terça-feira, 28 de novembro de 2017

Pai acorda e recebe notícia sobre acidente e mortes de esposa e filho

Acidente aconteceu na noite do último domingo, em Recife (Foto: Eduarda Abelenda)

O advogado trabalhista e contador Miguel Arruda da Motta Silveira Filho, de 46 anos, acordou, nesta terça-feira (28), e recebeu a notícia sobre o trágico acidente envolvendo sua família e a morte da esposa, Maria Emília Guimarães, 39, e do filho, Miguel Neto, de apenas três anos. Desde o capotamento, que aconteceu na noite do domingo (26), no cruzamento da Avenida Rosa e Silva com a Rua Padre Roma, ele foi mantido sedado pelos médicos. Apesar de devastado emocionalmente, o quadro clínico dele é considerado bom e sem risco de morte. A filha do casal, Marcela Guimarães Motta Silveira, de cinco anos, passa por uma nova cirurgia nesta noite.

Miguel estava com a esposa, os dois filhos e a babá Roseane Maria de Brito Souza, 23, grávida de quatro meses, voltando da casa dos pais quando houve o acidente. Um Ford Fusion, em alta velocidade, atingiu violentamente o carro da família, uma Toyota RAV4, de placas OEZ-4943. A mãe e a babá morreram na hora. As crianças e o advogado foram socorridos. "Aos pouquinhos, ele vai digerindo essas notícias, mas já sabe do falecimento da esposa e do filho", contou uma familiar.


Resultado do Funcultura Geral 2016/2017 será anunciado nesta quarta (29) pela Secult-PE e Fundarpe


O Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE e Fundarpe, convida artistas, produtores culturais e imprensa para o anúncio do resultado do Edital Funcultura Geral 2016/2017, que vai destinar 17,5 milhões a projetos de produção, difusão, pesquisa e formação nas mais diversas áreas da arte e cultura pernambucanas.

ANÚNCIO DO RESULTADO - FUNCULTURA GERAL 2016/2017

Quarta-feira, 29/11 às 15h
Auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco (Av. Alfredo Lisboa/Marco Zero – Recife)

Após o anúncio oficial, todas as informações estarão disponíveis em www.cultura.pe.gov.br/funcultura

SecultPE


ANA realiza audiência sobre manuais da transposição do São Francisco

Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR

Entre 4 de dezembro e 2 de fevereiro de 2018 estará aberta a audiência pública não presencial para obter sugestões para o Manual de Contabilidade e para o Manual de Procedimentos para Gestão de Ativos Imobilizados, documentos relacionados ao Projeto de Integração do São Francisco (PISF). Os interessados podem participar por meio do Portal de Audiência Pública da Agência Nacional de Águas (ANA) ou do serviço de e-Protocolo.

No Portal estão disponíveis as minutas de ambos os documentos, que foram preparadas pelos servidores da ANA e estão disponíveis para balizar as sugestões a serem recebidas durante a audiência pública. O Manual de Contabilidade Aplicado ao PISF contém informações contábeis requeridas da entidade federal que será responsável pela operação do empreendimento, formas de fiscalização contábil a serem adotadas pela Agência, entre outras informações. Este tipo de fiscalização econômico-financeira visa a avaliar a eficiência da gestão da operadora federal do Projeto para garantir a preservação do equilíbrio econômico-financeiro da operação.


Paulo Câmara prestigia lançamento de campanha de adoção do TJPE

Proposta da campanha de adoção é continuar investindo em informação, projetos e na aproximação dos adotantes às crianças que hoje se encontram em abrigos .

O governador Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luíza participaram, na manhã desta terça-feira (28), no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), do lançamento da campanha "Adote - adotar é saber deixar alguém te amar". Promovida em parceria pelo TJPE, pelo Governo de Pernambuco e pela Assembleia Legislativa, a campanha tem o objetivo de orientar a população sobre o processo de adoção e incentivar o acolhimento e o apadrinhamento de crianças de uma faixa etária mais elevada, a chamada adoção tardia. Na oportunidade, os chefes dos três Poderes assinaram um termo de cooperação técnica entre as instituições e as demais entidades parceiras. As peças que detalham a ação serão veiculadas em TV, Rádio, jornal impresso e mídias sociais.

"Os esclarecimentos sobre a forma de adoção e de apadrinhamento precisam chegar até a população. Somos o quarto Estado que mais adota e, em termos proporcionais, nós somos o primeiro. Mas podemos fazer mais. Como a própria campanha diz, é preciso dar amor e receber amor por parte desses jovens que hoje precisam do amparo de muita gente. Eu fico feliz de poder participar, junto ao Poder Judiciário, ao Legislativo, ao Ministério Público e à Defensoria Pública de ações como essa. Temos a certeza de que muitas crianças terão um novo lar e condições de serem amados e dar muito amor", ressaltou o governador Paulo Câmara.


Na CCJ, Tadeu Alencar volta a condenar tentativa de privatização da Chesf

Foto: Imprensa/Divulgação

Membro titular da Comissão de Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, o deputado federal Tadeu Alencar (PSB) voltou a condenar a tentativa do Governo Michel Temer em privatizar a Eletrobrás e a Chesf.

O pronunciamento ocorreu durante reunião do colegiado que aprovou relatório do deputado Danilo Cabral (PSB/PE) sobre projeto de decreto legislativo propondo um referendo sobre o tema. O encontro contou com a presença de membros da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Chesf e funcionários da companhia hidrelétrica.

Elogiando a capacidade de resistência dos trabalhadores em defesa da Chesf e da Eletrobras, Tadeu denunciou mais uma vez a forma truculenta com que o Governo Temer tentou impor - por meio do Ministério de Minas e Energia -, a privatização deste ativo da economia nacional.


Pernambuco recebe pela primeira vez a Feira de Turismo Rural - Ruraltur



O turismo rural é um segmento que vem contribuindo para a interiorização, valorização do patrimônio histórico-cultural e na geração de emprego e renda na Zona Rural. Pensando nisso, Pernambuco sediará pela primeira vez a Feira de Turismo Rural – Ruraltur, projeto realizado pelo SEBRAE-PE. A 13ª edição evento acontece até 30 de novembro, no Hotel Portal de Gravatá, no município Gravatá, no Agreste pernambucano.

A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur participa da feira num espaço localizado na entrada principal do evento, denominado “Descubra o Turismo Rural de Pernambuco”, onde haverá atendimento aos visitantes e distribuição de folheterias promocional do destino, incluindo o Guia Rota Rural. Além disso, será apresentada uma ação onde serão trabalhadas as experiências dos visitantes com a exibição do vídeo “Paisagens Sonoras - Um passeio pelos sons e imagens das regiões da zona da mata até o sertão do estado”. Despertando os sentidos e imprimindo sensações de vivências da zona rural do interior.


Humberto propõe penas mais duras a quem dirige alcoolizado

Foto: Roberto Stuckert Filho

Após apresentar um voto de pesar no Senado em memória das vítimas da tragédia de trânsito ocorrida no Recife, no último domingo, o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), propôs, nesta terça-feira (28), uma legislação mais dura contra quem for flagrado dirigindo sob efeito de álcool e segue conduzindo enquanto o processo não se encerra - o que pode levar anos.

No acidente ocorrido na noite do dia 26, no cruzamento da rua Cônego Barata com a avenida Conselheiro Rosa e Silva, no bairro da Tamarineira, João Victor Ribeiro, de 26 anos, que dirigia alcoolizado e é infrator reincidente das leis de trânsito, colidiu e bateu num carro em que vinham cinco pessoas, duas das quais crianças. Ele matou Roseana Maria de Brito Souza, que estava grávida, e Maria Emília Guimarães. Horas depois de ser internado, Miguel Neto, de quatro anos, filho de Maria Emília, também morreu. Miguel Filho, marido de Maria Emília e pai do menino, e Marcela Motta, de cinco anos, filha do casal, seguem internados.


Giovani, empresário e líder sustentável do sertão paraibano


Empresário de Patos (PB) fala dos desafios, realidade brasileira e sua aposta nos pequenos negócios; conta como enfrentou o auge da crise em 2016 e construiu sede sustentável para sua pequena indústria (Fotos: Divulgação/Vice & Versa)
Há 21 anos, Giovani Araújo Lima comanda a Vice & Versa, pequena fábrica que produz uniformes esportivos e camisas promocionais, em Patos (PB). Atualmente a equipe da empresa é integrada por 15 funcionários. Ele é um líder sustentável, pois acredita na sustentabilidade como conceito que deve ser praticado, especialmente pelos pequenos negócios, pelo fato de diminuir custos e aumentar a responsabilidade do empresário em relação às pessoas e ao meio ambiente.

Em sua fábrica, ele sempre procura o equilíbrio entre os aspectos ambientais, humanos, sociais, culturais e econômicos. Giovani se orgulha por nunca ter tido uma reclamação trabalhista. Acredita nos microempreendedores individuais (MEI) e empresários de pequeno porte como força propulsora do desenvolvimento sustentável brasileiro. Particiipa ativamente da vida da cidade, em entidades empresariais e das atividades comunitárias.

Antes de empreender, trabalhou durante quatro anos em São Paulo (SP), onde observava os tipos de patrões para os quais trabalhou em pequenas e grandes empresas. Analisava suas qualidades e defeitos e assim construiu o perfil de como seria, quando fosse patrão e empresário. Na época em que voltou à ensolarada Patos no sertão paraibano, seu sonho era abrir um negócio, gerar 100 empregos com carteira assinada e ser uma empresa correta e ética, do jeito que todas deveriam ser, segundo ele.


AGU diz que acordo das perdas com planos econômicos deve ir ao STF até dezembro

Foto: Simone Marinho

A ministra da Advocacia-Geral da União (AGU), Grace Maria Fernandes, disse hoje (28) que espera enviar para homologação do Supremo Tribunal Federal (STF), até o fim do ano, a proposta de acordo financeiro que representantes de bancos e associações de defesa do consumidor vêm discutindo para pôr fim à disputa sobre o ressarcimento de perdas econômicas. As entidades negociadoras chegaram a um acordo sobre valores, mas nem todos os detalhes estão concluídos.

“Nosso esforço é para obtermos o quanto antes esta homologação”, disse a ministra, ao lembrar que, há quase 30 anos, milhões de pessoas que tinham dinheiro depositado em contas de poupança entre os anos 1980 e início de 1990 aguardam uma solução definitiva sobre o caso.

Segundo a ministra, ontem (27), os representantes dos bancos e dos consumidores chegaram a um acordo quanto à devolução de parte dos valores reclamados na Justiça. Sem revelar detalhes sobre o montante acordado, as regras ou prazos de restituição aos clientes, Grace disse que este sempre foi o aspecto mais difícil da negociação, que já levou as partes a se reunirem 37 vezes em busca de uma proposta consensual.


Voto branco e voto nulo


Por Gilson Alberto Novaes*

Os brasileiros têm vivido de sobressalto nos últimos anos. Quando se pensa que as notícias ruins chegaram ao fim e que a corrupção chegou ao fundo do poço, descobrimos que elas continuam.

Daqui a pouco estaremos em 2018, um ano de eleições para presidente da república, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. Uma festa da democracia!

Seria uma festa da democracia se pudéssemos ter eleições em que o povo participasse como um ato de civismo, de cidadania, de respeito...

Não é assim. Tenho ouvido muita gente dizer que vai anular o voto ou votar em branco. É gente desiludida com a classe política, com os desmandos dos três poderes, com a impunidade que reina no país, com a falta de respeito com o cidadão, com o trabalhador, com seus direitos, com o dinheiro público. Um caos!

Têm razão esses eleitores em estarem desiludidos, mas eles não têm razão quando dizem que vão votar em branco ou anular o voto, com a afirmação de que “ninguém presta”.


Governo retira 800 mil litros de azeite de oliva do mercado e autua 84 empresas


O Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento retirou do mercado 800 mil litros de azeite de oliva impróprios para o consumo, com indícios de fraude, de 64 marcas e 84 empresas brasileiras. Nesses produtos foi confirmada a presença de azeite "lampante" (não refinado) e outros óleos, como a soja, não permitidos pela legislação

De acordo com a auditora fiscal federal agropecuária Fátima Parizzi, coordenadora geral de Qualidade Vegetal do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV), de abril até novembro de 2017 foram fiscalizadas 76 marcas e realizadas 240 ações fiscais em todo o país.

As amostras coletadas foram enviadas para o Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), laboratório oficial do ministério, no Rio Grande do Sul. Das amostras enviadas, 33 estavam dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pelo Mapa, enquanto 43 estavam fora dos padrões (reprovadas). A comercialização foi suspensa e os produtos retirados do mercado.


Míssil balístico da Coreia do Norte cai em território marinho japonês

Governo Abe diz que o projétil caiu sobre a zona exclusiva econômica no país, no Oceano Pacífico, e convoca reunião de emergência. 

A Coreia do Norte realizou nesta terça-feira, 28, um teste com mísseis balísticos, informou a agência Yonhap. A publicação atribuiu a informação ao Estado Maior das Forças Armadas da Coreia do Sul. O governo americano também confirmou a realização do teste, mas disse ainda não ser possível identificar qual a natureza do míssil.

O Ministério da Defesa do Japão informou à rede de TV que o projétil caiu sobre a zona exclusiva econômica no país, no Oceano Pacífico. Em resposta, o gabinete do premiê Shinzo Abe convocou uma reunião de emergência e protestou nos mais firmes termos contra o lançamento.

A Coreia do Norte acelerou o ritmo de seu programa nuclear nos últimos meses. O último teste nuclear, de um total de seis, foi realizado em setembro.


Deputado José Humberto defende inclusão do estudo da Poesia e Literatura de Cordel nas escolas do Pajeú

Foto: Roberto Soares/Alepe

A inclusão da Poesia e da literatura de cordel no currículo escolar da rede estadual de ensino dos municípios que abrangem a região do Pajeú foi tema de uma indicação do deputado estadual José Humberto (PTB).

Para o parlamentar, a inclusão da poesia e literatura de cordel nas salas de aula incentivam à leitura e oportunizam aos alunos um encontro com um universo cultural rico.

“Estimular nos alunos o hábito da leitura é um grande desafio a ser enfrentado. Ofertar um material de riqueza cultural atrativa é sem dúvida um dos caminhos para alcançar tal objetivo, e é justamente isso encontramos na Poesia e na literatura de cordel”, destacou José Humberto que ainda expressou a importância da preservação, valorização e produção da cultura regional expressada nos folhetos e textos.


PSB de Pernambuco debate privatização da Chesf

Na noite desta segunda-feira, militância socialista debateu com os deputados Danilo Cabral e Lucas Ramos o impacto da proposta para população brasileira (Fotos: Roberto Pereira)

A proposta de privatização da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), apresentada pelo Governo Federal, foi tema da 6º edição do Prosa Política, evento realizado pelo PSB de Pernambuco com o intuito de debater com a militância e representantes da sociedade civil pautas de interesse público. Durante a atividade, realizada na noite desta segunda-feira (27), os deputados Danilo Cabral e Lucas Ramos, ambos do PSB, falaram sobre o impacto da proposta para o Brasil e, sobretudo, para o Nordeste.

Idealizador da proposta que prevê um referendo para o caso de aprovação da venda da Eletrobras, o deputado federal Danilo Cabral destacou que a venda da entidade poderá gerar um aumento de 17%, segundo estimativa da entidade, e que a militância alertar a sociedade dos estragos que a privatização vai trazer para a população brasileira.


Saiba o que muda nas aposentadorias rurais


Para quem estava preocupado com mudanças na aposentadoria rural, a notícia é boa. Por se tratar de um tema polêmico, o governo Federal resolveu deixar o item de fora do texto da reforma da Previdência. Dessa forma, as regras para cerca de 7,6 milhões de agricultores familiares se aposentarem continuam as mesmas.

De acordo com a proposta inicial, os trabalhadores rurais, tanto homens como mulheres, deveriam se aposentar aos 65 anos de idade e com 25 anos de contribuição obrigatória. No entanto, ficaram mantidas as idades de 55 anos para mulheres e 60 para homens. A contribuição, nesse caso, fica por conta do percentual da produção.


Na opinião do especialista em finanças, Marcos Melo, a decisão foi acertada, já que isso abre espaço para se discutir outros pontos mais relevantes da matéria. “Do ponto de vista político é interessante que você deixe de lado alguns aspectos para que outros aspectos mais importantes possam ser ajustados”, afirmou.


Kaio Maniçoba entrega trator na zona rural de Mirandiba


O deputado federal licenciado e secretário estadual de Habitação, Kaio Maniçoba participou da entrega de um trator no distrito de Cachoeirinha, área rural de Mirandiba, no Sertão pernambucano, no último domingo (26). O equipamento foi doado ao município através de uma emenda de autoria do parlamentar - grande incentivador da agricultura familiar.

Acompanhado do vice-prefeito Hailton Rodrigues e dos vereadores Antão, Damião e João de Fortunato, Kaio enfatizou a importância do investimento para a região. “O equipamento oferecerá melhores condições de trabalho e, por consequência, aumentará a produção local”, disse Maniçoba. Ele afirmou ainda que outras cidades, a exemplo de Floresta, São José do Egito, Trindade e Jatobá, que ainda vão receber os equipamentos até o fim do ano.

Informações e foto: Divulgação/Assessoria de Comunicação


Petrolândia: Clínica Odontológica Antônia Lopes avisa que atende pelos convênios Odontoprev, Bradesco, Celpe e Fachesf


Especialista em implante, prótese e ortodontia, o cirurgião dentista Dr. Fábio ajuda você a sorrir sem receio.

A Clínica Odontológica Antônia Lopes avisa que está atendendo pelos seguintes convênios : Odontoprev, Bradesco, Celpe e Fachesf além de Particular.

Especialista em implante, prótese, ortodontia e e Clínica Geral Dr. Fábio Odilon Lopes ajuda você a sorrir sem receio e a melhorar sua mastigação.

Dr. Fábio Odilon Marques, cirurgião dentista, atende semanalmente de quinta-feira a sábado em seu consultório.

A Clínica Odontológica Antônia Lopes está localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, em frente ao antigo Escritório da Celpe

Horário: 8 às 12h00 e 14 às 18h00
Marcação pelo celular (87) 9.9929-4176 (whatsapp)

Dr. Fábio Lopes também atende na cidade de Inhapi, no Sertão de Alagoas, de segunda a quarta-feira, na rua Luiz Cavalcante - Centro
(82) 95120-2750.


Capitão da PM é encontrado morto após sair para caminhar em Caruaru

Capitão Carlos Roberto da Silva do 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Caruaru, foto/reprodução TV Jornal

Morreu na segunda-feira (27) um capitão do 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Caruaru, no Agreste de Pernmabuco. De acordo com a PM, Carlos Roberto da Silva, 43 anos,  saiu para caminhar, quando passou mal e caiu. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado e constatou a morte dele.

Ainda segundo a polícia, no corpo do PM não havia sinais de violência e nada foi levado. A causa da morte ainda não foi esclarecida.

A Corporação, por meio do Tenente-Coronel Tibério César, emitiu uma nota dizendo que o capitão era um policial dedicado, e que não media esforços na boa prestação das atividades militares. A nota dizia ainda que, ele era um excelente amigo e profissional, e que a Polícia Militar de Pernambuco, sente profudamente pela morte dele.


Petrolândia: CFEPP Cursos inicia promoção do Natal Solidário/2017 com matrículas pagas com 2 Kg de alimentos

Mais um ano se passou...e o CFEPP traz mais uma vez a Campanha Natal Solidário. Sua oportunidade de fazer parte da melhor escola de cursos da região, com apenas 2 kg de alimentos não perecíveis, e ao mesmo tempo ser solidário com o seu próximo.

Isso mesmo...matrícula para qualquer curso por apenas 2 kg de alimentos não perecíveis. A campanha vai até o dia 20 de dezembro.

Preparatório ENEM 2018
Bombeiro Civil
Socorrista
Atendente de Farmácia
Inglês/Espanhol
Administração
Informática 
Operador de Caixa

Cursos com valores profissionais, mensalidades com descontos especiais de Natal,
Seja solidário, vem pra melhor...vem pro CFEPP CURSOS 
Avenida dos Três Poderes, centro de Petrolândia
Celular (Zap)  (87) 99954-1287 

Blog de Assis Ramalho
Com informações do CFEPP Cursos


Produtores familiares de Itaparica receberão kits de Irrigação do Ministério da Agricultura

Mychel Ferraz recebeu a confirmação do diretor do MAPA Juarez Távoras, de que já está em fase de licitação, 1.200 kits de Irrigação para produtores familiares do Estado de PE

Na manhã desta segunda-feira (27), o coordenador geral de produção do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento- MAPA, Mychel Ferraz, esteve reunido em Brasília DF, com o Diretor Juarez Távoras.

Ferraz recebeu a confirmação de que já se encontra em fase de licitação, 1.200 kits de Irrigação para produtores familiares, em especial, do Vale do São Francisco, Itaparica, Araripe, Moxotó, Pajeú, Agreste e Zona da Mata do Estado de Pernambuco.

''Neste encontro reforçamos a necessidade da capacitação dos produtores pelo Programa Agro + Produtor Rural (Programa de qualificação do produtor rural) que será lançado em fevereiro. Nosso trabalho avança e vamos iniciar 2018 levando desenvolvimento sustentável e esperança para o nosso querido povo pernambucano'' disse Mychel.

Por Roberto Gonçalves


FACESF promove Semana Nacional da Conciliação em Belém do São Francisco


A FACESF, através de sua Câmara de Conciliação e Mediação, em parceria com o TJPE, promove a Semana Nacional da Conciliação, em Belém do São Francisco. Intensas trocas de experiências e conhecimentos estão sendo providas pela Facesf aos seus alunos de direito, ao participar, pelo quinto ano consecutivo, da Semana Nacional da Conciliação – SNC, através da Câmara de Conciliação e Mediação/FACESF.

O trabalho consiste na participação de estudantes e estagiários, sob devido acompanhamento de profissionais, tais como advogados, mediadores e conciliadores habilitados pelo TJPE.

De 27 a 29 de novembro deverão ser levados às audiências de tentativa de conciliação e/ou mediação aproximadamente 150 processos cíveis e 50 processos envolvendo Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). Sendo a Câmara da Facesf pioneira e única no Estado a realizar audiências envolvendo TCO’s. Esse trabalho é uma parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco - TJPE e Ministério Público de Pernambuco.


Motorista de ambulância de Glória-BA morre em acidente na manhã desta terça (28)

Ademir era funcionário da Prefeitura Municipal de Glória (BA) e prestava serviço com a ambulância do povoado Brejo do Burgo.

Uma pessoa morreu em um acidente envolvendo uma motocicleta e um caminhão pipa na manhã desta terça-feira (28), no município de Glória- BA. A colisão ocorreu em um trecho da estrada vicinal do povoado Olhos d'água de Souza.

De acordo com as informações, a moto bateu de frente com o caminhão. O condutor da moto, identificado apenas como Ademir, morreu na hora. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para a ocorrência, mas quando chegou ao local o homem já estava morto. O condutor do caminhão envolvido no acidente não teve seu nome divulgado.


Pai e filha feridos em acidente causado por motorista bêbado no Recife estão em estado grave, diz boletim

Casal estava com os dois filhos e a babá no veículo que foi atingido; Maria Emília Guimarães [foto] morreu no local do acidente e o filho morreu no dia seguinte (Foto: Reprodução/TV Globo)

O pai e a filha que ficaram feridos em um acidente de trânsito provocado por um motorista bêbado, no domingo (26), na Zona Norte do Recife, estão em estado grave e respiram com ajuda de aparelhos, informou o boletim médico divulgado pelo Hospital Santa Joana nesta terça-feira (28). A colisão deixou ainda três pessoas mortas. Novas imagens da câmera de segurança de uma loja mostram o momento do acidente de outro ângulo.

Além de deixar Miguel Arruda da Motta Silveira Filho, de 46 anos, e Marcela Guimarães Motta Silveira, de 5 anos, feridos, o acidente teve três mortos: a advogada Maria Emília Guimarães Silveira, 39 anos, mulher de Miguel e mãe de Marcela, Miguel Arruda da Motta Silveira Neto, de 3 anos, filho do casal, e a babá Roseane de Brito Souza, 23 anos, que estava grávida. O motorista, João Victor de Oliveira, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça na segunda (27).

