segunda-feira, 12 de maio de 2014

Mensagem da Câmara Municipal de Petrolândia: Homenagem às mães


Ternura que envolve.
Carinho que conforta.
Doação sem medidas.
Coragem desenfreada.
Proteção que assegura.
Coração que acolhe.
Exemplo que educa.
Movida por amor.

Parabéns a todas as Mães!

Câmara Municipal de Petrolândia

Fernando Bezerra Coelho faz balanço do giro pelo Sertão do Araripe

FBC em Ouricuri (Foto: Roberto Pereira)

O pré-candidato ao Senado pela Frente Popular de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho (PSB), avaliou como positivo o giro pelo Sertão do Araripe, realizado no último final de semana, em companhia dos pré-candidatos a governador e vice, Paulo Câmara (PSB) e Raul Henry (PMDB). Foram visitadas sete cidades (Araripina, Trindade, Ipubi, Ouricuri, Bodocó, Moreilândia e Exu) em dois dias, percorrendo um roteiro onde vivem mais de 285 mil pernambucanos. A Frente Popular participou de 19 compromissos, entre reuniões, plenárias, debates e entrevistas a rádios e blogs locais. Todos os prefeitos visitados manifestaram apoio à chapa, que conta também com as forças políticas adversárias na maior parte dos municípios.

“Foi uma agenda bastante proveitosa, em que tivemos a oportunidade de conversar com muita gente, ouvir as demandas e pactuar algumas soluções que vão fazer parte do nosso programa de governo”, ponderou Fernando Bezerra. Ele lembrou que durante o período em que esteve à frente do Ministério da Integração Nacional pôde atuar na região, construindo barragens, cisternas, poços e adquirindo equipamentos. Os investimentos somados ultrapassam os R$ 174 milhões. Ele discutiu com os produtores locais o fortalecimento de cadeias produtivas importantes, como as do queijo, leite e mel. “Precisamos investir em inovação, melhorar a qualidade dos produtos para disputar os principais mercados do Brasil. Desta maneira poderemos gerar mais empregos para o povo do Araripe”, conceituou.

Travestis e transexuais poderão usar nome social no Enem


O travesti ou transexual que se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 poderá ser identificado pelo nome social nos dias e locais de realização das provas. Para isso, é preciso fazer o pedido pelo telefone 0800-616161, até o final do período de inscrição. A informação está no site do Enem elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No momento de fazer a inscrição, na internet, o nome a ser usado pelo travesti ou transexual é o que consta no documento de identidade, de acordo com a assessoria de imprensa do Inep. As inscrições começaram hoje (12) e se encerram no dia 23 deste mês, no site do Inep. O valor da taxa de inscrição é R$ 35 e pode ser pago até o dia 28 de maio. Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar até 1,5 salário mínimo ficam isentos do pagamento. As provas estão marcadas para os dias 8 e 9 de novembro.

O edital do Enem com as informações completas sobre o exame está no site do Inep. O edital pode ser acessado em formato de leitura compatível com o Dosvox, sistema criado para pessoas com deficiência visual, e em vídeo na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para quem tem limitação auditiva.

Petrolândia: Homenagem da vereadora Dona Santa às mães


MÃE carinhosa,
MÃE dengosa,
MÃE irmã
MÃE sem ter gerado é a MÃE de coração
MÃE solidão,
MÃE de muitos,
MÃE de poucos,
MÃE de todos nós,
MÃE das MÃES,
MÃE dos filhos,
MÃE /pai duas vezes MÃE,
MÃE lutadora e companheira,
MÃE educadora,
MÃE mestra,
MÃE analfabeta, sábia MÃE,
MÃE das simples e das pobres,
MÃE dos que nada têm e dos que tudo têm,
MÃE silêncio e,
MÃE comunicação,
MÃE dos doentes e dos sãos,
MÃE dos que plantam e dos que colhem,
MÃE de quem nada fez e de quem compra feito,
MÃE de quem magoou e de quem perdoou,
MÃE rica,
MÃE pobre,
MÃE dos que já foram,
MÃE dos que ficaram,
MÃE dos guerreiros e dos guerreados,
MÃE que sorri,
MÃE que chora,
MÃE que abraça e afaga,
MÃE presente,
MÃE ausente,
MÃE do sagrado e,
MÃE da luz,
MÃE de Jesus e,
MÃE nossa,
MÃE simplesmente MÃE.

