sábado, 14 de junho de 2014

PSDB, PSC, PSTU e PV oficializam candidaturas à Presidência da República

Presidenciáveis Aécio Neves (PSDB), Pastor Everaldo (PSC), Zé Maria (PSTU) e Eduardo Jorge (PV)

Em convenção nacional, o PSDB oficializou neste sábado (14) a candidatura do senador e presidente do partido, Aécio Neves (MG), à Presidência da República nas eleições de outubro. Dos 451 delegados votantes, 447 aprovaram a candidatura de Aécio, três votaram em branco e um nulo. A legenda não definiu o nome do candidato à Vice-Presidência. Em discurso de 20 minutos, Aécio disse que pretende promover o “reencontro do Brasil”, fez críticas ao atual governo e elogiou a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. 

Nascido em 10 de março de 1960, em Belo Horizonte, Aécio Neves é economista pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais. É filho de Inês Maria e do ex-deputado federal Aécio Ferreira da Cunha e neto do ex-presidente da República Tancredo Neves e do deputado federal Tristão da Cunha. Foi eleito senador da República por Minas Gerais em 2010. Governou o estado por dois mandatos (2003 a 2010) e foi deputado federal por 16 anos, tendo presidido a Câmara dos Deputados. Aécio Neves foi eleito presidente nacional do PSDB em de maio de 2013.

Também hoje, o Partido Social Cristão (PSC) homologou, durante convenção nacional, o nome do Pastor Everaldo como candidato à Presidência da República. A convenção foi feita na Assembleia Legislativa de São Paulo, na capital paulista, com a presença de 60 delegados, dos quais todos votaram no pastor Everaldo. Everaldo Dias Pereira é pastor da Igreja Assembleia de Deus e vice-presidente Nacional do PSC, pai de três filhos. É atuário, formado pela Faculdade de Economia e Finanças do estado do Rio de Janeiro. O nome do candidato à Vice-Presidência não foi anunciado e deve ser confirmado até o dia 30 de junho.

Hidrelétrica 'desperdiça' água do rio Paraná


Por causa de obras inacabadas na Usina Hidrelétrica de Porto Primavera, na divisa entre os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, o país está desperdiçando cerca de 10 milhões de litros de água por segundo com a cheia do rio Paraná.

A reportagem é de Machado da Costa, publicada pelo jornal Folha de São Paulo, 13-06-2014

Se o reservatório, que teria capacidade de 5 bilhões de litros, estivesse terminado, seria possível controlar o fluxo do rio Paraná e a quantidade de água que chega à usina de Itaipu, 500 km à frente.

Itaipu não possui capacidade de armazenamento e, por isso, é obrigada a liberar a passagem da água excedente, sem gerar energia.

Apenas como comparação, a quantidade de água que é perdida na usina de Itaipu representa metade do volume que é retirado atualmente do sistema Cantareira.

A obra de Porto Primavera, de responsabilidade da Cesp, faz parte de um imbróglio jurídico que se estende por anos. Há problemas desde a década de 1970, quando a companhia recebeu a concessão da construção da usina.

Com grande segundo tempo, Costa Rica vira sobre o fantasma Uruguai vencendo por 3 a 1



O Castelão virou 'Castelazo' para os uruguaios após ser palco da primeira surpresa desta Copa do Mundo. Em um segundo tempo espetacular, a Costa Rica virou para cima do Uruguai, vencendo por 3 a 1, neste sábado, em partida válida pelo Grupo D do Mundial. Marcaram Campbell - o mesmo que não achou sua figurinha no álbum da Copa -, Duarte e Ureña, no segundo tempo, enquanto Cavani, na primeira etapa, abriu o placar para a ‘Celeste’.

Durante o segundo tempo, os brasileiros aproveitaram o resultado para gritar 'Olé' para a troca de passes da Costa Rica, ironizando o uruguaios e o fantasma da Copa de 1950. Após a partida, os costarriquenhos foram festejados pelo público cearenses e por sua torcida

Com o resultado, os costarriquenhos saem na frente neste Grupo D, visto por muitos como o grupo da morte por ainda contar com Itália e Inglaterra. Na próxima quinta-feira, o Uruguai viaja a São Paulo, onde encara os ingleses, na Arena Corinthians, enquanto a Costa Rica enfrenta os italiano, na sexta-feira, na Arena Pernambuco.

URUGUAI 1 X 3 COSTA RICA
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Público: 58.679 pagantes
Gols: Cavani 24'/1ºT (1-0), Campbell 9'/2ºT (1-1), Duarte 12'/2ºT (1-2) e Ureña 38'/2ºT (1-3)

Fonte: Jornal O Globo

Petrolândia: Tópicos da reunião da Frente Popular de Pernambuco realizada na sexta-feira (13) no Clube 'Velho Chico'

Armando Rodrigues de Almeida, empresário do Grupo Sanfrancisco de Petrolândia, com Paulo Câmara, pré-candidato ao governo de Pernambuco pela Frente Popular
Armando Rodrigues de Almeida e Fernando Bezerra Coelho, ex-Ministro da Integração Nacional e pré-candidato ao Senado pela Frente Popular de Pernambuco
Luciano Cavalcante, empresário presidente do Grupo Eletroléo, compareceu ao evento da Frente Popular acompanhado de alguns dos seus funcionários

Encontro de Blogueiros na cobertura da agenda da Frente Popular de Pernambuco: Assis Ramalho e Carlos Britto. O Blog de Carlos Britto é, sem dúvida, uma das maiores referências de credibilidade do Sertão pernambucano. Parabéns ao colega blogueiro e agradecemos os elogios ao Blog de Assis Ramalho. Valeu, parceiro!


Sempre atenciosa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho, Rorró Maniçoba, prefeita (PSB) de Floresta, fez questão de pousar para foto ao lado do seu filho Kaio Maniçoba (PHS), pré-candidato a deputado Federal.
e
Hislaine Menezes, Diretora de Turismo de Petrolândia, com os deputados Fernando Filho (federal-PSB) e Alberto Feitosa (estadual-PR).
Robson Leandro, prefeito (PT) de Jatobá, em bate-papo com o pré-candidato ao governo de Pernambuco, Paulo Câmara.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Colômbia vence a Grécia por 3 x 0 no Mineirão


Com a torcida a favor, a Colômbia jogou como se estivesse em casa em um Mineirão lotado e venceu a Grécia por 3 x 0 . O time colombiano abriu o placar aos 5 minutos de partida com gol de Pablo Armero. Após jogada pela direita, o camisa sete da seleção colombiana bateu de chapa dentro da área e marcou.

Com o placar favorável o tima colombiano passou a jogar no contra-ataque e ampliou o placar aos 13 minutos do segundo tempo com Teófilo Gutiérrez. Após cobrança de escanteio a bola passa por todo mundo dentro da área e sobra para Gutiérrez mandar para o fundo da rede.

Primeiro camisa 9 da seleção colombiana a marcar gol em uma Copa do Mundo, Gutiérrez, que atua no River Plate é a principal aposta do time na ausência do craque Radamel Falcao. O placar foi ampliado no final do jogo aos 47' por James Rodríguez . O camisa 10 mandou para o fundo da rede após jogada de Cuadrado.

A Grécia partiu para cima da Colômbia depois de tomar o primeiro gol, mas frinalizou pouco. As melhores chances da selação grega foram um chute forte de Kone ainda no primeiro tempo que exigiu uma boa defesa do goleiro Ospina e uma cabeçada de Gekas que bateu no travessão no segundo tempo.

A arbitragem correu tranquila e diferente de outras partidas não teve nenum lance polêmico. Em um jogo de bastante marcação teve dois cartões amarelos para a Grécia, para os jogadores Socratis e Dimitrius e uma para o colombiano Carlos Sánchez.

EBC Esportes Copa

Dilma cai de 34% para 32,2% das intenções de voto em pesquisa Sensus


Pesquisa feita pelo Instituto Sensus mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) sofreu uma nova queda nas intenções de voto. No cenário mais provável, que inclui as candidaturas de partidos nanicos, a presidente caiu de 34% das intenções em abril para 32 2% no levantamento divulgado neste sábado (14) pela revista IstoÉ.

Na direção contrária de Dilma, o senador Aécio Neves, presidenciável do PSDB, subiu de 19,9% para 21,5% das intenções. Já Eduardo Campos, do PSB, oscilou negativamente de 8,3% para 7 5%, variação dentro da margem de erro de 1,4 ponto porcentual.

