domingo, 27 de agosto de 2017

Petrolândia: Mastologista Dr. Paulo Lucena atende nesta segunda (28) na CLIMAGEM a partir das 14h00

Dr. Paulo Lucena, mastologista

A CLIMAGEM (Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem) informa que o mastologista Dr. Paulo Lucena Júnior atenderá nesta segunda-feira (28), a partir das 14h00. As consultas podem ser agendadas pessoalmente ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164.

A CLIMAGEM está situada na Avenida Marquês de Olinda, Nº 32, no centro de Petrolândia - em frente a MouraLab - próximo à Pousada e Empório Atenize. 

A mastologia é a especialidade médica responsável por prevenir, diagnosticar e tratar as doenças benignas e malignas da mama. O mastologista é o médico habilitado e com treinamento adequado para decidir qual a melhor conduta a seguir, desde os casos mais simples até os mais complexos, onde haverá a necessidade de planejar e realizar o tratamento cirúrgico, como no caso do câncer de mama. O diagnóstico precoce e o acompanhamento com profissional especializado são essenciais para o sucesso do tratamento das patologias mamárias.

Em Pernambuco, além de Petrolândia, Dr. Paulo Lucena atende também em Jatobá, Floresta e Tacaratu. Atende também em Paulo Afonso, na Bahia.

Em Petrolândia a CLIMAGEM Conta com atendimento especializado em Ginecologia e Obstetrícia e Mastologia além de exames em ultrassonografia geral, preventivo e colposcopia. Cuide da sua saúde na CLIMAGEM!

Blog de Assis Ramalho
Informação: Climagem


Tacaratu: Prefeito de Tacaratu José Gerson é recebido pelo ministro da Educação Mendonça Filho


No roteiro de sua viagem a Brasília, na última semana, o prefeito de Tacaratu, José Gerson, visitou o Ministério da Educação. Juntamente com o deputado federal Augusto Coutinho, o prefeito conversou com o ministro Mendonça Filho sobre assuntos relacionados à construção de mais uma escola e uma creche em Tacaratu, o que viria suprir e melhorar cada vez mais a acomodação dos alunos do município.

O prefeito Gerson, mais uma vez, se destaca na busca de melhorias e desenvolvimento para os munícipes de Tacaratu.

Assessoria da Prefeitura de Tacaratu


Naufrágio em Roraima deixa quatro mortos e é o terceiro no país em quatro dias

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Roraima

Duas crianças e duas adolescentes morreram após uma canoa virar nesse sábado (26) em um braço do Rio Água Boa, a 40 quilômetros do município de Caracaraí, no sul de Roraima. A canoa transportava dez pessoas: três adultos (irmãos) e sete crianças e adolescentes, entre 3 e 14 anos de idade. A família pescava no momento do acidente. Esse é o terceiro grande naufrágio no país em quatro dias.

O Corpo de Bombeiros de Roraima localizou hoje (27) os corpos de duas crianças ( de 3 e 4 anos) e de uma adolescente de 14 anos. Uma menina de 12 anos foi socorrida no momento do naufrágio, mas não resistiu.

Segundo a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros de Roraima, a canoa estava superlotada. Os sobreviventes relataram aos bombeiros que, quando um dos adultos pegou um peixe, as crianças se assustaram, com o movimento, a canoa virou.


Zeca fecha apoio do ex-prefeito Jonas Camelo em Buíque


O deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB) fortaleceu seu palanque para 2018 no município de Buíque ao fechar o apoio do ex-prefeito Jonas Camelo (PSD) para a sua reeleição. Jonas vai juntar-se a ex-vice-prefeita Miriam Briano (PSB), unindo os dois grupos que fazem oposição ao prefeito Arquimedes Valença (PMDB) em torno do palanque do deputado trabalhista.

O acordo foi fechado no último sábado (26), no escritório político do deputado Zeca Cavalcanti, em Arcoverde. Segundo o parlamentar trabalhista, será “uma parceria de trabalho em prol do desenvolvimento dos buiquenses”.


Agricultores familiares da Mata Norte recebem 209 títulos de posse, 3 caminhões e 44 bancas de feiras

Fotos: Josué da Mata


A sexta-feira (25) foi um dia de conquistas para os agricultores familiares da Mata Norte pernambucana. Pela manhã, 169 produtores do Engenho Panorama, de Timbaúba, e outros 40 do Assentamento Pituassu, de Itaquitinga, receberam títulos de posse das mãos do governador Paulo Câmara e do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota. O ato foi realizado após a missa que marcou o início da moagem da Usina Cruangi, em Timbaúba.

Os documentos foram viabilizados pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara). O presidente do órgão, Paulo Lóssio, também participou do ato.


Porta-voz do UNICEF para crianças com deficiência participa de reunião da Frente Parlamentar na Alepe

Lucy Meyer, atleta paraolímpica norte-americana, visita Alepe para defender políticas de qualidade para crianças e adolescentes com deficiência

A porta-voz do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para crianças com deficiência, a jovem americana Lucy Meyer, estará em Pernambuco, entre os próximos dias 24 e 30, para conhecer iniciativas ligadas às Olimpíadas Especiais no Brasil e a alguns dos programas do UNICEF pelos direitos das crianças com deficiência. Atendendo convite da deputada Terezinha Nunes (PSDB), e coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Lucy Meyer participará da reunião da semanal da Frente nesta segunda-feira (28), às 11h, no Plenarinho III, no edifício Miguel Arraes de Alencar.

As reuniões da Frente Parlamentar acontecem uma vez por semana na Alepe e são presididas por Terezinha Nunes. O encontro é suprapartidário e tem como objetivo principal promover um debate assertivo junto aos pleitos das pessoas com deficiências do Estado.

Porta-Voz da UNICEF participa de reunião na Alepe
Dia: segunda-feira (28)
Hora: 11h
Local: Plenarinho III – Edifício Miguel Arraes de Alencar

Assessoria de Imprensa deputada estadual Terezinha Nunes


Pimentel solicita a Mendonça Filho campus da Univasf para Araripina

Foto: Secom PMA

O prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel e o vice-prefeito Bringel Filho participaram, na sexta-feira (25), da solenidade do Ministério da Educação que autorizou a instalação de uma unidade da Universidade do Vale do São Francisco – Univasf, na cidade de Salgueiro, no Sertão Central.

O ministro pernambucano Mendonça Filho destacou a importância da interiorização do Ensino Superior para as cidades consideradas polos em todo o país. Desta maneira, recebeu das mãos de Pimentel e Bringel Filho, além dos vereadores Evilásio Mateus e João Erlan, o pedido para que Araripina também receba um campus da Univasf.


Jogos, brincadeiras e muita diversão marcam semana da pessoa com deficiência em Petrolina


Uma manhã animada com brincadeiras e muitas atividades inclusivas marcou, na última sexta-feira (25), a programação da Semana da Pessoa com Deficiência que segue até a próxima segunda-feira (28), em Petrolina.

Diversas ações já foram realizadas pela prefeitura para marcar a data na cidade, mas hoje foi a vez de reunir centenas de pessoas no Parque Municipal Josepha Coelho, onde equipes da Secretaria Executiva da Mulher e Acessibilidade e parceiros promoveram uma série de atividades como tetro de libras, apresentação de capoeira, jogos de dama, dominó, xadrez.

Também teve espaço para oficina de futebol de 5, dança das cadeiras, maracatu da Apae, atletismo, vôlei, basquete entre outras atividades, todas direcionadas à inclusão das pessoas com deficiência.


Silvio: Armando reproduz sentimento do povo pernambucano em relação à violência


A marca do Governo Paulo Câmara é a terceirização das responsabilidades e a fuga do debate quando o tema é o fracasso da política estadual de segurança pública. “O deputado Isaltino Nascimento, líder do governo Paulo Câmara na Assembleia Legislativa de Pernambuco, deu apenas mais uma prova de que a estratégia é terceirizar a culpa pelos fracassos do governo Paulo Câmara, quando tentou rebater as críticas do senador Armando Monteiro utilizando-se de subterfúgios”, afirmou o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Segundo dados da própria Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, entre janeiro e julho deste ano foram cometidos 3.322 assassinatos no Estado, um crescimento de aproximadamente 40% em relação ao mesmo período do ano passado, e um total de 73.394 casos de roubos, número superior aos registrados de 2011 a 2014. “Desde o início 2014 o senador Armando Monteiro tem tornado pública sua preocupação com o crescimento da violência em Pernambuco, quadro que infelizmente se agravou após a posse do governador Paulo Câmara”, afirmou o deputado.


Presidente do IPA, Gabriel Maciel assume a Asbraer


Gabriel Maciel, presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), assumiu interinamente, nesta quarta-feira (23), a presidência da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer).

O pesquisador de carreira e atual presidente IPA assumiu a missão após a saída do ex-presidente Argileu Martins, que comandará a Secretaria de Agricultura do Distrito Federal. Gabriel é formado em engenharia agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mestrado em agronomia pela Universidade de Agricultura de Andhra Pradesh, na Índia, e PhD em agronomia pela Universidade do Estado do Kansas (USA).

Gabriel, que era o vice-presidente da Asbraer, já ocupou diversos cargos públicos, como: gerente de Arranjos locais na Ad Diper; secretário de agricultura de Serra Talhada; presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Agricultura; secretário nacional de Defesa Agropecuária; e secretário estadual de Produção Rural e Reforma Agrária.


Conselho Regional de Educação Física instala unidade em Afogados da Ingazeira


Uma antiga reivindicação dos profissionais de educação física que atuam em Afogados da Ingazeira e região foi atendida na última sexta (25): a instalação de uma unidade do Conselho Regional de Educação Física. Isso foi possível graças a uma parceria com a Prefeitura de Afogados, que cedeu um espaço na Secretária de Cultura e Esportes para o funcionamento da unidade.

“Havia um interesse nosso, sobretudo pelo incremento da atividade na cidade, o surgimento de diversas academias e expansão da atividade fitness, além de ser um profissional bastante requisitado pela gestão municipal, sobretudo nas secretarias de saúde, educação e na de cultura e esportes,” destacou Edygar Santos, Secretário de Cultura e Esportes de Afogados, e profissional graduado em educação física.

A presidente do Conselho, Nadja Harrop, acompanhada da sua equipe, destacou a facilidade que o educador físico agora terá para se regularizar. “Esse polo em Afogados da Ingazeira irá facilitar a vida dos profissionais de educação física, aqueles que estão dentro da escola, que são os licenciados, ou aqueles que estão fora delas, que são os bacharéis. Agora ninguém mais precisará se deslocar até o Recife para regularizar o seu registro profissional,” destacou Nadja.


Pesquisadora da FGV DAPP analisa vitimização policial


A vitimização de policiais militares no estado do Rio de Janeiro já tem índices alarmantes. Para a pesquisadora da FGV DAPP, Carolina Taboada, a crise financeira não é a única culpada pelo alto índice de PMs mortos. Segundo ela, a presença constante de membros do governo estadual em escândalos de corrupção gera uma percepção de abandono e desgoverno que é percebida pela população em geral e pelas facções do crime organizado, que estão aproveitando este momento para se reorganizar no território.

"A crise pela qual o projeto das UPPs passa também contribui para esse número na medida em que estamos vendo, neste ano, o retorno dos tiroteios e confrontos em regiões nas quais antes eles estavam controlados – ainda que o tráfico de drogas nunca tenha realmente deixado por completo as comunidades nas quais as UPPs foram instaladas. Aliado a isso, que reflete mais na situação da capital – onde se concentra a maior parte das UPPs –, é possível observar um grande espalhamento da mancha criminal para as outras áreas do estado, o que é uma dinâmica nova para o Rio de Janeiro: há poucos anos, a capital concentrava a maior parte dos crimes do estado, o que permitia uma atuação mais concentrada das forças policiais", aponta Carolina Taboada.

A pesquisadora da FGV DAPP alerta que o crescimento dessa mancha é um desafio para a política de segurança pública, tanto para garantir a segurança da população quanto dos seus próprios agentes, que morrem muitas vezes fazendo "bicos". Taboada ressalta que existe o fato de policiais correrem mais risco quando estão na rua pela possibilidade de serem reconhecidos como tal.


PSB-PE elege Diretório e Executiva do partido no 14º Congresso Estadual

Chapa única de consenso foi eleita por aclamação unânime dos 577 delegados. Congresso também homenageou 90 anos de Ariano Suassuna (Fotos: Roberto Pereira)

Com a presença do governador Paulo Câmara, do presidente nacional Carlos Siqueira, do prefeito do Recife, Geraldo Julio, de deputados, prefeitos e vereadores socialistas, os 577 delegados do 14° Congresso Estadual do Partido Socialista Brasileiro elegeram por aclamação os novos Diretório e Executiva da legenda para os próximos três anos. O Congresso reuniu ainda militantes, simpatizantes, representantes dos segmentos sociais do PSB e foi uma grande homenagem aos 90 anos de Ariano Suassuna, presidente de honra do partido, com a presença da família do escritor e militante socialista, que foi agraciado com uma medalha póstuma do mérito Miguel Arraes.

A chapa eleita tem Sileno Guedes na presidência do partido por mais três anos, com o deputado federal Tadeu Alencar na 1ª vice-presidência, o deputados federal Fernando Coelho Filho, na 2ª vice-presidência, e o deputado federal e secretário estadual Turismo Esportes e Lazer, Felipe Carreras, na 3ª vice-presidência. Adilson Gomes segue como secretário-geral partido, com Gabriel Leitão, como 1º secretário e Eduardo Vasconcelos como 2º secretário. Outros 40 membros compõem a comissão executiva nas secretarias temáticas, secretarias especiais e regionais, além dos representantes dos segmentos sociais.

O 14º Congresso Estadual também elegeu os 92 delegados que representarão o PSB de Pernambuco no Congresso Nacional do partido, que será realizado nos dias 12, 13 e 14 de outubro, em Brasília. “O PSB nunca se negou a discussão nacional, nunca se negou a servir ao Brasil e não vai ser nesse momento de dificuldades que o PSB vai se negar. O PSB está consolidado como uma força política amadurecida, com o projeto de alternativa política apresentado por Eduardo Campos em 2014. Nós não temos mais Eduardo, é verdade, mas temos a nossa militância, nosso legado e nossas ideias e, sobretudo, um caminho que foi traçado e é por isso que a gente vai seguir”, avaliou o presidente Sileno Guedes.


IPA realiza oficina de aproveitamento integral de alimentos em escola de Sairé


A oficina de Aproveitamento Integral de Alimentos X Sustentabilidade foi ministrada, na Escola Municipal São Miguel, em Sairé, para os participantes do projeto “Eu cuido, vc cuida e a natureza agradece”. A apresentação foi realizada pelas extensionistas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Andry Lúcia Barbosa e Márcia Paz, dos escritórios de Pombos e Escada, respectivamente. A iniciativa foi realizada pelos escritórios do Instituto em Pombos e Sairé.

Além de estudantes do 9°ano da Escola, também participaram filhos e filhas de agricultores. No evento, foi discutida a importância da agricultura e da produção de alimentos saudáveis, higiene na manipulação de alimentos, cores na alimentação e prática com receitas saborosas utilizando o alimento em sua totalidade (raízes, folhas, cascas e talos), como assado de casa de chuchu, bolo com cascas de banana, bolo com a casca do abacaxi, bolinhos com casca de batata e de folhas do pé de jerimum.


Jatobá/Itaparica: 'Baba' da Associação Pó de Serra deste domingo (27)


Jair Souza, o popular Jair do Picolé, envia o resultado da pelada semanal realizada nesse domingo (27/08/2017) pela Associação Pó de Serra, sediada em Itaparica, município de Jatobá.

Primeiro tempo (7h00 às 8h00)

Placar: camisa verde 7 x 2 camisa amarela
Gols do camisa verde: Sanuel (3), Adelson (2), Genilson e Fernando
Gols do camisa amarela: Chumbinho (2)

Segundo tempo (8h00 às 9h00)

Placar: camisa amarela 10 x 1 camisa verde
Gol do Camisa verde: Sivaldo
Gols do Camisa amarela: Igaro (2), Zé, (2), Joca (2), Bolinha (2), Almier (1), Chumbinho (1)

 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Jair Souza


Deputado Zé Maurício rebate projetos de privatizações do Programa de Parcerias de Investimento (PPI)

Foto: Rinaldo Marques/Alepe


Tendo em vista o ‘pacote’ de 57 projetos de venda de empresas e parcerias público-privadas, anunciados, na última quarta-feira (23), pelo Governo Federal, o deputado Zé Maurício (PP) fez um acalorado pronunciamento, nesta quinta (24) na Alepe, em que expôs sua insatisfação diante da ação federal de colocar à disposição da iniciativa privada a administração de 14 aeroportos – o que inclui o Aeroporto Internacional do Recife/Gilberto Freyre – , 11 lotes de linhas de transmissão, 15 terminais portuários, além de parte da Eletrobrás, a Casa da Moeda, a Lotex e a Companhia Docas do Espírito Santo.

“Nem bem cessaram os debates sobre o projeto aprovado para privatizar a Eletrobrás e ainda mais recentemente a possibilidade de isso acontecer também à CHESF, essa nova leva de ações para diminuir a participação do Governo em equipamentos e empresas públicas foi anunciada, sem informações claras e consulta a todos os setores envolvidos, especialmente ao povo pernambucano”, desabafou o parlamentar na tribuna.


Colisão frontal entre dois carros deixa uma mulher morta e 5 feridos na BR-232 em Arcoverde, no Sertão de PE


Motorista de um dos veículos havia ingerido bebida alcoólica (Foto: Divulgação/PRF)


Uma colisão frontal entre dois carros deixou uma mulher de 55 anos morta e cinco feridos na noite do sábado (26) na BR-232 em Arcoverde, Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi constatado motorista de um dos veículos havia ingerido bebida alcoólica.

Ainda segundo a PRF, o condutor foi levado para a Delegacia de Polícia Civil do município para prestar esclarecimentos. Rosete Cristina Machado, de 55 anos ,estava no veículo que caiu em um rio, conforme informou a polícia.

Os cinco feridos foram levados para uma unidade de saúde do município.


Por meio de ações do diretor de produção do Mapa, Mychel Ferraz, agricultores de orgânicos em Petrolina buscam regularizar produção


Para entender como funciona o selo de garantia de produtos orgânicos, as regulamentações governamentais e o mercado consumidor, produtores de Petrolina participaram, na sexta-feira (25), de uma palestra no Instituto Federal do Sertão de Pernambuco (IF Sertão-PE), no Bairro Jardim São Paulo, para receberem orientações técnicas sobre a produção orgânica local, estadual e nacional, de auditores do Ministério da Agricultura (Mapa) e professores do instituto. A palestra partiu de reivindicação feita pelo Sindicato dos Agricultores Familiares de Petrolina (Sintraf).

“Desde novembro pleiteamos essa assistência técnica diretamente com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, o diretor de produção do Mapa, Mychel Ferraz, mais quem de direito”, pontua a presidente do sindicato, Isália Damacena, que acompanhou a palestra para os produtores de orgânicos. “O que pretendemos com isso é dar mais competitividade para nossos agricultores e mostrá-los como funciona cada norma regulamentadora nesse segmento”, diz.


Givanildo Oliveira é demitido e Marcelo Martelotte é o novo treinador do Santa Cruz


Neste domingo (27), um dia após a demissão de Givanildo Oliveira, o Santa Cruz já anunciou seu novo treinador. E ele é um velho conhecido da torcida tricolor. Marcelo Martelotte chega para sua terceira passagem no clube, onde conquistou o Campeonato Pernambucano de 2013 e o acesso para a Série A em 2015.

Seu último trabalho no time coral durou até março do ano passado, quando os maus resultados o tiraram no comando. Na época, Milton Mendes assumiu e conquistou a Copa do Nordeste e o estadual de 2016.

Leia Já


Nilton Mota: modelo de moagem da Usina Cruangi é exemplo para todo o Brasil

Fotos: Josué da Mata

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, destacou as qualidades do modelo de moagem da Usina Cruangi, em Timbaúba. Nilton acompanhou o governador Paulo Câmara na cerimônia que marcou o início dos trabalhos na usina para a safra 2017-2018, na sexta-feira passada (25). O empreendimento vai injetar R$ 100 milhões por ano na economia da Zona da Mata, gerando cerca de quatro mil empregos diretos e indiretos.

"Hoje voltamos à Usina Cruangi com o nosso governador Paulo Câmara para o início da moagem de uma nova safra. Ali foi encontrado o modelo que é exemplo para o Brasil. Um modelo em que temos o espírito de cooperativismo capaz de construir sonhos, principalmente dos trabalhadores. Quando viemos aqui em 2015, escutamos os depoimentos emocionados dos trabalhadores, que tinham a esperança de verem a moagem da cana aqui nesta Usina. E esse sonho virou realidade", pontuou Nilton Mota, lembrando que, enquanto no estado de São Paulo cerca de 80 usinas foram fechadas, em Pernambuco, foram abertas mais três. "Esse é o ciclo da unidade, da união do povo com o poder público e do poder público com o privado", destacou.


Reforma Política: Distritão, Distrital e a falácia do "efeito Tiririca"

Especialista em Direito Eleitoral, Savio Chalita, comenta os modelos propostos (Foto: Divulgação)

A reforma política, em trâmite no Congresso Nacional, mais uma vez, frustra os cidadãos brasileiros que anseiam por significativas e eficazes alterações no processo eleitoral e em todo sistema representativo.

Inegável que estamos diante de uma grande crise de representatividade ante às posturas que temos sido testemunhas e vítimas, por parte de políticos eleitos. É por meio deles que deveríamos ter a experiência de exercício democrático em sua forma indireta. No entanto, o que vemos são atuações pautadas em grandes acordos de interesses espúrios e voltados ao próprio umbigo. .

Partidos políticos aos montes. 35 partidos e nenhuma bandeira verdadeiramente defendida. Ante uma situação de lástima quanto a estes grandes instrumentos de uma desejada experiência democrática, temos uma reforma que pauta-se em dois grandes pontos: distritão e fundo democrático.


Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 28 de agosto a 1º de setembro de 2017

Secretaria de Saúde de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR)

Segunda-feira (28): Neurologista, Exames Laboratoriais, Raio X, Eletrocardiograma e Nutricionista
Terça-feira (29): Raio X, Eletrocardiograma, Nutricionista e Exames Laboratoriais
Quarta-feira( 30): Colposcopia, Preventivo, Raio X, Nutricionista, Eletrocardiograma e Exames Laboratoriais
Quinta-feira (31): Ginecologista, Pediatria, Raio X, Nutricionista, Eletrocardiograma e Exames Laboratoriais
Sexta-feira (1º): Dentista, Clinico Geral, Raio X,  Exames Laboratoriais, Nutricionista e Eletrocardiograma


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Secretaria de Saúde de Petrolândia/Paulo Júnior


“O legado de Osvaldo se expande pelo Sertão”, lembra o Deputado Guilherme Coelho em Salgueiro


A cerimônia de autorização do novo campus da Univasf em Salgueiro, na manhã de sexta-feira (25), reuniu diversas autoridades regionais para o anúncio da boa notícia. O Deputado Federal Guilherme Coelho participou do evento, ao lado do Ministro Mendonça, do Senador Fernando Bezerra, do Prefeito de Salgueiro Clebel, e reforçou a relevância no novo campus para o desenvolvimento da região.

Esta é a primeira universidade federal do Sertão Central, beneficiando, além de Salgueiro, os municípios de Terra Nova, Cedro, Parnamirim, Verdejante, Serrita e São José do Belmonte.

De acordo com o Ministro da Educação, Mendonça Filho, inicialmente o campus vai oferecer os cursos de Ciências da Computação e Engenharia da Produção. O Ministro e o Deputado Guilherme Coelho lembraram do ex-deputado Osvaldo Coelho.


Para ter mais tardes saborosas, aprenda a fazer Bolinho de Chuva de Biscoito com Creme de Avelã


Em até 30 minutos você prepara 35 unidades dessa delícia

Marca Fortaleza, da M. Dias Branco, dá o passo a passo completo. Veja a receita abaixo.

Como fazer Bolinho de Chuva de Biscoito com Creme de Avelã
Ingredientes:
150g de biscoito Amanteigado Fortaleza Chocolate
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo Finna Tipo I (sem fermento)
1 xícara de açúcar
1 xícara de leite integral
2 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
Açúcar e canela em pó para polvilhar
Creme de avelã a gosto
Óleo para fritar


Tacaratu: Prefeito José Gerson é recebido pelo senador Fernando Bezerra Coelho em Brasília


O Prefeito José Gerson esteve esta semana no gabinete do Senador Fernando Bezerra Coelho em Brasília. Gerson juntamente com o deputado Augusto Coutinho foram recebidos por Fernando Bezerra que juntos, em pauta trataram de grandes ações e definições eficazes em beneficio da população de Tacaratu. O Prefeito José Gerson sempre na luta por melhorias para o povo Tacaratuense cobrou novamente do senador o apoio no desenvolvimento de projetos e ações para nossa Tacaratu.


Ver todas as fotos > Prefeito Gerson é recebido pelo senador Fernando Bezerra Coelho

Por Assessoria da Prefeitura de Tacaratu


Rodrigo Novaes quer investimento em tecnologias para combater assaltos a bancos.


O deputado Rodrigo Novaes destacou, nesta quinta-feira (24/08), durante seu pronunciamento na Alepe, a importância do investimento em tecnologias que impeçam os assaltos a bancos no interior de Pernambuco. Ele ressaltou que é preciso criar alternativas que inviabilizem ação dos bandidos. O parlamentar afirmou que isso não é um problema local, mas que as cidades do interior são as que mais sofrem com a situação.

“Nos municípios como Jatobá ou Ibimirim em que as agências foram alvo destas quadrilhas, o cidadão precisa se deslocar muitas vezes 30 quilomentros ou mais para fazer uso do serviço. Lá nem os correspondentes bancários funcionam no comércio local. Voltamos ao início do século, onde apenas os grandes polos como Caruaru, Petrolina, Arcoverde e Araripina tinham agências”, disse Novaes. De acordo com o deputado, até o mês de maio, 25 instituições financeiras foram fechadas e 28 estão apenas com serviços burocráticos.


Testemunha conta que 100º PM morto no Rio foi executado com disparos da própria arma


O sargento Fabio José Cavalcante e Sá, de 39 anos, havia saído do trabalho, no 34º BPM (Magé) e, como fazia em todo fim de semana de folga, foi participar de um churrasco com a família no Largo do Guedes, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, onde nasceu e foi criado. Quando chegou, por volta das 9h de ontem, parou o carro na calçada, entre a casa de sua família e a loja de seu pai.

Mal saiu do veículo, cerca de seis homens em dois carros pararam bruscamente e começaram a atirar cerca de 30 vezes com fuzis e pistolas. Depois que o sargento caiu no chão, dois homens saltaram. Recolheram documentos, um colar de ouro, um anel dourado com a silhueta de São Jorge e a pistola do policial. Em meio à súplica do pai, que estava no bar à frente e assistiu a toda a cena, para que não matassem o filho, um dos homens ainda descarregou o pente da arma do próprio PM no corpo inerte.

O relato é de uma testemunha ouvida na Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) na tarde do último sábado. Para a polícia, não há dúvida: o centésimo PM a morrer no estado do Rio em 2017 foi executado. Ao todo, 11 tiros atingiram Cavalcante — quatro no rosto. A hipótese de latrocínio foi descartada.


Ao lado de Humberto, Lula se despede de Pernambuco com grande ato em Brasília Teimosa


Brasília Teimosa, comunidade retrato da miséria do Recife no passado, mas que foi transformada no governo Lula em bairro-símbolo do combate à pobreza, foi o local escolhido para a despedida do ex-presidente de Pernambuco. Ao lado de Dilma, do ex-prefeito João Paulo e do líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), ele visitou a casa de moradores, associações de pescadores e uma fábrica de gelo, onde foi recebido com bastante carinho por uma multidão de moradores. 

Humberto, que acompanhou os três dias de intensa agenda do ex-presidente pelo Estado, acompanhou Lula até a divisa com a Paraíba, para onde segue agora a Caravana do Nordeste. No total, já foram percorridos quatro estados da região. A viagem se encerra no próximo dia 5, no Maranhão.

Para o senador, a passagem de Lula por Brasília Teimosa teve um simbolismo muito forte, já que, no primeiro ano dele na Presidência da República, em 2003, Lula fez questão de levar todos os seus ministros de Estado para conhecer a comunidade, a fim de mostrar que aquela situação degradante deveria obrigatoriamente mudar. O bairro é o berço do Fome Zero.



Tadeu Alencar: “Mata Norte é fundamental para projeto de desenvolvimento de Pernambuco”

Foto: Assessoria de imprensa/Divulgação

O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) acompanhou o governador Paulo Câmara (PSB) durante toda a agenda de trabalho realizada na Mata Norte nesta sexta-feira (25). Durante a passagem pelos municípios de Timbaúba, Ferreiros, Aliança e Carpina, Tadeu Alencar destacou a importância dos investimentos realizados na Mata Norte para o projeto de desenvolvimento do Estado.

Tadeu citou, por exemplo, o impacto na economia da região com o início da moagem da usina Cruangi, em Timbaúba, que recebeu benefícios fiscais do Estado. “Temos a garantia aqui de mais de 5 mil empregos diretos e indiretos, com o acionamento das moendas deste parque fabril, que injeta R$ 100 milhões por ano na Mata Norte. Só quem conhece a importância da agroindústria da cana-de-açúcar sabe o impacto que ela tem na economia de Pernambuco”, destacou o parlamentar.


Tacaratu: Prefeito José Gerson visita Ministério do Desenvolvimento Social em Brasília


Em sua viagem à Brasília esta semana uma das pautas, foi à visita ao ministério do Desenvolvimento Social. Onde José Gerson juntamente com o deputado Augusto Coutinho Conversaram com Rogério Nardeli Assessor especial do Ministro do Desenvolvimento Social. 

Em pauta foram tratados assuntos sobre pactuação para Construção do CREAS e convênios de aquisição de equipamentos para atender os usuários do CRAS e CREAS no Município. Dessa forma o prefeito Gerson se destaca na busca de melhorias e desenvolvimento para os seus munícipes.

Notícia relacionada

Por Assessoria da Prefeitura de Tacaratu


Velha Petrolândia, uma saudade que não passa; momentos de recordação neste domingão 27/08/2017 (foto e vídeos)


Neste domingo, 27 de agosto de 2017, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do Baú e mostra foto e vídeo para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, e velha Barreiras hoje submersas as águas do Rio São Francisco.

Redação do Blog de Assis Ramalho

xxxxxxxxx

Histórico da velha Petrolândia
A colonização da região começou no século XVIII, quando foram fundadas as fazendas Brejinho da Serra e Brejinho de Fora. Os primeiros núcleos de povoamento surgiram onde havia uma frondosa árvore de jatobá e um bebedouro para o gado. Por causa disso, o povoado ficou conhecido como Bebedouro de Jatobá.

Em 1877, a região recebeu a visita do Imperador D. Pedro II, que ordenou a construção de um cais e de uma ferrovia que ligava economicamente o alto e o baixo São Francisco.

Em 1887, a sede do município de Tacaratu é transferida para o povoado de Jatobá que, mais tarde, seria elevada à categoria de cidade em 1º de julho de 1909. O município recebeu a atual denominação em homenagem ao Imperador D. Pedro II.

A história do município passou por uma enorme transformação nos anos 80 devido à construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (também conhecida como Usina Hidrelétrica de Itaparica), que resultou na inundação da antiga cidade pelo lago de Itaparica e obrigou a transferência dos moradores para a atual cidade em 1988.

Fonte: Itanotempo.com.br
Vídeo: Mais Goi Filme


Univasf abre concurso para 25 vagas de professor do curso de Medicina em Paulo Afonso


Começaram nesta sexta-feira, 25 de agosto e prosseguem até o dia 15 de setembro de 2017, as inscrições para o concurso público que visa à contratação de professores efetivos para o Colegiado de Medicina, no campus de Paulo Afonso (BA), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

O certame oferece 25 vagas, distribuídas entre as áreas de Cirurgia Geral (02), Cirurgia Vascular (1), Ginecologia e Obstetrícia (2), Hematologia (1), Infectologia (1), Medicina de Família e Comunidade (5), Morfologia Humana (1), Neurologia (1), Nutrição (1), Oftalmologia (1), Oncologia (1), Pediatria (2), Psiquiatria (1), Reumatologia (1) e Semiologia (4).

Confira o Edital.


Responsáveis por Lava Jato são 'canalhas', diz Lula na Paraíba


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou de "canalhas" os responsáveis da Operação Lava Jato.

Ao discursar na noite deste sábado (26), Lula afirmou que nenhum "canalha" teve coragem de apontar "nada errado" em sua trajetória.

Em um discurso feito em praça pública, após receber o título de cidadão pessoense, o petista atacou o PSDB, insinuando que os tucanos deveriam ser os verdadeiros alvos da operação.

"Eles estão julgando não é o Lula, porque eles sabem quem pegou dinheiro. Os tucanos, que eram super corretos... Bastou um tiro de garrucha e caiu toda revoada de tucano."


Entrega de título a Lula se transforma em comício na Paraíba “Eles estão vendendo o Brasil''


A entrega do título de cidadão pessoense ao ex-residente Luís Inácio Lula da Silva acabou se transformando em um comício fora do período eleitoral. O petista chegou ao Ponto de Cem Réis, no centro de João Pessoa, acompanhando pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), da vice-governadora Lígia Feliciano, dos senadores Lindbergh Farias (PT-RJ), Fátima Bezerra (PT-RN), além de deputados estaduais paraibanos.

O primeiro ato foi a instalação da sessão solene da Câmara de João Pessoa feita pelo vereador Tibério Limeira (PSB) para entrega do título de cidadão. Logo após, o vereador Marcos Henriques (PT) fez a entrega lembrando que a propositura foi feita em 1997 pelo então vereador Júlio Rafael.

Lula agradeceu o título, mas o mote do discurso foi a Operação Lava Jato e a possibilidade de chegar a presidência da República nas eleições do próximo ano. “Não queria que esse título fosse destinado ao Lula, mas ao povo brasileiro porque sem ele não teria feito metade do que pude fazer quando presidente”, disse.