sexta-feira, maio 30, 2014

Tacaratu: Diagnóstico e Controle do tracoma, geohelmintíases e hanseníase são trabalhados nos escolares do município pela VI GERES


A Secretaria Saúde do município de Tacaratu, em parceria com o Programa SANAR/SEVS/SES-PE e a Secretaria Municipal de Educação, realizou no período de 26 a 30 de maio uma ação de prevenção e controle do tracoma, geohelmintíases e hanseníase nas crianças das escolas do município.

A ação foi realizada por uma equipe composta de 06 examinadores habilitados no diagnóstico do tracoma (SEVS/SES/PE); uma Gerente de Vigilância em Saúde do município; duas Assessoras Técnicas do Programa SANAR; 18 integrantes da Atenção Básica do município, incluindo enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde, contando com o apoio dos gestores e professores da educação.

Foram contempladas 26 escolas da rede pública e uma particular, (10 escolas da zona urbana e 16 da zona rural). Foram examinadas cerca de 2.900 crianças, registrados 115 casos positivos para o tracoma, obtendo uma prevalência de 4% (oscilando de 0,8% a 10,3%). Todas as crianças diagnosticadas positivas serão tratadas e acompanhadas. Durante a ação, os profissionais de saúde repassaram informações à sobre a doença com distribuição de material educativo..

O tracoma é uma das sete doenças prioritárias do Programa SANAR. É pouco conhecida, porém, comum de ser encontrada e que pode provocar até a perda da visão. É causada pela bactéria Chlamydia tracomatis. Tem cura, mas precisa ser tratada. A doença pode se tornar crônica e recidivante em decorrência de infecções repetidas. A transmissão ocorre de forma direta, de olho para olho, ou de forma indireta, através de objetos contaminados. Os insetos podem atuar como vetores mecânicos, em especial a mosca doméstica e a mosca Hippelates sp (lambe-olhos). Todos os indivíduos são suscetíveis à doença, sendo que crianças infectam-se com maior frequência.
  • Precauções para evitar o tracoma:
  • Lavar as mãos e o rosto várias vezes ao dia;
  • Não coçar os olhos;
  • Usar toalhas de banho e rosto, lençóis de cama e fronha limpos;
  • Não usar toalhas ou lenços de outras pessoas.
As geohelmintíases (verminoses), também conhecidas como lombriga e amarelão, são infecções no intestino provocadas por vermes ou parasitas e que podem causar sérios problemas à saúde.

A hanseníase é uma doença que atinge principalmente a pele e os nervos, podendo afetar a face, os braços, as pernas, as mãos e os pés. Se não for tratada pode causar incapacidades ou deformidades. Os sintomas são manchas brancas ou avermelhadas e/ou manchas dormentes (com diminuição de sensibilidade). A transmissão é de uma pessoa para outra por meio de contato próximo ou prolongado.

Prefeitura Municipal de Tacaratu

Nenhum comentário:

Postar um comentário