22 julho 2024
Petrolândia: Luiz Guará, o mago da escultura em madeira; uma lenda na história dos 115 anos do município
Ele era magro, pequeno e se locomovia ágilmente apesar das pernas atrofiadas, sequelas de um Brasil atrasado anterior à erradicação da paralisia infantil. Pouco usava muletas. Para circular pela casa utilizava as mãos e um carro de rolimã que ele mesmo fabricou. Solteiro, após a morte dos pais, passou a morar sozinho. Certamente por isso, desenvolveu autonomia suficiente para ser independente.
Nascido em 12 de fevereiro de 1926, filho de Maria Gomes da Cruz e Luiz Gomes da Cruz, embora tenha recebido no batismo o nome de Luiz Gomes da Cruz Nascimento, atendia pela alcunha de Luiz Guará. Não se sabe a origem do apelido, talvez uma alusão ao lobo-guará, animal da região central do Brasil, assim como ele, solitário e de pernas finas. Da solidão, agilidade, fortalecimento das mãos e necessidade de sobrevivência, nasceu o artesão que no dizer do advogado petrolandense, Manuel Gabriel, “dos seus formões e inspirações arrancava da umburana a arte que a gente não via”.
Dotado de excepcional talento, utilizava a madeira macia da umburana, farta na região, para reproduzir, em detalhes, qualquer objeto que visse. Especializou-se em fabricar manualmente brinquedos em madeira. Carros, trens, aviões, surgiam da madeira bruta, através de suas mãos, numa perfeição incrível, para deleite da criançada. Na época, brinquedos fabricados pela indústria não eram tão acessíveis às crianças do Sertão. Ganhar um carro fabricado por ele era o presente de aniversário dos sonhos.
Mesmo entre os adolescentes, não faltava quem se aventurasse mato a dentro para buscar um pedaço de madeira de umburana na esperança de receber um brinquedo-arte em pagamento. Mas as encomendas eram muitas, o trabalho demorado, a fila de espera longa e a fome mais urgente. A promessa de recompensa acabava esquecida, frustrando alguns destes empenhados rapazinhos.
Luiz Guará faleceu no dia 03 de maio de 2005, mas ainda faz parte da memória afetiva de muitos petrolandenses. Algumas de suas peças podem ser apreciadas no Memorial da Trupé Cultural, em Petrolândia. Vale conhecer.
Por Paula Rubens - Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia - IGH
IGH Petrolândia
O Instituto tem como finalidade preservar a memória do município de Petrolândia.
Petrolândia: Bazar Beneficente em prol dos VICENTINOS será realizado nesta sexta (26/07) na Av. Auspício Valgueiro de Barros
A CONFERÊNCIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS REALIZARÁ NESTA SEXTA-FEIRA, DIA 26 DE JULHO, UM BAZAR SOLIDÁRIO COM A FINALIDADE DE ANGARIAR FUNDOS PARA AJUDAR NOS TRABALHOS REALIZADOS PELA CONFERÊNCIA.
BLOG DE ASSIS RAMALHO
INFORMAÇÕES: VICENTINOS
Codevasf publica Extrato de Doação de 01 retroescavadeira ao Município de Petrolândia-PE
Foto ilustrativa
Foi publicado no Diário Oficial da União, edição da última sexta (19), o Extrato de Doação de uma retroescavadeira, avaliada em R$ 371.911,00 (trezentos e setenta e um mil e novecentos e onze reais), firmado entre o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, através da 3ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba-Codevasf e o Município de Petrolândia, sertão de Pernambuco.
O Termo de Doação de Bens Móveis foi assinado no dia 27/05/2024 por Edilazio Wanderley de Lima Filho, Superintendente Regional da Codevasf 3ª/SR, e Fabiano Jaques Marques, Prefeito de Petrolândia.
Confira abaixo a publicação, na íntegra.
História de Vida: Afonsina Sandes e seu legado em Petrolândia
Afonsina nasceu em uma família numerosa e bem estruturada. Embora pudesse ter seguido o caminho tradicional de uma moça prendada, educada para casar, Afonsina escolheu um rumo diferente, motivada pelo desejo de contribuir para um mundo melhor.
O Museu da Pessoa tem o prazer de apresentar a história de vida de Afonsina Sandes na Coleção “Memórias de Petrolândia”, organizada pela memorialista Paula Rubens. Essa história está disponível em formato de texto e podcast, permitindo que você explore as memórias de Afonsina de duas maneiras envolventes.
Acesse o texto completo e confira as imagens no site Museu da Pessoa, ou ouça o relato no Podcast “Memórias de Petrolândia”, disponível nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Deezer.
Convidamos você a ler ou ouvir esta inspiradora história e a partilhar suas próprias ideias ou histórias semelhantes conosco. Seu envolvimento é crucial para manter viva a memória de nossa cidade. Entre em contato conosco através do e-mail ighpetrolandia@gmail.com. A próxima história pode ser a sua.
Compartilhe este conteúdo com amigos e familiares que possam achar essa história interessante.
Vamos juntos celebrar a vida e o legado dos petrolandenses!
Blog de Assis Ramalho
Informação: Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia - IGH
No município de Jatobá, Republicanos homologa candidatura de Rogério Ferreira
No sábado (20), depois de passar por Caruaru, Betânia e Petrolândia, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ainda esteve em Jatobá, no Sertão de Itaparica, para a convenção que homologou a candidatura à reeleição do prefeito Rogério Ferreira.
“Rogério é um amigo que construí na vida pública. É o melhor prefeito da história de Jatobá! Sob sua liderança, a Capital da Tilápia vai continuar crescendo e se desenvolvendo! Conte com o Republicanos, Rogério; vamos juntos construir uma grande vitória”, destacou Silvio Costa Filho, que estava ao lado de lideranças do partido, a exemplo do advogado a Carlos Costa e do presidente da sigla no estado, Samuel Andrade.
Foto: Roberto Pereira Jr.
Assinar:
Postagens (Atom)