sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Infectologista da Fiocruz esclarece dúvidas sobre a epidemia de ebola e aborda os riscos para o Brasil

A enfermidade está acontecendo em uma das regiões mais pobres do mundo. A capacidade de oferecer terapia de suporte ao paciente é muito precária.

A África Ocidental está enfrentando um novo surto de ebola, o maior em quase quatro décadas de história da doença. As proporções têm chamado a atenção das autoridades e órgãos de saúde em todo o mundo. O mais recente boletim da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre todo o oeste da África, divulgado na quarta-feira da semana passada (07), aponta 932 mortos desde o começo do ano, com 1.711 casos confirmados de ebola, sobretudo na Guiné (363), Libéria (282) e Serra Leoa (286). No mesmo dia, a Libéria decretou estado de emergência.

A entrevista é de Carolina Landi, Marina Bittencourt e Renata Moehlecke, publicada pela Agência Fiocruz de Notícias - AFN, 14-08-2014.

A OMS, que realizou um encontro de dois dias de um comitê emergencial de especialistas para decidir a resposta internacional ao surto, declarou emergência sanitária internacional na última sexta-feira (08). Com isso, os países afetados pela epidemia vão ter que adotar, entre outras medidas, exames para detectar o vírus em aeroportos, portos e postos de fronteira, em todas as pessoas que apresentarem febre e outros sintomas semelhantes aos do ebola. O Brasil, até o momento do fechamento desta matéria, segue sem casos suspeitos, de acordo com o Ministério da Saúde. O órgão lançou um informe técnico sobre o ebola.

Rio São Francisco: as miragens da transposição


Em fevereiro a reportagem “Transposição: via de mão única” foi publicada no site da Agência Pública trazendo o mês de dezembro de 2015 como prazo do governo para a conclusão do Projeto de Transposição do Rio São Francisco, oPisf. O Ministério da Integração declarou que em abril de 2014 a primeira meta do Eixo Leste estaria pronta. Essa meta vai da captação da água no reservatório de Itaparica até o reservatório de Areias em uma extensão de 16 quilômetros, ou seja, 7,37% do total do Eixo Leste que tem 217 quilômetros. Ela serviria como um teste para o funcionamento do sistema. Seria uma grande festa de inauguração.

A reportagem é de Marcia Dementshuk, publicada pela A Pública, 13-08-2014.

Abril chegou e se foi, assim como maio, junho e julho, quando a atualização do MI sobre o andamento das obras era de 88,9% nesse trecho. Em resumo, números demais para concluir simplesmente que a obra está atrasada. O prazo de abril deste ano foi informado durante a apuração da matéria feita entre novembro (2013) e janeiro (2014). Naquela época o trecho estava com 85,5% de conclusão.

Em conversas com técnicos no Eixo Leste, em dezembro de 2013, um deles confessou que o empreendimento não estaria pronto em 2016. Esta não é a informação oficial do governo, mas vem da boca de quem está no canteiro de obras. Por que o governo não divulga prazos exequíveis? Por que teima em sustentar que as águas chegarão aos destinos finais do Pisf até o final do ano que vem? (Lembre-se que os destinos finais deste projeto são Monteiro e Cajazeiras, ambos na Paraíba).

O informante disse ainda que no caso de estarem totalmente concluídas as obras, entre reservatórios, túneis e canais, as águas demorariam mais ou menos três anos para chegarem do São Francisco até o reservatório de Poções, em Monteiro. Esse será o tempo necessário para encher cada um dos oito reservatórios no percurso até Monteiro, contando com a vazão de água prevista no projeto com mínima de 7 metros cúbicos por segundo e máxima de 29. Quer dizer, o sertanejo que espera ansioso pelas águas continuará vivendo de miragens.

A 'Dor da Saudade' Petrolândia tem feira livre com comitês do PSB de luto por morte de Eduardo Campos


 Luto
 Luto

Luto 

Ao contrário da última sexta-feira, dia em que é realizada a feira livre em Petrolândia, quando era fácil ver pencas de bandeiras de campanha do PSB, e comitês funcionando, o que presenciamos hoje foi uma tristeza total. No lugar de militantes, o que vimos foi comitês com faixa de luto. Na feira livre não foi possivel ver ninguem com adesivo de campanha de nenhum candidato, assim como de nenhum partido.

A expectativa é de que os comitê volte a atender o eleitorado na próxima semana, quando será  iniciado o horário gratuito na TV e no Rádio, a partir de terça-feira (19).

Ao que parece, a morte inesperada e tragica de Eduardo Campos, comoveu todos os partidos, e todos os eleitores.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho
.

Exploração do gás de xisto ameaça qualidade da água no Brasil

Rocha a ser fraturada encontra-se a algumas centenas de metros abaixo do aquífero Guarani, que teria riscos de ser contaminado.

A reportagem é de Camila Cotta, publicada pelo Jornal da Ciência/SBPC, 14-08-2014.

De onde vem e para onde vai a água utilizada na exploração do gás de xisto? Essas questões geram frequentes polêmicas e debates, uma vez que produtos químicos são utilizados nesse tipo de extração. De acordo com o conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o pesquisador Jailson de Andrade, ainda faltam estudos criteriosos sobre o assunto.

Andrade alerta, sobretudo, para a carência de informações que identifiquem onde as jazidas de gás natural estão localizadas e se estão perto de aquíferos importantes. “Os estudos realizados até agora são contestados. Não se sabe para onde vai a água contaminada por produtos químicos utilizados na exploração do gás. Ainda não há uma experiência no Brasil que possa se tomar como base. Falta informação”, diz.

Apesar de os dados ainda serem imprecisos, existem companhias ansiosas por entrarem em processos licitatórios de exploração do gás de xisto no Brasil, e outras vislumbrando lucros para despoluir a água e as áreas porventura afetadas pela sua extração. O pesquisador observa, no entanto, que não há tecnologia para despoluir os aquíferos, caso eles sejam atingidos. Para Andrade, esse é um dos pontos cruciais a serem resolvidos. “A exploração do gás de xisto sem critério afetará a água sob nosso solo, já que a rocha a ser fraturada (o folhelho Irati) encontra-se a algumas centenas de metros abaixo do aquífero Guarani, na bacia geológica do Paraná”, detalhou.

O Guarani é uma das maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo. Tem a capacidade de abastecer, de forma sustentável, muitos milhões de habitantes, com trilhões de metros cúbicos de água doce por ano. No Brasil, está no subsolo dos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na visão de parlamentares, estudiosos e pesquisadores, essa riqueza pode estar ameaçada por uma enorme pressão econômica, a exemplo do que já ocorre nos Estados Unidos.

