sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Bate-papo com Luís Nassif em Olinda reúne ativistas digitais

A atividade contou com a presença do presidente da Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco – AblogPE.

O blogueiro Luís Nassif participou de bate-papo com ativistas digitais e profissionais da comunicação na noite desta quinta-feira (7), no Convento de Santa Tereza, em Olinda. A atividade, promovida pela Deputada Federal Luciana Santos (PCdoB), contou com a apresentação do Relatório da Subcomissão de Análise de Formas de Financiamento da Mídia Alternativa da Câmara dos Deputados.

Luís Nassif é jornalista com atuação em diversos veículos de comunicação na imprensa brasileira, como Folha de São Paulo, Revista Veja, Rede Bandeirantes, TV Cultura, entre outros. Iniciou sua experiência de produção independente nos anos 80, com o programa “São Paulo na TV”, veiculado na “TV Gazeta”. Atualmente, é o responsável e coordenador geral do programa o “Brasiliana.org” da TV Brasil e o Portal GGN – O Jornal de Todos os Brasis. Nas composições que faz dos possíveis cenários econômicos, não deixa de analisar áreas correlatas que também são relevantes na economia, como o sistema de Ciência & Tecnologia.

Leia mais AQUI: http://www.ablogpe.com/2014/08/bate-papo-com-luis-nassif-em-olinda.html#sthash.Kvr1EQqs.dpuf

ABlogPE

Pedro Falcão deixa SECTEC e se prepara para eleição de Reitor da Universidade de Pernambuco


O professor Pedro Falcão deixou esta semana o cargo de Secretário Executivo de Ciência e Tecnologia do Estado, para disputar no final de setembro o cargo de Reitor da Universidade de Pernambuco, em eleição que envolve a comunidade acadêmica. A candidata a vice-reitora será a professora Socorro Cavalcanti, representando o universo feminino, e pode ser a primeira mulher a assumir o cargo na história da UPE.

A inscrição da chapa aconteceu nesta quinta-feira (07) no Recife, e foi marcada pelo encontro de amigos, colegas e simpatizantes de Pedro e Socorro.

Diretores e vices, Pró-reitores, coordenadores, professores, estudantes e servidores técnico-administrativos de diversas unidades da UPE, inclusive estudantes de entidades como UNE, DA.´s e DCE, também estiveram presentes para demonstrar o apoio e a união, a exemplo de Rivaldo Mendes (Vice-Reitor), Izabel Avelar (Pró-reitora de Graduação), Gilberto Alves (Pró-reitor de extensão e cultura), Béda Barcokebas (Pró-reitor de Planejamento), Hosana Apolinária (Pró-reitora administrativa), Clovis Gomes (Diretor da UPE Garanhuns), Marcos Meira (Diretor da FCAP), Viviane Tannuri (Diretora da FENSG), Deuzany Leão (Vice-diretora da FENSG), Moisés Almeida (Diretor de UPE Petrolina), Vera Samico (Diretora da ESEF), Paulo Cabral (ex-diretor da ESEF), Fábio Formiga (vice-diretor da UPE Garanhuns), Renato Medeiros (Coordenador do núcleo de EAD da UPE), Guido Correia (Assessor para assuntos internacionais da UPE), Arine Lyra (Coordenadora de extensão da UPE Arcoverde), Rita de Cássia Moura (vice-diretora do ICB), Maria Auxiliadora (Diretora eleita da UPE Mata Norte), Suelly Teixeira (Coordenadora de Pós-graduação da UPE Mata Norte), Francisco Araújo (Politécnica), Éldio Vilar (Instituto Confúncio), Luiz Oscar (Diretor da FCM), Juliana Souza (UPE Serra Talhada), Thomaz Correia (coordenador de extensão da FECAP) entre muitos outros.

Amigos e familiares também estiveram presentes.


Assessoria de Comunicação

Paulo Rubem: Geraldo Julio precisa cuidar do Recife

Paulo Rubem (PDT)

O candidato a vice-governador da coligação Pernambuco Vai Mais Longe, Paulo Rubem (PDT), disse nesta sexta-feira (08) que o Recife precisa de mais atenção por parte do prefeito Geraldo Julio. Para o vice do candidato ao governo Armando Monteiro (PTB), o prefeito tem dedicado boa parte do tempo útil à campanha eleitoral de seus aliados, como tem sido registrado diariamente pela imprensa pernambucana.

Paulo Rubem diz que o prefeito precisa assumir as responsabilidades para as quais foi eleito, dedicando o seu horário de expediente à solução de problemas em áreas como mobilidade, saúde e educação, ainda mal avaliadas pela população.

"A cidade avançou muito pouco desde o início da gestão de Geraldo Julio. Temos grandes problemas com alagamentos, quando há chuvas mais fortes na capital pernambucana, continuamos com dificuldades no trânsito, na mobilidade urbana. Já na minha área específica, de maior dedicação política, que é a educação, estou vendo, inclusive, o Ministério Público de Pernambuco tendo que pressionar a Prefeitura do Recife para que garanta a matrícula das crianças que estão fora das salas de aula", denunciou.

MPPE requisita à Vigilância Sanitária interdição de abrigo de Jaboatão para apuração de irregularidades


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Jaboatão dos Guararapes, requisitou à Vigilância Sanitária (Visa) a abertura de procedimento para apuração de irregularidades do Instituto de Longa Permanência de Idosos Abrigo Doce Lar. Durante o procedimento, o abrigo deverá ser interditado temporariamente até que a situação seja regularizada. O órgão interditou o local, nesta sexta-feira (8), para tomar as providências.

