sexta-feira, 21 de julho de 2017

Ministro Meirelles dorme durante discurso de Temer na cúpula do Mercosul

Meirelles cochila no MercosulFoto: reprodução/vídeo

O ministro da Economia, Henrique Meirelles, dormiu nesta sexta-feira (21) durante o discurso do presidente Michel Temer na Cúpula do Mercosul, que ocorre em Mendoza, na Argentina.

Meirelles, que integra a comitiva brasileira, estava sentado ao lado de Temer e cochilou diversas vezes durante a fala presidencial.

Em seu discurso, o presidente demonstrou preocupação com a situação da Venezuela. "Somos sensíveis à deterioração do quadro político-institucional, às carências sociais que, nesse país amigo, ganham contornos de crise humanitária", disse.

Segundo Temer, na América do Sul não há lugar para prisões arbitrárias, repressão política e atos que afrontem os preceitos democráticos.


Mulher morre e homem fica ferido após carro capotar na PE-217, em Pesqueira

Carro capotou após motorista perder o controle do veículo (Foto: Sérgio Galindo/Divulgação)

Uma mulher morreu e o marido dela ficou ferido em um acidente na tarde desta sexta-feira (21) em Pesqueira, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, o casal trafegava pela PE-217 quando o homem perdeu o controle do carro e capotou.

Ainda segundo a PM, estava chovendo no momento do acidente. O casal foi levado para o Hospital Municipal Doutor Lídio Paraíba. A mulher não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade de saúde. O homem foi atendido e liberado.

O corpo da vítima deve ser encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML).

G1 Caruaru


Petrolândia: CFEPP Cursos muda de endereço para oferecer mais conforto aos seus alunos

Fotos: Lúcia Xavier

O CFEPP Cursos de Petrolândia mudou nesta sexta-feira (21) para novo endereço, na mesma Avenida dos Três Poderes. Os cursos de qualificação e profissionalização passaram a funcionar em prédio ao lado dos Correios, em andar térreo, com mais visibilidade, conforto e acessibilidade para os alunos da instituição. 

Visite as novas instalações do CFEPP e matricule-se! Qualificação e atualização profissional são qualidades desejadas pelo mercado de trabalho. 

CFEPP Cursos de Petrolândia
Seu futuro começa aqui!


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: CFEPP Cursos


Petrolândia: Loja Minas realiza mais uma grande promoção. Não perca!

Fotos: Lúcia Xavier

A loja Minas anuncia sua mais nova promoção em Petrolândia. São roupas e calçados selecionados para você conferir a encher a sacola. O preço unitário é de 50 reais à vista ou 70 reais no pagamento a prazo. É liquidação de verdade, para acabar com o estoque! Aproveite!

Tênis Adidas, Fila, Puma e outras marcas, além de sandálias de várias marcas e modelos. Camisas Paco, blusas Vizzon e muito mais. As melhores opções você encontra na loja Minas de Petrolândia.

A loja Minas está localizada na rua Cecília Delgado, em frente à Secretaria de Saúde de Petrolândia, no centro da cidade.



Loja Minas/Divulgação


Petrolândia: Município tem proposta de projeto em análise no Ministério do Esporte


O Diário Oficial da União, edição desta sexta-feira (21), traz  publicação da validação das propostas referentes ao Programa Segundo Tempo Paradesporto. Projeto apresentado por Petrolândia está entre as propostas a serem analisadas pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, do Ministério do Esporte (ME), para fins de admissão.

O Programa Segundo Tempo Paradesporto (PST–Paradesporto) é um espaço universal no qual todos os beneficiados participam das práticas corporais, em ambientes diversificados e com desenvolvimento de trabalhos pedagógicos direcionados. As práticas corporais, em níveis variados, têm ajudado as crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência a adquirirem, além de autonomia e independência, o resgate da autoestima, autoconfiança, relações pessoais e equilíbrio emocional. Segundo o ME, mesmo aqueles com grande dificuldade motora e intelectual podem realizar as atividades do PST-Paradesporto, sob a orientação de professores capacitados. 


Carga de 25 toneladas de carne é roubada na BR-116 em Salgueiro, no Sertão de PE

Foto ilustrativa

O motorista de um caminhão que transportava 25 tonaledas de carne, foi assaltado na BR-116, há 10 km de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, na noite da última quinta-feira (21).

De acordo com a polícia, cerca de 15 pessoas que estavam em quatro carros , interceptaram o caminhão e o levaram para a Zona Rural. Os bandidos, descarregaram a carne e passaram para outros caminhões. A ação durou cerca de oito horas. O motorista do caminhão foi liberado por volta das 5 horas da manhã desta sexta-feira (21), junto com a família.

A Polícia Civil informou que ninguém ficou ferido e nenhuma pessoa foi presa até o momento.

G1 Petrolina


Ex-goleiro Edinho, filho de Pelé, é preso pela 5ª vez por lavagem de dinheiro em decorrência do tráfico de entorpecentes.

Edinho é flagrado chegando a delegacia em Santos, SP, nesta sexta-feira (Foto: Renan Fiuza/G1)
Edinho foi detido outras quatro vezes (Foto: Reprodução/TV Tribuna)

O ex-goleiro do Santos Futebol Clube e filho de Pelé, Edison Cholbi Nascimento, o Edinho, se apresentou na tarde desta sexta-feira (21) à Polícia Civil, em Santos, no litoral de São Paulo, para cumprir 12 anos de prisão. Ele foi condenado por lavagem de dinheiro em decorrência do tráfico de entorpecentes.

Edinho se apresentou após o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) decidir, pela terceira vez, na quinta-feira (20), rejeitar as apelações da defesa. Em seguida, a ordem de captura foi expedida pela 1ª Vara Criminal de Praia Grande.

Ao chegar no 5º Distrito Policial de Santos, o ex-goleiro falou rapidamente com a imprensa. "Não aguento mais. Estou convicto na minha luta e, com certeza, vou vencer. Frustração", disse.

O advogado de Edinho, Eugênio Malavasi, informou que agora vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF), para que ele possa responder em liberdade. Ele permanecerá preso até um novo parecer da Justiça.

Prisões


Ação de reflorestamento apoiada pela Codevasf contabiliza mais de 30 mil mudas semeadas em Alagoas

Parceria com universidades públicas e parceiros privados visa recuperar áreas de Caatinga e Mata Atlântica, além de fortalecer pesquisa ambiental (Foto: CRAD/UFAL)

Juazeiro, angico de caroço, catingueira, ipês roxo e amarelo. Mais de 30 mil mudas de espécies florestais nativas da Caatinga e da Mata Atlântica contribuem para recuperar áreas degradadas das regiões Agreste e Sertão do Baixo São Francisco alagoano. A ação é resultado de parceria entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas do Baixo São Francisco (Crad/Ufal), unidade que atua na realização de pesquisas e na capacitação de pessoal, como parte do Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente.

Iniciado há seis anos, o plantio das mudas de espécies nativas tem o objetivo de contribuir para a recuperação da biodiversidade e para a melhoria da qualidade de vida e das condições de convivência com o semiárido do estado. As espécies possuem as características necessárias de resistência e de adaptação morfológica e fisiológica que garantem sua sobrevivência mesmo em períodos de secas extremas.


Socesp promove XXVI Curso Nacional de Reciclagem em Cardiologia


Com o intuito de melhorar a pratica da Cardiologia no Estado de São Paulo e no País, a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), realizará, entre os dias 28 a 30 de julho, no Centro de Convenções Rebouças (Avenida Rebouças, 600), na capital paulista, o XXVI Curso Nacional de Reciclagem em Cardiologia.

Na ocasião, renomados cardiologistas ministrarão diversas aulas a respeito dos principais temas da Cardiologia, reforçando conceitos importantes à prática da especialidade.


Crise nas Instituições brasileiras será discutida no Ponto a Ponto


A crise em que se encontram hoje as instituições no Brasil atinge não somente o seu funcionamento, mas também a sua legitimidade. No programa Ponto a Ponto deste sábado (22), a jornalista Mônica Bergamo e o sociólogo Antonio Lavareda conversam com Luciana Gross, professora de Direto da FGV/SP. O semanal discutirá o tema “Instituições em Crise?” e será exibido à meia-noite na BandNewsTV. No domingo (23), ganha reprise às 17h30.

Para Luciana Gross, que também é coordenadora de Pesquisa e do Mestrado Acadêmico em Direito e Desenvolvimento, que é responsável pelo Índice de Confiança na Justiça (ICJBrasil), que mede a confiança da população no Judiciário, o brasileiro não consegue distinguir qual instituição de fato está em crise. “O cidadão entende que há uma crise, que algumas instituições estão com um debate mais acalorado, mas fazer exatamente a distinção entre o Supremo Tribunal Federal ou a Procuradoria Geral da República é complicado. O que acaba afetando todas as instituições estatais, ou seja, aquelas que organizam a forma de política do Brasil”, explica.



Petrolândia: Mulheres da comunidade Quilombolas Negros de Betinho da Agrovila 04 da Reta participam do I Encontro de Mulheres Negras do Sertão do São Francisco


Petrolina sediou nesta quinta-feira, 20 de julho, o 1º Encontro de Mulheres Negras do Sertão do São Francisco, em Petrolina. O evento foi realizado no Sest/Senat, Bairro KM-2, das 8h às 18h, e contou com apresentações culturais, palestras, oficinas, exposições artísticas, estandes de artesanato e culinária regional.

O evento tambem teve a participação de mulheres da comunidade Quilombolas "Negros de Betinho", situado na Agrovila 04 da Reta, no Projeto Barreiras, no município de Tacaratu, limite com o município de Petrolândia.

Também presente ao evento a Professora Jussara Araújo, da Escola EREM Maria Cavalcanti Nunes, de Petrolândia, e Tailane - líder das Crespas e Cachiadas.

A coodernaçao das mulheres quilombolas da comunidade agradece a Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da prefeita Jane e a secretária de Educação Alexandrina. Tambem agradece a Júnior e kênio, diretores de transporte Escolar.

O encontro foi alusivo ao ‘Julho das Pretas’, mês destinado para elaboração e implementação de uma agenda comum de intervenções que buscam dar visibilidade à luta das mulheres negras, em referência ao Dia Internacional da Mulher Afro Latino-Americana e Afro-Caribenha (comemorado em 25 de julho).

As atividades realizadas no Julho das Pretas buscam ampliar parcerias, dar visibilidade à luta, às ações, promoção e valorização do debate e da identidade das mulheres negras brasileiras em nível estadual e municipal.


Kaio Maniçoba agradece ao ministro Mendonça Filho por ordem de serviço no IF Sertão de Floresta


Mesmo estando licenciado do mandato de deputado federal para atuar como secretário de Habitação de Pernambuco, Kaio Maniçoba não está distante das necessidades do povo do Sertão. Em tempo, aproveita para agradecer ao ministro da Educação, Mendonça Filho, que nesta sexta-feira (21) deu ordem de serviço para a construção da quadra poliesportiva do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão/PE) do Campus Floresta.

“É muito importante saber que podemos contar com um Ministro que tem um olhar diferenciado para a interiorização da educação. Sei que o sertanejo só tem a ganhar com os investimentos que Mendonça tem feito nesta área”, enfatizou.

Maniçoba ressaltou também que a diretora do IF Sertão/PE, Vera Filha é uma peça importante para esta conquista, uma vez que sempre lutou e somou esforços para que essa obra saísse do papel.

Assessoria de Imprensa Kaio Maniçoba


Surto de cólera no Iêmen já é o maior do mundo


Mais de 5 mil pessoas por dia apresentam sintomas de diarreia aguda ou de cólera no Iêmen no que já é o "maior surto da doença do mundo", segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Desde 27 de abril passado já foram registrados no país 368.207 casos suspeitos e 1.828 mortos, segundo informação da ONU News.

A prioridade da OMS é estender os serviços de atendimento que "estão funcionando", uma vez que mais de 99% dos pacientes suspeitos de cólera sobrevivem quando têm acesso aos serviços de saúde. A agência da ONU trabalha com parceiros para encontrar recursos e tem como prioridade as intervenções que tratem os afetados de forma eficaz e reduzam o alastramento da doença.


Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 24 a 28 de julho de 2017

 
Secretaria de Saúde de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

Segunda-feira (24): Neurologista, Dentista, Exames Laboratoriais, Raio X, Eletrocardiograma e Nutricionista
Terça-feira (25): Colposcopia, Preventivo, Canal Dentário, Raio X, Eletrocardiograma, Nutricionista e Exames Laboratoriais,
Quarta-feira (26): Ginecologista, Raio X, Nutricionista, Eletrocardiograma e Exames Laboratoriais,
Quinta-feira (27): Clinico Geral, Raio X, Eletrocardiograma, Nutricionista e Exames Laboratoriais
Sexta-feira (28): Pediatra, Raio X, Exames Laboratoriais, Nutricionista e Eletrocardiograma

 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Secretaria de Saúde de Petrolândia/Paulo Júnior


Moro virou cabo eleitoral de Lula, diz colunista Reinaldo Azevedo

Ao condenar Lula sem provas, o juiz Sergio Moro se tornou num de seus principais cabos eleitorais. " Ele empurrou para o TRF-4 uma escolha sem saída virtuosa: ou confirma uma condenação sem provas e alheia à denúncia, o que seria um desastre, ou absolve o chefão petista, outro desastre", diz Reinaldo, em artigo publicado nesta sexta-feira.

A cada dia, fica mais claro que a democracia brasileira foi golpeada em razão do fator Lula. Depois da quarta vitória sucessiva do PT, em 2014, a direita nacional não suportou a hipótese da volta de Lula em 2018. Na fase um do golpe, a presidente legítima Dilma Rousseff foi derrubada com a armação em torno das chamadas "pedaladas fiscais". A fase dois, que prevê a condenação do ex-presidente Lula em primeira e segunda instâncias, está em pleno curso.

No entanto, o tiro pode sair pela culatra. Segundo o colunista Reinaldo Azevedo, ao condenar Lula sem provas, o juiz Sergio Moro se tornou num de seus principais cabos eleitorais. "Hoje, um de seus cabos eleitorais involuntários, dadas a sentença e a resposta aos embargos de declaração, é Moro. Ele empurrou para o TRF-4 uma escolha sem saída virtuosa: ou confirma uma condenação sem provas e alheia à denúncia, o que seria um desastre, ou absolve o chefão petista, outro desastre", diz Reinaldo, em artigo publicado nesta sexta-feira.


Desnutrição atinge até 60% dos pacientes que dão entrada em hospitais da América Latina

Desnutrição é o distúrbio da saúde mais comum nos hospitais brasileiros, presente em 19 a 80% dos pacientes hospitalizados em estados mórbidos. Aumenta o risco de desnutrição hospitalar com o uso de bolsas de alimentação parenteral industrializadas. Audiência Pública na Câmara dos Deputados discutiu o assunto referente à saúde pública e hospitalar.

A perda de peso durante internações hospitalares é algo que não recebe a devida atenção no Brasil. Uma audiência pública que ocorreu no dia 5 de julho – solicitada pelos deputados Flávia Morais, do PDT/GO e Chico Lopes, do PCdoB/CE – abordou o uso das bolsas de NP em versões manipuladas versus versões industrializadas, o assunto foi amplamente discutido por especialistas da área, porém novas discussões sobre o tema deverão surgir, pois fazer uso dessa alternativa terapêutica é uma tomada de decisão médica. Segundo um estudo do Instituto Brasiliense de Nutrologia, de 19 a 80% das pessoas em estados mórbidos de internação possuem desnutrição hospitalar – algo que pode ser tratado com o uso da nutrição parenteral (NP), método terapêutico existente a mais de 50 anos indicado para pacientes que não podem se alimentar normalmente.


Ministro anuncia em Petrolina investimentos de R$ 13 milhões em creches, alojamentos e quadras

Fotos: Luís Fortes/MEC

Em visita a Petrolina, na região do São Francisco pernambucano, o ministro Mendonça Filho anunciou, nesta sexta-feira, 21, investimentos de R$ 13,7 milhões para obras em creches, alojamentos estudantis e quadras poliesportivas em Pernambuco. Ao todo, serão mais de 4 mil beneficiados diretos, entre crianças da cidade e estudantes do Instituto Federal Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

Em parceria com a Prefeitura de Petrolina, foi lançado um edital para a construção de cinco novos centros municipais de educação infantil (CMEI) no município. O valor total do investimento será de R$ 6,5 milhões. Desde que assumiu o Ministério, em maio de 2016, o ministro sempre destacou a educação básica como prioridade do governo federal.


Governo do Estado entrega mais de 500 títulos de terra a agricultores do Agreste Meridional


Em mais uma ação para garantir o bem estar social e a qualidade de vida no meio rural, o Governo do Estado entregou 510 títulos de terra a famílias de agricultores do Agreste Meridional. O evento foi realizado nesta quinta-feira (20/07) na Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional – CODEAM, em Garanhuns.

Desse total, são 403 títulos de propriedade (Regularização Fundiária) e 107 títulos de Concessão de Direito Real de Uso da Terra (Reordenamento Agrário), com investimentos de R$ 510 mil, beneficiando mais de 2.500 pessoas. Os títulos de propriedade, emitidos gratuitamente e registrados em cartório, vão contemplar trabalhadores rurais de 19 municípios. Já os títulos de Concessão de Direito Real de Uso da Terra foram entregues aos agricultores familiares de quatro assentamentos estaduais da região.


Jatobá/ Itaparica: Feira do Brás diretamente de São Paulo tem início nesta sexta às 18h no CRI, em Itaparica


A cidade de Jatobá, no Sertão de Itaparica, recebe a “FEIRA DO BRÁS” diretamente de São Paulo. O evento, que será realizado Clube CRI, tem início às 18h desta sexta-feira (20) e vai até o próximo domingo (23).

Está é uma grande oportunidade para os comerciantes locais e regionais renovarem seus estoques e aproveitar para adquirir produtos de qualidade com excelentes preços.

Estarão à disposição de todos os visitantes diversos produtos Masculinos, Femininos, Calçados, Bijuterias, Eletrônicos e muitos mais. As compras poderão ser feitas à vista ou nos cartões de crédito e débito. Não percam! Somente neste fim de semana.

Com informações do Portal Jatobá


Salgueiro: Instalação de campus da Univasf no município é destaque na reunião dos vereadores


A Câmara Municipal de Salgueiro divulga a ata da reunião realizada nessa quarta-feira (20), na qual foi destacado o anúncio de instalação de campus da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) em Salgueiro, no Sertão Central de Pernambuco.

3ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO SEGUNDO PERÍODO DA PRIMEIRA SESSÃO LEGISLATIVA DA LEGISLATURA 2017/2020 DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO SALGUEIRO-PE.

Aos vinte (20) dias do mês de julho do ano de dois mil e dezessete, às dez horas, na sede da Câmara Municipal de Vereadores do Salgueiro – situada à Praça Professor Urbano Gomes de Sá, nº 14, nesta cidade do Salgueiro, Estado de Pernambuco, realizou-se a Segunda Reunião Ordinária do Segundo Período da Primeira Sessão Legislativa da Câmara Municipal de Vereadores do Salgueiro, sob a Presidência do Vereador Auremar Carvalho, assistido pelos secretários/vereadores Flávio Barros, 1º Secretário e Maria da Paz Soares, 2ª Secretária. Estiveram presentes os Vereadores Erivaldo Pereira, José Carlos Parente, Olavo Bruno Filgueira, Veronaldo Gonçalves, André Luiz Alves Neves, Hercílio de Alencar, Eliane Alves, Antônio Pires, Ednaldo Barros e Augusto Matias. Ausência justificada do Vereador George Arraes.


Operação prende suspeitos de vender comida vencida a hospitais e escolas de Pernambuco


Presos pela ' Operação foram levados ao Depatri, no Recife“ Primeiro, os envolvidos ofereciam amostras de boa qualidade para as prefeituras. Depois, entregavam produtos fora do prazo e com data adulterada. Era carne podre”, declarou o delegado (Foto: Ascom/Polícia Civil de Pernambuco)
Veículos comprados em um esquema de lavagem de dinheiro foram apreendidos (Foto: Ascom/Polícia Civil de Pernambuco)

A associação criminosa desarticulada pela ‘Operação Comunheiro II’, deflagrada nesta sexta-feira (21), fornecia alimentos podres e fora do prazo de validade para crianças de escolas públicas em Pernambuco. A afirmação foi feita pelo chefe da Polícia Civil, delegado Joselito do Amaral, que fez um balanço parcial da ação. O valor dos danos aos cofres públicos é de pelo menos R$ 40 milhões.

“Primeiro, os envolvidos nos crimes de fraude em licitação e lavagem de dinheiro ofereciam amostras de boa qualidade para as prefeituras. Depois, entregavam produtos fora do prazo e com data adulterada. Era carne podre”, declarou.

Segundo Amaral, foram presos empresários responsáveis por nove empresas envolvidas em fraudes em licitações em pelo menos seis prefeituras: Recife, São Lourenço da Mata e Itamaracá, na Região Metropolitana, além de Paudalho, Buenos Aires e Carpina, na Zona da Mata Norte.

Além dos responsáveis pelas empresas, também foram alvo da operação e estão detidos servidores e ex-servidores da Câmara de Vereadores de Carpina e da Prefeitura de Buenos Aires, que participavam efetivamente do esquema de fraudes. O chefe da Polícia Civil de Pernambuco revelou que a associação criminosa combinava licitações para depois repartir o dinheiro arrecadado.


Concrete Show South America 2017: Sistemas construtivos permitem “mais em menos tempo”


Destaque para as paredes de concreto, que ocupam cerca de 50% das obras do Programa Minha Casa, Minha Vida. Esta e outras tendências potencializam o setor com métodos construtivos que garantem ganhos na produtividade, diminuição nos prazos e sustentabilidade sem perder a qualidade.

O boom imobiliário e o fervor na habitação popular com o Programa Minha Casa, Minha Vida vividos pelo setor da construção civil entre 2010 e 2014 impulsionou o aprimoramento dos sistemas construtivos no País. Com prazos para a execução de obras menores e a preocupação crescente com os impactos ambientais, as empresas começaram a buscar, cada vez mais, novas técnicas para construir. Hoje, com a desaceleração da atividade construtiva em razão da crise, o desafio é maior, mas segundo especialistas, o potencial também.

De acordo com o diretor de comunicação da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Eng. MSc. Hugo Rodrigues, entre as tendências mais atuais em sistemas construtivos à base de concreto para a habitação e obras de infraestrutura os destaques ficam por conta da parede de concreto e o pavimento permeável. O processo rápido para produção em larga escala e em curto prazo faz da parede de concreto, por exemplo, uma alternativa eficiente para a execução de unidades habitacionais populares.


IMIP explica a importância de beber água, mesmo quando faz frio


Pernambuco enfrenta um dos períodos mais frios dos últimos anos. Sem o calor característico da região, é natural que a sede diminua. No entanto, beber água e manter-se hidratado é importantíssimo para a saúde.

A ingestão da água no inverno é tão importante quanto no verão. Os médicos orientam que é beber de 1,5 a 2 litros por dia é o ideal, pois essa quantidade, em média, é o gasto por uma pessoa adulta durante o dia.

Se não ficou convencido, confira sete benefícios de beber água:

1- Melhora a digestão


A importância dos exercícios físicos para as pessoas com deficiência

As atividades ajudam a tonificar os músculos, promovem a inclusão social, aumentam a autonomia e melhoram a autoestima e a condição da saúde no geral (Foto: Divulgação/Comitê Paralímpico Brasileiro)

Praticar esportes com regularidade traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental, além de melhorar a qualidade de vida. Para as pessoas com deficiência, os ganhos são ainda maiores. Aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor. No aspecto social, proporciona a oportunidade de sociabilização entre quem tem e não tem deficiência, além de aumentar a independência no dia a dia.

No aspecto psicológico, o esporte melhora a autoconfiança e a autoestima, tornando os praticantes mais otimistas e seguros para alcançarem seus objetivos. Previne as enfermidades secundárias à deficiência e ainda promove a integração social, levando o indivíduo a descobrir que é possível, apesar das limitações físicas, ter uma rotina normal e saudável.



Parceria pela segurança no trânsito: Presidente do Náutico visita o DETRAN-PE

Foto: Hauer Monteiro

O Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, recebeu nessa quinta-feira (20), em seu gabinete, presidente eleito do Clube Náutico Capibaribe, Edno Melo. Na ocasião, Ribeiro apresentou as ações educativas promovidas pelo Órgão, inclusive, destacando que o Náutico tem sido sempre parceiro em atividades realizadas em prol da segurança no trânsito, a exemplo do jogo de vôlei promovido para divulgar o Maio Amarelo.

Edno aproveitou a oportunidade para garantir que as parceiras serão mantidas, enfatizando que quando se trata de segurança no trânsito todos precisam se unir, inclusive, os atletas que são também multiplicadores de boas maneiras. “O governador Paulo Câmara nos determinou a ampliação de parceiras e ações em prol da redução de acidentes. Assim estamos fazendo e ano a ano conseguimos salvar mais vidas”, enfatizou Ribeiro.

Detran-PE


Modelo de gestão sem hierarquia: novos tempos e novos desafios

Alexandre Prates, coach e especialista em liderança e Gustavo Schifino, palestrante e especialista em comportamento de consumo ministram curso ‘Kill The Boss’ em Porto Alegre (Reprodução Facebook Alexandre Prates)

Novos tempos exigem novas posturas e novas soluções para problemas, que, cada vez mais, envolvem criatividade e inovação, além de competências, liderança, comunicação e motivação. O mundo mudou e, com ele, as empresas também. A fim de quebrar paradigmas, desconstruir conceitos e mostrar as novas tendências dos líderes e equipes, o Kill The Boss, curso que ganha sua primeira edição em Porto Alegre, nos dias 25 e 26 de agosto, mostra a nova realidade das empresas e como fica o novo papel do líder.

Novas tecnologias surgem o tempo todo e as mudanças, cada vez mais frequentes, apresentam a nova geração, denominada Nativos Digitais, que, aliados a tecnologia, estão influenciando e transformando o modelo de trabalho instaurado há anos.


Petrolândia: Promoção da Boutique Sanfrancisco tem calçados Dumond e Morena Rosa em liquidação



A hipermegapromoção da Boutique Sanfrancisco tem belas peças masculinas e femininas em liquidação, com descontos de até 60% nas compras à vista, com marcas de renome como Lacoste, Dudalina, Farm, Idio's, Dumond e Forum.

Para completar o seu visual, além das roupas, a Boutique também faz promoção de calçados femininos e masculinos, para você andar bem vestido da cabeça aos pés. 

Visite a Boutique Sanfrancisco, localizada na rua Clodoaldo Bezerra, em frente ao Supermercado Louana, e renove o seu guarda-roupa.


Divulgação/Boutique Sanfrancisco


Agricultoras de Pombos aprendem a fabricar pães artesanais


O escritório do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Pombos, realizou o Curso de Panificação Artesanal, na última terça-feira (19), com a participação de agricultoras de quatro comunidades. São elas: Sítio Barriguda, Sítio Manoel Mulato, Sítio Maracujá e Poço do Boi.

Entre os ingredientes utilizados nas receitas estão macaxeira, batata doce e a cenoura. “Esses componentes enriquecem nutricionalmente os alimentos, além de reduzir o custo e estimular a produção de alimentos básicos”, explica Andry Lúcia Barbosa, extensionista do IPA e economista doméstica. Para a agricultora Sônia Célia de Poço do Boi, as orientações da extensionista do IPA vêm mudando gerando renda e elevando a qualidade de vida das famílias.


Incra realiza feira de produtos agroecológicos em Serra Talhada-PE

Feira está programada para acontecer todas às sextas-feiras pela manhã (Foto: Divulgação/INCRA)

A população do município pernambucano de Serra Talhada, distante aproximadamente 400 quilômetros da capital Recife, passou a contar com um espaço permanente de comercialização de alimentos agroecológicos. A venda de produtos de assentamentos da reforma agrária da região, direto do produtor e comercializados a preços justos está atraindo a atenção da população.

Ao todo são 19 agricultores a oferecer desde produtos convencionais da agropecuária local, a uma variedade de artesanatos, bolos, doces e comidas típicas. A feira acontece no bairro do Ipsep e é resultado de parceria entre a Superintendência Regional do Incra no Médio São Francisco, por meio da empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural Sementes, Prefeitura de Serra Talhada, além de movimentos sociais e sindicais do campo.


Armando visita quatro municípios do Sertão e articula projetos para região


Dando sequência ao giro pelo Sertão de Pernambuco, o senador Armando Monteiro (PTB-PE) participou, nesta quinta-feira (20), de uma série de encontros e entrevistas em mais quatro municípios na região. A comitiva percorreu as cidades de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó e Cabrobó. Na passagem, Armando reuniu-se com prefeitos, vereadores e lideranças políticas, ouviu as demandas das comunidades e abriu o diálogo com as diferentes forças, no intuito de apoiar projetos que beneficiem a região. Nesta sexta (21), o parlamentar conclui o roteiro no interior. 

Os compromissos iniciaram com uma visita à Prefeitura de Lagoa Grande. Na sede do Executivo municipal, Armando foi recebido pelo prefeito Valmir Cappellaro (PMDB) e diversos secretários. O peemedebista apresentou um balanço das principais ações nos seis primeiros de gestão e o diagnóstico da situação do município. O senador colocou-se à disposição para ajudar o governo municipal para destravar obras e projetos.