quinta-feira, 1 de maio de 2014

Olimpíada de Língua Portuguesa prorroga inscrições até 15 de maio


As inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa foram prorrogadas até o dia 15 de maio para garantir a inscrição e a adesão a todos os professores e secretarias municipais e estaduais de educação, como informou a coordenação da competição. A inscrição deve ser feita pela internet. Podem participar professores e estudantes de escolas públicas de turmas do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Segundo informação do portal da olimpíada, nas duas últimas semanas o site teve um grande aumento no número de inscrições. Ao mesmo tempo, o serviço de atendimento por telefone registrou o dobro do número de ligações entre os dias 24 e 29 de abril, passando de 300 para 700 ligações por dia. A Central de Atendimentos da Olimpíada (0800-771931) trabalha com até oito pessoas recebendo ligações simultaneamente. Nesses dias, em vários horários todas as linhas ficaram ocupadas.

As demais datas da competição foram mantidas. As escolas devem enviar os textos produzidos às comissões julgadoras até o dia 15 de agosto. Ao longo do ano, haverá várias etapas de seleção de textos. A fase final da olimpíada será em Brasília, em dezembro, com a divulgação dos 20 vencedores nacionais. Os alunos e professores escolhidos receberão medalhas de ouro, umnotebook e uma impressora, e as escolas, um laboratório de informática.

O programa trabalha com gêneros literários específicos, de acordo com a série. No caso do ensino fundamental, os alunos do 5º e 6º anos deverão produzir um poema; os do 7º e 8º anos, memórias literárias; e os do 9º ano, uma crônica. No ensino médio, será a crônica para o 1º ano e o artigo de opinião para o 2º e 3º anos.

Em Panelas, Armando e João Paulo são reconhecidos e saudados com entusiasmo


O pré-candidato ao governo de Pernambuco, senador Armando Monteiro (PTB), e o deputado federal e pré-candidato ao Senado, João Paulo (PT), foram bastante cumprimentados pela população durante a visita que fizeram ao município de Panelas, no Agreste do Estado neste Dia do Trabalhador.

Nas ruas, Armando e João Paulo eram reconhecidos pelos moradores de Panelas e também por visitantes de várias partes do Estado que prestigiam o tradicional Festival Nacional de Jericos. Ambos caminharam ao lado da liderança Lourival de Lucena, o Lourinho, ex-candidato a prefeito do município pelo PSB, além do deputado federal Silvio Costa e do deputado estadual Silvio Costa Filho. No município, Armando e João Paulo também visitaram Alejandro Ruiz, que já foi vice-prefeito de Panelas.

Entusiasmado com a receptividade da população, Armando falou sobre o apoio das lideranças do município e a importância de um projeto para Pernambuco que promova a interiorização do desenvolvimento.

Serra Talhada deve anular pregão que contratou empresas para festividades públicas


Após constatar possíveis irregularidades no pregão 084/2013, fundamentado pelas informações do processo licitatório 140/2013, realizado com o objetivo de contratar empresas para organizar as festividades no município de Serra Talhada (Sertão do Pajeú), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendação ao Poder Executivo Municipal para que anule o processo licitatório, no prazo de dez dias, e todos os atos decorrentes dele.

De acordo com a recomendação, a primeira data escolhida para o pregão foi dia 31 de dezembro de 2013, considerado ponto facultativo na cidade, o que limitou várias empresas de participar, pois se encontravam envolvidas nas festas de fim de ano. No entanto, a licitação não ocorreu na data prevista em virtude da ausência da pregoeira, sendo remarcada para o dia 15 de janeiro deste ano. A remarcação foi feita sem a devida divulgação, o que desrespeita a Lei Federal nº 8.666/1993.

O promotor de Justiça Mário Gomes de Barros apurou, ainda, ilegalidades na escolha das empresas vencedoras, assim como na desclassificação das demais. Além disso, o objetivo da licitação foi a contratação de show de artistas e bandas, o que não se enquadra na categoria serviço comum e, por isso, não poderia ser objeto de contratação pela modalidade pregão.

MPPE

Receita reabre amanhã sistema para receber declarações atrasadas do IR


A Receita Federal reabre amanhã (2) o sistema para envio de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2013 para os contribuintes que não entregaram o formulário no prazo, que terminou ontem (30). Um total de 26.883.633 contribuintes enviaram a declaração este ano, número pouco abaixo da estimativa da Receita, que esperava receber 27 milhões de formulários.

Quem não enviou o documento dentro do prazo terá que pagar multa de R$ 165,74 ou 1% do imposto devido por mês de atraso, até atingir o valor máximo de 20% do imposto devido.

O programa gerador de declarações está fora do ar e voltará a funcionar às 8h de amanhã (2) na página da Receita na internet. Quem já havia baixado o aplicativo no computador não terá que instalar novamente o programa, que já está atualizado para cálculo da multa e para impressão da guia de pagamento para quem entregar com atraso.

O envio de declarações atrasada não poderá ser feito por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, porque os aplicativos não permitem o preenchimento de declarações retificadoras nessa plataforma.

Banco da Terra: Câmara dos Deputados aprova PLP da Sucessão Rural


O Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, CONTAG, Federações dos Trabalhadores na Agricultura, FETAGs e Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, STTRs) encerrou a noite desta terça-feira, 22 de abril, com uma grande conquista para a categoria trabalhadora rural. Foi aprovado na Câmara dos Deputados, por 304 votos, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 362/2006, que “altera dispositivo da Lei Complementar nº 93, de 4 de fevereiro de 1998, que institui o Fundo de Terras e da Reforma Agrária – Banco da Terra – e dá outras providências”.

Com esta aprovação, diversos problemas enfrentados há anos na compra de terras por herdeiros poderão ser solucionados. Até então, a legislação brasileira impedia que herdeiros pudessem obter financiamento público para aquisição da fração de outros herdeiros que não possuíam condições ou interesse na manutenção do imóvel herdado, resultando na fragmentação da propriedade com a venda para terceiros. “Com o PLP 362 aprovado, a nossa expectativa é de avançar no Programa Nacional de Crédito Fundiário”, disse Zenildo Xavier, secretário de Política Agrária da CONTAG.

No 1º de Maio da CUT e da Fetape, Armando defende a qualificação dos trabalhadores e o apoio à agricultura familiar


Saudado com festa e como futuro governador de Pernambuco por mais mil trabalhadoras e trabalhadores rurais de diversos municípios do Agreste, durante a festa de 1º de Maio promovida pela CUT e Fetape, em Limoeiro, o senador Armando Monteiro ressaltou seu compromisso em defesa dos pequenos produtores rurais, da agricultura familiar e da qualificação profissional dos trabalhadores pernambucanos.

"Hoje é um dia de celebração pelas conquistas que tivemos ao longo do tempo, mas é também dia de renovar nossos compromissos. Tenho uma longa história de lutas pelas micro e pequenas empresas, e o microempresário da agricultura é sobretudo aquele que faz a agricultura familiar", disse Armando.

Acompanhado do presidente da Fetape (Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Pernambuco), Doriel Barros, do senador Humberto Costa e de lideranças da região, Armando defendeu o legado do ex-presidente Lula, principalmente os avanços sociais no campo e nas cidades, e alertou para a importância da reeleição da presidenta Dilma. “Este projeto desenhado no Brasil, cujo rumo foi definido pelo ex-presidente Lula, tem que continuar. Não vamos jogar fora as conquistas que já temos".

Novo cadastro de adolescentes em conflito com a lei está disponível


O novo Cadastro Nacional de Adolescentes em Conflito com a Lei (CNACL) está disponível a partir de hoje (1º) para juízes que atuam nas Varas de Infância e Juventude de todos os tribunais. Com o novo sistema, os magistrados deverão cadastrar os dados dos adolescentes em conflito com a lei. Com a medida, o Judiciário passará a contar com informações seguras e abrangentes sobre os adolescentes.

Com o novo sistema, os magistrados deverão incluir nome dos jovens; data de nascimento; data de entrada no sistema penitenciário, número de internações provisórias e definitivas ocorridas, além do tipo de infração cometida. Atualmente, o Judiciário não tem dados globais sobre adolescentes em conflito com a lei.

Agência Brasil

Petrolândia: Ainda há vagas para o curso gratuito de Revestimento de Cerâmica do SENAI, com início previsto para 6 de maio

O curso gratuito destina-se ao público em geral e aos profissionais da construção civil. Turmas à tarde e à noite. Garanta sua vaga e obtenha uma qualificação profissional para aumentar a sua renda ou para fazer, você mesmo(a), reformas e consertos em sua residência, ou aplique a técnica para criar mosaicos artesanais.

As pessoas interessadas em fazer um curso que garante colocação imediata no mercado de trabalho podem se inscrever no Curso de Aplicador de Revestimento Cerâmico, oferecido em Petrolândia pela Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o SENAI. 

O curso com 160 horas-aula é gratuito e recebe inscrições até a próxima segunda-feira, dia 5. São oferecidas vagas em duas turmas, uma de manhã outra à tarde. O local de realização é a Casa das Juventudes, próximo à Praça da Matriz, no centro da cidade. O único pré-requisito para inscrever-se é ser maior de 18 anos. Não é preciso ter conhecimentos na área da construção civil. Os participantes recebem certificado de conclusão do SENAI, uma das instituições de referência em cursos profissionalizantes no país.

As inscrições estão sendo realizadas na sede da SEDETUR-Secretaria de Desenvolvimento e Turismo de Petrolândia, no primeiro andar do Cartório de Notas, na esquina da rua Dom Pedro II com Av. Auspício Valgueiro Barros, centro de Petrolândia. O horário de funcionamento é das 7h30 às 13h30. 

O Curso de Aplicador de Revestimento Cerâmico destina-se à qualificação e aperfeiçoamento profissional, e tem como público-alvo profissionais da construção civil e público em geral. Os objetivos esperados do participante, ao final do curso, são planejar e preparar o local de trabalho estabelecendo pontos de referência executando e aplicando os revestimentos cerâmicos em paredes, pavimentos, muros e outras partes de edificações, com segurança, qualidade e economia, seguindo as especificações, as normas e os prazos estabelecidos em projeto.

