quinta-feira, dezembro 20, 2012

Petrolândia: Contagem regressiva para inauguração do primeiro catamarã da cidade

Fotos: Assis Ramalho
Erivaldo Costa: prestes a realizar seu sonho 
de construir um catamarã
Petrolândia, no Sertão pernambucano, aguarda ansiosamente a conclusão da construção do catamarã "Costa do Velho Chico". A inauguração da embarcação deverá ocorrer em breve, quando será lançada ao Lago de Itaparica, formado pelo represamento das águas do rio São Francisco para a Usina Luiz Gonzaga, em Jatobá.

A iniciativa de investir no primeiro catamarã de Petrolândia é do empresário Erivaldo Costa, apostando no amplo e inexplorado potencial turístico em nossa região. 

Na manhã desta terça-feira (18), a reportagem do Blog de Assis Ramalho visitou o local onde está sendo construído o catamarã, próximo à Hidrosondas, e conversou com Erivaldo, proprietário da embarcação. Ele  falou dos seus planos e do seu otimismo com relação à tão sonhada inauguração.

Perguntado sobre como surgiu a ideia de construir um catamarã, Erivaldo afirmou que nunca andou em um catamarã. Tudo começou quando, certo dia, estava fazendo um passeio de barco pelas águas do São Francisco e a ideia surgiu de repente, do nada. Disse ele: "Pra falar a verdade, Assis, eu nunca andei em um catamarã. Só conheço por imagens de TV e por fotografia. Mas um certo dia eu fazia um passeio pelas águas do rio São Francisco, em um barco, e aí pintou a ideia de fazer um catamarã. Depois disso, eu consultei um engenheiro e um projetista, e daí fomos até à Marinha, para receber a liberação e saber todos os detalhes necessários. Logo após, demos o início a esse lindo projeto que você está vendo aí", disse.

De fato, o projeto é lindo. O catamarã está sendo construído há aproximadamente um ano, por uma equipe que tem uma média de dez funcionários trabalhando diariamente. A previsão de inauguração é entre os meses de março a abril de 2013.

Entretanto, Erivaldo afirma que para a embarcação entrar em operação é preciso a construção de um ancoradouro, que é o ponto de embarque e desembarque de passageiros para os passeios. Ele afirma que a Prefeitura de Petrolândia se prontificou a construir essa estrutura. "O prefeito Lourival Simões disse que isso não será problema e se prontificou a construir o píer, que será instalado na orla fluvial da cidade. O píer é uma passarela sobre a água, suportada por largas estacas ou pilares."

Sobre a quantidade de pessoas que o catamarã poderá transportar em uma viagem, Erivaldo disse que esses números vão ser determinados pela Marinha. "Nós calculamos que que essa quantidade ficará entre 100 a 120 pessoas por passeio. Mas quem vai determinar mesmo é a Marinha, que irá fazer a vistoria de liberação logo após a gente concluir a construção do catamarã".

Erivaldo afirmou que a construção do catamarã. que mede 105 metros quadrados, sendo 15 de comprimento por 7 de largura, está sendo o maior investimento de sua vida, mas que não tem dúvidas de que o retorno será garantido. "Na verdade, as despesas são grandes. Eu tive até mesmo que me desfazer de alguns bens para investir neste catamarã. Mas eu sei que é algo que me vai dar um retorno muito bom. Para que você tenha uma ideia, Assis, se eu gastar, por exemplo, 1 milhão de reais, e logo após eu abrir a boca e dizer que vendo por um milhão e meio, com certeza vai aparecer comprador, daqui de Petrolândia ou de outro município. Mas eu não penso em vender, porque o meu sonho é fazer com que esse catamarã alavanque o turismo do nosso município, e eu não tenho nenhuma dúvida que isso vai acontecer", declarou Erivaldo, mostrando toda a sua satisfação.

Para ver/baixar fotos no tamanho original do catamarã, clique no atalho abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário