sexta-feira, 10 de junho de 2016

Trabalho infantil pode aumentar com flexibilização de leis, dizem especialistas


As propostas de flexibilização das leis trabalhistas que tramitam no Congresso Nacional não apenas precarizam o trabalho, mas também abrem brechas para o aumento da exploração de crianças e adolescentes na cadeia produtiva, afirmou hoje (10) o desembargador do Trabalho Mário Sérgio Pinheiro, gestor regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro.

Ao participar do seminário de lançamento da campanha “Não ao trabalho infantil nas cadeias produtivas. Apoie essa ideia”, Pinheiro disse que acompanha "com grande preocupação" modificações na legislação trabalhista, como a que reduz a idade para o trabalho como aprendiz, A campanha será lançada domingo (12), Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil. "Pode ser um desmonte da legislação protetiva do trabalho”, afirmou o desembargador.

Ele destacou que, no momento econômico atual, em que o núcleo familiar precisa recompor sua renda mínima, os mais novos são usados para isso. "Nos momentos de crise, é necessário ampliar sistemas de proteção, e não reduzir direitos”, acrescentou.


Refugiados são assunto no Ponto a Ponto deste sábado

Jaime Spitzcovsky é entrevistado por Mônica Bergamo e Antonio Lavareda (Foto: Divulgação)

O jornalista e integrante do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional (Gacint) da USP, Jaime Spitzcovsky, é o entrevistado do Ponto a Ponto neste sábado (11), à meia-noite, na BandNewsTV, com intermediação da jornalista Mônica Bergamo e do sociólogo Antonio Lavareda. O assunto é a polêmica em torno dos refugiados.

O jornalista disse que o Brasil é visto como um país pacífico. “Atraímos refugiados porque somos vistos como um país que está longe de conflitos étnicos, religiosos que marcam tantas partes do planeta. Há mais libaneses no Brasil do que no Líbano (são cerca de 4 milhões de pessoas lá e aqui são 8 milhões de descendentes)”.


Simpósio se torna marco do diálogo entre as universidades e o rio São Francisco

Encerramento do Simposio do Sao Francisco (Foto: Regina Lima/Ascom CBHSF)

Após quatro dias intensos de debates e apresentações de pesquisas científicas, foi encerrado nesta quarta-feira (08/06), o I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF). O encontro inédito teve como objetivo integrar os conhecimentos sobre a principal bacia 100% brasileira, que enfrenta sérios problemas, comprometendo a vida de mais de 15 milhões de pessoas que dependem das suas águas. Na plenária final foi escolhido o estado de Sergipe para abrigar o próximo Simpósio, previsto para ocorrer em junho de 2017.

Ao todo foram 235 estudantes e pesquisadores inscritos, 77 trabalhos, sendo 33 painéis e 41 apresentações orais. Os trabalhos foram divididos em cinco eixos: qualidade da água, quantidade da água, governança, recuperação hidroambiental e dimensão social e saúde.


Humberto se reúne com representantes da saúde bucal no Brasil

Foto: Divulgação

Responsável pela implementação do programa Brasil Sorridente, quando ocupou o cargo de ministro da Saúde entre 2003 e 2005, o líder do Governo Dilma no Senado, Humberto Costa (PT-PE), se reuniu nessa semana com representantes de entidades da saúde bucal para debater maneiras de garantir a continuidade da política pública – considerada exitosa pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O senador avalia que o plano, que beneficiou cerca de 80 milhões de brasileiros e fez com que a OMS incluísse o Brasil entre os países com baixa incidência de cárie, está sob ameaça do governo interino de Michel Temer (PMDB).

“Programas como o Brasil Sorridente, que tive a alegria de criar e deu tantos resultados, podem acabar pela má vontade dessa gestão golpista. A ideia que tivemos é de fortalecer essa rede de pessoas do setor a trabalhar para, por meio de uma proposta legislativa aqui no Congresso Nacional, institucionalizar a política como uma lei”, afirmou o parlamentar.


TCU divulga lista com nomes de 6,7 mil pessoas inelegíveis


O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou hoje (10) a lista de 6,7 mil responsáveis com contas julgadas irregulares. Com base nas informações, a Justiça Eleitoral poderá barrar a candidatura de quem estiver na lista nas eleições municipais de outubro, porque os eventuais candidatos são considerados inelegíveis.

Os nomes foram entregues ontem (9) pelo presidente do TCU, Aroldo Cedraz, ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes. A relação abrange as decisões tomadas a partir de outubro de 2008 até a data da eleição. O eventual candidato só conseguirá participar do pleito se conseguir uma liminar na Justiça.


Mutirão da cidadania leva serviços gratuitos ao município de Feira Nova neste sábado

Os serviços serão oferecidos a partir das 8h, na Escola Municipal Padre Nicolau Pimentel

Neste sábado, um mutirão realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social Criança e Juventude (SDSCJ) vai oferecer emissão de documentos, serviços de saúde e oficinas de esportes, cultura e lazer aos moradores de Feira Nova, no Agreste de Pernambuco. Profissionais de várias especialidades participarão do evento que começará a partir das 8h, na Escola Municipal Padre Nicolau Pereira, s/n, localizada na Rua José Araújo Lima- centro. A ação oferece um conjunto de serviços, de graça, para a população de baixa renda.

O evento intitulado de “Mutirão da cidadania”, contará com orientações jurídicas, emissão da carteira de identidade, 2ª via do CPF, foto 3x4 para documentos, carteira de trabalho registros de nascimento e casamento. Além da emissão de documentos, os serviços incluem corte de cabelo.


Petrolândia: Motel Delírio's anuncia Promoção Dia dos Namorados


O Motel Delírio's, situado na BR-316, do lado direito no sentido Petrolândia-Floresta, anuncia promoção Dia dos Namorados.
Motel Delírio's sespera por você 24 horas por dia, com discrição e bom atendimento.

Ver fotos, clique>Motel Delírio's
Motel Delírio's - Contato: (87) 99916-7079

Informações e fotos: Motel Delírio's


Ministro de Temer, Helder Barbalho, promete entregar Transposição do São Francisco até o fim do ano

EBV1 do Eixo Leste da Transposição em Floresta (Fotos: Assis Ramalho)

O objetivo do governo federal é dar funcionalidade ao Projeto de Integração do Rio São Francisco e fazer a água chegar o quanto antes às torneiras das casas e às plantações de quem quer produzir, beneficiando 12 milhões de brasileiros da região do semiárido nordestino. A declaração é do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, durante sua primeira visita às obras do São Francisco, nesta sexta-feira (10). Ao chegar a Juazeiro do Norte, no Ceará, o ministro voltou a afirmar que as obras físicas do Projeto serão entregues em dezembro e a partir de então os reservatórios serão gradativamente enchidos, enquanto obras complementares, em parceria com os estados, serão executadas, fazendo chegar água à população.

“Determinamos às construtoras que ampliem ao máximo a capacidade de execução das obras para que cumpramos o prazo dado pelo presidente Michel Temer”, frisou o ministro. Helder Barbalho lembrou que, na média, essa ampliação de produtividade será de 42%. “Dessa forma, a água poderá contribuir com o abastecimento dos reservatórios de Orós e também do Castanhão, com repercussão imediata nas áreas com maior densidade populacional do estado do Ceará”, explicou.


Prêmio Cepe Nacional de Literatura inscreve até o proximo dia 15


As inscrições para a segunda edição do Prêmio Cepe Nacional de Literatura, organizado pela Companhia Editora de Pernambuco, entram na reta final tendo como prazo final a próxima quarta-feira (15). Com premiação total de R$ 80 mil (R$ 20 mil por categoria), o concurso tem inscrições gratuitas e selecionará os melhores trabalhos em Romance, Poesia, Contos e Literatura Infantojuvenil. O edital está disponível no site da Companhia (www.cepe.com.br/concursos).

Os interessados poderão participar inscrevendo uma obra (inédita) em uma das categorias. O certame está aberto para escritores brasileiros residentes no país ou no exterior, bem como estrangeiros naturalizados. A seleção dos trabalhos será feita a partir da análise de duas comissões julgadoras. A primeira, local, será responsável pela pré-seleção das dez melhores obras de cada categoria. A segunda, de caráter nacional, fará o julgamento final. O anúncio dos resultados acontecerá no dia 16 de novembro e a entrega dos prêmios em dezembro.


Por que algumas universidades são melhores do que outras no uso de tecnologia educacional?


Universidades sempre foram locais de inovação, colocando ênfase na exploração acadêmica e no desenvolvimento individual. Isso não mudou com o avanço da tecnologia. Na verdade, a adoção de ambientes virtuais de aprendizagem, comunicação móvel e ensino a distância tem potencializado o que pode ser oferecido e alcançado.

A maioria das universidades compartilham o mesmo objetivo: melhorar a experiência de aprendizado do aluno, a fim de impactar o seu desempenho e, em última instância, aumentar a sua capacidade de alcançar objetivos de vida e carreira. Essa meta requer um forte foco no aluno e o uso de tecnologia pode ajudar a atender suas necessidades e crescentes expectativas. Porém, o sucesso dessas iniciativas depende da capacidade da instituição em mudar algumas atitudes arraigadas no âmbito acadêmico.

É preciso liderança executiva forte para impulsionar a mudança e argumentos convincentes para mostrar como a tecnologia pode ser útil dentro do contexto acadêmico. Para muitos gestores, torna-se uma missão pessoal olhar para além de quaisquer obstáculos ou dúvidas e criar uma estratégia de tecnologia que entrega resultados.


Petrolândia: Calendário de marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 13 a 17 de junho de 2016

Secretaria de Saúde de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

Confira abaixo as especialidades médicas e exames disponíveis para marcação no período de 13 a 17 de junho de 2016, na sede da Secretaria de Saúde de Petrolândia, situada na rua Cecília Delgado, no centro da cidade, em frente ao Supermercado +Barato.

Segunda-feira (13): Cirurgião, Dentista, Canal Dentário, Eletrocardiograma, Raio X, Exames Laboratoriais
Terça-feira (14): Neurologista, Nutricionista, Raio X, Exames Laboratoriais
Quarta-feira (15): Ginecologista, Preventivo, Eletrocardiograma, Raio X, Exames Laboratoriais
Quinta-feira (16): Cirurgião, Exames Laboratoriais, Raio X
Sexta-feira (17): Nutricionista, Exames Laboratoriais, Raio X

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Secretaria de Saúde


Petrolândia: Viana Construcampo se destaca em venda de material de construção e equipamentos para irrigação


Com nova fachada, a Viana Construcampo está localizada na Av. Manoel Borba, 216, no centro de Petrolândia. Contatos: 87-3851-1096.  (Fotos: Assis Ramalho)


Ailton Viana, empresário proprietário da empresa Viana Construcampo
A Loja Viana Construcampo é gerenciada pelo funcionário Carlos (Carlinhos)

Parceria do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, a Viana Construcampo, que agora está de fachada nova, se destaca em venda de material de construção e irrigação em Petrolândia e região.

A Viana Construcampo, além de material de construção e equipamentos para irrigação, também tem em suas instalações um espaço dedicado a cama, mesa e banho e produtos infantis.

Buscando incentivar cada vez mais os seus funcionários, a loja Viana Construcampo, elege e premia mensalmente aquele vendedor ou vendedora que mais se destaque durante cada mês. 

A vendedora destaque do mês de maio/2016, foi a funcionária Márcia Kelly.

Viana Construcampo está localizada na Av. Manoel Borba, 216, no centro de Petrolândia. Contatos: 87-3851-1096.

