sexta-feira, outubro 13, 2023

Petrolândia e região: MAIS SST, assessoria em Saúde e Segurança do Trabalho, tem equipe especializada para atender sua empresa; Consulte

Se sua empresa tem pelo menos um empregado registrado e ainda não está enviando os eventos de Saúde e Segurança do Trabalho-SST para o eSocial, deve procurar seu contador com urgência. As informações de SST têm impacto na aposentadoria especial dos trabalhadores, nos pagamentos de insalubridade e periculosidade, na tributação da folha de pagamento e na gestão dos afastamentos. É de vital importância que sua empresa providencie ou atualize os laudos necessários, com uma empresa especializada e implemente os programas necessários para que esteja em conformidade com a legislação de Saúde e Segurança do Trabalho.

Para ajudar sua empresa a ficar em situação regular perante o eSocial, com o cumprimento dessas obrigações legais, e evitar as multas decorrentes do atraso ou não envio das informações, você pode contar com a MAIS SST. Sediada em Petrolândia, a MAIS SST tem comprovada experiência na área e é referência em Saúde e Segurança do Trabalho, com empresas atendidas em Pernambuco, Alagoas, Bahia e Ceará.

Com equipe técnica capacitada, a MAIS SST está situada na Rua Manoel Borba, 326 (rua dos bancos, no prédio do antigo Sheik Hotel), no centro de Petrolândia, sertão de Pernambuco. Especializada em assessoria de Saúde e Segurança no Trabalho, a MAIS SST está apta para prestar todos os serviços que sua empresa necessita na área.

Cantor Danilo Pernambucano visita Petrolândia para conhecer as belezas do lago de Itaparica e é entrevistado por Assis Ramalho

Fotos: Assis Ramalho



Na manhã desta sexta-feira, 13 de outubro de 2023, o cantor Danilo Pernambucano concedeu entrevista à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia. A conversa com Assis Ramalho aconteceu na Orla Fluvial de Petrolândia, momentos antes de Danilo embarcar no catamarã com destino à Ilha de Rarrá, com passagem pelas ruínas semi-submersas da antiga Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no Lago de Itaparica.

Na entrevista, o cantor, que é natural de Salgueiro-PE, revela a vontade antiga de conhecer as belezas de Petrolândia e região e faz relato de sua carreira. Confira a íntegra da entrevista mais abaixo.

Conheça om pouco da trajetória do cantor Danilo Pernambucano

Danilo Filgueira Véras, nome artístico Danilo Pernambucano, nasceu na cidade de Salgueiro, no sertão de Pernambuco. Desde os 11 anos de idade já bebia na fonte poética e era admirador da música gonzagueana, recitava poesias em escolas, faculdades, palestras e era sempre incentivado para que continuasse levando a bandeira da cultura popular.

Aos 14 anos de idade ele tornou-se integrante de um grupo de forró pé-de-serra denominado “Forró Mirim” onde ele cantava e recitava poesias nas apresentações. O forró mirim era formado apenas por garotos muito jovens, com isso onde eles chegavam recebiam destaque e eram muito bem elogiados pela qualidade do forró oferecido ao público, chegando a fazer apresentações em programas de televisão e shows em várias cidades do nordeste.

Em 2008, descobriu que a sanfona iria complementar seus dons artísticos e começou a tocar suas primeiras melodias no acordeom, herdando um pouco da musicalidade do seu avô Enésio e do seu tio Zenilton. Desde então o instrumento tornou-se parte de sua vida e após um ano estudando um instrumento, já fazia shows em várias cidades do nordeste fortalecendo o nome do forró pé-de-serra autêntico e da poesia popular.

Hoje com 32 anos de idade, já tem vários cd´s gravados, com participações de grandes nomes da música popular nordestina, como: Santanna o cantador, Nádia Maia e Os Nonatos. Em uma das gravações trás uma homenagem a Dominguinhos com a participação de Flávio José. Em 2011 o cantor salgueirense realizou sua primeira apresentação internacional na África em Angola na capital Luanda.

Veja entrevista concedida a Assis Ramalho na manhã desta sexta-feira, 13 de outubro de 2023
 

Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Sexta-feira 13: de azarado, o gato preto não tem nada

Gatinho Bola Sete faz parte da família de animais da Web Rádio Petrolândia e do Blog de Assis Ramalho - Fotos: Assis Ramalho


Quem nunca ouviu por aí que gato preto dá azar? Essa superstição é tão forte e antiga que muita gente acredita até hoje que só de passar perto do bichano sofrerá com falta de sorte. Os reflexos dessa crença são vistos no recente levantamento realizado pela Petlove, empresa voltada a produtos para animais domésticos, no qual foi demonstrado que os gatinhos são deixados de lado na hora das adoções.

O estudo, realizado com 18 ONGs durante dois meses, mostrou que cerca de 21% dos gatos nos abrigos são pretos e que, em sua maioria, foram abandonados ou resgatados de condições de maus-tratos. A estudante de ensino médio Aurora Aguillera, tutora da gatinha Luna, não pensou duas vezes antes de tirar a bichana das ruas. "Quando a resgatamos, eu e meus pais só pensamos em protegê-la. Nunca foi uma questão para mim a cor, sempre pensei na Luna como o meu amuleto", relembra.

Aurora é tutora de mais duas felinas, mas Luna é sua maior e mais leal companheira. "Ela significa tudo para mim, está sempre perto quando estou mal ou quando ela fica carente", diz. Sobre as habilidades da bichana, a tutora conta que a gata é muito inteligente e aprendeu a pular em maçanetas para abri-las, de tanto ver os humanos fazendo o mesmo movimento. Lui Torres, estudante de moda, confidencia que, para ela, o gato também é um amuleto. "Sempre me dizem que ela traz azar, mas eu prefiro ignorar. Ela sempre me trouxe proteção e, na verdade, muita sorte."

A estudante de psicologia Isabelle Reis Tavares afirma que nunca pensou que seu gato atrairia azar. "Nunca acreditei nessas superstições, mas já ouvi de algumas pessoas, inclusive familiares meus", diz. "Meu gato significa uma parte muito importante da minha vida, representa para mim um afeto puro, uma diversão e gratidão", revela.

Sexta-feira 13 e azar

Avião da FAB chega a Israel para quarto voo de repatriação de brasileiros


Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) desembarcou em Tel Aviv, Israel, por volta das 10h (horário de Brasília) desta sexta-feira (13), para realizar o quarto voo de repatriação de brasileiros que pediram ajuda para deixar o Oriente Médio.

De acordo com a FAB, o avião, modelo KC-30, levará ao Brasil 215 passageiros, que vão embarcar nas próximas horas. A chegada ao Rio de Janeiro está prevista para este sábado (14).

A repatriação faz parte da Operação Voltando em Paz, realizada pelo governo federal.

O conflito entre o grupo terrorista Hamas e Israel, que já deixou mais de três mil mortos, entrou no sétimo dia nesta sexta-feira. Três mortes de brasileiros foram confirmadas.

Até o momento, todos os brasileiros repatriados estavam em Israel. Segundo o Itamaraty, os brasileiros que desejam deixar Israel precisam preencher um formulário de inscrição disponibilizado pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv. Acesse clicando aqui.

O governo negocia com o Egito a formação de um corredor humanitário para retirar, da Faixa de Gaza, 22 brasileiros. Parte deles estava em um abrigo montado em uma escola católica da região.

Controlada pelo Hamas, a Faixa de Gaza é alvo de bombardeios feitos por Israel desde o último sábado (7). A ofensiva israelense é uma resposta ao ataque-surpresa feito pelo Hamas a território de Israel.

Prazo para evacuação

Homem atira na ex-companheira e tira a própria vida, em Araripina, no Sertão de Pernambuco

Delegacia de Araripina no Sertão de Pernambuco (Foto: Divulgação)

Um homem atirou na ex-companheira e depois tirou a própria vida, em Araripina, no Sertão.

O crime aconteceu na terça (10) e foi confirmado, por meio de nota divulgada pela Polícia Civil, nesta sexta (13).

Ainda segundo a corporação, o caso foi registrado na delegacia da cidade como “tentativa de feminicídio” seguida de "suicídio".

A vítima da tentativa de feminicídio tem 28 anos. O nome dela não foi divulgado de forma oficial.

Ela foi atingida por tiros disparados pelo ex-companheiro, de 48 anos, também não identificado pela polícia.

Terceiro avião trazendo brasileiros de Israel chega ao Brasil; Força Aérea Brasileira (FAB) pousou às 6h07 em Recife.

O KC-390 Millenium, da FAB, pousou às 6h07 na Base Aérea do Recife - Foto: João Risi/Agência Brasil

Sessenta e nove pessoas voltaram nesta sexta-feira (13) ao Brasil no terceiro voo de repatriação de brasileiros que estavam em Israel, como parte da Operação Voltando em Paz. O KC-390 Millenium, da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou às 6h07 em Recife.

Segundo a FAB, na capital pernambucana, desembarcaram cinco passageiros. Em vídeo divulgado pela Força Aérea, é possível ver pessoas se abraçando no pátio da Base Aérea de Recife, comemorando a volta dos passageiros ao Brasil.

O avião segue agora para a Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, com previsão de chegada por volta de meio-dia.

Até o momento, quase 500 brasileiros já retornaram do solo israelense nos três voos organizados pelo governo brasileiro desde o início dos confrontos entre o Hamas, grupo político e militar que controla a Faixa de Gaza, e Israel.

Há ainda outras aeronaves se preparando para repatriar brasileiros. Um avião KC-30 (Airbus A330) já decolou de Roma, na Itália, às 10h18, no horário local (às 5h18, horário de Brasília), com destino a Tel Aviv, capital de Israel e onde fica o Aeroporto Internacional Ben Gurion.

A FAB também se prepara para fazer a primeira repatriação de brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Uma aeronave VC-2 (Embraer 190) está pronta, no Aeroporto de Roma, aguardando sinal verde das autoridades egípcias para a operação.

O avião pousará no Egito, já que a expectativa é que os brasileiros saiam pelo posto de fronteira de Rafah, que conecta Gaza com a Península do Sinai, no território egípcio.

Em entrevista à TV Brasil, o embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, afirmou que pelo menos 22 brasileiros que estão em Gaza e manifestaram desejo de sair. Ele disse ainda que Rafah foi bombardeado três vezes nesta semana.

Por Agência Brasil

Brasileira desaparecida após festa em Israel é achada morta, diz Itamaraty

Karla Stelzer Mendes — Foto: Reprodução

A única brasileira que seguia desaparecida em Israel nesta terça-feira (10), a carioca Karla Stelzer Mendes, foi encontrada morta. A informação foi confirmada pelo embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer, em entrevista à GloboNews nesta sexta-feira (13).

“Acabamos de confirmar que ela faleceu e o enterro dela é hoje [13]. O filho dela que está servindo ao Exército aqui acabou de nos confirmar”, disse Meyer.

Já são 3 brasileiros mortos nos conflitos com o Hamas. Além de Karla, morreram o gaúcho Ranani Nidejelski Glazer e a carioca Bruna Valeanu.

Karla, que nasceu no Rio de Janeiro e tem cidadania israelense, morava no país com o namorado, com quem se relacionava há seis anos e também morreu. Ela tinha um filho de 19 anos, que faz parte do exército local.

As últimas mensagens enviadas para a família foram na manhã de sábado (7), no começo do ataque terrorista do Hamas.