Secretaria de Educação e Esportes de PE abre 5.670 vagas em cursos a distância

São 5.090 vagas para estudantes de ensino médio e 580 para servidores de escolas públicas

A Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE) abre, na próxima segunda-feira(18) 5.670 vagas em cursos técnicos a distância, sendo 5.090 para estudantes a partir do 2º ano do ensino médio de escolas públicas ou privadas (EAD-PE) e 580 para servidores administrativos de escola pública (Profuncionário). As inscrições acontecem exclusivamente no site da secretaria www.educacao.pe.gov.br até o dia 28 deste mês.

As vagas para alunos de ensino médio são nos cursos de Administração, Biblioteca, Informática, Logística, Multimeios Didáticos, Recursos Humanos, Secretaria Escolar, Segurança do Trabalho, e Serviço de Restaurante e Bar, espalhados por 60 polos presenciais do litoral ao sertão. As 580 vagas do Profuncionário estão distribuídas entre os cursos técnicos de Secretaria Escolar e de Multimeios Didáticos, em 29 polos presenciais em todo o estado.

Na inscrição, o candidato deve agendar a data da prova objetiva, necessariamente entre os dias 1 e 10 de setembro. As matrículas acontecem de 17 a 23 de setembro para estudantes, e de 22 a 23 do mesmo mês para servidores, de acordo com o curso selecionado.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

CBHSF entrega obras em Paratinga e Serra do Ramalho, na Bahia

Fotos: Wilton Mercês/Ascom CBHSF

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF realizou, nos últimos dias 12 e 13 de agosto, seminários para entrega oficial de obras de recuperação hidroambientais, no oeste da Bahia. Nos eventos, foram apresentadas para as comunidades as intervenções realizadas no rio Santo Onofre, no município de Paratinga, e na bacia do rio Pituba, em Serra do Ramalho. As obras consistiram em intervenções para conservação do solo e das nascentes, bem como adequação de estradas rurais e foram elogiadas pelas pessoas que estiveram presentes nas duas solenidades.

Para o Coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, Claudio Pereira, as obras são importantes mas só terão os reflexos que se espera se houver o compromisso da população para a preservação e fiscalização das intervenções. Ele ressaltou ainda que há a possibilidade de aprovação, ainda este ano, de novas ações em Serra do Ramalho.

Morador do povoado de Carrapicho, em Paratinga, Juscelino Araujo Teles observou que as obras já demonstram mudança na região. “No trecho que foi cercado, a gente percebe que já tem capim, a grama está verde e os pés de árvores, como goiabeira e ingazeira, começam a crescer”, observa o morador. Além de mais de 26 quilômetros de cercas rurais para a proteção de nascentes e mata ciliar, a região foi contemplada também com 45 diques de pedras e a adequação de 16 Km de estradas para conter a velocidade da água e o assoreamento no rio.

África Ocidental registra 1.145 mortes pelo vírus ebola


Dados divulgados hoje (15) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que são 1.145 os mortos pelo vírus ebola desde o início do surto na África Ocidental, em março deste ano. Ao todo, 2.127 pessoas foram contaminadas em quatro países (Guiné, Libéria, Serra Leoa e Nigéria). Joanne Liu, diretora de Médicos sem Fronteiras, disse hoje que o agravamento da situação está avançando mais rápido que a capacidade de resposta à ela.

Entre os dias 12 e 13 surgiram 152 novos casos da doença e 76 mortes registradas na Guiné, na Libéria, em Serra Leoa e na Nigéria. A Libéria, com 786 infectados, foi o país com maior número de mortes, 413. Em seguida a Guiné, com 519 casos, teve 380 mortes. Serra Leoa teve o maior número de registros da doença, 810, mas teve um número menor de mortes, 348. A Nigéria registrou 12 casos com 4 mortes.

No Brasil, não há casos da doença. Citando alguns boatos que correram pelas redes sociais sobre a presença do vírus ebola no Brasil, o Ministério da Saúde esclareceu por nota que não há casos suspeitos e nem confirmados da doença e que o risco de transmissão para o país é baixo.

Diferente da gripe e da tuberculose, o vírus ebola não é transmitido por vias aéreas. A doença é transmitida por contato direto com sangue e secreções da pessoa contaminada e, por isso, é muito baixo o risco de contato em viagens aéreas.

Agência Brasil

Governador de Pernambuco confirma enterro de Eduardo Campos para este domingo as 17h


O governador de Pernambuco, João Lyra, disse em entrevista à Rádio Folha para o jornalista Magno Martins, na noite desta sexta-feira (15), que a expectativa é que os trabalhos de reconhecimento dos sete corpos encerrem neste sábado (16) por volta do meio-dia. Já a liberação dos restos mortais para os seus respectivos Estados deve acontecer até o fim da tarde. O enterro de Eduardo Campos e os outros três assessores mortos no acidente aéreo do último dia 13 em Santos, litoral de São Paulo, está previsto para as 17h deste domingo (17).

Depois de uma conversa com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, Lyra informou que os quatro corpos que vêm para Pernambuco devem ser liberados no começo da tarde do sábado após o fim dos trabalhos burocráticos. "Quando encerrarem os trabalhos técnicos, vão ser realizados os procedimentos burocráticos que envolvem tabelião e cartório. Em seguida, vão embarcar para o Recife".

Os corpos devem chegar por volta das 20h à capital pernambucana. O prefeito do Recife, Geraldo Julio, e o candidato ao governo do Estado, Paulo Câmara, vão acompanhar o traslado dos restos mortais. A aeronave com os restos mortais vai sair de Guarulhos, em São Paulo.

Morre Celeide Neves, viúva de Reginaldo Rossi, oito meses após a partida do Rei


Morreu, na manhã desta sexta-feira (15), aos 67 anos, a viúva de Reginaldo Rossi, Celeide Neves, oito meses após o falecimento do Rei do Brega. A notícia foi confirmada pelo amigo da família José Roberto e pelo empresário de Rossi Sandro Nóbrega.

Celeide estava internada no Memorial São José desde a última quarta-feira. Ela foi socorrida após passar mal, por volta das 11h, e internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) depois um princípio de infarto. Na tarde de quinta-feira (14) passou por uma angioplastia. E nesta sexta-feira (15), não resistiu após sofrer uma parada cardíaca.

A família aguarda o retorno do único filho do casal Roberto Rossi. Ele é ator e mora no Rio de Janeiro. O empresário de Rossi Sandro Nóbrega, já confirmou que o velório será realizado no sábado (16), a partir das 10h, e o sepultamento, no domingo (17), às 11h, ambos no Cemitério Morada da Paz. O corpo de Celeide será sepultado no mesmo jazigo onde está Reginaldo Rossi.

Diario de Pernambuco
Foto: Roberto Pereira

Comitê do São Francisco participa de reunião sobre vazões reduzidas


A convite do Ministério Público Federal – MPF, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, participará de reunião no próximo dia 19 de agosto (terça-feira), às 10h, na sede da Agência Nacional de Águas – ANA, em Brasília (DF), com o procurador-federal da República, Antônio Arthur Barros Mendes, e com representantes da agência reguladora de águas. O objetivo do encontro é conhecer as atuais reduções das vazões à jusante da Usina Hidrelétrica de Três Marias, localizada no território da bacia do São Francisco em Minas Gerais.

Entre os assuntos da pauta, está a verificação da atual realidade da região e os cenários projetados, após medida operacional na UHE Três Marias. O reservatório opera atualmente com a vazão defluente de 190 m3/s, causando preocupação entre os moradores da região, principalmente por conta do perigo de desabastecimento de água em municípios da região central e do norte do Estado. Além disso, serão temas da reunião as perspectivas climáticas para os próximos meses, bem como os riscos potenciais para os usuários das águas são-franciscanas e a necessidade de ações preventivas.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Marina aceita substituir Campos e autoriza consulta ao PSB sobre candidatura


A ex-ministra do Meio Ambiente e candidata à Vice-Presidência da República Marina Silva aceitou ser cabeça de chapa da coligação Unidos para o Brasil, em substituição ao ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), que morreu quarta-feira (13), em acidente aéreo em Santos, no litoral de São Paulo. Hoje (15), o presidente do PSB, Roberto Amaral, foi à casa de Marina para saber se ela autorizava uma consulta ao partido sobre a candidatura dela ao cargo.

Segundo o líder do PSB na Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque (RS), a ex-ministra aceitou que seja feita a consulta para saber se o partido concorda com sua candidatura à Presidência da República em substituição a Campos. Beto Albuquerque confirmou que Marina disse sim à consulta e que aceita disputar a presidência pela coligação formada pelo PSB, PPS, PPL, PRP, PHS, além da Rede Sustentabilidade, que ainda não tem registro.

O deputado, que está em São Paulo acompanhando os trabalhos de identificação das vítimas do acidente aéreo de quarta-feira, informou que foi à casa de Marina Silva na noite de ontem (14), para lhe dar um abraço e conversar sobre a necessidade de uma releitura da campanha de Campos e de ela adotar também o discurso que vinha sendo feito pelo ex-governador.

Para Albuquerque, não haverá dificuldade para que os partidos da coligação aceitem a ex-ministra como cabeça de chapa.

Brasil e Alemanha constroem torre de observação do clima na Amazônia


A floresta tropical da Amazônia vai ganhar, ainda este ano, uma torre de 325 metros de altura para observação de mudanças climáticas na região. Batizada como Torre Atto (sigla em inglês para Amazon Tall Tower Observatory), será resultado de parceria entre Brasil e Alemanha. Os dois países vão investir R$ 7,5 milhões no observatório, que teve suas bases lançadas hoje (15) na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, a 150 quilômetros de Manaus. A previsão é que a obra seja concluída em novembro próximo.

Como um dos ecossistemas mais sensíveis do planeta, que desempenha papel importante na estabilização do clima, o objetivo da torre é medir os impactos das mudanças climáticas globais nas florestas de terra firme da Amazônia, medindo a interação da floresta com a atmosfera. Além disso, a torre também servirá para pesquisas inéditas de química da atmosfera, como trocas gasosas, reações químicas e aerossóis, processos de transporte de massa e energia na camada limite da atmosfera.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o local de instalação da torre foi escolhido após uma série de estudos em conjunto com o Instituto Max Planck, da Alemanha, e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Os técnicos optaram por uma área de terra firme na floresta - ambiente mais comum na variada paisagem amazônica. A Torre Atto será a primeira do tipo na América do Sul, quatro vezes mais alta do que a atual torre de observação do Inpa, que tem 80 metros.

TCE e Prefeito de Itapetim firmam Termo de Ajuste de Gestão para melhoria do transporte escolar no município


O prefeito do Município de Itapetim, Arquimedes Magno Machado, assinou, na última segunda-feira (11) um Termo de Ajuste de Gestão (TAG), cujo objeto é o cumprimento das medidas propostas em relatório de auditoria de acompanhamento, que teve por objetivo avaliar os procedimentos relativos à área de transporte escolar do município.

Em razão da auditoria ter constatado diversas irregularidades na contratação de transporte escolar, o prefeito se comprometeu no TAG, no prazo de 60 dias, a fazer levantamento, junto à Secretaria de Educação, do número de alunos matriculados e que necessitarão dos serviços de transporte escolar, identificar as escolas que serão atendidas, e realizar estudo objetivando aperfeiçoar o máximo possível as composições das rotas dos ônibus. Nesse período de tempo, ainda, deverá planejar o número de alunos que serão atendidos em cada rota, possibilitando definir o veículo que mais se adéqua ao roteiro e realizar pesquisas de mercado a fim de obter orçamento detalhado, possibilitando identificar preços e condições vantajosas para a Administração.

E, no prazo de 90 dias, entre outras providências, informar a composição dos custos unitários estimados e a fonte de referência de preços adotada, indicar os tipos e idades máximas de veículos a serem contratados, conforme o roteiro especificado, prever forma de fiscalização e vistoria periódica dos veículos, motoristas, bem como toda documentação relacionada, e por fim, apresentar relatórios indicando as novas rotas de transporte escolar.

As ações serão verificadas pelas equipes de fiscalização e o não cumprimento do Termo de Ajuste celebrado com o TCE será considerado inadimplemento, sujeitando o gestor municipal à aplicação de multa e outras sanções legalmente previstas.

Gerência de Jornalismo (GEJO)

STF nega pedido de cotas para negros em concursos do Legislativo e Judiciário


A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou hoje (15) pedido do Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (Iara) para que seja obrigatória a reserva de 20% das vagas para pardos e negros em concursos públicos do Legislativo e Judiciário. Segundo a ministra, a concessão do mandado de segurança significaria interferência do STF no Legislativo.

A Lei nº 12.990/2014 foi publicada no dia 9 de junho e criou a reserva de 20% nas vagas em concursos públicos para pardos e negros em órgãos da administração federal, como autarquias, fundações, e empresas públicas. Ao recorrer ao STF, o instituto alegou que não foi feita justiça social, pelo fato de o Judiciário e o Legislativo não terem sido contemplados pela lei.

Na decisão, a ministra entendeu que cabe ao Poder Legislativo decidir em quais setores a reserva será aplicada. "Tampouco a impetração poderia ser admitida sob o argumento de violação a direito previsto no Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010), pois, como realçado na manifestação do procurador-geral da República, a lei não reserva 20% das vagas em concurso público aos negros, mas apenas a implementação de medidas visando à promoção da igualdade nas contratações do setor público, com a transferência do juízo de sua adequação aos órgãos competentes˜, disse Cármen Lúcia.

Agência Brasil

João Campos em momento de reflexão

.
 João Campos em passagem por Petrolândia, no mês de março, quando acompanhou o pai na inauguração do Corpo de Bombeiros do município.  Crédito: Blog de Assis Ramalho

O filho de Eduardo Campos, João Campos, de 20 anos, já disse que quer seguir os passos do seu pai. "Perdi um pai e um líder, mas tem que se dar um jeito para que a bandeira dele não caia porque os ideais dele são o futuro do Brasil ". A frase teria sido dita ao primo Joaquim Pinheiro, durante visita à família, na manhã de quinta-feira.

A foto acima mostra João Campos em momento de reflexão, durante discurso do pai em sua passagem por Petrolândia, na comitiva do então governador, quando foi inaugurado o Posto Avançado dos Bombeiros no município.

Notícias relacionadas (clique para ler)
>Filho de Eduardo Campos, João Campos, pode ser o sucessor do pai
>Eduardo Campos, entrevistado por Assis Ramalho em Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Lúcia Xavier

Abertas as inscrições para a Olimpíada do Conhecimento Jurídico


A olimpíada terá três equipes ganhadoras, que receberão medalhas, troféus, livros e dinheiro, no montante aproximado de R$ 14 mil.

Estão abertas, até o próximo dia 25, as inscrições para a 1ª Olimpíada do Conhecimento Jurídico, que a Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC) promoverá no Rio de Janeiro, de 23 a 25 de setembro. O evento integra o 2º Meeting dos Profissionais do Direito Privado.

No ano passado houve um projeto piloto do certame, em Belo Horizonte, que serviu como “balão de ensaio para ajustes e ampliação da olimpíada”, disse hoje (15) à Agência Brasil o presidente administrativo da ABDC, Roger Silva Aguiar. O concurso está aberto a estudantes de todas as faculdades de direito do país, de instituições de ensino superior público e privado. Participarão oito equipes, que podem ter de quatro a oito alunos.

Roger Aguiar informou que o objetivo é melhorar o nível de conhecimento do direito nas faculdades, principalmente o direito privado. “Por outro lado, o que nós queremos criar é um ambiente onde a questão do mérito possa ser valorizado e oportunizar às faculdades um ambiente onde elas possam verificar se seus alunos estão sendo bem formados ou não”, disse, em alusão à finalidade semelhante de outros certames, como as olimpíadas de Matemática e de Química, por exemplo.

Acrescentou que a academia quer criar uma situação de competição, com caráter exclusivamente acadêmico. As faculdades de direito da Universidade Cândido Mendes e da Universidade Federal Fluminense (UFF) já estão inscritas. O líder da equipe da UFF, Victor Quintas, disse que os oito alunos do time já lidam com o tema do direito civil todos os dias, porque são monitores na área do direito privado.

FBC divulga mensagem para os militantes do PSB


“Não vamos desistir de continuar lutando para um Pernambuco melhor, mais justo e mais forte. Esta era a grande luta de Eduardo e vamos continuar com ela”, diz a mensagem publicada por Fernando Bezerra Coelho na internet nesta sexta-feira (15/08). O candidato ao Senado pela Frente Popular, que desde a notícia do falecimento de Eduardo Campos interrompeu todas as atividades de campanha, não fará qualquer novo pronunciamento até o sepultamento do ex-governador e de sua equipe, previsto para o próximo domingo.

Assessoria de Imprensa - Fernando Bezerra Coelho

MPF/MG investiga situação do rio São Francisco na região de Três Marias

Estiagem prolongada tem causado preocupação aos municípios que dependem do rio para sobreviver, em especial às populações ribeirinhas, ameaçadas com o desabastecimento de água.

O Ministério Público Federal em Sete Lagoas (MPF/MG) instaurou procedimento para apurar e acompanhar a situação de crise decorrente do baixo nível do rio São Francisco na região do lago da Usina Hidrelétrica (UHE) de Três Marias e seus impactos para os municípios situados à jusante da represa, ou seja, nas regiões central e norte do estado.

O reservatório integra a bacia do São Francisco, que abrange sete estados e 540 municípios, sendo 240 em Minas Gerais, os quais contribuem com 72% do volume de águas superficiais que vertem para o rio.

De acordo com o MPF/MG, a estiagem este ano em Minas Gerais, muito acima da média histórica, vem acarretando severo comprometimento da vazão do São Francisco, com diminuição do volume hídrico do reservatório da UHE de Três Marias e redução progressiva da quantidade de água liberada pela represa.

Há impactos em várias atividades da região do lago, algumas delas essenciais para a população e para a economia locais, como a captação de água para abastecer núcleos urbanos, irrigação, indústria, circulação de balsas, atividades turísticas, geração de energia elétrica e aquicultura. Populações abaixo do lago também enfrentam grandes dificuldades: o município de Pirapora chegou a ajuizar uma ação para garantir, durante dois meses, um nível de vazão mínimo vertendo da represa até que fosse implantado sistema de bombeamento para atender ao seu sistema de captação de água – a captação anterior era feita por gravidade, o que estava se tornando inviável por causa da redução do nível do rio.

Transparência – No curso das investigações, e já com o intuito de realizar um levantamento abrangente dos problemas causados pelo período de estiagem e seus impactos nas atividades econômicas e no abastecimento da região, bem como verificar a atuação dos diversos órgãos envolvidos no assunto, o MPF/MG participou, no último dia 22, de reunião com o presidente da Centrais Elétricas de Minas Gerais (Cemig), empresa responsável pela operação da hidrelétrica de Três Marias, com a presidente do Comitê de Bacia do Entorno da Represa de Três Marias (CBHSF4), prefeitos e outros representantes de municípios situados no entorno do lago.

Petrolândia: Aniversariante do dia, Eurides Xavier recebe os parabéns de familiares e amigos


Familiares, parentes e amigos desejam parabéns nesta data querida a Eurides Xavier, esposa do empresário Cícero Macacão, mãe de Erikson e da professora de Educação Física  e árbitra da Federação Pernambucana de Handebol, Kathyane Xavier e avó da serelepe Maria Laura.


O Blog de Assis Ramalho deseja a Eurides incontáveis anos de vida, luz, saúde e sucesso, sob as bênçãos de Deus.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Enterro de Eduardo Campos terá a presença de Dilma, Lula e pelo menos oito governadores

Eduardo Campos em entrevista a Assis Ramalho.
 Foto/arquivo do blog


Além da presidente Dilma Rousseff (PT), do ex-presidente Lula (PT) e do senador mineiro Aécio Neves (PSDB), pelo menos 8 governadores já confirmaram presença no velório e enterro do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB). Campos morreu na quarta-feira (13), em um acidente aéreo ocorrido na cidade de Santos, no litoral de São Paulo, quando se dirigia para uma agenda da campanha para Presidência da República.

Até a manhã desta sexta (15), confirmaram presença ao cerimonial do Palácio do Campo das Princesas, sede do Executivo estadual, os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB); de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho Junior (PP); do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB); do Paraná, Beto Richa (PSDB); da Bahia, Jacques Wagner (PT); do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB); do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT); e do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM).

A cerimônia ainda não tem data porque depende da liberação dos corpos de Campos e das demais vítimas. O velório vai ocorrer no próprio Palácio, uma missa campal será realizada na Praça da República e o ex-governador será sepultado no mesmo túmulo onde está Miguel Arraes, no Cemitério de Santo Amaro.

Além dos governadores, também participarão da cerimônia o vice-governador do Rio Grande do Sul, Beto Grill (PSB); o prefeito de Manaus, Arthur Vigílio (PSB); e o ex-senador do Ceará Tasso Jereissati (PSDB).

Uma comitiva de parlamentares do PSB e integrantes da direção do partido devem vir juntos de Brasília. A ex-senadora Marina Silva, que era vice de Campos na corrida presidencial, também chegará ao Recife.

Blog de Jamildo

Petrolândia: Marcação de Consultas e Exames de 18 a 22 de agosto na Secretaria de Saúde


O Blog de Assis Ramalho divulga as especialidades médicas e exames disponíveis para marcação de 18 a 22 de agosto de 2014, na sede da Secretaria de Saúde de Petrolândia.

Confira:
Segunda-feira (18): Psicólogo, USG (Transvaginal, Pelvica e Endovaginal), Exames Laboratoriais, Raio X
Terça-feira (19): Nutricionista, USG (Mamária, Prostáta e Tireóide)
Quarta-feira (20): Clínico Geral, Dentista, Exames Laboratoriais
Quinta-feira(21): Cirurgião Geral, Ginecologista, Pediatra, Colposcopia
Sexta-feira (22): Neurologista, Exames Laboratoriais, Raio X, Preventivo.

A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INFORMA QUE:

1. Para todas as marcações é necessário apresentar: Cartão do SUS, Cartão do Hospital, Carteira de Identidade e comprovante de residência.

2. As fichas serão entregues somente à pessoa que for marcar para ela mesma ou para um parente de primeiro grau: pai, mãe, irmã(o) ou filho(a). Para isso, é preciso apresentar os documentos da pessoa que vai fazer a marcação e da que vai ser atendida, para comprovar o grau de parentesco, e também comprovante de endereço.

3. As mulheres residentes em áreas atendidas por PSF (Posto de Saúde da Família), devem realizar o exame PREVENTIVO e a primeira consulta do PRÉ-NATAL no PSF em que estiver cadastrada e não mais no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima. São atendidas por PSF as seguintes Quadras 01, 02, 05, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17. As moradoras das demais quadras recebem atendimento e acompanhamento no Hospital Municipal.

4. Cada ficha marca apenas 01 (um) cartão de consultas.

A Secretaria de Saúde de Petrolândia situa-se na Rua Cecília Delgado, centro de Petrolândia, em frente ao Supermercado de Djalma.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Secretaria de Saúde de Petrolândia

Áudio da caixa-preta não era do voo de Eduardo Campos, diz FAB

Aeronáutica informou que dados da caixa-preta já foram analisados. Em nota, FAB ressaltou que não é possível precisar a data dos diálogos.

A Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela investigação do acidente aéreo que causou a morte do presidenciável do PSB, Eduardo Campos, informou nesta sexta-feira (15) que já foram extraídas e analisadas por quatro técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) as duas horas de áudio da caixa-preta do jato que conduzia o ex-governador pernambucano para o litoral paulista. Segundo a FAB, a gravação da caixa-preta do avião com prefixo PR-AFA não é do voo de Eduardo Campos.

Confome o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a liberação dos corpos pelo Instituto Médico Legal (IML) deve ocorrer neste sábado (16).

Em nota, a Força Aérea afirmou que, até o momento, não é possível determinar a data dos diálogos registrados na caixa-preta encontrada em Santos, em razão de o equipamento não arquivar esse tipo de informação.

“As razões pelas quais o áudio obtido não corresponde ao voo serão apuradas durante o processo de investigação”, advertiu o comunicado da FAB.

G1 Santos

Jatobá adia realização da 2ª FENTIJA para os dias 22, 23 e 24 de agosto



A Prefeitura de Jatobá e comissão organizadora da FENTIJA (Feira de Negócios da Tilápia de Jatobá), por meio de sua assessoria, informam que devido à comoção nacional  pela morte do ex-governador Eduardo Campos e o sentimento dos artistas, expositores, palestrantes, instituições e da própria comissão, a 2ª edição da Feira de Negócios da Tilápia  foi adiada para os dias 22, 23 e 24 de agosto.

Segundo o anúncio, toda a grade de palestras, exposições e shows musicais será mantida.

A programação das apresentações musicais foi alterada. Confira abaixo as novas datas dos shows.

22/08 - Sexta-feira : Encanto de Mulher e Galã do Brega
23/08- Sábado: Mano Walter e Loz Kuatros
24/08- Domingo: Flavianny e Leonardo

Blog de Assis Ramalho com informações da Assessoria da Prefeitura Municipal de Jatobá

Zeca Cavalcanti faz visita a Dinha Mororó em Terra Nova

Zeca Cavalcanti, Dinha Mororó e seus convidados tomaram conhecimento da morte do presidenciável Eduardo Campos no momento da reunião.

O candidato a deputado federal do PTB, Zeca Cavalcanti, visitou na quarta-feira (13), a residência do médico e principal aliado político no município de Terra Nova, Dr. Dinha Mororó (PSB). Cavalcanti almoçou com seus aliados do município, onde na oportunidade pôde conversar com o grupo sobre os anseios para as próximas eleições.

Além de Dr. Dinha Mororó, estavam presentes no encontro, o vereador Márcio Callou (PSB), o ex-vereador Mercinho, Jalmeno Costa e outras lideranças locais. Zeca, que é médico, se comprometeu em honrar um suposto mandato em Brasília com ênfase nas políticas sociais mais importantes e carentes, como saúde e educação.

"Quero está aqui sempre, independente de período eleitoral ou não. Muitas vezes posso está ausente fisicamente, mas presente em ações voltadas para o município", observou Cavalcanti. "Como prefeito duas vezes do meu município (Arcoverde), aprendi a fazer política de braços dados, ouvindo os anseios dos mais necessitados", continuou o candidato. "Temos conhecimento das carências e necessidades da zona rural, onde muitas vezes não se tem uma cisterna ou um poço, pois sabemos que o nosso semi-árido falta água, falta chuva", frisou Zeca manifestando vontade de minimizar o sofrimento de sua gente.

O aspirante à Câmara dos Deputados também lembrou da campanha para deputado estadual, citando seu aliado no município, Rodrigo Novaes (PSD). Zeca destacou que com Rodrigo na Alepe (Assembleia Legislativa de Pernambuco), ele na Câmara dos Deputados e Armando Monteiro (PTB) no Governo do Estado, Terra Nova será vista com outros olhos. Para finalizar, Cavalcanti pediu aos presentes o voto de confiança e divulgou seu número de campanha.

Viúva relembra a última conversa com Eduardo Campos


No fim do dia de quinta-feira, o movimento na casa da família Campos estava intenso. Eram muitos os familiares, amigos e políticos que acompanharam desde sempre a trajetória de Eduardo Campos e queriam estar perto de “dona Renata”, como ele chamava a mulher, e dos cinco filhos do casal. O ambiente era dolorido e, em quase todos os rostos, olhos marejados e expressões de consternação. Eram dezenas de pessoas reunidas na parte externa, divididas entre a varanda e a área arborizada ao redor da piscina. Quase todas de pé. Em torno do bebê Miguel, filho caçula do casal, que passava de colo em colo, estavam os únicos sorrisos visíveis na casa.

Dona Renata surpreendia a todos. Talvez por ainda não ter realizado a perda tão inesperada, ela se mostrava forte, até leve, andando entre as pessoas e conversando com os que lhe procuravam para apresentar condolências. Não caiu em prantos publicamente, apesar do olhar avermelhado, que carregava ainda na noite de ontem, de quem está sentindo a dor como uma força constante. Às vezes, parecia ser ela quem tranquilizava seus interlocutores. Ela contou sua última conversa por telefone com o marido: haviam falado sobre o perfil das possíveis primeiras-damas, ela e Letícia Weber, mulher de Aécio Neves, que havia sido publicado no GLOBO no dia do acidente.

Renata estava já no avião, embarcando do Rio de Janeiro para Recife, na manhã de terça-feira, quando recebeu o telefonema de Eduardo. Ele brincou:

Petrolândia está entre os 20 municípios que entram na folha do mês de agosto do Garantia Safra


Vinte municípios entraram na folha referente ao mês de agosto do Garantia Safra 2013/2014. As cidades beneficiadas são Afrânio, Cabrobó, Carnaubeira da Penha, Dormentes, Floresta, Granito, Ibimirim, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Lagoa Grande, Mirandiba, Moreilândia, Petrolândia, Petrolina, Salgueiro, Santa Cruz, Serrita, Sertânia e Terra Nova.

O Programa Garantia Safra é um seguro para agricultores familiares com renda familiar mensal ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo e garante uma renda mínima às famílias que perderam sua safra.

Assessoria de Comunicação - Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária

Frases do dia 15/08/2014: Coletânea IHU On-Line


O PSB e o PPS vão de Marina

“O martelo já foi batido. Mas antes do anúncio os socialistas querem que Marina entenda que não é a candidata da Rede, mas de uma coligação. E que ela é a continuidade da saga iniciada por Eduardo Campos. Garantem que ele gostaria que seu projeto fosse mantido. E relatam que Eduardo e Marina se entendiam muito bem e acertaram pessoalmente as bases políticas e programáticas da aliança” - Ilimar Franco, jornalista – O Globo, 15-08-2014.

Lógica

“Política tem lógica. E a lógica da política nesse caso específico é a ascensão rápida de Marina [de candidata a vice] para candidata a presidente. Que ela ascenda para a posição de Eduardo” – Jarbas Vasconcelos, senador – PMDB-PE –Valor, 15-08-2014.

Anvisa proíbe venda de lote de água mineral

Atualizada às 21h55 - 15/08/2014

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (15) no Diário Oficial da União proíbe a distribuição e a comercialização, em todo o território nacional, do Lote 32966047S1 (validade: 23/10/2014) do produto Água Mineral Natural da marca São Lourenço, produzido pela Empresa Nestlé Waters Brasil – Bebidas e Alimentos Ltda.

De acordo com o texto, laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz identificou a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa acima do limite estabelecido na legislação sanitária no lote. A resolução entra em vigor nesta sexta-feira.

De acordo com o Departamento de Química da Universidade de São Paulo (USP), a bactéria atinge principalmente os pulmões de pessoas que apresentam imunidade baixa.

Nestlé afirma que distribuição do produto já havia sido suspensa

Em nota enviada nesta sexta-feira (15), ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, a Nestlé informou que já havia retirado do mercado o lote 32966047S1 da Água São Lourenço Natural Sem Gás 300 ml, produzido em outubro de 2013. Hoje foi publicada no Diário Oficial da União a determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibindo a distribuição e comercialização, em todo o território nacional, do lote, que tinha validade até 23 de outubro de 2014.

Sacerdote reúne fiéis em sete dias de oração pela paz mundial

O Cerco da Misericórdia, em intenção pela paz mundial, acontece de 10 a 17 de agosto, na cidade de Campinas (SP). Durante os sete dias a igreja permanece aberta para oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, durante 24 horas ininterruptas e acontecem missas diárias.

Padre Luiz Roberto Teixeira Di Lascio, pároco de Nossa Senhora da Pompeia, Arquidiocese de Campinas (SP), comunicador nato e criador dos projetos “Cerco da Misericórdia”, “Movimento Palmas para a Paz”, “Cerco pela Paz”, “Vamos Florir nossos jardins”, “Fraternidade Peregrinos de São José” e da Campanha “Abra as Portas a São José”.

Atendendo ao pedido do Papa Francisco e preocupado com a situação dos que sofrem pela guerra no Oriente Médio, Pe. Di Lascio escreveu um artigo intitulado “A paz é fruto da Misericórdia” – que pode ser publicado nos veículos de comunicação.Uma reflexão sobre o contexto atual das guerras no mundo e a necessidade de todo ser humano buscar a paz e a conciliação, indicando a oração como caminho certo para isso.

Além do artigo, Pe. Di Lascio e a comunidade onde é Pároco, estão realizando o Cerco da Misericórdia, desde o dia 10 até o 17 de agosto. No encerramento, como gesto simbólico de pedido pela Paz Mundial, os fiéis reunidos soltarão mil balões coloridos.

Para padre Di Lascio, “a força da oração de um povo que clama por misericórdia ao Deus de Jesus Cristo é capaz de bloquear toda e qualquer prepotência da violência e transformá-la em leis e acordos pela causa da Justiça e da Paz”.

O cerco a Marina se fecha com uma carta do irmão de Eduardo Campos ao PSB


Antônio Campos externou seu apoio ao nome da ambientalista para encabeçar a chapa.

A campanha eleitoral brasileira começou praticamente do zero depois do acidente que tirou a vida do candidato à presidência pelo PSB, Eduardo Campos. Se na quarta-feira as especulações sobre o possibilidade de Marina Silva assumir a cabeça da chapa estavam sendo feitas nos bastidores, hoje o irmão de Campos, Antônio Campos, escancarou esse desejo. “Como filiado ao PSB, membro do Diretório Nacional com direito a voto, neto mais velho vivo de Miguel Arraes, presidente do Instituto Miguel Arraes – IMA e único irmão de Eduardo, que sempre o acompanhou em sua trajetória, externo a minha posição pessoal que Marina Silva deve encabeçar a chapa presidencial da coligação Unidos Pelo Brasil, liderada pelo PSB”, escreveu ele, em carta enviada aos dirigentes do partido. “Tenho convicção que essa seria a vontade de Eduardo”, completou ele.

A reportagem é de Carla Jiménez e Marina Rossi e publicada por El País, 14-08-2014.

A posição tomada pelo advogado e escritor fecha o cerco sobre o nome de Marina e torna mais difícil para o PSB pensar em outro nome. Desta forma, é praticamente certo que a ambientalista entra como uma concorrente competitiva na corrida eleitoral. Chances de vencer ela tem, ou ao menos de ir para o segundo turno das eleições de outubro. Em abril, o institutoDatafolha fez uma pesquisa eleitoral cogitando a ambientalista como presidenciável, quando ainda era incerto quem comandaria a aliança. Naquele momento, ela aparecia com 27% das preferências, na frente de Aécio Neves, do PSDB, que tinha 16%, e atrás de Dilma Rousseff, que somava 39% de apoio.

João Paulo tem 43%, Bezerra Coelho 16% para o Senado, diz Datafolha


Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta (15) aponta que o candidato João Paulo (PT) tem 43% das intenções de voto para o Senado. Na sequência, o socialista Fernando Bezerra Coelho (PSB) aparece com 16%. Simone Fontana (PSTU) tem 3% e Albanise Pires (PSOL), 1%.

Foi citado, mas não alcançou o percentual mínimo, o candidato Oxis (PCB). Os que não souberam opinar somam 23% e os que declaram que vão votar branco ou nulo são 14%.

Veja os números do Datafolha:

João Paulo (PT) - 43% das intenções de voto
Fernando Bezerra Coelho (PSB) - 16%
Simone Fontana (PSTU) - 3%
Albanise Pires (PSOL) - 1%
Brancos e nulos - 14%
Não souberam opinar - 23%

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de São Paulo e realizada nos dias 13 e 14 de agosto. Foram entrevistados 1.198 eleitores, com 16 anos ou mais, em 42 municípios do estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

G1 Eleições 2014 PE

Comissão Nacional de Agroecologia aprova Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos


A Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica aprovou na última sexta feira (08/08) o mérito doPrograma Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pronara). Reunida no auditório do anexo do Palácio do Planalto, em Brasília (DF), a Cnapo apreciou e aprovou o documento elaborado pelo seu Grupo de Trabalho-GT Agrotóxicos, composto por membros da sociedade civil e do governo federal. O Programa segue para avaliação nos ministérios envolvidos na temática e deverá ser lançado em novembro.

A reportagem foi publicada pela Articulação Nacional de Agroecologia - ANA, 14-08-2014.

O Pronara surge num cenário preocupante, em que o Brasil é o campeão do uso de agrotóxicos há mais de 5 anos. Seu objetivo principal é a redução dos agrotóxicos no país e busca a transição para modelos alternativos, tais como a agroecologia e a produção orgânica. É estruturado em seis eixos: Registro; Controle, Monitoramento e Responsabilização de toda a cadeia produtiva; Medidas Econômicas e Financeiras; Desenvolvimento de Alternativas; Informação, Participação e Controle Social; Formação e Capacitação. E para sua efetivação tem três diretrizes norteadoras: incentivo à redução de agrotóxicos e a conversão para sistemas de produção sem essas substâncias, construção de mecanismos de restrição ao seu uso, produção e comercialização, com especial atenção àquelas com alto grau de toxidade, e um processo de educação em torno do tema.

Para Eugênio Ferrari, membro do Núcleo Executivo da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), esse programa vai contribuir muito para a concretização do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo). Ele elogiou o trabalho, construído em diálogo com a sociedade, e os critérios e dinâmicas apresentados no processo.

Dados do Censo Escolar 2014 devem ser enviados até hoje


Termina nesta sexta-feira (15), às 23h59 (horário de Brasília), o prazo para o preenchimento dos dados do Censo Escolar 2014, que deve ser feito por meio do sistema Educacenso. Desde 28 de maio, os diretores de escolas enviam informações sobre estabelecimentos, turmas, alunos e professores de todas as etapas e modalidades da educação básica.

Após o período de preenchimento, os dados preliminares serão publicados no Diário Oficial da União. O sistema será reaberto para que, caso necessário, sejam feitas retificações no prazo de 30 dias. Nesse período, somente as escolas que preencheram o Censo Escolar poderão fazer alterações no Educacenso.

O Censo Escolar é um levantamento de âmbito nacional, feito anualmente, com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. A coordenação do Censo cabe ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Os dados coletados são usados em programas e políticas voltadas à etapa de ensino.

Agência Brasil

Armando Monteiro tem 47% e Paulo Câmara, 13%, aponta Datafolha em PE


Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta (15) aponta o candidato Armando Monteiro (PTB) com 47% das intenções de voto para governador de Pernambuco. Em seguida, aparecem Paulo Câmara (PSB) com 13% e Zé Gomes (PSOL) com 2%. Já Jair Pedro (PSTU), Miguel Anacleto (PCB) e Pantaleão (PCO) estão empatados com 1%.

Encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de São Paulo, esta é a primeira pesquisa Datafolha após o registro das candidaturas.

Veja os números do Datafolha para a pesquisa estimulada:
Armando Monteiro (PTB): 47%
Paulo Câmara (PSB): 13%
Zé Gomes (PSOL): 2%
Jair Pedro (PSTU): 1%
Miguel Anacleto (PCB): 1%
Pantaleão (PCO): 1%
Brancos e nulos: 15%
Indecisos: 19%
A pesquisa foi realizada nos dias 13 e 14 de agosto. Foram entrevistados 1.198 eleitores, com 16 anos ou mais, em 42 municípios do estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos, a probabilidade do resultado retratar a realidade é de 95%.

G1 Eleições 2014 PE

TJPE homenageia personalidades que contribuíram com a Justiça em seus 192 anos


Foram concedidas 25 Medalhas do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado e entregues 17 Diplomas de Honra ao Mérito

Em seu aniversário de 192 anos, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) homenageou, na última quarta-feira (13/8), servidores e personalidades pelos serviços prestados à Justiça. Foram concedidas 25 Medalhas do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado e entregues 17 Diplomas de Honra ao Mérito. As cerimônias fizeram parte do ciclo comemorativo pelo aniversário do TJPE.

Foram agraciados com o Grau Grão Colar de Alta Distinção da Medalha o governador de Pernambuco, João Lyra Neto, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, o ministro do Superior Tribunal Militar José Barroso Filho e o desembargador federal Marcelo Navarro, além de nove desembargadores do TJPE. O artista plástico Abelardo da Hora também recebeu a comenda, no Grau Cavaleiro. Já o diploma de honra ao mérito foi concedido a servidores do TJPE que se destacaram no exercício de suas funções.

O presidente do TJPE destacou as ações realizadas pelo Tribunal para aproximar o Judiciário do Cidadão. "Com esse objetivo, realizamos uma comemoração diferente, com prestação de serviços à sociedade. Instalamos a Quinzena do Júri, que vai julgar 448 processos, e estamos promovendo a Quinzena Estadual de Apoio ao Idoso, para agilizar o andamento de 500 ações que só teriam audiências realizadas no próximo ano", ressaltou.

Em nome dos homenageados, o governador João Lyra agradeceu a homenagem. "Quero dizer que é uma honra para mim receber esta comenda. É importante registrar a dedicação, o zelo e, acima de tudo, o compromisso dessa instituição com o povo pernambucano. Com a parceria existente entre os poderes, avançamos muito. Também gostaria de parabenizar o Tribunal pela descentralização do 2º Grau, com a criação da Câmara Regional em Caruaru", afirmou.

Além do presidente do TJPE e do governador, compuseram a mesa de honra do evento o prefeito Geraldo Júlio, o ministro José Barroso, o desembargador Rogério Fialho, representando o Tribunal Regional Federal da 5º Região, o conselheiro Carlos Porto, do Tribunal de Contas do Estado, e o coronel Almeida Santos, do Comando Militar do Nordeste. O músico Cezinha do Acordeon executou os Hinos Nacional e de Pernambuco.

Ascom TJPE

Escolas têm até domingo para enviar textos à Olimpíada de Língua Portuguesa


O prazo para as escolas participantes da Olimpíada de Língua Portuguesa enviarem à comissão julgadora, pelo site do concurso, os textos escolhidos para a etapa municipal foi estendido até a meia-noite do próximo domingo (17). O prazo terminaria hoje (15). A primeira fase da competição ocorreu dentro das escolas, com oficinas de leitura e produção de texto ministradas pelos professores de
língua portuguesa.

A Olimpíada é composta por diversas fases ao longo do ano. Os textos classificados na seleção municipal disputam as etapas estadual e regional. A etapa final será em Brasília, em dezembro, com a divulgação
dos 20 vencedores nacionais. Os alunos e professores escolhidos receberão medalhas de ouro, um notebook e uma impressora; e as escolas, um laboratório de informática.

As produções são de alunos do 5º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. O tema dessa edição da Olimpíada é O lugar onde vivo e abrange diversos gêneros literários. Os estudantes do 5º e 6º anos escreveram poema; os do 7º e 8º anos, memórias literárias; e os do 9º ano, crônica. No ensino médio, foi uma crônica para o 1º ano e um artigo de opinião para o 2º e o 3º anos.

Quinto dia do Conacat traz palestra com jornalista Wagner Moura, organizador do Congresso virtual

Entre os palestrantes de hoje (15) está o jornalista, Wagner Moura, organizador do Congresso

Desde o dia 11 até o dia 17 de agosto, no endereço www.catolicoemrede.com.br/programacao, sempre há um novo aprendizado para quem acessa as palestras do Congresso Nacional Católicos Online (Conacat) – Todos pela Cultura do Encontro. Hoje (15) o encontro chega ao 5º dia e completa o número de 35 palestrantes e dentre eles, o jornalista e organizador do Conacat, Wagner Moura, que apresentará, às 20h, o tema “Marketing Social: como mobilizar pessoas em redes”.

Ele participou do Vatican Blog Meeting, encontro realizado pelo Vaticano, que reuniu blogueiros do mundo inteiro. “Na ocasião percebi que precisava compartilhar com meus irmãos brasileiros tudo o que havia aprendido e que a internet, sem dúvida, seria um espaço privilegiado, que rompendo fronteiras de tempo e espaço me ajudaria a colocar em Rede o Evangelho”, lembra Wagner.

Durante a noite de quinta-feira (14), o grande esperado foi padre Joãozinho scj, que reforçou aos participantes do Conacat que os “Católicos online” devem ser os “católicos ligados” ou “religados” com Deus. Papel que a religião desempenha para o homem. E acrescentou: “A senha do wireless para permanecer ligado, é a fé”.

Social
Todas as palestras do Conacat são exibidas gratuitamente e estão disponíveis para a compra. Quem compra as palestras colabora com as casas Pró-Vida São Frei Galvão (RJ) e Associação Guadalupe (SP), iniciativas que receberão 50% do valor das vendas.

Petrolândia: Cantor Evânio Barbosa apresentação no Maria Fumaça nesta sexta


O cantor, poeta e compositor Evânio Barbosa apresenta-se nesta sexta-feira (15) no Bar e Restaurante Maria Fumaça, na Orla Fluvial de Petrolândia, a partir das 20h00, acompanhado pelo filho, Márcio Rivânio (do Grupo Seduzyr).

Prestigie os talentos de Petrolândia e aprecie música de excelente qualidade.


Redação Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho

Confira as manchetes dos principais jornais do país desta sexta-feira (15)


O Blog de Assis Ramalho apresenta as manchetes dos principais jornais do país nesta sexta-feira, 15 de agosto de 2014. Confira:

Folha de Pernambuco: Lula diz que virá se despedir de Eduardo
Correio da Paraíba: Paraíba receberá mais de R$ 5 milhões para garantia-safra de 6,3 mil famílias
Diário do Nordeste CE: Militares são presos suspeitos de integrar milícia no Ceará
Gazeta de Alagoas: Renan Filho lidera com 42%
A Tarde: Prefeitura de Salvador convoca mais 222 concursados para a Saúde
Correio da Bahia: Após fim da Copa, alemães são acusados de calote no sul da Bahia
Tribuna da Bahia: Vereador é acusado de racismo e entidades pedem cassação dele
O Globo: PSB diz que decidirá sobre chapa 'ao seu exclusivo critério'
Folha de S. Paulo: Acordo pode adiar início do horário eleitoral, diz Toffoli
O Estado de São Paulo: Guerra da água entre São Paulo e Rio pode ser julgada pelo STF
Correio Braziliense: Corpo de Eduardo Campos deve ser enterrado apenas no domingo
Valor Econômico: BB lucra R$ 2,82 bilhões no 2º trimestre
Estado de Minas: ANS suspende venda de 123 planos de saúde
Zero Hora: O que a caixa-preta irá revelar sobre a queda do jato de Campos
Brasil Econômico: Ibovespa sobe 0,36% puxado pelo setor financeiro

Informações: Rede Brasil de Notícias e Blog de Assis Ramalho