terça-feira, 10 de março de 2020

Luciano Huck volta a Paulo Afonso-BA; apresentador foi até os municípios de Olho D’Água do Casado (AL) e Pão de Açúcar (AL) para gravar o especial de 20 anos do Caldeirão


Nesta segunda-feira, 09, Paulo Afonso-BA e o sertão de Alagoas foram surpreendidos mais uma vez pela visita do apresentador Luciano Huck do programa Caldeirão da Rede Globo. Ele desembarcou no Aeroporto de Paulo Afonso, passou em Delmiro Gouveia (AL), e foi até os municípios de Olho D’Água do Casado (AL) e Pão de Açúcar (AL) para gravar o especial de 20 anos do Caldeirão do Huck.

Em suas redes sociais, Huck não cansa de elogiar as belezas naturais de nossa região (e não é a primeira vez que ele se derrete com Paulo Afonso – VEJA AQUI).

De cima da ponte metálica, divisa dos estados da Bahia e Alagoas parou para registrar o imponente cânion do Rio São Francisco: “Ô país bonito!”, escreveu o apresentador. A postagem recebeu mais de 100 mil curtidas até a tarde desta terça-feira (10).

Por Portal PA4.COM.BR

Coronavírus: número de casos confirmados sobe para 34 no Brasil


O número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) subiu para 34 no país, com nove novos pacientes infectados em relação a ontem (9). O boletim foi divulgado pelo Ministério da Saúde hoje (10), em Brasília. A contaminação voltou a subir após ter ficado estável de domingo para segunda.

Além dos pacientes confirmados, foram registrados 893 casos suspeitos, uma redução em relação a ontem, quando o Ministério da Saúde contabilizou 930 pessoas nessa situação. Já os pacientes com infecção descartada pelas autoridades de saúde ficaram em 780.

São Paulo segue liderando, com 19 casos. Além dos episódios no estado, foram identificados oito no Rio de Janeiro, dois na Bahia, um no Espírito Santo, um no Distrito Federal, um em Minas Gerais, um em Alagoas e um no Rio Grande do Sul.

Já no tocante aos casos suspeitos, São Paulo também está na frente (302), seguido de Minas Gerais (122) e do Rio de Janeiro (119), Rio Grande do Sul (70) e Distrito Federal (59). No recorte por região, o Sudeste concentra o maior número de pacientes com suspeitas (544), seguido do Sul (145) e Nordeste (111).

Apenas três estados não têm casos confirmados ou suspeitos: Roraima, Amapá e Tocantins. O Maranhão, que estava nesta condição até ontem, registrou dois casos suspeitos e dois pacientes com a infecção descartada.

No Distrito Federal, a paciente infectada após uma viagem para o Reino Unido está internada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Segundo a Secretaria de Saúde do DF, ela apresenta quadro grave e instável e teve piora desde ontem, com febre e síndrome respiratória aguda severa.

Além disso, o marido foi obrigado – após decisão judicial – a realizar teste para a doença e se manter isolado, o que conforme a secretaria foi cumprido. Ainda não há resposta sobre o resultado do exame.
Coronavírus no Mundo

Avanço do coronavírus faz Barcelona decidir realizar com portões fechados o jogo contra o Napoli pela Liga dos Campeões - REUTERS/Nacho Doce/Direitos reservados

O Ministério da Saúde também divulgou a atualização dos casos de Covid-19 em todo o mundo, considerando informações até ontem no fim da tarde. No total, foram mapeados 109,5 mil casos, além de 3,8 mil mortes. A taxa de letalidade, que estava em 3,39%, subiu para 3,48% em comparação com o balanço anterior, com contabilizações de domingo.

A China concentra o maior número de casos (80,9 mil), seguida da Coreia do Sul (7,38 mil), Itália (7,37 mil), Irã (6,5 mil) e França (1,1 mil). Já no tocante às taxas de letalidade, os Estados Unidos lideram (5,16%), seguidos da Itália (4,96%), China (3,86%) e Irã (2,95%).
Medidas

Dos casos confirmados, 28 foram infectados em viagens ao exterior e seis foram oriundos da chamada transmissão local - quando uma pessoa infectada que está no país contamina outra. Com a disseminação, não será mais feito o monitoramento de quem chega ao Brasil de países específicos, mas de voos de toda a América do Norte, Europa e Ásia. Além destes, serão monitorados viajantes que vem da Austrália, Argélia e Equador. Pacientes com resultados negativos para outros vírus também devem ser testados para o Covid-19.

De acordo como Ministério da Saúde, 90% dos casos podem ser tratados em casa ou em postos de saúde. Visando reforçar esses locais, o governo anunciou que estenderá o programa “Saúde na Hora”, dando incentivos a municípios para investimento em unidades de saúde com uma ou duas equipes. A estimativa é que sejam aplicados até R$ 900 milhões na iniciativa, denominada “Saúde na Hora 2.0”.

Mas para o atendimento em hospitais, o ministério informou que pretende agilizar a habilitação de leitos como forma de melhoria da estrutura de atendimento. Uma alternativa em casos de esgotamento da capacidade das unidades em locais específicos poderá ser a locação de leitos.

De acordo com o secretário-executivo da pasta, João Gabbardo dos Reis, a liberação de verbas para o Saúde na Hora 2.0 e para a implantação de leitos será analisada considerando o risco de disseminação do novo coronavírus na cidade ou estado. “Estamos trabalhando com recursos a partir da necessidade. Ele vai ser liberado a medida que nós tivermos casos”, explicou durante entrevista coletiva.
Planos de saúde

Questionado por jornalistas sobre o fato de planos de saúde não estarem cobrindo os testes para o novo coronavírus, o secretário-executivo adiantou que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) deverá editar uma norma incluindo o exame entre o rol dos procedimentos obrigatórios a serem custeados pelos planos.

Por Agência Brasil

Petrolândia: Câmara Municipal convida população para Sessão Solene em Homenagem às Mulheres nesta quarta (11/03)

Divulgação/Câmara Municipal de Petrolândia

Se houve fraude na eleição, ela foi praticada por Sergio Moro, que tirou Lula da disputa quando liderava o 1º turno, acusa Humberto


As novas bravatas disparadas por Jair Bolsonaro (sem partido) sobre o resultado das eleições presidenciais de 2018 para fugir da grave realidade econômica do país foram duramente criticadas pelo senador Humberto Costa (PT-PE). O parlamentar afirmou, nesta terça-feira (10), que, se a disputa nas urnas foi fraudada, a trapaça foi praticada pelo então juiz Sergio Moro, que tirou Lula da disputa no 1º turno quando ele liderava todas as pesquisas de intenção de voto, favorecendo a vitória de quem hoje ele serve.

Humberto disse que todo esse discurso de histeria usado por bolsonaristas, incluindo os ataques contra outros poderes da República, serve para tirar o foco da incompetência completa do governo, que está afundando o país numa crise sem precedentes.

“Enquanto o Brasil vive o caos, com uma sequência negativa histórica de vários indicadores econômicos, o presidente aposta no enfrentamento. Ao invés de procurar unir a nação e buscar soluções, ele ataca o Congresso Nacional e o Judiciário e, junto com as suas falanges, volta a propagar mentiras e absurdos. É um nível de populismo da época da campanha”, criticou.

Para o senador, o despreparo e a incompetência de Bolsonaro, aliados à turbulência internacional, resultaram no tombo do século da Bolsa; na saída recorde de capital estrangeiro, no maior valor nominal do dólar da história, na perda de R$ 90 bilhões da Petrobras em um só dia; na elevação do risco Brasil a níveis de 2002 e fizeram o Banco Central torrar as nossas reservas internacionais.

“Enquanto o mundo desabava, o presidente estava pintando quadros nos EUA para Romero Brito. Bolsonaro passou 28 anos na Câmara dos Deputados sem fazer nada pelo país. E, como presidente, ele está há um ano e meio acabando com o país. Que o seu governo acabe antes que ele acabe com Brasil”, declarou.

O parlamentar também disparou críticas a Paulo Guedes, que, segundo ele, sumiu recentemente porque foi pego na própria incompetência, sem qualquer projeto de como enfrentar a crise. “Ele cortou direitos aprovando reformas canhestras e o país não obteve resultado algum. A economia cresce como se fosse voo de galinha, enquanto a desigualdade e miséria aumentam drasticamente. Há filas no INSS. Há filas no Bolsa Família, com mais de um milhão de excluídos, principalmente no Nordeste. Um verdadeiro caos”, ressaltou.

Humberto reiterou que esse governo de despreparados não vai conseguir opacar a realidade, principalmente porque a oposição e a sociedade irão trabalhar juntos para que o povo jamais esqueça da imensa farsa que é a gestão de Bolsonaro.

Por Assessoria do Senador Humberto Costa

DIA DA MULHER - Reflexão e debate na Biblioteca Pública em Petrolândia






O núcleo de estudos de gênero Neg-Frida’s, da Erem de Jatobá, realizou nesta segunda-feira (9) importante encontro na Biblioteca Pública Barão de Mauá, debatendo o tema “Quais são as nossas lutas?”.

Na proposta da roda de conversa as lutas das mulheres e os desafios cotidianos, mas sem esquecer o recorte histórico e social do patriarcado, na palestra da professora e coordenadora do Neg Dandaras, da Erem Maria Cavalcanti Nunes, Jussara Araújo e da jovem Ana Geisa, representando o Neg Frida’s. Depoimentos emocionados, relatos, contribuições das participantes nos debates, poesia, música, entrega de panfletos sobre a Lei Maria da Penha e a Violência contra a Mulher marcaram o encontro que relembrou ainda a denúncia aos 210 dias de desaparecimento, ainda sem respostas, de Nayara. O encontro contou com participação de estudantes, professoras, lideranças, conselho da mulher.

Sobre o Grupo de estudo Neg-Frida’s o professor e coordenador das atividades do grupo, Daniel Filho, afirma:

“Todos os dias percebemos a evolução das meninas, outrora tímidas, a se tornarem cada vez mais independentes e donas de suas lutas, de suas histórias. Fico honrado de poder contribuir no processo.”

A funcionária da biblioteca, Maria Helena, fica grata a essas jovens e participantes pelo momento de aprendizagem e encaminhamentos.

“A biblioteca está aberta a mais participação e atividades como essa”. Declarou.

Por Daniel Filho
Blog GOTA D'água

Tacaratu: Clínica Mais Saúde informa atendimentos para esta quarta-feira (11/03/); Confira e marque sua consulta



A Clínica Mais Saúde, localizada na Avenida Cônego Frederico, em Tacaratu, informa atendimento para esta quarta-feira, 11 de março de 2020. Agende sua consulta pelo cel: 87 9.9938-9602

Veja abaixo os profissionais que irão atender nesta quarta (11/03) na Mais Saúde de Tacaratu, e as especialidades médicas

Jovem atleta de 18 anos morre eletrocutado enquanto usava fones de celular ligado à tomada no Pará


O jovem Paulo Victor Cochrane Chaves Torres, de 18 anos, morreu enquanto escutava música com fone de ouvido conectado ao celular ligado à tomada na sua casa, em Paragominas, sudeste do Pará. O laudo preliminar do Instituto Médico Legal (IML) indicou a hipótese que o rapaz sofreu uma descarga elétrica. O caso ocorreu no final de semana.

Conhecido entre amigos e familiares como 'Vitinho', Paulo Victor era jogador amador de futebol e atuava em campeonatos municipais. No sábado (7), o jovem tinha sido convocado para participar de um amistoso em um município vizinho. Ao acordar, o pai não viu o filho e pensou que ele já tinha saído para o jogo.

De acordo com familiares, por volta de 18h, o pai estranhou o sumiço de Paulo e começou a contatar amigos próximos na intenção de localizar o filho. Colegas do time de Paulo relataram que o jogo tinha sido cancelado e o rapaz não tinha comparecido em momento algum ao local. Às 22h, o pai de Paulo foi até a rua para acessar o quarto de Paulo pela janela, já que a porta estava trancada, e encontrou o corpo do filho debruçado sobre a cama.

O homem tentou reanimar o filho, e após tentativas, o Corpo de Bombeiros foi acionado e os socorristas confirmaram a morte do jovem. Segundo familiares, o corpo de Paulo apresentava sinais de queimadura. Os pais do jovem contaram que o rapaz tinha costume de usar fones de ouvido do celular com o aparelho ligado à tomada.

O laudo oficial do IML ainda não foi divulgado. A provável causa da morte apontada no laudo preliminar é por eletroplessão, morte causada por descarga elétrica.

Amigos e familiares compareceram ao velório de Paulo, realizado nesta segunda-feira (9), em um cemitério da cidade. O caso gerou comoção na cidade, principalmente pelo jovem ser ativo na sociedade. Vitinho ajudava o pai a administrar um campo de futebol. O rapaz era atuante na igreja, onde participava da banda como baterista.

Nas redes sociais, amigos e conhecidos prestaram homenagens ao jovem que sonhava ser jogador de futebol profissional. Nos campos, o Independente de Tucuruí e o Paragominas prestaram homenagens a Vitinho durante o jogo realizado neste domingo (8), reservando um minuto de silêncio e dedicando os gols feitos na partida ao jovem.



Por G1 PA — Belém

Petrolândia: Clínica Mais Saúde informa atendimento para esta quarta (11/03); Confira e marque sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento para esta quarta-feira, 11 de março/2020; confira abaixo!

Quarta-feira (11/03)

Lagoa Grande - PE: Alunos da Escola Municipal Arco-Íris de Vermelhos recebem o Kit Escolar




A Prefeitura Municipal de Lagoa Grande, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEDUC), fez mais uma entrega dos Kits Escolares, desta vez foi os Alunos da Rede Pública de Educação da Escola Municipal Arco-Íris em Vermelhos que tiveram a alegria de receberr seus Kits

O Evento contou com um grande número de pais e responsáveis, alunos e moradores da comunidade, que presenciaram a entrega dos Kits pelo Prefeito de Lagoa Grande, pela Secretária Municipal Fabiana Ribeiro Granja e pela Secretária de Assistência Social Eliene Neri que prestigiou o evento.

O Prefeito salientou sobre a importância do Kit: "Investir no futuro da população, é cuidar das nossas crianças. Não tem como fazer isso sem um material de altíssima qualidade, que seja capaz de levar a educação das nossas crianças a outro patamar, esse kit escolar é muito importante principalmente para as famílias que não tem condições de comprar o material completo para seus filhos".

Blog de Assis Ramalho
Informação: Ascom PMLG Lagoa Grande PMLG

CREF Visita chega a Salgueiro, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira



A ação itinerante CREF Visita promovida pelo Conselho Regional de Educação Física da 12º Região – Pernambuco (CREF12/PE) chega a três cidades sertanejas entre os dias 11 e 13 de março. Recebem os serviços às cidades de Salgueiro, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira. O CREF Visita oferece atendimento tanto para Profissionais de Educação Física quanto para Pessoas Jurídicas registradas no Conselho. Na ação, é possível realizar serviços como: Registro de Pessoa Jurídica, renovação da Cédula de Identidade Profissional (CIP), negociação de débitos, pagamento da anuidade, entrega de documentos e solicitações de certidões e recadastramento biométrico.

Na cidade de Salgueiro os serviço vão acontecer na quarta-feira (11), na sede da Secretaria de Cultura e Esportes, na Rua Major Raimundo de Sá, n° 95 das 08h as 12h e das 13h as 17h. Em Serra Talhada a ação será realizada na quinta-feira (12), no Campus da AESET, na Avenida Afonso Magalhães das 09h às 12h e das 13h as 17h e fechando o calendário do CREF Visita no Sertão, a cidade de Afogados da Ingazeira recebe os serviços na sexta-feira (13), no Ginásio do Centro Desportivo, localizado no Rua Joaquim Nazário, nº 13, das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Criado para diminuir as distâncias e trazer Profissionais e PJ para mais próximo do CREF12/PE, o CREF Visita percorre todas as regiões pernambucanas. Os profissionais podem consultar o calendário de ações nas redes sociais do Conselho ou no site www.cref12.org.br

Blog de Assis Ramalho
Por CREF 12PE

Em nota, Associação da Região Turística Ilhas e Lagos do São Francisco lamenta morte do Secretário de Turismo de Belém do São Francisco


Prefeitura de São Lourenço da Mata abre seleção para 942 vagas com salários de até R$ 2,8 mil

Prefeitura de São Lourenço da Mata, PE

Estão abertas as inscrições para uma seleção simplificada para contratar 942 profissionais para atendimento das Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação do município de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR). As oportunidades são para os níveis Fundamental, Médio e Superior.

