terça-feira, outubro 15, 2013

Momento Física/Especial ENEM: Eletricidade



O Blog de Assis Ramalho, em parceria com o professor Roberto Oliveira oferece aos estudantes o Momento Física, no qual serão oferecidas gratuitamente aulas de Física on line. O objetivo deste projeto é disponibilizar materiais que envolvem o ensino de Física para estudantes que pretendem se preparar para vestibulares ou simplesmente aprofundar seus conhecimentos na matéria.

Excepcionalmente, postamos a aula on line nesta terça-feira, 15. Normalmente, todas as semanas esta matéria é postada às segundas-feiras, disponibilizando-se o seguinte conteúdo: aulas de Física 1, 2 e 3, ministradas pelo Professor Roberto Oliveira (Licenciado em Física pela UFRPE), compostas por vídeo-aula + encarte em PDF e/ou Word.

O material apresentado nas aulas é a resolução de questões de Física, extraídas de vestibulares realizados em instituições próximas à nossa região.

AULA 08 - ELETRICIDADE



Para-raios no centro comercial de Petrolândia
(Foto: Roberto Oliveira)

Olá pessoal, agora teremos toda semana resoluções de questões de Física que caíram no ENEM.

Um tema que está em alta é o estudo dos raios. Isto mesmo! O Brasil é o país campeão em número de raios. Isso por que boa parte do nosso território está localizado entre o Equador e o Trópico de Capricórnio, numa região do planeta que, por conta da temperatura, é favorável à formação de nuvens de tempestades. De 2000 a 2010 foram cerca de 57 milhões de registros. Esse número somado à estimativa de raios não registrados, ou seja, caídos em zonas remotas, é possível que tenhamos 100 milhões de raios por ano! Mas você sabe como são formados os raios? 

Raios (Imagem: Eliseu irmão/Wikipedia)
A eletricidade gerada pelo choque entre partículas de água congelada dentro das nuvens resulta em relâmpagos e raios. Relâmpagos são as descargas elétricas provocadas por nuvens. Raios são as descargas que atingem o solo. As nuvens que produzem essas descargas são as Cumulonimbus - elas são bem escuras e enormes, chegando a medir o equivalente a 270 campos de futebol em extensão! Um raio pode ter até 100 Km de comprimento, porém a sua espessura é de apenas alguns centímetros. Por isso, eles parecem riscos no céu. A sua duração é de até dois segundos e sua temperatura pode chegar a 30 mil graus Celsius, o que equivale a cinco vezes mais quente que a superfície solar!

Animação: www.if.ufrgs.br
Curiosidades: Sem nuvens não há raios. E os raios podem subir ou descer. A maior parte deles desce da nuvem e o toca o solo, são os chamados de raios descendentes. Mas existem os que começam no solo e sobem. Calcula-se que mais de 100 brasileiros morram todos os anos vítimas de raios. (Fonte de pesquisa: Revista Superinteressante / Brasil: o país dos 100 milhões de raios. Revista Ciência Hoje/ Tudo o que você precisa saber sobre os raios.)

O encarte desta semana aborda resoluções de questões de ENEMs anteriores, nos quais as matrizes energéticas estão presentes. Temas como ocorrência de raios, problemas em usinas térmicas, nucleares, hidrelétricas e energias renováveis são caminhos de estudo obrigatório para quem vai fazer o ENEM este ano. Um super abraço! Prof. Roberto Oliveira.

Questão da aula on line no material de apoio (Arquivo Docx)> Encarte Aula 8

Desenvolvimento da questão no vídeo abaixo:

ENEM-Momento Física from Roberto Oliveira on Vimeo.

Aulas anteriores (clique para ler):
>AULA 01 -  Aplicação das Leis de Newton
>AULA 02 - Espelhos esféricos
>AULA 03: A Física no Desfile de 7 de setembro
>AULA 04: Dilatação Térmica Linear dos Sólidos
>AULA 05: Lei de Conservação de Energia
>AULA 06: Movimento Circular Uniforme (MCU)
>AULA 07: Mecânica dos Fluidos

Roberto Oliveira para Blog de Assis Ramalho
Material didático: Roberto Oliveira
Fotos gentilmente cedidas por Jéssica Ferraz
Vídeo: Vimeo/Roberto Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário