segunda-feira, 16 de maio de 2016

Tacaratu: Íntegra da entrevista do prefeito José Gerson ao Blog de Assis Ramalho e à Web Rádio Petrolândia



Na última sexta-feira (13), a reportagem do Blog de Assis Ramlho e da Web Rádio Petrolândia visitou a cidade de Tacaratu, nas festividades de comemoração dos 62 anos de emancipação política do município. Na ocasião, entrevistamos o prefeito José Gerson da Silva. Entre os vários temas abordados na entrevista, com destaque para as eleições municipais, o prefeito fala sobre o assunto mais debatido atualmente, nos quatro cantos do município: o rompimento do vice-prefeito, Jeovane Carvalho, com a atual administração. José Gerson disse ter ficado surpreso e decepcionado por ter sabido, através de terceiros, a decisão do médico. Também na entrevista, o prefeito diz estar seguro de sua reeleição em outubro próximo.

Iniciamos a entrevista pedindo uma avaliação do gestor sobre a emancipação política do município.

José Gerson: Estamos comemorando, hoje, os 62 anos de emancipação política de Tacaratu. Apesar de um ano muito difícil, de muita crise, mas essa crise não é somente em Tacaratu, ela é mundial e no Brasil, e é normal que a gente esteja passando por ela também. E tem a [outra] crise que estamos enfrentando, que é a crise politica. Nós estamos enfrentando uma oposição muito acirrada, uma oposição irresponsável, que nunca tinha acontecido em Tacaratu, uma oposição que quer atrapalhar o andamento do município, o andamento das pessoas e o andamento da gestão. Hoje, a gente está sofrendo muito, a gente precisa fazer alguma coisa para o município e não consegue, porque a oposição não deixa, não coloca as dotações que a gente precisa.

Por que isso tem acontecido, o município não deve estar acima de tudo e de todos?

José Gerson: Com certeza. A gente tem exemplos de cidades vizinhas como, por exemplo, Petrolândia, Jatobá, cidades que têm oposição ao prefeito, mas você vê que eles [os vereadores] deixam o prefeito trabalhar, eles pensam no povo. Aqui não, aqui é diferente, porque aqui eles não estão pensando no povo, eles estão pensando em si próprios, porque para eles não falta nada. Pra eles não faltam diárias, sempre estão por aí passeando. Então, eles não estão pensando no futuro do nosso município, eles estão pensando neles, e eles esquecem que foram votados pelo povo. Então, eu quero dizer que o povo é quem deve analisar, porque as eleições estão se aproximando. Tem que analisar quem são as pessoas que eles devem escolher para representar o nosso município.

Se não bastasse você governar com a menoria dos vereadores [5 da situação contra 6 da oposição], a gente tem a informação de que o vice-prefeito Dr. Jeovane Carvalho teria rompido com a sua administração. Essa informação tem procedimento?

José Gerson: Bem, Assis, procede, porque eu tenho a informação por terceiros, por outras pessoas. Na verdade, dele, da parte dele, eu ainda não recebi essa notícia, mas que já tenho conhecimento de que ele até já lançou a candidatura dele. Mas eu achei muita covardia dele, porque até hoje ele não me deu satisfação. Pelo trabalho que a gente fez juntos, pelo que eu fiz por ele, porque os meus compromissos eu honrei com ele. Eu não entendo e até agora não sei qual foi o motivo que ele rompeu comigo, porque até agora ele não me avisou. Eu prometi uma Secretaria de Saúde pra ele, onde a esposa dele era a secretária.

Assis Ramalho: A sua maior mágoa foi ficar sabendo por outras pessoas?

José Gerson: Com certeza! Foi uma covardia muito grande pelo que a gente honrou, pelo que eu fiz. Na Missa do Vaqueiro, em Caraibeiras, ele participou junto comigo, tirou fotos comigo, em cima do palco, e dali, quando ele desceu, foi se juntar com a oposição, que eu soube por terceiros. Mas, ele nunca chegou a mim pra dizer que tinha rompido. que ia romper comigo. Teve aquela questão que ele tentou ser [pré] candidato a prefeito em Petrolândia, ele conversou comigo, e eu disse ''tudo bem, siga o seu caminho, o seu destino, você é quem sabe'', você vê que eu o apoiei. Mas agora, ele fez diferente, fez um papel de traidor.

Não tem como haver uma conciliação?

José Gerson: Não tem mais como ter essa conciliação, porque ele faltou com honestidade e com consideração, tanto a mim quanto ao grupo que confiou nele. O povo que votou nele, eu tenho certeza que não aceita mais, o meu povo não aceita mais. Então, é por isso que não tem mais como voltar esse vínculo, porque ele não foi correto com o nosso povo e eu fui correto com ele.

Agora vão começar as especulações sobre quem será o seu vice para compor a chapa nas eleições deste ano. Já tem esse nome?

José Gerson: Assis, pode ter certeza que vice [prefeito] a gente tem. Tem homens e mulheres do bem, que o povo vai aceitar, e eu tenho certeza que a gente vai trabalhar para ganhar a reeleição, e ganhar bem, se Deus quiser, porque o povo sabe que nós temos serviços prestados. A prefeitura paga em dia, então, jamais o povo vai entregar o nosso município a pessoas irresponsáveis como a gente está vendo aí. Nós estamos em um dia de emancipação, e como você está vendo, nunca tinha acontecido [o fato de não haver festa na rua] durante a nossa gestão. No dia do aniversário de nossa cidade sempre tinha uma atração na rua, e hoje não tem.

Por que não tem, qual o motivo?

José Gerson: O motivo é como eu falei, é uma oposição irresponsável que não pensa no povo que colocou eles lá.  Eles colocaram mil reais de dotações...

Pra que dá mil reais?

