segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Doença similar à Leishmaniose, porém mais grave, é descoberta no Brasil

Casos foram registrados em Sergipe e dois pacientes já morreram

Uma nova doença, com sintomas semelhantes à Leishmaniose visceral, mas mais grave e resistente ao tratamento, foi descoberta em Sergipe. Duas pessoas morreram por causa da doença, que já acometeu 150 pessoas em Aracaju. O parasita ainda é desconhecido, mas os pesquisadores já identificaram que ele é diferente da Leishmania, responsável pela Leishmaniose.

A doença está sendo investigada por um grupo de pesquisadores brasileiros, que publicaram um artigo na Emerging Infectious Diseases, a revista do Centro de Controle de Doenças Infecciosas (CDC) dos Estados Unidos. A pesquisa é realizada no Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Liderada pela professora Sandra Regina Costa Maruyama, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o estudo está sendo desenvolvido em colaboração com colegas da equipe do professor João Santana Silva, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).

Diagnóstico, sintoma e tratamento

O diagnóstico e tratamento dos pacientes foi feito pelo médico Roque Pacheco de Almeida, professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Sergipe, pesquisador e médico do Hospital Universitário/EBSERH de Aracaju. Em entrevista à Agência Brasil, Almeida contou que a doença vem infectando pessoas desde 2011 na capital sergipana, quando ele diagnosticou e tratou o primeiro caso. Esse paciente morreu em 2012, em consequência da doença.

Os sintomas, segundo ele, são muito parecidos aos do calazar (nome mais popular da Leishmaniose visceral), mas evoluem com mais gravidade. “A gente trata muitos pacientes com calazar aqui. São vários por ano. Um desses pacientes não respondeu ao tratamento. Ele recidivou [a doença reapareceu], tratamos novamente, recidivou de novo. E, na terceira recidiva, apareceram lesões na pele. Em pacientes sem HIV não vemos isso. Ele não tinha HIV e apareceram lesões na pele, pelo corpo inteiro, tipo botões, que chamamos de papulas”, contou o médico.

“Quando fizemos a biópsia, eram células repletas de parasitas. E aí o paciente evoluiu gravemente ao que chamamos de Leishmaniose visceral grave, com sangramento. O baço dele era gigante e a gente tentou formas de tratamento, mas ele não sobreviveu”, contou.

Almeida coletou amostras de tecidos desse paciente e os enviou a João Santana Silva, especialista em imunologia da FMRP-USP, que não conseguiu identificar o parasita pelos métodos tradicionais, comparando-o às espécies já conhecidas de Leishmania. Em 2014, a identificação do parasita ficou a cargo da bióloga e imunologista Sandra Regina Costa Maruyama, que começou a desconfiar que se tratava, na verdade, de um novo parasita que ainda não havia sido descrito pela ciência.

“A gente estava diante de um caso grave. Como não conhecíamos outras doenças, a gente achou que era um calazar grave. Mas quando fomos ver, o parasita isolado da medula óssea, da pele e do baço [desse paciente] se comportava também de maneira diferente em um camundongo [de laboratório]. O parasita [retirado] da pele dava lesão na pele do camundongo, mas não dava nos órgãos. E o parasita que veio da medula óssea dava lesão parecida com o calazar, no baço e no fígado [do camundongo]. Temos então dois parasitas diferentes no mesmo paciente”, falou Almeida.

Eles então fizeram um sequenciamento do DNA do parasita, que foi comparado ao de outros protozoários. Os pesquisadores perceberam, então, que não se tratava do Leishmania. O novo parasita se assemelha ao Crithidia fasciculata, que infecta apenas insetos e que é incapaz de infectar mamíferos. No entanto, essa nova espécie de parasita foi capaz de infectar humanos e camundongos – e de forma grave.

Segundo Almeida, os 150 pacientes isolados também estão sendo testados para se avaliar se também foram infectados por esse novo parasita. “Boa parte desses pacientes também pertence a esse novo grupo. Ou seja, o problema pode ser ainda maior do que estamos imaginando”, disse.

Os pesquisadores esperam, em breve, conseguir descrever o novo parasita e nomear a nova doença. “Identificamos um parasita novo, uma doença nova, que causa uma doença grave e com resposta terapêutica não totalmente suficiente ou eficaz. Queremos entender a extensão disso e de onde apareceu esse parasita, se foi uma mutação. Tem uma linha grande de pesquisa para a gente investigar. Também queremos ver, geograficamente, para onde está se expandindo o parasita”, disse Almeida.

Leishmaniose

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 50 mil e 90 mil pessoas adoecem todos os anos com leishmaniose visceral. Dos casos registrados na América Latina, 90% ocorrem no Brasil. Também conhecida como calazar, ela é transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto infectado, conhecido popularmente como mosquito palha ou birigui. A transmissão aos insetos ocorre quando fêmeas do mosquito picam cães ou outros animais infectados e depois picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi, causador da Leishmaniose Visceral.

Segundo o Ministério da Saúde, esses insetos são pequenos e têm como características a coloração amarelada ou de cor palha e, em posição de repouso, suas asas permanecem eretas e semiabertas. Eles se desenvolvem em locais úmidos, sombreados e ricos em matéria orgânica (folhas, frutos, fezes de animais e outros entulhos que favoreçam a umidade do solo). No ambiente urbano, o cão é a principal fonte de infecção para o vetor, podendo desenvolver os sintomas da doença, que são: emagrecimento, queda de pelos, crescimento e deformação das unhas, paralisia de membros posteriores e desnutrição, entre outros.

Nos humanos, os sintomas da doença são febre de longa duração, aumento do fígado e do baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular e anemia. Se não tratada, pode ser fatal.

Em 2017, segundo o Ministério da Saúde, 4.103 casos de Leishamiose visceral foram notificados no Brasil, sendo que 1.824 deles registrados na Região Nordeste. Em média, cerca de 3,5 mil casos são registrados anualmente. Nos últimos anos, a letalidade vem aumentando gradativamente. Em 2017, 327 pessoas morreram no Brasil por causa dessa doença.

