quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

TCE-PE divulga Índice de Transparência dos Municípios; confira o da sua cidade


O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) divulgou nesta quarta-feira (21) o Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco (ITMPE), relativo ao exercício 2016 das 184 prefeituras pernambucanas. O levantamento, realizado entre os meses de julho a setembro, apresentou, em relação ao ano anterior, uma elevação na média de 362,11 para 422,80 da qualidade das informações disponibilizadas pelas cidades em seus Portais da Transparência.   Confira o ranking aqui.

Segundo o chefe do núcleo de auditorias especiais, Fausto Estepple de Aquino, o objetivo do ITMPE é “estimular a melhoria da transparência pública e, consequentemente, facilitar o controle social”. Ainda de acordo com ele o trabalho educativo, voltado para o aperfeiçoamento dos portais realizado pelo Tribunal, é essencial, pois a “baixa transparência está diretamente associada a problemas na gestão e, em muitos casos, a corrupção”.


Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) vai contratar 340 eletricistas


A Companhia Energética de Pernambuco (CELPE) vai contratar 340 eletricistas até agosto de 2017. ''Estamos criando novas bases de equipes técnicas e vamos pulverizar essas equipes para atender em todo o Estado'' , disse o presidente da empresa, Antônio Carlos Sanches.

As contratações ocorrerão gradativamente até agosto. Os interessados devem cadastrar os seus currículos no site vagas.com que tem o seguinte endereço; www.vagas.com.br

Os concorrentes precisam ter curso de eletricista e algumas esperiência nessa função. O objetivo da empresa é ter mais equipes para fazer um atendimento mais rápido em caso de algum problema que cause a falta de energia.

NE 10


Petrolândia: Aniversariante do dia, Cícero Inácio recebe felicitações da esposa e filhas


Nesta quarta-feira (21), Cícero Inácio comemora mais um aniversário. Sua esposa e filhas declaram seu amor nesta data especial.

O dia do seu aniversário é o dia mais bonito do ano. Mais um ano passa e vamos cantar 'Parabéns pra você', para celebrar tantas alegrias. Que cheguem os presentes de uma vida linda, e mesmo com a aparição dos desafios, que você seja forte para enfrentá-los sempre de cabeça erguida. Parabéns e muitos anos de vida.

São os votos de sua esposa e filhas.

Redação do Blog de Assis Ramalho com informações e fotos da família


Sobe o número de bancários com problemas psicológicos após assaltos a bancos em PE


Com a onda de investidas criminosas contra instituições financeiras em Pernambuco, aumentou a incidência de bancários afetados por problemas psicológicos em decorrência da violência nas agências. De acordo com o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, apenas neste ano, mais de 100 funcionários de bancos foram vítimas de assaltos e sequestros em todo o estado. Desses, 15 pediram afastamento dos cargos, após adoecerem por causa desse tipo de crime.

No ano passado, o número de pessoas afastadas pelo mesmo motivo foi de 13, dois a menos que neste ano. Ainda de acordo com o Sindicato dos Bancários, ao longo dos últimos cinco anos, outras cinco pessoas chegaram até a ser aposentadas, após desenvolverem doenças psicológicas decorrentes de assaltos e sequestros. Entre as queixas, estão paranoia, síndrome do pânico, estresse pós-traumático e depressão.


Petrolândia: Ricardo participa de encontro com o bispo Dom Gabriel da Diocese de Floresta

Prefeitos eleitos do território da Diocese de Floresta marcaram presença na reunião da manhã desta quarta (21).

Na manhã desta quarta-feira (21), o prefeito eleito de Petrolândia Ricardo Rodolfo, a vice-prefeita reeleita Janielma Souza e Dr. Marcos de Souza participaram em Floresta de encontro com o bispo Dom Gabriel Marchesi. A reunião convocada pela Diocese de Floresta reuniu prefeitos e lideranças dos municípios da região do Sertão de Itaparica.

Também marcaram presença os prefeitos eleitos de Inajá, Betânia, Floresta, Tacaratu, Carnaubeiras da Penha e Belém do São Francisco.

Na manhã desta quinta-feira (22), Ricardo Rodolfo acompanha o primeiro evento de capacitação, a ser realizado na Câmara Municipal de Petrolândia, com todos os secretários municipais e líderes dos principais departamentos da Prefeitura de Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Câmara aprova lei que institui o uso do Brasão Oficial do Município em móveis e imóveis públicos


A Câmara Municipal de Petrolândia aprovou, em segunda votação, na Sessão realizada na última sexta-feira (16), a Lei Nº 1195/2016 que institui o uso do Brasão Oficial de Petrolândia nos bens móveis e imóveis do patrimônio municipal. 