A empresa tem a administração do empresário proprietário Ailton Viana

Marcia Kelly, vendedora destaque do mês de maio/2016

Ver fotos, clique > Viana Construcampo - Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Assis Ramalho


Provas de irregularidades no concurso da polícia de PE serão analisadas por promotor

Certame permanece válido, até o momento

Algumas provas encaminhadas por grupo de candidatos ao cargo de soldado da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), a respeito de possíveis irregularidades na aplicação das provas do concurso público, passam por análise do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Até esta sexta-feira (10), o promotor de Justiça Eduardo Cajueiro informou que está analisando as denúncias já recebidas pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Capital.

Conforme o MPPE, “essa análise inclui ler as informações e provas fornecidas pelos candidatos e reunir aquelas que tratam de situações semelhantes”. Com base nisso, o promotor vai decidir quais serão as medidas que poderá adotar em relação ao inquérito civil que apura as supostas irregularidades no concurso. Até o momento, o certame está mantido.


Diretor de torcida organizada do Sport é preso suspeito de diversos crimes


Um diretor de uma torcida organizada do Sport foi preso suspeito de associação criminosa, roubo qualificado e provocação de tumulto. O homem de 24 anos foi detido quando chegava à casa da sogra na noite da terça-feira (7), em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Os detalhes do caso foram apresentados nesta sexta-feira (10).

Outros cinco integrantes da mesma torcida organizada estão sendo procurados pela Polícia Civil. Além dos crimes já citados, eles são suspeitos de atos de vandalismo, tráfico de droga, porte ilegal de arma de fogo e formação de quadrilha. Entre os foragidos, todos integrantes da organizada, há diretores e ex-presidentes.


Petrolândia: Incêndio atinge casa de dona Eurides rezadeira, que precisa de ajuda

Incêndio destruiu o quarto e todos os pertences de dona Eurides Rezadeira.
(Fotos: Assis Ramalho)



A senhora Eurides Ipanema da Silva, de 83 anos, conhecida popularmente por dona Eurides rezadeira, perdeu todos os seus pertences em decorrência de um incêndio, ocorrido em sua residência, localizada na rua Presidente Castelo Branco, na Quadra 10 de Petrolândia. Dona Eurides mora com uma neta, um neto e um irmão, que é cadeirante.

Ainda não se sabe exatamente o que causou o incêndio, acontecido na última terça-feira (07), mas a suspeita é de ter havido um curto circuito na fiação elétrica da residência.

Em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, dona Eurides falou do drama.

''Perdemos tudo o que tinha dentro do meu quarto. Cama, colchão, roupas, calçados, remédios e até as roupas da minha bisneta que também estava no quarto'', disse dona Eurides. Ela não segurou as lágrimas quando perguntamos em que parte da casa estava dormindo após o incêndio e se aceitaria ajuda de pessoas de bom coração.

''Estou dormindo aqui - apontando para chão da cozinha - que é o lugar que me restou, porque eu moro nesta casa com os netos e um irmão, que é aleijado (cadeirante) e eu não enxergo, sou cega''.

A nossa reportagem faz apelo a pessoas que possam ajudar dona Eurides Rezadeira, por favor, entrar em contato com Rosiete - neta de dona Eurides - pelo celular (87) 9.99696377. As necessidades mais urgentes são roupas, colchão, lençóis, mas qualquer tipo de ajuda neste momento é bem-vinda.

"Não devemos contentar-nos em falar do amor para com o próximo, mas praticá-lo" (Albert Schweitzer).

Ver fotos, clique>Incêndio atinge a casa de d. Eurides Rezadeira 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Cena mais quente de Velho Chico será gravada em Piranhas (AL); gravações iniciaram nesta quinta


Na próxima semana, a novela Velho Chico projetará mais uma vez Alagoas em rede nacional – e, dessa vez, não exatamente apenas por suas belas paisagens naturais.

A atriz Camila Pitanga e o ator Domingos Montagner gravarão na cidade de Piranhas esta semana uma das passagens mais esperadas da novela: a cena de sexo entre o casal de personagens Maria Tereza e Santo. De acordo com a coluna Outro Canal, do jornal Folha de São Paulo, a cena deve ir ao ar na próxima quinta-feira, dia 16.


Lafepe é padrão Anvisa de Boas Práticas de Fabricação


A fábrica de comprimidos do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes - Lafepe - conquistou certificação Anvisa. O resultado foi divulgado em relatório apresentado a técnicos do laboratório, na sede da Apevisa - Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária.

O documento foi produzido após dois dias de inspeção dos técnicos da Anvisa e Apevisa. O resultado da fiscalização será publicado no Diário Oficial da União, nos próximos dias.

A Certificação de Boas Práticas de Fabricação é requisito básico para a produção e comercialização do Lafepe. Com a CBPF, o laboratório fica habilitado a renovar e solicitar registros de novos medicamentos. Também ficam garantidas as condições de internalização das etapas das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP`s) .


Michel Temer visitará obras da Transposição em Floresta nesta terça (14)

O anúncio foi feito pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann.

O presidente interino Michel Temer virá a Pernambuco na próxima terça-feira, dia 14, para visitar as obras de transposição do rio São Francisco e anunciar a data de sua conclusão.

O anúncio foi feito no Recife pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann (PPS), que será um dos integrantes da comitiva presidencial.

A transposição foi iniciada no governo Lula (2003-2010) e deveria estar concluída em 2010. Mas, por falta de recursos financeiros, sua conclusão está prevista para o final do próximo ano.

De acordo com os dados do Ministério da Integração Nacional, 87,4% das obras físicas estão concluídas e a intenção do governo Temer é acelerá-las para que fiquem prontas na data que será anunciada na próxima semana.

Nesta sexta-feira (10), o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho (PMDB), fará uma visita técnica às obras. Ele passará pelos Estados de Paraíba Pernambuco e Ceará.

A visita, que se prolongará até o sábado (11), incluirá os municípios de São José de Piranhas (PB), Jati (CE), Cabrobó (PE), Cinturão das Águas (CE), Monteiro (PB) e Floresta (PE). Além disso, o ministro fará um sobrevoo no Canal do Sertão no interior de Alagoas.

NE 10


Problemas de Temer podem 'resgatar' Dilma, diz revista 'Time'


Apenas um mês após o afastamento de Dilma Rousseff, uma sequência de "choques políticos" no governo interino de Michel Temer trouxe à tona a até então improvável possibilidade de retorno da presidente ao poder.

A avaliação é da revista americana Time, em reportagem assinada pelo correspondente no Rio de Janeiro Matt Sandy.

O texto enumera o que classifica como "crises" recentes do governo Temer: anúncio do ministério sem mulheres e negros, saída dos ministros Romero Jucá (Planejamento) e Fabiano Silveira (Transparência), extinção (e recriação) do Ministério da Cultura.

O impacto mais recente, lembra a publicação, foi o pedido de prisão feito pelo Ministério Público Federal contra a cúpula do PMDB: Jucá, Renan Calheiros (presidente do Senado), Eduardo Cunha (presidente afastado da Câmara) e José Sarney (ex-senador e ex-presidente da República).


Maceió tem manifestação contra o presidente em exercício Michel Temer; o protesto acontece em várias cidades do país

Faixas e cartazes pedem a saída do presidente em
exercício Michel Temer (Foto: Marcio Chagas/G1)

Manifestantes realizam, na manhã desta sexta-feira (10), um protesto contra o presidente em exercício Michel Temer (PMDB). Os participantes do ato “Fora Temer” se concentraram na Praça do Centenário, no bairro do Farol, em Maceió, e saíram em caminhada até o Centro. O objetivo é concluir o ato em frente ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL).

De acordo com a organização, cerca de 3,5 mil pessoas participam do ato. A Polícia Militar (PM) registrou a presença de mil pessoas.

Devido à caminhada, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) interditou os pontos por onde os manifestantes pretendem passar. O fluxo de veículos na região está lento. Clique aqui para conferir no mapa como está o trânsito na região.

O protesto acontece em várias cidades do país e, em Alagoas, está sendo organizado Frente Brasil Popular. Os manifestantes levam faixas pedindo a saída do presidente, e a não privatização do petróleo nacional.


SUS adota antipsicótico clozapina para tratamento de doença de Parkinson

A clozapina já era oferecida no SUS para tratar outras doenças, como transtorno bipolar e esquizofrenia.

O Ministério da Saúde informou hoje (10) que o medicamento clozapina será oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes com transtornos psicóticos associados à doença de Parkinson.

A decisão de adotar o antipsicótico para o tratamento da doença, segundo a pasta, foi da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), atendendo pedido da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde.

O remédio será usado para combater psicoses associadas à doença. Alguns dos argumentos apresentados são de que essa situação clínica influencia negativamente o quadro, com aumento da dependência, das hospitalizações em casas de saúde e da mortalidade.


Pernambuco melhora desempenho na avaliação do MPF

Ranking publicado pelo Ministério Público Federal (MPF) procura avaliar disponibilização de informações no Portal da Transparência (Foto: SCGE-PE)

Pioneiro nas ações de transparência no Brasil, Pernambuco, em nova avaliação realizada pelo Ministério Público Federal (MPF) sobre o Portal da Transparência do Governo do Estado (www.transparencia.pe.gov.br), aumentou em 17,3% sua nota, saindo de 7,5 para 8,8. "Neste primeiro semestre fizemos algumas melhorias no Portal trazendo novas funcionalidades como uma aplicação em que é possível pesquisar os contratos firmados pelo Governo de Pernambuco desde 2008, bem como melhorias nas consultas que geram resultados financeiros e orçamentários. Aperfeiçoando o diálogo permanente que o Governo do Estado tem com o pernambucano", disse o controlador-geral do Estado, Ruy Bezerra.

Entre as ações de aprimoramento realizadas está a nova consulta de contratos, informações sobre os locais de atendimento do Serviço de Informações ao Cidadão (SICs), seção de prestação de contas e novo formato da tradicional consulta de receitas e despesas. "As ações de transparência da gestão são diárias e constantes. Estamos sempre procurando inovações e a possibilidade de disponibilizar novas informações para a consulta e o consumo do cidadão pernambucano", disse a diretora de Ouvidoria e Controle Social, Elisa Andrade.


Estudantes têm até hoje para se inscrever no ProUni


Hoje (10) é o último dia para se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni). O programa seleciona estudantes para receber bolsas de estudo em instituições particulades de ensino superior com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições podem ser feitas pela internet, no site do ProUni, até as 23h59, no horário de Brasília.

Serão ofertadas, no segundo semestre deste ano, 125.442 bolsas - 57.092 integrais e 68.350 parciais - em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 deste mês. Os cursos de administração, com 12.500 vagas, direito, 8.561, e pedagogia, 7.139, são os que oferecem mais vagas. Além disso, os cursos de engenharia somados têm 14.410 vagas.


Pernambuco lança programa de educação ambiental e premia estudantes

Evento ocorreu na quarta-feira no Espaço Ciência (Foto: Divulgação)

O Governo de Pernambuco lançou ontem (08/06), no Espaço Ciência, em evento que contou com as presenças dos Secretários Estaduais de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, de Educação, Fred Amancio e da diretora presidente da Agência CPRH, Simone Souza, o Programa de Educação Ambiental de Pernambuco (PEA/PE), que tem como objetivo inserir a pauta ambiental em todos os setores sociais do estado, além de estimular ações que visem à sustentabilidade.

Coordenado pela Semas, a construção do PEA/PE contou com a colaboração de 14 instituições, que integram a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA). A iniciativa reforça o compromisso de Pernambuco com as políticas voltadas para a educação ambiental. As principais linhas de ação foram reunidas entre os seguintes temas no documento (instrumento de gestão, educação continuada, pesquisa, comunicação, arte, saneamento e organização comunitária), que devem nortear ações e projetos na área. “O objetivo é ampliar e universalizar as práticas e conceitos ambientais em empresas, associações e universidades, além de reforçar as ações que veem sendo realizadas nas escolas”, garantiu Elisabete Braga, membro da CIEA.


Governo reedita regras da modalidade rural do Minha Casa, Minha Vida


O Ministério das Cidades reeditou hoje (10) as condições para habilitação e requalificação de entidades privadas sem fins lucrativos para construção de moradias na zona rural. A portaria publicada no Diário Oficial da União traz regras mais isonômicas para o recebimento de créditos da Caixa Econômica Federal, no âmbito do Programa Nacional de Habitação Rural (Pnhr), integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Entre os novos critérios está a capacidade da entidade de gerenciar obras. Outro aprimoramento é o fim da pontuação de forma indireta de entidades filiadas ou vinculadas às associações com representação em Grupos de Trabalhos estabelecidos pelo Ministério das Cidades ou com representatividade no Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).


Margarina Amorela ensina como fazer quindim em formato de coração

Informe publicitário

Época boa para saborear um delicioso quitute junino, não é mesmo? Que tal fazer quindins em formato de coração? Aproveite e surpreenda seu amor com esse delicioso doce.

Para conferir o passo a passo completo basta acessar o vídeo no canal de Amorela https://www.youtube.com/watch?v=UMHzL7EGxYU

Quindim em formato de coração

Ingredientes
1 xícara (chá) de açúcar refinado
8 gemas médias peneiradas
½ xícara (chá) de coco ralado desidratado (com adição de açúcar)
2 colheres (sopa) de Margarina Amorela
Para decorar: hortelã



Academia Brasileira de Letras lança novo Prêmio Machado de Assis

Foto: Arquivo/Agência Brasil

A Academia Brasileira de Letras (ABL) apresentou nesta quinta (9) o novo formato do Prêmio Machado de Assis que, a partir deste ano, vai homenagear grandes nomes da literatura brasileira e de outras áreas das ciências humanas, alternadamente. O modelo foi divulgado pelo presidente da casa, Domício Proença Filho, e pela secretária-geral da ABL, Nélida Piñon.

Segundo Proença, o formato unificou os prêmios antes dados por estilos literários e privilegia o reconhecimento do conjunto da obra de um escritor brasileiro vivo. A ideia é dar representatividade e seriedade ao prêmio, acrescentou.

A mudança na estrutura ganha uma significação maior, no seu entendimento. "A intenção dos prêmios da Academia sempre foi de reconhecimento, nunca de estímulo a novos escritores. Antes não era pelo conjunto, era para uma obra em cada estilo literário, mas incidia sobre o autor de uma obra já reconhecida”, ressaltou.


Professor de Santa Brígida morre em acidente de moto na BR-110


Um acidente de motocicleta acabou em morte na tarde desta quinta-feira (9) na BR-110, em Paulo Afonso, nas proximidades do Povoado Barriga e em frente a localidade conhecida como 'Zé Bracinho'. Segundo informações apuradas pelo portal OA, a vítima foi identificada apenaspelo prenome de ‘Gonçalo’, morador do povoado Colônia em Santa Brígida-BA.

No momento do acidente o rapaz vestia uma camisa da Coelba e ainda estava com o capacete na cabeça e tudo indica que ele perdeu o controle da moto após passar por um redutor de velocidade (quebra-molas). Gonçalo também foi professor da rede municipal de ensino em Santa Brígida onde deixou a marca de seu carisma e alegria.

A PRF – Polícia Rodoviária Federal e o SAMU foram acionados, mas infelizmente nada mais podia ser feito para trazê-lo de volta.


Pernambuco ocupa 11º lugar em ranking nacional da transparência; prefeituras de Sertânia (2º) e Serra Talhada (3º) se destacam no Sertão

A prefeitura de Sertânia aparece no 2º lugar, após subir o índice anterior de 6,80 para o atual 9,50. Já o 3º lugar é ocupado por Serra Talhada, que aumentou a nota de 5,70 para 9,30.

O governo de Pernambuco ocupa a 11ª colocação entre os governos estaduais no índice de transparência das contas públicas, com nota 8,80. Essa pontuação é maior que a registrada pelo estado no ano passado, que foi de 7,50. No Nordeste, o estado ocupa o 3º lugar, atrás do campeão Ceará e do vice Rio Grande do Norte.

O Ranking Nacional da Transparência é um projeto da Câmara de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal (MPF) que contempla os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. A avaliação foi baseada em um questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados boas práticas.

Enquanto a transparência do Governo de Pernambuco melhorou, a média dos 183 municípios avaliados pelo MPF caiu. Na primeira avaliação, o índice era de 3,8, passando para 3,6 neste ano. Dos municípios pernambucanos avaliados, 11,96% tiraram nota zero, 66,3% tiraram notas entre 0,1 e 5,9, enquanto 12,5% tiraram entre 6 e 6,9. Do total, 9,24% tiraram a cima de 7.


TSE pede à PF e Procuradoria investigação sobre falha em 40 mil votos de 2014

Corte cruzou dados e descobriu votos de eleitores que faltaram seguidamente em outros pleitos; o maior número de problemas foi constatado em municípios do interior do Maranhão e da Bahia.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) enviou à Polícia Federal e à PGR (Procuradoria-Geral da República) um pedido para investigar falhas nos registros de cerca de 40 mil eleitores durante as eleições de 2014. Os indícios são de que pode ter havido fraude no momento da votação.

Mais cedo, o Tribunal havia divulgado que o ministro Gilmar Mendes, presidente da Corte Eleitoral, iria determinar trocar todos os mesários do País para o pleito de 2016 por causa das irregularidades.

A assessoria de corrigiu a informação e as substituições ocorrerão apenas nas sessões eleitorais em que o problema foi identificado.

As irregularidades foram constatadas após um cruzamento preparatório para as eleições deste ano. Os casos envolvem, por exemplo, frequência em uma mesma urna de registro de voto associado a eleitor que justificou ausência nas eleições passadas. O maior número de falhas foi constado em municípios do interior do Maranhão e da Bahia.


Estudo mostra que regularizar o jogo de azar pode gerar arrecadação de R$ 16,5 bilhões


A regularização dos jogos de azar no Brasil pode representar um potencial de mercado de R$ 55,2 bilhões por ano, com estimativa ainda de arrecadação em torno de R$ 16,5 bilhões, sem prejuízo para o contribuinte. Os números fazem parte de um estudo do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que organizou, hoje (9), na sede da entidade, no centro do Rio de Janeiro um debate sobre a legalização do jogo no país.

Atualmente, a legalização dos cassinos, do jogo de bicho, de bingos e de jogos na internet está em discussão no Congresso em um projeto no Senado e outro na Câmara. O deputado Herculano Passos (PSD/SP), presidente da Comissão de Turismo da Câmara e da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo está confiante na aprovação de uma nova legislação que torne estes tipos de jogos legais no país.


Afogados da Ingazeira: Prefeitura leva magia do cinema a comunidades da zona rural


A magia do cinema é mesmo um fenômeno. Nem a televisão e nem o DVD (passando pelo agora obsoleto vídeo cassete) conseguiram exterminar o encantamento que a tela grande provoca nas pessoas.

É isso que se pode comprovar com o excelente público que prestigiou na noite desta Quarta (08), no Sítio São João novo, mais uma edição do Cineclube que a Secretaria Municipal de Cultura e Esportes vem promovendo desde 2013. Inicialmente nos bairros, o Projeto ganhou força e começou a projetar filmes de qualidade também nas comunidades rurais.