A menina Marcela Guimarães Motta Silveira está em coma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica. O quadro dela, segundo a unidade de saúde, é considerado grave e instável. Além de respirar com ajuda de aparelhos, ela está sedada. A princípio, Marcela foi levada para o Hospital da Restauração. Ela foi transferida para o Santa Joana no início da tarde segunda-feira (27).


Serra Talhada: Sindicato dos Bancários interdita banco no centro da cidade por falta de condições de trabalho


Fotos: Farol de Notícias/Max Rodrigues

O Sindicato dos Bancário de Pernambuco interditou na manhã desta terça-feira (28) a agência do Bradesco de Serra Talhada, localizada na Rua Enock Ignácio de Oliveira, no centro, por falta de condições de trabalho.

O sindicato justificou o estado insalubre da agência que há mais de vinte dias funciona sem o sistema de refrigeração.

Em conversa com a reportagem do Farol, Adeilton Filho, do Sindicato dos Bancários, reforçou que a interdição do Bradesco é por tempo indeterminado.

“A agência só vai abrir quando o banco resolver esta questão da climatização. Ainda mais com um calor desse em Serra Talhada. Fomos informado que a questão é só a compra de um transformador que custa cerca de R$ 9 mil. O que significa isso para o banco? Agora, a burocracia interna atrapalha, mas o Bradesco continua fechado e vamos mantê-lo assim até resolver a situação”, disse o sindicalista, adiantando que só vem sendo atendido casos excepcionais.

Por Farol de Notícias


Petrolândia: FARMAVIDA precisa de balconista com experiência


A Farmavida, em Petrolândia, precisa de balconista com experiência no atendimento em farmácia. Os interessados devem entregar currículo no próprio estabelecimento, localizado no centro comercial da cidade, em frente à agência do Banco do Brasil, na Avenida Manoel Borba.

Horário de funcionamento:
De segunda a sexta das 7:00 horas da manhã as 22:00 horas da noite e nos sábados das 8:00 da manhã as 20:00 horas e- aos domingos das 8:00 da manhã ao 12:00dia e das 17:00 as 21:00 horas da noite


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Farmavida


Petrolândia: '' Seu Tita, o último homem do trem" - Por Paula Rubens

Ele trabalhou na Rede Ferroviária e estava presente quando o trem foi desativado em Petrolândia, em 1964. Sua história nos apresenta a cidade de sua infância nos anos 30.

“Seu” Tita, como é conhecido, nasceu em Jatobá, em 18/01/1925, quando Petrolândia(PE) tinha esse nome. Foi o último filho de Maria Madalena Gomes (filha de Ágda do Brejo) e Manoel Pedro da Silva (Nêgo), dos quais recebeu o nome de Francisco Gomes da Silva. É irmão de Luiz José Gomes (Zé Preto), Otacílio, Maria das Dores e Laura.

Seu pai, pedreiro, trabalhou para João Leal, João Serafim , em Tacaratu e outros, construindo muitas casas na velha Jatobá ( antigo nome de Petrolândia –PE), numa época em que a cidade começava a crescer. Ele também fazia filtros de pedra quadrados e redondos. Os filtros eram esculpidos em pedra alva e arenosa, tiradas do serrote de Maria Bárbara, perto do Brejinho de Fora, terras de D. Ana Campos. Nela era desenhado um círculo onde se cavava internamente formando um grande buraco. Depois virava esse buraco para baixo e esculpia-se o lado externo do filtro,alisando-o com outra pedra de forma a fazer nela um bico . O formato final do filtro se assemelhava a um grande peito de mulher oco. Colocado em cima de um gradeado de madeira, com a parte oca virada para cima onde a água era depositada, a pedra filtrava a água que de pingo em pingo enchia um pote colocado logo abaixo. Era água friinha gostosa de beber, diz ele.

A família morava, em Jatobá, num beco por trás do antigo Ponto Ideal , De D. Celestina , onde na esquina foi construída a Igreja dos Evangélicos, que ficava em frente a pracinha Nova. A pracinha não existia ainda, no seu lugar havia um terreno limpo, onde, no seu tempo de rapazinho, seu Tita viu muita festa acontecer. Era o ringue construído por João Leal, que a exemplo de um ringue de patinação, era um piso cimentado á céu aberto, onde Panta colocava difusora e o povo fazia festa , pois na cidade não havia clube. Não havia rua de frente, ali passava o trilho do trem. De sua casa dava pra avistar até o cemitério.

Aprendeu a nadar tomando banho no rio, escondido da mãe. O porto da rua ficava perto de sua casa. Lá viu muitas canoas e barcas que chegavam trazendo mercadorias. Lá seu pai entregava os filtros que fabricava e vendia por 12 mil reis, e algumas vezes até recebia uma parte do pagamento em rapadura.


Silvio Costa Filho propõe lei de responsabilidade da segurança

Foto: Roberto Soares/Alepe

O deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), apresentou projeto de lei tornando obrigatória a prestação de contas das ações do governo na área de segurança pública. A ideia, segundo o parlamentar, é dar mais transparência às informações e instituir o monitoramento permanente da área de defesa social.

A proposta é que os dados sejam apresentados anualmente, pelo secretário estadual da Defesa Social, no início da sessão legislativa, entre os meses de fevereiro e março, com as informações do ano anterior. “A Lei de Responsabilidade da Segurança Pública vai cumprir o papel de fórum permanente de prestação de contas da segurança pública, como uma ação de Estado, não de governo. Independentemente de quem esteja no comando do executivo, será a oportunidade de realizar, a partir dos indicadores de criminalidade, um diagnóstico preciso da segurança pública e do combate à violência”, explicou Silvio.


Jayme da Fonte inaugura equipamentos de alta performance


O setor de Hemodinâmica do Hospital Jayme da Fonte foi ampliado e adquiriu novos equipamentos. Após a inauguração do novo prédio, o grupo agora aposta na reestruturação e ampliação de seus espaços. Nesta quinta-feira (30), a partir das 19h30, a comunidade médica, autoridades e também nomes da sociedade poderão conferir um setor de Hemodinâmica ainda mais completo com a aquisição de tecnologia hospitalar de ponta e equipado com o que há de mais moderno. Com um investimento de R$ 2 milhões, o hospital adquiriu o Artis Zee Floor, da Siemens, visando oferecer aos pacientes mais conforto e uma maior precisão nos diagnósticos das doenças cardio-vasculares, neurológicas e em oncologia hepato-biliar. Além disso, o serviço conta com uma equipe multidisciplinar qualificada para realizar procedimentos de alta complexidade e todo suporte oferecido pela estrutura das UTI’s geral e cardiológica do novo hospital.

O novo aparelho está instalado numa ampla estrutura física, projetada para oferecer até procedimentos híbridos, que envolvem cirurgia aberta e endovascular, simultâneas. O equipamento apresenta imagens tridimensionais de alta resolução, aumentando a eficácia e também a agilidade no diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas como o aneurisma cerebral. Seu software Iguide de tomografia integrada, propicia a adequada identificação de tumores do fígado, rins e ósseos, permitindo uma precisa punção ou navegação do microcateter, e seu tratamento com técnicas associadas de radioablação ou quimioembolização.


Deputado defende enfrentamento estratégico da pauta municipalista no Congresso


Como representante da bancada da Frente Nacional dos Prefeitos no Congresso, o deputado federal Danilo Cabral (PSB), participou da abertura da 72ª Reunião Geral da entidade, realizada nessa segunda (27) no Recife. O parlamentar defendeu a revisão do Pacto Federativo, distribuindo de forma mais justa os recursos entre União, estados e municípios. “O conjunto de responsabilidades colocadas para os municípios não recebe o devido financiamento da União”, destacou o deputado durante a abertura do evento.

Segundo Danilo Cabral, a crise que afeta a população também atinge os gestores públicos, “que enfrentam queda na arrecadação e aumento de demanda pelos serviços públicos”. Ele reforça que parte do esforço tem origem e solução no Congresso. Danilo afirmou que é preciso fazer um enfrentamento estratégico da pauta municipalista no Parlamento.


Na Alepe, Rodrigo Novaes apresenta relatório final da Comissão do Estatuto da Pessoa com Câncer


Deputados Simone Santana (PSB), Diogo Moraes (PSD) e Rodrigo Novaes (PSD), ao lado de Geraldo Maia, parente de paciente com câncer (Foto: Roberto Soares/Alepe)

No Dia Nacional de Combate ao Câncer, o deputado Rodrigo Novaes (PSD) apresentou, nesta segunda-feira (27), em sessão plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o relatório final sobre a atuação da Comissão Especial de Elaboração do Estatuto da Pessoa com Câncer de Pernambuco. O parlamentar destacou as ações desenvolvidas, ao longo de seis meses, pelo grupo de trabalho formado na Casa Legislativa. O vice-líder do governo presidiu o colegiado, que teve Simone Santana (PSB) e Socorro Pimentel (PSL), como vice e relatora, respectivamente.

Foram realizadas visitas nos principais hospitais públicos e privados do Estado de referências na área de oncologia e em entidades particulares que dão total amparo aos pacientes. Houve também audiência pública sobre o medicamento asparaginase, na qual estiveram presentes familiares de pacientes, além de representantes do Centro Infantil Boldrini (localizado em Campinas-SP), Conselho Federal de Medicina e Ministério Público de Pernambuco. “Procuramos fazer um levantamento profundo para compreender como estava sendo tratado o cidadão pernambucano que precisa deste serviço de saúde. Conversamos desde especialistas a sociedade civil”, relatou.


Parte perdedora em ação trabalhista deverá pagar honorários aos advogados da parte ganhadora, diz texto da Reforma

A medida foi acrescentada ao artigo 371 da CLT, sob a letra A. Especialista em Direito do Trabalho no Nakano Advogados Associados, Dra. Luciana Dessimoni comenta a alteração.

Em vigência desde de 11 de novembro, a Reforma Trabalhista trouxe um acréscimo ao artigo 371 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), relacionado à fixação de honorários de sucumbência. O novo trecho, incluído na lei sob a letra A, determina que a parte derrotada na ação, seja empresa ou trabalhador, deve pagar aos advogados da parte vencedora entre 5 e 15% do valor liquidado da decisão do juiz, ou da vantagem econômica conseguida com a sentença ou ainda do preço atualizado a ser cobrado pela causa.

Para a Dra. Luciana Dessimoni, especialista em Direito Trabalhista no Nakano Advogados Associados, a medida deve aumentar a precaução por parte dos envolvidos no procedimento, uma vez que a perda da causa pode gerar prejuízos. "Entendo que haverá mais cautela das partes reclamante e reclamada, para que aquele que pedir honorários apenas o faça de boa-fé, buscando reparação de direitos realmente violados e evitando ações que possam não ter êxito, face ao possível aumento da condenação", afirma a advogada.


Gonzaga Patriota entrega tratores e destaca emendas para o Sertão de Pernambuco


Nos dias 24 e 25 de novembro, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) fez uma série de visitas às suas bases no Sertão de Pernambuco, entregando equipamentos, anunciando emendas, ouvindo a população e reencontrando velhos amigos.

Na sexta-feira (24), o parlamentar participou de uma audiência pública para discutir encaminhamentos da Adutora de Jutaí na Associação dos Vaqueiros do distrito. Com 62 km de extensão no canal principal e cerca de 100 km de ramais, a obra poderá levar água não apenas para o consumo dos moradores da comunidade, mas de todas as demais em seu caminho e que sofrem, ano após ano, com a estiagem.

Na ocasião, Gonzaga Patriota anunciou uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão para viabilizar o projeto executivo e alega já estar em conversas com outros legisladores para, juntos, apresentarem uma emenda de bancada ainda mais robusta.


Natal mais modesto este ano


Segundo dados divulgados pelo Serasa Experian, em outubro foram registrados mais de 61 milhões de consumidores inadimplentes, ou seja, com contas em atraso há mais de 90 dias, o que representa o maior contingente da série histórica iniciada há cinco anos. De acordo com a instituição, esse número é 4,45% maior do que o registrado em outubro do ano passado. Para o professor de economia da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Marcelo Anache, essa inadimplência terá consequências negativas sobre o consumo no Natal.

“São mais de 60 milhões de pessoas com contas em atraso que vão repensar antes de realizar uma nova compra no Natal. Com certeza, o que mais pesou nisso foi o desemprego. Acreditamos que a entrada do 13º salário alivie um pouco essa situação, mas muitas pessoas usarão esse dinheiro para abater as dívidas”, analisa o professor.


Tacaratu/Petrolândia: Em encontro com José Gerson e Fabiano Marques, Rodrigo Novaes anuncia ações para Tacaratu e Petrolândia

 

"Ontem (27) recebi no gabinete dois amigos muito queridos, o prefeito de Tacaratu Gerson, e Fabiano Marques, de Petrolândia. Conversamos sobre ações que serão desenvolvidas.

Estamos conseguindo a liberação de emenda parlamentar para Tacaratu que servirá para construção de praça e planejando ações estruturais par o município nos próximos meses.

Em Petrolândia, asseguramos a alocação de recurso para aquisição de ambulância para servir à população, e iniciamos o processo para o funcionamento da ONG Petrolândia Esperança, da rede Sertão Esperança."

Assessoria do deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD)


Petrolândia: Farmácia Dehon anuncia Mega Promoção de final de ano; confira




A cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, tem Farmácia DEHON, empresa que tem o objetivo de levar a toda população do Sertão de Itaparica medicamentos, produtos de belezas, perfumarias, entre outros produtos a preços mais acessíveis.

Compareça a farmácia DEHON e confira as Mega Promoção para o final do mês de novembro, e início de dezembro.

A farmácia DEHON foi inaugurada em Petrolândia  no dia 25 de agosto/2017. Com a nova filial, as Farmácias Dehon passou a ter sete pontos de atendimento à população pernambucana, sendo três lojas em Águas Belas, duas em Garanhuns e uma em Bom Conselho, no Agreste Pernambucano. Petrolândia marca a expansão das Farmácias Dehon ao Sertão de Pernambuco.

O horário de funcionamento das Farmácias Dehon em Petrolândia é das 7 às 22h00, de segunda a sábado, e das 8 às 22h00, aos domingos.

Notícia relacionada
>Petrolândia: Farmácias Dehon chegam ao Sertão de Itaparica com promoção de inauguração (fotos e vídeo)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Assis Ramalho e Farmácia Dehon