Segundo a promotora de Justiça Isabela Rodrigues Bandeira Carneiro Leão, desde 2011, várias inspeções foram feitas pelo MPPE, Visa e Conselho Municipal do Idoso, e em todas elas, restaram demonstradas que o estabelecimento descumpre às determinações do Estatuto do Idoso, especialmente, quanto à ausência de comunicação ao MPPE dos casos de abandono do idoso pela família; número insuficiente de cuidadores; ausência de assistência médica, odontológica e fisioterapêutica; local insalubre, sem apresentação de condições mínimas de higiene. Ainda, retenção indevida de cartões de benefício dos idosos e presença de pessoas abrigadas não idosas no local.

Foram expedidas três recomendações para sanar as irregularidades identificadas, além de várias reuniões com a Diretoria da ILPI Abrigo Doce Lar. No entanto, na última inspeção ministerial realizada no dia 31 de julho, feita em conjunto com a Visa, foi constatado que a situação se agravou, encontrando-se comida estragada, casa sem higiene, dois cuidadores para aproximadamente 35 idosos, prontuários médicos desatualizados.

Humberto defende duplicação da BR-423


O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, informou ao líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), durante reunião realizada na pasta nessa quarta-feira (6), que os dois lotes da obra de duplicação da BR-423 deverão ser licitados até outubro próximo. Mais de 80 quilômetros da rodovia, espinha dorsal do Agreste Meridional pernambucano entre São Caetano a Garanhuns, serão contemplados. O custo da obra está sendo calculado pelo ministério.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está com o anteprojeto concluído para iniciar a licitação por Regime Diferenciado de Contratação (RDC), modalidade mais rápida, cujo resultado final da empresa vencedora sai em até dois meses. De acordo com o ministro, resta apenas a Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) analisar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do empreendimento.

"A duplicação da BR-423 é uma obra essencial para Garanhuns e todas as cidades do nosso Agreste Meridional. Ela vai dinamizar, diretamente, toda a economia da região e melhorar a mobilidade e, indiretamente, aumentar a geração de emprego naqueles municípios", avaliou Humberto.

PRF reprime a utilização de cinquentinha por adolescentes em Petrolina


A PRF integrada com a PM/PE, Guarda Municipal de Petrolina, Companhia de Trânsito Municipal e Juizado da Infância e Juventude deflagrou no final da tarde de ontem (7) uma operação cujo objetivo foi coibir a condução de motocicletas, especialmente as de 50 cc (cinquentinhas), por menores de idade. A ação ocorreu na BR 407, km91, município de Petrolina.
Os resultados da Operação Integrada foram 152 pessoas fiscalizadas, 132 veículos fiscalizados, 113 testes de alcoolemia e três adolescentes apreendidos.

Os adolescentes flagrados na condução de veículo automotor foram encaminhados ao Juizado da Infância e Juventude de Petrolina.

PRF 191 PE no Facebook

Governo de Pernambuco garante mais infraestrutura hídrica ao campo


Universalizar o abastecimento de água na área rural é o objetivo do Governo do Estado de Pernambuco. Para isso, durante a tarde de ontem (7), foi realizada uma série de entregas e assinaturas de ordem de serviço da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), em Petrolina.

Nas comunidades de Porto de Palha, Vila 12, Serra da Santa e Serrote Pelado serão construídos sistemas simplificados de abastecimento de água para atender a 700 famílias. O investimento é da ordem de R$ 1,35 milhão. No assentamento Londrina, foi inaugurado o sistema de abastecimento que possui um investimento de R$ 130 mil e beneficia 24 famílias.

Segundo o secretário de Agricultura, Aldo Santos, todas as ações visam à melhoria de vida para os homens e mulheres que vivem da agricultura familiar. “É necessário garantir a estrutura para as famílias permanecerem nas suas terras”, enfatizou.

No assentamento Londrina, as famílias assentadas estão realizando irrigação comunitária por meio dos kits de irrigação que receberam da SARA. “Aqui a gente vê esperança de vida. Ficamos felizes e esperamos que o governo estadual continue investindo na agricultura familiar que é a base da cadeia produtiva de Pernambuco”, frisou o presidente da associação de produtores do assentamento, Gilmar.

Escola de Contas do TCE-PE lança Concurso de Redação com a presença de 200 estudantes

O I Concurso Estadual de Redação foi lançado hoje (08), no Tribunal de Contas, pela Escola de Contas Públicas (ECPBG), com assinatura solene do edital realizada pelo diretor e conselheiro da Escola, Dirceu Rodolfo. O evento contou com a presença de 200 estudantes do Ensino Médio do Ginásio Pernambucano. A promoção é do TCEndo Cidadania, um programa da Escola que estimula o controle social e a cidadania.

Podem participar estudantes do Ensino Médio de Escolas Públicas Estaduais, com idades entre 15 e 29 anos, informou a coordenadora do TCEndo, Ana Alaíde Mendes Pinheiro. O tema da redação é "Jovem cidadão: como posso mudar meu município, meu estado e meu País?" e o período de inscrições vai de 08 de agosto até 30 de setembro. O edital está disponível no site www.tce.pe.gov.br/escola.

O coordenador da Escola, Paulo Hibernon, explicou que o concurso é o lançamento de uma semente ao chão. “Ao comemorar os 10 anos da ação Escola de Cidadania, estamos fomentando e dando nossa contribuição ao tema”, disse, enfatizando que o TCE é do povo. “O jovem de hoje é o cidadão de amanhã, o gestor do futuro, assim como idealizou Maria Auxiliadora Albuquerque quando lançou a ação. Ser cidadão é ter consciência que o Tribunal é do povo. A Escola de Cidadania serve para estimular a consciência cidadã dos jovens concluintes do Ensino Médio”.

O conselheiro Dirceu Rodolfo reforçou a importância da contribuição do Tribunal de Contas a essa ação de cidadania. “Estamos colocando mais um tijolo nesta construção, pois cidadania não se ensina, se estimula. Os gastos do orçamento público precisam ser fiscalizados e o Tribunal não tem como ver tudo. A sociedade precisa fiscalizar, do contrário o controle fica frágil. Isso pode frutificar e vai depender de vocês”. Ele também elogiou a iniciativa da auditora Maria Auxiliadora Albuquerque, que idealizou o programa há 10 anos, quando estava à frente da coordenação da Escola.

Agenda de Armando Monteiro (PTB) neste final de semana e na próxima segunda-feira

Foto: Leo Caldas/Divulgação

Agenda de Armando Monteiro (PTB), candidato a governador da coligação Pernambuco Vai Mais Longe (PTB, PT, PDT, PRB, PSC e PTdoB), neste fim de semana (09 a 11/08):

Sábado (9) 
Triunfo
08h - Café da manhã com associação dos comerciantes de Triunfo
Local: Pousada Baixa Verde  - Rua Manoel Paiva Santos, 114, Centro, Triunfo​/PE​ ​
09h - Visita à feira Livre de Triunfo, no centro da Cidade - Triunfo/PE

Carnaíba
10h40 - Visita à feira livre de Carnaíba, no centro da Cidade - Concentração em frente ao Banco do Brasil

Iguaracy
13h20 - Almoço com ​lideranças em Iguaracy
Local: Rua Né Santana, 37, Centro, ​perto da Igreja - Iguaracy/PE​

Tabira
16h20 - Carreata em Tabira com prefeito Sebastião Dias - Concentração no Trevo na entrada do município de Tabira/PE​
18h - Inauguração do comitê de Tabira, na Rua Coronel Zuza Barros, Centro (ao lado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais) de Tabira/PE​

Afogados da Ingazeira
20h - Comício em Afogados da Ingazeira, na Avenida Rio ​B ranco, Centro (próximo ao Sindicato Rural) de Afogados da Ingazeira/PE​

Domingo (10) 
Solidão
9h - Visita à feira livre Solidão, no centro da Cidade - Concentração na casa do ex-prefeito Genival

Professor Galdino mostra Paulo Afonso ao jornalista Francisco José para o 'Globo Repórter' que vai ao ar em setembro


Essa beleza vai ganhar o mundo! Fiquei feliz em poder contribuir, mais uma vez, falando dessas paisagens que vão ganhar vida na apresentação do jornalista Francisco José em um Globo Repórter que irá ao ar em Setembro.

Do início do cânion, nos paredões do que foi a Cachoeira de Paulo Afonso, até o Karrancas no dique da Barragem da Usina Hidrelétrica de Xingó, são 65 quilômetros de cânion, 17 deles no município de Paulo Afonso, com paredões granito de até 100 metros de altura com paisagens de tirar o fôlego em toda extensão do cânion, em Xingozinho, no Vale dos Mestres (onde foram gravadas as cenas de Leandro e Antônia no Jetsky da minissérie Amores Roubados), nas paredes vermelhas do Talhado.... Desde as quedas dos Drenos de Areia, em Paulo Afonso, no comecinho do cânion, tudo é belo, poético, encantador...

O trabalho cuidadoso de Francisco José, o câmera Edson, o operador de áudio, Dilermando, e Maria Luiza e Roberto, de toda equipe e o nosso modesto apoio, de Irmão, piloto da lancha, de Aragão da MFTur, de Jairo Luiz, de Piranhas, vai levar esse cenário de Oásis Sertanejo para o mundo...

Comunidade revela preocupação com projeto de barragens no Submédio São Francisco

Fotos: André Santana/Ascom CBHSF

O projeto de construção de duas barragens na região do Submédio São Francisco foi o destaque das discussões no primeiro dia da reunião ordinária da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, instância do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco/ CBHSF. O encontro, realizado no município de Curaçá, em 07 de agosto, reuniu membros do CBHSF, autoridades locais e moradores, representados pelo Movimento dos Atingidos por Barragens/MAB.

“Os projetos governamentais preocupam-se apenas com os impactos ambientais e esquecem os impactos sociais, os sentimentos envolvidos, as histórias e tradições interrompidas e os hábitos e costumes que formam a identidade dos povos da bacia, como indígenas e quilombolas”, denunciou Almacks Luiz Silva, do Comitê da Bacia do Rio Salitre, integrante do CBHSF. Almacks apresentou o projeto do Governo Federal para construção das barragens de Pedra Branca e Riacho Seco, com os valores investidos, previsão de energia produzida e pessoas afetadas pelo projeto. “Somente no município de Orocó, Pernambuco, cerca de quatro mil moradores serão deslocados. Ao todo serão mais de 11 mil pessoas”. Os participantes lamentaram a ausência de representantes da CHESF, responsável pelo projeto, para discutir com os moradores.

A reunião também contou com um debate sobre os projetos hidroambientais na região do Submédio, como no Riacho Mocambo, no município de Curaçá, apresentados pela AGB Peixe Vivo, representada pelo engenheiro Alberto Simon e pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – Irpaa, representado pela jornalista Érica Costa.

A reunião continuou no dia 8 de agosto, com uma visita técnica dos participantes à obra do Riacho do Mocambo.

Assessoria de Comunicação CBHSF

Provas do concurso da Polícia Militar da Paraíba acontecem neste domingo (10)

Provas começam às 13h30, mas o portões fecham às 13h.
Candidato deve levar documento original de identidade

As provas do concurso de soldado da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros serão realizadas no domingo (10), em 78 locais de prova nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. Os candidatos devem ficar atentos às orientações da comissão organizadora para não serem prejudicados. As provas começam às 13h30, mas o portões fecham às 13h. O candidato deve levar documento original de identidade, caneta azul ou preta, lápis e borracha.

É proibido entrar nos locais de prova com celular, câmera fotográfica ou qualquer outro aparelho de transmissão e recepção de sinais, nem desligados. O candidato que for flagrado portando celular no local de prova será automaticamente eliminado do concurso. Não será disponibilizado nenhum tipo de envelope para guardar os aparelhos.

O concurso oferece 600 vagas para soldado e recebeu mais de 58 mil inscrições. As provas de domingo (10) correspondem à primeira fase do concurso, que tem outras quatro etapas: psicológica, avaliação de saúde, física e social. São 78 locais de provas distribuídos nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. Os candidatos podem consultar os locais de prova pelo site www.ibfc.org.br , através do número de inscrição ou CPF.

G1 PB

Obras de transposição do Rio São Francisco estão 63% concluídas


As obras de transposição do Rio São Francisco estão em 63%, segundo o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira. Junto com o secretário do Programa de Acerelação do Crescimento (PAC), Maurício Muniz, eles inspecionaram nesta sexta-feira (8), o trecho localizado, em Mauriti, no Ceará.

“Nós continuamos com o andamento normal das obras, com a pretensão de acelerar mais ainda a evolução delas no segundo semestre, já a partir de agosto. Estamos trabalhando em todas as frentes no sentido de concluir dentro do prazo previsto”, disse o ministro. Segundo ele, até o fim de 2015, a transposição estará conscluída. “Já passamos dos 63% e até o fim do ano passaremos dos 70%, ficando aí de 25% a 30% para 2015”.

A obra, prevê a construção de quase 470 km de canais, além de estações de bombeamento, que irão beneficiar 390 municípios de quatro estados: Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Segundo o Ministério da Interação Nacional, atualmente todos os trechos do projeto de integração das bacias estão com obras em andamento. Ao todo, trabalham na obra cerca de 11.500 operários, atuando nos dois expedientes, sendo que em alguns trechos os trabalhos são desenvolvidos 24 horas por dia. Este é o maior número de trabalhadores que a obra da transposição já teve, desde o início dos trabalhos.

Petrolândia: Casa das Juventudes participa da Caravana Chico do Bem neste sábado


A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania, Criança e Juventude de Petrolândia, juntamente com a Casa das Juventudes, se prepara para a primeira "Caravana Chico do Bem - Garantindo Cidadania", que será na Agrovila 04 Bloco 03 Limão Bravo, com as ações Oficinas de Danças, Espaço da Beleza, Orquestra, e muito mais. Caravana essa que será realizada mensalmente na Área Rural do Município de Petrolândia - PE.

Cidadania, um DIREITO de TODOS! E é realizada com satisfação de toda a equipe.

Cleidinha Santos
Coordenadora da Casa das Juventudes

Al-Qaeda sequestra e executa 15 soldados iemenitas

Homens foram degolados e mortos a tiros depois de o ônibus onde estavam ser interceptado

Quinze soldados iemenitas foram executados por um comando da Al-Qaeda pouco depois de terem sido sequestrados na noite desta sexta-feira (8/8) na província de Hadramut, no sudeste do país, afirmou uma autoridade militar.

Os soldados foram "detidos por um comando da Al-Qaeda", que interceptou o ônibus em que estavam perto da cidade de Chibam, e levados para a localidade vizinha de Huta, onde foram executados, informou a mesma fonte.

Moradores contaram que quatro soldados foram degolados e os outros, mortos a tiros. Antes da execução, cometida em público, o chefe do comando que se identificou como Jalal Belaidi Abu Hamza al-Zinjibari, deu a ordem para que os soldados fossem mortos.

"Foi um massacre terrível e ficamos aterrorizados com este ato bárbaro", contou à AFP um dos moradores, que assistiu à execução e que pediu para não ser identificado por temer represálias.

Correio Braziliense

Armando e João levam campanha a 10 municípios do Pajeú

João Paulo, Armando e Paulo Rubem (Foto: Alexandre Albuquerque/Divulgação)

Serão três dias de caminhadas, comícios e reuniões políticas no Sertão do Pajeú. A chapa majoritária da coligação Pernambuco Vai Mais Longe vai estar em dez municípios da região deste sábado (9) a segunda-feira (11). Armando Monteiro (governador), Paulo Rubem (vice) e João Paulo (senador) vão intensificar o contato com a população, ouvindo sugestões e defendendo o projeto de governo da coligação.

A maratona começa cedinho, às 8h deste sábado (9), com café da manhã em Triunfo, com integrantes da Associação Comercial da cidade. Às 9h, Armando, João Paulo e Paulo Rubem farão caminhada na feira livre do município. Às 10h40, será a vez de Carnaíba, com caminhada também pela feira livre.

Iguaracy vem em seguida, às 13, onde a caravana Pernambuco Vai Mais Longe será recebida pelo prefeito Francisco Dessoles (PTC) em almoço com lideranças locais.

Em Tabira, às 16h20, a programação inclui uma carreata organizada pelo prefeito petebista Sebastião Dias. No município, Armando também inaugura mais um comitê da chapa majoritária, na Rua Coronel Zuza Barros, no Centro da cidade.

Ampliação de investimentos para projetos rurais beneficiam agricultores familiares


A secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural, através dos Planos Territoriais de Redes Produtivas vem ampliando os investimentos de atendimento a projetos associativos de acesso a água e outras infraestruturas rurais. Nesta quinta-feira (07), foram anunciados recursos da ordem de R$ 46 milhões destinados as redes produtivas da fruticultura e caprinovinocultura.

O anúncio aconteceu durante encontro com a participação de cerca de 210 representantes de associações de produtores rurais, no município de Caruaru. Os recursos fazem parte das iniciativas do Programa Territórios Produtivos, onde por meio da elaboração de Planos Territoriais de Redes Produtivas são pactuadas matrizes de ações e investimentos para melhorias na produtividade e aumento na geração de renda de agricultores familiares.

Os valores serão investidos em ações produtivas e de infraestrutura - a exemplo de obras hídricas (perfuração de poços, construção de cisternas calçadão), aquisição de equipamentos, assistência técnica, capacitação, dentre outros – distribuídos da seguinte forma: R$ 21, 4 milhões para as atividades da fruticultura e R$ 24,8 milhões para caprinovinocultura. No total, serão contempladas 118 organizações produtivas de 30 municípios da Mata Sul, Agrestes Central e Meridional.

De acordo com a superintendente técnica do ProRural, Rita Guilherme, os planos são elaborados por meio de um trabalho integrado envolvendo organizações dos produtores rurais, sociedade civil, instituições públicas e privadas. “Com a participação de representantes dos agricultores familiares, identificamos as demandas, para que sejam definidos os investimentos em projetos estruturantes, que possam beneficiam um maior número de produtores”, ressalta. Ela acrescenta que com o apoio e a parceria de outras instituições, os valores pactuados deverão ser reajustados, proporcionando um aumento nos investimentos e nos benefícios as redes produtivas.

Petrolândia: Evânio Barbosa faz show no Maria Fumaça nesta sexta-feira


Nesta sexta-feira, 08, o poeta, cantor e compositor Evânio Barbosa apresenta-se no Bar e Restaurante Maria Fumaça, na Orla de Petrolândia, a partir das 20 horas.

O show de Evânio tem repertório de MPB da melhor qualidade, com microfone aberto à apresentação de novos e consagrados talentos de nossa terra ou em visita à cidade.

Apoio de Humberto garante vitória a agentes de combate a endemias


Os senadores aprovaram nessa quarta-feira (6) o Projeto de Lei da Câmara nº 90/14, que incorpora aos quadros do Ministério da Saúde os agentes de combate a endemias atualmente lotados na Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), que orientou o voto favorável da bancada do partido, comemorou a votação da proposta, assim como os profissionais que estavam na galeria do plenário acompanhando a apreciação da matéria. O texto segue agora à sanção da presidenta Dilma Rousseff.

Os agentes foram contemplados por uma emenda apresentada pelo deputado Alessandro Molon (PT-RJ). A Câmara votou o projeto em junho. Pelo texto, os profissionais continuarão cedidos a estados e municípios por meio de convênios no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Mas, com a nova formatação, a estrutura da remuneração será modificada, sendo composta por um vencimento básico mais uma gratificação. O salário inicial, a partir do próximo ano, passará de R$ 3,4 mil para R$ 3,8 mil.

O texto estabelece que a carga horária permanecerá em 40 horas. A gratificação, porém, não será paga ao funcionário que exercer cargo em comissão nem servirá de base de cálculo a outros benefícios.

Petrolândia: Leitora reclama falta de iluminação pública no Bairro Nova Esperança



O problema de falta de manutenção da iluminação pública em diversas ruas de Teresópolis é ainda um grande motivo de insatisfação por parte de leitores do jornal O Diário de Teresópolis, que se manifestam através dos nossos contatos na internet. São várias mensagens que reclamam da escuridão que está causando uma insegurança às pessoas que precisam passar por estes lugares - See more at: http://netdiario.com.br/populacao-reclama-da-falta-de-iluminacao-publica/#sthash.Cf5aJXne.dpuf
A falta de iluminação nas ruas do Bairro Nova Esperança, na periferia de Petrolândia, continua preocupando os moradores daquela região, que enviam reclamação a nossa redação. Confira:

''Assis Ramalho, a gente que mora aqui no Bairro Nova Esperança, estamos sofrendo com a falta de iluminação em todo o Bairro. E o pior é que nós já não sabemos a quem recorrer. Quando vamos ao escritorio da Celpe, eles dizem que o problema é a prefeitura que tem que resolver. E quando vamos a prefeitura, eles dizem que é a Celpe que tem que colocar as lâmpadas. Enquanto isso, a violência cresce no Bairro, em virtude da escuridão que facilita a ação dos bandidos. Assis Ramalho, precisamos da sua ajuda''.

Ramona, moradora do Bairro Nova Esperança

Notícias relacionadas (clique para ler)
>Petrolândia: Moradores do Bairro Nova Esperança reclamam da má iluminação e de falta de segurança na comunidade
>Petrolândia: Prefeitura recupera iluminação pública do bairro Nova Esperança

Redação do Blog de Assis Ramalho

Paulo reforça o compromisso de avançar ainda mais na Saúde em visita a UPAE de Caruaru

Serão mais seis UPAE’s no governo Paulo: Petrolândia, Santa Cruz do Capibaribe, Vitória de Santo Antão, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes (Fotos: Aluísio Moreira)

O compromisso de manter o caminho seguido pelo Governo do Estado na Saúde, avançando ainda mais nas conquistas, foi reiterado nesta sexta-feira (8) pelo candidato a governador pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), durante uma visita à Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UPAE) de Caruaru. "Fiquei muito feliz de ver a satisfação das pessoas que estavam sendo atendidas e a qualidade do serviço prestado. Em nosso Governo, vamos levar este exemplo para todo o Estado, com mais humanização, mais exames, mais consultas. Garantindo que o serviço chegue a quem mais precisa", garantiu o candidato.

Segundo Paulo, a gestão de Eduardo Campos, continuada por João Lyra Neto (ambos do PSB) melhorou muito a saúde pública em Pernambuco, mas ainda há muito a fazer. "Como secretário, tive a oportunidade de ajudar a fazer esse trabalho de recuperação da Saúde de Pernambuco. Nosso modelo de gestão permitiu que construíssemos mais hospitais, multiplicássemos o número de leitos. Agora, teremos a oportunidade de complementar à Rede, construindo mais seis UPAE’s, em Petrolândia, Santa Cruz do Capibaribe, Vitória de Santo Antão, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, fazendo com que elas estejam em todas as regiões", lembrou o socialista.

Trio invade delegacia, libera cinco detidos e prende carcereiro


Três criminosos encapuzados e armados invadiram na noite desta quinta-feira (7) a delegacia de Ibirapitanga, a cerca de 350 quilômetros de Salvador. Eles liberaram cinco homens que estavam presos na carceragem e prenderam o carcereiro em uma das celas.

Segundo informações da Delegacia Territorial do município, o trio invadiu a delegacia por volta de 22h. O carcereiro era a única pessoa no local no momento e teve as chaves das celas roubadas. Em seguida, eles perguntaram aos presos quem queria ser liberado e soltaram cinco deles. O funcionário da delegacia foi trancado em uma das celas.

Cerca de uma hora depois, policiais militares passaram no local e perceberam o carcereiro preso. O escrivão da delegacia foi chamado para liberar o funcionário. Ainda segundo a delegacia de Ibirapitanga, apenas uma pessoa fica no local com os presos ao longo da noite.

Sete presos permaneceram na cela da delegacia. Nenhum deles havia sido encontrado até o início da tarde desta sexta-feira. A Polícia Militar de Ibirapitanga faz buscas por eles  na região da cidade.

Correio da Bahia

PSB de Quipapá declara apoio a Armando e João Paulo

Álvaro Porto Filho, Lucemar, Armando e o vereador Marcelo (Foto: Alexandre Albuquerque/Divulgação)

Lideranças históricas do arraesismo no Agreste Meridional anunciaram nesta sexta-feira (8), no Recife, o apoio às candidaturas de Armando Monteiro (PTB) a governador de Pernambuco, de João Paulo (PT) ao Senado e de Álvaro Porto (PTB), ex-prefeito de Canhotinho, a deputado estadual. O grupo político é comandado por Lucemar Dias, esposa de Reginaldo Machado Dias, que foi prefeito do município por quatro vezes e atualmente é presidente do PSB local.

Além de Lucemar e Reginaldo Dias, o suplente de vereador do PSB Luciano Almeida também anunciou o apoio a Armando e João Paulo. A chapa majoritária ainda vai contar com o vereador Marcelo Ribeiro Sobrinho (PT), bem como o ex-prefeito José Azevedo (PR), o ex-candidato a prefeito Celso Azevedo (PP) e os suplentes de vereador Anderson de Sevinho (PTN), Laerte Calado (PTN) e Maurílio Duarte (PTC), além de lideranças do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quipapá.

Na avaliação de Lucemar Dias, o governo do Estado faltou a Quipapá. “As ações que chegaram ao município não foram suficientes, muitas promessas não foram cumpridas”, disse ela. “E Armando Monteiro tem experiência, tem uma trajetória comprovada de sucesso como homem público, parlamentar e grande gestor”, completou.

Assessoria de Imprensa do PTB
Foto: Alexandre Albuquerque/Divulgação

Estados Unidos lançam 230 quilos de bombas contra militantes no Iraque


Aviões militares norte-americanos atingiram posições de artilharia do grupo Estado Islâmico (anteriormente chamado de Estado Islâmico do Iraque e do Levante, EIIL) no norte do Iraque nesta sexta-feira (8), o primeiro do que deve ser uma série de bombardeios com o objetivo de conter o avanço dos extremistas sunitas na capital curda, Irbil, informou o Pentágono.

Os jatos de combate F-18 lançaram cerca de 230 quilos de bombas guiadas por laser contra posições móveis de artilharia nas proximidades de Irbil, disse porta-voz do Pentágono, John Kirby.

Os ataques foram os primeiros desde que o presidente Barack Obama autorizou uma ação do Exército dos Estados Unidos contra alvos das forças do Estado Islâmico que avançam sobre Irbil, onde o governo norte-americano tem funcionários diplomáticos e militares que auxiliam os curdos.

A ação acontece um dia depois de Obama ter autorizado o ataque e a realização de missões de assistência emergencial no norte do Iraque, dizendo na noite de quinta-feira que os Estados Unidos devem agir para proteger funcionários norte-americanos e evitar uma catástrofe humanitária em razão dos avanços dos militantes violentos.

Obama disse que ordenou o uso de ataques aéreos, se necessários, tanto para impedir os militantes de se aproximar de Irbil quanto para ajudar a minoria religiosa yazidi.

O blogueiro mau caráter da Globo


Já se tornou costume nas novelas da Globo um personagem ser blogueiro ou blogueira, o que comprova a força desta atividade no país.

No folhetim “Império”, que estreou há pouco tempo, o blogueiro é o Téo, bem interpretado pelo excelente ator Paulo Betti. Até aí tudo bem.

Acontece que este novo “blogger” mostrado na telinha não passa de um fofoqueiro e mau caráter.

Estaria a Globo, incomodada com a força da blogosfera, querendo passar para os telespectadores uma imagem distorcida desses profissionais? Tudo é possível.

Se existem blogueiros que escrevem mal, mentem, distorcem e se metem a copiar o que é dos outros sem dar crédito, também existe muita gente séria e boa no meio. Não se pode generalizar.

Aliás, em todas as profissões e atividades existem os bons e os ruins. Tem médico que não passa de mercenário e temos clínicos e cirurgiões excelentes, que vivem a ajudar as pessoas e salvar vidas; existem advogados de porta de cadeia, interessados só no dinheiro e outros que honram a faculdade que fizeram, há engenheiros e arquitetos capazes de construir prédios que não resistem a uma chuva, outros erguem fortalezas que duram toda a vida. As coisas são assim no mundo real.

Fonte: Blog de Roberto Almeida, Garanhuns/PE em ABlogPE

Paulo recebe o carinho dos moradores do Alto da Bondade


Durante caminhada, o candidato reforçou o compromisso de manter Pernambuco avançando pelos próximos anos (Fotos: Aluísio Moreira)


A população do Alto da Bondade, em Olinda, recebeu, nesta quinta-feira (7), de braços abertos a caravana comandada pelo candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB). Ao lado dos seus companheiros de chapa, Raul Henry (PMDB/vice) e Fernando Bezerra Coelho (PSB/Senado), e da ex-prefeita e deputada federal, Luciana Santos (PCdoB), o socialista percorreu as ruas do bairro e reforçou o seu compromisso de manter Pernambuco avançando pelos próximos anos.

"Eu, que participei do Governo Eduardo Campos (PSB) desde o seu começo, sei o quanto é difícil construir. Porque exige trabalho e, principalmente, coração e sensibilidade", ressaltou Paulo Câmara, destacando a necessidade de o pernambucano refletir sobre o momento do Estado. "Agora, destruir, meus amigos, é muito fácil. Basta votar errado e todo aquele trabalho vai por água abaixo. Nosso adversário não tem currículo, não tem experiência de gestão para mostrar. Não tem time", afirmou.

Durante toda a caminhada, Paulo Câmara foi reconhecido como o escolhido pelo ex-governador Eduardo Campos e pela Frente Popular para promover as realizações que o Estado precisa. O socialista fez questão de ir de casa em casa e visitar o comércio local.

Fernando Bezerra Coelho defende adutora do Agreste

Foto: Rafael Medeiros

Candidato ao Senado pela Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho (PSB), acredita que a conclusão da Adutora do Agreste irá resolver os problemas com o abastecimento d’água na região. Nos últimos anos o semiárido brasileiro viveu uma grave seca, que comprometeu severamente a produção agropecuária. A adutora irá contemplar mais de 60 cidades, beneficiando quase 2 milhões de pessoas. Fernando visita hoje, ao lado dos candidatos a governador Paulo Câmara, e presidente, Eduardo Campos (PSB), os municípios de Garanhuns e Bom Conselho.

“A adutora vai trazer água para o consumo humano e para a produção. Muitas pessoas no Agreste dependem da bacia leiteira para sobreviver e sem água não há como garantir segurança a esta importante cadeia produtiva do nosso Estado”, afirmou Fernando. A obra, orçada em R$ 2 bilhões, teve a participação direta de Fernando, que liberou recursos para a execução quando ocupou o cargo de Ministro da Integração Nacional.

Como secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Fernando teve uma participação decisiva para a instalação da Batavo/Perdigão, que produz iogurtes, em Bom Conselho. A Batavo/Perdigão veio para Pernambuco em 2007 e nos anos seguintes outros investimentos como BR Foods e Sadia também chegaram ao Estado. “São grandes empreendimentos, que geram milhares de empregos diretos e indiretos. No Senado quero ajudar a melhorar a infraestrutura do Agreste para atrair ainda mais empresas e ampliar a oferta de trabalho”, disse Fernando.