José Gerson: Mil reais. Eles querem tirar onda da cara do povo e de mim também. Então, isso é uma gozação o que eles fizeram e o que estão fazendo. Então eu não vou fazer uma festa, dinheiro até tem pra nós fazer, mas só posso fazer quando eu tenho as dotações autorizadas pela Câmara de Vereadores. É o que aconteceu com Dilma, ela mandava os projetos, os deputados não votavam e ela fazia. Então, o que eles querem é isso, mas eu não vou fazer, eu não vou dar esse gostinho a eles. Eles querem que eu me prejudique, mas eu não vou. Estão divulgando uma matéria falsa, do dia 06, uma ficha que tinha R$ 41 mil. Mas do dia 06 ao dia 10 é quando a gente faz os pagamentos, é quando a gente paga as coisas do município. Então, zerou essa ficha e eles colocaram na reunião dessa semana mil reais. Uma festa é feita com som, banda, banheiro químico, barraca, palco, entre outras coisas. E o que é que eu vou fazer com mil reais? Então, eu peço paciência ao povo, que entendam, e que vão pra cima deles. Logo está vindo o São João, e se eles não colocarem dotações, eu não vou ter condições de fazer (festa). 

Existe a possibilidade de não haver festa de São João por causa de liberação de verba?

José Gerson: Com certeza, porque eu não vou fazer uma coisa irregular, porque tem a lei de responssabilidade fiscal que eu tenho que cumprir. Eles estão aí fazendo o que quer e o povo tem que cobrar mais deles, porque afinal eles foram votados pelo povo. 

O prefeito José Gerson está firme, está confiante na reeleição e que vai continuar prefeito a partir de janeiro de 2017?

José Gerson: Com certeza, Assis. Primeiro Deus, porque nada a gente pode fazer sem a vontade dele. Então, com fé em Deus e em Nossa Senhora, nós vamos para a reeleição e vamos bem. Não estou aqui para me enganar nem para enganar o povo. A campanha ainda não começou, mas em breve vai começar e pode ter certeza que eu não estou enganando, nem a mim nem o povo, porque triste do homem que engana a si mesmo. Eu tenho pesquisas que mostra que a gente, sem fazer campanha, estamos bem e ainda ganha a eleição.

As pesquisas são favoráveis?

José Gerson: São favoráveis, a gente tem os erros, mas os meus erros são fáceis de consertar. Tem rejeição? Claro que tem. Qual o gestor que não tem rejeição? Mas a minha rejeição é muito fácil, a minha rejeição é presença, só falta a minha presença. O povo confia em mim, então nós vamos pra cima, vamos pra frente, e vamos para a reeleição pra ganhar, porque a gente tem muitas obras para acontecer no município e trabalho sério não pode parar. Então, eu tenho certeza que o povo não vai parar por aqui e vai me dar mais essa oportunidade.

Você me disse certa vez, em uma entrevista,  de que quatro anos não eram suficientes para concluir todos os projetos que tinha em mente. Você acha que se conseguir a reeleição vai concuir todos?

José Gerson: Com certeza, a gente tem várias coisas boas, vários projetos que estão em andamento no nosso município e que não foi possível concluir em três anos e cinco meses. Não foi possível, até porque a Câmara de Vereadores engessando o município, o país com essa crise e tudo isso dificultou o nosso andamento. Mas mesmo com essa crise, eu quero dizer a você que hoje nós estamos pagando os funcionários em dia, pra quem está dizendo que a prefeitura está quebrada, está mentindo. O nosso maior desgaste foi a saúde, por conta dessa epidemia, esse mosquito (Aedes aegypti, vetor da dengue, zika vírus e chikungunya) que afetou o município, mas não foi somente Tacaratu que foi atingido. Foi o Estado e foi o país. E pelo outro lado, a questão do desgaste na saúde foi por falta de remédios, mas eu consegui descobrir para onde estava indo os remédios, esses remédios estavam entrando pelo ralo, alguém estava desviando os remédios e a gente conseguiu descobrir. Mas vamos consertar, a gente já está tomando as providências. Veja só: se o meu ex-vice, que andou dizendo por aí...

Já é ex-vice?

José Gerson: É, é meu ex-vice, que andou dizendo por aí que a saúde está mal. Mas eu pergunto a você e pergunto a ele: ele não é médico? [A saúde do município] estava nas mãos dele e da esposa dele, que era a secretária. E aí? eu quero que eles respondam, se a saúde estava mal, se eram eles que estavam tomando de conta da saúde? Agora eu vou mostrar e provar para o povo, que vamos dar conta da saúde e vamos voltar a fazer a saúde funcionar bem. 

Já tem a nova secretária de saúde?

José Gerson: Já tem secretária. É Conceição, uma pessoa que já estava acompanhando [a pasta]. Ela era diretora do Hospital, mas que a secretária não dava a oportunidade para ela desempenhar o trabalho dela. Agora, ela vai ter liberdade, sim, junto com todo grupo da saúde. Hoje, a gente vai trabalhar na saúde com transparência e agora a gente vai mostrar a realidade da saúde, porque antes estava escondido.

Agradecemos a entrevista e deixamos o espaço aberto para uma mensagem do prefeito aos municípes.

José Gerson: Que o povo tenha confiança, tenham fé em Deus, que vocês conhecem a minha pessoa, que eu sou um homem que que é da paz, um homem tem amor ao próximo, e que está aqui fazendo o melhor pra o nosso município.

O áudio da entrevista será transmitido na manhã desta terça-feira (17) no Programa Acordando com as Notícias, na Web Rádio Petrolândia, apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado das 5h30 às 8h30.

O programa ''Acordando com as Notícias'' é recheado de notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública e muito mais.


Redação do Blog de Assis Ramalho

Temer escolhe Maria Silvia Bastos Marques para presidência do BNDES

Maria Silvia Bastos Marques durante cerimônia no Rio de Janeiro em janeiro de 2014 (Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP/Arquivo)

A economista Maria Silvia Bastos Marques será a nova presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), informou no final da tarde desta segunda-feira (16) a assessoria do presidente em exercício Michel Temer. Ela será a primeira mulher a chefiar a instituição, que tem, entre as atribuições, o financiamento de grandes obras e projetos no país.