Homenagem da Vereadora Dona Santa, para todas as MÃES Petrolandenses e todas as MÃES do mundo inteiro.

Petrolândia, 11/05/2014

Assessoria da Câmara Municipal de Petrolândia

PE Ponto a Ponto entrevista Aldo Santos, secretário de Agricultura e Reforma Agrária


Em entrevista ao Pernambuco Ponto a Ponto, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, detalha as ações de governo que convergem para a consolidação de políticas pública de convivência com o Semiárido, região que concentra 122 dos 184 municípios pernambucanos, entre outros temas relevantes para o desenvolvimento da agropecuária no Estado. Assista ao vídeo.


Secretaria da Casa Civil de Pernambuco
Núcleo de Jornalismo

Armando e João Paulo dialogam com comerciantes da Mata Norte

Foto: Leo Caldas/divulgação

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, senador Armando Monteiro (PTB), e o pré-candidato ao Senado, deputado federal João Paulo (PT), participam nesta segunda-feira (12), de um encontro com pequenos comerciantes e microempresários da Mata Norte do Estado, no município de Timbaúba.

No encontro, irão conversar com o público sobre os novos desafios de Pernambuco e falar sobre os temas da pauta legislativa voltada para os micro e pequenos empresários no Congresso Nacional.

Relator de projeto aprovado na semana passada no Congresso Nacional que reduz impostos para o pequeno empresário, por meio do fim da substituição tributária para setores como os de alimentos, material de limpeza, material de construção e eletroeletrônicos, Armando vai falar sobre o alcance da medida.

O encontro de Armando e João Paulo com os pequenos comerciantes e microempresários acontece na seda AABB de Timbaúba, a partir das 20h.

Petrolândia: Em clima de muita descontração, familiares e amigos comemoram o aniversário de França de Cecídio

 

Neste sábado (10), em Petrolândia, Francisco de Assis Rubens da Silva, mais conhecido como França de Cecídio, reuniu em sua residência, amigos e familiares para comemorar o seu aniversário.

Durante toda a noite e boa parte da madrugada, não faltaram descontração, bebidas, comidas e muita música ao vivo, através da fartura de tocadores de violão, que por lá se encontravam.

Animaram a noite com um vasto repertório musical, os meus amigos Meneizinho, Luiz de Pedro Espíndola, Jadilson Ferraz, Paulinho, Zé Sandes, Xandú e Francis, filho do aniversariante. A!!, me der licença para dizer que também houve uma canjinha musical de Assis Ramalho e Lúcia Xavier.

Parabenizamos o amigo França, desejando muitas felicidades e saúde para ele e toda a sua família, e ao mesmo tempo agradecemos pelo convite, e pela noite super agradável.

Para ver mais fotos, clique>Aniversário de França de Cecídio

Redação Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Tem início em Petrolândia o Curso Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas


Foi realizada na manhã desta segunda-feira (12), em Petrolândia, Sertão de Pernambuco, com a participação do prefeito do município, Lourival Simões, lideranças indígenas de várias partes do país e servidores públicos, o Curso Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas, evento que se estende até a próxima sexta-feira (16), na Escola Dr. Francisco Simões de Lima. O curso tem como objetivo desenvolver temas relacionados à Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI), trabalhando o diálogo intercultural em um processo de ensino e aprendizagem que valorizem as práticas e os saberes dos povos indígenas em relação à gestão territorial e ambiental e de temas como história, antropologia, economia, agronomia, ecologia e ciência política.

A PNGATI foi instituída no dia 5 de junho de 2012, mas o debate até a assinatura do decreto ocorreu ao longo de vários anos. “A PNGATI foi construída com ampla participação indígena, pois o Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) instituído em 2009 foi resultado de sucessivos processos de reivindicação do movimento indígena por uma política pública que fomentasse ações articuladas em prol da sustentabilidade dos territórios indígenas e superasse a lógica de projetos pontuais do próprio Estado, sem financiamento constante.