São 824 oportunidades para a Secretaria de Educação e 118 para a Secretaria de Assistência. Os salários variam entre R$ 1.045 e R$ 2,8 mil. As inscrições vão até o dia 20 de abril. O resultado será divulgado no dia 18 de maio.


O processo seletivo será realizado em uma única etapa: Análise da Experiência Profissional e de Títulos, sendo eliminatória e classificatória. Para se inscrever, o candidato deve obrigatoriamente acessar o site da organizadora www.institutodarwin.org, fazer seu cadastro e anexar os documentos pessoais digitalizados.

O edital está disponível no Diário Oficial do Município de São Lourenço da Mata e no site www.institutodarwin.org. Do total de vagas ofertadas por função neste Edital, 5% será reservada para pessoas com deficiência.

O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 34 para cargos de nível fundamental, R$ 40,00 para cargos de nível médio/técnico e R$ 45,00 para cargos de nível superior, através de boleto bancário.

Vagas na Secretaria Municipal de Assistência
Para Nível Superior, são 26 vagas para os cargos de consultor jurídico (1), assistente social (11), supervisor técnico (1), coordenador (3) pedagogo (2), psicólogo (6), educador físico (1) e contador (1).

Também estão disponíveis 54 oportunidades para o Ensino Médio. Os cargos são de supervisor de cadastro único (1), auxiliar administrativo (25), auxiliar de contabilidade (1), cuidador (12), educador social (5) e entrevistador. Para o Nível Fundamental, há 38 vagas. As oportunidades são para cozinheiro (3), motorista (5), serviços gerais (14), vigia diarista (6), vigia plantonista (10).

Vagas na Secretaria de Educação
Para Nível Superior, são 353 oportunidades para psicólogo educacional (2), nutricionista (2), professor de Braile (2), professor de Libras (4), professor de anos iniciais (215), professor de Ciências anos finais (17), professor de Educação Física anos finais (9), professor de Arte anos finais (2), professor de Geografia anos finais (12), professor de História anos finais (14), professor de Inglês anos finais (4), professor de Matemática anos finais (30), professor de Português anos finais (40).

São 133 vagas para Nível médio. As oportunidades são para auxiliar administrativo (100), auxiliar de disciplina (18) e auxiliar de transporte escolar (15). Também há 338 vagas para Nívell Fundamental. Os cargos são de auxiliar de serviço de manutenção (8), auxiliar de serviços gerais (105), merendeira (90), motorista (5) e vigia (130).

Por: Blog dos Concursos e Empregos

Petrolândia: Cantor Jorjão (diretamente da Bahia) é a grande atração do Parque das Pedras neste domingo (15); vai ser bom demais!

Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

O cantor Jorjão, diretamente da Bahia, é a grande atração do próximo domingo (15) no Parque das Pedras, complexo de lazer com parque aquático e restaurante, localizado no Projeto Apolônio Sales, em Petrolândia.

A entrada é grátis!

O Residencial Parque das Pedras, que também abriga espaços para a construção de habitações (lotes), funciona normalmente aos sábados, domingos e feriados - das 10h00 às 18h00.
Está pensando em passar um final de semana exuberante e com grande conexão com a natureza? Então este lugar certamente é o Parque das Pedras. O espaço, com cerca de 15 mil metros quadrados. possui belezas naturais surpreendentes que irão te proporcionar momentos incríveis.

Leve sua família e os seus amigos para passar o final de semana no Residencial Parque das Pedras, verdadeira integração com a Natureza. Conheça o Residencial Parque das Pedras, empreendimento administrado pelo empresário José Antas.

O espaço da Pedra é nova parceria do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia

Para mais informação entre em contato com o cel. 87 9.999-3238 - falar com o gerente Marcelo Antas.

Notícias relacionadas
>> Mais lazer em Petrolândia: Parque das Pedras recebe grande público no Dia Internacional da Mulher

>> Petrolândia: Parque das Pedras promove domingo com som ao vivo, gente bonita e muita descontração (Fotos)

>> Petrolândia: Proprietário do Parque das Pedras, empresário José Antas fala sobre o extraordinário
empreendimento em entrevista a Assis Ramalho

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

Famílias rurais de Bodocó recebem títulos de acesso a terra


Nesta segunda-feira (9), 100 famílias de agricultores que vivem em comunidades rurais do município de Bodocó, no Sertão do Araripe, receberam os títulos de propriedade de suas terras, já registrados em cartório. Os documentos foram entregues pelo governador Paulo Câmara, junto com o secretário de Desenvolvimento Agrário (SDA), Dilson Peixoto, e o presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Altair Patriota, durante o evento de inauguração da nova ponte sobre o Rio Pequi.

Para o agricultor Manoel Pereira de Lima, do Sítio Melancia, receber o título de sua terra é a realização de um sonho. “Receber esse documento é a realização de um sonho. Agora, eu e minha família já podemos dormir mais sossegados, porque ninguém vai poder tirar a terra da gente. O sítio que vivo com minha esposa é o lugar onde fui criado, onde criei meus filhos e onde sempre cuidei do roçado e dos animais para ter o sustento”, comemorou Seu Manoel.

Os documentos entregues integram as ações do Propriedade Legal, programa do Governo de Pernambuco que prevê, até 2022, a entrega de 65 mil títulos de posse às famílias que vivem em imóveis rurais e urbanos, por meio do trabalho integrado entre o Iterpe, Perpart e Cehab, órgãos vinculados respectivamente às secretarias de Desenvolvimento Agrário, Administração e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

“Desde o início desta Gestão, o Governo de Pernambuco, por meio do Iterpe, já contabiliza quase 10 mil títulos de propriedade entregues às famílias rurais só aqui no Araripe, fruto do trabalho de regularização fundiária realizado de forma intensa no Propriedade Legal, tanto no campo quanto nas cidades. Vale salientar que com esse documento em mãos, essas famílias de agricultores passam a ser donas de fato e de direito de suas terras e têm acesso aos financiamentos dos bancos oficiais para fortalecer e ampliar sua produção”, destacou Dilson Peixoto.

Além da segurança jurídica e social da posse da terra, os trabalhadores do campo são contemplados com o acesso a um amplo leque de políticas públicas voltadas para a melhoria da produção, bem como passam a ter direito aos benefícios previdenciários e programas para o escoamento da produção.

Blog de Assis Ramalho
Por Imprensa Agricultura PE

Novo aplicativo desenvolvido pela Compesa trará mais rigor no horário dos ciclos de abastecimento, diz assessoria



Cumprir o horário dos ciclos de abastecimento de água está sempre no foco da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Para assegurar esta meta, um aplicativo pioneiro no país começa a ser implantado nesse ano pela Compesa na Região Metropolitana do Recife, devendo se estender para todo o Estado. A ferramenta está sendo utilizada para acompanhamento do trabalho executado pelos operadores (manobreiros) que executam os serviços de abertura e fechamento dos registros de passagem de água, as chamadas "manobras", que garantem a chegada da água nas torneiras.

O aplicativo funcionará como um diário de trabalho dos 113 funcionários que executam as operações nas áreas de abastecimento gerenciadas pela Companhia na Região Metropolitana. A ideia é acompanhar o passo a passo das atividades na intenção de preencher as lacunas de tempo existentes entre o horário de abastecimento previsto no calendário e o horário real de chegada da água para os moradores.

Pelo smartphone, a tarefa será simples. Um comando enviado pelo manobreiro por meio do aplicativo será registrado pela gerência da área em tempo real. Dados como data, horário e nome do funcionário responsável pela atividade entram automaticamente no sistema. A cada mês, os relatórios extraídos do aplicativo serão confrontados com o calendário de abastecimento das áreas, o que significa que será possível identificar as intercorrências mais frequentes que geram atrasos nos horários de início e fim dos ciclos, como explica a presidente da Compesa, Manuela Marinho.

"Com o aplicativo vamos gerenciar com mais eficiência uma das áreas mais complexas do nosso processo de abastecimento. São atividades difíceis de acompanhar em cada uma das áreas de abastecimento, diante da quantidade de localidades, mas que afetam diretamente a população. O não cumprimento dos horários do calendário é uma das queixas mais comuns entre os clientes, por isso a ferramenta será fundamental para entender as lacunas e corrigir as falhas. Queremos, cada vez mais, oferecer um serviço de qualidade para a população", explica Manuela.

O aplicativo de manobras começou a ser testado pela Compesa no município de Goiana no segundo semestre de 2019. "Durante os testes, aprendemos que o aplicativo é muito simples de usar e facilita nosso dia a dia. Hoje é possível informar os problemas de forma muito mais rápida e segura. Depois da adaptação, entendemos que a ferramenta é uma aliada do nosso trabalho", relata o manobreiro da Compesa, João Azevedo.

A ferramenta começou a ser utilizado para as manobras de abastecimento do município de Goiana. Até agora, Companhia já treinou mais de 50% dos funcionários para uso da ferramenta e distribuiu 10 smartfones que são compartilhados entre os funcionários destas localidades a cada turno de trabalho. O app de manobras é uma iniciativa desenvolvida pela Compesa, com uma tecnologia única entre as empresas de saneamento do país.

Por: Assessoria de Comunicação da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa)

(Há 5 anos) Radialistas do Sertão de PE são diplomados pelo Sindicato dos Radialistas de Pernambuco

Grupo de concluintes do Seminário de Qualificação em Radialismo, realizado em Serra Talhada.
Assis Ramalho
Petrolandenses diplomados: Moraes, Assis Ramalho, Hislaine Menezes e Jota Júnior
Dr. Décio Petrônio - Advogado do Sindicato dos Radialistas de Pernambuco

Orlando Santos, radialista da Rádio Cultura de Serra Talhada (diretor do Sindicato no Sertão do Pajeú) e Gil Carlos, locutor esportivo da Rádio Vila Bela de Serra Talhada.
Entrega de certificados foi realizada no auditório da Escola Cônego Torres
Após conclusão do Seminário, reunião de confraternização e despedida

Foi concluído nesse domingo (1º) em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, o Seminário de Qualificação Profissional em Radialismo, do qual participaram 33 profissionais do meio de comunicação, representantes de várias cidades da região. A capacitação, dividida em quatro módulos, foi promovida pelo Sindicato dos Radialistas de Pernambuco e foi dirigido a profissionais do rádio.

