segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Eduardo Campos e FBC inauguram fábrica de margarinas BRF em Vitória de Santo Antão


O ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, participou ao lado do governador Eduardo Campos da cerimônia de inauguração da fábrica de margarinas da BRF, realizada na manhã desta segunda-feira (16), em Vitória de Santo Antão. O presidente do Conselho Administrativo da BRF, Abílio Diniz, e o membro independente do Conselho da BRF, Luiz Fernando Furlan, comandaram a solenidade.

“Para nós é uma felicidade muito grande ver o crescimento do setor industrial em Pernambuco. Há sete anos conquistamos a primeira planta da Sadia aqui para Vitória. Hoje vemos a geração de milhares de empregos qualificados e a atração de novos investimentos que estão transformando a realidade de Pernambuco”, afirmou Fernando Bezerra. Ele foi secretário estadual de Desenvolvimento Econômico entre 2007 e 2010, participando diretamente das negociações que resultaram na instalação de diversas empresas em Pernambuco.

Decisão de juiz do Recife permite que mulher registre nomes do pai biológico e dos pais adotivos na certidão de nascimento


Uma mulher de 32 anos conseguiu na Justiça o direito de ter o nome de dois pais na certidão de nascimento. A autora da ação, que foi adotada por um casal ainda criança, acionou o Judiciário para conseguir retificar o registro civil e acrescentar no documento o nome do pai biológico, com quem sempre conviveu, e o dos avós paternos biológicos. A decisão inédita foi proferida pelo juiz da 1º Vara da Família e Registro Civil da Capital, Clicério Bezerra. Oficialmente, a autora da ação tem agora uma mãe, dois pais e seis avós, sendo dois maternos e quatro paternos.

Tacaratu: Prefeitura promove confraternização dos servidores da Secretaria de Saúde


A Prefeitura Municipal de Tacaratu realizou, na sexta-feira passada, 13, a confraternização dos servidores da Secretaria de Saúde.

O evento descontraído aconteceu na Fonte Grande, com a presença dos servidores e gestores. O prefeito Gerson Silva e o vice-prefeito, Dr. Jeovane, prestigiaram o evento.

Para ver todas as fotos, clique aqui>Confraternização Secretaria de Saúde de Tacaratu

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Prefeitura Municipal de Tacaratu

Petrolândia: Dra. Fabíola Ferraz anuncia a chegada do sistema TRX Suspension Training em seu Studio


O Studio Saúde e Bem Estar, da Dra. Fabíola Ferraz, fisioterapeuta, anuncia a chegada do TRX Suspension Training em breve. Aguarde!

Dra. Fabíola Ferraz é especializada em Ortopedia e Traumatologia, Neurologia e Fisioterapia Urogineco, RPG Souchard, Treinamento Funcional e Pilates. Atende também em Floresta e Tacaratu.

Studio Saúde e Bem Estar

Av. Manoel Borba, 316 - Centro
Petrolândia (PE).
(87) 3851-2000 Tim: (87) 9655-0020 Claro: (87) 9134-1080.

O que é TRX?

Segunda Câmara do TCE-PE rejeita gestão fiscal de Paranatama


A Segunda Câmara do TCE rejeitou o Relatório de Gestão Fiscal da Prefeitura Municipal de Paranatama referente ao 1º quadrimestre de 2013. O responsável pela gestão foi o prefeito José Teixeira Neto. O relator do processo foi o auditor substituto Marcos Flávio Tenório de Almeida.

De acordo com o seu voto, a Prefeitura Municipal de Paranatama, desde o exercício de 2005, vem desrespeitando o limite de 54% da Receita Corrente Líquida com despesas de pessoal. No 1º quadrimestre de 2013, o percentual de comprometimento da RCL com a folha de pagamento atingiu o montante de 68,27% das receitas que ingressaram no Município.

Petrolândia: Assembleia de Deus realiza III Cruzada Evangelística em noite abençoada por intensa chuva na cidade

Foto
A Igreja Evangélica Assembleia de Deus, sob a liderança do Pr. Gerson Gila, realizou na noite de sábado passado, 14 de dezembro, a III Cruzada Evangelística. O encontro aconteceu na Av. Prefeito José Gomes de Avelar, no ponto conhecido como "praça da sulanca". Na ocasião, houve também comemorações alusivas ao Dia da Bíblia.

A Cruzada Evangelística teve a participação do Grande Coral de Jovens da Igreja Assembleia de Deus em Petrolândia, das irmãs que formam a Comissão do Circulo de Oração, dos queridos irmãos das agrovilas 1, 2, 3, 4, 5,6 dos Mandantes, dos irmãos da Vila dos Pescadores, dos irmãos do Assentamento Antonio Conselheiro, da Congregação da Quadra 11 e de todos os irmãos da nossa Igreja sede em Petrolândia, que fica na Av. Manoel Borba, n° 242, no Centro da cudade. Ressaltamos ainda a presença de todos os queridos obreiros desta Igreja e a participação do cantor evangélico Anselmo Reis, vindo da cidade do Recife.

Palavra do Pastor 

Quero manifestar minha gratidão a Deus pela realização deste grande evento, ocorrido no último dia 14/12/13 (sábado passado), assim como também a todos nossos queridos e amados irmãos que, unidos, tivemos a honra de levar a mensagem da palavra de Deus, em uma total demonstração de fé, e compromisso com a causa do Evangelho. O momento marcante foi quando o nosso Deus derramou sobre nós uma grande e torrencial chuva, onde há muito tempo todos esperavam as águas virem, e em pleno ato de devoção, a igreja permaneceu firme e alegre, louvando a Deus pela benção da chuva. Temos uma estimativa da presença de aproximadamente 450 pessoas no evento.

Nosso grande desejo é que todos os petrolandenses sejam abençoados com a palavra de Deus, e levar a todos uma mensagem de esperança em meio a um mundo tão conturbado, em que muitas vezes não sabem para onde ir, mas, com este tipo de evento, queremos dizer a todos que ainda existe uma esperança: “JESUS, É A NOSSA GRANDE ESPERANÇA”.

“Aos quais, Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, Esperança da glória” Col. 1: 27.
Para ver mais fotos, clique aqui>Assembleia de Deus promove evento em Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Alexandrina Souza/Assembleia de Deus - Petrolândia
Fotos: Assis Ramalho

Momento Física/Astronomia: Ciclo Lunar


O Blog de Assis Ramalho, em parceria com o professor Roberto Oliveira oferece aos estudantes o Momento Física, no qual são divulgadas gratuitamente aulas de Física on line. O objetivo deste projeto é disponibilizar materiais que envolvem o ensino de Física para estudantes que pretendem se preparar para vestibulares ou simplesmente aprofundar seus conhecimentos na disciplina.

Aula 15: Astronomia - Ciclo Lunar

A astronomia é a ciência que trata da constituição e dos movimentos dos astros. Uma ciência questão antiga quanto a existência do homem. Mais recentemente surgiu a Cosmologia, ciência afim da Astronomia, que trata da estrutura do Universo.

A Cosmologia moderna teve início em 1905, quando Einstein incorporou as questões gravitacionais, a relação espaço-tempo e a distribuição da matéria no Universo. É sob a luz dessa teoria, da mecânica Quântica e das observações astronômicas que as atuais noções de estrutura, evolução e destino do Universo estão fundamentadas.

Questão on-line: Encarte 14 - Ciclo Lunar

Vídeo com resolução da questão:

Petrolândia: Prefeitura promove Confraternização dos Garis na AABB com forró pé de serra

Foto
Na noite de sábado passado (14), a Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio do Departamento de Limpeza Urbana da Secretaria de Infraestrutura e Obras, realizou a Confraternização dos Garis da cidade. O evento foi realizado na sede da AABB.

Uma falha na rede de energia do local atrasou um pouco o início, mas não tirou o brilho do evento. Cícero Macacão (Construtora Rueta Ltda) esteve na AABB para resolver o problema.

O evento, apresentado por Ururay Barros - a voz inconfundível de Petrolândia - foi aberto com longo discurso do prefeito Lourival Simões, durante o qual nova queda de energia, imediatamente restabelecida, aconteceu, enquanto forte chuva, algo raro de se ver ultimamente em nossa região, banhava a cidade. Em seguida, Rosivaldo Castor, Chefe do Departamento de Limpeza de Petrolândia, fez rápido discurso.

Em seguida, o grupo de forró "Sorriso do Nordeste" animou o evento em que foi realizado o concurso de dança

Estiveram presentes entre outros, o prefeito Lourival Simões, esposa e filhos, dona Socorro Simões, o vereador Sílvio Rogério e esposa, além do encarregado da Vialim em Petrolândia, Sr. Roberto Amaral.

Para ver mais fotos, clique aqui>Confraternização dos Garis (AABB de Petrolândia) 14/12/13)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

STJD pune Portuguesa e mantém Fluminense na Série A


A Portuguesa não conseguiu evitar a perda de quatro pontos pela escalação irregular do meia Heverton no empate por 0 a 0 com o Grêmio, na última rodada do Campeonato Brasileiro. Com a perda de pontos confirmada em julgamento realizado nesta segunda-feira, a equipe paulista é rebaixada para a Série B no lugar do Fluminense. O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) optou por obedecer o regulamento da competição.

Esta foi apenas a primeira batalha judicial do caso. A Portuguesa irá recorrer da decisão ao Pleno do STJD, e a definição dos rebaixados pode acontecer apenas em 2014. O relato pediu a perda de quatro pontos e foi acompanhado por três auditores acompanharam o voto sem se justificar muito, assim como presidente o presidente da 1ª Comissão Disciplinar do STJD, Paulo Valed Perry.

A Portuguesa foi penalizada com perda de quatro pontos: três de punição e os pontos conquistados na partida de escalação irregular (no caso, um). A decisão resultou em mudança na tabela e levou a Lusa para a 17ª posição, com 44 pontos - dois a menos do que o Fluminense, que sobe para o 16º lugar e se livra do rebaixamento. O Tricolor chegou a participar do julgamento como terceira parte interessada no processo.

Fonte: Uol.com

Revista IHU On-Line #435: Coletânea Mística, estranha e essencial. Secularização e emancipação “Nada é profano para quem sabe ver”

Clique na imagem para ler a Revista IHU On-Line #435

“Nada é profano para quem sabe ver”. Nas palavras de Michel de Certeau, a mística é, ao mesmo tempo, estranha e essencial. Por sua vez, Theodor Adorno, na esteira de Gershom Scholem, propunha que a mística é uma secularização que representa um avanço emancipatório. Dotada destas características, a mística volta a ser destaque nesta edição da IHU On-Line, que reúne pesquisadores, professores e professoras de diferentes áreas do conhecimento.

Contribuem para o debate Faustino Teixeira, José Altran, Luiz Felipe Pondé, Marco Vannini, Eduardo Guerreiro Losso, Marco Lucchesi, José Carlos Michelazzo, Pablo Beneito Arias, Maria Cristina Guarnieri, Ricardo Fenati,Bernard McGinn e Carlos Roberto Drawin.
Fonte: Instituto Humanitas Unisinos

Jatobá: Prefeito Robson Leandro assina ordens de serviço de obras do Minha Casa Minha Vida e construção da Praça da Matriz


Prefeito Robson Leandro com os contemplados do ''Minha Casa Minha Vida''
Fotos: Assis Ramalho
Zeca Cavalcanti, Clodoaldo Magalhães, Robson Leandro e sua esposa Raiane, e Itomar Varjão
 
Prefeito Robson fez duras críticas à oposição
Zeca Cavalcanti, Paulo Daltro, Clodoaldo Magalhães e Robson Leandro
Vice-prefeito Itomar Varjão
Zeca Cavalcanti

Em solenidade realizada no sábado passado (14), o prefeito do município de Jatobá, Robson Leandro (PT), reuniu lideranças políticas do estado e secretários do seu governo para assinatura de ordens de serviço para construção de 40 casas populares, do programa do Governo Federal "Minha Casa Minha Vida", e da construção da Praça da Matriz, situada na rua Rio Formoso, no centro da cidade.

Prestigiaram o evento o deputado estadual Clodoaldo Magalhães(PSB) e o ex-prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (PTB), pré-candidato a deputado federal.

Na Mesa de Honra estiveram ao lado do prefeito, além do vice-prefeito, Itomar Varjão, e de secretários do governo do município, os vereadores de Jatobá, Dione (Presidente da Câmara), Paulo Daltro, Eraldo, Moisés e Mardônio. A Primeira Dama, Raiane, também esteve à mesa.

O Legislativo do município de Petrolândia também prestigiou o evento, representado pelos vereadores Fabiano Marques (Presidente da Câmara), José Luiz (Zé Pezão) e Jorge Viana.

O valor da construção das 40 casas populares do Programa Minha Casa Minha vida será de R$ 1. 400.000,00( Hum milhão e quatrocentos mil), enquanto a construção da Praça da Matriz será no valor de 1. 167.917.29( Hum milhão cento e sessenta e sete mil novecentos e dezessete reais e vinte e nove centavos).

Em seus discursos, os vereadores de Jatobá, Paulo Daltro e Dione, destacaram as ações do governo de Robson Leandro. Paulo Daltro destacou os mais de R$ 2 milhões que serão investidos na construção das casas populares e da Praça da Matriz, e afirmou ao público presente que o povo pode esperar, que o prefeito Robson tem muito mais obras para realizar a partir de 2014.

O vereador e presidente da Câmara, Dione, atacou a oposição, afirmando que muitos "politiqueiros" andaram dizendo que a construção das casas populares não não seria realizada. "Os politiqueiros de plantão do município andaram dizendo por aí que essas casas nunca iriam ser construídas, e a resposta está aí", disse o presidente da Câmara, em desabafo, lembrando também que a construção da Praça da Matriz, desta vez, será realizada.

O deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB) destacou o trabalho sério do prefeito Robson (PT) à frente da prefeitura de Jatobá, e felicitou o município pelo recebimento de uma caçamba e uma Patrol, máquinas provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento-PAC 2. O maquinário foi apresentado ao público durante o evento.

O pré-candidato a deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB), também destacou as ações do governo de Robson, lembrando da importância das parcerias do município de Jatobá com o governo estadual e federal. Também aproveitou para desejar boas festas e feliz 2014 aos presentes.

Em seguida, o vice-prefeito Itomar Varjão, em seu discurso, lembrou que o sonho das construções das casas populares começou no seu governo, no ano de 2005, mas reconheceu que não teve as condições de construir as 40 casas que serão construidas agora. Ele pediu ao povo de Jatobá um pouco de paciência com o prefeito Robson, lembrando que ele está com apenas um ano de gestão.

"Em 2005 e 2006, eu dei início ao sonho das construções das casas populares, mas infelizmente não tive as condições de construir todas as casas que eu pretendia. Fizemos a construção de apenas dez. Mas, agora, junto com o meu prefeito Robson, as casas serão construídas. Também aproveito essa ocasião para pedir ao povo de Jatobá um pouco mais de paciência com o governo do prefeito Robson, porque ele está à frente da prefeitura há apenas um ano. A partir de 2014, muitas coisas boas serão realizadas no seu governo", disse o vice-prefeito Itomar Varjão.

Para encerrar a solenidade, o prefeito Robson Leandro fez um empolgado discurso, voltado para as ações do seu governo, e disparou o gatilho contra a oposição do município.

O prefeito iniciou o seu discurso destacando as dificuldades pelas quais os municípios brasileiros estão passando, mas que, mesmo assim, ele estava ali assinando ordens de serviços para as construções de 40 casas populares e da Praça da Matriz.

"Todos os municípios brasileiros estão passando por muitas dificuldades com relação à queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feitos pelo governo federal, e o município de Jatobá não é diferente. Mas, mesmo assim, estamos hoje aqui assinando ordens de serviços para a construção das casas populares e da Praça da Matriz. Também aproveito para dizer a todos aqui presentes que estamos fechando o ano de 2013 com o pagamento em dia de todos os funcionários e vamos entrar no ano de 2014 sem dever a nenhum fornecedor."

O prefeito Robson Leandro reconheceu que lhe faltou experiência de gestor nos primeiros dias do seu governo.

'"Eu tenho que reconhecer que no início do meu governo me faltou um pouco mais de experiência como gestor de uma prefeitura. Mas, agora, posso afirmar que eu, assim como todos os meus secretários, estamos muito mais preparados para administrar a prefeitura e dar um futuro melhor para todos do município de Jatobá."

Robson também afirmou que o seu governo contratou os médicos para o Hospital de Itaparica, que faltavam durante a outra gestão, e que vai levar água para o distrito Volta do Moxotó, com a construção de uma adutora.

"Apesar de todas as dificuldades, eu pude colocar no Hospital os médicos que faltavam durante a outra gestão. Também quero dizer que o meu governo vai levar água para o (distrito Volta do) Moxotó, porque vamos construir uma adutora decente para aquele povo."

Também no seu discurso, o prefeito aproveitou o momento para rasgar o verbo, centrando fogo na oposição, chamada de oportunista, afirmando que só fazem especulações negativas, inclusive inventando fofocas de que ele e o seu vice Itamar estão "rachando".

"Aqui (em Jatobá), a gente tem uma oposição que só faz especulações negativas. Vivem dizendo por aí que eu e Itamar estamos 'rachados'. Mas eu quero dizer aqui que esta dupla, eu e Itamar, é a dupla do povão, é a dupla da popularidade, e que esse timinho da oposição só vai ter vez quando eu e Itamar nos separarmos, mas isso nunca vai acontecer", disse sob aplausos dos presentes.

Muito revoltado, o prefeito disse que certas pessoas vivem vigiando a sua vida, falando das roupas que veste, do carro que usa, mas nada fazem pelo município.

"Eles vivem me observando, olhando a roupa que eu visto, o carro que eu tenho, mas eles não fazem nada pelo município", disse em tom de revolta.

O prefeito Robson Leandro finalizou o seu inflamado discurso, destacando a lealdade do presidente da Câmara Municipal, Dione, e dos demais vereadores que apoiam o seu governo.

Para ver mais fotos, clique aqui>Entrega de ordens de serviço de obras em Jatobá

 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Vídeo documenta papel e atuação da Comissão Estadual da Verdade de Pernambuco, a primeira criada por lei no Brasil

Monumento "Tortura Nunca Mais", em Recife-PE

Instalada pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, a 01 de junho de 2012, a Comissão da Verdade Dom Helder Câmara (CVDC) foi a primeira comissão estadual da verdade criada por lei no Brasil. Sua missão: analisar os casos de 51 mortos e desaparecidos políticos em Pernambuco, durante a ditadura militar instalada no País em 1964.

CRAS de Petrolândia realiza almoço de confraternização com palestras, musica ao vivo e muita animação


Equipe do CRAS Petrolândia

Pastor César Freitas da Igreja Batista


Na manhã de sexta-feira passada (13), o Centro de Referência da Assistência Social-CRAS de Petrolândia realizou, na sede da AABB, a confraternização dos programas sociais desenvolvidos neste município.

O Pastor César Freitas, da Igreja Batista, fez bonita palestra para o público. Servidores do CRAS e pessoas atendidas pelos programas também se pronunciaram, antes da parte festiva, animada com música ao vivo. Ao final foi servido almoço aos participantes.

Na hora dos discursos, foram muita as pessoas que são atendidas pelo programa, que fizeram questão de usar o microfone para agradecer a equipe do CRAS de Petroândia pela maneira carinhosa pelas quais são tratadas.

O Blog de Assis Ramalho felicita a equipe do CRAS de Petrolândia, por que entende que é por meio do CRAS que a proteção social da assistência social se materializa e se aproxima da população, reconhecendo a existência das desigualdades sociais e a importância de políticas sociais para reduzir essas desigualdades, pois previnem situações de vulnerabilidade e risco social, bem como identificam e estimulam as potencialidades locais, modificando a qualidade de vida das famílias que vivem nessas localidades.

Para ver mais fotos, clique aqui>Confraternização 2013 CRAS-Petrolândia
Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: COMPESA comunica suspensão no fornecimento de água nesta terça-feira, 17

Loja de Atendimento Petrolândia (PE) Foto: Assis Ramalho

A Gerente da Loja de Atendimento da Compesa em Petrolândia, Aparecida, comunica que o fornecimento de água será suspenso nesta terça-feira, 17 de dezembro, das 14 às 17 horas. 

O motivo é a realização de conserto em tubulação da Avenida Barreiras na Quadra 06.

Tão logo a intervenção seja concluída, o fornecimento será normalizado.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Compesa-Petrolândia

Semiárido serve de inspiração para estudante vencedor do Prêmio Jovem Cientista


As dificuldades históricas enfrentadas em razão da escassez de água no Semiárido brasileiro serviram de inspiração para o projeto científico do estudante José Leôncio de Almeida Silva, 23 anos, aluno do curso de agronomia da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), no Rio Grande do Norte. Ele é o vencedor da categoria ensino médio do 27º Prêmio Jovem Cientista, cujas premiações estão sendo entregues hoje (16), em solenidade no Palácio do Planalto. Esta edição abordou o tema Água: Desafios da Sociedade.

Na pesquisa, ele desenvolveu uma solução de água salina proveniente do Aquífero Calcário Jandaíra – principal manancial e uma das maiores reservas de água dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte – misturada à água usada no abastecimento urbano e disponível em menor quantidade, com o objetivo de irrigar os solos do Semiárido. O experimento foi usado na plantação de milho e sorgo – duas das culturas que mais crescem no Nordeste – adotadas por produtores locais como forragem, alimento para os animais.

"A falta de água, principalmente de boa qualidade, na região me motivou a desenvolver esse projeto. Descobrimos que, misturando água salina à água do abastecimento, obedecendo determinadas proporções, e utilizando a solução na irrigação das culturas, reduzem-se fatores como produtividade e área foliar (tamanho da folha), mas não se interfere no teor proteico, o que é um ótimo resultado, já que a forragem servirá de alimento para animais”, explica o pesquisador.