Durante os cinco dias do curso que será realizado em Pertrolândia, os indígenas e demais alunos poderão compreender todo o histórico da implementação da PNGATI e os desafios que vão ser enfrentados daqui para frente.

Estiveram presentes na abertura do Curso Territorial e Ambiental de Terras Indígenas, entre outras lideranças:

Lourival Simões: Prefeito do Município de Petrolândia
Marcelo Gomes Monteiro Luz: Cacique da etnia Pankararu da terra indígena Entre-Serras
João Guilherme: FUNAI de Brasília
Adelmar Júnior: Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco
Carlos Roberto: CR Baixo São Francisco
Ubirajara Fernandes Barbosa: Secretário de Assuntos Indígenas do Município de Petrolândia
Sarapó:  Pankararu Nação Cultural

Essas, entre outras lideranças, estarão presentes durante todo o curso para contar as experiências de gestão territorial e ambiental de Terras Indígenas.

Para ver mais fotos, clique> Curso de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas 

 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Prefeito petebista da terra de Gonzagão vai votar em Paulo Câmara

Mandatário de Exu, Léo Saraiva é o quinto gestor do PTB a aderir à Frente Popular

A cada incursão pelo interior do Estado, a Frente Popular de Pernambuco recebe o apoio de mais prefeitos filiados ao PTB. O reforço mais recente ocorreu nesse sábado (10), com a integração do gestor de Exu, Léo Saraiva, que declarou seu engajamento em uma reunião de seu grupo politico com o pré-candidato a governador Paulo Câmara (PSB) e seus companheiros de chapa, Raul Henry (vice) e Fernando Bezerra Coelho (Senado).

"Quero declarar meu apoio a Paulo Câmara e sua chapa. Temos que deixar as picuinhas politicas de lado e pensar no melhor para Pernambuco, que é a continuidade desse projeto grandioso que vem mudando o Estado. A pessoa habilitada para manter e ampliar o legado do ex-governador Eduardo Campos (PSB) é Paulo Câmara", explicou Léo Saraiva.

Recebido com festa pelas lideranças ligadas ao prefeito de Exu, Paulo Câmara agradeceu o apoio recebido. "O gesto feito por você, Léo, e seu grupo, muito me honra. Ele será retribuído por mim com muito trabalho em favor de Exu e do Araripe", prometeu o socialista.

Petrolândia: Aula Inaugural do Curso de Aquicultura do IF Sertão acontece no Centro Cultural nesta segunda (12)


CONVITE

A Prefeitura Municipal de Petrolândia e o Instituto Federal do Sertão - IF SERTÃO/PE, representados pelo Prefeito Lourival Antonio Simões Neto, têm a honra de convidar a população de Petrolândia a prestigiar a Aula Inaugural do Curso de Aquicultura, primeiro curso do Instituto Federal a ser realizado neste município. 

Local: Centro Cultural - Praça dos Três Poderes, 141 - Centro - Petrolândia (PE)
Data: 12/05/2014
Hora: 19h00

Atenciosamente,

Lourival Simões 
Prefeito de Petrolândia

Maria Iêda Nogueira assume presidência do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco


Na manhã desta segunda-feira (12), Maria Iêda Nogueira foi empossada presidente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE-PE). A solenidade ocorreu na sede da instituição, no bairro das Graças, e contou com a presença de representantes da Secretaria de Educação e Esportes (SEE) e de membros do conselho. Ieda foi eleita para o biênio 2014/2016 e assume o cargo, em substituição a Fernando Gonçalves. É a segunda vez que Iêda fica à frente da presidência. Sua última gestão no CEE-PE ocorreu em 2004, quando assumiu dois anos de mandato.

“É com grande satisfação que assumo pela segunda vez o Conselho Estadual de Educação de Pernambuco. Seguirei caminhando no sentido de uma educação digna e de qualidade para todos. É necessária a formulação de políticas articuladas que definam padrões de qualidade em nossa educação. Estarei sempre buscando um diálogo permanente com órgãos educacionais. Não é ponto final para políticas de ensino”, ressaltou Iêda em seu discurso.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco
Foto: Carol Pugliesi

Petrolândia: Candidatos do Concurso da Saúde devem tomar posse até quinta-feira (15)


Encerra-se nesta quinta-feira (15) o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público da Prefeitura Municipal de Petrolândia para seleção de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias. A homologação do Concurso e as convocações foram publicadas por meio de Portarias.

Ainda há expectativa quanto à posse de candidatos que não residiam na comunidade ou deixaram de ali residir. A maior polêmica que envolve o concurso, desde a divulgação dos candidatos classificados, é a participação de candidatos não residentes nas comunidades para a qual concorreram, o que iria de encontro ao item II do Edital, que exige "comprovação de residência na comunidade destinada ao concurso público". Este é ponto que já está ocupando o Judiciário, com candidatos tentando comprovar residência e outros questionando a residência dos primeiros. Tanto o conceito de residência quanto o de comunidade (ou área ou microárea), usados no Edital, podem ser contestados na Justiça pelo candidato.

Legalmente, qualquer pessoa pode ter mais de uma residência, com dois ou mais endereços na mesma cidade (zona rural, zona urbana ou diferentes bairros) ou em cidades/países distintos. O mesmo não se diz do domicílio, que é único. Portanto, como o Edital refere-se tão somente a residência não pode exigir do candidato o domicílio na "comunidade" a ser atendida. Quanto às "microáreas" (Q. 05A, Q.05C, Q.06A, Q.06, Bairro Nova Esperança I, II e III, por exemplo), os candidatos devem recorrer da ilegalidade do requisito, tendo em vista que não existe (ou não foi citada, portanto é desconhecida dos candidatos) lei municipal que ampare tais subdivisões no território. Inclusive, a divisão da zona urbana em quadras também pode ser questionada, tanto pela pequenez do território, quanto pela ausência de lei pertinente que, se existe, não foi citada no Edital. Além disso, este requisito é tão descabido que há casos de contratados temporários, em Petrolândia, não residentes nas microáreas em que substituem ACSs afastados, e de ACSs efetivos também residentes em outras microáreas.

Ney Franco é o novo técnico do Flamengo e vai assinar contrato até 2015


O Flamengo recorreu a Ney Franco para substituir Jayme de Almeida. Depois de conquistar o título da Copa do Brasil de 2006 e o Carioca de 2007, o treinador deixou o Vitória na manhã desta segunda-feira para voltar ao clube carioca, onde fez o trabalho que o lançou entre os grandes do futebol brasileiro. Seu contrato será, provavelmente, até o fim de 2015.

O primeiro contato com Ney Franco aconteceu no domingo antes mesmo do clássico com o Fluminense. O técnico do Vitória já entrou para jogar o Ba-Vi sabendo da proposta do clube carioca, que havia feito contato com seu empresário Nick Arcuri. A expectativa é de que o anúncio oficial seja feito nesta terça-feira.

Ney Franco ainda está em Salvador onde resolve os últimos detalhes de sua saída do Vitória. Em sua primeira passagem pelo Flamengo, ele disputou 74 jogos, com 33 vitórias, 17 empates e 24 derrotas. Na época, pecou pela indicação de uma série de jogadores do Ipatinga, o que acabou não dando certo.

Jayme de Almeida ainda pode permanecer no Flamengo em outra função. Como técnico do time principal, ele conquistou a Copa do Brasil de 2013 e o Carioca de 2014. Em 53 partidas, foram 28 vitórias, 14 empates e 11 derrotas. Ele tem contrato até o fim de 2015 e o clube terá que pagar uma multa para demiti-lo. Em enquete realizada pelo GloboEsporte.com, 61% dos internautas que participaram queriam a permanência do treinador.


Por Thales Soares
Rio de Janeiro

Trabalhadores queimam quatro ônibus em protesto contra salários atrasados em Suape



Quatro ônibus queimados e seis pessoas detidas. Esse é o saldo de um novo protesto realizado por trabalhadores ligados à Emtep, empresa que presta serviço de petróleo na PetroQuímica Suape. Eles reivindicam o pagamento de salários atrasados. De acordo com o Batalhão de Choque da Polícia Militar, o setor de recursos humanos da empresa tentou negociar, prometendo o pagamento até a próxima segunda-feira (22), mas os manifestantes, que haviam bloqueado o trânsito na PE-09, causando congestionamento de 10 km também na PE-60, se negaram a aceitar.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem de Pernambuco (Sintepav-PE), houve disparos de balas de borracha e bombas de efeito moral para dispersar o grupo. O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco controlou o fogo em seguida. “A polícia chegou como sempre, oprimindo o movimento, atirando com balas de festim, jogando bomba de gás, aí o pessoal se revoltou e tocou fogo no ônibus”, comentou Leodelson Bastos, diretor do Sintepav-PE.

O trânsito começou a ser normalizado por volta das 11h30, com apenas o bloqueio das faixas onde estão os ônibus queimados. Segundo o tenente Carvalho, o Batalhão de Choque precisou agir para dispersar o grupo, pois o mesmo não apresentava uma liderança para negociar com a empresa. Segundo a Emtep, os trabalhadores que protestavam já haviam sido demitidos, e o prazo para pagamento da rescisão contratual é até 22 de maio.

Fonte: Folha de Pernambuco

Colisão entre carro e caminhão deixa duas pessoas mortas em Custódia, Sertão do Estado de PE


A colisão entre um carro e um caminhão deixou duas pessoas mortas na manhã desta segunda-feira (12) no quilômetro 347 da BR-232, no município de Custódia, Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia, o veículo de passeio teria invadido a contramão, provocando o acidente.

Ainda segundo a polícia, o caminhão seguia no sentido Custódia-Serra Talhada quando o veículo modelo Vectra invadiu a faixa. Com o impacto, o motorista do Vectra, Jacó da Silva Freire, 27 anos e o passageiro, Gleidson Lima Santos, 21, morreram no local.O motorista do caminhão não estava na via quando a polícia chegou.

O Corpo de Bombeiros (CB) atuou para retirar as vítimas que ficaram presas às ferragens. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também foi acionada para atender a ocorrência e organizar o trânsito. O caso está sendo investigado pela Delegacia do município de Custódia.

Fonte: NE 10 Interior

Mais da metade dos prefeitos das cidades pernambucanas não tem curso de graduação


Mais da metade dos prefeitos das cidades pernambucanas exercem seus mandatos sem curso superior completo. Dos 185 municípios do estado, 95 são administrados por prefeitos que não possuem mais que o ensino médio completo ou continuam cursando a universidade, mas ainda não concluíram os estudos, o que corresponde a 51,35% dos chefes dos executivos. O levantamento realizado foi da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic 2013), publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados apresentados indicam que dos 90 prefeitos restantes, 65 alcançaram o ensino médio (completo ou não), o correspondente a 35,13%. Se comparado aos números nacionais, que mostram dentro da mesma amostragem 30% de gestores com ensino médio, o percentual local encontra-se dentro da média. “O aumento da escolaridade de prefeitos parece acompanhar uma tendência nacional da população como um todo. Portanto, não seria, a princípio, um fenômeno restrito a ocupantes de cargos executivos municipais”, disse o cientista político Juliano Domingues.

Pernambuco apresenta três (1,62%) prefeitos que nem chegaram a completar o ensino fundamental. Em todo o país houve uma retração de 28% para 10% dentro desses dados. Segundo o Munic, houve uma maior qualificação dos candidatos. Seja pela maior exigência dos eleitores ou por iniciativa de cada prefeito, o fato é que existiu uma maior escolarização geral para quem exerce o cargo no Brasil.

Diário de Pernambuco

Jovem pankararu é assassinado em Canhotinho, no Agreste de Pernambuco


O jovem pankararu Flávio Ângelo da Silva, de 30 anos, foi assassinado a golpes de faca peixeira, na noite deste domingo (11), na cidade de Canhotinho, Agreste do Estado. 

De acordo com informações do site Agreste Violento, Flávio Ângelo e Roberto Caetano da Silva, de 40 anos, estavam bebendo em uma residência na Rua São João, no centro de Canhotinho. Por volta das 20h30, foram abordados pelo suspeito Luis Carlos dos Santos que, armado de faca peixeira, desferiu vários golpes nas vítimas. Flávio não resistiu aos ferimentos e faleceu no local e Roberto foi socorrido com escoriações na região do peito e braços.

O suspeito fugiu. A Polícia Militar realizou diversas rondas, porém não obteve êxito na captura do criminoso. Até o momento, a motivação do crime é desconhecida. A Polícia Civil esteve no local e o corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru.