Aproveite esta oportunidade ímpar aprender uma profissão ou aperfeiçoar-se em sua área, ou participe para aprender técnicas que podem ser usadas no seu dia a dia, como em consertos e reformas em sua própria residência, ou até mesmo para artesanato, com a construção de mosaicos artísticos.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: SEDETUR Petrolândia

Fernando Bezerra Coelho apoia proposta de criar novo polo industrial no Agreste

Fotos: Roberto Pereira

O pré-candidato ao Senado pela Frente Popular de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho (PSB), garantiu apoiar a proposta de implantar um Distrito Industrial no Agreste Meridional. A ideia foi apresentada nesta quarta-feira (01) ao pré-candidato ao governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), durante visita ao município de Cupira. “O prefeito Sandoval Luna nos trouxe este projeto, que agora queremos desenvolver. A região tem potencial, especialmente para a indústria têxtil, vamos trabalhar para criar as condições de transformar em realidade”, afirmou Paulo, ao lado do vice, Raul Henry (PMDB).

Fernando Bezerra lembrou que para tocar um projeto desta natureza serão necessários recursos e parcerias, além da capacidade de atrair empresas privadas. “Este tipo de investimento gera muitos empregos com qualidade, mas para isto precisamos também preparar a mão de obra. Queremos que estas oportunidades sejam aproveitadas pelos filhos da região”, disse Fernando Bezerra. Ele destacou ainda o investimento de R$ 50 milhões realizado na barragem de Panelas, que terá a capacidade de acumular até 25 milhões de m³ de água.

Deputado estadual Maviael Cavalcanti (DEM-PE) anuncia que vai deixar a vida pública


O deputado Maviael Cavalcanti, do Democratas, anunciou, nesta quarta (30 de abril), que desistiu de se candidatar a um novo mandato nas eleições de outubro de 2014. Dizendo-se decepcionado com a política brasileira, o parlamentar lamentou a corrupção no País e ressaltou que, na sua carreira, sempre buscou melhorias para o Estado.

Na opinião do democrata, o Brasil vive um momento desenfreado de corrupção. Para o deputado, as irregularidades vêm atrapalhando o desenvolvimento da política séria no País.

O parlamentar ainda salientou que assumiu a Assembleia com a intenção de trabalhar pelo povo. Vários deputados comentaram a decisão de Maviael Cavalcanti de deixar a política, avaliando que o democrata deveria refletir mais sobre a iniciativa. 

Terezinha Nunes, Daniel Coelho, Antônio Moraes, do PSDB, Raimundo Pimentel, Adalto Santos, Diogo Moraes, André Campos, Ângelo Ferreira e Raquel Lyra, do PSB, ressaltaram a postura ética e coerente de Maviael ao longo de mais de 40 anos de vida pública.

Augusto César e Sílvio Costa Filho, do PTB, Teresa Leitão, Sérgio Leite e Odacy Amorim, do PT, Alberto Feitosa, do PR, além de Rodrigo Novaes, do PSD, Zé Maurício, do PP, e Eriberto Medeiros, do PTC, também elogiaram a trajetória de Maviael Cavalcanti.

Assembleia Legislativa de Pernambuco

Ssenador Humberto Costa participa de ato pelo Dia do Trabalho em Limoeiro


Neste Dia do Trabalhador, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, participou de ato, pela manhã, em comemoração da data, no município de Limoeiro. O petista esteve junto com o pré-candidato ao Governo do Estado, Armando Monteiro (PTB), no evento do Polo Sindical do Agreste. O encontro, que foi promovido pela CUT e a Fetape, reuniu trabalhadores de toda a região.

Na ocasião, o senador Humberto Costa (PT) defendeu a continuidade do processo de mudanças em Pernambuco. “Com Lula e com Dilma Pernambuco mudou muito, mas tem muito mais para avançar. Tenho certeza que Armando, tem condições de acelerar as mudanças”, avaliou o senador.

O petista também fez questão de lembrar a importância da data. “Comemoramos hoje a emancipação dos trabalhadores do mundo inteiro, mas hoje é também um dia de luta, onde temos que preservar as conquistas que nós tivemos, mas também reafirmar o nosso compromisso com outras conquistas e com uma sociedade melhor e mais justa. É por isso que estamos aqui hoje”, disse o senador no evento.

Inscrições para Prêmio Saraiva de Literatura e Música terminam no dia 31 deste mês


Já pensou em publicar um livro pela Saraiva ou ter o seu trabalho musical distribuído em todas as lojas da rede? Participe e concorra a esses e outros prêmios.

Literatura
Inscreva o seu trabalho literário inédito em uma das três categorias:
- Literatura adulta (romance);
- Literatura Juvenil (crônica);
- Literatura Infantil (poesia).

Os três finalistas de cada categoria serão publicados pela Saraiva e o 1º lugar de cada categoria ainda receberá R$ 20 mil!

Música
Aberto para artistas solo e bandas com trabalho autoral. O participante precisa ter gravado um álbum com composições próprias. E a Saraiva se encarrega da tiragem e da distribuição dos três melhores álbuns em todas as lojas da rede. O vencedor também receberá R$ 20 mil!

Uma curadoria especializada elegerá os finalistas de cada categoria, e os vencedores serão anunciados em uma grande cerimônia em novembro.Participe do Prêmio Saraiva! As inscrições estão abertas até o dia 31 de maio no link www.premiosaraiva.com.br/#premio

Os três finalistas de cada categoria serão publicados pela Saraiva. O primeiro lugar de cada categoria ainda receberá R$ 20 mil reais.

Saraiva 
Agradecimentos a Ricardo Souza

Pimentel deve ser o relator da CPI da Petrobras, afirma Humberto Costa


O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), afirmou nesta quarta-feira (30) que o senador José Pimentel (PT-CE), líder do governo no Congresso Nacional, deverá ser o indicado para assumir a relatoria da CPI da Petrobras no Senado.

Segundo Humberto, a bancada na Casa já debateu o assunto, mas a questão só será fechada definitivamente na próxima terça-feira (6), data em que o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) prometeu instaurar a Comissão Parlamentar de Inquérito.

O PT foi o primeiro partido a indicar parlamentares para compor a CPI: além de Humberto e Pimentel, Anibal Diniz (AC) vai integrar o colegiado. Vanessa Graziottin (PCdoB-AM) e Acir Gurgacz (PDT-RO) também participarão da CPI como representantes do Bloco de Apoio ao Governo.

Fernando Bezerra Coelho participa de ato evangélico em Jaboatão

 Fotos: Roberto Pereira

O pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco ao Senado, Fernando Bezerra Coelho (PSB), participou na manhã desta quarta-feira (1º) do Congresso de Células da Igreja Quadrangular, realizado em Jaboatão dos Guararapes. Fernando participou ao ato, que reuniu mais de 2.500 fiéis, ao lado do pré-candidato ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB).

“Percebemos, durante os cânticos e orações, que aqui há homens e mulheres muito animados, com fé e esperança no futuro. Isto é bom, porque sabemos que estamos de fato trabalhando para construir um amanhã cada vez melhor”, afirmou Fernando Bezerra. Ele destacou o crescimento da Quadrangular, que conta com mais de cem igrejas em Pernambuco e quase 7 milhões de fiéis no Brasil.

Ainda pela manhã, Fernando Bezerra e Paulo Câmara seguem para Cupira, onde participam de reunião com o prefeito Sandoval Luna (PDT). À tarde eles seguem para Panelas e acompanham a tradicional Corrida do Jerico, ao lado do prefeito Sérgio Miranda (PTB).

Assessoria de Imprensa de Fernando Bezerra Coelho

Receita admite erro e anuncia que bebidas aumentarão mais que o esperado


Um dia depois de anunciar aumento de tributação sobre as bebidas frias (cervejas, refrigerantes, isotônicos e refrescos), a Receita Federal admitiu erro de divulgação nas tabelas e confirmou que o impacto para o consumidor será maior do que o previsto. Em nota oficial, o órgão informou que os preços subirão, em média, 2,25% para o consumidor final, e não 1,3% como divulgado na terça-feira (29).

A tabela com a atualização dos preços de referência, usados para calcular o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o PIS/Cofins das bebidas, foi publicada hoje (30) no Diário Oficial da União com números diferentes dos divulgados ontem aos jornalistas. Depois de questionamentos ao longo do dia, a Receita esclareceu que os números que saíram no Diário Oficial são os corretos.

No comunicado, a Receita admitiu que os números foram ajustados e que houve erros na divulgação das tabelas. “A Receita Federal esclarece que foram constatadas inconsistências nas informações divulgadas à imprensa acerca dos valores de bebidas frias. Após ajustes na planilha divulgada, o montante de variação dos preços estimados no varejo aos consumidores poderá ser até 2,25%, em média, e não 1,3%”, esclareceu o texto.

As novas tabelas com os preços das bebidas só entrarão em vigor em junho. Ao anunciar o reajuste das tabelas ontem à noite, o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, informou que o aumento de tributos renderia R$ 1,5 bilhão a mais para o governo neste ano. Segundo o órgão, a previsão está mantida.

Petrolândia: Proposta Pedagógica de Educação Infantil da rede municipal é debatida por gestores e coordenadores

Bernadete Matias, Orientadora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Orientadora de Educação Infantil, Bernadete Matias, reuniu-se com os Coordenadores do ensino de Educação Infantil, Gerentes de Núcleos do Espaço Rural, para socializarem a Proposta Curricular. A proposta finalizada foi entregue aos gestores das Escolas do Municipio, depois de várias atividades sistematizadas com o grupo.

Para realização desse projeto, que teve o apoio incondicional da Secretária de Educação, Araci Fernandes Barbosa, a culminância do trabalho teve vários momentos de confraternização, apresentação de vídeos, músicas e sorteios.

Para ver mais fotos, clique aqui>Proposta Curricular Educação Infantil

Bernadete Matias/Secretaria Municipal de Educação

Liderança do PSB em Panelas defende apoio a Armando Monteiro


O senador e pré-candidato ao Governo do Estado, Armando Monteiro (PTB), recebe nesta quinta-feira (1º) o apoio do ex-candidato a prefeito de Panelas, Lourival de Lucena, o Lourinho, do PSB. Armando vai até o município para prestigiar o tradicional Festival Nacional de Jericos de Panelas.

No município, Lourinho estará ao lado de seu grupo político, que também irá declarar apoio a Armando. Dentre as lideranças, estão os vereadores Adelson Cícero (PSD), Quitéria Lucena (PR) e Valdemir Soares (PP). Também apoia Armando no município o vereador Edson Rufino, do PT.

Lourinho explica que a experiência e o reconhecimento ao trabalho realizado são os dois principais motivos que o fizeram optar por Armando. “Pernambuco conhece Armando. Ele tem uma história política, é ético, diferenciado. Ele tem referenciais de credibilidade e confiabilidade. É um homem sério, é preparado, tem história, não foi tirado do bolso, foi apresentado à população”, define o socialista.

Ainda segundo Lourinho, Armando é quem poderá enfrentar um dos desafios que Poção e o Agreste ainda possuem: o problema do abastecimento de água na região. “Nosso município ainda padece com a falta d’água e Armando é quem tem a melhor visão de como enfrentar esta situação”, reforça.

Assessoria de Imprensa do Senador Armando Monteiro

Petrolândia: PROCURA-SE cão pinscher desaparecido na Quadra CS


A senhora Natividade, conhecida por Dade, residente na rua Artur Vieira Lima, Quadra CS de Petrolândia, está à procura de seu cão, de raça pinscher, de pelagem preta.

O cachorro, que atende pelo nome de Scooby, desapareceu da sua residência na manhã desta quinta-feira (1º).

Quem tiver informações sobre o paradeiro do animal, por favor, entrar em contato através do celular: (87) 9924-8531 ou 9615-6425.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Natividade

Rodrigo Novaes fala do apoio de vereadores de Petrolândia à sua reeleição e analisa cenário eleitoral, em entrevista ao Blog de Assis Ramalho

''Todos que fazem política sonham em um dia ser prefeito de sua cidade. Eu tenho que admitir que a gente sonha em um dia disputar a eleição para ser prefeito de Floresta, mas o momento não é agora, não é em 2016, é lá adiante, lá na frente''.

Na sexta-feira passada (25), o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD-PE) esteve no município de Petrolândia, para encontros com vereadores e lideranças políticas, além de fazer visita aos feirantes do Mercado Público, e a produtores do Sítio Umbuzeirão. Na ocasião, o deputado recebeu a garantia de apoio à sua reeleição de cinco vereadores: Fabiano Marques (presidente da Câmara), Carlinhos, Noca, Zé Pezão e Rogério Novaes.

Na oportunidade, Assis Ramalho entrevistou Rodrigo Novaes. O parlamentar falou da importância do acordo firmado com os vereadores e também sobre as próximas eleições de 2014 e 2016.

Perguntado se um dia pretende ser prefeito de Floresta, sua cidade natal, ele diz que tem esse sonho, mas que é para um futuro mais adiante. Acompanhe a entrevista, na integra, concedida pelo deputado à nossa reportagem:

Qual avaliação o deputado faz do dia de hoje, aqui em Petrolândia, onde teve encontro com vereadores, com lideranças políticas do município, fez visita aos feirantes do Mercado Público, e se encontrou com produtores rurais, aqui no Sítio Umbuzeirão. Enfim, o dia foi proveitoso?

Rodrigo Novaes: Assis, eu posso dizer que o dia foi muito bom. A gente pode visitar os amigos e participar de eventos e reuniões, e pra mim é uma satisfação de poder procurar conhecer mais amigos, se envolver cada vez mais com problemas do município, e tentar de alguma forma encaminhar, em busca de soluções. Hoje, foi um dia importante, onde reunimos esse novo grupo que se compõe ao lado do nosso querido amigo, pré-candidato a deputado federal, Zeca Cavalcanti (PTB), ex-prefeito de Arcoverde. Então, foi uma troca de experiências e de ideias muito importante, e a gente começa a desenhar uma caminhada muito próxima para esse grupo político e para o município de Petrolândia.

O apoio de cinco vereadores, entre eles o presidente da Câmara, lhe fortalece ainda mais, aqui no município?

Rodrigo Novaes: Sem dúvidas. A gente vem fazendo um trabalho em Petrolândia, um trabalho com muita dedicação, sempre procurando manter sintonia com as pessoas, e esse grupo foi extremamente reforçado com a presença dos amigos vereadores Noca, Fabiano, Zé pezão e Carlinhos. Todos são pessoas que me estimam, são políticos experientes, que misturam compromissos com a sua cidade. Pra mim é uma honra, Assis, poder contar com o apoio destes vereadores, além do vereador Jorge, que não me apoia, mas é meu amigo pessoal, é uma figura extremamente querida, é gente que eu admiro demais, e pra mim é uma honra poder fazer política em Petrolândia, ao lado dessas pessoas. A gente começa, Assis, a juntar pessoas a partir de ideias, e o que uniu essas pessoas em torno de um grupo político foi justamente o nosso sentimento de que Petrolândia precisa melhorar, e que as pessoas precisam viver de uma maneira mais justa e motivadas por um futuro mais próximo pra essa gente. Então, todos enxergam uma oportunidade de, em 2016, a gente poder caminhar aqui de uma maneira diferente, com uma gestão que possa estar antenada, junto com as pessoas, que possa administrar o município com humildade. E isso passa por 2014, com o nosso compromisso, o reconhecimento deste grupo, em razão do nosso trabalho que a gente desenvolveu e da competência política e administrativa que já demonstrou o nosso amigo Zeca Cavalcanti. Então, alinhados esses valores, junto com os vereadores Rogerinho e o vereador Jorge, a gente vai caminhar junto com esse grupo de seis vereadores em busca de um futuro mais próximo, mais justo para o povo de Petrolândia, que é o que esse povo merece. É um povo trabalhador, em uma cidade com riquezas naturais de espantar, com um lago lindo, com projetos de irrigação, com água em abundância, gente trabalhadora, terra de qualidade, um comércio pujante, quer dizer, tem tudo para ser uma cidade que desponte na região, assim como foi Petrolina. Então, é isso que a gente busca, e a gente sonha alto, a gente sonha com uma Petrolândia desenvolvida, e com a sua gente vivendo com qualidade.

Rodrigo, no ano passado, você comandou uma audiência pública no Icó Mandantes buscando melhorias para os produtores daquela região e, na oportunidade, em entrevista ao Blog de Assis Ramalho, você dizia que um dos objetivos principais era afastar a empresa Hidrosondas, por não estar prestando bons serviços de manutenção ao produtores daquela região. Ao  que parece, deu resultado, pois a empresa foi afastada e substituída por uma outra.

Rodrigo Novaes: Pois é Assis, bem lembrado. A gente trouxe aqui, pela primeira vez, a Comissão de Agricultura (da Assembleia Legislativa de Pernambuco) ao município de Petrolândia, onde pudemos trazer a presença de quatro deputados estaduais, e isso repercutiu no Recife. Lá, nós fomos para a tribuna, fizemos um grande expediente tratando sobre o assunto do problema aqui de Petrolândia, no Projeto Icó Mandantes. Fizemos contato com Brasília, com a Codevasf, mostramos o problema que os agricultores da região estavam enfrentando, e logo eles notificaram a Hidrosondas, e rescindiram o contrato, e uma outra empresa foi colocada no seu lugar. Há quem diga que aquela audiência não surtiu efeito nenhum, mas são pessoas que certamente desconhecem o trabalho que foi feito, desconhecem os problemas que envolvem a nossa comunidade. Mas houve resultado concreto e importante, e as pessoas estão satisfeitas, graças a Deus. E se a Plena (empresa que substituiu a Hidrosondas) não estiver cumprindo com o seu papel, a gente também vai repetir as ações, porque a empresa tem que funcionar direito, não tem que funcionar mais ou menos. Tem que funcionar na assistência técnica, na manutenção do sistema, para que as pessoas possam produzir, possam vender o seu produto e possam viver com tranquilidade, porque é isso que a gente busca.

Há pouco tempo, você tocou no assunto das eleições municipais de 2016, e ninguém pode negar que todos estão trabalhando para as eleições deste ano, mas ao mesmo tempo, todos estão de olho nas eleições de 2016. Não sei se alguém já lhe fez essa pergunta, mas se não fizeram eu vou fazer: não passa pela sua cabeça ser prefeito de Floresta, sua terra natal? Eu pergunto isso me baseando no fato de que você foi vice da prefeita Rorró no seu primeiro mandato, saindo dois anos depois para concorrer e ganhou a eleição de deputado estadual em 2010. Em 2016, a prefeita Rorró não mais poderá ser candidata, pois já terá cumprido o seu segundo mandato consecutivo. Você não pensa em ser candidato a prefeito de Floresta em 2016?

Rodrigo Novaes: Assis, eu acho que todos que fazem política sonham em um dia ser prefeito de sua cidade. Eu tenho que admitir que a gente sonha em um dia disputar a eleição para ser prefeito de Floresta. Mas isso não é um projeto de agora. Agora, eu quero me reeleger, se Deus quiser, com o apoio do povo, e poder travar uma luta que só está começando, porque eu tenho um compromisso muito grande com o povo. Na hora em que eu for prefeito de Floresta, aí atrapalha o compromisso que eu tenho com Petrolândia, com Tacaratu, com Jatobá, com Inajá, com Manari, e todos os outros municípios onde a gente atua. Então, eu tenho um compromisso muito sério com essas pessoas e eu não posso quebrar esse compromisso. Eu vou continuar firme, lutando, para que a gente possa fazer com que o Sertão do São Francisco, o Sertão do Moxotó, o Sertão de Itaparica, possam se desenvolver. Então, sobre a sua pergunta, é um sonho que eu tenho, eu guardo dentro de mim, e espero o momento certo, que não é agora, não é em 2016. É lá adiante, lá na frente.

Ser candidato a prefeito de Floresta em 2016 está totalmente descartado?

Rodrigo Novaes: Vamos lutar pela reeleição, cumprir os quatro anos de mandatos, para poder em 2016 estar aqui, subir no palanque de Petrolândia, para que a gente possa desenhar um futuro diferente com a eleição de um grupo que se mostra diferente, que se propõe a ser um grupo legitimado e próximo das pessoas, um grupo que possa exatamente representar os anseios dessa comunidade. Que as pessoas possam confiar, uma gestão transparente, uma gestão humilde, próxima das pessoas e voltada para o desenvolvimento de Petrolândia. Então, o meu papel em 2016 vai ser esse, de ajudar a região, de eleger palanques que eu entenda que possam oferecer o melhor para esses municípios.

Mais uma vez obrigado por atender à nossa reportagem, e deixo aqui o espaço para que você possa fazer suas considerações finais desta entrevista.

Rodrigo Novaes: Assis, eu quero lhe agradecer mais uma vez, por mais essa oportunidade dada por você, por você sempre fazer essa recepção agradável conosco, por sempre acompanhar o nosso trabalho, você que está desde cedo da manhã conosco, e mandar o meu abraço carinhoso a todo o povo de Petrolândia, e dizer que eu estou muito animado, que eu estou muito feliz com o que eu tenho escutado, com o olhar das pessoas, com a atenção que as pessoas têm à gente e às nossas ideias. Isso me anima muito, e eu devo muito isso, Assis, aqui em Petrolândia ao seu Blog, que sempre ajudou a divulgar as nossas ações, sempre ajudou a gente poder mostrar o que temos feito, e isso tem gerado uma repercussão muito positiva do nosso mandato. Então, eu quero lhe agradecer pelo seu trabalho, e lhe parabenizar mais uma vez, e dizer ao povo de Petrolândia que eu continuo às ordens, e afirmo o meu compromisso com esse povo. Muito obrigado.

Redação do Blog de Assis Ramalho

20 anos depois da morte, o mundo recorda Ayrton Senna; piloto ainda é o mais comentado no Brasil


Vinte anos depois da sua morte, há muito que foram batidos os recordes em pista do piloto de fórmula 1 brasileiro Ayrton Senna, mas o Mundo ainda recorda o carisma de um jovem prodígio que se transformou em ícone.

A 01 de maio de 1994, faz 20 anos na quinta-feira, Ayton Senna da Silva morreu em corrida, no circuito italiano de Imola, quando o seu Williams-Renault embateu violentamente nos muros da curva Tamburello.

No culminar de um fim de semana negro (o piloto austríaco Roland Ratzenberger tinha morrido 25 horas antes num acidente nos testes livres), o Mundo assistiu, em direto pela televisão, à saída de pista do Williams-Renault, ao inevitável embate e, por fim, ao célebre capacete amarelo e verde tombado para o lado, imóvel por longos segundos.

Numa fração de segundo acabava-se o percurso de um piloto que disputou 161 grandes prémios (entre 1984 e 1994), dos quais ganhou 41, fez 65 "pole positions", 80 pódios e que liderou em quase 3.000 voltas.

Quadrilha de assaltantes de bancos é presa no município de Paulo Afonso-BA



Entre os nove presos durante a operação, está um policial civil da Bahia. As investigações comprovam que entre as ações recentes estão os assaltos a banco nos municípios de Piranhas (AL), Jatobá (PE) e Canudos (BA),

A delegada Ana Luíza Nogueira, diretora do Departamento de Polícia Judiciária da Área 1, divulgou, na tarde desta quarta-feira (30), o balanço da operação denominada de Divisas, deflagrada pela Polícia Civil e Grupo de Combate a Operações Criminosas (Gecoc), do Ministério Público, e que prendeu nove acusados de envolvimento em assaltos a banco em quatro estados.

Entre os nove presos durante a operação, está o policial civil da Bahia, Edjair Ferreira Nogueira. As investigações revelam que o investigador era o responsável pelo fornecimento de munições que eram usadas pela quadrilha nos assaltos a banco praticados nos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe.

Segundo a delegada Ana Luíza, as investigações apontam ainda que a quadrilha era coordenada por Josélio Lúcio Ramos, responsável por arregimentar os outros integrantes do bando e de comandar diretamente os ataques às agências bancárias. “O outro líder da organização criminosa era um detento conhecido por Sirone, que está recolhido no Sistema Prisional baiano, e ainda sim teve a prisão decretada pelos juízes da 17ª Vara Criminal”, explicou.

Também foram presos durante a Operação Divisas: Valdevânio Monteiro dos Santos, Vanderlan Monteiro Melo, Valdemir Lopes da Silva, José Carlos Xavier de Souza, José Ronilson da Silva e Jeferson Barros Acácio, além de um nono preso cujo nome ainda será divulgado.

Além dos presos, também foram apreendidos 56 coletes à prova de balas; várias armas, entre elas pistolas, espingardas calibre 12 e revólveres; farta quantidade de munição; drogas (maconha e crack); balanças de precisão e rádios comunicadores, que eram usados pelos integrantes das quadrilhas.

“O grupo foi preso no momento em que estava reunido para planejar um novo assalto. As investigações comprovam que entre as ações recentes estão os assaltos a banco nos municípios de Piranhas (AL), Jatobá (PE) e Canudos (BA), este último, inclusive, com reféns”, afirmou a delegada Ana Luíza, que está apoiando as investigações de combate a assaltos a banco por determinação do delegado geral Carlos Reis.

A Operação Divisas

Duas apostas de Ribeirão Preto (SP) dividem R$ 22 milhões da Mega-Sena; confira resultdo dos sorteios das loterias da caixa nesta quarta-feira(30)


Duas apostas de Ribeirão Preto (SP) acertaram as seis dezenas do concurso 1.595 da Mega-Sena, que foi realizado na noite desta quarta-feira (30), e levaram R$ 10,9 milhões cada. Os números sorteados foram: 02 - 05 - 08 - 42 - 46 - 59.

Ao todo, 236 pessoas acertaram a quina e receberão R$ 11.738,12 cada. Já na quadra, 12.387 apostadores ganharão o prêmio de R$ 319,48. 


>Confira resultados da Loteria Federal, da Quina, da Loteca e outros sorteios em UOL Notícias

Charge do dia: É preciso rir pra não chorar


Confira resultados de quarta-feira na Libertadores, Copa do Brasil e estaduais com crônica tabela e lances em vídeo

 
Valente, Cruzeiro derrota o Cerro Porteño no Paraguai e avança às quartas de final.
Clube celeste fez 2 a 0 fora de casa, com gols de Dedé e Dagoberto; adversário na próxima fase é o San Lorenzo, que eliminou o Grêmio nos pênaltis, em Porto Alegre

América-RN levanta o título potiguar e Coruripe é o campeão alagoano. Cruzeiro avança e Grêmio dá adeus na Taça Libertadores, e Vasco vence de virada na Copa do Brasil. Confira todos os resultados dos jogos desta quarta-feira(30), com crônica, tabela e lances em vídeo.


Por GloboEsporte.comRio de Janeiro

TAÇA LIBERTADORES 2014 (OITAVAS DE FINAL - JOGOS DE VOLTA)

Unión Española-CHI 0 x 1 Arsenal de Sarandí-ARG* (ida: 0 x 0) CRÔNICA
Cerro Porteño-PAR 0 x 2 Cruzeiro* (ida: 1 x 1) CRÔNICA
Grêmio 1 x 0 San Lorenzo-ARG* (ida: 0 x 1) - nos pênaltis: 2 x 4 CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
*Cruzeiro, San Lorenzo e Arsenal de Sarandí avançam para as quartas de final.

COPA DO BRASIL 2014 (SEGUNDA FASE - JOGOS DE IDA)

Caldense-MG 0 x 2 Coritiba* CRÔNICA
Nacional-AM 0 x 3 Corinthians* CRÔNICA / VÍDEO
Treze 1 x 2 Vasco CRÔNICA / VÍDEO
(PRIMEIRA FASE - JOGOS DE IDA E VOLTA)
Bahia* 2 x 0 Villa Nova-MG (ida: 1 x 1) CRÔNICA / VÍDEO
Parnahyba-PI 0 x 1 Ceará CRÔNICA / VÍDEO
VEJA A TABELA COMPLETA
*Corinthians e Coritiba passam para a terceira fase, e Bahia avança para a segunda fase.

CAMPEONATO POTIGUAR 2014 (FINAL - JOGO DE VOLTA)
América-RN* 0 x 0 Globo FC (ida: 2 x 1) CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
*AMÉRICA-RN É CAMPEÃO POTIGUAR 2014!

CAMPEONATO PARAIBANO 2014 (SEGUNDO TURNO - 13ª RODADA)
Botafogo-PB 5 x 0 CSP CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA

CAMPEONATO ALAGOANO 2014 (FINAL - JOGO DE VOLTA)
CRB 0 x 0 Coruripe* (ida: 1 x 2) CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
*CORURIPE É CAMPEÃO ALAGOANO 2014!

CAMPEONATO SERGIPANO 2014 (SEGUNDA FASE - 15ª RODADA)
Coritiba-SE 0 x 1 Estanciano CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
*Estanciano garante a sua classificação para a semifinal.

CAMPEONATO BRASILIENSE 2014 (SEMIFINAL - JOGO DE VOLTA)
Luziânia* 1 x 1 Sobradinho (ida: 0 x 0) CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
*Luziânia garante vaga na decisão do campeonato.

CAMPEONATO CAPIXABA 2014 (PRIMEIRA FASE - 16ª RODADA)

Desportiva Ferroviária 2 x 0 Castelo CRÔNICA / VÍDEO
Real Noroeste 1 x 2 Linhares CRÔNICA
São Mateus 4 x 0 Estrela do Norte CRÔNICA
Conilon 0 x 3 Vitória-ES - W.O. -
VEJA A TABELA COMPLETA
*Linhares e São Mateus estão garantidos na semifinal.