Agênciaa Brasil

Petrolândia: Vaqueiros com melhor caracterização foram premiados na 47ª Missa do Vaqueiro


Organizada por Bila Ferraz, com apoio da Prefeitura, a 47ª Missa do Vaqueiro, realizada nesse domingo (29/09) no município de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, mais uma vez foi prestigiada por um grande público. O evento cresce a cada ano e atrai mais vaqueiros de Petrolândia e de vários municípios da região.

Esse ano, a missa foi dedicada aos vaqueiros recém-falecidos Edson Alves, Pedro Cavalcante e Seu Baé. As famílias dos homenageados estiveram presentes.

Na programação, foram premiados os vaqueiros com melhor caracterização (traje completo), o mais velho, o mais jovem, o de mais distante, entre outros segmentos constantes do regulamento, conforme explicou o organizador do evento, Bila Ferraz.

Os troféus foram entregues pela prefeita Jane Souza.

Veja abaixo fotos dos premiados

Iterpe realiza georreferenciamento de Unidades Produtivas em Belém do São Francisco


O resultado da ação incentivará a autonomia das famílias rurais (Foto: Iterpe)


A equipe de ações fundiárias do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) concluiu, nesta sexta-feira (27), o georreferenciamento dos lotes de duas Unidades Produtivas no município de Belém do São Francisco. O trabalho vai beneficiar 25 famílias rurais contempladas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), sendo nove famílias da Associação Padre Cícero e 16 da Associação Verde das Agropecuaristas Belemitas.

A necessidade de realizar a medição para certificação dos imóveis, com área total de 440 hectares, surgiu a partir da liquidação do financiamento da terra. “Esse trabalho de individualização das terras contribuirá para que os beneficiários, a partir dos novos mapas atualizados, consigam conquistar suas escrituras individuais e, como isso, acessar outras políticas públicas, em especial o Pronaf”, explicou a gerente do Iterpe na área de Crédito Fundiário, Alcineide Oliveira.

Petrolândia: Vaqueiros mirins dão brilho à 47° Missa do Vaqueiro


Os vaqueiros mirins foram destaques na cavalgada que cruza Petrolândia, entre a Igreja São Francisco de Assis e o Parque de Vaquejada, na programação da 47ª  edição da Missa do Vaqueiro, realizada neste domingo (29). A missa faz parte da Festa do Padroeiro São Francisco de Assis Ramalho.

Entre os vaqueiros que participaram do evento presenciamos a participação de muitas crianças e adolescentes, muitos deles paramentados com os trajes em couro trajados com o uniforme de vaqueiro, acompanhados pelos pais.

É uma prova de que o sertão é uma região que preza por sua cultura e a vaquejada é uma tradição passada de geração em geração.

Ver fotos abaixo

Seminário de atualização jurídica de Petrolândia acontece nos dias 4 e 5 de outubro


Aproxima-se o seminário de atualização jurídica, de Petrolândia que realizar-se-á nos dias 04 e 05 de outubro, na câmara de Vereadores.

Esse evento contará com a presença do Presidente da Seccional da OAB/Recife, Bruno de Albuquerque Baptista, o presidente da ESAPE Mário Guimarães e o Presidente da CAAPE, FernandoJ. Ribeiro, tendo este, inclusive, suas origens Florestana.

É um evento inovador, com temas atuais e discussões futuristas.

“O raio não cai 2 (duas) vezes no mesmo lugar e nem saber jurídico se encontra nas esquinas”

Esse evento vem enriquecer o conhecimento dos advogados do interior e lhes propiciar maior competitividade, diz o Presidente da OAB/Subseccional de Petrolândia, o Dr. Luiz Antônio Justo da Silva Lopes.

As inscrições serão feitas no site da esa, www.esape.com.br, as vagas são limitadas.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Dr. Luiz Antônio Justo da Silva Lopes
Presidente da subseccional da OAB de Petrolândia

Petrolândia: 'Amigos da Farra' participam da 47ª missa do Vaqueiro


Na manhã deste domingo (29/09/2019 ), após a celebração da 47ª Missa dos Vaqueiros, em louvor do Padroeiro da cidade de Petrolândia, São Francisco de Assis, o grupo 'Amigos da Farra' se divertiu ao som de um mini-paredão disponibilizado em uma tenda montada ao lado do Parque João Pernambuco.
A diversão dos jovens durou a tarde e adentrou à noite, em clima de muita alegria!

A contagem regressiva para a edição de 2020 já começou!

Fotos abaixo

KPMG: empresas de Minas Gerais precisam se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais



A lei 13.709/2018, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), começa a valer em agosto do próximo ano. Entretanto, muitas empresas ainda não começaram a se adequar para atender aos seus requisitos. Independentemente do perfil da empresa, a aplicação será necessária para quem mantém e gerencia dados de terceiros. A nova legislação cria uma regulamentação com uso, coleta, proteção e transferência de dados pessoais no Brasil, tanto no âmbito privado como no público.

"Precisamos entender se as empresas estão preparadas para a aplicação da LGPD, em meio ao cenário atual, que registra um aumento no interesse de investidores na região. Mas, não podemos esquecer das organizações menores, que podem ter problemas de falta de estrutura em tecnologia e de gerenciamento no controle de dados. É preciso estar atento a essas questões", afirma Leandro Augusto, sócio-líder de Cibersegurança e Privacidade da KPMG no Brasil.

