quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Secretário Nilton Mota solicita em Brasília liberação de recursos para o Programa Leite de Todos


Em reunião no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), em Brasília, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, pleiteou a liberação de R$ 4,5 milhões para o Programa Leite de Todos, referente aos valores em aberto por parte do Governo Federal até a presente data.

“Solicitamos também a informação quanto à previsão de liberação, de forma que o Governo do Estado possa providenciar o depósito da contrapartida correspondente às parcelas a serem liberadas”, afirmou o secretário.


MPPE e Defensoria pedem mais recursos no Orçamento de 2017 em audiência na Alepe

Foto: Rinaldo Marques/Alepe

Representantes do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) e da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco pediram mais recursos para as instituições no Orçamento de 2017, durante audiência pública realizada pela Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa nesta quarta (16). Segundo eles, o valor definido pelo Governo do Estado no Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para o próximo ano pode inviabilizar pagamento de salários e funcionamento de infraestrutura básica desses órgãos.

“O MPPE tem 164 cargos vagos no quadro de promotores, e vários de nossos colegas atuam em mais de uma comarca. Sabemos que não será possível chamar servidores para todas essas vagas, mas precisamos garantir um mínimo existencial para continuar funcionando”, declarou o subprocurador-geral de Justiça em Assuntos Jurídicos do Ministério Público, Clênio Valença. Os representantes do órgão destacaram que Pernambuco tem a segunda pior relação entre população e número de promotores estaduais do Brasil, com 4,4 membros para cada 100 mil habitantes. Em todo o País, essa proporção é de 5,64 para cada 100 mil pessoas.


Alunos de gastronomia da Uninassau aprendem a cultivar orgânicos


A Uninassau vai lançar, em parceria com os consultores Adalberto Souza e Adriana Cavalcanti, uma horta orgânica dentro universidade, na próxima quinta-feira (17). O projeto denominado “Uninassau Gastrô Orgânico” será destinado aos alunos do curso de Gastronomia.

Para marcar o início das atividades, o agricultor Dorgival do Vale, que integra o grupo Agroitá, vai ensinar técnicas de plantio em pequenos espaços e sem o uso de agrotóxicos, sobre o tema “A importância do orgânico na sua vida! Aprenda como plantar”. O Agroitá reúne agricultores de Glória do Goitá, na Zona da mata Norte do Estado, e é um case de sucesso do setor primário. Responsáveis pelo projeto do Campo à Mesa, eles se diferenciam na produção e comercialização de hortaliças, frutas e raízes orgânicas e diferenciadas.


Em Washington, Humberto participa de encontro sobre redução do consumo do álcool


O senador Humberto Costa (PT-PE) desembarcou nesta quarta-feira (16), em Washington, nos Estados Unidos, para participar de um encontro sobre redução mundial no consumo de bebida alcoólica. Ex-ministro da Saúde, o líder do PT foi convidado para o evento pela Georgetown University e pelo Centro de Liderança Pública como um dos palestrantes.

O encontro, que vai reunir vários especialistas, se insere no esforço da Organização Mundial de Saúde (OMS) para reduzir em 10% o chamado consumo nocivo de álcool no mundo até 2025.

Humberto Costa é autor da Lei nº 13.106, de 2015, que criminalizou a oferta, a qualquer título e em qualquer circunstância, de bebida alcoólica a crianças e adolescentes.


MPPE ajuíza ação civil para que município de Garanhuns se abstenha de utilizar estagiários no lugar de professores


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ajuizou ação civil pública em face do município de Garanhuns para que se abstenha de utilizar estagiários no lugar de professores, em contrariedade à Lei do Estágio e aos princípios constitucionais de valorização do profissional de educação escolar e de garantia de padrão de qualidade. Denúncias apontam que estagiários estão substituindo professores titulares, sem nenhum tipo de orientação.

O MPPE requer também que o município adote as medidas necessárias para nomeação de professores efetivos para todas as disciplinas de todas as turmas dos estabelecimentos escolares de Garanhuns, aproveitando-se os aprovados em concurso vigente. A medida visa preencher os cargos existentes mas vagos, e caso seja necessário, enviar projeto de lei de criação de novos cargos para suprir a demanda à Câmara de Vereadores.


Senac promove palestras gratuitas para corretores e profissionais de saúde em Caruaru


Corretores imobiliários e profissionais de saúde terão oportunidade aprimorar os conhecimentos em gestão, a fim de incrementar os negócios. Nesta quinta-feira (17), os consultores do Sebrae, Adalberto Cavalcanti e Flammarion Cysneiros ministrarão duas palestras sobre "Marketing Digital e Redes Sociais para Negócios de Saúde e Bem Estar" e "Marketing Pessoal e Digital para Corretores de Imóveis". 

As palestras acontecerão às 14h e 19h, respectivamente, no Senac de Caruaru. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através do telefone (81) 2103.8413.

Assessoria de Comunicação e Eventos/Senac-P


Petrolândia: Corpo de Sônia Maria será sepultado às 9h00 da manhã desta quinta-feira no Cemitério São Francisco


Está previsto para as 9 horas da manhã desta quinta-feira (17) o sepultamento do corpo de Sônia Maria de Sá, de 39 anos, vítima de suicídio.

O corpo de Sônia Maria está sendo velado na residência da família, na Agrovila 09 do Bloco 02, na zona rural de Petrolândia.

Nossas condolências à família enlutada.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: WhatsApp


SES-PE apoia realização de Natal Sertanejo com ação solidária


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) está apoiando ação solidária dos padres Damiao Silva e Adilson Simões, da Terra da Misericórdia, em Arcoverde, que busca arrecadar donativos para o Natal de pessoas carentes de municípios sertanejos. São solicitados alimentos não perecíveis, como feijão, macarrão, café, leite, entre outros.

O ponto de doação na SES, no Bongi, fica no corredor principal, em frente à Superintendência de Comunicação. As doações podem ser feitas até o dia 24 de novembro.



Senadores pedem ação firme contra invasores do plenário da Câmara

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A invasão do Plenário da Câmara dos Deputados foi duramente criticada pelos senadores durante a sessão deliberativa desta quarta-feira (16). O Plenário da Câmara foi invadido por mais de 50 pessoas, enquanto os deputados discursavam à espera de quórum para o início da ordem do dia da sessão extraordinária. Os manifestantes, que pediam intervenção militar e o fechamento do Congresso, foram retirados à força pela polícia legislativa da Câmara e pela Polícia Federal.

O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) classificou os invasores de golpistas e disse que o Congresso devia pedir ao Ministério da Defesa uma tropa especial para desalojá-los do plenário da Câmara.

— Nós sabemos que invasão de Parlamento democrático é golpe de estado, e a Constituição brasileira tem todas as cautelas, todas as medidas que poderão ser usadas contra golpistas. Não são militantes, são golpistas — acusou.


Kaio Maniçoba ingressa na Comissão Especial da Reforma Política


Como um dos integrantes da Comissão Especial da Reforma Política da Câmara dos Deputados, o deputado federal Kaio Maniçoba (PMDB) solicitou a realização de uma audiência pública para debater possíveis soluções para os problemas do atual sistema político brasileiro. Para que a temática seja discutida com pertinência e representação institucional, o parlamentar convidou o Conselheiro Federal da OAB e presidente da Comissão de Estudos da Reforma Política, Pedro Henrique Praga Reynaldo Alves e o presidente da OAB/PE, Ronnie Preuss Duarte.

Para o parlamentar a reforma política precisa ser amplamente discutida e aprofundada para que nas próximas eleições se possa ter uma lei mais justa e igualitária e que aproxime mais os eleitores dos políticos. Um dos pontos a ser discutido é a cláusula de barreira para que através dela se diminua os números de partidos.