Assessoria de Imprensa de Fernando Bezerra Coelho

Escola de Contas Públicas promove curso sobre Estatuto da Cidade em Garanhuns. Inscrições abertas.


O Curso “Estatuto da Cidade e a efetividade da política urbana no município”vai a Garanhuns na próxima quinta-feira (14). As aulas serão realizadas na Inspetoria Regional do Tribunal de Contas.

A capacitação é destinada a prefeitos, secretários municipais (Obras, Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano) e vereadores. Nas capacitações, os gestores serão orientados a estabelecer agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes em suas cidades. Serão também estimulados a criarem conselhos que garantam a gestão democrática das políticas de desenvolvimento urbano.

A instrutora Iris Souto Maior possui mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável, pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco/FCAP, da Universidade de Pernambuco (UPE) e Especialista em Gestão Pública, pela Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão/FAINTVISA, e em Direito Civil e Direito Processual Civil – Faculdade Escritor Osman Lins – FACOL.

A capacitação resulta de um convênio de cooperação técnica firmado entre o Tribunal de Contas de Pernambuco, por meio da Escola de Contas Públicas, e a Escola Superior de Advocacia (ESA). A carga horária é de 6 h/a, das 9h às 16h, e as inscrições podem ser feitas pelo site http://www.esape.com.br/.

Gerência de Jornalismo (GEJO)/ ECPBG

TJPE celebra 192 anos com série de ações para melhorar o atendimento ao cidadão

Pela primeira vez, o Judiciário estadual preparou um ciclo de ações com prestação de serviço aos cidadãos para celebrar a data (Foto: Assis Lima)

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) comemora 192 anos de história no dia 13 de agosto. Para celebrar a data, pela primeira vez, o Judiciário estadual preparou um ciclo de ações com prestação de serviço aos cidadãos, reforçando a missão da Justiça. As Quinzenas do Júri e de Apoio ao Idoso abrem a programação, que também conta com a instalação das Câmaras Extraordinárias Cível e Criminal.

No primeiro ato do ciclo comemorativo, em 12 de agosto, será lançada a 1ª Quinzena Pernambucana do Júri. Até o dia 22 de agosto, 109 comarcas de Pernambuco irão julgar 425 processos de competência do Júri. A cerimônia de abertura do evento está marcada para as 8h, na 1ª Vara do Tribunal do Júri da Capital, no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, bairro da Ilha Joana Bezerra.

Na mesma manhã, o Tribunal instala a 1ª Quinzena Pernambucana de Conciliação em Apoio ao Idoso. O evento acontece até o dia 25 agosto, das 7h às 19h. Serão realizadas 500 audiências. A iniciativa vai agilizar o andamento de processos que envolvem pessoas com 60 anos ou mais. A abertura acontece às 9h30, na Central dos Juizados da Capital, no Fórum Desembargador Benildes de Souza Ribeiro, Imbiribeira.

As sessões solenes em comemoração aos 192 anos do TJPE serão realizadas na quarta-feira (13/8). A partir das 9h, haverá Missa de Ação de Graças na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, ao lado do Palácio da Justiça, no Centro do Recife. Às 10h30, o presidente do Tribunal entregará a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes e o Diploma de Honra ao Mérito a personalidades pelos serviços prestados à Justiça. O evento acontece no Salão de Sessões Desembargador Antônio de Brito Alves, no Palácio da Justiça.

Petrolândia: Edna Carvalho antecipa homenagem do Dia dos Pais ao seu marido, Araújo

Paizão: Araújo e família
Edna Carvalho antecipou, no Facebook, a homenagem a seu marido Araújo, pela passagem do Dia dos Pais no próximo domingo (10). 

"Não há uma expressão exata para definir o que quero dizer... Mas quem sabe agora consigo expor em palavras o que estou tentando em pensamentos. Posso chamá-lo perfeitamente de amigo dos nossos filhos, pois cuida de nós com muito carinho e amor; Saiba que é maravilhoso ter alguém como você, cuidando e nos amando... Alguém que se preocupa, que está sempre disponível para ajudar, seja nos momentos bons ou ruins, um maridão e um excelente paizão , que temos certeza que nos ama muito. Você tem as melhores qualidades de um pai.

És um homem, que eu e nossos filhos o admira muito, com todas as suas virtudes e também com seus limites, um paizão sempre pronto e atento, mostrando a seus filhos o caminho da vida que está pela frente e que devemos seguir sempre buscando a honestidade e o amor; Este mestre contador de histórias, traz em seu coração tantas memórias, espalha no meu caminhar muitas esperanças, certeza e confiança.

Este homem alegre e brincalhão, mas também, ás vezes, silencioso e sério, homem de fé e grande luta, sensível e generoso.

Sempre seguindo os ensinamentos do seu pai o saudoso (João Viviu), e assim, dessa maneira, educando e ensinando a seus filhos o melhor caminho da vida.

Por isso, queremos te desejar um Feliz Dia dos Pais e te agradecer pelo amor e carinho que nos deste sempre. Pedimos a Deus que esta data se repita por muitos e muitos anos, nós todos juntinhos, sempre uma família feliz. Te amo, meu querido esposo. Te amamos, nosso querido Pai."

Informações/foto: Edna Carvalho Souza