Oliveira.

Informações (whatsapp): (79) 988002607. e-mail: robertoriodejaneirorj@gmail.com. facebook: https://www.facebook.com/roberto.hitec

Professor Roberto Oliveira


Petrobras reduz preços da gasolina e diesel nas refinarias nesta sexta (17)


A Petrobras anunciou nesta quinta (16), no Rio de Janeiro, que a partir da zero hora de amanhã (sexta-feira), reduzirá os preços da gasolina e do diesel nas refinarias em todo o país. Segundo nota divulgada pela empresa, o diesel terá redução de 1,3%, enquanto a gasolina cairá 0,38%.

No sobe e desce dos preços dos dois produtos nas refinarias, em sintonia com a nova política da estatal de acompanhar as oscilações dos preços das duas commodities no mercado internacional – onde os aumentos e redução são quase que diários – esta é a sexta queda de preços anunciada pela Petrobras somente este mês para o óleo diesel.



Força-tarefa sai às ruas de Petrolina para conscientizar sobre trabalho infantil

Fotos: Ivaldo Régis

Uma verdadeira força-tarefa saiu às ruas de Petrolina nesta quinta-feira (16) com um objetivo em comum: alertar a população sobre a exploração do trabalho infantil na cidade. A campanha promovida pela prefeitura tem como tema ‘Maior Cuidado Com Nossas Crianças’ e reúne mais de 100 pessoas que estarão atuando nos semáforos da cidade até o dia 24 de novembro para conscientizar a população sobre o trabalho infantil.

Além dos semáforos, as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos também atuarão em pontos estratégicos como a rodoviária, Praça do Bambuzinho e Bodódromo, onde serão montados estandes com assistente social, psicólogo, agentes da Vara da Infância e membros do Conselho Tutelar.


Projeto Olhares da Mata envolve estudantes com o Parque Estadual Mata da Pimenteira

Oficina de Fotografia Participativa começou esta semana, em Serra Talhada, e resultará numa exposição itinerante (Foto: Daniel Meirinho/CPRH)

Trinta estudantes de escolas públicas de Serra Talhada (redes municipal e estadual) estão participando, desde a segunda-feira (13), de uma Oficina em Fotografia Participativa promovida pelo Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), no Parque Estadual Mata da Pimenteira, naquele município do Sertão do Pajeú. Ao final das atividades, que incluem parte teórica e prática, eles irão registrar fotograficamente impressões sobre a Unidade de Conservação – a primeira de Pernambuco no bioma caatinga. Posteriormente, as fotos farão parte de uma exposição itinerante que circulará pelo estado.

Os alunos selecionados para o projeto são das escolas Municipal Brás Magalhães (localizada no entorno do parque) e Estadual Methodio de Godoy Lima. Realizado em parceria com as instituições Avsi Brasil e Plonus, selecionadas em edital público da CPRH, o Olhares da Mata faz parte de um conjunto de ações de Educação Ambiental que estão sendo desenvolvidas no âmbito de Unidades de Conservação (UCs)( do Estado, com investimento proveniente de recursos da compensação ambiental.


Racismo ambiental é tema de seminário promovido pela OAB-PE


No mês da Consciência Negra, a OAB Pernambuco, por meio da Comissão de Direitos Humanos, promove o I Seminário de Direito à Cidade e Combate ao Racismo Ambiental como Promoção da Justiça Social. O evento será realizado na próxima segunda-feira (20), a partir das 17h, no auditório da OAB-PE, na Rua do Imperador Pedro II, 235, no bairro de Santo Antônio, no Recife. O acesso é aberto ao público em geral e as inscrições, gratuitas, podem, ser feitas pelo site www.esape.com.br.

O seminário pretende envolver a comunidade jurídica, especialistas e sociedade civil buscando aprofundar o debate sobre a participação da população negra na formação das cidades e as relações raciais no espaço urbano. Ele também pretende abordar as implicações do racismo no direito e na justiça social, demonstrando a relevância do debate para a promoção de políticas que tornem as cidades mais democráticas.


Petrolândia: Neste domingo (19) tem feijoada em prol da viagem dos bailarinos Iverson e Ana Clara; Compre seu vale!

Beto Designer apoia a campanha com a criação do cartaz

Neste domingo (19), será realizada uma feijoada em apoio ao curso dos bailarinos de Petrolândia Iverson e Ana Clara, selecionados para realizar um curso de ballet em Nova York. Participe dessa campanha!

O valor da feijoada, acompanhada de arroz e vinagrete, é de R$10,00. Tudo preparado com muito carinho e sabor incomparável. A realizadora é Sueli, que reside na Quadra 03, próximo ao Comercial JS.

Compre sua senha pelos números (87) 99998-0269/9.96035441 ou no Ateliê Rê➨Veste, de Paula Rejane (contato: 87 99645-5530/99203-3969), localizado na rua do Lili Magazine, na Quadra 02 de Petrolândia.


Mais informações sobre como apoiar a campanha para arrecadar recursos para a viagem dos jovens bailarinos: 87 99998-0269, 99603-5441 e 99947-2476.


Jovens bailarinos petrolandenses conquistam vaga no Summer School of Excellence 2018 em Nova Iorque
Ana Clara é aluna do 9° ano da EREFAF Municipal João Rodrigues de Almeida. Iverson Ferreira concluiu o Ensino Médio na EREM Maria Cavalcante Nunes. 

Ana Clara Novaes (13 anos, filha de Sydcleide e Roberto) e Iverson Ferreira (18 anos, filho de Sueli e Benício) participaram da audição da American Academy of Ballet (AAB), escola de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, realizada no dia 23 de outubro, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e foram selecionados para o Summer School of Excellence 2018, que acontecerá no período de junho a agosto.

Sob o olhar do Diretor Executivo da AAB New York, Laurence Kaplan, e da bailarina representante no Brasil, Vitória Almeida, bailarinos de 11 a 23 anos concorreram a uma vaga num dos cursos mais almejados no universo da dança. As audições do AAB-New York percorrem, uma vez a cada ano, vários países do mundo, reunindo talentos de diferentes etnias. A cidade de Petrolina sediou pelo segundo ano consecutivo a seletiva na Escola de Ballet Valdete César.

Descoberta e incentivada pela professora Alcileide Márcia, que coordenava o Projeto de Ballet da Escola Municipal 1º de Maio, Ana Clara demonstrou desde muito pequena sua desenvoltura e paixão pela dança. Atualmente é aluna da Escola Ballet & Cia de Paulo Afonso-BA, fazendo suas aulas duas vezes por semana. Já participou de competições nacionais (Ballace 2016, em Camaçari-BA e FAC 2017, em Campina Grande-PB). No FAC 2017 foi selecionada para apresentar-se no Passo de Arte-SP.

Extremamente talentoso, Iverson Ferreira fez aulas na Escola Ballet & Cia de Paulo Afonso-BA, participou do Ballace 2016, em Camaçari-BA, sendo medalha de bronze na categoria em que concorreu. Atualmente, ganhou uma bolsa de estudos na Escola de Dança José Enoch, na PB.

As famílias dos jovens estão muitos felizes com a conquista e, ao mesmo tempo, preocupados em obter os recursos necessários para arcar com o custo da viagem dos jovens ao Exterior.

Ver fotos>Jovens petrolandenses selecionados para o Summer School of Excellence 2018

Redação do Blog de Assis Ramalho
Redação do Blog de Assis Ramalho


Filho de sargento da Polícia Militar de Alagoas está desaparecido

Geovane Jefferson da Silva saiu de casa, em Arapiraca, numa moto vermelha, placa QLI 2052, modelo fan 160, Honda (Foto: Divulgação)

Geovane Jefferson da Silva, de 20 anos, está desaparecido há mais de 24 horas. Segundo seu pai, sargento Claudionor do 3º Batalhão da Polícia Militar, o jovem saiu de casa, em Arapiraca, por volta das 7h40 da manhã desta quarta-feira (15) em direção a Coruripe, para a praia Miaí.

Geovane saiu de casa numa moto vermelha, placa QLI 2052, modelo fan 160, Honda. O veículo pertence ao sargento Claudionor.

“Ele [Geovane] saiu dizendo que ia para o Miaí. A amigo que iria com ele não foi e deu a chave da casa lá para ele e estamos tentando fazer contato com caseiro. Ele não ligou para dar notícias e, segundo esse amigo, ele chegaria cedo porque tinha afazeres”, diz o sargento Claudionor.


Rodrigo Novaes tem reunião com presidente do Banco do Brasil


Em reunião com o presidente do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli, na última terça-feira (14/11), em Brasília, o deputado Rodrigo Novaes (PSB-PE) tratou sobre a questão do fechamento das agências bancárias no interior do Estado. Foi decidido que a situação dos municípios pernambucanos será reanalisada.

Durante o encontro, o parlamentar relatou a dificuldade da população para ter acesso ao serviço bancário, depois do fechamento das agências que foram vítimas dos assaltos com explosões a caixas eletrônicos.

"Muitas vezes o cidadão tem que se deslocar aos municípios vizinhos para ter acesso ao banco e a cidade que teve a agência fechada fica com sua economia abalada. Esta é a realidade das cidades de Terra Nova, Itaíba, Afrânio, Dormentes, Águas Belas, Ipubi, Orocó, Serrita e Jatobá ", comentou.

Assessoria de Imprensa deputado estadual Rodrigo Novaes


TCE decide pela rejeição das contas de Santa Cruz da Baixa Verde, Sertão de Pernambuco


Durante sessão ocorrida na manhã desta quinta-feira (16), a Segunda Câmara emitiu parecer prévio recomendando ao Poder Legislativo do município de Santa Cruz da Baixa Verde, a rejeição das contas de governo do prefeito Tássio José Bezerra dos Santos, relativas ao exercício financeiro de 2014. O relator do processo foi o conselheiro Marcos Loreto.

