sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Jatobá: Gean Ramos tem música selecionada para o Festival da canção (FESC 2016) em Juazeiro (BA)

Vinte e quatro músicas, entre elas Fé Nordestina - de Jean Ramos, vão disputar a 19ª edição do Festival da Canção em Juazeiro (BA); prêmio será de R$ 33 mil

Fé Nordestina, composição do jatobaense Gean Ramos está entre as Vinte e quatro músicas que foram selecionadas na triagem da 19ª edição do Festival Edésio Santos da Canção (FESC 2016), que será realizado nos dias 3 e 4 de novembro, em Juazeiro, no norte da Bahia.

Foto:
Esse ano, o evento homenageia o Rio São Francisco, suas lendas e outros personagens que permeiam as margens do rio como as lavadeiras e os pescadores.

As melhores músicas das duas noites de eliminatórias serão apresentadas na final do festival, no dia 5 de novembro. O palco do evento será instalado na Orla Nova de Juazeiro e contará com show de atrações regionais e nacionais.

O festival recebeu inscrições de artistas profissionais e amadores de Juazeiro, além de pessoas de outras regiões do Brasil. O prêmio será de R$ 33 mil em dinheiro e troféus intitulados com figuras características e lendas do velho Chico. Confira as canções selecionadas:


Você sabe o que é Diabesidade?

Brasília sediará primeiro evento mundial sobre o Diabetes e Obesidade em 22 de outubro

O termo Diabesidade é utilizado para referir-se a perigosa junção de duas doenças já conhecidas: diabetes e obesidade. Embora a terminologia seja recente, criada há cerca uma década por epidemiologistas, dezenas de milhões de pessoas no mundo são atingidas pelas duas doenças.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada em 2015 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, 56,9% das pessoas com mais de 18 anos estão com excesso de peso. A obesidade é considerada porta de entrada para uma série de doenças como o próprio diabetes, hipertensão e câncer.

A pesquisa da PNS indica ainda que o diabetes atinge 9 milhões de brasileiros – o que corresponde a 6,2% da população adulta. As mulheres (7%) apresentaram maior proporção da doença do que os homens (5,4%) – 5,4 milhões de mulheres contra 3,6 milhões de homens.


Caruaru inicia revisão de Plano Diretor de forma participativa

Evento contou com a presença de representantes de vários segmentos econômicos e sociais. Último documento do município está datado de 2004.

Cerca de 130 pessoas participaram do lançamento do fórum de lançamento da revisão do Plano Diretor de Caruaru. O evento ocorreu na última quinta-feira (13/10) no auditório da Associação Comercial e Empresarial, no centro da cidade. O objetivo da reunião foi de apresentar as etapas, criar um cronograma de atividades e formar o núcleo gestor que acompanhará a revisão do documento.

Dados como habitação, saneamento ambiental (água, esgoto, drenagem, resíduos sólidos) e mobilidade urbana/transporte coletivo) devem ser discutidos dentro do processo. O Plano Diretor está definido como instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento do município. A previsão é a de que o novo PD esteja concluído até fevereiro de 2017.


Miguel Coelho inicia transição de governo defendendo transparência e responsabilidade

Fotos: André Santos

O prefeito eleito Miguel Coelho e a vice Luska Portela apresentaram na manhã desta sexta (14) a equipe que coordenará a transição de governo em Petrolina. O grupo será formado por três membros com perfil técnico e terá o papel de levantar dados sobre licitações, obras, contratos, convênios, gastos com pessoal, situação de programas sociais entre outros pontos. A equipe atuará até o final de dezembro e divulgará balanços periódicos da situação financeira e administrativa da Prefeitura de Petrolina.

No ato de instalação da equipe e do escritório cedido pela Caixa Econômica, Miguel defendeu uma transição com responsabilidade e transparência de informações para garantir o funcionamento pleno dos serviços públicos. “Não se trata do fim do governo Lóssio ou do início do trabalho de Miguel, mas sim do interesse da população em ter seus serviços e direitos garantidos e continuados. Verificar se não será deixada uma herança que inviabilize a gestão como folha de pagamento inchada, serviços comprometidos ou outro tipo situação que dificulte o começo do novo governo. Portanto, é preciso, acima de tudo, ter transparência e responsabilidade com a população”, defendeu Miguel.


Comerciante morre após ser arremessado de carro em capotamento no interior de PE


Um grave acidente causado por falha mecânica terminou com a morte de um comerciante, na manhã desta sexta-feira (14), no município de Cachoeirinha, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista, um homem de 47 anos, morreu após ter sido arremessado para fora do carro durante o capotamento. Ele seguia pela BR-423 quando, ao passar pelo Km 42, a roda do carro teria se soltado. Ele perdeu o controle do veículo, saiu da pista e capotou.

A princípio, a PRF acredita que ele estaria sem cinto de segurança e, por isso, foi arremessado para fora do carro. O comerciante, que é morador da região, estava indo para o trabalho no momento do acidente. Equipes do Instituto de Criminalística foram acionadas para fazer a perícia. O acidente aconteceu por volta das 9h40.

Diário de Pernambuco


Petrolândia: Calendário de marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 17 a 21 de outubro de 2016

Secretaria de Saúde de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

Confira abaixo as especialidades médicas e exames disponíveis para marcação no período de 17 a 21 de outubro de 2016, na sede da Secretaria de Saúde de Petrolândia, situada na rua Cecília Delgado, no centro da cidade, em frente ao Supermercado + Barato.

Segunda-feira (17): Clinico Geral, Canal Dentário, Nutricionista, Ginecologista, Exames Laboratoriais e Raio X
Terça-feira (18): Exames Laboratoriais, Neurologista, Pediatra, Eletrocardiograma e Raio X
Quarta-feira (19): Colposcopia, Dentista, Nutricionista, Exames Laboratoriais e Raio X
Quinta-feira (20): Nutricionista, Raio X, Eletrocardiograma e Exames Laboratoriais
Sexta-feira (21): Nutricionista, Cirurgião, Exames Laboratoriais, Eletrocardiograma e Raio X


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Paulo Júnior/ Secretaria de Saúde de Petrolândia


Petrolândia: Prefeitura realiza entrega de Certificados a concluintes de cursos do Pronatec


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, em parceria com a Prefeitura de Petrolândia, realizou na noite da última segunda-feira (10) -  na Câmara Municipal -  solenidade de entrega de certificados do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e do Emprego - PRONATEC, FIC 2016.2, dos Cursos de Apicultor, Agente de Informações Turísticas, Reciclador, Fruticultor, Criador de Peixe em Tanques de Rede, Caprinocultor. Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Agropecuária, Técnico em Aquicultura e Técnico em Informática.

Estiveram presentes na solenidade, além dos alunos que receberam seus certificados, a Secretária de Educação Alexandrina de Souza, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo  Rogério Viana e a Coordenadora do CRAS Municipal, Socorro França.

Ver fotos > Entrega de Certificados do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e do Emprego - PRONATEC, FIC 2016

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos; Socorro França e Silvia


Banco do Brasil prepara plano de demissão voluntária com corte de 9% no quadro atual de funcionários

Agência do Banco do Brasil de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

O Banco do Brasil pretende lançar um novo plano de demissão voluntária em breve. As bases do programa ainda não estão fechadas, mas a expectativa inicial é que ele possa atrair até 10 mil empregados, segundo apurou a Folha. Oficialmente, o BB não comenta.

Se for bem-sucedido, o plano trará um corte de 9% no quadro atual de funcionários da instituição. A ideia é que as regras de adesão sejam divulgadas aos funcionários ainda neste ano —ou, no mais tardar, no início de 2017.

Com mais de 109 mil empregados e um grupo de quase 5.000 estagiários, o BB tem um quadro de funcionários "inchado" em relação aos seus concorrentes da iniciativa privada —Itaú, Bradesco e Santander. O número, porém, já foi bem maior. Em dezembro de 2012, por exemplo, eram mais de 114 mil empregados e 7.600 estagiários.


Veja os jogos da 31ª rodada do Brasileirão; em Petrolândia o torcedor assiste no Geração 2


Neste sábado (15) não teremos jogos na Série A, mas se prepare, porque o domingo é recheado com nove partidas que em Petrolândia o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade.

Domingo 17:00h

Internacional x Flamengo
Quando as duas equipes se encontraram no primeiro turno, o Inter era o vice-líder do Brasileirão e o Flamengo estava em sexto. Agora são os cariocas que ostentam o segundo lugar, enquanto os gaúchos estão afundados na ZR. O Colorado sabe que precisa vencer os quatro jogos restantes que tem em casa para atingir os 45 pontos e escapar da Segundona. Mas os três pontos não virão no fim de semana. Placar: 1 x 1.

