15 maio 2025

Povo Pankararu lidera iniciativa para reconhecer o Rio São Francisco como Sujeito de Direito

Foto: Divulgação

Em uma iniciativa histórica, o povo Pankararu, comunidade indígena do sertão de Pernambuco, está à frente de um movimento para conceder personalidade jurídica ao Rio São Francisco, reconhecendo-o como entidade viva com direitos próprios. A proposta, inspirada em casos internacionais como o Rio Whanganui (Nova Zelândia) e o Ganges (Índia), busca proteger o Velho Chico, ameaçado por problemas crônicos como poluição, desmatamento, superexploração, além das secas.

Para os Pankararu, o Velho Chico é mais que um recurso hídrico: é um ancestral. “O Rio São Francisco é um território ancestral, morada dos nossos antepassados e quando digo morada dos nossos antepassados, me refiro a morada da nossa espiritualidade, porque ali não era apenas para pesca, caça ou morar e buscar a própria sobrevivência, mas, sobretudo é o lugar onde nossos antepassados praticavam também seus rituais sagrados, por isso um lugar sagrado que vive na memória das nossas pessoas, dos nossos indígenas. Então, lutar para tornar o rio um sujeito de direito é, sobretudo, cuidar desse rio que está praticamente agonizando com os maus-tratos dos não indígena e aí envolve desde os grandes empreendimentos até a poluição, a pesca predatória, a construção das barragens e isso levou, historicamente o nosso afastamento, a expulsão dos nossos povos desse território sagrado e que é um espaço que mora no consciente”, explicou a professora indígena, Elisa Pankararu, Mestre e Doutoranda em Antropologia Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Petrolândia: Clínica São Gabriel dispõe de atendimento médico com Dr. Maxwell e exames de Raio-X Digital, Mamografia, Ultrassonografia e exames laboratoriais. Agende agora!

 

Na Clínica São Gabriel em Petrolândia, você dispõe de atendimento médico com Dr. Maxwell e exames de Raio-X Digital, Mamografia, Ultrassonografia e exames laboratoriais. Agende agora!

Blog de Assis Ramalho
Inormação: Clínica São Gabriel

Petrolândia: Confira os horários de cada show do Forró na Roça 2025 no Projeto Apolônio Sales, nesta sexta (16)

 


Nesta sexta-feira, 16 de maio, a cidade de Petrolândia vai ferver ao som do melhor do forró e da sofrência, com a realização de um dos maiores eventos já promovidos no Projeto Apolônio Sales: o Forró na Roça 2025. A festa promete atrair milhares de turistas e moradores, em uma celebração marcada por música, cultura e alegria.

Com uma programação de peso, o palco do Forró na Roça vai receber grandes atrações que garantem animar a noite:

Camila Couto, o talento local que vem conquistando cada vez mais espaço e admiradores; abre as apresentações às 21:00h.

Cavaleiros do Forró, com o melhor do forró romântico, dá sequência ao evento a partir das 22:00h.

Pablo, o Rei da Sofrência, irá encerrar com chave de ouro o Forró na Roça 2025 trazendo sua voz inconfundível a partir de 00h:e 30 minutos.

O evento é uma realização da Prefeitura de Petrolândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio de grandes patrocinadores como Amstel, Betesporte, Central de Adubos, Só Médica, Jean Produções, Supermercado Rodolfo, Doce Pães, Estima, Transcione, Aurinézio, Refrigerante Hiran, Posto Papai Noel, Atel, entre outros parceiros que acreditam na força da cultura local.

O prefeito Fabiano Marques destacou o empenho da gestão para oferecer uma experiência inesquecível:

“Tudo está sendo feito com muito carinho para que as pessoas cantem, dancem e se divirtam. É uma forma de celebrar a nossa identidade, valorizar os artistas da terra e a cultura popular. Além disso, o evento movimenta a economia da cidade e da região, gera renda e impulsiona o turismo.”

O Forró na Roça 2025 reforça o calendário de eventos culturais de Petrolândia e consolida o município como um importante polo de festas tradicionais do Sertão pernambucano. A expectativa é de um público expressivo e de uma noite para ficar na memória de todos.