Gilmar Mendes e Lewandowski batem boca durante sessão do Supremo


Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski protagonizaram hoje (16) um bate-boca durante sessão da Corte. A discussão começou quando Lewandowski afirmou que Mendes já havia votado em um processo sobre contribuição previdenciária que estava em julgamento e disse que o pedido de vista era "um pouco inusitado".

Após o questionamento, a presidente do STF, Cármen Lúcia, tentou apaziguar os ânimos, mas Mendes retrucou e o bate-boca prosseguiu. Na discussão, Mendes citou a condução do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, presidido no Senado por Lewandowski. Já Lewandowski disse que o colega "falta com o decoro". Após a discussão, a sessão continuou normalmente.

Mendes: Vossa Excelência já fez coisa mais heterodoxa

Lewandowski: Graças a Deus não sigo o exemplo de Vossa Excelência em matéria de heterodoxia. Graça a Deus. Faço isso um ponto de honra



ONU lança campanha informativa de combate a doenças associadas ao Zika


A Organização das Nações Unidas (ONU) lança hoje (16) a campanha Mais Direitos, Menos Zika, que visa a promoção do acesso à informação sobre os meios de prevenção da doença e sobre os direitos da população. O enfoque da mobilização é nos direitos humanos como centro do combate aos efeitos do vírus.

A campanha vai distribuir materiais com informações sobre as formas de prevenir a infecção pelo Zika, mostrando os insumos e tratamentos aos quais a população tem direito e ainda quais os meios de reclamação, caso esses direitos sejam negados.


Codevasf discute recursos hídricos no Tech Nordeste 2016 em São Luís

Mais de 3 mil pessoas devem participar desta edição do evento, que é idealizado pelo sistema Sebrae de nove estados nordestinos

Recursos hídricos, energia limpa, destinação de resíduos sólidos, mobilidade, tecnologia da informação e comunicação são os temas que compõem o cardápio de debates do Tech Nordeste em São Luís, capital do Maranhão. O evento vai até sexta-feira (18) e tem a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entre seus participantes.

Mais de 3 mil pessoas devem prestigiar esta edição do Tech Nordeste no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. O evento é idealizado pelo sistema Sebrae dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia; esta será a primeira edição no Maranhão.
Entre os objetivos, estão estimular a cooperação técnico-financeira de organismos governamentais e não-governamentais, nacionais e internacionais e de investidores privados interessados em empreendimentos rentáveis como forma de operacionalizar as soluções tecnológicas apresentadas, quer sob a forma de projetos, quer sob a forma de produtos.


V Prêmio Pernambuco de Literatura recebe inscrições até 15 de dezembro


O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura, Fundarpe, em parceria com a Cepe Editora, lança o V Prêmio Pernambuco de Literatura. O objetivo é fomentar a produção literária em todas as macrorregiões de Pernambuco por meio de uma política editorial que visa democratizar o acesso ao livro e à leitura, e apresentar-se como uma estratégia de promover a distribuição e circulação da literatura contemporânea pernambucana, aliando-se a outras atividades de fruição e formação de público leitor desenvolvidas pelo sistema Secult-PE/Fundarpe.

Pernambucanos natos ou que comprovem residência no estado poderão inscrever uma obra até 15 de dezembro, exclusivamente por meio eletrônico, através do e-mail premiopernambuco@gmail.com. Serão selecionados e premiados livros inéditos, nos gêneros conto, poema ou romance, escritos em língua portuguesa, de escritores e escritoras residentes nas quatro macrorregiões do Estado, a saber: Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão. Por inédito, o edital considera o original não publicado em formato de livro (físico ou digital) até a divulgação do resultado e entrega dos prêmios aos vencedores. É permitido que parte do conteúdo da obra inscrita tenha sido publicado em blogs, sites, redes sociais e afins.


Idade mínima para aposentadoria divide especialistas e centrais sindicais


Uma das dúvidas atuais é se a reforma da Previdência levará em conta a disparidade das expectativas de vida no país. Especialistas consultados pelaAgência Brasil divergem quanto à possibilidade de a reforma levar em conta as diferenças regionais. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) mostram disparidade entre estados e municípios brasileiros no que diz respeito ao tempo médio de vida dos habitantes.

A esperança de vida em Santa Catarina, por exemplo, de 79 anos – a mais alta do Brasil – está 8,4 anos acima da mais baixa, no Maranhão, atualmente em 70,6 anos, segundo o IBGE. Além disso, em 19 municípios, todos no Nordeste, a expectativa de vida da população é de cerca de 65 anos, a idade mínima pretendida na proposta do governo. Do outro lado, 20 municípios do Sul têm expectativa ao redor de 78 anos. Os dados são do Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil, do PNUD.


Tacaratu recebe caravana do “Cinema na Estrada” neste sábado (19)


Encerrando um percurso que começou em julho deste ano e já passou por 22 municípios pernambucanos, a caravana do “Cinema na Estrada” chega ao Agreste Meridional e ao Sertão de Itaparica nos próximos dias. Na cidade de Tacaratu, uma sessão especial vai acontecer na Aldeia Central do Território do Povo Pankararu, a partir das 19h do sábado, 19/11.

“O Cinema na Estrada é um projeto simples, mas que contribui de maneira efetiva para a difusão dos filmes e o acesso dos pernambucanos às obras realizadas em Pernambuco. Muitas delas, inclusive, que contaram com recursos públicos estaduais alocados no Funcultura”, destaca Marcelino Granja, Secretário Estadual de Cultura.

Um caminhão adaptado com sistemas de som e projeção digitais estaciona em praças, ruas ou terreiros de comunidades tradicionais para exibir recentes curtas-metragens de cineastas pernambucanos, contemplando gêneros como animação, documentário e ficção. “O processo de escolha dos filmes que vão circular pelo Estado considerou aspectos como eixos temáticos, locais de produção das obras e a classificação indicativa, para que todos os públicos sejam bem-vindos às exibições, desde crianças à população idosa”, destaca Milena Evangelista, coordenadora de Audiovisual da Secult-PE.


DETRAN-PE abre inscrições para temporada 2016 da CNH Popular


A Secretaria Das Cidades, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, abre a partir desta quarta-feira, 16, as inscrições para a obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH, dentro do Programa CNH Popular, que atende também renovação, adição e mudança de categoria. Para participar do processo seletivo, os candidatos têm até o dia 4 de dezembro e devem fazer o procedimento exclusivamente pelo site www.detran.pe.gov.br.

Em 2016, o Programa vai beneficiar 4.504 cidadãos, divididos igualmente entre a Região Metropolitana do Recife (RMR) e o interior do Estado. Eles terão a oportunidade de realizar, gratuitamente, todas as etapas do processo e o resultado da classificação estará disponível pelo site www.detran.pe.gov.br, a partir do dia 14 de dezembro. Nesta rodada, serão beneficiados exclusivamente os candidatos à CNH para conduzir veículos de duas rodas (categoria A) e automóvel (categoria B).


Polícia Civil de PE analisa WhatsApp e revela que morte de vereador foi crime político

Parlamentar foi atingido com vários tiros (Foto: Reprodução/TSE)
Durante a ação, a tiros também atingiram o carro do vereador (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

A Polícia Civil de Pernambuco concluiu o inquérito da morte do presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria do Cambucá, no Agreste pernambucano, José Jorge Lima, 43 anos. Segundo o delegado Julio Porto, o homicídio foi motivado por uma briga entre dois grupos políticos. O policial afirma que as investigações começaram a se consolidar a partir de análise de mensagens de WhatsApp enviadas por um dos apontados como executor do assassinato.

A apresentação do relatório final do inquértio que investigou o assassinato foi realizada na manhã desta quarta-feira (16), na sede do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoal (DHPP), no Cordeiro, Zona Oeste do Recife. O documento tem 50 páginas, quando, geralmente, apresenta apenas dez.