O Brasão de Petrolândia deverá ser colocado nos edifícios sedes do Poder Executivo e do Poder Legislativo, na fachada dos edifícios e setores públicos municipais, na fachada ou salões principais das escolas públicas municipais e nos papéis de expediente, convites e publicações oficiais do Município. 

O acervo patrimonial do Município de Petrolândia também receberá a aposição do Brasão Oficial. 

Abaixo, a Lei Nº 1195/2016, na íntegra.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Câmara Municipal de Petrolândia


PMPE recebe reforço com 137 novas viaturas para RMR e Interior

São 100 motocicletas e 37 caminhonetes equipadas, reforçando as rondas e trabalho ostensivo na RMR e Interior (Foto: Carlos Medeiros)

A Polícia Militar de Pernambuco recebeu, nesta quarta-feira (21/12), 137 novas viaturas, reforçando as rondas e o trabalho ostensivo na RMR e no Interior. São 100 motocicletas e 37 caminhonetes equipadas, entregues pelo secretário de Defesa Social, Angelo Gioia, ao comandante da PM, coronel Carlos D´Albuquerque, em ato realizado na sede da Companhia Independente de Policiamento com Motocicleta (CIPMoto), no bairro de São José, no Recife.

“O Governo do Estado está reestruturando as polícias, renovando frota, armamentos e equipamentos, de modo a oferecer à tropa melhores condições de enfrentamento à criminalidade. Nesse sentido, já entregamos, este ano, 500 viaturas, e mais mil estão previstas para serem encaminhadas aos batalhões no primeiro semestre de 2017”, diz o secretário. As 137 viaturas são locadas, o que barateia o custo e facilita a manutenção. Por mês, o Estado destinará R$ 340 mil pelo uso dos veículos.


Petrolândia: Consultório Odontológico Sorriso deseja boas festas de confraternização neste natal aos clientes


O natal está chegando e com ele a promessa de vida nova. Que essa promessa se cumpra em sua vida, em sua empresa, em seus empreendimentos. Que todos seus desejos se realizem nesse Natal. Um dos melhores momentos para criarmos esses laços são as festas de Natal e Ano Novo, enviar um cartão, uma frase desejando feliz ano natal é matéria prima bem como um sinal de agradecimento por tudo que vivemos durante esse ano. Vamos fortalecer os laços de amizade para o novo ano que está se aproximando. Afinal de contas, Você e sua família merecem sorrir com mais saúde e alegria.

Sorriso Consultório Odontológico
Dr. Jefferson L. F. Almeida - CRO-PE 9148
Av. Pref. José Gomes de Avelar, 517 - Quadra 02
Marcação de horários: (87) 3851-1488

Agência Marketing Interativo/Sorriso Consultório Odontológico


Projeto de recuperação hidroambiental do rio Piauí beneficiará cerca de 300 mil alagoanos

Foto: Ascom CBHSF

Durante os próximos 24 meses, a empresa Natus Engenharia e Meio Ambiente executará o projeto de recuperação hidroambiental nas porções Média e Baixa da bacia hidrográfica do rio Piauí, em Alagoas. Para apresentar o planejamento das atividades, a empresa realizou, na última terça-feira (20.12), no município alagoano de Coruripe, o seminário inicial do projeto, financiado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco com recursos da cobrança pela água bruta.

Estão previstos a recuperação de 352 nascentes, o plantio de 130 mil mudas, a adequação de estradas rurais, a instalação de mais de 70 mil metros de cerca, além de mobilização social. O coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco, Honey Gama, prestigiou o evento, destacando os benefícios das intervenções que serão feitas. “O Comitê já entregou a recuperação promovida no Alto Piauí e os ganhos foram fantásticos para os proprietários de terras”, disse.


Petrolândia: Paulinelly Construções deseja felicitações a clientes e colaboradores neste natal


Cliente amigo, agradecemos sua presença, sua amizade e confiança dedicada durante esse ano que está terminando. Que a época de natal seja um momento de luz e harmonia para todos nós. Que no próximo ano possamos compartilhar, suas novas conquistas e muitas felicidades. Bem como aos queridos funcionários, esse ano já está no fim, graças a seu empenho e comprometimento nossa empresa cresceu, novas oportunidades se abriram, principalmente as que pertencem ao sentimento de gratidão. Hoje somos uma grande família, e desejamos que esse natal seja motivo de imensas alegrias está chegando seja repleto de conquistas, para sua família e amigos.

Agência Marketing Interativo/Paulinelly Construções


Temer diz que deve sancionar projeto de renegociação de dívidas dos estados


O presidente da República, Michel Temer, disse hoje (21) que "muito provavelmente" vai sancionar o projeto de lei que trata da renegociação das dívidas dos estados com a União. O texto, aprovado ontem (22), prevê o alongamento da dívida por 20 anos e a suspensão do pagamento das parcelas até o fim deste ano, com retomada gradual a partir de 2017.

Os deputados retiraram, no entanto, parte das modificações feitas pelo Senado na proposta. Foram derrubadas as exigências de contrapartidas, como aumento da contribuição previdenciária dos servidores para 14%, suspensão de aumentos salariais e de realização de concursos públicos, privatização de empresas e a redução de incentivos tributários. Essas obrigações teriam de ser cumpridas pelas unidades da Federação que pedirem auxílio ao governo federal para sanearem as finanças.


Artesãos apoiados pela Codevasf apostam no período natalino para incrementar renda

Encomendas crescem e associações criam kits especiais para alavancar vendas das peças feitas com argila, couro, fibra de bananeira e mel (Foto: Divulgação/Codevasf)

Artesanato em argila, couro de tilápia, fibra de bananeira, kits à base de mel. Associações que desenvolvem atividades de economia criativa com apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) estão fechando dezembro com suas produções a todo vapor para atender à demanda das festas de final de ano.

“Nem tivemos condições de pegar encomendas novas. Estamos mandando produtos até para empresários de Miami, nos Estados Unidos”, celebra, satisfeito, o artesão sergipano João Batista, que no início do mês foi um dos expositores no 15º Feirão de Artesanato e Produtos Regionais do Baixo São Francisco, realizado pela Codevasf em Aracaju, de onde saiu abarrotado de pedidos para o período natalino.


Oportunidade em PE para quem deseja concluir os ensinos fundamental e médio


A Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação, por meio da Gerência de Avaliação e Monitoramento das Políticas Educacionais, abriu mais uma oportunidade para jovens e adultos que desejam concluir as etapas de ensino fundamental e médio, e necessitam da comprovação de conclusão para fins, por exemplo, de aprovação em vestibulares, concursos públicos ou admissão em emprego.

Podem se candidatar jovens de 15 a 17 anos, para o ensino fundamental, e a partir dos 18 anos, para o ensino médio. As provas são realizadas semanalmente, às sextas-feiras, na sede da Secretaria Estadual de Educação, localizada no bairro da Várzea, Recife. O candidato deverá comparecer para a realização da prova munido dos documentos originais de identidade (RG) ou certidão de nascimento e CPF.


Petrolândia: MS concede ao IBVASF o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na área da Saúde por atendimentos SUS

IBVASF, em Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

O Diário Oficial da União, edição desta quarta-feira (21), traz a publicação da concessão do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, na área de Saúde, do Instituto Beneficente Vale do São Francisco (IBVASF), com sede em Petrolândia (PE).

A Portaria Nº 2.141, emitida ontem pela Secretaria de Atenção à Saúde, órgão do Ministério da Saúde, concede o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, na área de Saúde, ao IBVASF pela prestação anual de serviços ao SUS no percentual mínimo de 60%,

Em outubro deste ano, passada a eleição em que foi o terceiro colocado na votação para o mandato de prefeito de Petrolândia, Dr. João Lopes, diretor do IBVASF, manifestou sua intenção de deixar a cidade e anunciou a paralisação das atividades do hospital. Posteriormente, foi divulgado anúncio para interessados em arrendar a estrutura hospital. Pouco tempo depois, o nome de Dr. João foi aventado para compor o secretariado municipal da cidade alagoana de Delmiro Gouveia, na gestão que se inicia em janeiro. 

Abaixo, a portaria, na íntegra.

PORTARIA Nº 2.141, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2016 
Defere a Concessão do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, na área de Saúde, do Instituto Beneficente Vale do São Francisco, com sede em Petrolândia (PE). 


Chefs ensinam a preparar receitas especiais para a ceia de Ano Novo

Informe publicitário

Sinônimo de felicidade, reencontros e comemorações, a ceia de réveillon é um momento especial para celebrar a passagem para o próximo ano. Pensando nisso, os Chefs Leonardo Carvalho e Natalia dos Santos, da Unilever, selecionaram 4 receitas de dar água na boca para compor sua ceia. Confira!

Chester recheado com farofa de castanha portuguesa

Rendimento: 25 porções
Tempo de preparo: 2 horas

Ingredientes
3 colheres (sopa) de creme vegetal BECEL sabor manteiga
1 dente de alho amassado
1 cebola média picada
1 cenoura média ralada no ralo grosso
1 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de vinho branco seco


Mulheres vítimas de violência doméstica poderão ser beneficiadas com nova Lei em PE



Os alarmantes e contínuos índices de violência contra a mulher são a justificativa de Projeto de Lei de autoria do Deputado Augusto Cesar (PTB), atual Vice-Presidente da ALEPE. No último dia 15, a proposta foi aprovada na Comissão de Cidadania do Poder Legislativo, já com o texto aprimorado pela Comissão de Justiça.

Segundo o deputado Augusto César (PTB), a proposição visa garantir prioridade na emissão de carteiras de identidade a mulheres vítimas de violência doméstica.

De acordo com a matéria, o benefício será reconhecido a partir da apresentação de cópia de boletim de ocorrência da Delegacia da Mulher, de medida protetiva expedida pela Justiça ou de termo de encaminhamento da rede de proteção a mulheres em situação de violência familiar.


Ainda dá tempo! Aprenda mais uma receita de sobremesa Puro Sabor para fazer no Natal

Informe publicitário
São apenas 3 passos e o bolo fica pronto em até 40 minutos

Depois da ceia, a ocasião pede sobremesas especiais, caprichadas e perfumadas, como o Bolo de Mel com Maçã, Nozes e Passas, receita exclusiva sugerida pela Margarina Puro Sabor, marca da M. Dias Branco. Fácil de preparar, o quitute é perfeito para tornar inesquecível a ceia de Natal e ainda espalha um delicioso cheirinho de maçã pela casa.

Já anote o passo a passo, dê uma olhadinha na despensa e na geladeira para saber o que já tem de ingredientes em casa, depois é hora de ir ao supermercado comprar o que falta. Prepare o doce com muito amor para ter uma ótima confraternização!

Bolo de Mel com Maçã, Nozes e Passas

Ingredientes:


Verão deste ano será menos quente do que no ano passado


O verão começa hoje (21), às 7h44 (8h44 no horário de verão) no Hemisfério Sul e termina no dia 20 de março de 2017. A previsão é de que as temperaturas sejam mais amenas do que as registradas no verão passado, quando o fenômeno El Niño provocou um aumento nas temperaturas e nas chuvas em algumas regiões.

“No ano passado, tivemos um dos fenômenos El Niño mais fortes da história. Então, se formos comparar o ano passado e este ano, provavelmente este ano o verão não vai ser tão quente como no ano passado, porque o El Niño tem como característica aumentar a temperatura no Brasil”, explica a climatologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), Renata Tedeschi.

Segundo ela, nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, a temperatura deve ficar dentro da média histórica. Nas regiões Norte e Nordeste, as temperaturas devem ficar dentro da média acima desse valor.


Tacaratu: Zé Nelson, eleito pela 7º vez para vereador, entra para história do município como parlamentar com maior número de mandatos

Zé Nelson, ao lado da esposa, recebe sua 7ª diplomação de vereador de Tacaratu (Fotos: Assis Ramalho)

Eleito com 517 votos, sendo o oitavo vereador mais votado de Tacaratu, Zé Nelson conseguiu um feito nestas eleições municipais nunca antes alcançado por outro político; foi eleito para o 7º mandato de vereador, tornando-se o parlamentar com maior número de mandatos na Câmara na história política do município.

Em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, Zé Nelson falou de sua gratidão com povo de Tacaratu, e com o prefeito José Gerson pelo convite a fazer parte do seu grupo político. Nas eleições de 2012, Zé Nelson pertencia ao grupo de oposição.

''Sou muito grato ao povo de Tacaratu por fazer de mim o veredor com maior número de mandatos na história política do município, e prometo manter meu compromisso de continuar trabalhando pela população e para o bem de Tacaratu. Quem votou em mim de novo não se arrependerá, pois vou trabalhar incansavelmente até o último dia deste novo mandato que inicia em 2017. Também agradeço ao prefeito Gerson que me trouxe para o seu grupo vitorioso'' disse Zé Nelson, que também carrega no seu curriculum político um mandato de vice-prefeito no período dos anos de 2005 a 2008.

