segunda-feira, 21 de maio de 2018

A pedido de Lula, PT planeja lançamento de pré-campanha nos próximos dias


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR), pediu que o PT lance sua pré-candidatura à Presidência da República com atos em várias cidades. A informação foi repassada aos militantes que estão acampados em frente à PF pelo deputado federal Wadih Damous (PT-RJ), que visitou o ex-presidente na condição de seu advogado nesta segunda-feira (21/5).

O parlamentar, no entanto, se confundiu com as datas. Segundo ele, Lula pediu que todos comparecessem a atos de lançamento de sua pré-candidatura "em 27 de maio, na próxima segunda-feira". Porém, o dia 27 cai no próximo domingo. Procurado pelo Correio Braziliense, o gabinete de Damous, na Câmara dos Deputados, não soube confirmar a data. Já a sede nacional do PT se limitou a dizer que o dia correto seria informado em breve pela presidente da sigla, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).

Lula também pediu, conforme Damous, que o lançamento fosse marcado por atos em cidades de todo o país. "Pouco importa que em cada ato tenha 10 pessoas, cinco pessoas, 500 pessoas. O importante é o somatório em todo o Brasil de cada um desses atos para deixar claro que o presidente Lula é o nosso candidato a presidente da República", enfatizou o deputado.


Morre terceiro policial militar atropelado por trem do metrô no Recife


O soldado Clécio Fagner Santos do Nascimento, de 36 anos, morreu nesta segunda (21), no Hospital da Polícia Militar, no Derby, no Centro do Recife. Ele era um dos quatro policiais militares que foram atropelados por um trem do Metrô do Recife enquanto buscavam criminosos na noite da terça (15). Das vítimas do acidente, dois deles morreram no mesmo dia e o quarto policial segue internado no Hospital da PM.

Clécio trabalhava como policial desde 2009. Após o atropelamento, ele foi socorrido para o Hospital da Restauração (HR), também localizado no Derby, onde passou por cirurgia na coluna e teve uma melhora no quadro de saúde, que passou de grave para estável, na quarta (16). Ele foi transferido para o Hospital da Polícia Militar na sexta (18).

Por meio de nota, a Polícia Militar lamentou o falecimento do soldado e disse que os nove anos em que ele passou na corporação foram de "excelentes serviços prestados à PM". O comandante-geral da corporação, coronel Vanildo Maranhão, se solidarizou com os familiares de Clécio e decretou três dias de luto oficial na polícia, além de honras militares ao soldado.


Obra sobre Lampião é lançada em Serra Talhada


O Cangaço se configura como um dos fenômenos mais intrigantes da história do povo nordestino. Com duração de quase 80 anos, teve no Sertão do Pajeú um de seus principais cenários. Esse é o tema central da obra “ Lampião e o Sertão do Pajeú, do pesquisador e escritor, Anildomá Willans de Souza, que vai ser lançado na próxima sexta-feira, 25/05, às 19h30, no Museu do Cangaço, na Estação do Forró, em Serra Talhada.

O livro, “Lampião e o Sertão do Pajeú”, trás a saga do Rei do Cangaço dentro de um território ou espaço geográfico – o Sertão do Pajeú – e de um período do tempo, que inicia quando ele foi empurrado para o cangaço, a partir da morte do seu pai, em 1920, até sua travessia do Rio São Francisco, quando deixou pra trás o sertão pernambucano, em 1928, instalando seu reinado na Bahia e em Sergipe.

O autor foi buscar depoimentos de ex-cangaceiros e ex-volantes, além de declarações de pessoas que testemunharam algum fato ou passagens de Lampião e seus cangaceiros, narra as cidades, vilas e fazendas que foram invadidas ou visitadas pelo bando, os memoráveis tiroteios, seus protetores, que forneciam armas e munições, matérias de jornais da época noticiando as peripécias do distante sertão, Boletins de Ocorrências e telegramas trocados entre os comandantes de polícia do interior e as autoridades da capital dando notícias dos movimentos dos cangaceiros. O livro tem 210 páginas, com muitas histórias e emoções.


Petrolândia: Biscoitos Artesanais Marias geram emprego e renda para beneficiárias do Programa Bolsa Família, com apoio da Prefeitura



A Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, e apoio da Casa da Criança Nutrida, em parceria com o Cadastro Único/Programa Bolsa Família-BSF e acompanhamento do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho -Assessuas Trabalho, incentiva o Projeto ''Biscoitos Artesanais Marias'' que, atualmente, conta com oito beneficiárias do BSF.

O projeto, ainda em fase experimental, tem como objetivo promover a autonomia financeira das profissionais capacitadas, com elevação da renda familiar com a comercialização dos produtos e, em consequência, incentivar o desligamento voluntário do BSF, com abertura de vagas para novos beneficiários no programa de complementação de renda. 

O projeto é desenvolvido na Casa da Criança Nutrida, na Quadra 17. Encomendas e pedidos dos Biscoitos Artesanais Marias podem ser feitos pelos números (inclusive Whatsapp): 87 99636-6707, 99955-0913, 99952-9405, 99665-7225 e 99957-7593.

Blog de Assis Ramalho


Lions Clube de Petrolândia registra visita do CL Raimundo Bandeira, Governador do Distrito LA-5


O atual presidente do Lions Clube de Petrolândia/PE, CL Nilson Guedes, e sua esposa, DM Audenora Guedes, junto com demais companheiras, companheiros e domadoras, receberam a visita do Governador do Distrito LA-5, CL Raimundo Bandeira, e da sua esposa CaL Ivanilda, ocorrida no último sábado (19).

A recepção foi realizada na sede do Lions Clube de Petrolândia, localizado na Orla da cidade, onde foi feita uma avaliação da atual estrutura do clube e um breve diálogo a respeito das ações desenvolvidas pelo grupo no município, visando servir ao próximo. 

Após as formalidades, o grupo se dirigiu ao Restaurante Maria Fumaça, também na Orla, para o almoço, ocasião em que a descontração teve espaço, em confraternização acompanhada pela degustação dos temperos locais.

À noite, no Romeirão, clube sediado no centro da vizinha cidade de Tacaratu, o Lions Clube daquela cidade promoveu reunião que foi marcada pelas boas-vindas a duas novas associadas.

Ver mais fotos abaixo:


Gestor de Tacaratu José Gerson participa da Marcha dos Prefeitos realizada pela CNM em Brasília


A cidade de Tacaratu, localizada no Sertão de Pernambuco, está representada na Marcha dos Prefeitos, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios-CNM, em Brasília-DF. No intuito de buscar maiores propósitos para a cidade, o prefeito José Gerson marca presença no evento, para  requisitar a aprovação de projetos e recursos, com o apoio do Governo federal e suas esferas ministeriais.

A Marcha dos Prefeitos é um marco que oferece oportunidade única de buscar novas ações para as cidades.

Com elevado compromisso, Gerson não mede esforços e durante esta semana, até a próxima quinta-feira (24), participará de várias plenárias de debates junto com os demais prefeitos do país, na luta por uma Tacaratu melhor e mais desenvolvida.


Assessoria da Prefeitura de Tacaratu


Petrolândia: Associação Café com Arte tem destaque em reportagem da RTV Caatinga/Univasf



Na tarde do último sábado (19), a sede da Associação dos Artesãos e Agropecuaristas de Petrolândia - Café com Arte, recebeu a equipe de reportagem da RTV Caatinga, ligada à Universidade Federal do Vale do São Francisco. As gravações  sobre o artesanato em couro de tilápia realizado pela Café com Arte vão enriquecer o programa da Web TV sobre a cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. 

Na oportunidade, a presidente da Café com Arte, Fátima Belém foi entrevistada e falou sobre os produtos em couro de tilápia que levam a marca da Associação e geram emprego, renda e empoderamento das associadas. 

A reportagem sobre Petrolândia será divulgado no site http://www.rtvcaatinga.univasf.edu.br/

RTV Caatinga - Criada em março de 2012, em agosto do mesmo ano realizou a primeira transmissão ao vivo. Como plataforma digital educativa, em seus programas e reportagens, a TV Caatinga visa a desconstrução dos estereótipos atribuídos ao Nordeste e, principalmente, aos territórios semiáridos. A TV Caatinga cumpre o papel de TV Universitária, prestando serviço à sociedade, com a divulgação de conteúdos que dão visibilidade às ações de ensino, pesquisa e extensão da Univasf e de outras instituições, promovendo o acesso à informação de qualidade.

São treze programas educativos com temáticas diversificadas, como ciência, saúde e meio ambiente. Através de parcerias e convênios, o site também realiza um intercâmbio de conteúdos com instituições de ensino e pesquisa, além de outras emissoras educativas.

Ver mais fotos abaixo


Lions Clubes de Tacaratu recepciona Governador do Distrito LA-5, CL Raimundo Bandeira




O Lions Club de Tacaratu juntamente com o Lions Club de Petrolândia, tiveram a honra de receber na noite de sábado dia 19/05 em Tacaratu , o Governador do Distrito La-5, o CL Raimundo Bandeira.

O Governador falou por alguns minutos e lembrou o principal objetivo do Lions: SERVIR COM AMOR desinteressadamente.

Esse é o papel do Leão, servir aos necessitados, com especial atenção à visão, meio ambiente, diabetes e fome.

Citou uma frase de Madre Tereza de Calcutá: as mãos que ajudam são mais sagradas do que os lábios que rezam.
 
O Lions Club de Tacaratu tem apenas dois anos, realiza CAMPANHAS e atividades sociais como: Campanha Beneficente em prol das mães, Festa das mães, Barraca Solidária , Campanha do Agasalho, Campanha Beneficente em prol das crianças, Festa das Crianças, Novembro Azul, Campanha do Natal sem Fome .

O Lions Club de Tacaratu realiza todas as Campanhas e Atividades com o Apoio do POVO.





Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos do Lions Clube de Tacaratu 


Prorrogado prazo para que gestores de municípios pernambucanos informem sobre efetividade


O Tribunal de Contas decidiu prorrogar de amanhã (22) até o dia 05 de junho o prazo final para que os gestores municipais respondam ao questionário que irá compor o Índice de Efetividade da Gestão Municipal em Pernambuco - IEGM.

O IEGM, regulamentado pela Resolução TC nº 18/2017, tem como objetivo medir a qualidade dos gastos e avaliar as políticas e atividades públicas da gestão municipal. Para isso, os gestores têm que prestar informações ao TCE sobre investimentos nas áreas de educação, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, proteção das cidades, saúde e governança em tecnologia da informação.

Ao todo são 1.288 questões, relativas ao sete temas citados, que devem ser respondidas pelos gestores dos 184 municípios pernambucanos. Até a manhã desta segunda-feira (21), 527 questionários haviam sido concluídos e 888 iniciados.

Dos 184 municípios pernambucanos, 17 enviaram as respostas ao TCE e 126 iniciaram o procedimento mas não concluíram.


Vereador de Floresta, Pedro Lira divulga reclamações sobre transporte escolar precário na zona rural


Diante do enorme descaso com a educação dos nossos jovens da zona Rural no município de Floresta, recebo mais uma das inúmeras reclamações que chegam até mim se tratando da falta de transportes para levar os alunos até suas escolas. Dessa vez, ouvi as reclamações e um pedido de ajuda por parte do aluno Dyego Allysson da Silva morador da fazenda Jardim.

Em seu pedido por soluções urgentes diante da situação, Dyego relata que tem perdido muitas aulas. Assim como outros alunos que também moram nas localidades, tem sido prejudicado nas provas. Estando mais ou menos há quatro meses de ano letivo, sequer conhece direito ou sabe o nome de sua professora de Ciências.

Mesmo após ter sido publicada uma matéria com os moradores da fazenda Pindoba que faziam reclamações pela falta de ônibus e por seus filhos estarem perdendo aulas, o mesmo vem ocorrendo na fazenda Jardim. Infelizmente, se tornou frequente ouvir esse tipo de reclamação – inaceitável.


Petrolândia: Rompimento de tubulação deixa cidade sem água; Compesa executa trabalhos




Um rompimento na tubulação da rede geral (250mm), na Avenida Lídia Aragão (por trás do Grêmio Lítero de Petrolândia), na tarde desta segunda-feira (21), deixou suspenso o abastecimento de água da cidade.

Por volta das 15 horas, a nossa reportagem visitou o local, onde constatou funcionários da empresa terceirizada da Compesa executando os serviços na tubulação. 

''Com a chegada do maquinário, a gente acredita que vai dar para fazer o conserto ainda hoje, mas a gente não pode afirmar com certeza'', disse um dos funcionários da empresa prestadora dos serviços.

De acordo com informações da Compesa/Petrolândia, o fornecimento será normalizado tão logo o problema seja solucionado.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Tacaratu/Caraibeiras: Tinho comemora aniversário com familiares e amigos



No último sábado (19), Genivaldo Cícero da Silva, popularmente conhecido por Tinho, reuniu familiares e amigos para comemorar o seu aniversário. Em ritmo de muita batucada, a festa aconteceu no Sítio Salgadinho, em Caraibeiras, distrito de Tacaratu.

Parabéns e muitas felicidades ao amigo Tinho!
Fotos: Divulgação


Gasolina e diesel terão novo aumento a partir desta terça-feira (22)


Os preços de alguns combustíveis voltarão a subir nas refinarias a partir desta terça, dia 22 de maio. A informação é do site da Petrobras: a gasolina subirá 0,9%, passando a custar R$ 2,0867; enquanto o óleo diesel sobre 0,97%, chegando a R$ 2,3716.

Este é o 11º aumento do preço da gasolina nos últimos 17 dias. A exceção ocorreu entre os dias 12 e 15 de maio, quando a estatal interrompeu a sequência de altas ao manter o preço da gasolina em R$ 1,9330, e entre os dias 19 e 21, quando os preços passaram para R$ 2,0680. Ao longo deste mês, o preço da gasolina subiu 16,07%.

O produto iniciou o mês custando R$ 2,0877 na porta das refinarias, sem a incidência de impostos, e passará a valer, a partir da meia-noite desta segunda (21), R$ 2,0867, contra os R$ 2,0680 que vigora desde o último aumento, no sábado (19).


Segurança que trabalhava em show de Jorge e Mateus é morto após confusão


Terminou em morte um tiroteio entre seguranças e traficantes na Avenida Leste-Oeste, no bairro Moura Brasil, zona central de Fortaleza, na noite deste domingo (20). O incidente envolveu, supostamente, bandidos da favela Oitão Preto e seguranças que estavam na entrada do Marina Park Hotel, onde ocorria um show de música sertaneja e forró, com os cantores Jorge e Mateus e “Xand Aviões”. A troca de tiros, no entanto, não chegou a afetar o evento que reuniu milhares de pessoas.

Segundo o registro da ocorrência na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), o fato ocorreu por volta de 23h30, quando já estava perto do encerramento do evento. Ao menos, três seguranças foram baleados e um deles acabou morrendo no Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro), depois de socorrido. O morto foi identificado como Mário Kevin Oliveira de Queiroz. Outros dois permanecem hospitalizados.

Segundo apurou a Polícia, antes do incidente, ocorreu outro fato, quando seguranças teriam retirado nas proximidades da entrada do hotel uma mulher, que, supostamente, seria companheira de um traficante da favela. Em meio à confusão formada, houve ameaças de retaliação. Várias viaturas da PM, inclusive do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTUR) e do Policiamento Ostensivo Geral (POG).


Neymar e mais 14 convocados já estão na Granja Comary


Neymar já está com a seleção brasileira em Teresópolis. O craque do PSG foi o primeiro a descer de um dos helicópteros que pousaram na Granja Comary na manhã desta segunda-feira com outros três jogadores. Por volta do meio-dia, puxou uma fila com Douglas Costa, Thiago Silva e Renato Augusto. Eles se juntaram a Marquinhos, Filipe Luís, Fred, Fagner, Ederson e Gabriel Jesus, os primeiros convocados a chegarem ao centro de treinamento, em Teresópolis. Pouco depois, Danilo, Taison, Fernandinho, Willian, Pedro Geromel se juntaram ao grupo.

Outros dois estarão na Granja até o fim desta segunda-feira: Paulinho e Cássio. O goleiro do Corinthians chegará só à noite. Na terça-feira, Alisson, Miranda e Philippe Coutinho serão os últimos a se apresentarem a essa primeira etapa de treinamentos para a Copa do Mundo da Rússia.

- É um sentimento de alegria, né? De que nosso trabalho foi bem feito também. Fomos selecionados para estar aqui representando nosso país. É uma honra estar aqui hoje na Granja para disputar uma Copa do Mundo. Só temos que continuar trabalhando e deixar a alegria rolar – afirmou o meia Fred.


Petrolândia: Rompimento de tubulação da rede geral provoca falta de água na cidade


A Compesa informa que, após rompimento na tubulação da rede geral (250mm), por trás do Grêmio Lítero, foi suspenso o abastecimento de água da cidade. 

O fornecimento será normalizado tão logo o problema seja solucionado.

A Compesa agradece a compreensão de todos.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da Compesa/Petrolândia



Petrolândia: Oportunidade de emprego para promotor de vendas da Popular Alimentos; Entregue seu currículo nesta segunda (21) na Atenize


Apenas nesta segunda-feira (21), a empresa Popular Alimentos vai receber currículos de pessoas interessadas em atuar como promotores de vendas para Petrolândia e região.

Os interessados devem comparecer, impreterivelmente, na noite de hoje, com currículo em mãos, na Conveniência Atenize, às 19h00.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Bergue do Doce


Petrolândia: Aniversariante do dia, Antonio Leal (seu Toinho) recebe felicitações da família



Nesta segunda-feira (21), o sr. Antonio Rodolfo Leal, mais conhecido como Seu Toinho, pai deste blogueiro, completa mais um ano de vida e recebe da esposa Elita Ramalho, dos filhos, filhas e demais familiares mensagem de felicitações pela data. 

Toinho, nesta data desejamos que Deus lhe conceda, acima de tudo, saúde, para aprendermos ainda mais com seu exemplo de luta e determinação, de sonho e realização. Agradecemos também a Deus a graça de ter você ao nosso lado, sempre atuante para construir um mundo novo para todos que o cercam. Nós te amamos! Feliz aniversário! (Lúcia Xavier)


Redação do Blog de Assis Ramalho
Seleção de fotos: Gorett Ramalho