Fonte: Agreste Violento

Campanha do CBHSF "Eu viro carranca pra defender o Velho Chico" marca mobilização no dia 3 de junho

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco lançou a campanha "Eu viro carranca pra defender o Velho Chico", que marcará o Dia Nacional de Mobilização em Defesa do Rio São Francisco. A mobilização está marcada para o dia 3 de junho e deverá contar com atividades em toda a extensão da bacia, que compreende 504 municípios brasileiros, distribuídos por cinco estados (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas) e mais o Distrito Federal.

A campanha será veiculada, sobretudo, em emissoras de rádio, devido ao seu alto grau de abrangência na região da bacia, mas também irá buscar a participação/sensibilização de outros públicos. Para isso, o material publicitário será aplicado em sites e redes sociais, mídia aeroportuária, TV e impressos.

Na estratégia para medir a adesão à campanha, foi criado o hotsite virecarranca.com.br, enquanto as principais notícias relacionadas à data serão marcadas com hastags especiais. Todas as iniciativas com vistas à mobilização serão postadas no endereço eletrônico específico. Porém, com a finalidade de massificar, mobilizar e integrar as pessoas haverá relatos dos problemas que ocorrem atualmente em toda a bacia hidrográfica.

Governo de Alagoas nomeia 493 aprovados no concurso da Educação



 
Mais de 400 nomes foram publicados no Diário Oficial do Estado.
Ao todo serão 1094 nomeados para os cargos de professor e secretário.


O governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB), nomeou 493 aprovados no concurso público da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), em caráter efetivo, para o cargo de professor. De acordo com a SEE, ao todo serão nomeados 1094 aprovados, entre professores e secretários escolares.

A primeira parte das nomeações do concurso público do Edital nº 3-SEE, de 8 de novembro de 2013, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (5), das páginas 40 a 122. De cordo com a secretaria, as outras nomeações deverão ser publicadas na terça-feira (6).


Clique aqui para conferir a relação completa.

Mais de 13 mil candidatos concorreram a uma das 1.745 vagas disponibilizadas pela Secretaria. Do total de inscritos, cerca de 12 mil concorreram às vagas de professor e 1.190 disputaram uma das 15 vagas de secretário escolar.

Os nomeados terão um prazo de 30 dias para o ato de posse. Antes, eles devem realizar os exames obrigatórios, que serão informados em uma relação enviada por correspondência pela SEE, e comparecer à junta médica.

G1 AL

Petrolândia: Gustavo Andrey comemora 8 anos de idade com festa em clima de Copa do Mundo





O garoto Gustavo Andrey, filho de Aureane Araújo, funcionária do Sanfrancisco Supermercado de Petrolândia, completou 8 anos de idade na última sexta-feira, dia 9 de maio. Aureane organizou a festa de aniversário dele na casa de seu tio Zé de Belé, onde recebeu amigos na noite do sábado (10).

O Blog de Assis Ramalho felicita o amiguinho Gustavo Andrey, desejando muita saúde e felicidades para ele, e família.

Para ver fotos, clique aqui>Aniversário de Gustavo Andrey


 


Redação Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Notícia relacionada(clique para ler)
>Petrolândia: Aniversário do folclórico Zé de Belé é comemorado em família

Concursos com inscrições abertas reúnem 25,9 mil vagas em todo o país


Pelo menos 89 concursos públicos no país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (12) e reúnem 25.990 vagas para cargos em todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 23,997,19 no Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região, com jurisdição no Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Os órgãos que abrem inscrições para 2.938 vagas nesta segunda-feira são os seguintes: Polícia Militar de São Paulo (PMSP), Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, Exército, Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), Câmara Municipal de Santos (SP) e Fundação Universitária de Taubaté (Fust).

Veja abaixo a lista de concursos com inscrições abertas (Por G1 Concursos e Empregos):

Dançarina é assassinada em Bezerros, no Agreste do Estado de PE


Uma dançarina foi morta na madrugada deste domingo (11), em Bezerros, no Agreste do Estado. Thamires Roberta dos Santos, de 21 anos, foi atingida por um tiro na cabeça e morreu na hora. De acordo com informações repassadas pela Polícia Civil, o crime teria sido cometido por dois homens, que estão foragidos. Um deles teria entrado na casa dela e efetuado o disparo enquanto o outro dava cobertura.

Segundo testemunhas e familiares, o crime ocorreu quando a vítima se preparava para dormir, por volta das 4h30. Ainda de acordo com as informações, a dançarina havia chegado de uma festa momentos antes de ser morta.

No perfil de Thamires em uma rede social, dezenas de pessoas deixaram mensagens lamentando a morte da dançarina, que atuava no grupo cultural Folc Popular. O corpo dela foi enterrado no cemitério de Bezerros na tarde do domingo (11).


Folha de Pernambuco

Repórter Francisco José encara super-aventura no Fantástico; nas Bahamas ele mergulhou num mar infestado de tubarões.



O repórter Francisco José encarou uma super-aventura do projeto Globo Natureza no Fantástico exibido na noite deste domingo(11), um desafio que pouca gente teria a coragem de encarar. Ele está nas Bahamas e mergulhou num mar infestado de tubarões.

Ilhas do arquipélago das águas cristalinas. Baleias vêm do Ártico para ter os seus filhotes e acasalar nas Bahamas. O canto dos machos para atrair as fêmeas. Um abismo que vai a mil metros de profundidade, ao lado de um paredão, que é um jardim de corais. E o encontro com o grande tubarão-tigre, a mesma espécie que ataca nas praias do Recife.

O manguezal é o berçário dos tubarões. E na ilha de Free Port, é possível encontrá-los na água cristalina, junto com em naufrágios cinematográficos.

Francisco José partiu da ilha de Free Port em busca de grandes tubarões. Um barco veloz abriu caminho nas águas claras em direção ao alto mar, onde qualquer descuido pode haver um ataque. e já houve acidente fatal nessa região. A vítima morreu antes de chegar nas ilhas.

Apesar do nome, na praia dos tubarões-tigre não se vê a terra, nem qualquer outro barco por perto. A embarcação da equipe do Fantástico ficou cercada por vários tubarões.

O mergulho chegou ao fim após uma hora e meia, quando o ar dos cilindros já estavam na reserva. Subir para o barco é mais uma etapa crítica e requer muito controle emocional para evitar os movimentos bruscos. Mas a expedição ainda não terminou. O Fantástico ainda vai visitar um berçário de tubarões no manguezal, nadar com as baleias que vêm do Ártico e explorar grandes naufrágios. É no próximo domingo.

G1 Fantástico
Notícia relacionada(clique para ler):
 >Jornalista Francisco José, da TV Globo, visita Petrolândia para realizar matéria para o programa "NORDESTE VIVER E PRESERVAR" e é entrevistado por Assis Ramalho

Francisco José logo após entrevista concedida 
à Assis Ramalho (Foto: Jacirlene Fernandes)

  

Petrolândia: Alunos do Curso de Bombeiro Civil do CFEPP têm aula prática de salvamento em acidente de trânsito

 

Na sexta-feira passada (09), os alunos das turmas do Curso de Bombeiro Civil do CFEPP Cursos em Petrolândia tiveram aula prática de resgate de vítimas em simulação de acidentes de trânsito. As simulações foram realizadas na Avenida dos Três Poderes, em frente ao CFEPP, e foi ministrado pelo Soldado BM Dos Anjos do 15º GBM de Paulo Afonso-BA.

Estão abertas as inscrições para novas turmas do Curso de Bombeiro Civil. O curso oferece técnicas de legislação do Bombeiro Civil, combate ao fogo, salvamento em altura, salvamento aquático e primeiros socorros, entre outras capacitações teóricas e práticas. O curso é ministrado por profissionais habilitados nas áreas.

Foram abertas também matrículas para o Curso de Manutenção de Computadores, com novas turmas na sexta-feira à noite e no sábado à tarde.

Inscreva-se já e seja um profissional capacitado a ingressar no mercado de trabalho ou aperfeiçoe suas habilidades com o CFEPP Cursos. Seja fera! Seja CFEPP!

Para ver mais fotos, clique aqui>CFEPP Cursos: Aula prática turma Bombeiro Civil
 

Redação Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho