quinta-feira, 11 de julho de 2019

Câmara aprova emenda que favorece aposentadoria de mulheres e pensão de viúvas


O plenário da Câmara aprovou nesta quinta-feira (11), durante sessão para votação dos destaques ao texto da reforma da Previdência, uma emenda que altera a regra para cálculo do valor da aposentadoria de mulheres e favorece viúvas que recebem pensões. A emenda recebeu 344 votos favoráveis e 132 contrários – houve 15 abstenções.

A emenda trata do acréscimo no valor do benefício de mulheres que, no momento da aposentadoria, tiverem mais tempo de contribuição que o mínimo exigido.

O texto-base aprovado nesta quarta-feira (9) prevê que, para requerer aposentadoria, as mulheres precisam: ter pelo menos 62 anos de idade;
15 anos de contribuição para a Previdência.

Nessas condições, conforme o texto-base, o valor do benefício seria:

equivalente a 60% da média dos salários adotados como base para contribuições;
e haveria um acréscimo de 2% para cada ano a mais de contribuição que excedesse o mínimo de 20 anos.

Ou seja, uma mulher que contribuísse por mais de 15 anos e menos de 20 não teria acréscimo no valor do benefício.

Com a emenda aprovada, continua a exigência de 62 anos de idade e 15 anos de contribuição para a mulher requerer a aposentadoria. O valor do benefício continua o equivalente a 60% da média dos salários adotados como base para contribuições, mas o acréscimo de 2% passa a ser para cada ano a mais de contribuição que exceder o mínimo de 15 anos, em vez de 20 anos.

“Essa emenda avança em um aspecto, pois garante que as mulheres possam atingir a integralidade com um cálculo a partir dos 15 anos de contribuição”, declarou a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP).

Pensão por morte

O texto-base possuía um trecho que permitiria que uma viúva recebesse menos de um salário mínimo de pensão do marido falecido caso a pensão não fosse a única fonte de renda da família.

Assim, uma viúva desempregada, mas com dependentes que trabalham, poderia receber menos de um salário mínimo de pensão.

Com a aprovação da emenda, a pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou ao companheiro e aos seus dependentes não poderá ser menor do que um salário mínimo, quando se tratar da única fonte de renda auferida pelo dependente; e não auferida pelo conjunto de dependentes, conforme estava no texto-base.

Essa era uma reivindicação da bancada feminina da Câmara, uma vez que, no Brasil, as mulheres vivem mais que os homens e por isso são mais comuns viúvas que viúvos.

Justiça estadual

A emenda também altera o texto-base da reforma para dizer que lei infraconstitucional poderá autorizar que as causas de competência da Justiça Federal, em que forem partes o INSS e o segurado, possam ser processadas e julgadas na justiça estadual.

Por Gustavo Garcia e Fabio Amato, G1 — Brasília

Tacaratuense Leandro Manoel é premiado no Campeonato de Fisiculturismo realizado no Centro de Convenções de Olinda-PE

 

O atleta tacaratuense Leandro Manoel da Silva Souza participou, no último domingo (07/07/2019),  de  importante concurso de fisiculturismo que aconteceu no Centro de Convenções em Olinda-PE.

O evento que reuniu atletas de várias cidades do estado de Pernambuco e também do Brasil, consagrou Leandro Manoel com as seguintes premiações:

Titulo I – 1º Lugar: Medalha de ouro por simpatia e Presença de Palco

Titulo II – 1ª Medalha de Broze Massissa TOP 6 CLASSIX PHYSIQUE

Com isso, o atleta trouxe para Tacaratu duas importantes estatuetas.

Para falar detalhes da conquista, Leandro Manoel será entrevistado ao vivo nesta sexta-feira (12/07/2019), pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, no 'Acordando com as Notícias', programa transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:30 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar. Durante o programa, o ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br,

Veja abaixo mais fotos do evento no Centro de Convenções em Olinda

Prefeito de Coronel João Sá (BA) pede a moradores que deixem suas casas


A preocupação da gestão de Coronel João Sá, cidade que fica a 45 km de Pedro Alexandre, é com as famílias que moram às margens do Rio do Peixe, que corta a região. A água que vazou da barragem segue o curso do rio e, por volta das 15h30, já havia chegado a João de Sá.

o percurso do rio entre as duas cidades é de cerca de 80 km. Não há informações da velocidade da água, mas há confirmação de risco de invasão de casas e de prejuízos materiais por todo o município.

A administração de Coronel João Sá, que fica em um nível abaixo da barragem e é cortado pelo Rio do Peixe, pede para cerca de 120 famílias que moram às margens do rio deixem o local. No total, 300 pessoas vivem na área considerada com risco de ser atingida pela água.

Coronel João Sá já tinha áreas alagadas, mas por conta da chuva. A preocupação adicional é justamente com a enxurrada provocada pelo rompimento da barragem do Quati. A água trazida pelo rompimento do equipamento começou a chegar à cidade por volta das 15h30.

Até esse horário, a prefeitura da cidade ainda não tinha conseguido fazer a retirada das pessoas das casas. Os moradores, segundo o secretário de comunicação, se recusam a deixar os imóveis. Escolas foram disponibilizadas pelo município para abrigá-los.

Por G1 BA

Prefeitura de Pedro Alexandre decreta situação de emergência e calamidade pública após rompimento de barragem



A prefeitura da cidade de Pedro Alexandre, que fica a cerca de 435 km de Salvador, decretou situação de emergência e calamidade pública nesta quinta-feira (11), após o rompimento de uma barragem no povoado de Quati.

O documento foi publicado no Diário Oficial do município. No decreto, o prefeito Pedro Gomes Filho informou que a situação de emergência foi decretada "considerando o volume de água que tomou a cidade, causando inundações, enxurradas, alagamentos que ocasionaram danos materiais em residências, vias públicas, pontes e equipamentos públicos diversos".

Com o decreto, a prefeitura autorizou a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem em resposta ao desastre e reabilitação do cenário de reconstrução e obstrução das inundações. Além disso, a prefeitura autorizou que – em caso de risco iminente – agentes entrem nas casas para prestar socorro ou para determinar evacuação.

As aulas na rede pública municipal também foram também foram suspensas por tempo indeterminado. Ainda no documento, a prefeitura afirma que a inundação causou danos materiais, humanos e ambientais, além dos prejuízos de lesão ao patrimônio público e particular.


Por G1 BA

IFPE antecipa divulgação do resultado do Vestibular para esta sexta-feira (12)

Listão será divulgado a partir da 12h, no site da Cvest. Primeiros colocados serão recebidos no gabinete da reitora, às 10h

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) antecipou para esta sexta-feira (12) a divulgação da lista de aprovados no Vestibular 2019.2. O resultado, que inicialmente seria disponibilizados apenas na segunda-feira (15), será publicado, a partir das 12h, no site da Comissão de Vestibulares e Concursos (cvest.ifpe.edu.br).

Antes, às 10h, os primeiros colocados do processo seletivos serão recebidos no gabinete da reitora, às 10h. As informações sobre a matrícula já estão disponíveis no edital de matrícula divulgado no site da Cvest.

Neste ano, foram oferecidas 3.173 em cursos técnicos e superiores, distribuídos nos 16 campi e 8 polos de Educação a Distância. Uma das novidades deste vestibular foi a ampliação do percentual de vagas destinadas para candidatos cotistas, que passou a ser de 60%. As provas foram realizadas no último dia 30 de junho e mobilizaram 8.921 estudantes.

Jornalismo | Assessoria de Comunicação - IFPE | Reitoria

Pernambuco reduz homicídios em 23% no primeiro semestre de 2019, diz governo

Governador Paulo Câmara (à direita) fala de estatísticas da violência em Pernambuco contabilizadas no primeiro semestre de 2019 durante reunião do Pacto pela Vida — Foto: Marina Meireles/G1

No primeiro semestre de 2019, Pernambuco contabilizou 1.757 homicídios em todo o estado. O número é 23% menor do que as 2.284 ocorrências do mesmo tipo registradas no mesmo período do ano passado. (Veja vídeo acima)

O dado foi divulgado nesta quinta-feira (11), durante uma reunião do Pacto Pela Vida – programa criado em 2007 para minimizar as estatísticas da violência no estado.

O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão, no Centro do Recife, com a presença do governador Paulo Câmara (PSB), de secretários estaduais e de representantes das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros.

Na ocasião, o chefe do executivo elogiou os resultados obtidos de janeiro a junho e disse esperar estatísticas ainda menores até o fim do ano. “Temos a expectativa de 2019 ser um dos melhores anos dos últimos cinco anos, ou seja, ficarmos atrás apenas do melhor ano do Pacto, que foi 2013”, afirmou o gestor.

De acordo com os números apresentados na reunião, a redução mais expressiva ocorreu em fevereiro, com 33,7% a menos de homicídios em relação a 2018. Em junho, último mês contabilizado, a redução foi de 24,7%, passando de 336 homicídios em 2018 para 253 crimes do mesmo tipo em 2019.

O estado também afirma que houve diminuição de 16,4% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), que englobam roubos a casas, pedestres, veículos e estabelecimentos. No primeiro semestre de 2018 foram 50.597 e, em 2019, o número caiu para 42.281.

A sensação de insegurança da população parece não acompanhar a curva decrescente das estatísticas apresentadas pelo poder público. Entre os dias 3 e 9 de julho, o G1 registrou quatro casos de assaltos em diferentes bairros do Recife: no Espinheiro, na Macaxeira e em Campo Grande, na Zona Norte; e na Lagoa do Araçá, na Zona Sul. Em um dos casos, a vítima é empurrada pelo assaltante e bate a cabeça na calçada.

O comerciante Marconi Barbosa trabalha no Centro do Recife e, segundo ele, a sensação de insegurança é grande em toda a cidade. "Agora mesmo, estava na casa de uma cliente e ela disse que muitos assaltos estavam acontecendo no bairro de Campo Grande [na Zona Norte]. É assalto de todo tipo. Muita gente anda com dois celulares nos ônibus por causa da insegurança", diz.

O sentimento é compartilhado pelo também comerciante Heleno José da Silva. Ele, que mora em Olinda, diz que a cidade histórica também é palco de constantes casos de violência.

"Nem dentro de casa me sinto seguro, porque para os marginais, não há o que fazer. Conheço um caso no Varadouro [em Olinda] que uma garota ia para a escola e o ladrão botou o revólver nela para assaltar. A mãe já havia sido assaltada no mesmo lugar", afirma.

Já para a policial militar Marcela Dias, as mulheres são os principais alvos dos criminosos. "A segurança tem que melhorar em todos os sentidos. Nenhuma mulher se sente segura, porque há muitos casos de discriminação simplesmente por se tratar de uma mulher. As punições para quem comete casos de violência contra a mulher também têm que ser mais efetivas", declara.

"Se em todos os indicadores há diminuição, os grandes centros onde a população mais se movimenta, seja em Boa Viagem, na Agamenon Magalhães e no Centro do Recife, os assaltos a ônibus, tudo isso tem diminuído, então mostra que o trabalho está sendo feito e que a população pode confiar”, afirma Câmara.

De acordo com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, outra medida do estado é o aumento no número do efetivo policial. Até o fim de 2019, há a previsão de convocação de 500 aprovados em concurso para a formação na Academia de Polícia, para reforço na segurança no estado.

“Temos atualmente 523 alunos na Academia de Polícia se preparando para iniciar o trabalho como policiais militares e, até o final do ano, temos essa sinalização positiva de uma possibilidade real de convocar ainda mais 500 agentes de Polícia Civil para iniciar o curso de formação, para que também atuem aqui em Pernambuco”, afirma.

Problemas em presídios

A superlotação dos presídios também é um problema para o governo. Somente na Penitenciária Professor Barreto Campelo (PPBC), em Itamaracá, no Grande Recife há 1.958 detentos para 430 vagas, segundo dados informados à TV Globo no dia 26 de junho.

Além da superlotação, mais de dez mortes de presos foram provocadas por armas de fogo dentro das penitenciárias, somente em 2019. Uma delas ocorreu na segunda (8), na PPBC. Sobre esses problemas, Paulo Câmara afirmou que a gestão trabalha para abrir, nos próximos dois anos, 6 mil vagas para detentos com a construção de novos presídios.

“Não vai resolver, mas vai ajudar realmente a diminuir a superlotação que infelizmente acontece em Pernambuco”, afirmou.

De acordo com o secretário Antônio de Pádua, os homicídios provocados por disparos de arma de fogo dentro das unidades prisionais devem ser apurados.

“Temos trabalhado junto com a Secretaria [Executiva] de Ressocialização para identificar a motivação desses crimes dentro dos presídios, então a Polícia Civil faz investigação para identificar, entender e fazer movimentações de presos para minimizar essa problemática dentro dos presídios”, diz Pádua.

Por Marina Meireles e Mhatteus Sampaio, G1 PE e TV Globo

Petrolândia: Ginecologista Dra. Núbia Lopes atende na Mais Saúde nesta sexta (12/07); agende já a sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa que a Ginecologista Dra Núbia Lopes [Ginecologia e Ultrassonografia] vai atender nesta sexta-feira (12/07/2019).

Agende sua consulta pelo cel: 87 9.9659-3298 - tel. 87 - .3851-0533

Confira outros especialistas médicos que também atenderão nesta sexta-feira (12) na Mais Saúde.

Dra Priscylla Quirino ( fonoaudióloga)
Dra Arianny Cantarelli (Cirurgiã Dentista)
Dra. Tallita Novaes [Clínica Geral, inclusive crianças]

Confira abaixo as vantagens do convênio System Saúde; adquira já o seu!

Barragem se rompe em cidade da Bahia e moradores de município vizinho devem deixar casas; ainda não há informações sobre atingidos


 
Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma barragem se rompeu em um povoado da cidade Pedro Alexandre, localizada a cerca de 435 quilômetros de Salvador, na manhã desta quinta-feira (11). Conforme a Defesa Civil da cidade, as fortes chuvas que caem na região do Rio do Peixe contribuíram para o rompimento da estrutura. Não há informações sobre feridos.

Ainda não há detalhes sobre a composição da barragem. A Defesa Civil ainda não tem detalhes sobre o tamanho e a quem pertence a estrutura.

De acordo com a Superintendência de Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), o caso ocorreu por volta das 11h, no distrito de Quati. Por conta da quantidade de lama, as estradas estão intransitáveis, o que dificulta o atendimentos pelos órgãos à população.

Há grande quantidade de material pela pista. A rodovia é responsável por fazer a ligação entre a Bahia e Sergipe.

Segundo Carla Leão, coordenadora da Defesa Civil da cidade, algumas casas que ficam no povoado foram tomadas pela terra, que se misturou com a água da chuva e formou uma lama.

"Algumas casas foram invadidas, mas não teve feridos. Ainda não conseguimos contato com esses moradores porque o povoado está ilhado. Tem muita lama e água no caminho. Apesar disso, sabemos que eles não foram atingidos porque entramos em contato antes, e eles deixaram as casas antes do rompimento", afirmou a coordenadora.

A Defesa Civil local informou que acionou o Corpo de Bombeiros de Paulo Afonso para ajudar nos atendimentos da região. Os órgãos alertam para necessidade dos moradores de Coronel João Sá, vizinha à Pedro Alexandre, deixarem as casas.

"A preocupação é com a cidade de Coronel João Sá. Ela está na rota que a lama seguirá. Então, pedimos que as pessoas procurem ajuda. Já fiquei sabendo que a prefeitura está fazendo o trabalho de retirada dos moradores. Muitos já foram para abrigos", completou a coordenadora.

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pedro Alexandre tem cerca de 16.695 moradores. Já Coronel João Sá tem uma população que chega a 17.066. As cidades são separadas por 33 quilômetros.


Por G1 BA

Jatobá: Prefeitura realiza ação de peixamento com apoio da 3ª Superintendência Regional da CODEVASF


A Prefeitura Municipal de Jatobá, com apoio da 3ª Superintendência Regional da CODEVASF, através do Escritório de Apoio Técnico de Jatobá – 3º SR/EJT e do Centro Integrado de recursos Pesqueiros de Bebedouro, realizou às margens do Rio São Francisco, a soltura de milhares de alevinos no lago de Itaparica.

Para tal ação, foram inseridos, inicialmente, 10.000 (dez mil) alevinos de peixes nativos, com a participação de Técnicos da Codevasf, Prefeitura e de alunas da rede pública de ensino.

“É com imensa satisfação que realizamos esta atividade em nosso município. Repovoar o rio, é ajudar a devolver a vida e fortalecer o Velho Chico”, afirmou Leonardo Gomes Pereira, Chefe do Escritório de Apoio Técnico de Jatobá.

Já o Engenheiro de Pesca Tácito Leite afirmou: “Este foi o primeiro passo, deste longo ciclo que é a devolução da vida com os peixes nativos aqui no lago de Itaparica. Esperamos que, ainda este ano, venhamos repetir esta ação e assim, sucessivamente, ano após ano.”

Segundo Assessores, a Prefeita Goreti Varjão está empenhada em apoiar outras ações no âmbito ambiental, ainda para este ano.

Ver fotos abaixo

Governo libera mais R$ 440 milhões em emendas parlamentares em meio à votação da Previdência


O governo federal liberou nesta quarta-feira (10), dia em que o plenário da Câmara aprovou o texto-base da reforma da Previdência, mais R$ 439,6 milhões em emendas parlamentares destinadas a ações de saúde nos municípios.

A liberação dos recursos ocorreu um dia após ser disponibilizado outro R$ 1,135 bilhão também para a saúde por meio de emendas. Com isso, só entre terça (9) e quarta, foi autorizada a liberação de R$ 1,574 bilhão.

Emendas parlamentares são recursos previstos no Orçamento da União cujas aplicações são indicadas por deputados e senadores. O dinheiro tem de ser empregado em projetos e obras nos estados e municípios.

Com a aprovação do orçamento impositivo, o governo passou a ser obrigado a liberar todo ano a verba prevista para as emendas. No entanto, o Palácio do Planalto pode decidir como fará a distribuição ao longo dos meses.

É comum que emendas sejam liberadas às vésperas de votações importantes para o Executivo, como forma de o governo garantir apoio da maioria dos parlamentares.

O placar da votação do texto-base da reforma da Previdência surpreendeu: foram 379 votos a favor e 131 contrários.

DF e 18 estados beneficiados

As publicações de quarta-feira que autorizam o uso de quase R$ 440 milhões ocorreram em três edições extras do “Diário Oficial da União", por meio de 13 portarias que beneficiam 426 projetos em municípios de 18 estados e no Distrito Federal.

As portarias autorizam o repasse, a municípios, de recursos que foram incluídos no orçamento da União por meio de emendas parlamentares. Todas são destinadas ao incremento temporário do limite financeiro da assistência de média e alta complexidade e do piso da atenção básica. Os pagamentos podem ser feitos em até seis parcelas.

As unidades da federação beneficiadas pelas portarias de quarta são: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, São Paulo e Sergipe.

Execução

Um levantamento da ONG Contas Abertas aponta que a liberação das verbas de emendas parlamentares vinha sendo acelerada, antes mesmo das liberações feitas nesta semana.

Só nos primeiros cinco dias deste mês foram empenhados (comprometidos com gastos) R$ 2,551 bilhões em emendas. Esse valor é superior ao empenhado durante todo o primeiro semestre de 2019. De janeiro a junho, o valor das emendas impositivas empenhadas foi de R$ 1,773 bilhão.

O secretário-geral da ONG Contas Abertas, Gil Castello Branco, diz que não há irregularidade nesse tipo de medida.

"Esse é o idioma das conversas entre o Executivo e o Legislativo. Podem acontecer outras negociações, mas a liberação de emendas nunca deixa de acontecer. Não há irregularidade, visto que as emendas são obrigatórias. Mas os governos as liberam estrategicamente às vésperas de votações importantes. Sempre foi assim, e agora não parece diferente", afirmou Gil Castelo Branco.

Com a aprovação do orçamento impositivo, o governo fica obrigado a liberar todo ano a verba para emendas que está prevista no orçamento. No entanto, o Palácio do Planalto pode decidir como fará a distribuição ao longo dos meses.

Reforma da Previdência é prioritária

A votação da reforma da Previdência é considerada prioritária pelo governo para sanar as contas públicas. O relatório da proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata do tema foi aprovado na semana passada em comissão especial.

Nesta quarta, o texto-base foi aprovado no plenário da Câmara em primeiro turno de votação. Nesta quinta, deputados devem analisar 14 sugestões de alterações ao texto principal — os chamados destaques. Só depois disso que o primeiro turno de votação vai ser considerado concluído e será convocada a votação do segundo turno no plenário.

Após o segundo turno, a matéria segue para o Senado. Depois de passar pela Comissão de Constituição e Justiça e por outros dois turnos de votação no plenário, o texto deverá ser promulgado para entrar em vigor.

Por Felipe Néri e Laís Lis, G1

Flamengo anuncia zagueiro espanhol Pablo Marí: "Clube gigantesco. Agora sou Mengão"


O Flamengo anunciou na manhã desta quinta-feira a contratação do zagueiro espanhol Pablo Marí. O jogador, de 25 anos, estava no Manchester City, da Inglaterra, e assinou contrato com o Rubro-Negro até dezembro de 2022. O clube confirmou o acordo em rede social.

As informações são do Twitter Oficial do Clube de Regatas do Flamengo


Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta quinta-feira, 11 de julho; veja lista


Mudam de idade hoje (Quinta-feira 11 de julho de 2019) e queremos aqui dedicar este dia especial a  Bruna Rayanne, Felipe Costa, Gabrielly Nascimento,  Edvanio Vanio,  Felipe Queiroz ,  Orlando Miguel,  Lucas Martins,  Erison Jose,  Patricia Emilia  e  Divaneide Queroiz.

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Evânio Barbosa é atração do Clone de Caipirinha no Maria Fumaça nesta quinta (11/07)


Venha curtir a quinta-feira mais animada da cidade no Maria Fumaça com o cantor, compositor e poeta Evânio Barbosa. Haverá Clone de Caipirinha!

Bar e Restaurante Maria Fumaça, a melhor música, a melhor culinária na Orla Fluvial de Petrolândia.

Contato: 87 3851-0376. Acompanhe o Maria Fumaça no Instagram @mariafumaca.oficial.

Divulgação/Maria Fumaça

13º salário do Bolsa Família: Fique atento às dicas para não cair no novo golpe via WhatsApp


A mensagem chega pelo WhatsApp e avisa sobre o início das inscrições para receber o 13º salário pelo programa Bolsa Família. Nela, vem um link de acesso a um site (https://ganhardinheirodicas.com/bolsafamilia ou bolsafamilia.top) que, supostamente, revelaria se a pessoa tem direito ou não ao benefício. Cuidado. Trata-se se de um golpe, alerta a Polícia Federal (PF).

Ao clicar no link, o usuário é levado para uma tela com o logotipo do programa, e os usuários são instruídos a preencher um formulário de uma pesquisa com algumas informações pessoais, como nome completo, endereço e CPF. Após completar o questionário, o site informa que para acessar o benefício, o usuário precisa compartilhar o link com seus contatos e grupos do WhatsApp (espalhando assim o golpe para terceiros), e que conceda permissão para receber notificações (tornando possível outros golpes serem enviados para a pessoa).Terminada essa etapa, o usuário é então direcionado a uma página falsa onde será pedido que ele faça o download de alguns aplicativos — que, obviamente, estão infectados com arquivos maliciosos.

O golpe já circula no WhatsApp há pelo menos sete dias e cerca de 180 mil pessoas já acessaram, compartilharam ou receberam o link malicioso, que tem recebido cerca de mil acessos a cada hora.

Essa não é a primeira vez que criminosos utilizam programas do Governo Federal como plano de fundo para seus golpes, pois como esses temas costumam ter bastante apelo com a população, eles facilmente viralizam. O golpe afeta tanto smartphones Android quanto IPhones. No entanto, no iPhone, o golpe induz apenas a vítima a conceder permissão de envio de novas ameaças e golpes. Os dados podem ser usados para golpes com cartão de crédito, constituir empresas falsas, abrir contas bancárias e em lojas comerciais, fazer empréstimos ou compras e aplicar golpes em outros usuários.

DICAS DE SEGURANÇA PARA EVITAR CAIR NO GOLPE:

01- Ao receber uma mensagem desse tipo, é preciso desconfiar sempre

02- Nunca clique num link enviado sem antes se certificar no site oficial da empresa ou governamental sobre a veracidade do que está sendo oferecido, principalmente quando se tratar de supostas promoções, brindes, descontos ou até promessas de emprego

03- Não compartilhe links duvidosos com seus contatos sem antes saber se são autênticos – você pode está sendo usado por bandidos para espalhar o golpe e prejudicar outras pessoas

04- Nenhum órgão do governo federal se comunica com seus beneficiários ou servidores através de links via WhatsApp

05-Nunca preencha nenhum cadastro ou pesquisa fornecendo seus dados pessoais de links enviados pelo WhatsApp

06-Na dúvida, você pode checar se um link é seguro na página: https://www.psafe.com/dfndr-lab/pt-br/
O serviço é gratuito e pode ser acessado tanto pelo computador como no celular

07-Mantenha um bom antivírus instalado no celular

Por Diário de Pernambuco

Tacaratu: Dr. Danilo, Urologista, atende na clínica e Laboratório Jaques nesta quinta (11/07) a partir das 14 hs; agende já a sua consulta


Divulgação/ Clínica e Laboratório Jaques

Moto furtada em Delmiro Gouveia é abandonada e recuperada pela PM no distrito de Jatobá-PE


De acordo com informações da Seção de Comunicação da 4ªCIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo (Vanguarda do Itaparica), nessa quarta-feira (10/07/2019), em cumprimento a ordem de serviço, A GTI 4021 (JATOBÁ), quando em rondas e abordagens, foi informada pela Central de Operações que as margens da BR 110, próximo a entrada da Malhada Grande, havia um veículo abandonado. A guarnição prontamente se dirigiu ao local, onde comprovaram se tratar do veículo motocicleta Honda POP 110, cor preta, em perfeito estado de conservação, com as chaves caídas no chão. A moto foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil de Jatobá, onde após levantamentos de informações, descobriu-se que se tratava de um veículo roubado no dia anterior na cidade de Delmiro Gouveia, Estado de Alagoas, de propriedade do senhor W. dos Santos. 

DESFECHO:
Veículo Recuperado
Restituição
EFETIVO
GTI 4021 (JATOBÁ)
4ªCIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo
Ten Cel PM Alexino - Comandante
Maj PM Rezende - Subcomandante
Vanguarda do Itaparica

Saiba como votaram os deputados pernambucanos na Previdência

Placar de votação na Câmara Federal depois da aprovação do texto-base da reforma da Previdência, 

O texto-base da reforma da Previdência foi aprovado no primeiro turno pela Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira (10) com 379 votos a favor e 131 votos contrários. Ao todo, são 71 votos a mais do que o que era necessário para a aprovação do texto. O placar entre os deputados pernambucanos também foi favorável à reforma, 14 a 11, tendo, entre eles, possíveis candidatos à Prefeitura do Recife.

Na última segunda-feira, foi acordado pelo PSB, mesmo partido do governador de Pernambuco Paulo Câmara, que todos os 32 deputados federais da bancada, deveriam votar contra a reforma, podendo, em caso de descumprimento, sofrer consequências que podem chegar a expulsão do partido. Felipe Carreras, eleito deputado em 2018 e possível postulante do PSB à prefeitura nas eleições municipais de 2020, votou de forma contrária à posição adotada pelas lideranças do partido e, por isso, pode ser expulso da sigla.

Outra opção do Partido Socialista Brasileiro para tentar ocupar o cargo de Geraldo Júlio a partir de 2021 é João Campos, que votou contra o texto-base da reforma, aliado com a decisão do partido. Nas eleições de 2018, João, filho do ex-governador Eduardo Campos, foi o deputado federal mais votado do estado, com mais de 460 mil votos.

Marília Arraes, do PT, também votou contra o texto da reforma da Previdência na Câmara. A petista chegou a ter sua pré-candidatura ao Governo do Estado encaminhada nas últimas eleições, mas acabou descartada após um acordo nacional do PT com o PSB. Marília pode ser a aposta do Partido dos Trabalhadores para a disputa municipal do ano que vem.

Quem também votou contra a reforma no primeiro turno e vê seu nome ventilado como opção à prefeitura da capital pernambucana é Túlio Gadêlha, do PDT. Ciro Gomes, terceiro lugar na disputa presidencial do ano passado, levantou a hipótese quando esteve em Recife para palestras no último mês de maio. "Túlio Gadêlha um militante padrão, um militante modelo. Ele representa o que há de melhor na cultura política nordestina que está em Pernambuco e no Recife", defendeu Ciro na época.

A reforma da Previdência ainda precisa ser aprovada novamente no Plenário, dessa vez em segundo turno, por se tratar de uma PEC, Proposta de Emenda à Constituição. As expectativas é de que isso aconteça ainda nesta semana. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), planeja finalizar o processo no máximo até o próximo sábado (13).

Confira os votos de cada deputado pernambucano no primeiro turno do texto-base da reforma da Previdência:

A favor

André de Paula (PSD/PE)
André Ferreira (PSC/PE)
Augusto Coutinho (Solidariedade/PE)
Daniel Coelho (Cidadania/PE)
Felipe Carreras (PSB/PE)
Fernando Coelho Filho (DEM/PE)
Fernando Rodolfo (PL/PE)
Luciano Bivar (PSL/PE)
Ossesio Silva (PRB/PE)
Pastor Eurico (Patriota/PE)
Raul Henry (MDB/PE)
Ricardo Teobaldo (Podemos/PE)
Sebastião Oliveira (PL/PE)
Silvio Costa Filho (PRB/PE)

Contra

Carlos Veras (PT/PE)
Danilo Cabral (PSB/PE)
Eduardo da Fonte (PP/PE)
Fernando Monteiro (PP/PE)
Gonzaga Patriota (PSB/PE)
João H. Campos (PSB/PE)
Marília Arraes (PT/PE)
Renildo Calheiros (PCdoB/PE)
Tadeu Alencar (PSB/PE)
Túlio Gadelha (PDT/PE)
Wolney Queiroz (PDT/PE)

Por Diário de Pernambuco

Petrolândia é representada em três estandes da 20ª FENEARTE


Os artesãos petrolandenses presentes na 20ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) estão divididos em três estandes diferentes da maior feira de artesanato da América Latina que conta com mais de cinco mil expositores distribuídos em um espaço de 30 mil metros quadrados.

A Fenearte ocorre entre os dias 3 e 14 de julho no pavilhão do Centro de Convenções, em Olinda, e homenageia Mestre Baracho, falecido em 1988, Dona Duda e Lia de Itamaracá, Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Confira abaixo a localização dos três estandes responsáveis por levar a arte do povo petrolandense à todo o mundo, através da Feira:

Estande 383 - Rua 15. Prefeitura Municipal de Petrolândia

Estande 206 - Rua 8. Associação Café com Arte 

Estande 412 - Rua 18. Associação Artes do Sertão

ssessoria de Comunicação

Prefeitura de Petrolândia

Governo de Pernambuco lança Programa Propriedade Legal

A iniciativa visa emitir mais de 65 mil títulos de propriedade. Foto: Hélia Scheppa/SEI

O governador Paulo Câmara lançou, quarta (10), o Programa Propriedade Legal. Com um investimento de mais de R$ 19 milhões, a iniciativa visa emitir mais de 65 mil títulos de propriedade para habitações urbanas e rurais em todo o Estado. Serão beneficiadas mais de 270 mil pessoas em 100 municípios pernambucanos, abrangendo todas as 12 regiões de desenvolvimento. O objetivo é evitar conflitos pela posse do imóvel e da terra.

O governador definiu o programa como um desafio importante, necessário e justo. "Por meio dele, vamos ter condições de dar a garantia da escritura para a pessoa saber que aquele pedaço de chão, aquela casa, vai poder ser passada para os seus filhos e seus netos. E quem produz na agricultura familiar também vai ter, na escritura, a garantia de conseguir melhorar sua produção tendo acesso ao crédito”, declarou. Afirmou, ainda, que nos primeiros quatro anos de mandato, entregou cerca de 40 mil escrituras. "Agora, com esse novo método de trabalho, vamos entregar mais de 65 mil. Eu vou ter a honra, como governador de Pernambuco, de em oito anos entregar mais de 100 mil escrituras em todo o Estado”, acrescentou.

O novo projeto de regularização fundiária integra políticas públicas de três órgãos estaduais: Pernambuco Participações e Investimentos S.A (Perpart), Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) e Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe). Além de garantir a regularização das propriedades, também proporcionará às famílias beneficiadas maior facilidade na obtenção de crédito e na transmissão das terras. "Cada um dos nossos órgãos tinha seus planos de regularização fundiária. O que fizemos foi integrar as equipes para gerar uma maior sinergia, que potencializa a capacidade de execução das políticas públicas. Esse produto que apresentamos hoje garante, para milhares de pernambucanos, o direito à posse da sua propriedade", afirmou o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto.

Estiveram presentes à solenidade a vice-governadora Luciana Santos; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco Eriberto Medeiros; secretários estaduais; deputados estaduais; prefeitos; a presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais (Fetape) Cícera Nunes; o presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) Bruno Lisboa; o presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) Altair Correia; e o presidente da Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart) Adaílton Feitosa.

Por Diário de Pernambuco

Petrolândia: Sócios da AVEPE lamentam a morte de Foguinho, eleito na entidade futebolística em 2015

Em abril de 2015 Foguinho comemorava sua entrada no quadro de sócios da AVEPE (fotos: Assis Ramalho)


Sócios da AVEPE (Associação dos veteranos desportistas de Petrolândia) estão chocados com a notícias da morte de Josemír Barbosa da Silva, conhecido popularmente como Foguinho.
Sempre alegre e descontraído, Foguinho construiu grande laço de amizade na entidade futebolística, da qual foi eleito sócio em abril de 2015.

O corpo de  Foguinho foi encontrado às margens do canal da PA-IV, próximo à ponte de acesso ao centro de Paulo Afonso, na manhã desta quarta-feira (10).

O mesmo passava por problemas de depressão. “a vítima estava desaparecida há alguns dias sendo que em 27 de maio ele também tinha desaparecido, porém foi encontrado por familiares em Paulo Afonso, infelizmente, dessa vez, sem vida.”

Foguinho era funcionário aposentado da Chesf, e por muitos anos morou em Itaparica (Jatobá), onde conquistou muitas amizades - inclusive a desse blogueiro. Também é ex-jogador de Futebol, tendo atuado em importantes times de Itaparica e de Paulo Afonso.

O seu corpo será sepultado às 9 horas da manhã desta quinta-feira (11/07/2019), no cemitério de Paulo Afonso, na Bahia.

Abaixo, mais fotos de momentos descontraído de Foguinho na sede da AVEPE, em meio a seus amigos.

Descanse em Paz Foguinho!
Votos dos amigos da AVEPE



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos Assis Ramalho

Prefeitura de Petrolândia participa da 20ª Exposerra que começa hoje (11)


A Prefeitura de Petrolândia marcará presença na 20ª Exposerra – Feira da Indústria, Comércio e Serviços de Serra Talhada, para divulgar o potencial turístico e também agrícola do município em uma das maiores feiras de negócios de Pernambuco.

O estande da prefeitura de Petrolândia vai dispor de um ambiente de conhecimento das riquezas que a cidade dispõe, com espaço de troca de experiências e informações sobre o desenvolvimento econômico e turístico do município.

Santa Maria do Cambucá: boates, bares e casas de show precisam obedecer ao ECA


Após denúncias de descumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente por estabelecimentos comerciais em Santa Maria do Cambucá, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos proprietários de boates, bares, casas de show ou equivalentes que só permitam a entrada e permanência de adolescentes em seus estabelecimentos acompanhados dos pais ou responsáveis ou mediante autorização por escrito, com firma reconhecida, dos pais ou responsáveis, mantendo arquivo com as autorizações concedidas.

A entrada e permanência de crianças só podem ocorrer quando as mesmas se encontrarem acompanhadas de seus pais ou responsável legal. Os administradores dos estabelecimentos devem anotar em um livro com numeração o nome da criança ou do adolescente que ingressou no estabelecimento; o número da identidade dela ou do seu representante legal; a hora da entrada e da saída do estabelecimento.

Petrolândia: Clínica Mais Saúde informa atendimentos de profissionais médicos nesta quinta (11)


 Redação do Blog de Assis Ramalho