Karla Stelzer Mendes, que estava desaparecida em Israel foi encontrada morta — Foto: Reprodução/ Redes sociais


Por g1 Rio

Petrolândia: Dia da Padroeira do Brasil teve reza do Ofício da Imaculada Conceição e aniversário de Meire Fabiane no Mirante da Serrota na manhã desta quinta 12 de outubro/2023



Na manhã desta quinta-feira, 12 de outubro de 2023, de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil,   o EXÉRCITO DA IMACULADA , grupo de fiéis católoicos liderado por Netinha Lima, realizou o tradicional Ofício da Imaculada Conceição, no Mirante da Serrota, em Petrolândia.

Logo após as Orações e Meditações, foi cantado os parabéns para à aniversariante Meire Fabiane Silva Melo, nova componente do grupo - Veja fotos

Confira manchetes dos principais jornais do país nesta sexta-feira 13 de outubro de 2023















Confira abaixo demais manchetes dos principais jornais do país nesta sexta-feira 13 de outubro de 2023

Governadora Raquel Lyra anuncia pagamento do Bônus de Desempenho Educacional (BDE) 2023

Governadora Raquel Lyra anuncia pagamento do Bônus de Desempenho Educacional (BDE) 2023 - Foto: Felipe Barros/Secom

Nesta sexta-feira (13), o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), efetuará o pagamento do Bônus de Desempenho Educacional (BDE) 2023. O valor total a ser pago neste ano, segundo a governadora Raquel Lyra, é de R$ 164,4 milhões, com valor médio de R$ 5.690,69 e valor máximo de mais de R$ 13 mil.

Ao todo, serão contemplados mais de 26 mil profissionais da educação que desempenharam suas funções nos processos educacionais e nas metas atingidas, tanto nas unidades escolares elegíveis ao benefício, como nas Gerências Regionais de Educação (GREs) e na sede da Secretaria de Educação e Esportes.

Deputado Federal Mário Negromonte Júnior propõe solução para crise financeira que afeta os reassentamentos do Sistem Itaparica


A falta de água que afeta os projetos de irrigação do Sistema Itaparica, bem como as dificuldades financeiras para manutenção dos empreendimentos, foi discutida pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (11).

O problema afeta a rotina de mais de 45 mil agricultores familiares, que vivem numa faixa de 150 quilômetros entre Pernambuco e Bahia. No fim dos anos 80, eles foram realocados em assentamentos nessa região devido à construção da usina hidrelétrica Luiz Gonzaga, que inundou uma área de 83.400 hectares para formar o Lago Itaparica.

“O deputado Federal Mário Negromonte Júnior (PP-BA) deu um importante depoimento enquanto parlamentar, filho e neto de reassentado do Sistema Itaparica tratou de toda relevância socioeconômica do projeto e chamou a responsabilidade da CHESF que foi privatizada na bacia de privatizações da Eletrobras, o que tem dificultado as tratativas em diversos aspectos do Sistema e causado retrocessos significativos”, disse o também deputado federal Josias Gomes (PT), que presidiu a audiência.

Durante o discurso, Mário Júnior chegou a defender a reestatização da Chesf. “Nós temos que voltar a discutir aqui a reestatização da Eletrobras e da Chesf. Não trouxe nada de bom. Nada de bom para quem vive do Rio do São Francisco, quem vive produzindo ou quem vive ali do São Francisco. Nada de bom, só coisas ruins, só imagens do passado, da ditadura, com esses muros…”

Se dirigindo aos deputados presentes na audiência, Negromonte Jr sugeriu. “Vamos fazer aqui o debate e colocar os períodos de cigarros como uma pauta prioritária da bancada da Bahia e da bancada de Pernambuco para todo ano aportarmos o recurso necessário”.

Por Redação, sitepa4

8 de janeiro: Moraes vota para condenar mais oito réus por atos golpistas; penas variam de 3 a 17 anos de prisão, além do pagamento de R$ 30 milhões por danos morais coletivos

lenário do STF durante julgamento dos golpistas de 8 de janeiro — Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (13), para condenar mais oito réus por atos golpistas de 8 de janeiro - quando foram invadidas e depredadas sedes dos Três Poderes.

O ministro, relator dos casos, propôs penas que variam de 3 a 17 anos de prisão, além do pagamento de R$ 30 milhões por danos morais coletivos. As punições variam porque a situação e a participação de cada pessoa são analisadas de forma individual.

A Corte começou a analisar, em sessão virtual, o quarto conjunto de ações penais contra acusados das ações antidemocráticas.

Julgamento virtual

O plenário virtual é um formato de julgamento em que os ministros apresentam seus votos em uma página eletrônica do Supremo. Advogados podem apresentar argumentos nas sustentações orais por áudio.

A análise virtual está prevista para terminar no dia 23 de outubro. Mas pode ser interrompida se houver pedido de vista (mais tempo de análise) ou de destaque (que leva os casos ao julgamento presencial. Os dois mecanismos são previstos nas regras internas do STF e podem ser acionados por qualquer ministro.

Este será o quarto bloco de julgamentos do tema no STF. A primeira sessão para análise dos casos ocorreu em sessão presencial. Outras duas sessões foram realizadas em plenário virtual - destas, uma delas vai terminar no dia 16 de outubro.

Denúncias

Os processos foram abertos a partir de denúncias da Procuradoria-Geral da República. Os acusados respondem a cinco crimes:

* abolição violenta do Estado Democrático de Direito: acontece quando alguém tenta "com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais". A pena varia de 4 a 8 anos de prisão.

*golpe de Estado: fica configurado quando uma pessoa tenta "depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído". A punição é aplicada por prisão, no período de 4 a 12 anos.

*associação criminosa armada: ocorre quando há a associação de três ou mais pessoas, com o intuito de cometer crimes. A pena inicial varia de um a três anos de prisão, mas o MP propõe a aplicação do aumento de pena até a metade, previsto na legislação, por haver o emprego de armas.

*dano qualificado: ocorre quando a pessoa destrói, inutiliza ou deteriora coisa alheia. Neste caso, a pena é maior porque houve violência, grave ameaça, uso de substância inflamável. Além disso, foi cometido contra o patrimônio da União e com "considerável prejuízo para a vítima". A pena é de seis meses a três anos.

d8eterioração de patrimônio tombado: é a conduta de "destruir, inutilizar ou deteriorar bem especialmente protegido por lei, ato administrativo ou decisão judicial". O condenado pode ter que cumprir pena de um a três anos de prisão.

Réus

Lula condena ataques terroristas do Hamas e pede corredor humanitário a presidente de Israel; Presidente brasileiro também afirmou ao colega israelense que inocentes não podem pagar pela guerra.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva postou a primeira foto nas redes sociais após a cirurgia no quadril — Foto: Ricardo Stuckert/ Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse no início da noite desta quinta-feira (12) que conversou por telefone com o presidente de Israel, Isaac Herzog, e que fez um apelo para a abertura de um corredor humanitário entre a Faixa de Gaza e o Egito.

Gaza tem sido alvo de bombardeios israelenses desde o fim de semana, após ataques do grupo terrorista Hamas ao território de Israel.

Lula vem mobilizando esforços diplomáticos em prol do corredor humanitário, para que alimentos, água e remédio entrem e Gaza, e para que os civis que queiram sair de lá possam ter caminho livre.

O presidente disse também que argumentou com Herzog que inocentes não podem pagar pela guerra.

"Solicitei ao presidente todas as iniciativas possíveis para que não faltem água, luz e remédios em hospitais. Não é possível que os inocentes sejam vítimas da insanidade daqueles que querem a guerra. Transmiti meu apelo por um corredor humanitário para que as pessoas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egito tenham segurança", escreveu Lula em uma rede social.