Ex-presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), ex-secretária de Finanças da Prefeitura do Rio de Janeiro e ex-diretora do próprio BNDES, Maria Silvia Bastos Marques é a primeira mulher indicada para a equipe de Temer depois do anúncio pelo presidente em exercício de um ministério exclusivamente masculino.

A ausência de mulheres e negros do ministério de Temer foi objeto de crítica da presidente afastada Dilma Rousseff. Oministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, do mesmo partido de Temer, o PMDB, justificou dizendo que os demais partidos que apoiam o novo governo e detêm ministérios não indicaram mulheres.

O ministro do Planejamento, Romero Jucá, negou que a escolha de Maria Silvia Bastos reflita uma preocupação de Temer de colocar uma mulher em um dos altos cargos do governo.

Descaso na Educação: TCE confirma irregularidades em Belém de São Francisco


Em sessão do Pleno, realizada na última quarta-feira, 11, o Tribunal de Contas de Pernambuco negou provimento ao recurso ordinário apresentado pelo prefeito da cidade de Belém do São Francisco, Gustavo Henrique Granja Caribé, contra decisão da Casa (TC nº 1.320/15), que julgou irregular o objeto de uma Auditoria Especial realizada em 2014 no município e que resultou em aplicação de multa ao prefeito e ordenador de despesas. A auditoria (TC nº 1502201-8), que teve como relator o conselheiro Marcos Loreto, apontou vários problemas nas condições do ensino ofertado aos alunos da rede pública municipal e na estrutura física das escolas.

CONDIÇÕES PRECÁRIAS - Muitas das unidades de ensino, de acordo com os auditores, encontravam-se em situação gravíssima, funcionando em pequenas casas de taipa, desprovidas dos mínimos padrões de infraestrutura, estabelecidos nos Planos Nacional e Municipal de Educação (imagem acima). "O Município de Belém de São Francisco tem uma realidade bem aquém do restante do país. Nas 43 unidades escolares visitadas, foi observado que mais da metade (55,81%) não apresenta aspectos de infraestrutura elementares para o funcionamento de uma escola, tais como água, banheiros, energia elétrica, esgoto e cozinha", diz o relatório.

Lions Clube de Petrolândia inaugura reforma da sede e dá posse a novos associados


Mesa de honra na abertura da solenidade

Posse dos novos associados

Major Maynard e Romeu

Dr. Érico Herbert e CaL Amanda Viana

Profª Liduína Silva e CL Francisco Rubens, o França

Novas e amplas instalações do Lions

Antonio de Euzébio e Armando Rodrigues

Geraldo e Cézar, dona Socorro Simões e Cida, prefeito Lourival Simões e Primeira Dama Anna Tereza

Zé Epifânio e Zelminha nos embalos de sábado à noite 

Na noite do último sábado (14), em assembleia festiva, os membros do Lions Clube de Petrolândia, Distrito LA-5, em Pernambuco, celebraram a inauguração da ampliação da sede entidade, localizada na Orla Fluvial da cidade, e receberam novos associados.  

A mesa de honra da solenidade foi composta pela Presidente CaL Célia Maria Yoyô de Lima (AL 2015/2016), Capitão PM Viana, representante do Comando da 4ª CIP/Petrolândia, Dr. José Dantas de Lima, Presidente da Seccional OAB/Petrolândia, CL Gilberto Souza, Diretor de Associados, Ex-Presidente Imediato CaL Amanda Viana, Secretário CL Sizenando Alves e Tesoureiro CL Romeu.

Na ocasião, após o descerramento da placa, tomaram posse os novos associados: Jefferson Carion Maynard Vandré Machado, Major do Exército Brasileiro; o médico ortopedista Dr. Érico Herbert Almeida Couto de Lima e a professora, poetisa e fotógrafa Maria Liduína da Silva. O evento teve animação musical de Zé Epifânio "Rollistone" e Zelminha.

O prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, em companhia de esposa, Anna Tereza Cavalcante Simões, e mãe, dona Socorro Simões, prestigiou o jantar servido após o cerimonial de inauguração e posse.

Novo associado, o jovem ortopedista Dr. Érico Herbert falou à nossa reportagem sobre seu ingresso no Lions e sobre a reforma das instalações da sede. "Fiquei muito lisonjeado com a indicação para fazer parte de um Clube de Serviços que é reconhecido, mundialmente, pela excelência de suas ações. Um clube que tem em sua essência a assistência aos mais carentes. Tentarei corresponder de forma positiva a expectativa criada pelos meus companheiros. Aproveito a oportunidade para parabenizar a todos do Clube Lions de Petrolândia, em especial ao amigo Gilberto, que conduziram de forma brilhante a reforma e ampliação da sede, um novo espaço que servirá a toda comunidade e ampliará o leque de serviços prestados", declarou o médico.

Com a reforma, o Lions Clube de Petrolândia, com 270 metros quadrados, ampliou a área construída da sede, com bem projetada estrutura que está à disposição da comunidade para aluguel de suas instalações para a realização de eventos. Os recursos arrecadados com o aluguel da sede serão destinados às beneméritas campanhas de filantropia desenvolvidas pela associação no município.

Os associados homenageiam o CL Gilberto Souza, Diretor Mandante, pelo árduo empenho e dedicação para a reforma da sede, antigo sonho e projeto da entidade.

O Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia felicitam os membros do Lions Clube de Petrolândia e os novos associados pela grande conquista e realização.

Ver mais fotos>Inauguração sede e posse novos sócios no Lions Clube de Petrolândia


Sede reformada do Lions em Petrolândia (Reprodução Facebook Sizenado Alves)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

IF Sertão-PE Campus Floresta sediará a segunda edição do Seagespe de 8 a 11 de junho


Entre os dias 8 e 11 de junho, o campus Floresta do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) vai sediar o 2º Seminário Acadêmico de Gestão de Pessoas (Seagespe), que este ano terá como tema “Ferramentas e estratégias de crescimento profissional no ambiente corporativo”. A primeira edição do evento, realizada nos dias 21 e 22 de maio de 2015, teve como tema “Desenvolvimento do capital humano para a competitividade no mercado de trabalho” e foi sediada pelo campus Petrolina do IF Sertão-PE.

Durante o evento, serão realizadas palestras, oficinas e consultorias sobre temas como inteligência emocional, recrutamento e seleção, elaboração de currículo e postura profissional, além de várias dicas de como obter sucesso em uma seleção de emprego. As inscrições para as palestras e oficinas são gratuitas e poderão ser realizadas no decorrer da programação, que é gratuita e aberta ao público em geral. Já para as consultorias, não é necessário inscrever-se.

OMS e FAO voltam atrás e dizem que glifosato não provoca câncer

Os agrotóxicos à base de glifosato são os mais comercializados no Brasil e no mundo. O herbicida é absorvido pelas folhas das plantas, e não por suas raízes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) anunciaram que o agrotóxico glifosato não é cancerígeno ao ser humano.

“É improvável que o uso do glifosato através da dieta seja cancerígeno para o homem”, disse a OMS em comunicado publicado ao fim de um painel de especialistas sobre resíduos de pesticidas nos alimentos e no meio ambiente.

“Os testes científicos indicam que a administração de glifosato e de produtos derivados a doses de até 2 mil miligramas por quilo, por via oral, que é a maior exposição à substância em uma dieta, não está associada a efeitos genotóxicos na maioria dos estudos conduzidos com mamíferos”, diz o texto.

Petrolândia: Precisa de energia extra para os exercícios? Passe na Amazônia Mix.

Jéssica/Amazônia Mix Petrolândia

Ministro diz que pílula do câncer só será distribuída se Anvisa comprovar efeito


O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou hoje (16), durante visita à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), que, caso o resultado dos estudos sobre os efeitos da fosfoetanolamina, conhecida como pílula do câncer, não comprovarem sua eficácia, a droga não será incluída na Relação Nacional de Medicamentos (Rename) e não será distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mesmo estando liberada por projeto de lei.

“A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está fazendo os estudos. Pedi agilidade à Anvisa não só nesse caso, mas em vários outros nos quais precisamos rapidamente aprovar medicamentos novos e princípios ativos. A Anvisa precisa nos garantir mais agilidade, com segurança e proteção ao consumidor”.

Movimento Vem Pra Rua Recife arrecada 1,2 toneladas de alimentos para comunidade desabrigada por incêndio


No fim da tarde deste domingo, 15/05, o Movimento Vem Pra Rua Recife entregou 1,2 toneladas de alimentos não perecíveis e ainda, lençóis, toalhas e cobertores para a comunidade "Construindo Sonhos", localizada às margens da Avenida Agamenon Magalhães, que foi totalmente destruída pelo incêndio na noite da última sexta-feira. De acordo com Gustavo Gesteira, responsável pelo Vem Pra Rua Recife, "é inadmissível que o Poder Público permita que as pessoas mais carentes não possuam um lar, e vivam aglomeradas em invasões, enfrentando toda sorte de riscos".

Os 1280 quilos de alimentos foram entregues na presença da maioria dos desabrigados, ao presidente da associação de moradores da comunidade, Sr. Paulo André, que agradeceu o gesto, mas pediu que a sociedade recifense tenha um olhar mais caridoso com os mais pobres, sobretudo aqueles que tinham muito pouco, e agora, sequer documentos pessoais. possuem.

Informações e foto: Ascom Vem Pra Rua Recife

Ministro da Saúde diz que governo não aumentará recursos para a pasta


O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse hoje hoje (16), durante visita à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Usp), na capital paulista, que o governo não colocará mais recursos no orçamento da pasta em 2016. Segundo ele, o Orçamento da União passa por uma crise fiscal severa, que só se recuperará com a melhoria da economia e a volta do consumo.

Entretanto, disse que a saúde é uma das prioridades do governo Michel Temer e que o assunto será discutido com a equipe econômica.

“Os ministros Meirelles e Jucá é que falarão sobre questão de financiamento. Buscarei os recursos disponíveis para que possa fazer a ação de saúde. Os cortes já foram feitos pelo governo anterior. Estamos com R$ 5,5 bilhões de cortes já efetuados no orçamento da saúde. Pretendo trabalhar muito para ver se recupero aquilo que estava no Orçamento. Recursos a mais do que estava previsto realmente não acho que vamos conseguir. Não contem com mais dinheiro”, adiantou.

Como saber se sua a empresa está pagando o INSS e o FGTS?

O trabalhador pode verificar se seu patrão está pagando o seu INSS e o FGTS

Quando trabalhamos com carteira assinada, temos um desconto em folha de pagamento relativo à nossa contribuição para o INSS. Mas, algumas vezes, a empresa, apesar de descontar este valor do salário do empregado, não o repassa ao INSS.

Os segurados da Previdência Social que têm parte da contribuição ao INSS feita por um empregador (empresas privadas e patroas – no caso de empregadas domésticas) podem conferir se essas contribuições estão sendo feitas corretamente.

Para tanto basta consultar o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) no portal da Previdência Social, é necessário informar o NIT/PIS/PASEP e a senha – que, por segurança, somente pode ser retirada numa Agência da Previdência Social. O segurado também pode solicitar o extrato previdenciário na própria Agência de Previdência Social.

Pelaggio apresenta webapp “Mestre da Diversão” com perguntas sobre o universo da internet

Informe publicitário
Teste seus conhecimentos e descubra se você sabe tudo o que aconteceu de divertido nos últimos tempos no meio digital!

A Pelaggio, marca de massas e biscoitos da M.Dias Branco voltada para o público jovem, lança aplicativo com perguntas sobre os fatos mais comentados e os memes que marcaram a interação dos internautas na web.