O primeiro módulo foi ministrado no dia 11 de janeiro, pelo instrutor Gerson Lima, com introdução à história do rádio e conhecimentos fundamentais ao profissional de radialismo. O segundo, aconteceu no dia 18 passado, tendo como facilitadora a professora de português Sheylla Feitosa, que abordou conhecimentos da língua portuguesa, enquanto o terceiro foi ministrado pela fonoaudióloga Mayanna Rodrigues, no dia 24. Ontem, dia 1º de fevereiro, o módulo final, sobre Legislação e Ética, foi apresentado pelo advogado do Sindicato, Dr. Décio Petrônio, que falou sobre os direitos e deveres dos profissionais do rádio.

No encerramento do Seminário, estiveram presentes o Secretário de Administração e Finanças, Jefson Fitipaldi, Tereza Cristina, membro da comissão de Registro Profissional do Sindicato. Jefson Fitipaldi destacou a importância e os benefícios para a categoria a partir do momento da sindicalização, deixando bem claro, porém, que nenhum profissional é obrigado a se associar ao Sindicato. "Não estamos aqui induzindo nem obrigando ninguém a ser sócio do nosso Sindicato, apenas estamos esclarecendo os benefícios que cada um passa a ter, a partir do momento em que faz parte do quadro de associados do Sindicato dos Radialistas de Pernambuco", enfatizou Fitipaldi.

Após a aplicação da avaliação de conhecimentos, foi realizada no auditório da Escola Cônego Torres a entrega de certificados aos aprovados. Em seguida, os radialistas reuniram-se em uma animada confraternização de despedida.

O município de Petrolândia foi representado no Seminário pelos locutores Hislaine Menezes, Assis Ramalho, Jota Júnior e Moraes.

Registramos nossos agradecimentos aos que fazem o Sindicato dos Radialistas de Pernambuco, especialmente ao radialista da Rádio Cultura de Serra Talhada, diretor do Sindicato no Sertão do Pajeú, Orlando Santos, que não mediu esforços para que esse importante seminário fosse realizado, beneficiando 33 comunicadores do Sertão de Pernambuco, que almejavam regularizar sua situação perante a categoria, com a conquista do Registro Profissional (DRT).

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e colegas radialistas

Acidente entre carro e carreta bitrem deixa dois mortos em Salgueiro no Sertão de PE



Aconteceu um acidente com vítimas fatais no início da tarde desta terça-feira, 10, no km 23 da BR-116, próximo ao Residencial Santo Antônio, em Salgueiro. Uma Parati, de placa KFT-2460, bateu de frente com uma carreta bitrem, placa QJD-3961, inscrição de Aurora-SC, resultando nas mortes de Vandeilson da Silva, 38 anos, conhecido por “Peixinho”, e Assis do Forró do 16, idade não informada.

Os corpos das vítimas ficaram presos às ferragens e continuavam no local até a publicação desta matéria. Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros estão na área retirando as vítimas e ordenando o trânsito. O condutor da carreta não se feriu. As duas vítimas residiam na região do 16, em Salgueiro.

Poe Redação do Blog Alvinho Patriota

Lagoa Grande se reforça para Copa TV Grande Rio de Futsal


Mais uma vez o município de Lagoa Grande, será representado na Copa TV Grande Rio de Futsal, com apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Cultura (SEDUC) e o Departamento de Esportes. Este ano, além de participar, o time quer estar entre os protagonistas da principal competição esportiva do interior do Nordeste. Para tentar corresponder às expectativas, a equipe da Terra da Uva está investindo em reforços.

– Acertamos com Guilherme, Mojinho, que é de Petrolândia, mas ano passado jogou e foi campeão com Cabrobó, mais quatro jogadores de Petrolândia, Nixon, Fabinho, Vitinho e Regi, goleiro. Tem a base da cidade, com Pedro, Marlon. Estamos pesquisando mais três reforços, que seriam pra agregar mais o nível e dar mais qualidade ao elenco – afirma o representante do time, Bruno Damasceno.

Quem também estará no time de Lagoa Grande é o veterano Sevielson. De acordo com Bruno, o jogador vai dar mais experiência ao elenco.

– Sevielson já foi campeão. Já jogou no Garapa, Santa Maria, é um cara bem conhecido. Esse ano ele não queria jogar, achou que a idade, mas acertamos que ele fique porque é um cara experiente, conhece a copa. A gente não poderia perder essa oportunidade de ter um cara desse escalão no nosso elenco, porque é um elenco muito jovem.

A missão de comandar a equipe, que ainda contará com jogadores da cidade, será de Thiago Feitosa. O representante de Lagoa Grande fez elogios ao comandante do time, que tem passagens pela Seleção Boavista e já atuou como auxiliar técnico de Neo Agostinho, multicampeão da Copa TV Grande Rio.
Blog de Assis Ramalho
Informação: Ascom PMLG Lagoa Grande PMLG

Prefeitura de Belém do São Francisco decreta Luto Oficial de três dias pelo falecimento do Secretário de Turismo, Charles Sá

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BELÉM DO SÃO FRANCISCO, ESTADO DE PERNAMBUCO, LICÍNIO ANTÔNIO LUSTOSA RORIZ, no uso de suas atribuições legais, e:

CONSIDERANDO, o falecimento do Honroso Charles Roberto Araújo de Sá, que, em vida, prestou grandes serviços ao Município de Belém do São Francisco-PE;

CONSIDERANDO, a relevância dos serviços prestados, o legado que o Ex-Secretário Municipal de Saúde e atual Secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e homem público Charles Roberto Araújo de Sá, deixou como exemplo e modelo de dignidade;

DECRETA:

Art. 1º – Fica decretado luto oficial por 03 (três) dias, no âmbito do Município de Belém do São Francisco, Pernambuco, em homenagem ao Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Município Charles Roberto Araújo de Sá.

Art. 2º – Fica decretado o ponto facultativo no dia 10.03.2020, no âmbito do município de Belém do São Francisco-PE.

Art. 3º – Não será aplicado o ponto facultativo aos serviços essenciais e indispensáveis aos atendimentos de urgências, que se relacionam diretamente com a Secretaria Municipal de Saúde.

Art. 4º – O presente DECRETO, entra em vigor na dta de sua publicação, revogando-se disposições em contrário.

Belém do São Francisco, Pernambuco, 10 de março de 2020.
Licínio Antônio Lustosa Roriz – Prefeito

Cidade do interior tem o primeiro caso confirmado de coronavírus no Rio Grande do Sul

Governador Eduardo Leite anunciou oficialmente, nesta terça-feira (10), o primeiro caso de coronavírus no EstadoVitor Rosa / Agência RBS

O Rio Grande do Sul tem seu primeiro caso confirmado de coronavírus. Trata-se de um empresário de 60 anos residente em Campo Bom, no Vale do Sinos, que viajou a trabalho a Milão, no norte da Itália, entre os dias 16 e 23 de fevereiro. O homem teve sintomas (tosse e febre) a partir de 29 de fevereiro e foi avaliado em uma clínica particular, onde já chegou usando máscara. Ele foi orientado a manter isolamento domiciliar e a tomar um xarope. Os exames iniciais, que descartaram outros vírus respiratórios, foram realizados em 3 e 4 de março. Nenhum familiar do doente apresentou sinais de infecção.

A informação foi divulgada oficialmente durante entrevista coletiva realizada no final da manhã desta terça-feira (10), no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, com as presenças do governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), e da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.

– Nós nos preparamos para este momento. Não somos uma ilha. As relações se estabelecem nas viagens que as pessoas fazem, nas relações comerciais. Sabíamos que esse dia poderia chegar. Não é o caso de alarmar a população. Estamos com a nossa estrutura preparada, frisando nosso trabalho em parceria com o Ministério da Saúde – declarou Leite.

O Laboratório Central do Estado (Lacen) já está capacitado para conduzir as testagens de amostras de secreções coletadas de pacientes suspeitos de terem contraído o vírus. Os kits para exames chegaram a Porto Alegre na última semana, e funcionários do Lacen foram treinados por técnicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro. Antes, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) enviava as amostras com as suspeitas da infecção. O tempo para obter os resultados caiu de até oito dias para até 48 horas. O exame do paciente de Campo Bom foi feito pelo Lacen.

O governador pediu que a população reforce hábitos de higiene, como lavar as mãos com frequência, evitar o compartilhamento do chimarrão e colocar em prática a etiqueta respiratória, como tossir sem colocar os outros em risco (cobrindo o nariz e a boca com um lenço descartável ou na dobra do braço).

Na entrevista, Leite também atualizou a situação epidemiológica em território gaúcho. Atualmente, estão sendo investigados 86 casos suspeitos de infecção pelo covid-19. No total, até agora, 190 casos foram notificados, e 103, descartados.

Arita Bergmann destacou que planos de contingência estão sendo elaborados e atualizados. Escolas estão sendo comunicadas sobre cuidados a serem tomados. A secretária reforçou a importância da campanha de vacinação contra a gripe, com início previsto para 23 de março. Arita lembrou da pandemia do vírus H1N1, em 2009 e 2010:

– A lição, em 2009, foi (aprender a) trocar o pneu com o carro andando. Agora foi possível organizar a trajetória sobre o que poderá acontecer. Estamos, sim, preparados, mais do que naquela oportunidade.

Uma técnica da Vigilância Sanitária explicou que os quadros de coronavírus geralmente são leves, semelhantes aos de uma gripe. A primeira orientação é para resguardo em casa até o término dos sintomas. Pelo que se conhece até agora, em torno de 15% dos casos – geralmente, pessoas com outras doenças e sistema imunológico mais enfraquecido – evoluem para um patamar de maior gravidade, exigindo internação hospitalar.

De acordo com o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, na segunda-feira (9), o Brasil tem, no momento, 25 casos confirmados de coronavírus. Os casos suspeitos chegaram a 930, o que significou um acréscimo de 40% em relação à véspera – no domingo (8), eram 663 casos sendo monitorados.

Mais cedo, a colunista de GaúchaZH Kelly Matos havia divulgado a informação da confirmação do primeiro caso, obtida junto a uma fonte ligada ao governo federal.

A doença chega ao Rio Grande do Sul quase dois meses depois da megalópole Wuhan, na província de Hubei, na China, decretar quarentena, proibindo a livre circulação da população. A cidade chinesa é considerada o epicentro mundial da doença.

Atualmente, a situação mais preocupante é da Itália, que ampliou para todo o país, na segunda-feira (9), a área de quarentena, inicialmente localizada ao norte. Com 60 milhões de habitantes, a Itália é o primeiro país a entrar inteiramente em quarentena por causa do coronavírus e o segundo com o maior número de mortes por covid-19, atrás apenas da China.

Gaúcha - Zero Hora

Petrolândia: Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta terça-feira, 10 de março de 2020; veja lista


Mudam de idade hoje (Terça-feira 10 de março de 2020) e queremos aqui dedicar este dia especial a Elaine Cristiane, Wesley Strondah, Claudia Rodrigues Cruz , Ronney Gomes, Jennifer Borger Sampaio , Vera Maria Campos, Rafaela Silva , Maria Egidia , Josineide Valdeni, Nice Bolos , Nelma Ferreira, Eraldo Nogueira Júnior , Joleson Silva, Julia Santos, Ton Santos , Daiana Ramalho, Clecia Alves, Geane Faustino, Janaina Chagas e Ana Clara Novaes Soares

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Antes palco de guerra entre famílias, Cabrobó, no Sertão de PE, está há mais de um ano sem homicídios


Cidade de Cabrobó está há mais de 1 ano sem homicídio- foto/divulgação
Cidade de Cabrobó está há mais de 1 ano sem homicídio. (Foto: Divulgação)

Cabrobó, no Sertão de Pernambuco, está vivendo um momento histórico. O município está há mais de um ano sem registrar assassinatos. Isso só foi possível graças a um trabalho realizado em conjunto com todas as esferas da sociedade. Uma conquista e tanto para uma cidade que já foi marcada pela violência das brigas entre famílias.

O município já viveu dias sombrios. A violência causou muitos estragos no passado, por causa de brigas entre famílias. A do agricultor Barná Russo era uma delas. “Essa guera começou na década de 80, no município de Belém do São Francisco e veio para Cabrobó no ano de 1994. Aí terminou envolvendo cinco famílias. Foi um passado muito triste, causou muitas mortes, acabou muitas famílias, mais de 300 mortes.”, diz o agricultor.

“Procuramos os líderes das famílias e conseguimos acabar com esse passado. Inclusive, graças a Deus, Cabrobó hoje é referência, em Pernambuco e nacionalmente, e vamos celebrar no mês de junho a 21ª missa da paz envolvendo as famílias do Sertão”, completa seu Barná.

Depois do acordo firmado entre as famílias, a paz se restabeleceu no município que tem quase 35 mil habitantes. Cabrobó ganhou ares de cidade pacata e as cenas vistas pelas ruas ajudam a ter uma noção disso. “Cabrobó é muito tranquilo. Teve uma época que foi pouco amedrontante (sic), mas agora está tudo legal. É muito calmo”, afirma a comerciante Maria Lucas Vieira.

A tranquilidade de Cabrobó não é apenas aparente. Também foi comprovada pelas estatísticas. Segundo a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, o município não registra assassinatos há mais de um ano.

A redução foi gradativa e vem sendo observada desde 2017, quando foram registrados 14 homicídios. Em 2018 caiu pra 8, sendo o último registrado no mês de dezembro. Em 2019 não houve nenhum. E até o dia 9 de março deste ano, ninguém foi assassinado.

Outros 11 municípios de Pernambuco também estão há mais de um ano sem qualquer ocorrência de morte violenta: Alagoinha, Cumaru, Palmerina e Salgadinho, no agreste; São Benedito do Sul, na zona da mata; Triunfo, Itacuruba, Granito e Serrita, no Sertão, também não registram homicídios desde de 2017; e ainda a Ilha de Fernando de Noronha onde ninguém é assassinado há 11 anos.

De acordo com o delegado da cidade, João Leonardo Freire Cavalcanti, em Cabrobó ainda houve uma redução em outros tipos de crimes. “Além dos homicídios, Tivemos redução nos crimes de roubo, furtos e nas fraudes em geral. Cabrobó faz parte da IS 25, que teve no ano de 2019 uma redução de 20% nos crimes patrimoniais. Só o município de Cabrobó, grande responsável por essa redução expressiva, chegou a ter uma redução de 41% no de 2019, em relação ao mesmo período de 2018”.

Diversas instituições contribuíram para a diminuição nos índices de violência em Cabrobó. A polícia civil, com rapidez nas investigações e no envio de inquéritos. A Polícia Militar com um trabalho de prevenção. O prefeito do município, Marcílio Cavalcanti, afirma que o diálogo direto com a população tem ajudado muito.

O município é o único da região a ter um conselho de segurança pública próprio, que existe desde julho de 2018.

“O Conselho de Segurança é uma instância de governança e de diálogo sobre a questão da segurança pública de nosso município. Ele foi importante para a construção desses resultados, porque ele permitiu uma aproximação entre os diversos órgão públicos que oferecem segurança pública em nosso município”, afirma Elionai Dias, presidente do Conselho Municipal de Segurança de Cabrobó.

“Segurança pública não é apenas enfrentamento, ela compõe uma rede de proteção maior, que integra secretaria da mulher, ação social, educação. A gente permitiu que essas instâncias de oferecimento de segurança pública dialogassem. São ações que vêm a fortalecer essa construção desse resultado em nosso município”, completa Elionai.

O município de Cabrobó mostra que, quando cada um faz a sua parte, unidos pelo mesmo propósito, é possível mudar a realidade do lugar onde vivemos. Os moradores sentem orgulho do resultado alcançado. “Aqui, na minha cidade, a gente pode andar tranquilamente”, diz o vigilante Júnior Nogueira.

Por Paulo Ricardo Sobral, TV Grande Rio — Cabrobó, PE