No mesmo cenário, o pastor Everaldo Pereira (PSC) se manteve com 2,3% das intenções de voto, Mauro Iasi (PCB) saiu de 0,3% para 1 7%, Eymael (PDC) ficou com os mesmos 0,4% de abril e Levy Fidelix (PRTB) oscilou de 0,1% para 0,2%. Randolfe Rodrigues (PSOL), que retirou ontem seu nome da disputa presidencial em favor de Luciana Genro, oscilou de 1,0% em abril para 0,9%. Brancos, nulos e indecisos caíram de 33,9% para 28,8%.

Lideranças do PDT em Pernambuco reforçam apoio à Frente Popular

 Fotos: Rafael Lima/divulgação
Chapa foi bastante prestigiada no aniversário do deputado federal Wolney Queiroz, em Caruaru

Enquanto nos bastidores a informação é a de que o PDT pode deixar a Frente Popular, algumas das principais lideranças do partido no Estado seguem dando mostras de que, independente do que o diretório nacional decidir, estão com Paulo Câmara (PSB) para governador, Raul Henry (PMDB) para vice e Fernando Bezerra Coelho (PSB) para o Senado. O apoio foi expresso nessa sexta-feira (13), durante o aniversário do deputado federal Wolney Queiroz (PDT), em Caruaru.

Convidada pelo deputado, a chapa da Frente Popular participou do evento, que reuniu diversos quadros do PDT, a exemplo dos presidentes da sigla no Estado, José Queiroz, que também é prefeito de Caruaru, e no Recife, Wellington Batista, e do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa, entre outras lideranças. Também passaram por lá o governador João Lyra Neto (PSB), que já militou no PDT, e o prefeito do Recife, Geraldo Julio.

Assessoria do PSB
Fotos: Rafael Lima/divulgação

Programa Água de Primeira já alcança 73 municípios pernambucanos


O programa de mobilização institucional Água de Primeira, criado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor (Caop Consumidor), já alcança 73 municípios, o que contabiliza 39% das cidades pernambucanas. Até maio deste ano, o Ministério Público expediu 97 recomendações e ajuizou sete ações civis públicas. Além disso, três Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) foram firmados com o intuito de melhorar a prestação do serviço de fornecimento de água à população do estado.

Lançado em dezembro de 2012, o programa tem como foco prioritário a potabilidade da água ofertada pelo sistema público de abastecimento, seja gerido pela Compesa ou pelo próprio Município. A iniciativa ainda abrange as soluções alternativas coletivas de abastecimento de água, a exemplo dos carros-pipa.

"Para que a água fornecida à população não ofereça qualquer risco à saúde é imprescindível que as condições de potabilidade exigidas na legislação sejam respeitadas, daí a necessidade de um forte trabalho com vistas ao efetivo controle e vigilância da qualidade da água”, explica a coordenadora do CAOP, Promotora Liliane Fonseca. A Promotora destaca que é papel daquele que fornece o serviço executar o controle através de análises constantes de amostras de água, entre outras medidas. “Mas cabe às autoridades de saúde municipais exercer a vigilância das atividades de controle como forma de proteger a população”, acrescenta Liliane, destacando que o Estado também deve promover as atividades de vigilância em complementariedade ao Município.

Petrolândia: Agenda 40 da Frente Popular apresenta propostas de Paulo Câmara em evento prestigiado por grande público





A Frente Popular de Pernambuco aportou no Sertão do Itaparica nesta sexta-feira (13), com eventos da Agenda 40 realizadas em Floresta e Belém de São Francisco, de manhã e início da tarde, e em Petrolândia, no início da noite. Os eventos reuniram lideranças políticas de municípios da região para apresentação da chapa e das ideias que vão nortear o Plano de Governo do pré-candidato a governador Paulo Câmara (PSB), além de motivar e mobilizar a militância sertaneja.

A chapa, que também tem Raul Henry (PMDB), como candidato a vice, e Fernando Bezerra Coelho (PSB), para o Senado, chegou ao município de Floresta, pela manhã. Lá, Paulo Câmara e companheiros tiveram encontro com a prefeita do Município Rorró, fizeram visita a feira da cidade, e em seguida, a comitiva se dirigiu a Belém de São Francisco, para almoço com o prefeito Gustavo Caribé (PSB). Ainda em Belém, o pré-candidato ao Governo do Estado pela Frente Popular, recebeu a declaração de apoio do petista Professor Licínio, segundo colocado no último pleito municipal.

De Belém de São Francisco, Paulo Câmara e comitiva, seguiram para Petrolândia, onde participaram, junto com prefeitos, deputados e demais lideranças, da Agenda 40. Antes do evento, Paulo realizou reunião com empresários ligados à CDL-Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolândia, em encontro na residência do prefeito de Petrolândia, Lourival Simões (PR). Em seguida, por volta das 18h30, a comitiva seguiu para o Casa de Show Velho Chico, onde foi realizada a Agenda 40. O encontro foi prestigiado por um grande público que lotou a casa de shows.

Antes do discurso de Paulo Câmara, várias lideranças fizeram uso da palavra, como o prefeito Lourival Simões o ex-ministro da Integração Nacional e candidato ao Senado, Fernando Bezerra Coelho, e foi exibido um vídeo em que o ex-governador e pré-candidato a presidente da República, Eduardo Campos (PSB), enunciou as qualidades do seu ex-secretário e pediu o apoio do povo pernambucano à sua candidatura.

No seu discurso, e também em entrevista ao Blog de Assis Ramalho, Paulo Câmara prometeu que a partir de 2015 Petrolândia vai ser contemplada com uma UPAE. "A gente já decidiu que Petrolândia vai ganhar uma UPAE (Unidade de Pronto Atendimento Especializada) a partir de 2015, e com isso a região vai ter mais consultas e a gente vai poder fazer mutirão de cirurgias."

Câmara prometeu fortalecer parcerias com as prefeituras e a manutenção do FEM (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal). "Eu vou fazer parcerias com os prefeitos, porque se governa fazendo parcerias. Quando nós fizemos, por orientação de Eduardo Campos, o FEM (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal), é porque a gente sabia que o prefeito, que está no seu município, é quem sabe as prioridades que têm que ser dadas para os investimentos. Eu garanto que o FEM será mantido em todos os anos do meu governo."

Paulo Câmara falou da importância de Pernambuco ter um presidente nascido no Estado e fez críticas à presidenta Dilma. "Nós temos uma oportunidade única de termos um presidente pernambucano. Vocês imaginem o que é que Eduardo vai fazer por este Brasil, que nos últimos três anos saiu do trilho. A presidenta Dilma foi eleita para melhorar a vida dos brasileiros, mas não está conseguindo, e a gente tem que fazer com que as coisas voltem a funcionar, que o Brasil volte a crescer, igual ao Estado de pernambuco que tem crescido mais do que o Brasil".

Emocionado, Câmara relembrou o dia em que foi convidado por Eduardo Campos para ser candidato à sua sucessão, e disse que vai ser eleito governador de Pernambuco. "Eu tive a oportunidade, há pouco mais de 90 dias, quando eu, Fernando e Raul  fomos convocados por Eduardo, que me disse "Paulo, eu quero que você, junto com Raul e Fernando, continuem o meu trabalho, porque você tem experiência de serviço público, você conhece a máquina estatal, você conhece os projetos do governo, você sabe ouvir as pessoas, e você vai ter condições de tirar tudo do papel". E eu disse "Eduardo, eu aceito com muita honra e com muita dedicação, porque ser governador de Pernambuco é continuar servindo ao povo de Pernambuco. E eu vou ser governador de Pernambuco a partir de 2015", finalizou.

Assis Ramalho entrevistou com exclusividade Paulo Câmara, Fernando Bezerra Coelho, ex-Minístro da Integração Nacional e pré-candidato ao Senado, Raul Henry, deputado federal (PMDB) e pré-candidato a vice na chapa da Frente Popular, e o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões. As entrevistas serão postadas em breve.

Ver mais fotos>Reunião da Frente Popular de PE no Velho Chico

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Ibama participa de estudos realizados sobre impactos do uso de agrotóxicos nas abelhas


O Ibama e o Ministério do Meio Ambiente participaram, nos dias 03 e 04 de junho, de experimento de monitoramento de abelhas com uso de microssensores, realizado pelo prof. dr. Paulo de Souza, da Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Austrália (CSIRO, sigla em inglês), com apoio do Instituto Tecnológico Vale (ITV), em Santa Bárbara do Pará (PA). Trata-se de pesquisa inédita na Amazônia que faz parte de um estudo maior desenvolvido por pesquisadores da CSIRO desde setembro de 2013 na Tasmânia.

A reportagem é de Rodrigo Santori, publicada por Ascom/Ibama e reproduzida por EcoDebate, 13-06-2014.