Nesta ação, a marca pretende reforçar ainda mais seu posicionamento junto aos jovens que sempre estão interagindo online pelo computador, tablet ou smartphone. O aplicativo conterá 10 perguntas e, no final, dará o resultado ao participante.

“Os usuários testarão seus conhecimentos e poderão compartilhar com todos os seus amigos se sabem mesmo tudo de divertido que aconteceu na internet”, ressalta Marcio Holanda, gerente de produto da Pelaggio.

Pagamento da Contribuição Sindical Rural vence dia 22 de maio

O tributo é obrigatório aos donos de propriedades acima de dois módulos

Os produtores rurais pernambucanos têm até o dia 22 de maio para efetuar o pagamento da Contribuição Sindical Rural (CSR) - pessoa física, relativa a 2016. A Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) alerta os contribuintes para que fiquem atentos ao prazo a fim de evitar multas, juros e correção do valor.

A Contribuição Sindical Rural é obrigatória a todos os produtores que possuem propriedades acima de dois módulos, desenvolvam qualquer atividade rural, ou ainda aqueles que tenham propriedades arrendadas. As guias de recolhimento foram enviadas aos endereços fornecidos pelos proprietários nas declarações do ITR, mas em caso de perda, de extravio ou de não recebimento, o contribuinte poderá emitir a 2ª via no site Canal do Produtor da CNA, através do link: http://www.canaldoprodutor.com.br/contribuicao-sindical/2a-via-contribuicao-sindical . Para maiores esclarecimentos, os produtores do Estado devem entrar em contato com o Departamento Sindical da Faepe, pelo telefone (81) 3312 - 8966.

O sistema sindical rural é composto pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), pelas federações estaduais de agricultura e pelos Sindicatos Rurais.

Sistema Faepe/Senar - PE
Assessora de Comunicação e Eventos

Pedala PE realiza campanha educativa para ciclistas e motoristas durante o Maio Amarelo

Foto: Hesíodo Góes

Com o intuito de conscientizar os motoristas, motociclistas e pedestre sobre a boa convivência com os ciclistas, o programa Pedala PE, da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, participa da campanha educativa Maio Amarelo, promovida pelo Detran-PE. Na manhã do último sábado (14), foram distribuídas folheterias para mobilizar e conscientizar a população sobre a necessidade de conduzir o veículo com mais responsabilidade.

O material pontua algumas dicas para os motoristas garantirem a segurança do ciclista no trânsito. A próxima blitz do Pedala PE será no dia 28 de maio, também na Avenida Agamenon Magalhães.

Entre os pontos destacados na folheteria estão:
- a necessidade de 1,5m de distância entre o carro e a bicicleta,
- utilização de sinal de alerta para fazer curva,
- não utilizar celular no trânsito e,
- atenção nas ultrapassagens e conversões.

PT inicia articulação para fazer forte oposição a Temer, diz Humberto

Humberto Costa (Foto: Alessandro Dantas/Liderança PT no Senado)

Integrante da Executiva Nacional do PT, o líder do Governo Dilma no Senado, Humberto Costa (PE), declarou nesta segunda-feira (16), após participar da primeira reunião do grupo depois de o Senado afastar a presidenta da República, que o PT começou a se articular para fazer forte oposição aos “golpistas que tomaram de assalto o Palácio do Planalto”, comandados por Michel Temer (PMDB).

O parlamentar contou que o encontro da Executiva, que ocorre nesta segunda na sede do partido em Brasília, já resultou em dois consensos sobre o governo interino de Temer. O primeiro é de que é ele muito frágil e já demonstrou cárter antipopular gritante. O segundo é de que PT e sua militância vão continuar a luta para eliminar, de vez, essa tentativa de golpe.

“O governo interino de Temer não é afeito à diversidade e está comprometido com a retirada de direitos sociais conquistados ao longo dos últimos anos. Há grande expectativa no PT de que se possa fazer com que o Senado evite, no processo final do julgamento, o afastamento definitivo de Dilma Rousseff”, afirmou.

SESI/PE oferece 30 mil vagas gratuitas em cursos a Distância


Com 1,5 milhão de vagas de emprego a menos no país, as pessoas que tentam se recolocar no mercado de trabalho ou se inserir nele pela primeira vez enfrentam o desafio de vencer uma concorrência cada vez mais qualificada, experiente e acirrada. Segundo especialistas, uma das melhores formas para superar esse obstáculo é investir na capacitação profissional. Pensando nisso, o Serviço Social da Indústria em Pernambuco (SESI/PE) oferece, a partir desta segunda-feira (16), 30 mil novas vagas gratuitas em seu programa de Educação a Distância (EAD) para facilitar o acesso já que pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que 40% das pessoas que não se atualizam para o mercado de trabalho alegam falta de tempo.

Até julho, trabalhadores da indústria, seus dependentes e a comunidade em geral poderão se inscrever nos 67 cursos do programa. “Os cursos abordam questões atuais relacionadas às demandas do mercado de trabalho e procuram desenvolver o conhecimento, as habilidades e competências necessárias ao profissional do terceiro milênio”, afirma a coordenadora do programa, Claudinéia Costa. Além do conhecimento técnico, orientações sobre comportamento no ambiente corporativo e situações pessoais que possam influenciar no desempenho do colaborador também fazem parte do portfólio da EAD do SESI/PE.

Petrolândia: CMDCA realiza seminário 'Crescer sem Violência' nesta quarta (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Lema da campanha 2016: "Proteger é coisa nossa". Para denunciar Disque 100.

Nesta quarta-feira, 18 de maio, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para marcar a data, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Petrolândia promove o seminário 'Crescer sem Violência', que será realizado no auditório do Centro Cultural, das 08 às 13h00.

Na programação, serão tratados os seguintes temas:
  • Crescer sem violência é um direito de toda a criança e todo o adolescente.
  • Violência Sexual contra Criança e Adolescente.
  • Como denunciar – Denúncia Anônima – O Sigilo e a Ética.
  • Notificação compulsória de Violências.
  • Como identificar os sinais de violência ou abuso sexual?
  • Como prevenir, como orientar as crianças, os adolescentes e a família.
  • Quando o direito é violado, encaminhamentos/acompanhamento da criança/adolescente e da família.
  • Combate à violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
A campanha em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tem apoio da Prefeitura Municipal de Petrolândia, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Educação, Conselho Tutelar e CREAS.
18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações Lívia Leite/Controle Interno da Prefeitura Municipal de Petrolândia

Petrolândia: Cachorrinho desaparecido é reencontrado

Zeus já foi encontrado

No início da tarde desta segunda (16), informamos o desaparecimento do cachorrinho Zeus. O proprietário informa que o animal já foi encontrado e agradece a todos que colaboraram em sua busca.

Blog de Assis Ramalho
Informação e foto: Proprietário

Petrolândia: Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida chega às 16 hs desta segunda na Orla da cidade


A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, réplica da original exposta no Santuário de Aparecida, chega à Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, nesta segunda-feira as 16 horas na Orla da cidade. A visita faz parte de uma ação de preparação para o Jubileu de 300 anos da aparição da imagem original que, segundo a Igreja Católica, aconteceu no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. A imagem vai peregrinar pelas paróquias da cidade durante 15 dias.

Fonte: Facebook Luan Melo

Mais quatro são cursos oferecidos pela Escola de Contas do TCE-PE


A Escola de Contas Públicas disponibiliza quatro cursos de diversas áreas de conhecimento no próximo dia 23. O curso “Índice de Transparência dos Municípios Pernambucanos (ITMPE) - Metodologia e Aprimoramento da Gestão de Transparência” conta com 15h/a e será realizado nos dias 23, 24 e 25. As capacitações “Desenvolvimento de equipes”, “Gestão e Fiscalização de Contratos” e “Questões práticas sobre a modalidade de licitação Pregão” acontecem de 23 a 26, das 13h30 às 18h, e têm carga horária de 20h/a.

Os cursos presenciais ocorrem no prédio-sede, na Avenida Mário Melo, 90 – Boa Vista, e no anexo, localizado na Rua da Aurora, 763 – Boa Vista, ambos no Recife. Os interessados podem se inscrever pelo site http://escola.tce.pe.gov.br/escola/. Mais informações no (81) 3181.7953 ou no www.facebook.com/ecpbg. Confira a programação completa do mês de maio.

Policiais do 5° BPM evitam assalto em Petrolina e apreendem duas armas

Reprodução PMPE

Nesse domingo (15), o efetivo do 5º Batalhão recebeu, em ligação anônima, a informação de que no Bairro Vila Vitória, em Petrolina, estaria rondando um veículo, com três elementos em atitudes suspeitas. Imediatamente, os Policiais Militares deslocaram-se ao local e, após várias incursões por aquele bairro, encontraram o veículo informado.

Ao avistar a viatura, o veículo suspeito empreendeu fuga, contudo, em ação rápida da PM, o carro foi interceptado. Dois dos elementos conseguiram fugir, jogando uma arma no mato, um revólver calibre 32.

No veículo, ficou Valter Fernandes da Silva, 54 anos, ex-PM, conhecido como "Fernando da Gata", com o qual foi encontrado um revólver de marca Taurus, calibre 38, com seis munições intactas, o qual portava ilegalmente. 

Conheça a Fundação Alice Figueira e saiba como ajudar o IMIP

Fundação atua nas ações de marketing social e trabalho voluntário dentro do Instituto

A Fundação Alice Figueira de Apoio ao IMIP (FAF), desde 1987, atua diretamente na sociedade, com o objetivo constante de sensibilizá-la para as necessidades do IMIP, traçando estratégias para implantação de novas campanhas e implemento das existentes, desenvolvendo tecnologias e elaborando projetos de captação de recursos financeiros, junto a instituições nacionais e internacionais. Atua também nas ações de marketing social do IMIP e trabalho voluntário dentro do IMIP.

Petrolândia: Documentos perdidos de Valderlice Maria da Silva


Valderlice Maria da Silva, residente na cidade de Floresta, perdeu em Petrolândia uma bolsa com seus documentos (CPF, RG, CTPS, Título de Eleitor, cartão SUS, cartão da Caixa) e um aparelho celular LG branco. De acordo com ela, o fato ocorreu na manhã da última quarta-feira (11), nas imediações da Avenida Pedro de Souza Freire, na Quadra 17, próximo ao Salão Essência Feminina.

Valderlice pede a quem encontrou ou encontrar seus documentos, por favor, entrar em contato pelos números (87) 98112-2366 (operadora Vivo) ou 99997-6679 (operadora Tim).

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Valderlice Maria da Silva


Prêmio Cepe Nacional de Literatura com inscrições abertas até 15 de junho


O Prêmio Cepe Nacional de Literatura 2016 está com inscrições abertas até o dia 15 de junho. Já em sua segunda edição, o concurso, que é promovido pela Companhia Editora de Pernambuco, concede premiação de R$ 80 mil distribuídos entre os primeiros lugares das categorias romance, contos, poesia e literatura Infantojuvenil. Escritores brasileiros residentes no país ou no exterior, bem como estrangeiros naturalizados, poderão participar inscrevendo uma obra (inédita) em uma das categorias.

Com participação já confirmada de escritores de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amazonas, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, o Prêmio Cepe Nacional de Literatura foi criado para fomentar a cultura, estimulando a produção literária de escritores e de novos talentos de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas. O edital está disponível no site da Companhia (www.cepe.com.br/concursos) com todas as informações e prazos do certame.

Pente fino: Temer manda rever últimos atos de Dilma realizados a partir de abril

Desapropriações e demarcações de terras indígenas, reconhecimentos de territórios quilombolas desagradaram os ruralistas e o Marco Civil da Internet foi mal recebido pelas empresas operadoras. Apesar de não haver dispositivo legal, o recém-empossado presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) será demitido, por críticas feitas pela estatal a Temer.

A Casa Civil iniciou na última sexta-feira um pente-fino em todas as ações do governo da presidente afastada Dilma Rousseff a partir do dia 1° de abril. A data combina exatamente com a publicação de uma série de normas que criaram áreas indígenas e desapropriaram terras, contrariando interesses do setor ruralista. Semanas antes de assumir a Presidência, Michel Temer se reuniu com deputados e senadores ligados ao agronegócio e se comprometeu a rever todas essas medidas. No dia 1º de abril, Dilma assinou 21 atos para desapropriar 56 mil hectares de terras. Só em decretos, foram assinados 75 até o dia em que a petista foi afastada, em 12 de maio. No período, o governo Dilma também assinou atos reconhecendo pelo menos cinco comunidades quilombolas em diferentes regiões do país, além de aprovar outras etapas importantes do processo de legalização fundiária. Também foram chancelados estudos de delimitação de quatro terras indígenas.

A revisão não se limitará a este primeiro período definido pela Casa Civil. Depois deste lote, serão analisados, mês a mês, todos os atos do governo Dilma desde que o então presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) abriu o processo de impeachment, no dia 2 de dezembro de 2015.

— Vamos analisar todos os atos desde a abertura do processo de impeachment, porque, desde então, muitas definições ganharam agilidade. Não vamos fazer nenhuma terra arrasada, mas precisamos fazer uma verificação — justificou um interlocutor presidencial.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira instala lixeiras no centro da cidade e planeja coleta seletiva

Cinquenta lixeiras foram instaladas nas principais ruas e avenidas

A ação visa atender as principais ruas do centro de Afogados, de modo a facilitar a coleta e garantir aos cidadãos espaço para que seja depositado o seu lixo, evitando assim que o mesmo seja jogado no chão.

A instalação das lixeiras nesse domingo (15) foi pessoalmente supervisionada pelo Secretário Municipal de Infraestrutura, Silvano Brito. “Nessa primeira etapa estamos instalando cinquenta lixeiras, nas cores laranja e com a logomarca da gestão. Começamos pela Avenida Rio Branco, Praça Arruda Câmara, e seguiremos para a Avenida Manoel Borba e demais ruas do Centro”, afirmou Silvano.

Dê abraços e adoce a vida das pessoas especiais com uma deliciosa sobremesa da Pelaggio

Informe publicitário
Dia 22 de maio é o Dia do Abraço, sabia? Que tal aproveitar a data para distribuir abraços e fazer um agrado preparando uma deliciosa Torta Maçã do Amor? Você vai mostrar ainda mais o carinho e a admiração que têm por elas.

Dar um abraço significa estabelecer uma ligação que você tem com aquele amigo ou ente familiar. Um gesto simples que serve para reforçar a amizade, o amor, o carinho, o respeito ou mesmo para ajudar a confortar alguém. Dizem até que dar no mínimo dois abraços no dia faz bem para a alma, ajuda a gente ter um dia mais leve e feliz.

No próximo dia 22 de maio, a Pelaggio, marca da M.Dias Branco, sugere que você distribua e compartilhe com pessoas importantes muita energia positiva e pedaços desta maravilhosa Torta Maçã do Amor. Tem cara de sobremesa super sofisticada, mas além de facílima de fazer leva ingredientes básicos, como a fruta, leite condensado e gelatina. A base do doce leva um dos biscoitos favoritos de todos: Rosquinhas de Leite Pelaggio.

Além de refrescante e docinha, a sobremesa rende 15 pedaços. Faça uma decoração bem bonita na torta e dê vários abraços. Quem é que não gosta de se sentir especial, não é mesmo?

Veja a receita completa abaixo:

"Nóis com nóis": Deputados tentarão nesta semana na Câmara esvaziar poder de Maranhão

Na semana passada, cresceu rejeição ao substituto de Eduardo Cunha e deputado se recusa a renunciar ao posto de vice-presidente da Casa.

As discussões em torno da permanência de Waldir Maranhão (PP-MA) na presidência da Câmara devem continuar nesta semana entre os deputados. Maranhão assumiu o comando da Casa no lugar de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afastado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Os partidos avaliam meios de esvaziar o poder de Maranhão, para que a Câmara seja conduzida por um colégio de líderes, já que o deputado se recusa a renunciar ao posto de vice-presidente. Neste caso, o primeiro-secretário, deputado Beto Mansur (PRB-SP), conduziria as sessões.

"Eu devo assumir parte dos trabalhos. O deputado Giacobo (segundo vice-presidente) também pode conduzir as sessões. Vamos ajudar. O que não pode é a Câmara ficar parada num momento como esse", disse Beto Mansur.

Fernando Bezerra Filho defende diálogo para resolver problemas do setor elétrico em sua primeira reunião com representantes do setor


O recém-empossado ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, fez neste domingo (15) sua primeira reunião com representantes de associações do setor elétrico para receber demandas. Dirigentes das associações deixaram o encontro afirmando que o ministro demonstrou disposição para o diálogo e para conduzir uma agenda que traga soluções efetivas para a área de energia elétrica.

“Essas soluções tem de ser negociadas a quatro mãos, duas do governo e duas nossas. Tem de haver esse diálogo e o ministro se mostrou totalmente de acordo com isso”, disse Mário Menel, presidente do Fórum de Associações do Setor Elétrico (Fase) e da Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape). Segundo Menel, o objetivo principal é criar um ambiente de negócios que atraia novamente investimentos.

O ministro Fernando Coelho informou que, nos próximos dias, deve montar e anunciar a equipe que irá auxiliá-lo no ministério e, então, será possível aprofundar o diálogo com as associações.

Temer afirma na TV que não será candidato à reeleição em 2018


O presidente interino Michel Temer afirmou hoje (15) que não tem a intenção de se candidatar à reeleição. Em entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo. Temer disse também que, se for confirmado no cargo para cumprir o mandato até 31 de dezembro de 2018, pretende reduzir o desemprego e entregar à população um país pacificado.

O presidente interino acrescentou que, caso cumpra essas tarefas, se dará por satisfeito. “Se cumprir essa tarefa, me darei por enormemente satisfeito.” Diante da insistência da repórter em questionar se ele não será candidato em nenhuma hipótese, Temer respondeu: “É uma pergunta complicada 'nenhuma hipótese'. De repente, pode acontecer, mas não é minha intenção. E é minha negativa. Estou negando a possibilidade de uma eventual reeleição, até porque isso me dá maior tranquilidade. Não preciso, digamos, praticar atos conducentes a uma eventual reeleição. Posso até ser impopular, desde que produza benefícios para o país.”

Comissão do Impeachment do Senado retoma trabalhos nesta semana


O afastamento da presidenta Dilma Rousseff do cargo, na última semana, não significa o fim do processo de impeachment, nem o encerramento dos trabalhos no Senado em relação ao assunto. A Comissão Especial do Impeachment voltará a se reunir nesta semana, já na condição de Comissão Processante, para começar a definir os próximos passos da ação contra a presidenta afastada.

Nesta terça-feira (17), o presidente da comissão, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), e o relator do processo, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), se reunirão com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, e assessores jurídicos, para tomar conhecimento dos detalhes legais do procedimento a partir de agora.

Petrolândia: Agroshop Farmácia e Petshop dispõe da vacina contra febre aftosa; Vacine seu rebanho até 31 de maio

O rebanho deve ser imunizado até o dia 31 de maio. Produtor que não vacinar o rebanho poderá ser multado pela Adagro.  

A Agroshop Farmácia e Petshop, organização do Dr. Tony Ferraz, situada na rua Arthur Vieira Lima, no centro da cidade, lembra aos criadores de bovinos que dispõe da vacina contra a febre aftosa. A primeira fase da campanha anual de vacinação de bovinos e bubalinos contra a doença termina no dia 31 deste mês. 

O produtor deve adquirir a vacina nas casas agropecuárias, vacinar o rebanho e levar declaração ao escritório da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), com data da vacinação do rebanho. Devem ser vacinados animais de todas as idades. 

Pernambuco é desde 2014 reconhecida internacionalmente como área livre da febre aftosa. O criador que não vacinar o rebanho ou não fizer a declaração de vacinação no escritório da Adagro ficará inadimplente. Umas das consequências é que o produtor fica impedido de transitar com o rebanho, de pedir créditos rurais e ainda poderá pagar multa que varia de R$ 60 a R$ 1.500 pela infração. A segunda etapa da vacinação acontece de 1º a 30 de novembro.

Febre Aftosa
A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa que provoca febre e aftas na boca e nos cascos dos animais, prejudicando a locomoção e a alimentação do rebanho. Os animais atingidos pela doença ficam com a produção de leite e carne comprometida, o rebanho perde valor e compromete o comércio municipal, estadual, nacional e internacional de carne, leite e outros produtos derivados. Isso acaba com a renda do produtor e causa prejuízos econômicos e sociais.

Mais informações na Agroshop Farmácia e Petshop: (87) 3851-1628.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Tony Ferraz/Agroshop Farmácia e Petshop

Jatobá: Segunda loja Lívia Gabrielly. nova parceria do Blog e da Web Rádio Petrolândia, é inaugurada na rua Sertânia




A empresária Neide Neves (foto) acaba de inaugurar a segunda loja da marca Lívia Gabrielly. Localizada em Jatobá, na rua Sertânia, nº 17, o ambiente é confortável, moderno e climatizado, seguindo as novas tendência em ambientação comercial.

A loja Lívia Gabrielly, nova parceria do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, traz para a cidade de Jatobá o melhor da moda praia e roupa para ginástica, acessórios, lingeries, bijuterias e semijóias, com os últimos lançamentos de marcas consagradas, como Diamantes, Borboleta Azul e Rommanel.

Durante este mês de inauguração a Lívia Gabrielly está com preços promocionais e condições especiais de pagamento, válidos também para a loja de Petrolândia, situada na rua Manoel Rodrigues de Almeida, loja 03, na rua da antiga delegacia, no centro da cidade.

Para maior comodidade dos clientes, os consultores da Lívia Gabrielly atendem em domicílio. Contatos para atendimentos 87 98135-2737(Vítor, em Jatobá) e 87 99982-4607 (Neide, em Petrolândia.

Ver mais fotos>Loja Lívia Gabrielly em Jatobá-PE

Informações/fotos: Loja Lívia Gabrielly/Divulgação

Petrolândia: Vacinação contra gripe H1N1 termina nesta sexta (20); Confira grupos prioritários e locais de vacina


A Coordenação do Programa de Imunização (PNI) de Petrolândia alerta que a Campanha de Vacinação contra Influenza H1N1 (gripe) termina nesta sexta-feira, 20 de maio.

Os grupos prioritários para receber a vacina são: povos indígenas, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos a partir de 60 anos e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e em outras condições clínicas especiais, por recomendação médica. 

Quem se encaixa em algum desses grupos e ainda não tomou a vacina, deve procurar o posto mais próximo. Todos os PFS das áreas rural e urbana têm a vacina disponível. 

Os PSF da área rural funcionam em horário corrido e na área urbana o expediente é das 7 às 11h00 e 14 às 17h00.

A sala de vacina do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, funciona das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h00.

Prevista para ter início no dia 30 de abril, 'dia D' da campanha em todo o território nacional, a vacinação contra a gripe H1N1 foi antecipada em Pernambuco para o dia 18 passado. Em Petrolândia, a campanha foi iniciada com imunização dos profissionais de saúde. No dia 25 o atendimento foi estendido aos demais grupos prioritários. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Silvania Silva/PNI Petrolândia
Foto: Secretaria de Saúde de Petrolândia