De acordo com o voto do relator, o repasse de recursos financeiros em volume abaixo do que o devido ao Regime Próprio e ao Regime Geral de Previdência Social, deram origem a um débito superior a R$ 1,14 milhão, uma vez que não foram repassadas às unidades gestoras, montante equivalente a 27% e a 88% dos valores devidos.

A despesa total com pessoal do Poder Executivo, no último quadrimestre de 2014, alcançou o montante de R$ 11.482.310,57, o que representa 54,12% da receita corrente líquida do Município. No 1º e 2º quadrimestres os percentuais dessa despesa chegaram a 64,99% e 61,77% respectivamente. De acordo com relatório de auditoria, a relação da despesa com pessoal em relação à receita corrente líquida do município esteve acima do limite legalmente permitido desde o 3º quadrimestre de 2013.


'Ele está em processo de reabilitação', diz médica sobre jornalista Alexandre Farias


Há dois meses o jornalista e apresentador da TV Asa Branca, Alexandre Farias, de 39 anos, foi vítima de uma bala perdida em Caruaru, Agreste de Pernambuco. Sessenta dias após o acidente, ele segue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Esperança, no Recife, sem previsão de alta.

A médica intensivista, chefe da UTI geral da unidade de saúde, Mariza da Fonte, explicou qual é o atual quadro de Alexandre. "Neste momento ele está em um processo de reabilitação de um trauma de crânio grave, que ele sofreu em setembro. Ele está independente da ventilação mecânica [ou seja, respira sem ajuda de aparelhos], tem um nível de consciência razoável, atende nossos pedidos, interage, acompanha o ambiente. Mas ainda é muito cedo para termos um domínio completo da situação", detalhou.


Tacaratu: Prefeito José Gerson tem audiência no Ministério do Desenvolvimento Social em Brasília


O Prefeito José Gerson esteve no Ministério do Desenvolvimento Social em audiência com o Assessor Especial do Ministro, Rogério Nardeli, na tarde do dia 09 de novembro do decorrente ano.

Na ocasião o gestor de Tacaratu esteve companhado da assessora Priscila Carvalho, e Emílio (chefe de gabinete do Deputado Augusto Coutinho). 

O motivo da viagem a Brasília foi o de reforçar as demandas do município, incluindo construção do CREAS.

Também tratou de assuntos relacionados ao CONSIM (Consórcio de Municípios do Sertão de Itaparica de Moxotó), do qual é presidente, onde tratou de pleitos para o consórcio com o Senhor Francisco Fujita.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Assessoria da Prefeitura de Tacaratu


Petrolândia: Quitéria Couto conquista ouro na Jinfabb 2017, em Teresina-PI





Quitéria Couto Lima comemorou com muita alegria sua primeira medalha de ouro no atletismo na Jornada de Integração do Nordeste dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil (Jinfabb) 2017, em andamento na AABB Teresina, no Piauí, até o dia 19. Ela, que é atleta da AABB Recife, competiu na terça-feira (14), dia da abertura do evento, na categoria 55mais.

A Jinfabb Nordeste 2017 é uma realização da AABB Teresina em parceria com a Federação Nacional de AABB, Fenabb; Conselho Estadual de AABB do Estado do Piauí, Cesabb; Banco do Brasil e Seguro Ouro Vida. 

O evento envolve cerca de 500 atletas, entre 50 e 75 anos, dos nove Estados da região e também do Pará, delegação convidada, em várias modalidades, como futebol, vôlei, tênis de mesa e sinuca.

Parabéns a Quitéria Couto Lima pela conquista!

Blog de Assis Ramalho
Com informações/fotos de Quitéria Couto Lima e AABB Teresina


Petrolândia: À venda rifa para arrecadar fundos para curso de bailarinos Iverson e Ana Clara em Nova Iorque

Beto Designer apoia a campanha com a criação do cartaz

Os bailarinos petrolandenses Ana Clara Novaes, 13 anos, e Iverson Ferreira, 18 anos, foram selecionados pela American Academy of Ballet (AAB), em audição realizada no dia 23 de outubro passado, em Petrolina, para o Summer School of Excellence 2018, evento a ser realizado de junho a agosto, na AAB, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. Os familiares e amigos dos bailarinos estão felizes com a conquista dos jovens sertanejos e, ao mesmo tempo, correm contra o tempo para arrecadar os recursos necessários para a viagem e manutenção deles no Exterior.

Uma das ações para juntar fundos para a viagem é a realização de duas rifas, que têm como responsáveis Sydcleide, Alcileide e Suely. O sorteio vai acontecer no dia 20 de dezembro.

1 - Rifa de 1 torta de 3 kg e 200 salgados - Bilhete no valor de R$ 10,00:
2 - Rifa de 1 kit O Boticário (hidratante, sabonetes em barra e sabonetes líquidos para mãos e corpo): bilhete no valor de R$ 5,00.