Notícias relacionadas
>Tacaratu: Prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos são diplomados na Câmara Municipal
>Tacaratu: Prefeito reeleito José Gerson comemora vitória e oferece churrasco após diplomação
>Tacaratu: Vereador Caique Teixeira (PSB) presidirá a Câmara Municipal no próximo biênio

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Petrolândia: 1ª Farra dos Vaqueiros atrai grande público à Agrovila 2 do Bloco 4 dos Mandantes




Foi realizada no último domingo (18), na Agrovila 2 Bloco 4 dos Mandantes, zona rural de Petrolândia, a 1ª Farra dos Vaqueiros.  A programação começou no início da tarde com um encontro de aboiadores da região e demais localidades, com presenças de Chameguinho das vaquejadas. João Neto e Jairo de Sergipe.

À noite, o público se divertiu ao som de paredão, e música ao vivo com as bandas Forró Kitres e Amantes da Night.

O evento organizado pela equipe Made in nordeste foi realizado em prol da 3ª Missa do Vaqueiro do distrito do Icó-Mandantes, a ser realizada em agosto de 2017, encontro ansiosamente aguardado pela equipe, que conta com a colaboração de todos. Vale a pena participar!

Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Nara Santos, presidente da Made in Nordeste


Câmara de Petrolândia concede título de cidadão honorário a 11 personalidades


Fotos: Assis Ramalho



Contando com a participação de representativo público, a Câmara Municipal de Petrolândia realizou na noite de sexta-feira (16) sessão solene para entrega dos Títulos de Cidadão Honorário a onze personalidades que contribuem, ou já contribuíram - em setores diversos -, para a história do município. O título de Cidadão Honorário é a maior honraria do Poder Legislativo.

A cerimônia reuniu autoridades, lideranças da comunidade, profissionais liberais, empresários e familiares dos homenageados.

A entrega do Título de Cidadão Honorário petrolandense foi aprovado por unanimidade dos Vereadores da Casa.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, Fabiano Jaques Marques  e contou com as presenças dos vereadores, Sílvio Rogério, Carlos Alberto Araújo Correia (Carlinhos), Juarez Patriota, José Luiz (Zé Pezão), Maria do Socorro Santos Souza (Dona Santa), Eudes Fonseca, Raimundo Paulo Lacerda (Noca), Rogério Novaes, Jorge Viana e João Vicente.

Os homenageados foram;  Antônio Furtado de Moura (Tonho Moura), Luiz Wilson Nunes Ferraz, José Roberto Dias, Edvaldo Nunes dos Santos, Fabíola de Sá Gomes Lima Ferraz, Francisco Nunes dos Santos, Herbert Marinho Cordeiro, Jéssica Daiana de Souza Silva, José Menezes dos Santos, Emerson Francisco de Assis e Flávia Cristina Mazzeti

Todos os vereadores presentes e os homenageados fizeram pronunciamentos.

Ver fotos
>Última reunião da Câmara em 2016 concede títulos de cidadão honorário
>Câmara de Petrolândia concede títulos de Cidadão Honorário


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Petrolândia: Prefeito Lourival Simões é entrevistado por Assis Ramalho no 'Acordando com as Notícias' (áudio)


Assis Ramalho entrevista Lourival Simões, que responde a perguntas de ouvintes (Fotos: Lúcia Xavier)



Na manhã dessa terça-feira (20), o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, concedeu entrevista ao vivo ao programa 'Acordando com as Notícias', apresentado por Assis Ramalho na Web Rádio Petrolândia. 

Em duas horas de entrevista, o gestor que está a poucos dias do final de seu segundo mandato respondeu perguntas enviadas por ouvintes, falou sobre sua gestão e comentou a campanha do mês de outubro e as perspectivas para o governo de seu sucessor, Ricardo Rodolfo.

Em bate-papo, antes da entrevista, Lourival Simões antecipou dois dos maiores desafios para o próximo gestor equilibrar as contas do Município: elevar a arrecadação municipal com aumento de impostos, e 'cortar na carne' para reduzir despesas, com a demissão de servidores efetivos.

O gestor também abriu o coração sobre os ataques que sua família recebeu durante a campanha eleitoral.

O áudio da entrevista está disponível abaixo, inclusive para download.



Redação do Blog de Assis Ramalho