Petrolândia: Noite de abertura de shows da Festa do Padroeiro 2019 é marcada por erotização infantil no palco

Pátio de Eventos de Petrolândia, cercado durante a Festa do Padroeiro 2019 (Foto: Lúcia Xavier)

A imagem da tradicional Festa de São Francisco de Assis, Padroeiro de Petrolândia, cidade localizada no Sertão de Pernambuco, foi arranhada na noite de estreia da edição 2019. "A festa mais esperada do ano", slogan adotado pela Prefeitura de Petrolândia para promover as atrações musicais da Festa do Padroeiro, foi iniciada na sexta-feira (27), seguida por ferrenha polêmica. No segundo show da noite (madrugada), crianças foram levadas ao palco pelos próprios responsáveis e exibiram-se em coreografias de cunho sensual/erótico. Para alegria dos pedófilos de plantão, as imagens em vídeo ainda foram distribuídas nas redes sociais e aplicativos de troca de mensagens. A "apresentação" foi repudiada pelas pessoas de bom senso e entendimento presentes ao "espetáculo" de erotização infantil promovido com recursos públicos, em palco montado pela prefeitura no centro da cidade, com livre acesso de crianças e adolescentes. No palco e na plateia, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) não vogou.

Como era de se esperar, a cidade amanheceu em polvorosa, alguns (sensatos) indignados, com vergonha alheia, outros (levianos) curiosos para assistir aos vídeos. Choveram críticas aos pais das crianças, à cantora, à prefeitura, ao Conselho Tutelar, e a repercussão negativa, infelizmente, não ficou restrita à cidade, ganhou o mundo.

No final da manhã do sábado, a Prefeitura de Petrolândia tentou se esquivar da (grande) parcela de culpa que lhe cabe pelo ocorrido. Em "nota de esclarecimento" distribuída à imprensa, a prefeitura (ninguém assina a nota) veio a público dizer que não coaduna com a exposição das crianças, além de declarar que "primando evitar reincidência da conduta, as medidas legais já estão sendo tomadas junto aos órgãos competentes". A medida mais legal que a prefeitura poderia ter tomado era, primariamente, evitar (sim, era evitável) o que aconteceu, com orientações à produção do show sobre o que é permitido ou proibido em um evento em praça pública, com classificação etária (supõe-se) livre. Faltou o "eu sei que vocês sabem, mas não custa lembrar que (...)". "A cantora chegou tarde e foi direto para o palco, não deu tempo de conversar", então para que servem e-mail, telefone, contrato, WhatsApp, contatos feitos antes do evento. Menos ainda se justifica a falta de conhecimento (ou respeito) da produção quanto aos direitos das crianças e adolescentes. O ECA (Lei 8.069) é de 1990.

Além da ausência de acompanhamento da prefeitura sobre o que seria apresentado ao público e de que forma, a suposta omissão do Conselho Tutelar no evento também foi, mais uma vez, alvo de críticas contundentes. Há muitos anos, "cadê o Conselho Tutelar?" deixou de ser pergunta para se tornar um clichê, após cada evento em que algo dá errado ou adolescentes são visto(a)s embriagado(a)s no pós-festa. Piora a situação com as frequentes declarações de frequentadores de eventos: "não vi o Conselho Tutelar por lá". Se havia ou não conselheiro(s) tutelar(es) ou membro(s) do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de plantão durante a festa da última sexta, não foi esclarecido e os órgãos, até o momento, não distribuíram nota sobre o assunto.

Ainda sobre o Conselho Tutelar, com honrosas exceções, o órgão tem sido composto por pessoas que se apresentam ao público no período de eleição, tal qual candidatos a vereadores, e cumprem o mandato tentando fugir das obrigações deles esperadas, monitorados pelo Ministério Público. A motivação de alguns é apenas pecuniária, incompatível com o exercício de um mandato que exige tamanha e exclusiva dedicação, acrescida de vocação para o serviço social. Perdemos a conta de quantas vezes o Blog de Assis Ramalho recebeu, por telefonemas e mensagens, solicitações do número de telefone/celular do Conselho Tutelar ou o contato de algum conselheiro, para resolver essa ou aquela situação que envolviam crianças e adolescentes. Para "fazer bonito" o ano inteiro e não somente no dia 18 de maio, com desfile de cartazes com frases de efeito e distribuição de panfletos em frente ao Mercado Público, numa bela manhã de sexta-feira, após algumas palestras em escolas, acreditamos que o contato do Conselho Tutelar deveria ser de conhecimento público, divulgado em rodoviárias, mercados, bares, boates, lanchonetes, restaurantes, hotéis, pousadas, bancos, quiosques, escolas, quadras de esportes, veículos de transporte de passageiros.

No próximo domingo (06), em horário e locais não divulgados à imprensa pelo CMDCA e Prefeitura, serão eleitos os membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2020/2024. De acordo com o Edital para Eleição Unificada do Conselho Tutelar, além dos cinco candidatos mais votados, também devem tomar posse, no dia 10 de janeiro de 2020, cinco suplentes, também eleitos na ordem de votação, para assegurar a continuidade no funcionamento do órgão, em caso de férias, licenças,  impedimentos - e eventuais renúncias - dos titulares.

Eleitor, vote consciente, também, para a composição do Conselho Tutelar de Petrolândia. Seu voto - ou a falta dele - tem consequências.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Com apoio do vereador Ronaldo de Valdenor e Lulinha Locutor, vaqueirama de Jatobá participa da 47ª Missa do Vaqueiro


Um grupo de amantes da vaquejada do município de Jatobá participou da 47ª Missa do Vaqueiro, em Petrolândia, acontecida na manhã deste domingo (29/07), no Parque João Pernambuco.

A equipe aproveitou o evento para fazer convite aos vaqueiros de Petrolândia e região para prestigiar a 9ª Missa do Vaqueiro, a ser realizada em Jatobá -  no próximo domingo (06). 

A concentração acontecerá a partir das 10 horas da manhã, as 11 horas terá início a passeata seguida de missa. Haverá troféus e distribuição de brindes.

As atrações musicais ficarão por conta dos aboiadores Ramon Boninho & Erlanio e Dany Pley & Paixão de Vaqueiro.

Todos os vaqueiros estão convidados

Apoio: Prefeitura de Jatobá 
Organização: Ronaldo de Valdenor e Lulinha Locutor

Ver fotos abaixo



  


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

Petrolândia: Dermatologista Dr. Paulo Elísio atende na MedClinic nesta terça (1º/10), a partir das 8h00


A MedClinic Clínica Especializada informa que o Dermatologista Dr. Paulo Elísio Lustosa vai atender nesta terça-feira (1º/10/2019), a partir das 8h00 da manhã.

Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.
Orla da cidade.





Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinic

Lula diz não a Dallagnol e sua turma; leia carta do ex-presidente


Em carta destinada à população, divulgada pelo site oficial de Lula nesta segunda-feira (30), o ex-presidente mandou um recado para o procurador Deltan Dallagnol e reafirmou que não aceitará deixar a prisão para ir ao regime semiaberto, que está sendo peticionado à Justiça pela operação Lava Jato.

De acordo com o petista, “tudo o que os procuradores da Lava Jato realmente deveriam fazer é pedir desculpas ao povo brasileiro, aos milhões de desempregados e à minha família pelo mal que fizeram à democracia, à justiça e ao país”.

“Não troco minha dignidade pela minha liberdade”, repetiu o ex-presidente, reforçando ainda que cabe ao Supremo Tribunal Federal (STF) rever o seu processo.

Leia a íntegra.

Ao Povo Brasileiro

Não troco minha dignidade pela minha Liberdade.

Tudo que os procuradores da Lava Jato realmente deveriam fazer é pedir desculpas ao Povo Brasileiro, aos milhões de desempregados e à minha família, pelo mal que fizeram à Democracia, à Justiça e ao país.
Quero que saibam que não aceito barganhar meus direitos e minha Liberdade.

Já demonstrei que são falsas as acusações que me fizeram. São eles e não eu que estão presos as mentiras que contaram ao Brasil e ao Mundo.

Diante das arbitrariedades cometidas pelos Procuradores e por Sergio Moro, cabe agora a Suprema Corte corrigir o que está errado, para que aja justiça independente e imparcial. Como é devido a todo cidadão.

Tenho plena consciência das decisões que tomei neste processo e não descansarei enquanto a verdade e a Justiça não voltarem a prevalecer.

Curitiba, 30/09/2019
Luis Inácio Lula da Silva

As informações são da Revista Forum

Petrolândia: Dr Tiago Mendes (Cirurgião Dentista) é conveniado ao ALFA SAÚDE; adquira seu cartão de desconto



Apresentamos mais um Cirurgião Dentista conveniado ao cartão de desconto ALFA SAÚDE: Dr.TIAGO MENDES, realizando vários procedimentos dentários de última geração, cuidando com muita responsabilidade da sua saúde Bucal! Agende e marque sua avaliação sem compromisso. O consultório fica localizado na Rua Antônio Pires dos Santos, Número 95, Quadra 3.

Adquira já o seu cartão de desconto! Informações pelo fone 87 999652169

Saiba mais sobre o ALFA SAÚDE

Petrolândia: Charme, beleza e elegância na 47ª Missa do Vaqueiro


Na manhã deste domingo (29/09/2019 ), durante a 47ª Missa dos Vaqueiros, em louvor do Padroeiro da cidade de Petrolândia, São Francisco de Assis. a beleza e a elegância das mulheres foram destaques no desfile da cavalgada pelas ruas e avenidas da cidade.

Por onde passavam, elas chamavam a atenção pela elegância com que desfilavam montadas em seus respectivos cavalos.

Montar a cavalo no passado era uma habilidade apenas dos homens. Com o passar do tempo e a evolução do mundo, o gênero feminino conquistou vários direitos e a igualdade entre mulheres e homens passou a ser fato.

Uma das destaques no evento foi à Rainha do Vaqueiro/2019, a jovem Andreyna, que montada em seu cavalo mostrou sua habilidade com o animal. No final da Missa recebeu troféu das mãos pela prefeita Jane, um prêmio pela sua participação.

Ver fotos abaixo

Petrolândia: Vereadores aprovam Moção de Repúdio ao atendimento do Bradesco


Após denúncia e reclamações de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia (STR), José Maurício e Natanael, veiculadas em entrevista ao vivo no programa "Acordando com as Notícias", apresentado por Assis Ramalho na Web Rádio Petrolândia, a Câmara Municipal de Petrolândia aprovou Moção de Repúdio contra os transtornos enfrentados por clientes, principalmente idosos, ao usar os serviços da agência local do Banco Bradesco. 


Confira abaixo a íntegra do documento aprovado pelo Corpo Deliberativo (todos os vereadores) da Câmara Municipal de Petrolândia).

MOÇÃO DE REPÚDIO Nº 019/2019


A Câmara de Vereadores do Município Petrolândia, Estado de Pernambuco, através do Corpo Deliberativo, abaixo subscrito, vem a público, REPUDIAR A AGÊNCIA DO BANCO BRADESCO DO MUNICÍPIO, pela demora nos atendimentos, e em especial aos atendimentos do idosos do município e região.

JUSTIFICATIVA

É corriqueiro vermos o descaso da agência do Banco Bradesco em nosso município com relação a demora nos seus atendimentos.

Vergonhosa a atitude do referido banco em não abastecer os caixas conforme a demanda do município e região, fazendo os cidadãos passarem horas e horas nas filas de espera para sacarem ou os seus salários ou seus benefícios.

Ainda é mais vergonhoso e imoral fazer os idosos ficarem mais de 10 (dez) horas nas filas para que possam sacar seus benefícios, e ainda sim, a grande maioria não conseguir, apesar do longo tempo de espera.

Importante mencionar que a grande maioria dos idosos residem na zona rural do município e nas cidades circunvizinhas: Tacaratu, Itaparica, Jatobá e Floresta; e que por diversas vezes só vem com o dinheiro da passagem, pois, já vem sacar seu benefício, aproveitam para fazer a feira do mês, comprar os remédios e demais utensílios para a manutenção da sua subsistência.

O referido banco não respeita a Lei Municipal nº. 918/2005, que dispõe sobre o atendimento preferencial de gestantes, mães com crianças de colo, IDOSOS e deficientes em estabelecimentos bancários, comerciais, de serviços e similares.

O seu artigo 1º, no § 3º trata expressamente do tempo de espera que não pode ultrapassar o limite de 30 (trinta) minutos, conforme lei em anexo.

Ainda, o Estatuto do Idoso prevê:

Art. 3º. É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:

I – atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população.

(...) (grifo nosso).

Ou seja, o BANCO BRADESCO infringe garantias fundamentais de proteção ao idosos, chegando a constranger esses idosos que ali apenas estão para receber o que é seu de direito.

Esta MOÇÃO tem por finalidade chamar a atenção para a afronta aos direitos assegurados de preferência aos IDOSOS, nesse caso específico, haja vista essa prática ser corriqueira em nosso município e em especial no BANCO BRADESCO.

Desta forma, com base nos motivos acima elencados, a Câmara de Vereadores do município de Petrolândia/PE, vem REPUDIAR esse tipo de atitude nas instituições bancária e como já dito, em especial ao BANCO BRADESCO.

C/C: Prefeitura de Municipal de Petrolândia – PE; Ministério Público da Comarca de Petrolândia e Banco Bradesco.

Sala das Sessões, em 12 de setembro de 2019.

Corpo Deliberativo:

Joilton Pereira da Silva
Presidente/Vereador PTB

José Luiz dos Santos
Vereador PTB

Evaldo José do N. Araújo
Vereador PSD
Antônio Pereira de Barros
Vereador SD

Delano Santos de Souza
Vereador PSB

Eudes José da Silva Fonseca
Vereador PV

Enilson Luiz da Silva
Vereador PSDC

Jorge Lino Viana
Vereador PSL

Lourival Joaquim de Lima
Vereador PC do B

Silvio Rogério da Silva
Vereador SD

Erinaldo Alencar Fernandes
Vereador PSB

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Câmara Municipal de Petrolândia

Roberto Carlos não gravará show especial de fim de ano


O cantor Roberto Carlos não irá gravar um show para seu especial de fim de ano na Rede Globo. A informação foi publicada pelo jornalista Ancelmo Gois, em sua coluna no jornal O Globo.

Segundo Gois, o programa deste ano fará um apanhado de imagens da turnê que o cantor fez no exterior ao longo de 2019, com direito a gravações de shows nos Estados Unidos e Europa. Espetáculos no Brasil completam o especial.

O programa fará parte do especial de fim de ano da Rede Globo, que é exibido durante todo o mês de dezembro.

Em 40 anos, é a terceira vez que o Rei não se apresenta no Rio de Janeiro, no especial de fim do ano. As outras foram em 1999, ano em que a esposa, Maria Rita, morreu, e 2011, quando o show foi em Jerusalém.

Com informações do jornal O Globo


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Governador Paulo Câmara recebe embaixador da Coreia do Sul, Chan Woo Kim

Governador debateu com o diplomata as possibilidades de novas parcerias (Fotos: Hélia Scheppa/SEI)

O governador Paulo Câmara recebeu nesta segunda-feira (30.09), no Palácio do Campo das Princesas, o embaixador da Coreia do Sul, Chan Woo Kim. No encontro, o gestor estadual apresentou ao diplomata o potencial de expansão industrial de Pernambuco. Setores como tecnologia, inovação e educação também foram abordados na conversa entre o governador e o embaixador, que manifestou interesse em firmar parcerias com o Estado.

Chan Woo Kim destacou ainda a visibilidade que Pernambuco vem ganhando no cenário internacional. “A gente já ouviu falar muito sobre o Nordeste em geral, especialmente sobre a questão cultural de Pernambuco. Mas muito além das riquezas naturais, pela liderança do governo atual, existe um crescimento contínuo do setor industrial do Estado que nos chama a atenção”, afirmou.

Petrolândia: Vereador Toinho de Eugênio solicita Agente Comunitário de Saúde para atender Assentamento Chico Mendes


Em sessão ordinária realizada no dia 25 de setembro, o vereador Toinho de Eugênio apresentou Indicação, dirigida à prefeita Janielma Souza, para que seja designado um Agente Comunitário de Saúde para atender os moradores do Assentamento Chico Mendes, localizado neste município. 

Confira abaixo a reprodução do expediente.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Câmara Municipal de Petrolândia

PF fecha cinco empresas clandestinas de segurança em Pernambuco


Uma operação nacional deflagrada pela Polícia Federal nos municípios de Garanhuns, Recife e Paulista fechou cinco empresas de segurança que funcionavam de forma ilegal. Funcionários atuavam como vigilantes sem capacitação técnica para utilizar arma de fogo, nem capacitação. Através da Superintendência Regional da PF em Pernambuco e da Delegacia de Caruaru, a Operação Segurança Legal IV ocorreu entre os dias 26 e 27 de setembro e resultou na prisão de um homem.

No município de Paulista, no Grande Recife, um cabo e um sargento reformados da Polícia Militar eram responsáveis por duas empresas clandestinas. Eles receberam notificações de encerramento de atividades por atuar de forma ilegal.

Em Garanhuns, no Agreste, a PF identificou um segurança trabalhando armado, que foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. A pena para esse tipo de crime varia de 2 a 4 anos de reclusão. Uma outra empresa mantinha ilegalmente dois postos de vigilância que funcionavam em uma escola e uma farmácia no bairro de Heliópolis. Todos foram encerrados pela PF. Durante a ação dos policiais, ainda foram apreendidos dois rádios de comunicação; uma tonfa; um colete; uma faca inoxidável; um spray de pimenta e um revólver de calibre 38.

Petrolândia: Dra.Letícia Araújo (Fisioterapeuta) atende na clínica e Laboratório Jaques (Segunda, terça e quinta)


Agora na Clínica Jaques em Tacaratu, Dra. Letícia Araújo, Fisioterapeuta e Estética! Profissional altamente qualificada e competente.

Agende já a sua avaliação!