O Blog de Assis Ramalho está na torcida para que a viagem dos jovens seja realizada e vai divulgar todas as ações promovidas em prol de Ana Clara e Iverson. Sonhos não têm preço, têm valor. Colabore! Mais informações com a comissão organizadora da campanha: 87 99998-0269, 999603-5441 e 999947-2476.

Saiba mais sobre a conquista dos jovens bailarinos> Jovens bailarinos petrolandenses conquistam vaga no Summer School of Excellence 2018 em Nova Iorque.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Conveniência Sanfrancisco tem promoção de Coca-Cola 2 litros por R$ 5,48

Final de ano é a temporada de confraternizações, formaturas e outras reuniões sociais. Nesses eventos, pode até faltar bebida alcoólica, mas a tradicional COCA-COLA tem que marcar presença nos copos dos convidados. Então, aproveite a promoção da Conveniência Sanfrancisco e compre já os fardos do refrigerante para a sua festa, por apenas R$ 5,48 a garrafa PET de 2 litros.

A Conveniência Sanfrancisco está localizada na Avenida Djalma Wanderley, no Posto Sanfrancisco, em frente à BR 316.

Promoção válida enquanto durar o estoque.

Sanfrancisco Distribuidora


Alteração na próstata não é sinônimo de câncer


O resultado positivo de alteração na próstata não é o veredito de um câncer. A glândula, encontrada somente nos homens, apresenta duas importantes complicações que merecem ser diferenciadas. Segundo o urologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Fernando Almeida, o órgão pode desenvolver a hiperplasia benigna, que não tem relação com o tumor maligno.

Os principais fatores que diferem estas duas doenças são os sintomas e a ausência deles. Almeida explica que, no caso da hiperplasia, que se caracteriza pelo aumento da glândula de forma benigna, indícios claros são constatados, como jatos de urina fracos, dificuldade ao urinar e idas constantes ao banheiro. Já em quadros de câncer na próstata, o cenário é diferente.

"O câncer de próstata é um tumor que surge geralmente pequeno e, por isso, não apresenta sintomas. Para conseguir detectar esse problema, ainda em sua fase inicial, é indicado que homens com histórico familiar procurem um médico após 45 anos e, aos 50 anos, para quem não tem casos na família", adverte o especialista.


Petrolândia: Governo do Estado apura eventuais irregularidades em recursos do FEM contratados com município em 2013



A Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Pernambuco (SEPLAG), por meio da Portaria Nº 088, de 14/11/2017, instituiu Tomada de Contas Especial para apurar eventuais irregularidades nas prestações de contas do Termo de Adesão nº 125/2013, celebrado entre o Estado de Pernambuco, através da SEPLAG, e o município de Petrolândia, que previa valor máximo de repasse ao município até R$ 1.125.094,62, em recursos do FEM (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal-FEM).

Em 2013, foi criado o Programa Avança Petrolândia que envolveu a contratação de R$ 699.249,74 (ver relatório abaixo), para pavimentação de vias públicas, recuperação de unidades de tratamento de água (UTRs) das Agrovilas 03 e 04, e reforma e ampliação do Matadouro Público Municipal. Segundo informações recebidas pelo Blog, a pendência na prestação de contas é referente à reforma do Matadouro, ainda não concluída.


A Comissão Permanente de Tomadas de Contas Especial, criada pela SEPLAG, tem como objetivo apurar e quantificar os danos causados ao erário, decorrentes da não execução total ou parcial dos objetos pactuados, da omissão de prestação de contas, das prestações de contas reprovadas e de desvios de finalidade na aplicação dos recursos, bem como os demais casos previstos em lei, em razão dos Termos de Adesão do FEM I, II e III, firmados com os Municípios. O prazo para conclusão dos trabalho é de 180 dias.

Abaixo, reproduzimos as publicações do DOE-PE.


OAB divulga locais de prova da 1ª fase do XXIV Exame de Ordem

CPJUR promove correção de provas, ao vivo, no dia 19

A partir das 13h do próximo domingo, 19 de novembro, milhares de estudantes testarão seus conhecimentos na primeira fase do XXIV Exame da Ordem. Os locais para a realização da prova foram divulgados no Portal da OAB, na última segunda-feira (13/11).

>Consulte os locais de prova
>Consulta individual para os local de prova

Serão 80 questões de caráter eliminatório sobre disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito. A 2ª fase (prova prático-profissional) será realizada no dia 21 de janeiro de 2018, no mesmo horário da 1ª.


Petrolândia: Cardiologista Dr. Amiltom Viana atende às segundas, quintas e sextas-feiras na Policlínica


Após participar do 72º Congresso Brasileiro de Cardiologia, realizado em São Paulo de 3 a 5 de novembro pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), evento do qual participaram mais de 600 palestrantes, mais de 8.000 congressistas e com mais de 1.800 temas livres enviados, Dr. Amiltom Viana - Cardiologista, Médico do Trabalho e Clínico Geral - retornou ainda mais motivado para atender seus pacientes de Petrolândia, Caraibeiras (Tacaratu) e região. 

Dr. Amiltom Viana atende em Petrolândia na Policlínica, para consultas e exames de eletrocardiograma, às segundas, quintas-feiras e sexta-feiras. Mais informações e agendamentos: 87 3851-2497 ou 99618-8877.

A Policlínica de Petrolândia está localizada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - próximo ao SuperMais Conveniência e Supermercado, no centro da cidade.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: Policlínica de Petrolândia


Especialista do Senac EAD dá dicas de maquiagem para a pele negra


Maquiar-se é uma atividade que faz parte do dia a dia de muitas pessoas. Mas nem sempre é fácil, porque sempre aparecem dúvidas sobre cor da base, tons, corretivos a usar ou até mesmo o que evitar. Para não ter erro na hora de se maquiar, Bruna Lorena de Lima, instrutora do curso Maquiagem para Pele Negra – WEBTV do Senac EAD, oferece dicas para mulheres de pele negra tirar dúvidas e preparar a make.

Segundo ela, a escolha da base é geralmente a mais complicada, por existir diferentes tons da pele negra, como amarelada, mais escuras e também mais claras. Por isso, Bruna enfatiza a importância de saber identificar os tons e recomenda que tenha no mínimo três tons de bases para realizar misturas, sendo um tom mais claro, médio e outro mais escuro, para assim ter resultado mais assertivo.

Outra recomendação é que o corretivo seja exatamente no tom da pele. Porque, se for muito claro, ressaltará e não esconderá as imperfeições da pele, alerta ela. “Já os pós-translúcidos brancos devem ser evitados”. Segundo a instrutora, eles refletem muito no tom de pele negra e podem deixar um aspecto esbranquiçado. “Existem opções no mercado que possuem tom bege, mas que não adicionam cor à pele”, indica.



Petrolândia: Agência do INSS no município fecha por tempo indeterminado e atendimento é transferido para Tacaratu


Em entrevista a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia o Gerente Executivo do INSS em Petrolina, Thalys Eliel Amaral Gomes, falou dos detalhes do fechamento da Agência do INSS em Petrolândia

A população de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, interior de Pernambuco, foi surpreendida, na manhã desta quinta-feira (16), com o anúncio do fechamento da Agência da Previdência Social (APS) no município, por tempo indeterminado. Segundo a nota divulgada pela Gerência Executiva do INSS em Petrolina, o atendimento em Petrolândia será suspenso a partir de segunda-feira (20), devido à "precariedade da estrutura do imóvel no qual se dá o atendimento ao público, o que ocasiona prejuízos aos servidores e aos segurados que recorrem ao INSS". 

A APS funciona em espaço cedido pela Prefeitura de Petrolândia no Centro Cultural Hildebrando Menezes, no centro da cidade. O atendimento será mantido ainda até esta sexta-feira (17).

A nota ainda informa que o INSS já iniciou processo para locação de um novo imóvel em Petrolândia, onde deverá ser instalada a agência, e que o reinício do atendimento do órgão ao público será feito "tão logo tenham fim os procedimentos e trâmites administrativos para locação e adequação do novo imóvel". 

Ainda hoje será realizada reunião, no gabinete da prefeita de Petrolândia, Janielma Souza (PSB), com a participação do Gerente Executivo do INSS em Petrolina, Thalys Eliel Amaral Gomes
para formalizar a suspensão da APS local e tratar sobre as articulações do município junto à presidência do INSS, órgão sediado em Brasília-DF.

Porém, os vereadores Toinho de Eugênio e Evaldo Nascimento, já tiveram um encontro com a  Gerência do INSS, onde foi debatido o assunto.

A reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia conversou com o representante do INSS.

"Assis, a informação é essa mesma. Nós estamos interrompendo temporariamente as nossas atividades aqui na cidade de Petrolândia. Temos a perspectiva de retomar o atendimento aqui tão logo seja autorizada a locação de um imóvel, onde a gente possa funcionar as nossas atividades, mas, por ora, enquanto esse imóvel não for locado, nosso atendimento está sendo redirecionado para a cidade de Tacaratu", explicou o Gerente Executivo. 

Atendimentos agendados serão realizados na APS de Tacaratu, nas datas já marcadas para Petrolândia.

"Inclusive as pessoas que já tinham atendimento agendado aqui (em Petrolândia), com a data marcada, essa data vai ser preservada. Essas pessoas não vão perder os seus atendimentos, os seus agendamentos. Podem comparecer em Tacaratu, que esse atendimento vai ser realizado da melhor forma possível, que cause o menor impacto a essas pessoas", esclareceu Thalys. 

O Gerente Executivo ainda esclareceu sobre a falta de estrutura do atual ponto de atendimento em Petrolândia, que chegou a provocar a suspensão das atividades há alguns meses, tendo a Prefeitura assumido o compromisso de fazer melhorias no espaço cedido ao INSS. Thalys comenta ainda o desgaste à imagem do órgão em Petrolândia devido à repercussão negativa das interrupções no atendimento. 

"A gente conversou há algum tempo com a Prefeitura, em fazer algumas melhorias. A Prefeitura, de fato, fez essas melhorias, algumas delas voltaram a ter problemas, como a caixa d'água, por exemplo, ela voltou a faltar água [durante] alguns dias aqui, e outros aspectos que envolvem o prédio, foram causando prejuízos aos servidores e ao atendimento. Com o passar do tempo, esse processo de locação, que estava prometido já há algum tempo, não saiu, e aí a situação do atendimento foi se desgastando, a ponto de ter servidores adoecendo, e isso impactando no atendimento à população. Teve dia aqui em que os quatro servidores da agência estiveram doentes, entraram com atestados médicos, por motivos respiratórios e outros também, e nesse dia a agência teve que ser fechada, as pessoas que estavam agendadas não puderam ser atendidas. Esse é um exemplo de outras situações que vêm ocorrendo e causando desgaste [na imagem do INSS, pela repercussão em redes sociais e alguns blogs locais]. Então, a imagem que a Previdência quer passar pra população não é essa imagem de órgão que atende mal, que tem estrutura deficitária. Então, a gente tomou essa decisão, que, no momento, não é a melhor decisão para as pessoas que estão precisando da Previdência, mas é uma decisão que vai possibilitar à gente fornecer um serviço numa agência bem estruturada, que é a agência de Tacaratu, com uma climatização boa, com móveis, com mobiliário adequado para os servidores, e as pessoas que ali comparecerem vão ser atendidas de uma forma agradável", enfatizou. 

Perguntado se a suspensão no atendimento da agência de Petrolândia é motivada pelo não funcionamento de algumas das melhorias feitas pela Prefeitura, Thalys negou. Ele destacou que o imóvel é inadequado.   

"Não é bem isso. Independente das mudanças que a Prefeitura fez, só que essas mudanças, por melhores que fossem, elas não iriam melhorar a condição do imóvel em si. O imóvel, ele é restrito. É um imóvel pequeno, é um imóvel antigo, que não atende aos padrões do INSS. O INSS, nas diversas cidades onde atende, foram construídas agências novas, como Itacuruba, em Tacaratu, em Floresta, Belém do São Francisco [todas no Sertão de Itaparica, em Pernambuco]. Se vocês passarem pelas cidades, vão ver o que é um padrão do INSS, é uma estrutura para o atendimento. Aqui não é um prédio do INSS, aqui é um prédio que foi cedido pra que o INSS usasse, não é um prédio dos nossos padrões. Esse prédio que foi cedido, ele não atende às estruturas do INSS. O prédio é muito pequeno, que não comporta o atendimento que a gente faz: as diversas perícias médicas, os diversos atendimentos que a gente precisa realizar às pessoas. Então, esse prédio não tem estrutura, mas nossa permanência nele já era provisória. A gente queria ter ficado nele, no mais tardar, [durante] seis meses. Mas, desde que a Prefeitura fez isso [cedeu o espaço], a gente encaminhou, pediu que fosse autorizada essa locação, mas, infelizmente, até o momento, essa locação não foi autorizada".

Thalys isenta a Prefeitura de ter motivado o fechamento da instalação provisória do INSS e elogia a parceria da prefeitura local com o órgão federal.

"A locação não é feita pela Prefeitura, ela é feita pelo INSS. O INSS [agência de Petrolândia] pediu a locação, só que ela tem que ser autorizada pelas instâncias em Brasília. Então, até o momento, o Ministério do Planejamento não autorizou essa locação. Então, a Prefeitura é isenta de culpa, porque o órgão é federal, o INSS. A Prefeitura, na verdade, é uma parceira que contribui de alguma forma para que esse atendimento continue funcionando aqui", complementou.

Sobre a possibilidade de reabertura, no futuro, da Agência da Previdência Social em Petrolândia.

"Existe essa possibilidade e é por isso que nós estamos lutando. Nós servidores e eu como gerente executivo estamos batalhando e cobrando das autoridades, tanto em Recife quanto em Brasília, que aprovem essa locação, que ela é muito importante pra que a gente consiga fazer um atendimento aqui na cidade de Petrolândia."

Sobre a transferência dos funcionários da APS Petrolândia para Tacaratu.

"Os funcionários vão todos para Tacaratu, porque o atendimento vai ser realizado lá, tanto o atendimento administrativo, dos benefícios agendados, das informações, quanto também das perícias médicas. Tudo isso vai ser redirecionado para Tacaratu."

Agradecemos ao entrevistado sua atenção com a nossa reportagem.

"OK, Assis. A gente espera que, num curto espaço de tempo, a gente consiga reverter essa situação, e fornecer realmente o atendimento que a população aqui tanto merece", finalizou. 

Leia abaixo, na íntegra, a nota da Gerência Executiva do INSS em Petrolina sobre a suspensão do atendimento em Petrolândia.

Nota à população e à imprensa de Petrolândia

A Gerência Executiva do INSS em Petrolina vem comunicar que, por determinação da Superintendência Regional do INSS no Nordeste, o atendimento na Agência da Previdência Social de Petrolândia será suspenso a partir de 20/11/2017.

O motivo de tal suspensão é a precariedade da estrutura do imóvel no qual se dá o atendimento ao público, o que ocasiona prejuízos aos servidores e aos segurados que recorrem ao INSS. Informamos que o INSS já deu início a um processo para locação de um imóvel para o funcionamento da Agência de Petrolândia e que, tão logo tenham fim os procedimentos e trâmites administrativos para locação e adequação do novo imóvel, teremos o reinício do atendimento.

Os segurados que possuem atendimento agendado para a Agência Petrolândia devem se dirigir à Agência de Tacaratu, na qual ocorrerão os atendimentos anteriormente agendados. Demais informações e esclarecimentos podem ser obtidos através do telefone 135 ou do site http://previdencia.gov.br/.

Gerência Executiva do INSS em Petrolina

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos gentilmente tiradas por Maria Helena e Natanael


Prêmio Vasconcelos Sobrinho, da CPRH e Governo de Pernambuco, recebe inscrições até dia 24


Estão abertas, até o dia 24 deste mês, as inscrições para o Prêmio Vasconcelos Sobrinho: reconhecimento do Governo do Estado, por meio da CPRH, a pessoas físicas e jurídicas que desenvolvem ações de destaque na defesa do meio ambiente.

O regulamento disponível no portal da Agência (www.cprh.pe.gov.br) apresenta novas categorias: Projetos e Práticas Educacionais do Ensino Fundamental (I e II) e Médio; Imprensa; Destaque Empresarial e Bem-estar Animal, além das categorias que já estavam contempladas nas edições anteriores: Responsabilidade Ambiental, Personalidade do Meio Ambiente; Projetos e Práticas do Ensino Superior; Iniciativa Comunitária e Destaque Municipal.


Petrolândia sedia Fórum Social em Defesa das Águas e do Rio São Francisco no dia 15 de dezembro

Evento tem apoio da Prefeitura de Petrolândia e organizadores buscam apoios de outras prefeituras na região.

A Diocese de Floresta, através das Pastorais Sociais, juntamente com o Instituto Cultural Raízes, o Provida e a Cáritas Diocesana, vem nos últimos meses construindo aproximação e parcerias com diversos movimentos sociais, entidades e sindicatos, na busca da construção de uma agenda comum, em defesa dos direitos sociais e trabalhistas, fortalecendo o processo de lutas que acontece em todo o país, contra as ações do governo golpista, instalado em Brasília.

Após os últimos encontros realizados, decidiu-se pela criação de um FÓRUM SOCIAL EM DEFESA DAS ÁGUAS E DO RIO SÃO FRANCISCO, com o objetivo principal de promover a luta pela preservação do Rio São Francisco, Contra a Privatização da Chesf e em Defesa das Águas como bem indispensável para a humanidade.

O Fórum, surge com a perspectiva de ser um movimento permanente de discussão e mobilização social e, agrega em sua composição as forças existentes na região e no Estado, tais como: CUT, FRUNE, SINDURB, MST, CPT, PJR, MPA, FETAPE, polo Sindical do Sub Médio do São Francisco, Associação Quilombola Borda do Lago (de Petrolândia) e várias outras Associações Quilombolas, bem como a Pastoral dos Pescadores, o Movimento dos Atingidos por Barragens e o Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolândia.


Zeca confirma apoio de vereadores e lideranças na Mata Norte de PE


O deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB) consolidou sua entrada na Mata Norte de Pernambuco a partir da cidade de Aliança, aonde passa a contar com o apoio de quatro (4) vereadores do município. A parceria foi selada na última segunda-feira (13), em encontro realizado na vizinha cidade de Carpina.

Participaram do encontro os vereadores André Gonzaga (André Empreiteiro - PMN), Roberto Cassiano (Beto de Didi - PV), Uitanaan Gomes (Uitanaan de Upatininga – PSD) e Edilene Rodrigues (PDT), além de lideranças políticas de Aliança (foto) e de Vicência.

Durante o encontro o parlamentar trabalhista frisou seu compromisso em ajudar o grupo de vereadores a trabalhar pela melhoria da qualidade de vida da população do município de Aliança. O vereador André Empreiteiro, o mais votado do município com 1.808 votos, saudou a parceria com o deputado Zeca Cavalcanti com o objetivo de trabalhar com todo o grupo em defesa do povo de Aliança. O grupo integra a oposição ao prefeito Xisto Freitas (PSD).


Cinco mil servidores já foram demitidos este ano nas prefeituras pernambucanas

De acordo com a Amupe, 5 mil servidores, entre comissionados e contratados, já foram demitidos este ano nas prefeituras pernambucanas. E a triste previsão é que novas demissões ocorram até o final de 2017.