Figueirense x Palmeiras 
Dos oito jogos restantes para o Figueira, seis são contra equipes da metade de cima da tabela e os outros dois são diante de rivais diretos na briga contra a degola – Vitória e Sport – e fora de casa. Ou seja, a tabela é muito ruim e os catarinenses dificilmente escaparão do rebaixamento. A primeira pedreira é o líder Palmeiras que acossado pelo Flamengo não pode dar bobeira.


Boa Visão leva consultas oftalmológicas para quatro mil alunos no Sertão de Pernambuco

Ação contará com mais de 50 voluntários de todo o mundo e beneficiará nove municípios

O Governo do Estado vem reforçando iniciativas para melhorar os padrões educacionais pernambucanos, incluindo ações de saúde que possam fortalecer o desempenho e desenvolvimento das crianças e jovens em idade escolar, além de profissionais da área. Assim, a partir desta segunda-feira (17.10), cerca de quatro mil estudantes dos ensinos fundamental e médio de 27 escolas estaduais do sertão pernambucano passarão por consultas oftalmológicas gratuitas e, caso necessário, receberão os óculos na mesma semana. A ação é uma parceria do Projeto Boa, desenvolvido em parceria pelas secretarias estaduais de Saúde, Educação e Lafepe, com a Fundação Altino Ventura (FAV) e Fundação OneSight.

No Sertão Central, a abertura do projeto será realizada às 13h desta segunda (17.10), no Clube Talismã (Rua Lourival Sampaio, 275, Nossa Senhora das Graças - Salgueiro). O trabalho segue até o dia 27 de outubro. Todos os atendimentos serão realizados por profissionais da FAV e da Fundação OneSight, instituição norte-americana do Grupo Luxottica. A ação contará com uma equipe multidisciplinar formada por médicos oftalmologistas, oftalmologistas pediatras, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos em exames, assistentes oftalmológicos e recepcionistas, além de intercâmbio com 50 voluntários estrangeiros de várias nacionalidades (Estados Unidos, Itália, Peru, China, Inglaterra, México, Canadá e Brasil) que ficam responsáveis pela fabricação dos óculos, que serão entregues posteriormente à consulta.


Petrolândia: Secretaria de Saúde realiza campanha Outubro Rosa dos dias 17 a 22 deste mês nos Psf

O Outubro Rosa chega para lembrar e reforçar a importância da detecção precoce do câncer de mama. Em Petrolândia, as ações acontecerão dos dias 17 a 22 nos Psf. Em breve, o Hospital Municipal vai divulgar as ações que serão realizadas.

Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia


Assalariados e assalariadas rurais da Zona da Mata de Pernambuco conquistam salário de R$ 944,00


Canavieiros e canavieiras de Pernambuco conquistaram, na noite de ontem (13/10), depois de seis rodadas de negociação com a classe patronal, no Recife, um aumento salarial de 9,39% sobre o salário da data-base (passando a R$ 944,00). Já o piso de garantia fica em R$16,00, acima do valor do salário mínimo de 1º /01/2017, e a cesta básica em R$ 40,00.

“Os resultados da 37ª Campanha Salarial foram muito positivos. Conseguimos avançar em muitas cláusulas sociais e econômicas importantes para o trabalhador e, especialmente, assegurar os direitos conquistados em Convenções anteriores. Isso foi muito valioso, pois sabemos que o cenário é propício para setor, já que houve aumento na produção de açúcar e etanol”, avalia o presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (Fetaepe) e diretor e Política Salarial da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), Gilvan José Antunis.


Saiba como a PEC 241 vai mudar os investimentos públicos em saúde

Batizada de Novo Regime Fiscal pelo governo, a PEC 241 limita durante 20 anos o ritmo de crescimento dos gastos da União à taxa de inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)

Aprovada em primeiro turno pela Câmara dos Deputados na última segunda-feira (10), a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 241 vem despertando debates entre as entidades do setor da saúde, que temem uma redução nos investimentos. De acordo com os cálculos e a avaliação do consultor Mário Luís de Souza, da Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados, A PEC 241 só traria vantagens para a saúde se a economia ficasse estagnada ou em declínio. Para ele, se o país voltar a crescer, a regra será desvantajosa em comparação à norma vigente.

“Se a receita do país só aumentar o percentual equivalente ao índice da inflação, não vai ter diferença entre o piso da regra vigente e o da PEC 241. Porém, se o país voltar a crescer, o que é a tendência, a regra vigente é mais interessante, já que com ela, se cresce a receita, cresce a fatia da saúde proporcionalmente”, detalhou o consultor. Já o Ministério da Saúde defende que a nova regra evitará a redução do piso de gastos na área de saúde em momentos de contração da economia e de queda da receita.


Operação cumpre mandados em endereços ligados a 19 vereadores em PE


A Polícia Civil de Pernambuco realiza nesta sexta-feira uma operação para cumprir mandados de busca domiciliar contra suspeitos de envolvimento em esquema de peculato, abandono de cargo público, falsificação de documento público e associação criminosa, com atuação na Câmara de Vereadores do município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

O objetivo é cumprir, ao todo, 48 mandados de busca e apreensão domiciliar, sendo 19 deles em endereços ligados a vereadores do município. Os mandados foram expedidos pela Juíza de Direito da 2ª Vara Criminal da cidade. Ninguém foi preso. Os materiais apreendidos estão sendo encaminhados ao Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), no Recife.


Petrolândia: Mensagem da Vereadora Dona Santa, em agradecimento à comunidade petrolandense

Maria do Socorro Santos de Souza, mais conhecida como Dona Santa, primeira mulher a ocupar a presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Petrolândia:  ''Deixo aqui meus sinceros agradecimentos a todos que me apoiaram votando ou torcendo por meu filho, durante esses 45 dias de campanha''. (Foto: Assis Ramalho)

Hoje quero deixar uma mensagem diferente, uma mensagem de gratidão e de felicidade! Gostaria de expressar os meus sinceros agradecimentos à comunidade petrolandense, pelo voto de confiança depositado em meu filho Delano, a quem confiei a missão legislativa, para dar continuidade ao meu trabalho, que com muito amor e dedicação, exerci durante esses 16 anos de mandato parlamentar.

Deixo aqui meus sinceros agradecimentos a todos que me apoiaram votando ou torcendo por meu filho, durante esses 45 dias de campanha. Quero agradecer as crianças, jovens, idosos, familiares e amigos que nos acolheram em suas residências durante as visitas e que de forma espontânea deram o voto de confiança a este jovem candidato!

Tenho certeza, e espero em Deus, que Delano certamente irá realizar um bom trabalho no legislativo, contribuindo para uma Petrolândia melhor e que possa atender aos anseios de todos os que o elegeram.

Não poderia deixar de parabenizar ao Prefeito Lourival Simões, a Ricardo Rodolfo, Janielma, por sua enorme vitória, demonstrando o quanto são queridos em nossa cidade! Parabéns e sucesso, a todos nesta nova etapa que se inicia.

Maria do Socorro Santos de Souza (Dona Santa)


Jovem morre após colisão entre carro e moto na BR-232 em Custódia, PE


Um auxiliar de almoxarifado de 25 anos morreu na quinta-feira (13) após um acidente na BR-232, em Custódia, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, a vítima conduzia a moto e estava com um garupa quando foram atingidos por um carro que cruzava a pista. As vítimas seguiam sentido Serra Talhada.

Ainda segundo a PM, o condutor da moto morreu no local. O garupa ficou ferido, foi socorrido para o hospital local e não corre o risco de morrer. Após a colisão, o motorista do carro fugiu sem prestar socorro às vítimas e não foi localizado.

G1 Caruaru


Petrobras reduz preço da gasolina nas refinarias em 3,2%

Se o repasse da diminuição no preço na refinaria for feito integralmente para o preço ao consumidor, as reduções serão de 1,4% na gasolina e 1,8% no diesel

A Petrobras anunciou hoje (14) a redução do preço da gasolina em 3,2% em suas refinarias, a partir da zero hora de amanhã (15). Também haverá redução de 2,7% no preço do diesel. Os reajustes são reflexo de uma nova política de preços aprovada ontem (13) pela empresa.

A redução é para o combustível vendido no atacado para postos de gasolina. O impacto dessas reduções no bolso do consumidor dependerá das estratégias de cada posto. Mas, se o repasse da redução no preço na refinaria for feito integralmente para o preço ao consumidor, as reduções serão de 1,4% na gasolina e 1,8% no diesel.


