sexta-feira, 1 de maio de 2015

Presidente da Câmara dos Deputados quer mudar correção do FGTS


O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou hoje (1º) que propôs, em parceria com o deputado federal Paulo Pereira da Silva (SDD-SP), um projeto de lei que altera a forma de correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Na proposta, o FGTS passaria a ser corrigido de acordo com a caderneta de poupança: 0,5% ao mês acrescido da variação da Taxa Referencial (TR). Hoje, o FGTS é corrigido em cerca de 3% ao ano.

“Vai começar a tramitar esta semana. Todos os novos depósitos feitos na conta do trabalhador, no Fundo de Garantia, vão ser corrigidos como a poupança. Vai acabar aquilo que é uma grande injustiça. O Fundo de Garantia foi criado para ser a poupança do trabalhador, para ele usar quando precisa, para quando perde o emprego, para quando se aposenta. E esse dinheiro hoje é corrigido a 3% ao ano”, disse o parlamentar ao participar de ato da Força Sindical comemorativo ao 1º de Maio - Dia do Trabalho.

Petrolândia: Secretaria de Saúde felicita os profissionais da área no Dia do Trabalho

Assessoria da Secretaria de Saúde de Petrolândia

Para Humberto, houve “massacre” contra professores no Paraná

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, classificou como um “massacre” os atos de violência protagonizados pela Polícia Militar do Paraná, durante confronto com professores na última quarta-feira (29). Cerca de 200 pessoas ficaram feridas e parte delas segue hospitalizada. “Gostaria aqui de expressar o meu mais profundo repúdio, do meu partido e da nossa bancada ao excesso de força da PM daquele Estado, governado pelo Sr. Beto Richa, do PSDB”, disse o senador.

Humberto ainda cobrou uma postura crítica dos tucanos, em especial do senador Aécio Neves (PSDB-MG), em relação à condução de Beto Richa no episódio. “Aliás, causa-me espécie o fato de que o novo paladino da luta dos trabalhadores, o defensor dos direitos da população trabalhadora brasileira, defensor-mor da democracia no Brasil, o candidato derrotado Aécio Neves, não veio hoje a esta tribuna, sequer ao Parlamento, para explicar o modus operandi do PSDB no que aconteceu ontem no Paraná”, ironizou.

Oposição cobra resposta do Governo do Estado sobre fiscalização das obras de Itaquitinga

 Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga (Foto: Blog do Edney Souto)

O líder da Bancada de Oposição, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), cobrou nessa quinta-feira (30) uma resposta do Governo do Estado a um pedido feito oficialmente para que os deputados possam ter acesso às obras do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte do Estado.

No último dia 09 de fevereiro, os deputados oposicionistas estiveram na obra, mas foram impedidos de entrar, sob a alegação de que não havia sido feito um comunicado formal ao Governo do Estado. No dia 17 de março, Sílvio Costa Filho enviou um ofício ao interventor de Itaquitinga e chefe de Gabinete de Projetos Estratégicos do Governo do Estado, Renato Thièbaut, solicitando o acesso às dependências da obra. Até hoje, o Governo do Estado não deu a resposta.

“É um desrespeito do secretário Renato Thièbaut. Eu não sei porque ele não quer deixar os deputados terem acesso às obras. Isto é um desrespeito não apenas à oposição, mas a todo o Poder Legislativo. O secretário acha que nós não temos o papel institucional de visitar e cobrar o Governo do Estado? Faço um apelo ao presidente da Casa, Guilherme Uchoa (PDT), e ao líder do Governo, Waldemar Borges (PSB), para que possamos ter a devida atenção”, reivindicou Silvio Costa Filho.

Silvio lembrou que ontem se completaram 90 dias que o Governo do Estado decretou estado de emergência no Sistema Prisional do Estado -, em função das rebeliões que deixaram um saldo de três mortos -, além da intervenção em Itaquitinga.

Lula diz que elite tem medo de sua volta à presidência e chama de lixo as revistas “Veja” e “Época”. “Não valem nada”.


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu ao palco da festa organizada pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) em comemoração ao Dia do Trabalho para defender o governo Dilma Rousseff. Aproveitou para criticar aqueles que pedem o impeachment e a “elite brasileira”, que, segundo ele, teme a sua volta ao Planalto.

Ele avisou a quem chamou de “detratores” que vai percorrer o país para garantir a manutenção do governo.

“A Dilma é presidente e eu quero que ela governe esse país, e quero ficar quieto no meu lugar para não dizer que estou pondo ingerência. Aos meus detratores, eu agora vou começar a andar o país outra vez. Vou começar a desafiar aqueles que não se conformam com o resultado da democracia. Aqueles que desde a vitória da Dilma estão pregando a queda da Dilma. Eles têm que saber que se tentar mexer com a Dilma, eles não estão mexendo com uma pessoa. Estão mexendo com milhões e milhões de brasileiros”, disse.

Ele afirmou que não tem intenção de concorrer novamente ao governo, mas que cansou de provocações.

Bandidos explodem banco, casa vizinha, atiraram em posto de viatura e queimam carros na BA

Cerca de dez bandidos atacaram agência bancária nesta sexta-feira (1º). Grupo atirou contra posto da Polícia Militar e levou dinheiro do banco

Uma agência do Banco do Brasil e uma residência ficaram destruídas durante um ataque a banco na madrugada desta sexta-feira (1º), no município de Andorinha, norte da Bahia. De acordo com a delegada Antônia Jane de Araújo, que investiga o caso, cerca de dez bandidos chegaram ao município em dois veículos e também atiraram contra um posto da Polícia Militar.

"A ação no banco e no posto da PM foi simultânea. Eles atiraram contra o posto, em uma viatura, mas ninguém ficou ferido. Eles também utilizaram um excesso de explosivos, que não só acabou com a agência, mas também com a casa vizinha", relata a delegada. Não há informações sobre o valor da quantia levada.

A ação do criminosos assustou os moradores, que chegaram a ouvir os disparos em suas residências. "A ação durou uns 45 minutos. Foram muito tiros contra a delegacia. Eles queimaram dois carros na saída. Foi um terror, tensão total", contou um morador que preferiu não se identificar. Guarnições da Polícia Militar realizam buscas pelos bandidos na região. Até por volta das 14h40, ninguém havia sido preso.

G1 BA

Jô Soares:”O neto de Tancredo não aprendeu nada sobre política…e sai falando bobagens"


Jô Soares não poupou palavras e voltou a falar sobre o “suposto” impeachment de Dilma. Confira algumas frases do apresentador:

“Parece que finalmente saiu de qualquer pauta absurda a tentativa de impeachment da Presidente Dilma. Como é que o político que foi secretário (e neto) do Tancredo não aprendeu absolutamente nada sobre política?”

” Isso parece coisa de república de patetas.O FHC não tinha nem que se pronunciar. É um absurdo tão grande.”

” Aécio teve uma quantidade de votos expressiva e sai falando uma bobagem dessas. O que será que ele está pensando? Que vão tirar a Dilma e colocar ele? 


Por Brasil 29

Petrolândia: Telhado de biblioteca da Escola Municipal 1º de Julho desaba


Biblioteca ficou totalmente destruída; Fotos: Assis Ramalho



O telhado da sala em que funciona a biblioteca da Escola Municipal 1º de Julho, na Quadra 01 de Petrolândia, desabou no fim da tarde dessa quinta-feira (30). Felizmente, a sala estava desocupada no momento do incidente. Equipe do Corpo de Bombeiros foi chamada e providenciou o isolamento do local.

A investigação dos motivos para o colapso da estrutura em madeira, que cedeu completamente sob o peso das telhas cerâmicas e forro de gesso, de acordo com o Secretário de Infraestrutura do município, Paulo Lucena, com quem a reportagem do Blog de Assis Ramalho conversou no local, seriam investigados nesta sexta-feira (1º).

No momento da reportagem, o secretário não soube precisar o nome da firma que construiu a estrutura e ano da construção da sala.

Ver mais fotos>Desabamento teto biblioteca Escola 1º de Julho

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Velho Chico terá vazão de 1.500 m³/s durante uma semana, a partir deste sábado (02)

Foto: Delane Barros/Ascom CBHSF

O rio São Francisco terá oito dias consecutivos de vazão em 1.500 m³ por segundo, a partir das barragens de Sobradinho e Xingó. De amanhã (2.05) até a sexta-feira da próxima semana (8.05), essa será a vazão praticada com o objetivo de diluir a mancha identificada, em meados do mês de abril, no município alagoano de Delmiro Gouveia, com extensão estimada em 34 quilômetros.

Esse foi o principal encaminhamento tomado na reunião que formalizou a criação do Grupo de Trabalho (GT), no final da tarde desta quinta-feira (30.04), em Maceió. O grupo é formado por representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL), superintendência de Alagoas do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Companhia de Abastecimento de Alagoas (Casal), Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

A criação do grupo atende a uma proposta do próprio Comitê, lançada durante reunião realizada com diversos entes envolvidos na questão, em busca de soluções para dissolver a mancha na região do Baixo São Francisco. “Após o prazo estabelecido e diante dos resultados das análises, veremos se haverá ou não necessidade de novas medidas. O objetivo é fazer essa mancha desaparecer do rio”, informou o secretário executivo do Comitê, Maciel Oliveira.

Comitê da Bacia do Capibaribe contesta licença para extração de areia no leito do rio em Brejo da Madre de Deus

Retirada de areia no leito seco do rio, em Brejo da Madre de Deus, acelera a evaporação da água subterrânea (Foto: Associação Águas do Nordeste/Divulgação)

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Capibaribe contesta a licença concedida pelo governo do Estado para extração de areia num trecho do rio em Brejo da Madre de Deus, município do Agreste pernambucano. O assunto foi discutido na 29ª reunião do grupo, terça-feira (28).

De acordo com o presidente do Comitê, Paulo André Dias da Silva, a retirada do sedimento está sendo feita com máquinas pesadas, contrariando a Resolução nº 01/2013 do Conselho Estadual de Meio Ambiente. O documento define regras para a extração de areia no leito seco do rio.

A areia do leito seco – quando o rio não corre por cima da terra, nos períodos de estiagem – funciona como proteção para a água acumulada no subsolo. Sem essa areia, o líquido evapora rapidamente, explica o biólogo Ricardo Braga, integrante do Comitê e presidente da Associação Águas do Nordeste (ANE).

Na reunião, realizada no auditório da Agência Condepe-Fidem, no Centro do Recife, ele disse que a mineradora responsável pelo serviço recebeu a licença ambiental da Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH) e a outorga da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

“Enviamos ofício à CPRH, pedindo esclarecimentos, mas não tivemos resposta. Convidamos a agência para esse encontro de hoje (ontem), mas não apareceu nenhum representante”, diz Paulo André. A retirada da areia estaria contribuindo para secar o rio nessa região, afirma.

Em mensagem do 1º de Maio, Dilma exalta política do salário mínimo


A presidente Dilma Rousseff defendeu a política de seu governo para valorização do salário mínimo em vídeo divulgado no perfil do Palácio do Planalto no Facebook na manhã desta sexta-feira (1º) por ocasião do Dia do Trabalho.

Neste ano, ao contrário de todos anteriores do primeiro mandato, Dilma não fará pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV no Dia do Trabalho. A estratégia do Planalto será divulgar mensagens da presidente na internet, em contas do governo nas redes sociais.

A primeira gravação, divulgada no início da manhã, tem um minuto e 15 segundos de duração. Nela, Dilma cita medida que enviou ao Congresso para garantir valorização do salário mínimo nos próximos anos.

"Nos últimos 13 anos, o Dia do Trabalho tem sido uma data para avaliar e celebrar as vitórias da classe trabalhadora. A valorização do salário mínimo é uma das maiores conquistas desse período. Em março deste ano eu encaminhei ao Congresso uma Medida Provisória que garante a política de valorização do salário mínimo até 2019. Por lei, vamos assegurar o aumento do poder de compra do trabalhador", afirmou a presidente.

Dilma citou ainda que em seu primeiro mandato o salário mínimo cresceu 14,8% acima da inflação. Ela afirmou que essa política de valorização do mínimo beneficia 45 milhões de trabalhadores da ativa e aposentados.

1º de maio: Uma data nada festiva este ano


"Os males da injustiça social sofrida historicamente pelas/os trabalhadoras/es é certo serão denunciados novamente nesse dia, sem ocultação das suas causas. Mas é certo também estarem elas/es muito menos interessadas/os na pirotécnica dos shows organizados pelas centrais sindicais do que nas propostas a serem discutidas por elas, pelos movimentos populares aliados, no efetivo empoderamento da defesa dos direitos humanos fundamentais sociais conquistados no passado, agora sob risco iminente de violação", escreve Jacques Távora Alfonsin, procurador aposentado do Estado do Rio Grande do Sul e membro da ONG Acesso, Cidadania e Direitos Humanos.

Eis o artigo.

Datas comemorativas de acontecimentos históricos, dignos de serem relembrados, quase sempre são marcadas por dor, sofrimento e mortes heróicas. Se o natal foge a essa regra, até a páscoa é precedida de uma sexta-feira de cruz.

Geralmente essas datas lembram gente sacrificada em defesa de direitos, na sua época considerados subversivos da ordem e da segurança, posteriormente reconhecidos como devidos e introduzidos em lei, provocando sentimentos de nojo da repressão sofrida no passado e pasmo diante do atraso em serem respeitados.

Assim como 20 de novembro marca o dia nacional da consciência negra, por ser o dia do assassinato de Zumbi, em 1695, no quilombo de Palmares, como 8 de março foi consagrado como dia internacional da mulher, para recordar a morte das mulheres que, ainda no século XIX reivindicavam melhores condições de trabalho e direito ao voto, em Nova York, como 17 de abril foi reconhecido como o dia internacional da luta camponesa, em memória do massacre de Eldorado do Carajás em 1996, 1º de maio não foge a essa “regra”.

Corpo de bebê é encontrado carbonizado em Jatobá, no Sertão de PE



De acordo com o Portal Jatobá, um corpo de um bebê carbonizado foi encontrado na quarta-feira (29), próximo a estação de Tratamento ETA. A vítima, que estava em um acostamento de uma estrada de chão na cidade, foi encontrada por um morador que entrou em estado de desespero quando se deparou com aquela cena de filme de terror. A descoberta macabra gerou revolta entre os moradores de Jatobá.

Quando o morador percebeu que se tratava de um corpo de criança carbonizada, chamou as autoridades locais onde o corpo foi removido ao Hospital de Itaparica, e em seguida encaminhado ao IML.

Até o momento não se sabe quem são os autores do crime.

Com informações do Portal Jatobá

Bandidos explodem Caixas do Banco do Brasil em Flores (PE) e fugem atirando pelo centro da cidade

 

Caixas eletrônicos foram explodidos na agência do Banco do Brasil em Flores, Sertão de Pernambuco, na madrugada desta sexta-feira (1º). O local está isolado. A Polícia Civil comunicou que de 10 a 12 pessoas podem ter participado da ação e que a corporação espera o Instituto de Criminalística (IC) vir de Salgueiro para avaliar a dimensão da ocorrência.

A polícia comunicou ainda que, após a explosão, os criminosos fugiram atirando a esmo pela cidade, inclusive contra o pelotão, mas não há informações sobre feridos. Relatou também que carros estavam incendiados na BR-232 e podem ser os que foram usados no crime.

G1 Caruaru
Créditos das fotos; Blog de Cauê Rodrigues

Estudante de Enfermagem é morta a facadas em Petrolina pelo ex-namorado em campus da Univasf de PE



Uma estudante de 31 anos, do curso de enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), morreu nesta quinta-feira (30), após ser atingida por aproximadamente 40 golpes de faca, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O suspeito de ter praticado o crime é um pedreiro, de 44 anos, ex-companheiro da vítima.

O crime ocorreu no restaurante da Univasf, localizado no Campus Sede, em Petrolina. A estudante chegou a ser socorrida para o Hospital Universitário (HU), mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo a enfermeira da sala vermelha do HU, Laise Paulo Damasceno, a estudante chegou à unidade hospitalar sangrando muito, teve uma parada cardíaca, foi reanimada, mas veio a óbito logo em seguida. Os golpes atingiram o pescoço e o peito da vítima.

O homem que cometeu o crime foi detido pela vigilância do Campus, até a chegada dos policiais da Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga (Ciosac). O suspeito foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia de Homicídios.

O corpo da estudante foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para realização da perícia. Segundo informações dos funcionários do IML, a família da vítima é de Alagoas e deve chegar nesta sexta-feira (1º), em Petrolina, para liberar o corpo.

Tributos sobre cerveja e refrigerante sobem cerca de 10% em maio


Um decreto presidencial publicado no “Diário Oficial da União” desta quinta-feira (30) regulamenta o novo modelo de tributação do setor de bebidas frias – que engloba cervejas, refrigerantes, águas, energéticos e isotônicos – com validade a partir de maio. A lei 13.097, que trouxe essas alterações, foi publicada em janeiro de 2015.

De acordo com a Receita Federal, haverá um aumento médio da tributação dos produtos em cerca de 10% a partir de maio. O Fisco explicou que a decisão de repassar essa alta dos tributos para os preços depende dos fabricantes. A expectativa do governo é de arrecadar R$ 868 milhões a mais neste ano, R$ 2,05 bilhões em 2016, R$ 2,31 bilhoes em 2017 e R$ 3,26 bilhões em 2018 com o novo modelo de tributação.

A Receita Federal informou que as alíquotas atuais, que subirão a partir de maio, estavam paradas há anos e que a sistemática anterior gerava distorções para as empresas. De acordo com o Fisco, as alíquotas têm de ser atualizadas de tempos em tempos. O órgão explicou que as mudanças foram fruto de conversas com representantes do setor de bebidas frias.

Alexandro Martello/Do G1, em Brasília

Confira resultado das loterias da Caixa de quinta-feira (30 ); Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira


Clique>Veja loterias da Caixa sorteadas na quinta-feira (30), e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.