Blog de Assis Ramalho
Informação/ Clínica e Laboratório Jaques

Confirmada a 250ª morte em Brumadinho


A Polícia Civil informou, na noite deste domingo (29), que mais uma vítima da tragédia da Vale foi identificada. Com isso, segundo a instituição, o número de mortes confirmadas sobe para 250. As buscas seguem por 20 desaparecidos.

Segundo a polícia, trata-se de um homem. O nome da vítima, porém, ainda não foi divulgado.

A identificação foi feita por meio da arcada dentária.

O rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão completou oito meses no dia 25 de setembro. Ao todo, o desastre deixou 270 vítimas, entre mortos e desaparecidos (escute abaixo o podcast que relembra o caso).

De acordo com o último balanço das autoridades, 250 mortes foram confirmadas, e as buscas seguem por 20 pessoas.

O corpo foi localizado em uma área chamada pelos militares de remanso 4. Segundo o tenente-coronel Fábio Daldegan, comandante do 1º Batalhão, a região fica a cerca de 5 km da barragem. Nessa frente de trabalho, atuavam nove militares dos cerca de 140 que estão em campo.

Por G1 MG

Prefeitura de Petrolina divulga horário e locais de votação para eleição do Conselho Tutelar

Pleito que acontece no próximo domingo, dia 8 de outubro, em todo o país

A escolha dos conselheiros tutelares que irão atuar entre 2020-2024 em Petrolina se aproxima e por isso, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) divulga informações importantes para as eleições, que acontecerão no próximo dia 6 de outubro das 8h às 17h em diversas seções eleitorais do município.

Qualquer eleitor poderá votar em um dos 58 candidatos que concorrem a uma das 10 vagas de conselheiro tutelar. Para isso, deve ficar atento aos locais de votação em seu bairro e comparecer ao local das 8h às 17h, munido de documento oficial com foto (RG, carteira de habilitação, carteira de trabalho). O voto é secreto, facultativo e será feito através de cédulas.

Petrolândia: Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta segunda-feira, 30 de setembro; veja lista



Mudam de idade hoje (Segunda-feira 30 de setembro de 2019) e queremos aqui dedicar este dia especial a Leandra Thais , Keylla Teixeira, Josineide Soares, Maria Ramalho, José Alencar, Eduardo Oliveira, Everaldo Luiz, Geraldo Silva Geraldo Silva , Josenilda Marques, Leyslane Soares , Vitalanio Cavalcanti , Laninha Carvalho, Erika Marques , Anderson Souza Cicero Marques da Silva, Val Samuel, Everaldo Luiz e Ricardo Henrique Mendonça

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Políticos usam verba pública em 'caravana' a show de Silvio Santos


Para sorrir ao lado de Silvio Santos em duas edições do programa dominical do apresentador no SBT, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) tiveram uma ajudinha dos cofres públicos.

Os dois viajaram a São Paulo para gravar o quadro "Jogo das Três Pistas" em voos proporcionados pela estrutura dos cargos que ocupam. O filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL) ainda se valeu de auxílio para hospedagem na capital paulista.

Davi, que participou da brincadeira com Silvio neste mês, requereu um voo da FAB (Força Aérea Brasileira) para 14 de setembro, saindo de Brasília com destino a São Paulo. Nessa data, ele gravou sua aparição, exibida no dia seguinte.

Como presidente do Congresso Nacional, o senador tem direito a usar aeronaves da FAB. Ele informou uma previsão de 14 passageiros e disse que o motivo do deslocamento seria "serviço/segurança". A Aeronáutica não divulga o nome dos ocupantes.

A aeronave solicitada decolou de Brasília pela manhã e retornou à noite.

No palco, Davi nada falou sobre seu trabalho no Congresso, a agenda de seu mandato ou a situação do Brasil. Só disputou o game contra o apresentador Ratinho, do SBT -e perdeu. Acumulou 25 pontos, ante 40 do auditório e 71 do adversário.

A agenda oficial do senador não registrava nenhum compromisso para o dia 14, nem mesmo a gravação. No estúdio, Silvio o tratou com deferência. Apresentou brevemente a biografia de Davi, agradeceu pela presença e, ao se despedir, recomendou que desse um abraço na esposa, "que é muito simpática".

Alinhado com o governo Bolsonaro, o apresentador e dono do SBT afirmou ter convidado o presidente do Senado dias antes, durante o desfile de Sete de Setembro, em Brasília. Na ocasião, Silvio ficou no palanque ao lado do presidente da República.

Davi não foi o único político a dar as caras no "Programa Silvio Santos". Além do próprio Bolsonaro, dois filhos do presidente da República estiveram na atração neste ano.

A participação de Flávio e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) no quadro de perguntas e respostas foi ao ar em 14 de julho. Na gincana, o jogador tem que acertar a palavra correta a partir de dicas.

Flávio saiu derrotado (ficou com 18 pontos, enquanto o irmão conseguiu 65 e a plateia, 60).

Senador pelo Rio, ele pagou a viagem até São Paulo e o retorno a Brasília com o próprio dinheiro, mas depois pediu reembolso à Casa, exercendo o direito à chamada cota parlamentar.

Ele declarou um gasto de R$ 2.427,45 com voos nos dias anteriores à gravação, marcada para um sábado. Flávio primeiro viajou de Brasília para o Rio. Ficou na capital fluminense entre a noite de quinta-feira e a tarde de sexta, quando decolou para São Paulo.

Não é possível precisar o gasto específico do segundo deslocamento (do Rio para São Paulo) pois o custo de cada voo não foi discriminado na nota apresentada à Casa.

O avião pousou no aeroporto de Congonhas na sexta à noite. Na sexta também tinha início a reserva feita pelo senador no hotel Blue Tree Premium Faria Lima (zona oeste). Pela hospedagem, que duraria até o dia seguinte, Flávio pagou R$ 334,95.

Depois de brincar com Silvio Santos, ele voou de São Paulo para Brasília, no sábado, em traslado de R$ 581,89.

A reportagem perguntou à assessoria de Flávio se ele teve outros compromissos na capital paulista na ocasião, mas não houve resposta. A agenda do senador não é divulgada, ao contrário do que ocorre com o presidente da Casa.

No caso de Eduardo, não foram encontrados nas prestações de contas gastos relacionados ao período da ida ao SBT. Como ele tem base no estado, os gastos poderiam ser justificados pela necessidade de manter contato com seus eleitores.

O parlamentar, que foi indicado pelo pai para ser embaixador do Brasil nos EUA, possui um gabinete para despachar na cidade, mantido com verba do mandato.

A participação dos irmãos no game transcorreu em clima ameno e festivo, com Silvio chamando-os de galãs. A certa altura, contudo, fez troça dos conhecimentos dos convidados, dizendo que eram "fracos de política" e deveriam estudar o assunto, já que não acertavam os desafios.

Nenhum dos dois descobriu, por exemplo, que era João Goulart a resposta para a trinca de dicas "foi presidente/esposa bonita/nasceu em São Borja". Eduardo arriscou: "Getúlio Vargas?".

Silvio, que recebeu o presidente Bolsonaro no programa em maio, disse que aproveitou sua ida à parada de Sete de Setembro para atrair outros poderosos para o "Jogo das Três Pistas".

Segundo ele, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), respondeu que irá "em outra oportunidade".

Já a líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), participou neste domingo (29).

Procurados via assessoria, nem Davi nem Flávio se manifestaram.

O presidente do Senado também não informou quais foram os 14 passageiros que embarcaram nos voos solicitados por ele à FAB.

Por: Joelmir Tavares - Folha Press

Morre em Petrolândia Luiz Bezerra da Silva (Sr Liu), sogro de Nilson da Churrascaria & Hotel Pousada


Faleceu na noite deste domingo (29/09/2019), por volta das 21 horas, no Hospital Ibivasf  em Petrolândia, Luiz Bezerra da Silva, conhecido por Seu Liu.

Seu Liu era sogro do empresário Nilson da Churrascaria & Hotel Pousada.

Ele deixa,
Esposa - Quitéria Maria da Conceição 
Filhos- Cicero, Samuel, Damiana, Damião, Aparecida, Messias e José Claudio
Seu genro Nilson e todos os netos.

Todos convidam parentes e amigos para o seu sepultamento que será às 15 horas de hoje no Cemitério local, saindo da sua residência na quadra 11 ao lado da eEscola Francisco Simões, onde o corpo está sendo velado.

Nossas condolências a família enlutada

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e foto: Família

Repórter da Record TV Itapoan é sequestrado na Bahia



O repórter da Record TV Itapoan, Mateus Borges, e um amigo foram sequestrados no Farol da Barra, em Salvador, na tarde deste sábado (28). Através das redes sociais, o jornalistas afirmou que o sequestro relâmpago deve ter durado pelo menos uma hora.

“Ficamos por uma hora em poder dos bandidos, se não me engano. Eu perdi a noção do tempo naquele momento. Rodamos vários lugares de Salvador. No caminho, pegaram tudo o que estava dentro do meu carro, usado na fuga. Eu dirigia. Perdemos muitas coisas de valor, mas estamos vivos”, relata.

Ainda de acordo com a publicação do Bahia Notícias, apesar do ocorrido, Mateus e o amigo passam bem.

Bahia Notícias

Petrolândia: Polícia Militar garante segurança na Festa do Padroeiro São Francisco de Assis


De acordo com informações da Seção de Comunicação da 4ªCIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo (Vanguarda do Itaparica), a Festa do Padroeiro São Francisco de Assis transcorreu de forma tranquila na noite de sábado (28/09/2019). Obs: O relato de domingo deverá ser divulgado hoje.

RELATO DA 4ª CIPM DE SÁBADO (28):

Na data de 28/09/2019, dando continuidade as festividades do padroeiro local, o policiamento esteve presente no pátio do evento a fim de combater possíveis delitos, a festa teve duas atrações musicais iniciou as 20h00min e teve seu término as 2h00min, a festividade transcorreu sem alterações.

4ªCIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo

Acompanhe o Instagram da 4ªCIPM - Petrolândia @pmpe4cipm

Vanguarda do Itaparica

Suspeito de explodir carros-forte no Tocantins é preso em Petrolina, no Sertão de Pernambuco

Um dos assaltos foi em Rio dos Bois — Foto: Divulgação

A Polícia Civil informou que foi localizado neste domingo (29) um novo suspeito de participar de assaltos a carros-forte em rodovias do Tocantins. O homem é conhecido no mundo do crime como Maguila e não teve o nome completo divulgado. Ele foi identificado pelas inicias J.C.S. O suspeito tem 33 anos e estava escondido em Petrolina (PE), onde está preso.

Ele estava com mandado em aberto desde o início da operação Ergom Kimbor, que tenta desarticular a quadrilha. Outros suspeitos de pertencer ao grupo já foram presos no Tocantins e em estados como Pará e Goiás. A Polícia também bloqueou contas e apreendeu bens da quadrilha, inclusive uma moto aquática e vários carros em fases anteriores da operação.

A polícia aponta os suspeitos como integrantes do grupo que fez ataques este ano nas cidades de Rio dos Bois, Guaraí e Pedro Afonso. Em dois dos assaltos os criminosos tiveram sucesso em fugir com o dinheiro, mas em um deles os planos foram frustados pelos seguranças do carro-forte que reagiram a abordagem e conseguiram fugir.

A polícia apura também informações que o mesmo grupo seria responsável por crimes parecidos no Pará. Com o homem preso em Petrolina, foram localizadas duas espingardas, aparelhos eletrônicos e documentos que foram apreendidos.

G1 Tocantins.

Jatobá/Itaparica: Associação Pó de Serra realiza sua tradicional pelada; confira resultados deste domingo (29/09)



Neste domingo, 29 de setembro de 2019, a Associação Pó de Serra, sediada em Itaparica, município de Jatobá, realizou a sua tradicional pelada, seguida de confraternização em sua sede. Confira abaixo os resultados;

1º Pelada (das 7 às 8 da manhã)
Camisa verde 2 x 2 Camisa amarela

Gol do camisa verde: Saulo (2)
Gols do camisa amarela: Genilson e Pitomba

2ª Pelada (das 8 às 9 da manhã)

Camisa verde 1 x 0  Camisa amarela

Gol do camisa verde: Almir

Ver mais fotos abaixo

Petrolândia: 47° Missa do Vaqueiro é realizada com homenagens e recorde de participação


Mais uma edição da tradicional Missa do Vaqueiro de Petrolândia foi realizada no município. A Prefeitura Municipal com apoio da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer e da Igreja Católica realizaram na manhã deste domingo (29/09/2019), a 47° Missa do Vaqueiro com a tradicional procissão que é promovida anualmente no ultimo domingo do mês de setembro, em meio aos festejos em homenagem a o padroeiro do município São Francisco de Assis.

A 47° Missa de Vaqueiro levou a cultura dos aboios e toadas nas principais avenidas da cidade, centenas de vaqueiros de várias regiões do município e de outras cidades se concentraram a partir das 07h00, em frente ao Parque Municipal João Pernambuco para a procissão do vaqueiro com a imagem do Padroeiro São Francisco de Assis que percorreu algumas avenidas da cidade e em seguida retornando ao Parque Municipal João Pernambuco, onde houve uma missa campal celebrada pelo Padre Luiz Augusto dos Santos acompanhado pelo coral da Igreja Católica “Vozes do São Francisco” e equipe paroquial.

Nesta edição, a missa foi dedicada aos Vaqueiros recém-falecidos (Edson Alves, Pedro Cavalcante e Seu Baé - em breve esse meio de comunicação postará matéria sobre os homenageados). Autoridades municipais estiveram presentes na procissão e na missa, a exemplo da prefeito Jane Souza.

Logo após a celebração da Missa Campal dos Vaqueiros a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia conversou com Bila Ferraz, organizador da da 47ª Missa do Vaqueiro. Também participou da entrevista Marleide Brasil, esposa de Edson Alves - um dos vaqueiros homenageados.

De acordo com Bila Ferraz, esse ano o evento bateu recorde de participação de vaqueiros. O número de participantes chegou a 896, todos defensores e amantes da vaquejada.

Das 47 edições da Missa do Vaqueiro de Petrolândia 17 foram organizadas por Bila Ferraz, com apoio da prefeitura de Petrolândia.

Veja abaixo - Entrevista com Bila e Marleide, vídeo (Oração de São Francisco interpretado pelo grupo Vozes do São Francisco) e  fotos da 47ª Missa do Vaqueiro de Petrolândia.



Ver fotos abaixo

Petrolândia: Clínica Mais Saúde divulga agenda de atendimento da semana; Confira e marque sua consulta



A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimentos para esta semana, de 30 de setembro a 4 de outubro de 2019; confira no cartaz acima!

Agende sua consulta pelo cel: 87 9.9659-3298 - tel. 87 - .3851-0533

Adquira já o seu cartão de desconto System Saúde e ganhe excelentes descontos!

SAIBA SOBRE O SYSTEM SAÚDE
Veja abaixo: Profissionais, Farmácias e Empresas que são credenciados e as vantagens do convênio System Saúde; adquira já o seu!

Petrolândia: Prefeitura realiza atividades em alusão ao Dia do Surdo nesta segunda (30) na Praça da Matriz


Nesta segunda-feira, dia 30 de setembro, a prefeitura de Petrolândia realizará um evento em alusão ao Dia Nacional do Surdo, celebrado no dia 26 de setembro. O Simpósio “O Silêncio em Exposição” acontecerá no Centro Cultural, a partir das 15h. Participe desse momento de discussões importantes para a Educação Inclusiva do nosso município.

Saiba mais sobre o Dia Nacional do Surdo

Setembro foi escolhido pelos surdos para comemorar e relembrar a luta por direitos. Por isso, o mês está repleto de datas importantes para a comunidade, como por exemplo o Dia do Surdo. No Brasil, o dia foi escolhido por ser a data de fundação do INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos, em 1857. Durante todo o Setembro Azul, a comunidade surda se encontra em eventos e congressos. A principal pauta é a educação dos surdos e a criação de Escolas Bilíngues para o ensino da Libras

A cor azul foi escolhida pois, durante a II Guerra Mundial, como os judeus que eram marcados com uma estrela de Davi em suas roupas, todas as pessoas que possuíssem algum tipo de deficiência, deveriam levar no braço uma faixa azul, para serem facilmente identificados pelos nazistas – e isso também era mandatório aos surdos. Uma herança triste, mas que dá força à luta dos surdos em todo o mundo. O Azul turquesa também foi escolhido por ser uma cor viva e vibrante, que representa o orgulho surdo e a cultura riquíssima que existe na comunidade É uma cor que não se esconde, nem se apaga, mas que brilha com orgulho – como os surdos em relação a sua cultura e sua língua.

Todos devemos lutar pela inclusão!

Não é só em Setembro que devemos lutar pela inclusão dos surdos, mas todos os dias. A inclusão acontece quando cada um de nós se interessa e procura entender e ser mais compreensivo com tudo e todos que nos são diferentes. É isso que faz o Brasil um país tão rico – suas várias culturas e a dos surdos é uma delas! Conhecer mais a Libras e levá-la ao maior número de pessoas possível é um belo caminho pra se começar

Sendo assim… que tal você começar a aprender um pouco mais agora mesmo? Nós já falamos aqui no Blog de 5 fatos que você deveria saber sobre a comunidade surda e de 5 maneiras de você aprender Libras online e gratuito – com esses artigos você consegue entender um pouco mais sobre a Libras e sobre a cultura surda.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho 

Confira manchetes dos principais jornais do país nesta segunda-feira, 30 de setembro de 2019













Nesta segunda-feira 30 de setembro de julho de 2019, o Blog de Assis Ramalho publica as manchetes dos principais jornais do país; confira abaixo