Na pesquisa desenvolvida, estão sendo analisados os efeitos de agrotóxicos neonicotinóides no comportamento das colmeias. Essas substâncias são suspeitas de causar alterações no comportamento das abelhas. Os resultados dos estudos são de interesse do Ibama, pois poderão adicionar novas informações ao processo de reavaliação do uso desses produtos, que está sendo realizado pelo instituto. Atualmente, os neonicotinoides têm utilização restrita.

Na Amazônia, a intenção dos pesquisadores é também analisar possíveis impactos das mudanças climáticas no comportamento das abelhas. O monitoramento ocorrerá por três meses. Além das abelhas africanizadas (Apis mellifera), pretende-se instalar os microssensores em abelhas sem ferrão nativas da Amazônia já que essas espécies são muito importantes para a polinização na região e são, também, mais sensíveis a mudanças no ambiente.

Empresários de Petrolândia participam de reunião com Paulo Câmara, pré-candidato ao governo do Estado





Em reunião realizada nesta sexta-feira (13) com empresários ligados à Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolândia, o pré-candidato ao Governo do Estado pela Frente Popular de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), fez palestra ao empreendedores explicando que não é um “cobrador de impostos”, como diz a oposição. O encontro aconteceu na residência do prefeito de Petrolândia, Lourival Simões (PR), localizada no Projeto Apolônio Sales, zona rural do município.

O socialista destacou que nos dois mandatos do PSB, o Governo não mandou sequer um projeto à Assembleia Legislativa aumentando a alíquota do ICMS. “Pelo contrário, todas as oportunidades que tivemos para desonerar o empreendedor, nós aproveitamos. Ampliamos a capacidade de investimento do Estado, que era de R$ 600 milhões/ano, para R$ 3,7 bilhões”, lembrou Câmara.

O pré-candidato afirmou que pretende manter e ampliar a política tributária implantada por Campos, ressaltando algumas das principais ações de incentivo às pequenas e micro empresas. “Fomos um dos primeiros Estados a implantar o Simples Nacional, zeramos o Imposto de Fronteira para os empreendedores com faturamento anual inferior a R$ 360 mil, instituímos uma política de compras governamentais reservando 25% para empresas do Simples. Diminuímos muito a burocracia. Antes, uma empresa levava 45 dias para se instalar em Pernambuco. Hoje, leva nove. Mas continuamos trabalhando e ouvindo sugestões, para fazer ainda mais pelo setor”, afirmou.

O pré-candidato também argumentou que as perdas de ICMS dos municípios são compensadas com a geração de emprego, melhoria da renda e fez criticas ao  Governo Federal. “O que vem prejudicando mais hoje são as desonerações do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto de Renda (IR). Pernambuco perdeu nos últimos três anos quase R$ 1 bilhão em renúncia de IPI. Isso também fez com que perdessemos o Fundo de Participação dos Municípios (FPM)”, finalizou Câmara.

O encontro antecedeu a reunião da Agenda 40, realizada na Casa de Show Velho Chico, no centro de Petrolândia.

Para ver mais fotos, clique>Comerciantes de Petrolândia tem reunião com Paulo Câmara


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Hislaine Menezes

Festival do Minuto: "Vamos Brincar" é premiado com melhor Minuto Tema Livre de maio


Sádico, irônico e perturbador. Essas são as características marcantes de “Vamos Brincar”, de João Gabriel de Paula, escolhido pelo público como o melhor vídeo do Minuto Tema Livre. As votações foram feitas pelo Facebook e o vídeo contou com 856 “curtir” na Fanpage do Festival do Minuto e 652 “curtir” na Fanpage do One Minute Festival até às 11h do dia 10 de junho.

O realizador do vídeo “Vamos Brincar” receberá o prêmio de R$ 1.000,00 e o troféu minuto pela escolha do público.

Colocação dos vídeos segundo o voto do público (clique no título para assistir ao vídeo):

Vamos Brincar, de João Gabriel de Paula – Franca, Brasil, com total de 1507 “curtir” nas fanpages do Festival do Minuto e One Minute Festival
Fotossíntese, de Thiago Amaral – Curitiba, Brasil, com total de 1277 “curtir” nas fanpages do Festival do Minuto e One Minute Festival
Despedidas, de Ignacio F. Rodó – Terrassa, Espanha, com total de 50 “curtir” nas fanpages do Festival do Minuto e One Minute Festival
No Signal, de Pawel Stasiewicz – Zyrardow, Polônia, com total de 2 “curtir” nas fanpages do Festival do Minuto e One Minute Festival

O público escolheu o melhor vídeo entre os 4 melhores vídeos do concurso “Tema Livre – Maio 2014” selecionados pela curadoria.

Todos os vídeos receberão o Troféu Minuto.

Humberto participa da inauguração do Mestre Vitalino


O líder do PT no Senado, Humberto Costa, participa neste sábado (14), em Caruaru, da inauguração do novo hospital do Agreste de Pernambuco, o Mestre Vitalino. O evento contará também com a presença do ministro da Saúde Arthur Chioro e do governador João Lyra.

O hospital já chega com status de maior unidade de saúde do Interior do Estado e vai contar com 275 leitos e vai realizar cerca de quatro mil atendimentos mensais. O hospital vai atender a demanda de 52 municípios da região, aproximadamente 1,7 milhão de habitantes e contou com recursos da União. Do total de R$ 74 milhões investidos, mais de R$ 35 milhões vieram por meio de emenda parlamentar do líder do PT no Senado, Humberto Costa.

A unidade oferecerá atendimentos em clínica médica, cirurgia geral, pediatria, cardiologia e neurologia, além do ambulatório e da UTI. “Tenho muito orgulho de ter contribuído para que o hospital virasse realidade. O Interior do nosso Estado precisava muito de um espaço como esse. Além de levar atendimento para mais perto da população dessa região do Estado, o hospital também ajudará a desafogar os hospitais do Recife e da Região Metropolitana”.

Petrolândia: Feira de Conhecimentos do Projeto Innovate reúne estudantes no Ginásio de Esportes



Na terça-feira passada (10), Petrolândia recebeu o evento "Meio ambiente: o que podemos fazer para preservá-lo”, realizado pelo Projeto Innovate, em parceria com a Prefeitura de Petrolândia e a Universidade Federal de Pernambuco (UPE).

A Feira de Conhecimentos, realizada no Ginásio de Esportes, teve caráter interativo com o público e exposições sobre os projetos que vêm sendo desenvolvidos no Innovate no município.

O Projeto Innovate é um projeto interdisciplinar de cooperação científica entre Brasil e Alemanha, financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil e pelo Ministério de Educação e Ciência da Alemanha. O interesse principal é entender as relações entre mudanças climáticas e formas de uso da terra e da água na região do Reservatório de Itaparica, na porção compreendida no Estado de Pernambuco. O projeto visa ajudar a encontrar alternativas sustentáveis para o desenvolvimento regional, providenciando conhecimentos para o suporte de decisões econômicas e ambientais no futuro. Um objetivo adicional do projeto é a formação de jovens pesquisadores do Brasil e da Alemanha.

Ver mais fotos>Feira de Conhecimentos Innovate

Saiba mais sobre o Projeto Innovate>Projeto INNOVATE (site da UPE)

Notícias relacionadas:
>Petrolândia sedia Feira de Conhecimentos sobre meio ambiente
>Petrolândia: Casa das Juventudes participa do evento "Meio ambiente: o que podemos fazer para preservá-lo"


Informações e fotos: Fábio Menezes/Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente

Lei preserva tradição dos bacamarteiros

Bacamarteiros de Santa Cruz da Baixa Verde no 1° Trupé de Cultura
Fotos: Assis Ramalho

Em 24 de junho, é festejado em todo o País o Dia de São João. Em Pernambuco, a data também passa agora a reverenciar a tradição nordestina dos bacamarteiros. Sancionada pelo ex-governador Eduardo Campos no ano passado, a Lei nº 15.152 institui, no Calendário de Eventos de Pernambuco, o Dia Estadual do Bacamarteiro.

O projeto que originou a lei é de autoria do deputado Augusto César, do PTB. A iniciativa está sendo festejada pelos representantes dessa tradição. Para Bento Martins, presidente da Associação dos Bacamarteiros de Caruaru e Região Agreste, a inclusão no calendário oficial do Estado faz justiça à história da cultura dos bacamarteiros. A data não será considerada feriado civil.

Ele conta que, em Caruaru, no Agreste pernambucano, já é tradição cultuar este segmento cultural em 24 de junho. Segundo Bento Martins, a data é comemorada com a reunião de 28 grupos de bacamarteiros de Caruaru e outras cidades como Palmares, Bonito, Lagoa dos Gatos, Ibirajuba, Altinho, entre outras. Na visão do vice-presidente da Associação dos Bacamarteiros de Caruaru e Região Agreste, Janduir Santos, na cidade de Riacho das Almas, a lei estadual que institui o Dia do Bacamarteiro contribui para fortalecer cada vez mais a continuidade da tradição.

Petrolândia: Casa das Juventudes entrega certificados à Turma de Inclusão Digital



A Casa das Juventudes de Petrolândia realizou, na noite de quarta-feira passada (11), a entrega dos certificados de conclusão de curso aos jovens que participaram da Turma de Inclusão Digital 2014.1.

O evento aconteceu no Centro Cultural de Petrolândia, decorado com bandeiras do Brasil e muito verde-amarelo. A abertura contou com apresentações do Grupo de Dança Infantil e dos cantores Geison Souza e Cícero Silva. 

A coordenação da Casa das Juventudes informa que uma nova turma do curso de Informática Básica está sendo formada na Casa das Juventudes para jovens de 15 a 29 anos.

Ver mais fotos>Entrega dos certificados do curso de Inclusão Digital

Notícia relacionada:
>Casa das Juventudes abre vagas para Curso de Informática Básica para jovens de 15 a 29 anos

Informações e fotos: Cleidinha Santos/Coordenadora da Casa das Juventudes

Petrolândia: Loja Maria's traz o charme tropical das sandálias Arezzo

Bananas e cajus

Em clima de Copa do Mundo, verão e tropicalidade brasileira, a Arezzo lançou uma linha de sandálias charmosíssimas.

As sandálias já estão à venda na loja Maria's, revendedora da Arezzo em Petrolândia.


Reprodução Facebook Maria's

CNM alerta para a implantação de Centros de Artes e Esportes Unificados nos Municípios

Os centros contam com biblioteca, cineteatro, laboratório multimídia, salas de oficinas, espaços multiuso, Centro de Referência em Assistência Social (Cras), além de pista de skate

Alguns Municípios implantaram os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs), que tem como objetivo promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. O projeto faz parte do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2), no Eixo Comunidade Cidadã, lançado em 2010, pelo governo federal. O Programa prevê a instalação de equipamentos sociais de Saúde, Educação, Cultura e Segurança Pública em todos os Estados.

Os CEUs integram num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital. A gestão dos CEUs é compartilhada entre as prefeituras e a comunidade, com a formação de um Grupo Gestor, que fica encarregado de criar o Plano de Gestão, e também conceber o uso e programação dos equipamentos.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acredita que a gestão compartilhada proposta pelo governo federal não deve prescindir da definição de critérios para a sobrevivência dos CEUs. A entidade defende a proposta de criação dos centros, pois a maioria dos municípios brasileiros não possui equipamentos públicos com o perfil dos Centros, mas desde que os usos sociais e coletivos estejam amparados por uma legislação que priorize os mecanismos de financiamento desses espaços e não onere os Municípios.

“Se depender de um pedido de voto meu, Armando será eleito”


Recife - Em um discurso entusiasmado e repleto de frases que inflamaram a militância, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez questão de salientar que o senador Armando Monteiro (PTB) é o seu candidato ao governo de Pernambuco nas eleições de outubro. E Lula foi além: “Não voto aqui, mas se depender de um pedido de voto meu, você será eleito governador, Armando”. As declarações do ex-presidente foram feitas na noite desta sexta-feira (13), diante de cerca de 3 mil pessoas, na plenária do Partido dos Trabalhadores (PT), na Blue Angel, no bairro da Madalena, no Recife, na presença da presidente Dilma Rousseff, Armando e o deputado federal João Paulo (PT), pré-candidato ao Senado.

O ex-presidente lembrou o apoio incondicional dado por Armando Monteiro ao seu governo, quando o senador era deputado federal e presidia a Confederação Nacional da Indústria (CNI). “Todo o tempo que fui presidente, esse homem nunca deixou de ser um brasileiro comprometido com os interesses do povo. E nunca faltou o apoio de Armando quando ele era presidente da CNI”, acrescentou.

Lula também enfatizou as políticas públicas que o seu governo e do de Dilma implantou em Pernambuco, citando obras estruturadoras e programas realizados no Estado desde 2003, além de reforçar os avanços do Nordeste nos últimos 11 anos. “Era chique formar doutor. Tão chique que só São Paulo formava. Hoje, não: o Nordeste não é mais a latrina do Brasil. Nós somos pobres, mas queremos e vamos progredir.”

A presidente Dilma Rousseff afirmou que nos últimos 11 anos, o governo federal trabalhou para que fosse implantada uma "revolução" no Nordeste, em especial em Pernambuco, no sentido de superar o atraso acumulado nessa região do Brasil. "Essa região, que tinha parcela importante do povo, que tinha contribuído com grandes nomes para todas as áreas de atividades, era renegada. Hoje, nós temos certeza de que ela não é mais uma região renegada. Fizemos muito, mas temos muito o que fazer", esclareceu a presidente, citando obras como a Transposição do Rio São Francisco, a construção da adutora do Agreste, a implantação de estaleiros navais e a vinda de fábrica da Fiat ao Estado, entre outras iniciativas.

Petrolândia: Sábado é dia de feijoada e happy hour no Ket's Buffet e Restaurante



De segunda a sexta-feira o 
Ket's, situado na Av. Pref. José Gomes de Avelar, em frente ao consultório de Dr. Eudes, serve um buffet diferenciado, repleto de sabores de diversas regiões, em culinária contemporânea, com muita variedade no almoço self-service.

Aos sábados, o prato-destaque do almoço é a tradicional e saborosa feijoada, que os clientes degustam ao som de música ao vivo.

A happy hour mais chique da cidade

Às quintas, sextas e sábados o Ket's abre à noite para a happy hour e jantar à la carte, acompanhados de uma cerveja bem geladinha e de drinks especiais da casa. Seus finais de semana serão muito mais gostosos no Ket's. 

Ket's, novo empreendimento da empresária Ket, da Alternativa Modas, e Edelson, funcionará no local do antigo Restaurante Donana, na Av. Pref. José Gomes de Avelar, em frente à Clínica de Dr. Eudes (Odontomedic) e loja Bekas.

Ket’s Restaurante e Buffet – gastronomia diferenciada e de qualidade
Para ver mais fotos>Inauguração Ket's Buffet


Cardápio de opções à la carte (noites de quintas, sextas e sábados)


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Academia C2 realiza sua festa junina na AABB no próximo sábado (21)


Já estão à venda na Academia C2, no centro de Petrolândia, em frente à Celpe, as pulseiras para a tradicional festa de São João da C2. O preço é de R$20,00 para não alunos e R$15,00 para alunos.

Aluno que levar dois amigos que não malham na academia para comprar a entrada ganhará a sua gratuitamente.

Além de Yegor, estão confirmadas Seduzir e Wilton Belo. 

Garanta a sua entrada: o número de ingressos é limitado.

Nathália e Suzi, proprietários da C2 Fitness (Foto: Assis Ramalho)

Notícias relacionadas:
>2012: Academia C2 Fitness promove arraial da animação no Velho Chico
>2013: Academia C2 Fitness promove confraternização em ritmo de São João

Reprodução Facebook José Claudeildo

Copa do Mundo: Confira os jogos que acontecem neste sábado (14); que em Petrolândia o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2



Neste sábado, dia 14, as partidas pela fase de grupos da Copa do Mundo 2014 continuam, com jogos dos grupos C e D.

As seleções da Inglaterra e da Itália preparam-se para uma estreia diferente e desafiadora neste sábado (14), às 19h, na Arena Amazônia, em Manaus (AM). O confronto é o mais aguardado para este sábado. As duas seleções sabem que não são absolutas no grupo D, conhecido como “grupo da morte”, que conta ainda com o campeão mundial de 1950, o Uruguai.

Colômbia e Grécia se enfrentam às 13h no Mineirão, em Belo Horizonte, em partida que abre a disputa no grupo C.

Neste sábado também, Uruguai enfrenta a Costa Rica na rodada de abertura do Grupo D no Estádio Castelão, em Fortaleza (CE), às 16h. A seleção volta ao Brasil sonhando com o feito realizado há 64 anos no Maracanã, quando se sagrou bicampeão mundial.

As seleções de Costa do Marfim e Japão, do grupo C, não possuem títulos em mundiais, mas a equipe japonesa conta com os melhores resultados nas edições que participou. Nesse clima de desempenhos desiguais, as equipes se enfrentam pela primeira vez em uma Copa neste sábado, 14/6, às 22h, na Arena Pernambuco, em Recife.

EBC Esportes Copa