INSS cancela 80% dos auxílios-doença já avaliados


O governo cancelou 80% dos benefícios analisados no primeiro mês da operação pente-fino em auxílio-doença e aposentadoria por invalidez concedidos pelo INSS. Segundo balanço divulgado pela Associação Nacional dos Médicos Peritos do INSS (ANMP), os 20% dos casos que estavam de acordo com as normas foram transformados em aposentadoria por invalidez.

Iniciada em setembro, a operação está realizando uma revisão de benefícios concedidos que estavam há mais de dois anos sem passar por perícia. Estão nessa situação 530 mil pessoas que recebem auxílio-doença e 1,1 milhão de aposentados por invalidez. Segundo a ANMP, só foram analisados até agora 5.000 casos de auxílio-doença.

A principal constatação é que metade dos segurados que passaram pela revisão estavam trabalhando e contribuindo com a Previdência, o que não é permitido. A análise também detectou que 20% dos envolvidos nunca contribuíram com a Previdência ou não atingiram o número mínimo de contribuições necessário para ter direito ao benefício.

— Mais da metade das pessoas com a situação analisada estava trabalhando, e 20% não eram nem filiados ao INSS. Ou seja, os juízes estão dando direito a quem não tem. A gente já esperava que os números fossem altos. Essa revisão vai fazer com que o dinheiro seja pago a quem realmente tem direito — disse o presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos do INSS, Francisco Cardoso.

Dos 530.157 brasileiros com auxílio-doença que passarão pelo pente-fino do governo, 99,2% (525.897) obtiveram o benefício por decisão da Justiça. Em 97% dos casos, o auxílio começou a ser pago de 2003 em diante.

O INSS está enviando pelos Correios cartas registradas para os beneficiários informando sobre a necessidade de fazer a revisão. As primeiras convocações ocorreram no início do mês passado.

Cruzamentos iniciais mostraram casos de beneficiários que recebem auxílio-doença, pago por motivo de incapacidade temporária, por períodos muito longos, alguns de mais de 15 anos. Outra situação que chamou atenção é o de mulheres que continuam recebendo o benefício concedido anos antes, por determinação judicial, devido a uma gestação de risco. Ao anunciar o pente-fino, no início de julho, o governo estimou uma economia de cerca de R$ 6,3 bilhões.

O Globo

Os números oficiais serão divulgados pelo INSS no fim deste mês. O órgão não quis comentar os dados publicados pela ANMP.


Funcionamento do DETRAN-PE nos feriados do Comerciário (17/10) e Servidor Público (24/10)

Resultado de imagem para ciretran petrolândia + assis ramalho
Ciretran Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

Em virtude dos feriados do Comerciário (17/10) e Servidor Público (24/10), a Secretaria Estadual das Cidades - Secid, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE), informa o funcionamento da Sede do Órgão, localizado na Estrada do Barbalho, 889 - Iputinga - Recife – PE, assim como as Ciretrans no Interior do Estado, a Unidade de Táxi – DUAT, as lojas dos Shoppings e postos de atendimento nos Expressos Cidadão.

O feriado de 28/10, comemorativo ao dia do Servidor Público, foi antecipado para o dia 24/10, conforme determinação do Governador do Estado, publicada no Diário Oficial de Pernambuco no dia 12/10/2016.

DETRAN-PE



Como se tornar um professor melhor no EAD?


Por Pavlos Dias, gerente nacional da Blackboard

Engajar, motivar, apontar os caminhos dentro do conteúdo abordado na disciplina, acelerar o processo de aprendizagem. O papel do professor é muito claro, independentemente do local em que se encontra: seja na aula presencial seja em um curso online, ele precisa estar atento a cada estudante da turma e incentivar de diferentes formas a absorção do conhecimento.

Ainda assim, os cursos de educação a distância têm características próprias. Ao mesmo tempo em que a tecnologia aproxima o aluno de diferentes fontes de informação – permitindo que ele procure outras referências para complementar seu aprendizado –, ela também torna o estudo mais solitário. Conhecer essas características e utilizá-las a seu favor é o que transforma um bom professor de curso presencial em um bom professor em uma sala de aula virtual. É por isso que, quando se fala em tecnologia da educação, sempre é necessário ter em foco a capacitação do corpo docente.


Medida Provisória libera R$ 1,9 bi para repor perdas de estados e municípios com exportações


O governo federal liberou, nessa quinta-feira (13), por  medida provisória (MP), R$ 1,95 bilhão para repor as perdas com créditos do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nos estados, municípios e no Distrito Federal. A Medida Provisória 749 foi publicada em edição extra doDiário Oficial da União. O auxílio financeiro, relativo ao ano de 2016, será pago em parcela única até o último dia útil de dezembro.

A distribuição dos recursos entre os estados será feita de acordo com critérios definidos pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), órgão que reúne os secretários de Fazenda dos 26 estados e do Distrito Federal.

Com valores definidos ano a ano, o auxílio é prestado anualmente em decorrência da Lei Kandir. Em vigor desde o fim dos anos 90, a lei isentou de ICMS as exportações de produtos não industrializados, sob o argumento de que nenhum país pode exportar tributos.


MTE foca fiscalização do trabalho infantil na indústria têxtil, construção civil e avicultura

Mais de três mil crianças são retiradas de trabalho infantil nos últimos 12 meses. Para enfrentar as piores formas descritas em Lista TIP, Ministério do Trabalho irá fortalecer articulação nos estados (Foto: Divulgação)

Garantir com prioridade que 3,3 milhões de brasileiros, crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, ainda sujeitos à exploração infantil, estejam na escola e usufruindo o direito de viver sua infância é um dos desafios para o Brasil neste dia 12 de outubro. O país, considerado até 2013, como um dos líderes no enfrentamento do trabalho infantil no mundo, viu crescer em 4,5%, a exploração de mão de obra infanto-juvenil (PNAD 2014). Este cenário contradiz o que apregoa a Constituição Federal que proíbe o trabalho noturno, perigoso ou insalubre para menores de 18 anos e de qualquer trabalho para menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz e só a partir de 14 anos.


Quais as preocupações que usuários e consumidores devem ter em vista em relação à sustentabilidade de materiais de construção?


Reforma residencial ou construção é sempre motivo de preocupação e ansiedade para quem faz por conta da mão de obra e dos custos gerados por essa iniciativa, mas uma coisa que pouca gente se atenta na hora de construir ou reformar uma casa é o cuidado para escolher o material de construção ou de acabamento. A relação custo-benefício vale ser salientada, mas questões como sustentabilidade do material e o enquadramento em normas técnicas deve ser também levados em conta. Adriana Hansen, Coordenadora de Projetos e Materiais Sustentáveis do CTE – explica que em relação aos materiais de construção, o consumidor deve se atentar para os seguintes itens:

1) Qualidade do produto: este material atende a norma técnica ou possui selo de qualidade? A qualidade do material reflete diretamente na sua durabilidade e no seu desempenho. Portanto, um produto sustentável também deve ser um produto com qualidade técnica.

2) Transparência do fabricante: quais informações o fabricante disponibiliza sobre a indústria e sobre o produto? Será que o fabricante já foi responsabilizado por algum impacto ambiental e social na mídia? Será que ele possui algum relatório de sustentabilidade ambiental ou selo internacional? Essas são apenas algumas perguntas que podem ser feitas e, quanto maior o número de respostas, maior a probabilidade de estarmos escolhendo um material melhor.


MMA finaliza curso para Formação de agentes populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar


Programa de educação ambiental a distância inova com aulas presenciais para agricultores familiares.


O Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do Departamento de Educação Ambiental (DEA), finaliza, neste mês, o curso Formação de agentes populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar. Apesar de ser na modalidade de educação à distância (EAD), o curso trouxe o diferencial de oferecer aos alunos um acompanhamento presencial, com tutores in loco de 22 instituições parceiras como universidades, secretarias de meio ambiente e organizações não governamentais.

O curso faz parte do Programa de Educação Ambiental na Agricultura Familiar (PEAAF) do MMA, que, por meio de ações educativas, busca construir coletivamente estratégias para o enfrentamento da problemática socioambiental no meio rural, com a adoção de práticas sustentáveis na agricultura familiar e no manejo dos territórios rurais.


Humberto apoia mobilização contra o fim do Conselho Curador da EBC


Após ter extinguido o Conselho Curador da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), o governo de Michel Temer (PMDB) tem enfrentado reações de diversos setores da sociedade. Essa semana foi a vez do Conselho de Comunicação Social do Senado emitir nota criticando a decisão do peemedebista.

Segundo o texto, a mudança prejudica o caráter independente da EBC, que ficará mais suscetível a influências políticas. “A EBC, na avaliação do Conselho, deve continuar com seu desígnio histórico, negando-se a se transformar em instrumento de manipulação, seja por parte do Estado, seja por convicções ideológicas. A empresa deve sempre apostar no pluralismo, dando espaço a todas as vozes da sociedade. E entendendo que seus recursos, que são públicos, devem ser aplicados com eficiência e responsabilidade administrativa, em sintonia com os princípios do Artigo 37 da Carta Magna”, diz a nota.


FOCCO emite recomendação aos prefeitos sobre transição de mandato


Em nome do Fórum Estadual de Combate à Corrupção (FOCCO), seis representantes de órgãos de controle emitiram uma recomendação aos atuais prefeitos pernambucanos no sentido de observar as regras contidas no "Manual de Encerramento e Transição de Mandato Municipal", instituído pela Resolução TC nº 27/2016, para que o processo de transição nas prefeituras seja feito da forma mais transparente e republicana possível.

Assinam a recomendação, que será encaminhada a todos os prefeitos, o conselheiro Marcos Loreto, presidente em exercício do TCE; a procuradora geral em exercício do Ministério Público de Contas, Germana Laureano; o procurador geral de Justiça, Carlos Augusto Guerra de Holanda; os procuradores da República Francisco Machado Teixeira e Cláudio Henrique Cavalcanti Machado Dias, e o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco, José Laízio Pinto Júnior. O coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, Maviael Souza, representou o Ministério Público de Pernambuco na assinatura do documento no TCE.


Nobel a Bob Dylan é grande precedente, dizem especialistas

Em 2012, Dylan foi condecorado com a Medalha da Liberdade pelo presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

A escolha de Bob Dylan como vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2016 pela Academia Sueca surpreendeu o mundo nesta quinta-feira (13). O cantor foi premiado por “ter criado novas formas de expressão poéticas no quadro da grande tradição da música americana”. Conhecido por ser um artista reservado, o norte-americano ainda não se manifestou sobre a conquista do prêmio.

“Claro que não foi a poesia, nem mesmo cantado poesia. É por compôr música, é contar histórias, é o ruído elétrico, é um trovador explorando as invenções das novas mídias do seu tempo [amplificadores, microfones, estúdios de gravação, rádio] para o desempenho literário a forma como os dramaturgos ou roteiristas fizeram uma vez. É amor, é roubo, é o fogo que ele construiu na Main Street [rua principal] e disparou cheio de buracos. Ele não ganhou por Crônicas [autobiografia escrita por Dylan], a melhor memória do rock & roll de todos os tempos. Ele não ganhou por Tarântula, seu famoso e indecifrável romance. Ele não ganhou por seus versos líricos, que permanecem cheio de erros que ele nunca se preocupou em corrigir”, disse o articulista da revista norte-americana especializada em músicaRolling Stones, Rob Sheffield. “Ele ganhou por inventar maneiras de fazer canções que não existiam antes”.


Confira as manchetes dos principais jornais do país nesta sexta-feira, 14 outubro de 2016

 
 

A TardeReforma administrativa de ACM Neto prevê corte de terceirizados
Correio da Bahia;
 
STF manda soltar acusados pela morte de empresário em Feira de Santana
Tribuna da Bahia; No estado, 280,3 mil meninos serão vacinados contra HPV a partir de 2017
O Globo: Governo vai liberar R$ 1,95 bi a estados para acalmar governadores
O Dia; Suspeito de tentar matar policial na UPP Andaraí é preso
Extra; Sargento baleado por PM em shopping fica em estado grave
Folha de São Paulo; Juiz aceita denúncia do MPF, e Lula se torna réu pela terceira vez
O Estado de São Paulo; Moro põe Eduardo Cunha no banco dos réus da Lava Jato, em Curitiba
Correio Braziliense; Multas para quem não usa farol baixo já voltaram a valer em vias do DF
Valor Econômico. Polícia Federal prende ex-governador do Tocantins em ação contra fraude
Estado de Minas; Eduardo Cunha é xingado de ladrão e safado em Aeroporto do Rio de Janeiro
Zero Hora; TSE quebra sigilo de 3 gráficas que prestaram serviço à chapa de Dilma e Temer
Brasil Econômico; Instituições financeiras estimam queda no déficit do Governo Central

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 05:30 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu smartphone ou tablet, escolha a opção desejada
>app Android
>app iOS (iPhone)
Ouça nossa rádio em seu smartphone ou tablet pelo app RadiosNet