De acordo com a polícia, o parlamentar foi baleado por três homens, no dia 1º de maio deste ano, quando chegava em casa. Ele morreu no dia 24 de junho, no Hospital da Restauração (HR), no Recife, onde ficou internado por quase dois meses e passou por várias cirurgias.


Agricultores de Jatobá, Tacaratu e Floresta estão entre beneficiados com pagamento do Garantia-Safra 2015/2016


A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, por meio da Portaria Nº 65, de 14/11/2016, autorizou o pagamento dos benefícios relativos à safra 2015/2016 aos agricultores que aderiram ao Garantia-Safra em alguns municípios do CE, MG e PE.

Em Pernambuco, estado com maior número de municípios relacionados, foram autorizados pagamentos a agricultores de Araripina, Belém de São Francisco, Carnaubeira da Penha, Cedro, Flores, Floresta, Granito, Iguaraci, Ingazeira, Ipubi, Jatobá, Mirandiba, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Maria da Boa Vista, São José do Belmonte, Sertânia, Tabira, Tacaratu, Trindade, Triunfo, Tuparetama, Agrestina, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Jucati, Jupi, Paranatama e São Bento do Una.

Os pagamentos serão realizados a partir deste mês de novembro de 2016, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal. 

Redação do Blog de Assis Ramalho



Petrolândia: Dermatologista Dr. Paulo Elísio atende na MedClinic nesta quinta (17) a partir das 9:30 horas


A MedClinic - Clínica Especializada informa que o Dermatologista Dr. Paulo Elísio Lustosa atenderá nesta quinta-feira (17), a partir das 09:30 horas da manhã.

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia. Para marcações, o telefone é (87) 3851 1879. Celular (87) 9-96662380

Blog de Assis Ramalho
Com informações de MedClinic


Petrolândia/Tacaratu: Quilombolas Negros de Betinho, da Agrovila 04 da Reta, recebem equipe do Ministério do Meio Ambiente

 
 
 
 
 

No último domingo (13), a comunidade Quilombolas "Negros de Betinho" da Agrovila 04 da Reta - Projeto Barreiras - no município de Tacaratu, limite com Petrolândia, recebeu a equipe Ecooterra e equipe do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O encontro, marcado por apresentações culturais do grupo de dança daquela comunidade, serviu para discutir ações do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

As lideranças da Associação Quilombola Borda do Lago, por meio de Cícero Abraão, João Paulo, Rita de Cássia, Roberto e Maria da Paz, agradecem a visita da equipe da Ecooterra e do Ministério do Meio Ambiente.

Blog de Assis Ramalho
Fotos e informação: Quilombolas "Negros de Betinho" da Agrovila 04 da Reta


Petrolândia: Sebrae presta consultoria em Marketing, Layout e Vitrinismo, no período de 21 a 30 deste mês; Inscrições na Sala do Empreendedor


A Sala do Empreendedor de Petrolândia comunica aos Empreendedores MEI, ME e EPP que haverá consultoria do Sebrae para MARKETING, LAYOUT e VITRINISMO, no período de 21 a 30/11/2016. Investimento: R$ 10,00 por hora.

Mais informações com Silvânia França (99960-1348), Albaniza (99922-3480) ou Eliane (99901 3059), ou pessoalmente na Sala do Empreendedor, instalada na Sedetur na Av. Auspício Valgueiro Barros, 1º andar do Cartório de Notas, no horário das 7h30 às 13h30.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Silvânia França/Sala do Empreendedor e Sedetur


Petrolândia: Nota de falecimento da sra. Josefa Bispo dos Santos

Sra. Josefa Bispo faleceu na manhã desta quarta (16)

Eraldo Tomé de Lima encaminha ao Blog de Assis Ramalho nota de falecimento de sua mãe, sra. Josefa Bispo dos Santos, ocorrido nesta quarta-feira, no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, em Petrolândia. Data, horário e local do sepultamento não foram informadas pela família. 

É com muito pesar que comunico o falecimento da minha joia mais preciosa, minha MÃE, DONA JOSEFA BISPO DOS SANTOS, mais conhecida como DONA ZEFA DE SEU AFONSO TOMÉ, seus filhos enlutados (ELIAS, ENOQUE, CICERO, ATAILDO, FERNANDO, ERASMO, ESPEDITO, ERNANDO, ERALDO TOMÉ, MARIA SOCORRO E MARIA DAPAZ), convidam todos parentes e amigos para o seu velório que será realizado na Quadra 02, próximo à Igreja Congregação Cristã do Brasil, em Petrolândia. 

Dona Zefa faleceu às 6h00 de hoje no Hospital de Petrolândia. 
Nossas condolências à família entristecida. 

Redação do Blog de Assis Ramalho


Prematuridade é principal causa de mortalidade infantil, alerta ONG


O Brasil ocupa a 10ª posição no ranking mundial de prematuridade com cerca de 300 mil bebês prematuros por ano – 11,7% do total de nascimentos no país. A maioria dos casos decorre de gestações na adolescência ou tardias, pré-natal deficitário e doenças maternas. Os dados foram divulgados pela organização não governamental (ONG) Prematuridade.com.

De acordo com a entidade, o nascimento prematuro figura como a principal causa de mortalidade infantil até 5 anos de idade em todo o mundo. No Brasil, os números revelam que, a cada 30 segundos, um bebê morre em consequência do parto antecipado. “O nascimento de um prematuro deixa sequelas psicológicas permanentes para os pais e pode acarretar sequelas de saúde para os bebês”, destacou a ONG.


PRF divulga balanço da Operação Proclamação da República

Mais de 1800 pessoas foram sensibilizadas através de ações educativas (Fotos: PRF-PE/Divulgação)

Entre os dias 11 a 15 de novembro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou a fiscalização durante a Operação Proclamação da República em Pernambuco. Nesse período, foram registrados 74 acidentes, que deixaram 46 feridos e três pessoas mortas. No ano passado não houve uma operação específica, pois o feriado caiu em um domingo.

O acidente mais grave ocorreu por volta das 22h do domingo(13), na BR 104, em Toritama, no Agreste pernambucano. Uma colisão frontal envolvendo uma caminhonete e uma motocicleta causou a morte dos dois ocupantes da moto. O motorista da caminhonete se evadiu do local e a Polícia Civil irá investigar o caso. O outro acidente grave foi registrado no mesmo dia, por volta das 16h40, na BR 407, em Petrolina, no Sertão. O motorista de um caminhão faleceu ao colidir na traseira de outro veículo de carga, que se evadiu do local.


Polícia Federal prende ex- governador do RJ, Anthony Garotinho


O secretário de Governo de Campos dos Goytacazes e ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, foi preso por volta das 10h30 desta quarta-feira (16), no Flamengo, Zona Sul do Rio, por agentes da Polícia Federal. Ele é um dos investigados na Operação Chequinho, que apura o uso do programa social Cheque Cidadão para compra de votos na cidade em 2016.

O ex-governador foi preso preventimente, o que significa que não há prazo para libertação. A PF cumpre ainda oito mandados de prisão temporária (com prazo de cinco dias), outros oito de busca e apreensão e um de condução coercitiva – quando a pessoa é levada a depor e depois liberada. Os mandados foram expedidos pelo juiz Glaucenir Silva de Oliveira, da 100º Zona Eleitoral de Campos.

Segundo a PF, o ex-governador do Rio de Janeiro foi preso em seu apartamento na Senador Vergueiro, de onde teria saído sem algemas, e levado para a sede da PF na Zona Portuária. As imagens acima, feitas pelo cinegrafista William Corrêa, mostram o ex-governador sentado em uma sala; veja o vídeo. Ainda nesta quarta, Garotinho deve ser levado para Campos.


Senac lança pós-graduação exclusiva para o setor de viagens e turismo

Especialização a distância em Inovação e Empreendedorismo em Negócios Turísticos Sustentáveis é novidade para o 1° semestre de 2017

Com a possibilidade de o setor de viagens e turismo no Brasil se fortalecer e consolidar em médio e longo prazo, utilizar técnicas inovadoras que contemplam a sustentabilidade (econômica, social, ambiental e político-institucional) para projetos e empreendimentos turísticos se tornou uma necessidade. Para especializar profissionais nessa área, o Centro Universitário Senac lança a pós-graduação a distância em Inovação e Empreendedorismo em Negócios Turísticos Sustentáveis para o primeiro semestre de 2017. Pioneiro no mercado, o curso tem parcerias com três renomadas instituições internacionais, o Global Sustainable Tourism Council (GSTC), The International Ecotourism Society (TIES) e Sustainable Travel International (STI) que preveem dupla chancela ao aluno.

A especialização, com duração de 18 meses, pode ser feita por profissionais graduados em diversas áreas, interessados em empreender ou aprimorar a gestão em vários segmentos do setor de viagens e turismo, nas esferas pública, privada ou no terceiro setor.


Papa aceita renúncia de Damasceno e nomeia novo arcebispo para Aparecida


O papa Francisco aceitou hoje (16) a renúncia do cardeal brasileiro Raymundo Damasceno e nomeou Orlando Brandes para o cargo de arcebispo de Aparecida, em São Paulo.

Brandes, que até então era arcebispo de Londrina, tem 70 anos e cuidará de um dos santuários marianos mais frequentados da América Latina. Damasceno renuncia por motivo de idade, conforme o Direito Canônico: "Roga-se ao bispo diocesano, que tiver completado 75 de idade, que apresente a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, o qual providenciará depois de examinadas todas as circunstâncias", diz o Direito Canônico.


IBGE: educação dos pais é determinante na formação e no rendimento dos filhos


O nível de instrução dos pais é fator determinante na formação educacional dos filhos. É o que mostra o estudo Suplemento de Mobilidade Sócio-ocupacional, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2014, lançado hoje (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a primeira vez que o instituto abordou a forma como a origem sócio-ocupacional pode influenciar a inserção laboral dos filhos.

Segundo os dados analisados, entre os pais que não eram alfabetizados aos 15 anos, 23,6% dos filhos também não eram na mesma idade e apenas 4% completaram o nível superior posteriormente. Entre os pais com nível superior completo, apenas 0,5% dos filhos não tinham instrução aos 15 anos, enquanto 69,1% também completaram o nível superior. O levantamento foi feito com pessoas a partir dos 25 anos e que moravam com o pai aos 15.


Vereadores do Recife promovem audiência pública para discutir restauração do Casarão Magitot


A Câmara Municipal do Recife realiza, hoje (16.11), a partir das 19h, uma audiência pública para discutir a situação e as providências necessárias para garantir a restauração e preservação do Casarão Magitot, popularmente conhecido como Casarão da Várzea, localizado nas proximidades da principal praça do bairro. A iniciativa é da vereadora Marília Arraes (PT). A audiência acontece na próprio prédio como forma de alertar toda a sociedade para a gravidade e urgência da questão.

O prédio, que foi transformado em Imóvel Especial de Preservação, em 2015, pela Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), foi construído em 1905 e sediou o primeiro hospital odontológico da América Latina, o Hospital Magitot, em meados da década de 60. Apesar de ter sido classificado como um IEP, a Executivo municipal não adotou as medidas necessárias para garantir o restauro e preservação do bem.


Rede Estadual de PE inicia nesta quarta matrícula para ano letivo de 2017


As matrículas 2017 dos alunos da Rede de Ensino de Pernambuco têm início nesta quarta-feira (16). De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, são oferecidas 105.022 vagas para estudantes novatos em toda a rede, no ensino fundamental e no médio. As matrículas serão realizadas até 30 de dezembro deste ano, exclusivamente pela internet, através do endereço www.matricularapida.pe.gov.br.

Ao iniciar o cadastro, as informações deverão ser preenchidas até o final, pelo pai ou responsável, ou mesmo pelo próprio estudante (quando maior de 18 anos). São solicitadas informações como nome completo, data de nascimento, escola de origem, escola que pretende estudar com série e turno, além de nome do responsável com endereço e telefone para contato. Ao final, será gerado um protocolo, que é a confirmação da matrícula realizada e que deve ser anotado e/ou impresso. Posteriormente, com este número de protocolo, o estudante se dirige à escola que se matriculou para entregar os documentos necessários.


Petrolândia: Garoto Max de 13 anos recebe medalha de Ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática no Rio de Janeiro


Max Jockesi, aluno da Escola Agrícola Municipal José Carvalho Alcântara - de Petrolândia -, recebeu no dia 07 do corrente mês medalha de ouro durante evento realizado no Rio de Janeiro para os alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Max Jockesi, de 13 anos, é filho da Professora Josineide e Marcos Soares.

O evento contou com a presença dos Ministros da Educação, José Mendonça Bezerra Filho e Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, além do diretor do IMPA, Marcelo Viana e várias outras autoridades.

O principal objetivo da OBMEP é estimular o estudo da Matemática por meio de resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes. Podem participar da olimpíada alunos inscritos em escolas públicas municipais, estaduais e federais brasileiras (do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio). A inscrição é feita somente pelas escolas, que indicam quantos alunos irão participar da 1ª Fase da olimpíada. A partir da edição do ano que vem, poderão participar também alunos das escolas particulares, em uma olimpíada unificada.


Petrolândia: Clientes da J&R Carne & Cia concorre a prêmios na compra a partir de R$ 30,00


A Casa de Carne J&R Carne & Cia anuncia que durante este final de ano na compra a partir de R$ 30,00, o cliente passa a concorrer a vários prêmios.

A J&R Carnes & Cia, organização de Joatan e Ronaldo, é localizada na rua engenheiro Brandão Cavalcante, n° 204-A, na Quadra 01, próximo à Nutrimix, panificadora de Tadeu.

Com todos os tipos de carnes, além de gelo, água mineral, carvão, gás, frutas, verduras, condimentos e outros produtos de excelente qualidade. Nos finais de semana, oferece também frango assado na máquina.

Para maior comodidade dos clientes, a J&R Carnes & Cia realiza sua entrega em domicílio. Contato pelo celular (87) 99993-8885.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações/fotos: J&R Carnes & Cia/Divulgação


Concursos: 5 órgãos abrem prazo para 2,6 mil vagas nesta quarta


Pelo menos 5 órgãos abrem inscrições de concursos públicos nesta quarta-feira (16), para um total de 2.605 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis fundamental, médio e superior. Os salários chegam a R$ 12.159,40 na Prefeitura de Angélica (MS). Somente na Polícia Militar de São Paulo são 2.293 vagas.

CONFIRA AQUI A LISTA COMPLETA DE CONCURSOS E OPORTUNIDADES

Nos concursos para formação de cadastro de reserva, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Por Pâmela Kometani, G1


Petrolândia Classificados: VENDEM-SE três motos Honda. Interessados devem procurar Euclides Modas

  
Bros 2012 ES
Titan 2014 EX
Fan 2012 ES

VENDEM-SE três motos Honda (fotos acima). Preço a combinar. Interessados devem procurar Euclides Modas pelos telefones: (87) 3851-1212 ou 3851-2160 Celular: (87) 9.9992-6350.

Euclides compra e vende motos, novas ou usadas, e automóveis, com garantia de procedência.

Ao ser efetuada a compra, Euclides entrega os documentos do veículo, já em nome do cliente, sem nenhuma despesa por parte do comprador.