O inferno da crise econômica brasileira tem derrubado vertiginosamente a aprovação de prefeitos em todo tipo de município. No vermelho, as prefeituras têm sido obrigadas a diminuir investimentos, contingenciar serviços públicos e, em última instância, cortar na carne, demitindo funcionários, a maioria, vale ressaltar, apadrinhados do prefeito da vez. Se tem uma coisa que deixa prefeito maluco é ter que demitir; sobretudo nas cidades pequenas, onde a maioria dos eleitores trabalha na prefeitura. É perda de voto na certa!

Em Pernambuco não é diferente. O assunto foi tema, anteontem, de uma Assembleia Geral Extraordinária da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no Recife. Nas palavras do presidente da entidade e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, a reunião foi a “mais difícil dos últimos tempos devido às medidas drásticas necessárias que os gestores estão tomando para conter a crise: demissões, diminuição de cargos, corte de gratificação e dos serviços prestados à população”.


De acordo com a Amupe, cinco mil servidores, entre comissionados e contratados, já foram demitidos este ano nas prefeituras pernambucanas. E a triste previsão é que novas demissões ocorram até o final de 2017, aumentando ainda mais a massa de desempregados no Estado e no País. Isso sem falar na redução das políticas publicadas já defasadas há décadas.


Paulo Afonso (BA): Homem morre após cair de moto na ponte de acesso ao centro da cidade


Um homem de 43 anos morreu em um acidente de moto na tarde desta quarta-feira (15), em cima da ponte de acesso ao centro de Paulo Afonso-BA. Segundo as primeiras informações, ele estava no sentido PCTRAN/Centro e perdeu o controle do veículo.

De acordo com populares, a vítima bateu na calçada dos pedestres e perdeu o controle do veículo. O homem, identificado pelo nome Francisco Luiz Filho, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Uma equipe do SAMU ainda foi deslocada para o atendimento, mas nada mais podia ser feito.


Bancos de Pernambuco devem adotar atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o trato com clientes surdos ou com deficiência auditiva

Agência do Banco do Brasil de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho/Blog AR)

As agências bancária pernambucanas devem adotar o atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o trato com clientes surdos ou com alguma deficiência auditiva. Além disso, cegos devem ter a entrada liberada na agência com os seus cães-guia, desde que seja apresentada a carteira de vacinação dos animais de acompanhamento atualizada. As duas regras estão na Lei 16.203 publicada, nesta quarta-feira (15), no Diário Oficial do Estado, e que obriga os estabelecimentos bancários a oferecer atendimento prioritário a pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou doença grave.

“Quando é importante ir ao banco, sempre peço a alguém para ir comigo ajudar na comunicação, como minha mão ou meu pai. É um problema não ter interprete”, comentou o professor de Libras, Alessandro Vasconcelos, 22 anos, que tem surdez. A normativa ainda reforça entre as pessoas com prioridade os idosos, gestantes, lactantes, pessoas com criança de colo e obesos; os clientes diagnosticados com doenças graves, devidamente comprovadas por meio de laudo médico, também têm direito a tratamento diferenciado e preferencial. O descumprimento da lei poderá acarretar em advertência e multa que varia de R$ 1 mil até R$ 10 mil.

Portal FolhaPE


Com nova lei, trabalhador intermitente pode ficar sem direito à aposentadoria e benefícios da Previdência


Trabalhadores contratados sob o novo regime intermitente criado pela reforma trabalhista que tiverem remuneração inferior ao salário mínimo poderão ficar sem direito à aposentadoria e benefícios da Previdência. O problema é reconhecido pelo governo e, para tentar contornar a situação, a Medida Provisória 808 cria a possibilidade de recolhimento previdenciário adicional a ser pago pelo próprio trabalhador. Sindicatos prometem pressão para que o Congresso mude a regra.

A MP 808 editada na terça-feira detalhou o funcionamento da Previdência para os trabalhadores intermitentes. Esse tipo de contrato não prevê carga horária mínima e o empregado atua apenas quando é convocado. Segundo especialistas, a modalidade deve ser usada em categorias com demanda irregular por mão de obra na semana, como garçons. Pela lei, esses empregados devem receber pela hora ou dia pelo menos o valor proporcional ao salário mínimo: R$ 4,26 pela hora ou R$ 31,23 pelo dia de trabalho.


Floresta: Prazo para convocação de aprovados em concurso pode sofrer alterações, segundo despacho do MPCO


Um despacho do procurador geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), Cristiano Pimentel, solicita ao prefeito Ricardo Ferraz, o cumprimento de medidas urgentes com relação ao concurso de 2015 em Floresta, no Sertão de Pernambuco. De acordo com o documento compartilhado nessa quarta-feira (15) pelo deputado estadual Rodrigo Novaes, a atual gestão está desobedecendo à decisão cautelar do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE).

Segundo denúncia do procurador geral, o prefeito teria contratado funcionários temporários ao invés de nomear as pessoas aprovadas em concurso público. A informação está baseada em um relatório de auditoria do Processo TC 1724482-1.

O Ministério Públicos de Contas também enfatizou que os atos do prefeito põem em risco o prestígio do TCE e que pode ser decretada intervenção estadual no município, caso não ocorra a nomeação dos concursados.